• Nenhum resultado encontrado

Quí. Quí. Monitor: João Castro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quí. Quí. Monitor: João Castro"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Quí.

Quí.

Professor: Carlos Vitorino

(2)

Quí.

Radioatividade

07

nov

RESUMO

Introdução

Em 1896, o físico francês Antonine-Henri Becquerel percebeu que um sal de urânio, o sulfato duplo de potássio e urila, era capaz de sensibilizar o negativo de um filme fotográfico, recoberto por papel preto ou ainda por uma fina lâmina de metal. As radiações emitidas pelo material apresentavam propriedades semelhantes à dos raios X, que foi denominada radioatividade.

Em 1897, Marie Sklodowska Curie (1867-1934) demonstrou que a intensidade da radiação é proporcional à quantidade de urânio na amostra e concluiu que a radioatividade é um fenômeno atômico.

Nesse mesmo ano, Ernest Rutherford criou uma aparelhagem para estudar a ação de um campo eletromagnético sobre as radiações.

Rutherford concluiu que os raios alfa e beta, como sofrem desvio no campo magnético, devem apresentar carga elétrica, ao passo que os raios gama não devem ter. Os raios beta são atraídos pela placa positiva; devem, portanto, ter carga negativa. Com o mesmo raciocínio pode-se deduzir que os raios alfa têm carga positiva.

(3)

Quí.

Leis da Radioatividade

- 1ª Lei: a emissão de partículas α

O átomo de um elemento radioativo, ao emitir uma partícula

α

, da origem a um novo elemento, que apresenta o número de massa A com 4 unidades a menos e número Z com 2 unidades a menos.

Exemplo

A

X

z

4

α

2

+

A-4

Y

Z-2

Explicação: uma partícula

α

é constituída de 2 prótons e 2 nêutrons, e a emissão de uma delas originará um novo elemento, com 2p e 2n a menos.

- 2ª Lei: lei de Soddy, Fajan e Russel

Quando um átomo de um elemento radioativo emite uma partícula β, ele se transforma em um novo elemento de mesmo número de massa, mas o seu número atômico apresenta uma unidade a mais.

A

X

z  0

β

-1

+

A

Y

Z+1

Explicação: quando ocorre a emissão de uma partícula beta, um nêutron presento no núcleo de decompõe dando origem a um próton, a um elétron e uma subpartícula atômica denominada antineutrino. O próton permanece no núcleo; o elétron e o antineutrino são emitidos.

Tempo de meia-vida

Tempo necessário para que a metade dos núcleos radioativos se desintegre, ou seja, para que uma amostra radioativa se reduza a metade.

Perceba que a cada período de meia vida a % na amostra cai pela metade.

EXERCÍCIOS DE AULA

1.

No processo de desintegração natural de 92U238, pela emissão sucessiva de partículas alfa e beta,

forma-se o 88Ra226. Os números de partículas alfa e beta emitidas neste processo são, respectivamente, a) 1 e 1.

b) 2 e 2. c) 2 e 3. d) 3 e 2. e) 3 e 3

(4)

Quí.

2.

A partir de um átomo radioativo (X), chega-se ao elemento 86Rn220 por meio de duas emissões alfa e

duas emissões. Os números atômico e de massa do átomo radioativo são, respectivamente: a) 92 e 224.

b) 92 e 228. c) 88 e 228. d) 88 e 224. e) 90 e 226

3.

Os raios gama oriundos do cobalto 60 ou do césio 137 podem ser usados na radiação em alimentos. Sobre a radiação gama, considere as afirmativas.

I. O átomo de cobalto ou de césio, ao emitir radiação gama, resulta em um novo elemento químico não radioativo. II. A radiação gama é uma radiação eletromagnética.

III. A radiação gama não apresenta massa nem carga elétrica. IV. O poder de penetração da radiação gama é muito pequeno. Assinale a alternativa CORRETA.

a) Somente as afirmativas I e IV são corretas. b) Somente as afirmativas II e III são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

4.

Um ambiente foi contaminado com fósforo radioativo, 15P32. A meia-vida desse radioisótopo é de 14

dias. A radioatividade por ele emitida deve cair a 12,5% de seu valor original após: a) 7 dias b) 14 dias c) 42 dias d) 51 dias e) 125 dias

EXERCÍCIOS DE CASA

1.

Após algumas desintegrações sucessivas, o 90Th232, muito encontrado na orla marítima de Guarapari

(ES), se transforma no 82Pb208. O número de partículas e emitidas nessa transformação foi,

respectivamente, de: a) 6 e 4 b) 6 e 5 c) 5 e 6 d) 4 e 6 e) 3 e 3

2.

Na usina coreana de Wolsung, cerca de 50 litros de água pesada vazaram (...), e puderam ser A água pesada (D2O) é constituída por deutério e oxigênio, e é um subproduto das usinas nucleares,

sendo obtida através do bombardeamento do núcleo de hidrogênio.

De acordo com a reação acima, X é um(a): a) elétron.

b) nêutron. c) partícula α.

(5)

Quí.

d) partícula β. e) partícula γ

3.

Quando um átomo de isótopo 228 do elemento químico tório libera uma partícula alfa (partícula com 2 prótons e número de massa igual a 4), originando um átomo de rádio, de acordo com a equação:

valores de x e y são, respectivamente: a) 88 e 228.

b) 89 e 226. c) 91 e 227. d) 90 e 224. e) 92 e 230.

4.

Considere as seguintes afirmações:

I. A radioatividade foi descoberta por Marie Curie.

II. A perda de uma partícula beta de um átomo de 33As75 forma um átomo de número atômico maior.

III. A emissão de radiação gama a partir do núcleo de um átomo não altera o número atômico e o número de massa do átomo.

IV. A desintegração de 88Ra226 a 83Po214 envolve a perda de 3 partículas alfa e de duas partículas beta.

Das afirmações feitas, estão CORRETAS: a) apenas I e II.

b) apenas I e III. c) apenas I e IV. d) apenas II e III. e) apenas II e IV.

5.

Um átomo de 92U 238 emite uma partícula alfa, transformando-se num elemento X, que, por sua vez,

emite uma partícula beta, dando o elemento Y, com número atômico e número de massa respectivamente iguais a: a) 92 e 234 b) 91 e 234 c) 90 e 234 d) 90 e 238 e) 89 e 238

6.

Detectores de incêndio são dispositivos que disparam um alarme no início de um incêndio. Um tipo de detector contém uma quantidade mínima do elemento radioativo amerício-241. A radiação emitida ioniza o ar dentro e ao redor do detector, tornando-o condutor de eletricidade. Quando a fumaça entra no detector, o fluxo de corrente elétrica é bloqueado, disparando o alarme. Este elemento se desintegra de acordo com a equação a seguir:

Nessa equação, é correto afirmar que Z corresponde a: a) uma partícula alfa.

b) uma partícula beta. c) radiação gama. d) raios X.

(6)

Quí.

7.

Em 1995, o elemento de número atômico 111 foi sintetizado pela transformação nuclear:

Nesse decaimento, liberam-se apenas: a) nêutrons.

b) prótons.

c) partículas α e partículas β . d) partículas β .

e) partículas α.

8.

O acidente do reator nuclear de Chernobyl, em 1986, lançou para a atmosfera grande quantidade de 38Sr90 radioativo, cuja meia-vida é de 28 anos. Supondo ser este isótopo a única contaminação radioativa e sabendo que o local poderá ser considerado seguro quando a quantidade de 38Sr90 se

reduzir, por desintegração, a 1/16 da quantidade inicialmente presente, o local poderá ser habitado novamente a partir do ano de:

a) 2014 b) 2098 c) 2266 d) 2986 e) 3000

9.

A Tomografia PET permite obter imagens do corpo humano com maiores detalhes, e menor exposição à radiação, do que as técnicas tomográficas atualmente em uso. A técnica PET utiliza compostos marcados com 6C 11. Este isótopo emite um pósitron, +1e 0 , formando um novo núcleo, em um processo

com tempo de meia-vida de 20,4 minutos. O pósitron emitido captura rapidamente um elétron, -1e 0 ,

e se aniquila, emitindo energia na forma de radiação gama.

a) Escreva a equação nuclear balanceada que representa a reação que leva à emissão do pósitron. O núcleo formado no processo é do elemento B(Z=5), C(Z=6), N(Z=7) ou O(Z=8)?

b) Determine por quanto tempo uma amostra de 6C 11 pode ser usada, até que sua atividade radioativa

se reduza a 25% de seu valor inicial.

10.

Glenn T. Seaborg é um renomado cientista que foi agraciado com o Prêmio Nobel de Química em 1951, por seus trabalhos em radioquímica. Em 1974 foi sintetizado, nos Estados Unidos, o elemento de número atômico 106 que, em sua homenagem, teve como nome proposto Seaborgium (106Sg).

a) O bombardeio do 98Cf249 por um elemento X produz o 106Sg263 e 4 nêutrons. Determine o número

atômico e o número de massa do elemento X.

b) Sabendo que um determinado isótopo do 106Sg perde 50% de sua massa inicial em 10 segundos,

(7)

Quí.

GABARITO

Exercícios de aula

1. d 2. c 3. b 4. c

Exercícios de casa

1. a 2. b 3. d 4. d 5. b 6. a 7. e 8. b 9. 10.

Referências

Documentos relacionados

gerontocídio indefensável.. no Brasil é uma das piores do mundo, não há previsão de queda na curva de casos e mortes, e o Governo Federal segue promovendo desinformação e

Maria Gabriela, a esposa do dono do ferro-velho, Devair, teve a intuição de que o mal-estar que seus familiares também passaram a sentir poderia ser devido ao pedaço da fonte

Durante o ano de 2013 foi dada continuidade às atribuições da DMDSC nas áreas da ação social, educação, cultura, património histórico, turismo e

a) Ambos os átomos de nitrogênio fazem parte do anel aromático. e) Por ser um composto aromático, a nicotina é responsável pelo odor característico da fumaça do cigarro. Certos

a) Incentivar a reciclagem de resíduos biológicos, utilizando dejetos animais e restos de culturas para produção de adubo. b) Repor o estoque retirado das minas com um íon

P. a) O ponto de fusão do ácido láurico é menor que o ponto de fusão do ácido esteárico, pois possui maior massa molar. b) As moléculas do ácido esteárico são apolares..

a) homogêneo, com uma fase. b) heterogêneo, com três fases. c) heterogêneo, com quatro fases. d) heterogêneo, com duas fases. e) homogêneo, com duas fases.. Cíntia acordou de

Peneiração ou filtração; decantação ou sifonação. O funil de bromo, separa dois líquidos imiscíveis. A destilação é o processo mais indicado para separar misturas miscíveis