• Nenhum resultado encontrado

Quí. Monitor: Gabriel Pereira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quí. Monitor: Gabriel Pereira"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Q u í.

Quí.

Professor: Allan Rodrigues Monitor: Gabriel Pereira

(2)

Q u í.

Propriedades físicas dos compostos orgânicos

26 set

RESUMO

Neste módulo estudadesmos as principais propriedades físicas dos compostos orgânicos.

Ponto de fusão e ebulição dos compostos orgânicos

a) Interações Intermoleculares

As forças intermoleculares são as forças que ocorrem entre uma molécula e a molécula vizinha.

Durante uma mudança de estado físico ocorre o afastamento ou a aproximação entre essas moléculas, rompendo ou formando ligações intermoleculares.

As forças intermoleculares podem ser do tipo: Dipolo induzido, Dipolo-dipolo ou ligação de hidrogênio.

Quanto mais fortes forem as forças intermoleculares entre as moléculas, mais será o ponto de fusão e ebulição da substância, pois mais difícil será de afastar uma molécula da sua molécula vizinha.

Ex.:

PSIU!

Os hidrocarbonetos ramificados possuem menor extenção para ação das forças intermoleculares, portanto para hidrocarbonetos de mesma fórmula molecular, os menos ramificados possuem maior ponto de ebulição.

Ex.: C5H12

(3)

Q u í.

b) Massa molar

Quanto maior for a massa molar do composto, maior será o seu ponto de ebulição.

Ex.:

Comparando o ponto de ebulição dos alcanos não ramificados com 1 e 3 carbonos, com base na tabela acima, indique quem possui o maior ponto de ebulição.

Com base na tabela e nas respectivas massas molares, o C3H8 possui o ponto de ebulição maior que o CH4.

PSIU!

Quanto comparamos os ponto de ebulição de hidrocarbonetos, por todos serem apolares e fazerem ligações de dipolo induzido, a massa molar será o fator decisivo para determinar quem possui maior ponto de ebulição.

Solubilidade dos compostos orgânicos

A solubilidade dos compostos orgânicos deve ser analisada a partir da polaridade e/ou apolaridade exercida pela sua estrutura molecular.

(4)

Q u í.

Sendo assim, é possivel visulalizar que com o aumento da parte apolar do hidrocarboneto há o aumento da solubidade em hexano, que é um composto apolar. E a diminuição da solubilidade em água, que é um composto polar.

Vale lembrar, que o aumento da quantidade de hidroxilas (-OH), elevaria a polaridade da molécula, aumentando a solubilidade em água e diminuindo a solubilidade em hexano.

EXERCÍCIOS DE AULA

1.

A característica que os átomos de carbono possuem de ligar-se entre si leva a uma formação de grande variedade de moléculas orgânicas com diferentes cadeias carbônicas, o que influencia diretamente suas propriedades físicas.

Dentre os isômeros da molécula do heptano, aquele que apresentará a menor temperatura de ebulição é

a) 2 metilhexano b) 2,2 dimetilpen tano c) 2,3dimetilpen tano d) 2,2,3 trimetilbutano e) 2,2 - dimetilpropano

2.

Considere os seguintes alcoóis:

I. CH3OH

II. CH3CH2CH2CH2OH III. CH3CH2CH2OH IV. CH3CH2OH

Assinale a alternativa que apresenta em ordem crescente a solubilidade desses alcoóis em água.

a) IIIIIIVI b) II I IVIII c) IIVIIIII d) I II IIIIV e) III  II I IV

3.

Acidente entre caminhões bloqueia BR-290 em Arroio dos Ratos

Colisão aconteceu por volta das 6h e resultou no vazamento da carga de gasolina.

(Disponível em http://zh.clicrbs.com.br. Acesso em 04 out. 2015.) A gasolina, combustível de grande parte dos automóveis que circulam no mundo, e outros produtos, como o gás natural, GLP, os produtos asfálticos, a nafta petroquímica, o querosene, os óleos combustíveis, os óleos lubrificantes, o óleo diesel e o combustível de aviação, são obtidos por meio da __________ do petróleo. Esta é uma operação que se baseia nas diferenças de __________ dos componentes da mistura de hidrocarbonetos. O petróleo é um líquido oleoso, escuro, __________ em água e __________ denso que a água, encontrado em jazidas do subsolo da crosta terrestre.

As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente, por a) destilação fracionada; ponto de fusão; insolúvel; menos.

b) destilação simples; ponto de ebulição; insolúvel; menos.

c) destilação fracionada; ponto de ebulição; solúvel; mais.

d) extração com solvente; ponto de ebulição; solúvel; mais.

e) destilação fracionada; ponto de ebulição; insolúvel; menos.

(5)

Q u í. 4.

Foi publicado uma reportagem no site do UOL no dia 19 de setembro de 2013 sobre uma pesquisa onde

[...] Segundo pesquisadores, 40 micróbios presentes no sistema digestivo dos pandas teriam mostrado alta eficiência no processo de

Dado: Considere que a entalpia de combustão completa do etanol

C H O2 6  

a pressão constante seja -1368 kJ/mol. C: 12 g/mol; H: 1g/mol; O: 16 g/mol.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticia/redacao/2013/09/19/fezes-de-ursos-pandas-podem- dar-origem-anovo-biocombustivel-dizpesquisa.htm#fotoNav=4. Acesso dia 04/10/2013.

Baseado nas informações fornecidas e nos conceitos químicos é correto afirmar, exceto:

a) A combustão completa de 115 g de etanol sob pressão constante libera uma energia (em módulo) de 3420 kJ.

b) O 1-butanol é mais solúvel em água que o etanol.

c) O etanol possui maior solubilidade em água que na gasolina.

d) Na estrutura da molécula do etanol existe um grupo hidroxila ligado a um carbono saturado, sendo que na molécula inteira existem 8 ligações covalentes do tipo sigma.

e) Tem massa molar igual a 124g/mol.

5.

Analise o texto abaixo, que contém lacunas, e as fórmulas a seguir.

A carne de panela é um prato muito apreciado da culinária tradicional, mas em geral é bastante gorduroso, o que o torna inconveniente para muitas pessoas. Para obter uma carne de panela saborosa e com pouca gordura, uma possibilidade é cozinhá-la normalmente, com bastante molho, e deixá-la esfriar; depois, levar à geladeira. Devido a sua __________, a gordura forma placas sólidas por cima do molho, podendo ser facilmente removida. Depois, é só aquecer novamente e tem-se uma carne de panela saborosa e pouco gorda. Esse método é bom para retirar a gordura e o colesterol (sempre presente na gordura animal), mas há uma desvantagem. É que muitos nutrientes são constituídos de moléculas de baixa polaridade, dissolvendo-se preferencialmente em __________. Por isso, são perdidos na remoção das placas, o que poderia levar, por exemplo, à perda do __________.

Os termos que completam corretamente as lacunas são:

a) massa e volume molares carboidratos caroteno

b) polaridade e densidade hidrocarbonetos ácido pantotênico c) temperatura de fusão água caroteno

d) massa e volume molares proteínas ácido pantotênico e) polaridade e densidade lipídios caroteno

EXERCÍCIOS DE CASA

1.

O gás de cozinha contém GLP (gases liquefeitos de petróleo) uma mistura constituída, principalmente, por 50% em volume de butano, C H4 10 e 50% em volume de propano, C H . Obtém-se o GLP em uma 3 8 das etapas iniciais do refino do petróleo, a destilação e uma forma de armazená-lo é em botijões que devem ser comercializados, manuseados e utilizados respeitando-se algumas normas de segurança.

(6)

Q u í.

A destilação permite a separação de várias frações de hidrocarbonetos constituintes do petróleo. Dessa forma, ao se levar em conta as propriedades dos compostos e das misturas, bem como o processo de separação das frações do petróleo, pode-se afirmar que

a) a destilação do petróleo, à pressão atmosférica, permite separar os hidrocarbonetos através de um processo químico.

b) as forças intermoleculares predominantes nos hidrocarbonetos saturados do petróleo são do tipo dispersão de London.

c) devido à alta concentração de eletrólitos na água do mar, esta solubiliza o petróleo em maior proporção que a água pura.

d) as frações de destilado que contêm o butano e o propano são obtidas com destilação à pressão reduzida do petróleo.

e) o propano e o 2-metilpropano são gases à temperatura ambiente sendo que o 2-metilpropano tem maior momento de dipolo devido à ramificação da cadeia carbônica.

2.

Óleos essenciais são compostos aromáticos voláteis extraídos de plantas aromáticas por processos de destilação, compressão de frutos ou extração com o uso de solventes. Geralmente, são altamente complexos, compostos às vezes de mais de uma centena de componentes químicos.

São encontrados em pequenas bolsas (glândulas secretoras) existentes na superfície de folhas, flores ou no interior de talos, cascas e raízes.

As fórmulas estruturais de alguns componentes de óleos essenciais, responsáveis pelo aroma de certas ervas e flores, são:

Em relação a esses compostos, é CORRETO afirmar que a) o linalol e o citronelal possuem mesma fórmula molecular.

b) o linalol é um álcool de cadeia carbônica não ramificada.

c) os óleos essenciais são compostos que possuem altas temperaturas de ebulição.

d) o citronelal é um ácido carboxílico de cadeia carbônica saturada.

e) o anetol possiu a função éster.

3.

O etino (C2H2), conhecido como acetileno, é bastante usado em solda de metais. Quando obtido na indústria, pode apresentar impurezas como o sulfeto de hidrogênio (H2S), molécula de geometria angular. Se o gás acetileno contiver essa impureza, pode ser purificado fazendo-o passar através de a) éter metílico (CH3OCH3), pois o H2S é dissolvido, e o etino, pelo fato de ser formado por moléculas

polares, não se dissolve nele.

b) tetracloreto de carbono líquido

CC 4 ,

pois o H

2S é dissolvido, e o etino, pelo fato de ser formado por moléculas apolares, não se dissolve nele.

(7)

Q u í.

c) água líquida (H2O), pois o H2S é dissolvido, e o etino, pelo fato de ser formado por moléculas apolares, não se dissolve nela.

d) pentano (C5H12), pois o H2S é dissolvido, e o etino, pelo fato de ser formado por moléculas polares e apolares, não se dissolve nele.

e) O etino é muito soluvel em água.

4.

Um dos grandes problemas de poluição mundial é o descarte de detergentes não biodegradáveis nos rios, lagos e mananciais. Os detergentes não biodegradáveis formam densas espumas que impedem a entrada de gás oxigênio na água e com isso afeta a vida das espécies aeróbicas aquáticas. Para resolver ou amenizar este problema surgiu o detergente biodegradável, a qual sua estrutura pode ser observada abaixo:

Com relação aos detergentes biodegradáveis, pode-se afirmar que a) sua cadeia carbônica saturada apresenta somente uma ramificação.

b) sua estrutura apresenta uma porção polar e uma apolar.

c) o anel aromático é monossubstituído.

d) a parte apolar apresenta uma cadeia insaturada.

e) a porção sulfônica apresenta ligação metálica.

5.

Diariamente produtos novos são lançados no mercado e muitos possuem como matéria-prima óleos ou gorduras. Tais substâncias, classificadas como lipídeos, podem ser encontradas em tecidos animais ou vegetais e são constituídas por uma mistura de diversos compostos químicos, sendo os mais importantes os ácidos graxos e seus derivados. Os ácidos graxos são compostos orgânicos lineares que diferem no número de carbonos que constitui a sua cadeia e, também, pela presença de insaturações.

Existem diversos ácidos graxos conhecidos, sendo alguns listados na tabela abaixo.

Ácido graxo Nome sistemático Fórmula mínima

P . F. (ºC)

Láurico Palmítico Palmito leico

Esteárico Oleico Linoleico

Dodecanoico Hexadecanoico cis-9 hexadecanoico

Octadecanoico cis-9 octadecanoico

cis-9, cis-12 - Octadecanoico

C12H24O2

C16H32O2

C16H30O2

C18H36O2

C18H34O2

C18H32O2

44,8 62,9 0,5 70,1 16,0 -5,0

A partir das informações acima e de seus conhecimentos de química, assinale a alternativa incorreta.

a) O ponto de fusão do ácido láurico é menor que o ponto de fusão do ácido esteárico, pois possui maior massa molar.

b) As moléculas do ácido esteárico são apolares.

c) O ácido linoleico é um ácido graxo insaturado.

d) O sabão é uma mistura de sais alcalinos de ácidos graxos.

e) Ácidos graxos possuem somente a função aldeído.

(8)

Q u í. 6.

É correto afirmar que o acido acético

CH CO H3 2

é capaz de realizar ligação de hidrogênio com

moléculas de:

a) cicloexano.

b) benzeno.

c) éter dietílico.

d) 1,2-dietilbenzeno.

e) acetona

7.

Vários materiais, quando queimados, podem levar à formação de dioxinas, um composto do grupo dos organoclorados. Mesmo quando a queima ocorre em incineradores, há liberação de substâncias derivadas da dioxina no meio ambiente. Tais compostos são produzidos em baixas concentrações, como resíduos da queima de matéria orgânica em presença de produtos que contenham cloro. Como consequência de seu amplo espalhamento no meio ambiente, bem como de suas propriedades estruturais, as dioxinas sofrem magnificação trófica na cadeia alimentar. Mais de 90% da exposição humana às dioxinas é atribuída aos alimentos contaminados ingeridos. A estrutura típica de uma dioxina está apresentada a seguir:

A molécula do 2,3,7,8 -

75 isômeros de compostos clorados de dibenzo-p-dioxina existentes.

FADINI, P. S.; FADINI, A. A. B. Lixo: desafios e compromissos. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, n. 1, maio 2001 (adaptado).

Com base no texto e na estrutura apresentada, as propriedades químicas das dioxinas que permitem sua bioacumulação nos organismos estão relacionadas ao seu caráter

a) básico, pois a eliminação de materiais alcalinos é mais lenta do que a dos ácidos.

b) ácido, pois a eliminação de materiais ácidos é mais lenta do que a dos alcalinos.

c) redutor, pois a eliminação de materiais redutores é mais lenta do que a dos oxidantes.

d) lipofílico, pois a eliminação de materiais lipossolúveis é mais lenta do que a dos hidrossolúveis.

e) hidrofílico, pois a eliminação de materiais hidrossolúveis é mais lenta do que a dos lipossolúveis.

8.

As fórmulas estruturais, a seguir, representam isômeros cuja fórmula molecular é C6H14.

Essas substâncias diferem quanto a) ao número de ligações.

b) ao grupo funcional.

c) às propriedades físicas.

d) às propriedades químicas.

e) à composição química.

(9)

Q u í.

QUESTÃO CONTEXTO

A atenção à saúde é constantemente desafiada por infecções relacionadas aos procedimentos assistenciais, que resultam em aumento na gravidade das doenças, no tempo de internação, na mortalidade e nos custos. O álcool possui propriedades microbicidas reconhecidamente eficazes para eliminar os germes mais freqüentemente envolvidos nestas infecções, sendo imprescindível na realização de ações simples de prevenção como a anti-sepsia das mãos, a desinfecção do ambiente e de artigos médico-hospitalares. Além disto, é adquirido com baixo custo, possui fácil aplicabilidade e toxicidade reduzida.

As exigências legais e os cuidados necessários para a manutenção de suas qualidades como germicida, durante os processos de aquisição, estocagem, diluição, distribuição também são abordados neste texto que procura orientar profissionais de saúde e administradores sobre os benefícios gerados pelo http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/controle_alcool.pdf

Com relação aos alcoois, metanol, propanol e metil-etanol indique a ordem crescente dos pontos de ebulição destes alcoois.

(10)

Q u í.

GABARITO

Exercícios de aula

1. d 2. a 3. e 4. b 5. e

Exercícios de casa

1. b 2. a 3. c 4. b 5. a 6. c 7. d 8. c

Questão Contexto

Metanol < metil-etanol < propanol

Referências

Documentos relacionados

Os valores que levam as frequências onde o impulso do sinal da falha do rolamento é dominante e teoricamente com ruído estacionário, são altos, logo faz mais sentido

Haldol pode ser utilizado por si só ou com outros medicamentos e é por vezes utilizado quando outros medicamentos ou tratamentos não resultaram, provocaram efeitos

Estes dados, o ponto de fusão e o ponto de fusão do diacetato (210-211 C) sào coerentes com a proposta de identificação da substância isolada como ácido crisofânico, jl

a) Incorreta, pois o ponto de fusão do ácido láurico é menor que o ponto de fusão do ácido esteárico pelo fato dele possuir menor massa molar que o ácido láurico, o que pode

A seguir é apresentada uma visão área da época do inicio do processo destrutivo do Impacto Ambiental Negativo que ora ocorre na foz do delta do Paraíba do Sul, mais

Talvez neste próximo Encontro Estadual, organizado pelo GAASP – GRUPO DE APOIO À ADOÇÃO DE SÃO PAULO, descubramos uma VACINA para o enfrentamento de doenças culturais e

3 apresenta resultados da fração líquida pelo tempo, obtidos através do software ANSYS CFD-Post 16.1, para a malha M2 e valores de C = 10 9 , 10 10 e 10 11 , comparando estes com

Ácidos graxos Ácido láurico Ácido mirístico Ácido palmítico Ácido esteárico Ácido araquídico Ácido behênico Ácido palmitoleico Ácido oleico Ácido eicosanóico Ácido