• Nenhum resultado encontrado

EDITORIAL Diretores de Aposentadoria e Pensões

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITORIAL Diretores de Aposentadoria e Pensões"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Em texto de apresentação, Ildebrando Zoldan e Márcia Barbosa convidam os filiados para

um trabalho conjunto voltado para a valorização da classe.

Pág. 2

Diretores De APosentADoriA e Pensões

fAlAm De exPectAtivAs nA gestão

EDITORIAL

Informativo da Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões

Ano vii - edição nº 147 - fevereiro de 2019 sindifisconacional.org.br

internet

Pág. 5

A terceira idade e os

desafios na inclusão digital

AlertA

Pág. 3

Estelionatários tentam

novo golpe contra filiados

TAMBÉM NESTA EDIÇÃO

04

mAis notíciAs

Informações sobre a comissão da reforma da Previdência, carteira funcional e reunião do Mosap

07

HomenAgem

Diretoria parabeniza o filiado João de Mattos pelo seu centenário

08

AuDitor APosentADo Para Wedson Gebara Dumas, o segredo da vida longa está em fazer o que se gosta

(2)

2

IDAAP - EDIÇÃO 147 - 2019 SINDIFISCO NACIONAL

EDITORIAL

EXPEDIENTE

CONTATO

IDAAP é uma publicação da Diretoria Executiva Nacional do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil).

Diretoria do sindifisco nacional

Presidente: Kleber Cabral; 1º Vice-Presidente: Ayrton Eduardo de Castro Bastos; 2º Vice-Presidente: Jesus Luiz Brandão; Secretária-Geral: Mariana Ribeiro de Araújo; Diretor-Secretário: Paulo Roberto Pereira Ferreira; Diretor de Comunicação Social: Marchezan Albuquerque Taveira; Diretor-Adjunto de Comunicação: Júlio Cesar Carvalho de Araújo; Diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões: Ildebrando Zoldan; Diretora-Adjunta de Assuntos de Aposentadoria e Pensões: Marcia Regina Rangel Barbosa.

Departamento de Jornalismo

Gerente: Tarciano Ricarto; Edição: Danielle Santos; Jornalistas: Cristina Fausta, Danielle Santos, Patrícia Portales, Ricardo Cassiano, Aline Matheus; Projeto Gráfico: Núcleo Cinco Marketing e Comunicação Ltda.; Diagramação: Núcleo Cinco Marketing e Comunicação Ltda.; Tiragem: 22.500 Exemplares; Impressão: Interagir Artes Gráficas LKB Ltda ME.

sede do sindifisco nacional

SDS, Conjunto Baracat, 1º andar, salas 1 a 11, Asa Sul, Brasília/DF – Cep: 70.392-900

contato da Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões

fone: (61) 3218-5262 - (61) 3218-5286 site: www.sindifisconacional.org.br

e-mail: daapden@sindifisconacional.org.br e

aposentados@sindifisconacional.org.br

Diretores De APosentADoriA e Pensões fAlAm De exPectAtivAs nA gestão

Caros amigos aposentados e pensionistas,

Estamos chegando agora. Após uma luta nas elei-ções – que mostrou, antes de tudo, a virilidade e a robustez do nosso sindicato –, estamos assumindo a Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões. Chegamos revitalizados para lutar, sem trégua, pelos assuntos que digam respeito aos interesses dos aposentados e pensionistas.

Temos muita luta pela frente, mas, acima de tudo, precisamos de um aposentado atento e participante. A maior força de qualquer segmento é a sua união e ação. São os motivadores essenciais aos gestores que os representam.

Nossos aposentados e pensionistas sempre tiveram um potencial de luta indiscutível e inigualável. Falamos com conhecimento de causa. Só precisamos sair da apatia que nos contaminou de uns tempos para cá.

A idade deve nos servir para acrescentar experiência e sabedoria e para nos lembrar do trabalho que desenvolvemos para a grandeza da instituição que nos orgulhamos de pertencer; hoje a Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Só teremos reais condições de uma luta mais frontal e de afirmação, quando guindarmos a classe a uma valorização que ela nunca deixou de ter perante os poderes constituídos e, principalmente, perante a sociedade a que pertencemos.

Ser aposentado não é ser inativo e apático às coisas que digam respeito a seus interesses. Temos que nos revigorar. É para isso que estamos aqui. Ajudem-nos a encetar esta nova luta!

O novo presidente do nosso sindicato está atrelado a essa luta, e o Programa de Trabalho que foi exposto durante a campanha traduz isto.

Vamos mostrar o valor da nossa classe!

O trabalho de cada aposentado e pensionista na base será de fundamental importância.

Só pedimos agora, a Deus, que nos dê a clarividência necessária para desenvolver o nosso trabalho, porque a nossa meta já está traçada.

Ajudem-nos!

Abraços carinhosos e de esperança dos seus diretores. ildebrando Zoldan e márcia Barbosa

(3)

3

SINDIFISCO NACIONAL IDAAP - EDIÇÃO 147 - 2019

Cuidado, golpe!

A Diretoria Executiva Nacional e a Diretoria de Assuntos de Apo-sentadoria e Pensões reiteram os alertas sobre novas investidas de golpes que têm como alvos os Auditores-Fiscais. Recentemen-te, dois filiados de Uberaba (MG) relataram ter recebido ligações de golpistas se passando por in-tegrantes da fictícia “Associação dos Servidores Públicos Federais Civis e Militares”.

Assim como em outros golpes aplicados via telefone, a “aten-dente” informou aos Auditores que eles teriam direito a créditos oriundos de ações judiciais, mas que, para receber os valores, seria necessário realizar o pagamento de custas ou “honorários”. Uma das vítimas, um Auditor aposen-tado, de 66 anos, contou ao Idaap que recebeu a ligação, no seu te-lefone fixo, no dia 29 de janeiro.

A golpista se identificou como integrante do Departamento Ju-rídico da suposta associação de servidores e disse que o Auditor teria direito a R$ 58 mil relativos a créditos judicias vinculados ao Siape (Sistema Integrado de Administração de Pessoal). Para mais orientações, ele deveria li-gar no telefone 0800 883 6189 ou no (31) 3033-0464. “O que mais me chamou a atenção foi que essa pessoa, do primeiro conta-to, tinha todos os meus dados e chegou a confirmar os últimos números do meu CPF”, relembra o Auditor.

Desconfiado, o filiado dirigiu-se sabiamente à DS (Delegacia Sin-dical) Uberaba para averiguar o número do suposto processo judicial e outras informações re-passadas pela “atendente”. De-pois de constatar que os dados

eram inconsistentes, o Auditor-Fiscal ligou no número informa-do e foi atendiinforma-do pelo “coronel Valdo Costa Neto”. Ele disse que retornaria o contato em 15 minu-tos e, quando ligou de volta, foi surpreendido pelo Auditor.

“Eu pedi a ele o número do CNPJ da associação. Ele disse que não sabia e, logo depois, encerrou o contato”, detalhou o aposen-tado. “Tenho certeza de que, se eu tivesse feito algum depósito, nunca mais veria o meu dinhei-ro”, acrescentou. Em casos seme-lhantes, os golpistas alegam que é preciso fazer algum depósito para liberar o suposto precatório e informam a conta de destino.  Fique atento

Diante do relato desta e de ou-tras vítimas, a Diretoria de Assun-tos de Aposentadoria e Pensões orienta os Auditores-Fiscais, ati-vos e aposentados, a suspeita-rem de contatos telefônicos rela-cionados aos processos judiciais. Qualquer suspeita deve ser ime-diatamente comunicada ao sin-dicato e às autoridades policiais para a tomada de providências. As informações relativas às ações judiciais são tratadas exclusiva-mente pela Diretoria de Assun-tos Jurídicos e todas as comu-nicações se dão por meio de correspondência postal e da divulgação de notícias no site do sindifisco nacional. A Dire-toria também ressalta que não solicita, em troca de serviços ou benefícios dos filiados, qualquer tipo de pagamento, depósito ou transferência bancária.

(4)

4

IDAAP - EDIÇÃO 147 - 2019 SINDIFISCO NACIONAL

REfORmA DA PRE vIDêncIA

Comissão Criada pelo

sindiCato Contará Com

sugestões dos filiados

membros do mosap

debatem reforma da

previdênCia

Um dos temas principais da pau-ta política nacional, a Reforma da Previdência é objeto de uma co-missão criada pela Diretoria Nacio-nal do Sindifisco com objetivo de formular propostas baseadas no conhecimento dos Auditores-Fis-cais para subsidiar os debates den-tro do Governo e do Parlamento. Para isso, o sindicato está convi-dando os filiados aposentados e os pensionistas a contribuírem com sugestões acerca deste tema. O e-mail para envio das propostas é o

daapden@sindificonacional.org. br. A condução dos trabalhos será

Os diretores de Assuntos de Apo-sentadoria e Pensões, Ildebrando Zoldan e Márcia Barbosa, partici-param da 1ª reunião do Instituto Mosap (Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas), realizada dia 12 de fevereiro, em Brasília. No encon-tro, os membros debateram a Re-forma da Previdência e a Medida Provisória 871/19.

realizada de maneira virtual.

“Como o assunto é de extrema importância e pode afetar a to-dos, toda contribuição é valiosa”, disse Kurt Krause, coordenador da comissão e diretor de Relações Internacionais e Intersindicais. Além da Reforma da Previdência, o sindicato também criou outras cinco comissões, que tratarão da Reforma Tributária, do Ma-peamento de Processos, do PDI (Plano de Desenvolvimento Indi-vidual), dos perfis de acesso aos sistemas informatizados da Re-ceita e do Conaf.

Na oportunidade, Zoldan reiterou que, com a retomada do debate sobre a Previdência, a atuação nas bases deve ser a ferramenta de for-ça conjunta das carreiras. O diretor é membro vitalício do Conselho Consultivo do Mosap, juntamen-te com o Auditor-Fiscal Domingos Ferdinando Travesso. A próxima reunião do Instituto Mosap está marcada para o dia 12 de março.

Carteira

funCional:

ainda dá tempo

de soliCitar

a sua

Os filiados aposentados que não têm sua carteira funcional ainda podem fazer a solicitação do documento. A partir de ago-ra, basta procurar a Unidade de Gestão de Pessoas, junto à DRF da sua jurisdição, com seu RG e CPF, para a confirmação de da-dos pessoais e coleta biométri-ca. É preciso apresentar também comprovante de residência e uma foto 3x4 recente em fundo branco (homens devem fotogra-far com paletó e gravata).

Para evitar possíveis inconsis-tências de dados no documen-to, é importante que os filiados façam uma checagem criteriosa das informações apontadas na hora do cadastramento e cole-ta de biometria, que é realizado presencialmente nas Delegacias da jurisdição do solicitante. Essa preocupação se dá devi-do à ocorrência de identidades funcionais de aposentados que foram entregues com informa-ções incorretas.

Para 2019, a Receita Federal prevê a confecção de três lotes desse documento. Para conhe-cimento, informamos que as da-tas de envio dos dados à empre-sa que produz as carteiras serão: 26 de março, 23 de julho e 22 de outubro.

(5)

5

SINDIFISCO NACIONAL IDAAP - EDIÇÃO 147 - 2019

IncLusãO DIgITAL

apesar de numerosos, idosos

na internet ainda busCam

representatividade

Realizar transações bancárias, pes-quisar informações oficiais e notí-cias, ou apenas adquirir algum produto ou serviço. São inúmeras as facilidades que a internet pro-porciona nos afazeres do dia-a-dia. Tudo ao alcance das mãos experientes dos internautas com mais de 60 anos — grupo de 7,3 milhões de pessoas que represen-ta 25% dos brasileiros conecrepresen-tados, segundo a pesquisa TIC Domicí-lios, do Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvi-mento da Sociedade da Informa-ção), órgão ligado à Unesco. Uma pesquisa sobre o Uso das Tec-nologias de Informação e Comu-nicação nos Domicílios Brasileiros

aponta que, de 2016 para 2017, foi registrado aumento de seis pon-tos percentuais no número de in-ternautas no Brasil, passando de 61% para 67%. Dos 120,7 milhões de internautas identificados pelo estudo, a maioria prefere navegar por meio do celular (96% dos usu-ários). O computador de mesa fi-cou em segundo como dispositivo mais utilizado para acesso indivi-dual, seguido dos aparelhos de te-levisão SmartTV e, por último, dos videogames. No caso de usuários acima dos 60 anos, a preferência é pelo smartphone (44%). entre os idosos, 87% relataram optar pelo acesso via celular.

As atividades de lazer ocupam o

topo das ações mais realizadas na Web. Ainda de acordo com a TIC Domicílios 2017, um universo de 85 milhões de pessoas, que repre-senta 71% dos internautas, se co-necta à internet com objetivo de assistir a vídeos, programas, filmes, jogos ou séries, e também para ouvir músicas. Outros 90% usam aplicativos como WhatsApp para envio de mensagens e 77% pos-sui redes sociais como Facebook e Instagram. o público com 60 anos ou mais é bem participativo nesse meio: 79% relataram utilizar a in-ternet para envio de mensagens; 63% afirmaram realizar chamadas por voz e vídeo; e 53% usam as re-des sociais.

(6)

6

IDAAP - EDIÇÃO 147 - 2019 SINDIFISCO NACIONAL

Apesar de toda essa influência da internet na vida das pessoas, o pú-blico acima de 60 anos é o mais excluíDo do mundo digital, pois ainda não tem seus interesses atendidos. O assunto é foco das pesquisas acadêmicas da profes-sora Janara Kalline Leal Lopes de Sousa, especialista em governan-ça da internet.

Conforme a Pnad Contínua (Pes-quisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), o número de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil saltou de 25,4 milhões em 2012 para 30,2 milhões em 2017 — são 4,8 milhões de idosos a mais em um período de cinco anos. Essa tendência de envelhecimento ana-lisada pelo IBGE deve se manter pelos próximos anos, alcançando em 2060 um universo de 58,2 mi-lhões de idosos, o que deve re-presentar 25,5% de uma popula-ção de 228,3 milhões de pessoas. Frente a essa realidade, a pesqui-sadora Janara Lopes de Sousa denuncia a falta investimento na inclusão de idosos no meio digi-tal, seja pela indisponibilidade de cursos que ensinem a usar dispo-sitivos e a navegar, ou mesmo na criação de páginas e aplicativos insatisfatórios quanto à acessibili-dade adequada para esse públi-co públi-comprovadamente ainda tão importante para a economia. Outra problemática provocada por essa exclusão digital implica no desrespeito ao direito à comu-nicação, assegurado pela Consti-tuição. Ao longo de seus estudos, a professora Janara identificou uma proposta interessante e fun-cional para sanar a questão: os te-lecentros. Tratam-se de espaços criados com o objetivo de oferecer cursos de orientação sobre o uso

de equipamentos e a própria na-vegação pela internet.

O Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades

— Telecentros.BR, foi instituído pelo Decreto n° 6.991/09.

“No entanto, foi um projeto pon-tual, que não teve continuidade”, relata Janara, com relação aos cur-sos direcionados ao público acima dos 60 anos.

 Falta protagonismo

Idosos que já têm acesso à rede mundial de computadores se re-alizam mais como sujeito do que como cidadão. Embora conecta-dos, eles ainda se deparam com a falta de representatividade no espaço virtual. Eles participam de blogues de fotografias, acessam sites de receitas culinárias, pes-quisam promoções de passagens. Sempre páginas pensadas e pro-duzidas por pessoas fora dessa fai-xa etária, que não compartilham das mesmas inquietações. Os tex-tos geralmente são apresentados em letras pequenas, sem acompa-nhamento de descrição em áudio e, para alguns serviços, há sites e aplicativos com menus complica-dos e misteriosos.

Em pesquisa de mestrado realiza-da em 2009 na UnB, Janara inves-tigou justamente o protagonismo das pessoas acima dos 60 anos na internet. “Não foi identificado, por exemplo, um idoso influenciador digital”, relata.

Pensar em uma navegação se-gura é fundamental, em especial quando se trata desse público, que é estatisticamente o mais le-sado em questões financeiras na Web e, portanto, tido como o mais vulnerável. Para se proteger, a professora Janara sugere que o usuário deve ter cuidado ao pre-encher formulários com dados pessoais e se atentar para as po-líticas de privacidade das pági-nas e redes sociais. “Até mesmo aplicativos de músicas podem ter acesso às fotos do usuário.” Além disso, senhas longas e trocadas com frequência oferecem maior segurança. “Em geral, as informa-ções sobre segurança se encon-tram na própria internet”, orienta.

O público com 60

anos ou mais é bem

participativo (...):

79% relataram

utilizar a internet

para envio de

mensagens; 63%

afirmaram realizar

chamadas por voz e

vídeo; e 53% usam

as redes sociais.

(7)

7

SINDIFISCO NACIONAL IDAAP - EDIÇÃO 147 - 2019

cOmEmOR Aç ãO

diretoria parabeniza o filiado João

de mattos pelo Centenário de vida

A Diretoria de Assuntos de Apo-sentadoria e Pensões parabeniza o Auditor-Fiscal João de Mattos Lima pelo seu centenário, alcan-çado no dia 2 de fevereiro des-te ano. Conforme narrado pela sua filha Juvita Lima, João, que é nascido em Ponta Grossa (PR), é o caçula de uma família de sete irmãos.

Do casamento com a Auditora-Fis-cal estadual Joaninha Lara Lima, João de Mattos teve quatro filhos. Ele participou da fundação da As-sociação dos Exatores Federais do Paraná, atuando ativamente na entidade como titular de diversos cargos. Anos depois, a Associação viria a ser parte do Sindifisco Na-cional, através da Unacaf.

Como diz a letra de sua canção preferida, Fascinação: “De quime-ras mil, um castelo ergui”. Enca-rou as dificuldades e se dedicou aos estudos, iniciados em Ponta Grossa. Em Curitiba, concluiu o ginásio. Serviu ao Exército e de-cidiu se preparar para concursos públicos, tendo sido aprovado em 1948 na seleção para Escrivão de Coletoria.

Segundo Juvita, João alçou o car-go de Coletor Federal inicialmen-te na cidade de Colombo e, pos-teriormente, em Ibati e São João do Triunfo.

No desempenho de suas fun-ções, João Lima abraçou missões como a de instalar coletorias em cidades do Paraná. Em seguida,

traçou o caminho de volta, pas-sando novamente por Colombo, até conseguir a lotação definitiva em Curitiba. Foi chefe de Contro-le de Lançamento e se aposentou em 1980, como chefe da Seção de Revisão e Restituição.

Hoje, é conselheiro vitalício da FEP (Federação Espírita do Para-ná), onde por anos se dedicou a trabalhos filantrópicos. Entre as funções assumidas na FEP, duran-te 20 anos atuou como diretor do Albergue Noturno. Na literatura de cabeceira, está o Evangelho Segundo o Espiritismo, compac-tuando com a personalidade aco-lhedora e altruísta demonstrada por João de Mattos Lima ao longo desses cem anos de vida.

(8)

8

IDAAP - EDIÇÃO 147 - 2019 SINDIFISCO NACIONAL

AuDITOR APOsEnTADO

O segredO da vida

lOnga está em fazer

O que gOsta

A idade do Auditor-Fiscal apo-sentado Wedson Gebara Dumas é sinal de altivez e de disposição para o trabalho. Aos 80 anos, ele foi eleito membro do Con-selho Fiscal da Delegacia Sindi-cal de Campos dos Goytacazes (RJ) pela 2ª vez consecutiva. À vontade na função, ele afirma que sua atribuição no Conselho é mais uma das escolhas que fez e integram o segredo de sua longevidade.

“O segredo da vida longa está em fazer o que gosta. O ser hu-mano não pode parar, é muito bom acordar e ter tarefas para desempenhar. No sindicato, além da minha tarefa como conselheiro, que tem de zelar pelo cumprimento do estatuto, também sou participativo, pre-sente em todas as discussões de interesse da classe nas assem-bleias”, afirma com entusiasmo. As reuniões do Conselho in-tegram uma agenda cheia de compromissos desde a sua aposentadoria, em 1990. Edi-nho Gebara, como é conhecido pelos amigos do Clube Campis-ta de Tiro Esportivo da cidade, onde é instrutor e atirador es-portivo, também é um homem do campo e continua a traje-tória de seus pais, que foram

criadores de gado.

Ligado às necessidades de seus companheiros do campo, ele foi diretor Conselheiro na Coo-perativa de Produtores de Leite e continua atuando em defesa dos interesses e bons negócios dos ruralistas. Ele é diretor-su-plente no Sindicato Rural de Campos e membro do Conse-lho Deliberativo da Fundação Rural de Campos e do Conselho de Administração da Fundação Norte Fluminense de Desenvol-vimento Regional, a Fundenor. Assim como a experiência no campo, o Auditor orgulha-se em lembrar que foi Comodoro no Yacht Club Lagoa de Cima. Atualmente, ocupa, também a função de presidente da Socie-dade de Amigos da 2ª Compa-nhia de Infantaria da Socieda-de Socieda-de Amigos da 56º Batalhão de Infantaria, Batalhão Manoel Theodoro.

Além de todo esse trabalho, Edinho Gebara voa. Isso mes-mo! Recentemente, ele fez um curso de voo de 50 horas e tem um simulador de helicóptero. Sobre a vida laboral, o Auditor conta que iniciou sua carrei-ra em 1958, quando assumiu o cargo de Fiscal de Contribui-ções Previdenciárias no Iapetec

(Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas). Com a certeza de missão cumprida, ele sintetiza:

“Quando veio a unificação dos institutos em 1960, fui para chefia do INSS, onde assumi o comando da fiscalização da Re-gião Fiscal nº 15, que abrangia a ação fiscal nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espí-rito Santo. Minha estratégia à frente da equipe sempre foi a de reunir os fiscais para, junto, orientar as empresas a contento e fiscalizar com rigor”, relembra. Edinho Gebara completa ainda que sua longevidade está tam-bém na harmonia em que vive sua família. Casado há 57 anos com Marilute Miguel Dumas, ele tem três filhos, seis netos e três bisnetos.

Referências

Documentos relacionados

A taxa de desemprego medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua ficou em 6,8% no período de três meses encerrado em janeiro, o que representou um

1) O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos ou XP”) ou por agentes autônomos de investimento que

Nos oito anos em que o IBGE faz a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), 3,9 milhões de pessoas passaram a trabalhar de forma autônoma. Com relação às

7.6.5) O Programa de Pós-Graduação em Comunicação reserva-se o direito de não preencher o total de vagas previsto, mantendo o compromisso de preencher 30% das vagas

O presente estudo teve como objetivo analisar estrategicamente a implantação de um consórcio público intermunicipal para a gestão integrada dos resíduos sólidos

<https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101551_informativo.pdf>. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD. Assédio sexual entre as

• Empresa SYNGENTA, parceiro institucional, participa com o fornecimento de agroquímicos e sementes de milho para a implantação das Unidades Demonstrativas, bem como com