• Nenhum resultado encontrado

sidney souza santana

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "sidney souza santana"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

1

O Parque da Juventude Città Di Marostica como equipamento de

lazer no município de São Bernardo do Campo

The Parque da Juventude Città Di Marostica as a leisure equipment of São Bernardo do Campo

Sidney Souza Santana sidneyss@terra.com.br Orientador: Rafael Chequer Bauer

RESUMO: Este artigo pretende investigar se o Parque da Juventude Città di Marostica cumpre o seu papel como equipamento de lazer, diferenciado por seus equipamentos de esportes radicais, no município de São Bernardo do Campo. Para tal, foi realizado levantamento in loco sobre a estrutura, serviços e equipamentos disponibilizados pelo Parque, levantamento bibliográfico sobre o histórico e seu contexto de lazer no município, bem como dialogo com seus gestores para melhor compreensão das estratégias e ações de melhorias do uso do espaço. Por fim, foi aplicado questionário de demanda de caráter qualitativo e quantitativo de forma a traçar o perfil dos usuários e sua avaliação sobre o local. Esta investigação possibilitou a elaboração de sugestão que propõem melhorias e solução de alguns problemas apontados pelos usuários.

Palavras-chave: lazer; esportes radicais; São Bernardo do Campo.

ABSTRACT: This article intended to investigate whether the Youth Park Città di Marostica fulfills its role as leisure equipment, differentiated by their sports equipment, in São Bernardo do Campo. To this end, on-site survey was conducted on the structure, services and equipment provided by the Park, literature about the history and context of leisure in the city, as well dialogue with their managers to better understand the strategies and actions to improve the use of space. Finally, the questionnaire was administered to demand a qualitative and quantitative way to profile users and their assessment of the site. This research led to the development of proposing improvements suggestion and solving some problems identified by users.

(2)

2

1. Introdução

O município de São Bernardo do Campo possui o 13º PIB do Brasil e é importante referência econômica da região do ABCD1, além de estar economicamente a frente de capitais como: Recife-PE, Vitoria-ES, Belém-PA, entre outras segundo o IBGE2 (2009). Possui uma área total de 408,45 km² e uma população de 810.980 habitantes que corresponde a quase um terço da população dos residentes do Grande ABCD (SÃO BERNARDO DO CAMPO, 2010).

Com todos estes aspectos de cidade desenvolvida, São Bernardo do Campo vem oferecendo cada vez mais opções de acesso ao lazer aos seus munícipes e visitantes.

Neste artigo buscou-se analisar o Parque da Juventude Città di Marostica como equipamento de lazer no município de São Bernardo do Campo, além de analisar o perfil atual de seus usuários.

Para o desenvolvimento deste trabalho, buscaram-se literaturas específicas de lazer, e sobre parques urbano, esportes radicais e mais especificamente skate para constituir um referencial teórico pertinente. Também foram realizados contatos com gestores do parque e da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do município para adquirir algumas informações e materiais referentes à criação do parque além de pesquisa documental em artigos científicos e internet. Por fim, foram aplicados in

loco 100 questionários em dias e horários variados, devido à diversidade de

públicos.

O estudo sobre este parque se fez necessário também devido ao fato de o parque ser relativamente novo (fundado em 2007), e ser de uma grande importância para o lazer recreativo e esportivo do município, algo destacado em alguns dos principais veículos de comunicação do país (ex. reportagem exibida pelo telejornal da Rede Globo SPTV 1ª edição exibindo no dia 31-07-20123).

1

Região composta pelas cidades Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema. 2 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

3

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-sao-paulo/v/skate-e-o-esporte-favorito-dos-moradores-de-sao-bernardo-do-campo/2066264/

(3)

3

Neste sentido, este estudo pode servir como uma modesta contribuição, não só de compreensão da importância do parque e suas necessidades de adequação ao público, mas como uma fonte de consulta futura para demais estudos acadêmicos sobre assuntos correlatos.

2. Lazer, Parque Urbano, esportes radicais e skate

2.1Lazer

Lazer pode ser considerado como uma área de conhecimento de importância crescente. Segundo Larizzatti (2005, p.13), “muitas pessoas estudaram e ainda estudam este tema, que é de suma importância para o ser humano”.

Para Joffre Dumazedier (1976 apud LARIZZATTI, 2005, p. 15) lazer é um “conjunto de atividades desenvolvidas pelos indivíduos seja para descanso, seja para divertimento, seja para o seu desenvolvimento pessoal e social, após cumpridas suas obrigações profissionais, familiares e sociais.”

Um exemplo da crescente importância do lazer no Brasil se dá através da Constituição Federal de 1988 quando passou a fazer parte da mesma o artigo 6º: “são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer” (BRASIL, 1988).

O lazer nos dias de hoje deixou de ser um tema oculto e passou a fazer parte da nossa sociedade. Segundo Melo e Alves Júnior (2003, p.1), “a palavra lazer e os diversos sentidos que carrega foram se incorporando à fala popular e tornado-se cada vez mais presentes, o que significa certa tendência à valorização do conceito enquanto possibilidade de vivência cotidiana”.

Enquanto no Brasil os sindicatos lutam por 40 horas semanais de jornada de trabalho, “nas sociedades mais desenvolvidas, a jornada de trabalho já é inferior a 1.600 horas anuais (de 30 a 35 horas por semana) e, com isso, o tempo de lazer já é maior do que o tempo de trabalho” (CAMARGO,1998, p. 11).

Ainda segundo este autor, o tempo no qual as pessoas não estão trabalhando, quase na totalidade, tornou-se um tempo de diversão. Essa parte do tempo livre dedicada ao entretenimento e à diversão é o que se chama de tempo de lazer.

(4)

4

Esse tempo de lazer passou então a ser uma preocupação dos políticos. Para Camargo (1998, p.11) os “políticos se perguntam sobre as alternativas de lazer da população”. Em contrapartida para a sociedade, “o lazer passou a ser um item no rol das necessidades da civilização e dos direitos do indivíduo” (CAMARGO, 1998, p.11).

O lazer é algo que está ao alcance de todos. Para Camargo (1998, p. 16) “quando os recursos são insuficientes para o mínimo necessário, o que menos há para se lamentar é a falta de recursos para se divertir, mesmo porque é possível divertir-se sem gasto algum”. E o próprio autor corrobora esta ideia ao afirmar que o lazer é a forma mais buscada de ocupação deste tempo livre, seja para se autodesenvolver por meio da conversa, da leitura e do esporte entre outros.

O lazer passou a fazer parte do cotidiano como um todo, e hoje em dia diversas empresas estão lucrando bastante com este segmento, ou seja, a “indústria do lazer e entretenimento”, uma das maiores promessas econômicas desta transição de século, trouxe o assunto para as paginas de negócios, rodeado de termos técnicos, números e cifras” (MELO; ALVES JUNIOR, 2003, p. 1).

E para Camargo (1998, p.132) o lazer passou a fazer parte do mercado de trabalho através da seguinte afirmação:

[...] hoje podemos ver o surgimento de novos campos de trabalho, desde iniciativas quase domésticas de cuidados lúdicos com crianças e idosos até grandes negócios como clubes privados, parques temáticos, hotéis e pousadas de lazer, os chamados resorts (macro- complexos turísticos) etc.

Apesar do setor não parar de crescer acaba esbarrando em dois problemas: a falta de identidade profissional e a falta de formação profissional (CAMARGO, 1998). Neste sentido, políticas públicas de lazer muitas vezes não vão de encontro às necessidades dos potenciais usuários de equipamentos públicos de lazer, algo que o presente trabalho pretende investigar, usando como referência o Parque Cittá de Marostica, adiante.

(5)

5

“Os parques urbanos são espaços públicos com dimensões significativas e predominância de elementos naturais, principalmente cobertura vegetal, destinados à recreação” (KLIASS, 1993, p.19).

Em uma cidade que a cada dia se torna uma selva de pedra as áreas verdes dos parques urbanos se torna mais que um desejo da população, se torna uma necessidade (GUIA DOS PARQUES MUNICIPAIS DE SÃO PAULO, 2010, p.8). Os parques urbanos tem se tornado cada vez mais populares nos grandes centros urbanos. Como afirma Kliass, no prefácio de Macedo e Sakata (2010, p.7):

Atualmente, com a temática da requalificação dos espaços urbanos, principalmente das áreas centrais das cidades, com a demanda crescente de espaços de recreação e lazer e com a introdução das dimensões ambiental e paisagística no planejamento, a temática do Parque Urbano assume papel central no desenvolvimento dos planos e projetos urbanos.

Para entender melhor a função dos parques urbanos é preciso se interar um pouco de sua história.

Já no final do século XVIII, na Inglaterra, o parque surge como fato urbano de relevância, atingindo, porém, seu pleno desenvolvimento quase cem anos depois. Entre as décadas de 1850 e 1860, a inserção dos parques nas estruturas urbanas ganha corpo na Europa, com ênfase maior na França (KLIASS, 1993, p.19)

Segundo Kliass (1993, p. 20), “dois processos distintos marcaram a criação dos primeiros parques urbanos na Inglaterra. Primeiro pela absorção dos grandes espaços, representado pelos jardins dos palácios da Corte” que para serem abertos ao público ainda foram inseridos na estrutura urbana.

Outro fator que marcou a criação dos parques “se deve aos empreendimentos imobiliários promovidos pela iniciativa privada” (KLIASS, 1993, p.20).

O papel principal dos parques urbanos que era de contemplação foi modificando-se com o passar do tempo, e também a necessidade das populações modernas de mais espaços de lazer tanto esportivas como culturais (MACEDO; SAKATA, 2008). Para Macedo e Sakata (2008) dois tipos de parques tornaram-se comuns no decorrer do século XX: os ditos parques ecológicos e parques temáticos.

Os parques ecológicos podem ser definidos por objetivar prioritariamente a conservação deste ou daquele recurso ambiental, enquanto o parques temáticos,

(6)

6

são formados por seus brinquedos e cenários reais ou imaginários (MACEDO; SAKATA, 2008).

No Brasil o conceito de parque é bem abrangente, podendo ser considerado como parque qualquer espaço público voltado para o lazer seja ele grande ou pequeno. Como dizem Macedo e Sakata (2008 p.14), “muitas vezes, espaços de lazer de pequeno porte, 10 mil m² ou pouco mais, são denominados parques apenas porque são cercados, contêm instalações de lazer e alguma vegetação”.

Também há outras definições para parque: uma delas seria todo espaço público destinado para o lazer, para a prática de exercícios, aparelhos de ginásticas entre outros equipamentos. Para Macedo e Sakata (2008, p.15) “[...] muitos dos atuais parques de pequeno porte não passam realmente de praças de vizinhança, sendo denominados parques em virtude da falta de consenso sobre o assunto entre os especialistas, dentro e fora do poder público”.

Porém nos últimos vinte anos é possível perceber um interesse político muito grande em implantação e formação de parques públicos (MACEDO; SAKATA, 2008, p.15). A descrição e análise da estrutura, serviços e atrativos do citado parque será abordado em tópicos posteriores deste estudo.

2.3 Esportes Radicais

Com mais tempo livre para lazer, as pessoas passam a buscar mais espaços para lazer e para a prática de esportes, dentre eles os esportes radicais.

Para Fernandes (1998) essas práticas corporais vêm obtendo grande desenvolvimento e repercussão nos últimos anos na nossa sociedade. Com a mídia destacando de forma crescente, os esportes radicais têm crescido em termos de popularidade. Para Sá e Brandão (2009, p.9) “atualmente, muitas manifestações esportivas – que acabaram sendo denominadas pelas grandes mídias como “esportes radicais” – passaram a ganhar espaços em muitos países do ocidente ao proporem atividades diferentes dos esportes olímpicos atuais.”

Para melhor compreensão desta prática de esporte é necessário explorar mais o seu significado. Para Pereira, Arbrust e Ricardo (2008, p.1) “o esporte radical é a prática de atividades físicas onde prevalece o risco”.

(7)

7

Já Fernandes (1998, p.110) diz: “um possível início do uso da terminologia “esportes radicais”, se deu na década de 1970, provavelmente entre os praticantes do surfe, em referência àquelas pessoas que se aventuravam em enfrentar ondas muito altas próximo da região de corais”. Nos dias de hoje, pode-se relacionar o termo esportes radicais com esporte de diversas modalidades. Uma das modalidades mais conhecidas é o Skate. Porém, segundo Fernandes (1998, p.110) “poderíamos citar uma lista de modalidades que vêm surgindo e adotando esta terminologia, como

bungee jump, skate, skysurf, rafting, canyoning, rapel e tantas outras”.

Mas, foi nos anos 1980 que este segmento esportivo passou por grandes transformações, como: uma melhor organização, controle dos riscos envolvidos, equipamentos de segurança entre outros recursos, e tudo isto se deve principalmente aos meios de comunicação (FERNANDES, 1998).

Em suma, o conceito de “esportes radicais” é muito complexo. Um exemplo é que até os dias atuais se discute quais modalidades podem ser classificadas dentro deste segmento esportivo.

Os critérios não são absolutamente claros. A questão da competitividade é um deles. Atividades como o surf, por exemplo, já foram desconsiderados como esporte radical e, posteriormente, foram classificados como tal. Alguns autores consideram que para ser considerado esporte se pressupõe competição.

Todavia, existem esportes que não realizam competições e, mesmo assim, apresentam algumas características consideradas essenciais à vivência de atividades físicas de caráter radical, tais como o alpinismo e a espeleologia. Com tudo isso, Fernandes (1998, p.112) conclui: “embora haja dificuldades conceituais, muitas das modalidades que compõem esse universo foram “esportivizadas” recentemente”.

(8)

8

2.4 Skate

De acordo com Lauro apud Brooke (1999), Noll (2000) e Rose (1999) (2010, p.67): “o surgimento do skate ocorreu provavelmente no inicio do século XX nos EUA, a partir da invenção improvisada de um simples brinquedo: o patinete”.

No entanto, sua evolução ocorreu a partir da década de 1950. O skate já foi produzido a partir das rodas de um patim e apenas na década de 1970 que esta modalidade passou a ter uma quantidade de adeptos expressivos e os seus primeiros exemplares surgiram no Brasil (LAURO, 2010).

Já na década de 1980 o skate passou por uma grande instabilidade, por este motivo os mais fiéis à modalidade do skate começaram a fazer suas primeiras organizações esportivas (LAURO, 2010).

Por fim, o mesmo autor pondera que nos últimos 20 anos o skate passou por grandes transformações tanto no Brasil quanto no mundo, com seus campeonatos e surgimentos de revistas voltadas para este segmento esportivo (LAURO, 2010). Uma grande “termômetro” desta realidade é o grande numero de brasileiros que participaram da edição de numero 18 do X Games4 realizado em Los Angeles que contou com nomes como: Bob Burnquist, Sandro Dias, Ítalo Peñarrubia, Rony Gomes, Edgard Pereira e Lincoln Ueda, entre outros (Site Cem por Cento Skate, acessado em 16/10/2012).

3. Objeto de Estudo

3.1 São Bernardo do Campo (SP)

O objeto de estudo está localizado na região central do município de São Bernardo do Campo. Tal município está localizado a sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo. O mesmo foi fundado em 1553, data da fundação da Vila de Santo André da Borba do Campo, porém foi em 1877 que a cidade começou a se desenvolver de forma mais acelerada, através do grande fluxo migratório principalmente de italianos. O grande crescimento do município foi a partir de 1947 graças aos incentivos fiscais e a facilidade de acesso através de importantes rodovias, como o complexo Anchieta-Imigrantes. Tais mudanças fizeram com que um grande número de

(9)

9

indústrias estrangeiras se instalassem no município. (SUMÁRIO, 2010, SÃO BERNARDO DO CAMPO).

A cidade de São Bernardo do Campo possui uma área de 408,45 km² e uma população residente estimada em 810.980 e seu PIB5 de 2007 foi de R$ 25.533.807.565

(http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=bemvindo &lIHTM=true, acessado em 16/10/12).

Segundo o Sumario de 2010 da Cidade de São Bernardo do Campo ”Em 2009, a Secretaria de Esporte buscou uma intervenção equilibrada e inclusiva do esporte em São Bernardo do Campo, implantando políticas públicas de esporte e lazer que atuassem diretamente na dinâmica das relações sociais e de oferta dos espaços de lazer e infraestrutura”. Entre os espaços de lazer se destaca o quatro parques municipais da cidade são: (Parque Rafael Lazzuri, Parque Salvador Arena, Parque Estoril e Parque Cittá di Maróstica além da Cidade da Criança e 389 praças das quais 167 possui áreas de lazer e 123 possui espaços poliesportivos (SUMÁRIO 2010 SÃO BERNARDO DO CAMPO).

3.2 Parque da Juventude Città de Maróstica

O Parque da Juventude Città di Maróstica surgiu, a partir da preocupação com o mau uso da pista de skate existente no local desde a década de 1980, algumas pessoas utilizavam o espaço com objetivo de consumir drogas e praticar assaltos. Segundo Pereira e Menezes (2008, p. 2) “das conversas entre os esportistas e os órgãos públicos iniciou-se o processo de implantação do parque, sendo a participação dos skatistas fundamental desde o planejamento até a execução da infraestrutura e do funcionamento”.

O acesso ao Parque e ao próprio município de São Bernardo do Campo ocorre apenas por via terrestre. No âmbito dos transportes públicos, salienta-se a existência de ônibus municipais ou intermunicipais para quem vem de municípios limítrofes, como São Paulo, São Caetano do Sul, Santo André ou Diadema. Caso o percurso

5 Produto Interno Bruto

(10)

10

seja feito em automóvel particular, a cidade é servida por três das principais rodovias do estado de São Paulo: Anchieta (SP-150), Imigrantes (SP-160) e Rodoanel Mario Covas (SP-021). O Parque da Juventude Città Di Marostica, esta localizado na Avenida Armando Ítalo Setti, 65 – Centro, em frente ao Paço Municipal. A figura a seguir ilustra a localização exata do objeto de estudo deste trabalho.

Figura 1 – Parque Città di Matostica

Fonte: Secretaria de Turismo do municipio de São Bernardo do Campo Figura 2 – Localização do Parque da Juventude Città di Maróstica.

(11)

11

O Parque da Juventude Città di Maróstica com os seus mais de 21 mil m², possui como principal diferencial em termos de equipamentos uma estrutura adequada à pratica de, diversas modalidades de esportes radicais como: Street Park

6considerada um das maiores áreas para a pratica de esportes radicais da America

Latina com 5,4 mil m². De acordo com o site oficial da prefeitura de São Bernardo do Campo, este equipamento atende de forma integrada diversos públicos e diversas modalidades como skate, patins in line e bike7. Outra grande destaque para o street park é o fato de o espaço possuir uma série de rampas e obstáculos, simuladores de rua, corrimãos, fullpipe que consiste em túnel, muros com cantoneira entre outros, o parque também possui um Half Pipe que é um estrutura de madeira em formato de U que pode ser utilizado para praticar as modalidades de Skate, Patins e Bike. No meio do parque é possível encontrar um torre de tirolesa porem esta desativada já algum tempo, outro equipamento é o Dirf Jump espaço com montanhas de terras voltada para pratica de salto com Bike, possui uma pista mirim de skate além de parede de escalada e um espaço para evento. No entanto, o parque não possui apenas espaços para os praticantes de esportes radicais, disponibilizando também uma pista para caminhada de 600 metros em seu entorno, alguns aparelhos para ginástica e uma área com brinquedos para crianças. O parque também possui uma grande área utilizada para diversos eventos seja ele esportivo ou simplesmente musical, além de realizar campeonatos nos seus espaços.

A segurança do parque é feita pela a Guarda Civil Metropolitana, possui uma lanchonete adaptada, dois banheiros, serviço de ambulatório, ambulância de plantão durante o funcionamento do parque, lojas para vendas de equipamentos, circuito interno de TV, Telefones.

Para a utilização do Street Park, o usuário precisa estar atendo a algumas regras pré-estabelecidas pela administração, que são: utilização de equipamentos de segurança (capacetes, cotoveleiras e joelheiras) e, menor de idade apenas com autorização dos responsáveis. Quanto aos horários de funcionamento do parque verificou-se que na segunda-feira a pista esta aberta apenas na parte da noite e

6 Fotos no Apêndice

7 Patins é a modalidade do esporte radical e o modelo Inline é composto de bota e base com rodas em linha. Bike é a modalidade de Bicicleta própria para a pratica de esporte radical.

(12)

12

apenas para skate e para um público acima dos 35 anos; na terça a pista é utilizada para aula gratuita de skate para todos os públicos, com turmas na parte da manhã e na parte da tarde; nos dias correspondentes entre quarta a domingo o funcionamento ocorre conforme a figura 1.

Figura 3 – Horário de funcionamento do Street Park.

Fonte: Cartão adquirido no próprio parque

3.3 Estrutura organizacional do Parque

O parque da Juventude Città di Marostica possui segundo o Coordenador do parque Carlos Alberto, 70 funcionários que estão divididos em 67 permanentes 2 temporários e 1 com deficiência. A estrutura organizacional do parque segue na tabela no apêndice 8 e serve como referência em relação a gestão do espaço. Porém, é importante salientar que os números de funcionários podem não corresponder a quantidade acima descrita.

3. Pesquisa de Demanda – Descrição e Análise dos Resultados

Os dados para análise do perfil de usuário do parque foram obtidos por meio de 100 entrevistas diretas realizadas na entrada do parque em seis dias diferentes, e em horários específicos, para poder atingir todos os tipos de público conforme tabela de horário na figura 3, o público da caminhada, o mirim9, o old school 10 e o feminino11,

8 Tabela 1 – Estrutura Organizacional

9 Horário destinado para crianças de até 12 anos. 10 Horário destinado para pessoas acima dos 35 anos.

(13)

13

sendo o primeiro dia de entrevista 17 de maio de 2012 e o ultimo dia 19 de agosto de 2012 conforme disponibilidade para aplicar tais questionários.

Para o levantamento dos dados foi elaborado um questionário com 18 questões das quais seis abertas e doze fechadas. O critério utilizado foi ficar posicionado na entrada do parque e aplicar a entrevista de acordo com a entrada das pessoas. Em geral, a maioria das pessoas estava acompanhada de seus familiares, no entanto, para efeito de pesquisa, foi entrevistado apenas um membro da família.

Nos resultados apresentados a seguir busca-se traçar o perfil da demanda atual do parque.

Foram entrevistados 27% mulheres e 73% homens. Porém, como citado anteriormente, este dado não é muito relevante como definidor do gênero predominante devido ao fato de que 45% dos entrevistados que responderam o questionário frequenta o parque com a família, ante 29% que visita o local com amigos e 26% que costumam vir sozinhos.

Além de fazer uma relação entre as duas questões, pode-se verificar que 55,56% das mulheres frequentam o parque com a família e o número de mulheres que frequentam o parque com amigos ou sozinha segue com 22,22% cada. Já para os homens 41,10% frequentam o parque com família enquanto que 31,51% frequenta com amigos e 27,40% frequenta o parque sozinho.

Gráfico 1 – Gênero x Acompanhante

11 Horário destinado para uso apenas do publico feminino.

0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00%

AMIGOS FAMILIAR SOZINHO

FEMININO MASCULINO

(14)

14

Do ponto de vista da faixa etária predominante, foi constatado que apenas 25% do público é composto por jovens. A maioria do público apresenta faixa etária de 31 a 45 anos enquanto que 25% dos entrevistados, que compreende o público acima dos 45 anos, responderam que frequentam o parque para praticar caminhada.

Gráfico 2 – Faixa Etária

Com relação à origem dos frequentadores foi constatado que São Paulo representa (15%), Santo André (12%), Diadema (7%) e São Bernardo do Campo (60%) e respectivamente os demais 6% são de cidades como São Caetano do Sul (2%) e Mauá, Santos, Ribeirão Preto e Praia Grande com 1% cada.

Gráfico 3 – Cidades de Origem 30,00% 40,00% 25,00% 4,00% 1,00% 16 A 30 31 A 45 46 A 60 MAIS 60 MENOS 16 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70%

(15)

15

Para o publico de São Bernardo do Campo a cidade foi dividida em quatro grandes regiões, a central representa 63% do publico, a oeste vem em seguida com 18%, a sul com 15% e a região norte ou bairro não identificado 4%, o que indica uma propensão de uso mais significativo àqueles que residem nos arredores do parque. Já em relação a como seus frequentadores tomaram conhecimento sobre o parque, 21% respondeu através de amigos ou parentes, 5% através de campanhas publicitárias e 2% através de jornais e revistas no momento da elaboração do questionário foi desprezado duas situações as pessoas que passaram em frente ao parque e as que já frequentavam a pista antiga por este motivo, 72% respondeu outros dos quais 69,44% foi passando em frente e 29,17% já frequentava a pista antiga e 1,39% tomou conhecimento através de lojas de equipamentos.

Meio pelo qual conheceu ao parque Outros

AMIGOS E PARENTES 21% Passa em Frente 69,44%

CAMPANHA PUBLICITÁRIA 5%

Frequentava a Pista Antiga 29,17% JORNAIS E REVISTAS 2%

OUTROS 72% Lojas de Equipamentos 1,39%

Tabela 2 Meio pelo qual conheceu o parque Tabela 3 Definição do item OUTROS. Questionado sobre quantas vezes costuma frequentar o parque, foi possível constatar que as pessoas costumam frequentar o parque diversas vezes por semana o destaque ficou para o publica que frequenta o parque de 2 a 3 vezes por semana que corresponde a 43% da frequência conforme tabela que segue no apêndice12.

Para se locomover até o parque 48% chegaram até o parque utilizando carro, 28% chegaram caminhando e 21% utilizaram ônibus urbanos os demais utilizaram moto ou skate (3%). A PÉ 28% CARRO 48% ÔNIBUS URBANOS 21% MOTO 2% SKATE 1%

Tabela 5 – Modal utilizado para chegar ao parque

12 Tabela 4 – Frequência de visita ao parque

(16)

16

O motivo principal dos usuários frequentarem o parque, refere-se à prática de esportes, com 44% das respostas obtidas. A pesquisa revelou que 27% dos usuários frequentam o parque para exercitar-se seja utilizando a pista de caminhada ou os aparelhos de ginástica; o público que frequenta o parque para prestigiar os eventos ou para descansar corresponde a 9% cada item; e 11% dos entrevistados responderam a opção “outros” especificando que frequentam o parque por motivo de lazer, acompanhar as crianças, passear ou descontrair-se.

Gráfico 5 – Motivo para frequentar o Parque

Outra questão muito importante é a avaliação que público fez em relação ao atendimento, infraestrutura e serviços oferecidos pelo parque. Para 97% dos entrevistados o parque é seguro, para 95% é considerado limpo tendo apenas 3% com resposta negativa e para a maioria dos entrevistados o serviço de monitores, atendimento e informações é muito bom ou bom. Um grande numero de entrevistados responderam não ter utilizado algumas das questões principalmente o primeiros socorros e a lanchonete. Outro item importante é a questão referente a infraestrutura e acesso que 97% consideram bom ou muito bom cada quesito.

Muito

Bom Bom Ruim

Muito Ruim Não Utilizou LIMPEZA 15% 80% 3% 0% 2% SEGURANÇA 19% 78% 1% 1% 1% ATENDIMENTO 13% 58% 4% 0 24 MONITORES 12% 51% 3% 0% 34% SINALIZAÇÃO 21% 72% 3% 0% 3% INFORMAÇÃO 14% 66% 7% 0% 12% LANCHONETE 7% 46% 6% 0% 41% PRIMEIROS SOCORROS 10% 20% 1% 0% 68% 9,00% 9,00% 27,00% 11,00% 44,00% DESCANSO EVENTOS EXERCITAR-SE OUTROS P.ESPORTE

(17)

17

INFRAESTRUTURA 39% 58% 2% 0% 1%

ACESSIBILIDADE 28% 57% 3% 0% 12%

ACESSO 28% 69% 2% 0% 1%

Tabela 6 – Avaliação do Parque

Em uma das questões, solicitou-se aos usuários que selecionassem até três equipamentos que mais utilizavam no parque. Obteve-se, ao final, um total de 179 respostas referentes à utilização de equipamentos mais frequentados. Analisando os dados obtidos, verificou-se que a pista de caminhada obteve o maior número de frequentadores em relação aos outros equipamentos, apresentando um percentual de 25,14% das respostas; em seguida, aparece o Street Park com um percentual de 24,02% das respostas obtidas; na sequência, com um percentual de 14,53%, aparecem os brinquedos para as crianças, por outro lado o Half Pipe aparece com um pequeno percentual sendo utilizado mais para torneios.

APARELHO GINASTICA 10,61%

BRINQUEDO 14,53%

DIRF JUMP 0,56%

EVENTOS 8,38%

HALF PIPE 9,50%

PISTA PARA CAMINHADA 25,14%

PAREDE DE ESCALADA 4,47%

PATINS IN LINE 2,23%

RAPEL 0,56%

STREET PARK 24,02%

Tabela 7 – Equipamentos utilizados

Em relação ao interesse de visitação, na ausência dos equipamentos de esportes radicais apenas 38% dos visitantes não viriam ao parque caso não existisse a atual estrutura. E os motivos que destacaram foram: o pessoal que usam apenas o street ou iriam a outros parques. Por outro lado dos que viriam ao parque, (62%), afirmaram ser um excelente espaço para descanso e lazer.

(18)

18

Gráfico 7 – Importância dos equipamentos de Esportes Radicais para os visitantes Com relação ao grau de instrução dos entrevistados foi possível perceber que a maioria são pessoas com uma boa educação ou concluíram o segundo grau e uma boa parte dos frequentadores possuem alguma graduação (38%).

1º GRAU COMPLETO 10% 1º GRAU INCOMPLETO 3% 2º GRAU COMPLETO 43% 3º GRAU COMPLETO 38% PÓS-GRADUADO 6% Tabela 8 – Escolaridade

Através da questão sobre renda constatou-se que a maior parte dos usuários ganha mais de R$ 3.000,00 (três mil reais) por mês e mais de 25% dos usuários possui uma renda superior a R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais). Entre os que ganham acima de três mil reais, a quantidade de pessoas que compõem esta renda é de 1 a 3 pessoas que se somarmos representa mais de 75% dos entrevistados que responderam tal questão.

. 1 2 3 4 5 7 1501 A 2250 (11,34%) 9,09% 27,27% 27,27% 18,18% 9,09% 9,09% 2251 A 3000(15,46%) 6,67% 40,00% 26,67% 13,33% 13,33% 0,00% 751 A 1500(16,49) 12,50% 25,00% 25,00% 12,50% 25,00% 0,00% MAIS DE 3000 (52,58%) 25,49% 25,49% 25,49% 11,76% 9,80% 1,96% MENOS 750(4,12) 25,00% 0,00% 25,00% 50,00% 0,00% 0,00% Total geral 18,56% 26,80% 25,77% 14,43% 12,37% 2,06%

Tabela 9 – Renda familiar e dependentes 38

62

NÃO SIM

(19)

19

Questionou-se como os frequentadores veem a divulgação do parque. Para 25,25% dos usuários do parque a divulgação é boa; para 20,20% o parque é muito bem divulgado e 34,34% não vê ou nunca viu nenhuma divulgação do parque; para 20,20% a divulgação do parque é ruim, fraca e deixa a desejar, citando que há alguma divulgação apenas quando tem eventos. Analisou-se que as respostas são bem variadas e de certa forma a maioria dos entrevistados afirma ter visto de alguma forma divulgação seja ela boa, muito boa ou fraca.

Gráfico 8 – Divulgação do Parque

Perguntou-se sobre a frequência a outros espaços públicos de lazer. 65% dos entrevistados afirmaram que “sim” e 35% afirmaram que “não frequentam outros espaços”. 25,25% 34,34% 20,20% 20,20% BOA NÃO VE

FRACA, RUIM, DEIXA A DESEJAR

BEM DIVULGADO, MUITO BOA OU ÓTIMO

(20)

20

Gráfico 9 – Frequência a outros espaços públicos de lazer

Entre os parques mais visitados se destacam o Parque Raphael Lazzuri em São Bernardo do Campo com 13,73% das escolhas; Parque do Ibirapuera em São Paulo com 11,76% das escolhas; Parque Vila Lobos em São Paulo 8,82%; Salvador Arena em São Bernardo 7,84% e Celso Daniel (6,86)/Ana Brandão (5,88%) em Santo André entre outros espaços, conforme tabela no apêndice13.

Por último questionou-se se havia alguma sugestão de melhoria destinada aos parques. Dentre as sugestões de melhorias apontadas pelos entrevistados obteve-se: 10% das respostas apontaram para realização de mais eventos; seguido de melhoria da vigilância, apesar da segurança do parque ser feita pela guarda municipal alguns frequentadores afirmaram que existe alguns pontos onde nunca há guardas circulando; 7% afirmaram que o parque deveria abrir as segundas e com um horário maior; 6% afirmaram que a manutenção precisa melhorar em alguns equipamentos; entre outras propostas como estacionamento que deixou de existir devido ao fato do espaço ser utilizado para a criação de um museu; melhorar a área infantil; foi sugerido ainda música no percurso da caminhada, bem com empréstimo de equipamentos.

13 Tabela 10 – Visita a outros espaços de lazer

35,00%

65,00%

NÃO SIM

(21)

21

NÃO POSSUI SUGESTÕES 62,00%

APLIAR HORARIO E DIAS DA SEMANA 7,00%

MANUTENÇAO E APLICAÇÃO 6,00%

ESTACIONAMENTO 3,00%

MELHORAR AREA INFANTIL + ATIVIDADES 2,00%

MELHORAR VIGILÂNCIA 8,00%

MAIS EVENTOS 10,00%

MÚSICA NO PERCURSO DA CAMINHADA 1,00% EMPRESTIMO DE EQUIPAMENTOS 1,00%

Tabela 11 – Sugestão de melhoria do parque

4. Considerações Finais

Após análise do material bibliográfico, diálogo com gestores, visitas e questionários aplicados, considerou-se que o parque possui uma boa estrutura e pode ser considerado como uma oferta de lazer adequada ao município. A pesquisa apontou que para 35% dos visitantes o parque é a única opção de lazer nas imediações. Também foi possível verificar que o parque não é uma opção de lazer apenas para o município de São Bernardo do campo, mas para toda a região metropolitana de São Paulo, graças ao considerável fluxo de visitantes oriundo de outras localidades; verificou-se ainda que o perfil do usuário é mais diversificado do que se imagina. Ou seja, os frequentadores não são apenas usuários do Street Park, mas, sim, um grande número de familiares que o frequentam em grupo, seja para caminhar, para o lazer dos filhos ou para eventos, sejam eles de caráter recreativo, esportivo ou cultural.

Apesar de o questionário apontar que para 62% dos entrevistados o parque não necessita de nenhuma melhoria, observou-se - durante o desenvolvimento deste artigo - que o parque possui algumas deficiências: a primeira dificuldade encontrada foi divulgação do parque, bem como maior divulgação nos meios eletrônicos 14de comunicação e em guias culturais da cidade. Neste sentido, observou-se a necessidade de uma página melhor estruturada do parque com informações referente ao parque, imagens, contato e agenda de eventos esportivos e shows. Hoje em dia, a demanda por locação de equipamentos esportivos em espaços públicos é crescente como acontece em algumas capitais do nordeste como João

14 Internet

(22)

22

Pessoa (PB), onde se efetua locação de Skate e Patins, e em Fortaleza (CE), com aluguel de Patins.

Na cidade de São Paulo, é possível encontrar diversos pontos de locação de bicicletas, diversas as pessoas podem tirar uma bicicleta gratuita em um dos postos da cidade e após este período para permanecer com a bike tem que pagar R$ 5,00 por meia hora. Analisando por este lado propôs-se a locação de equipamentos para pratica de esportes como: Bicicletas, patins e skate já incluso os equipamentos de segurança. A proposta também inclui um instrutor para auxiliar os iniciantes e um horário especifico para os mesmo. Além de pessoas com conhecimento adequado para instruir os iniciantes, o intuito desta proposta é buscar uma melhor integração dos usuários com os esportes sendo acessível em termos de informação e de estrutura, serviços e equipamentos, tornando-os adequados.

Referências

CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Educação para o lazer. São Paulo: Moderna, 1998. FERNANDES, Rita de Cássia. Esportes Radicais: referências para um estudo acadêmico.

Conexões, Campinas, v.1, n.1, p. 108-118, 1998.

KLIASS, Rosa Grená. Parques urbanos de São Paulo e sua evolução na cidade. São Paulo: Pini, 1993.

LARIZZATTI,Marcos F. Lazer e recreação para o turismo. Rio de Janeiro: Sprint, 2005. LAURO, Antônio Ascânio. Skate: de vilão a mocinho. Entre o Urbano e a Natureza: A

inclusão na aventura. São Paulo: Lexus, p. 67-71, 2010.

MACEDO, Silvio Soares; SAKATA, Francine Gramacho. Parques Urbanos no Brasil.3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.

MELO, Victor de Andrade; ALVES JUNIOR, Edmundo de Drummond. Introdução ao lazer. Barueri: Manole, 2003.

PEREIRA, Dimitri Wuo; MENEZES, Evelyn. O Skate de São Bernardo do Campo.In: Anais do 3º Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, Santa Teresa – ES: 2008.

PEREIRA, Dimitri Wuo; ARBRUST, Igor; RICARDO, Denis Prado. Esportes Radicais de Aventura e Ação, conceitos, classificações e características. Corpoconsciência. Santo André, FEFISA, v. 12, n.1, 2008, p.37 – 55.

(23)

23 PREFEITURA DE SÃO PAULO. Guia dos parques municipais de São Paulo. v.2. São Paulo, 2010.

SÁ, Mario; BRANDÃO, Leonardo. Esportes Radicais: Indícios de uma nova sociedade internacional em um mundo globalizado?. Esporte e Sociedade Esportes radicais. Niterói, a.4, n.11, 2009.

UVINHA, Ricardo Ricci. As atividades de aventura no contexto urbano: Cenário e pontencialidades. Entre o Urbano e a Natureza: a inclusão na aventura. São Paulo: Lexus, p. 155-164, 2010.

GRANCONATO, Elaine. Parque da Juventude atrai 442.501 pessoas neste semestre em

São Bernardo. 2008 disponível em

<http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa &ref=4116&qt1=0>. Acesso em: 07 mai. 2012.

ARAKAKI, Sidney. Skatepark de portas abertas. 2009 disponível em

<http://espn.estadao.com.br/skate/skate%20/noticia/49015_SKATEPARK+DE+PORTAS+AB ERTAS>. Acesso em: 07 mai. 2012.

IBGE. - Posição ocupada pelos 100 maiores municípios em relação ao Produto Interno Bruto a preços correntes e participações percentuais relativa e acumulada, segundo os municípios e as respectivas Unidades da Federação. 2009 disponível em

<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/pibmunicipios/2005_2009/tabelas_pdf/ta b02.pdf>. Acesso em: 09 set. 2012.

CEM POR CENTO SKATE. 11 Skatistas brasileiros nos X games 2012. 2012 disponível em < http://cemporcentoskate.uol.com.br/fiksperto/11-skatistas-brasileiros-nos-x-games-2012>. Acesso em: 16 out. 2012.

BOM DIA SÃO PAULO. Skate é o esporte favorito dos moradores de São Bernardo do

Campo. 2012 disponível em <

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-sao-paulo/v/skate-e-o-esporte-favorito-dos-moradores-de-sao-bernardo-do-campo/2066264/>. Acesso em: 28 out. 2012.

SÃO BERNARDO DO CAMPO. Uma cidade de desenvolvimento e oportunidades http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=bemvindo&lIHTM=t rue. Acesso em 16 out. 2012.

(24)

24

Apêndice:

Questionário de Pesquisa do Perfil dos usuários do Parque da Juventude Città di Marostica

Entrevistador: __________________________________________ Data: _____________________________________ 1. Sexo?

( ) Masculino ( ) Feminino 2. Qual sua idade?

( ) Menos 16 anos ( ) de 16 a 30 anos ( ) de 31 a 45 anos ( ) de 46 a 60 anos ( ) Mais de 60 anos

3. Qual local de sua residência permanente? Cidade:_________________ Bairro:___________________ 4. Como ficou sabendo da existência do parque? ( ) Amigos e parentes ( ) Internet ( ) Jornais e Revistas ( ) Televisão e Rádio ( ) Campanha publicitária ( ) Outros: ___________________________________ 5. Com quem costuma frequentar o parque? ( ) Sozinho

( ) Amigos ( ) Familiar

( ) Outros:______________________________ 6. Como fez para chegar ao parque? ( ) A pé ( ) Ônibus urbanos ( ) Ônibus de excursão ( ) Metrô/Trem ( ) Carro ( ) Outros:______________________________ 7. Com que frequência costuma visitar o parque? ( ) Até uma vez por semana

( ) Duas vezes por semana ( ) Três vezes por semana ( ) Até uma vez por mês)

( ) Outros:_______________________

8. Qual o motivo principal para visitar o parque? ( ) Descanso

( ) Exercitar-se ( ) Eventos ( ) Praticar esportes

( ) Outros:_______________________________________

9. Como você avalia os itens abaixo?

(MB) ( B ) ( R ) (MR) (NU) Limpeza ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Segurança ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Atendimento ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Monitores ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Sinalização ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Informação ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Lanchonete ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Primeiros socorros ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Infra-estrutura ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Acessibilidade ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Acesso ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

10. Marque até três equipamentos que mais utiliza no parque.

( ) Street Park ( ) Half Pipe ( ) Dirf Jump ( ) Paredes de Escalada ( ) Patins In Line ( ) Rapel

( ) Pista para Caminhada ( ) Eventos

( ) Brinquedos para crianças ( ) Aparelho de Ginástica

11. Você viria ao parque se não existisse os equipamentos e atividades radicais? ( ) Sim ( ) Não

12. Porque?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ _______

13. Qual seu grau de instrução?

( ) Sem instrução / primeiro grau incompleto ( ) Primeiro grau completo

( ) Segundo grau completo ( ) Universitário completo ( ) Pós-Graduação completa

14. Qual sua renda familiar? ( ) Menos de R$ 750,00 ( ) De R$ 750,01 a R$ 1500,00 ( ) De R$ 1500,01 a R$ 2250,01 ( ) De R$ 2250,01 a R$ 3000,00 ( ) Mais de R$ 3000,00

15. Quantas pessoas dependem dessa renda familiar?

_______

16. Como você vê a divulgação do parque?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ______________________________________________________

17. Frequenta outros espaços públicos de lazer? Quais?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ _______

18. Tem alguma sugestão para melhoria do parque?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ______________________________________________________

(25)

25

1. Coordenador de Ações para a Juventude(CAJUV)

Cuida da coordenação geral de todos os programas, do Parque "Citta di Maróstica", ligado diretamente ao Sr. Prefeito.

1.2. Coordenador do Parque

Coordena especificadamente o Parque "Cita di Maróstica", incluindo o funcionamento e eventos. Ligado ao coordenador do CAJUV.

1.2.1. Supervisor dos Operadores

Cuida da escala e demais demandas da equipe de Operadores de Equipamentos Esportivos e Culturais. Ligado ao

Coordenador do Parque.

1.2.1.1 Operadores de Equipamentos Esportivos e Culturais

Opera o funcionamento dos equipamentos radicais (Stret Park, Stret Park Mirim, Half Pipe, Paredes de Escalada, Rapel, Tirolesa, Dirt Jump). Ligado ao Supervisor de Equip. Esport. e Culturais.

1.2.2 Encarregado da manutenção

Cuida da preservação das estruturas físicas do Parque. Ligado ao Coordenador do Parque.

1.2.3 Administrador Cajuv

Cuida da parte burocrática por parte da Coordenadoria de Ações para a Juventude - CAJUV. Ligado ao Coordenador do Parque.

1.2.4 Administrador G.S.U.

Cuida da parte burocrática por parte do Gabinete de Serviços Urbanos. Ligado ao Coordenador do Parque.

1.2.4.1 Limpeza

Realizam a limpeza das diversas

dependências do Parque. Ligado ao Adm. G.S.U.

1.2.4.2 Jardinagem

Cuida da preservação e demais cuidados do Paisagismo Arbóreo do Parque. Ligado ao Administrador G.S.U.

(26)

26

1ª vez 1,00%

1X por mês 20,00%

1X por para cada 2 meses 2,00%

1X por semana 27,00% 2X por mês 3,00% 2X por semana 16,00% 3X por mês 2,00% 3X por semana 13,00% 4X por semana 1,00% 5X por semana 3,00% OUTROS 12,00%

(27)

27 RAPHAEL LAZZURI 13,73% PARQUE DO IBIRAPUERA 11,76% VILA LOBOS 8,82% SALVADOR ARENA 7,84% CELSO DANIEL 6,86% ANA BRANDÃO 5,88% OUTROS PARQUES 3,92%

CENTRAL SANTO ANDRE 1,96%

CHACARA SILVESTRE 1,96%

PISTA DE SÃO CAETANO DO SUL 1,96%

PISTA SUMARE EM SÃO PAULO 1,96%

PARQUE DA IDEPENDÊNCIA 1,96% PARQUE DA JUVENTUDE SP 1,96% PRAIA 1,96% ACADEMIA 0,98% BOSQUE MAIA 0,98% CAJUV-SBC 0,98%

CASA DO HIP HOP 0,98%

CEUS DE SÃO PAULO 0,98%

CHICO MENDES 0,98%

IMIGRANDES 0,98%

NOVA PETROPOLIS 0,98%

OUTRAS PISTAS 0,98%

PARQUE EM SÃO CAETANO DO SUL 0,98%

PRAÇA KENEDY 0,98%

PRAÇA REPUBLICA SP 0,98%

PISTA DE BAIRRO 0,98%

PISTA DE MAUA 0,98%

PISTA DE SANTO ANDRÉ 0,98%

PISTA DE SÃO PAULO 0,98%

PARQUE DAS BICICLETAS 0,98%

PARQUE DE DIADEMA 0,98% PARQUE DO POVO 0,98% PARQUE EM SANTOS 0,98% PARQUE ESTORIL 0,98% PARQUE INDEPENDENCIA 0,98% PARQUE REGINA 0,98%

PARQUE JUVENTUDE SANTO ANDRE 0,98%

SÃO CAETANO DO SUL 0,98%

SERRA CANTAREIRA 0,98%

SHOPPING SÃO BENARDO DOCAMPO 0,98%

TAMOIOS 0,98%

(28)

28 Figura 4 – Dirf Jump.

(29)

29 Figura 6 – Street Park Mirim.

(30)

30 Figura 8 – Parede de Escalada.

(31)

31 Figura 10 – Street Park.

Referências

Documentos relacionados

o34eto es'ec-9ico de estdo, elas ser/o reto0adas na discss/o do contedo da Didática descrito 'or 'ro9essores

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

O planejamento fatorial foi aplicado satisfatoriamente para a otimização dos parâmetros da técnica de voltametria linear de redisso- lução anódica no desenvolvimento

TEMPO NÍVEL BE REB.BAS REB.BAS ECONOMIA BE ÓTIMA ÓTIMA ÓTIMO BE REATIVO PERRAS BE PERBAS BE ANUAL CAPAC... TEMPO HIVEL BE RED.BAS RED.BAS ECONOMIA BE ÓTIMA ÓTIMA

The second criterion is based on the definition of high-risk patients for carotid endarterectomy: congestive heart failure, ischemic cardiopathy, the need for associated

E Jesus conclui: se alguém que não é tão amigo quanto isso é capaz de nos ajudar se nós insistirmos, muito mais nos ajudará o nosso Pai do Céu, não só pela nossa

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Our surveys indicate that at least 520 bird species occur in Viruá National Park (VNP) and adjacent areas, which is located in the Brazilian state o Roraima (northern