• Nenhum resultado encontrado

Quase 12 milhões não fizeram prova de vida do INSS; veja como funciona o procedimento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quase 12 milhões não fizeram prova de vida do INSS; veja como funciona o procedimento"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

São Gabriel da Palha, ES -Terça-feira,08dejunhode2021- Ano XI - Edição nºV 2772- Distribuição Gratuita

Pág. 03

Es1 - Hoje Notícias

Quase 12 milhões não fizeram prova

de vida do INSS; veja como

funciona o procedimento

Pág. 06

Ales tem várias propostas de rotas turísticas

Parlamentares destacam que esse tipo

de iniciativa estimula o turismo nas

regiões, colaborando com o fomento

da economia local

Pág. 04

Seleção Brasileira

decide disputar

a Copa América

Pág. 07

Cooabriel e Sejus Celebram

Convênio de Cooperação Mútua

Viana receberá estudo para efetividade

de vacina contra a Covid-19 em

população de 18 a 49 anos

Mega jazida de sal-gema no Espírito Santo pode ir a leilão

Descobertas há 40 anos, as áreas ficaram sob o poder da Petrobras por décadas, mas nunca foram aproveitadas

Pág. 05

Pág. 04

Pág. 03

Foto: Agencia Brasil Foto: Governo ES

(2)

Reflexao

~

"Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo."

Refletindo: A obediência flui da confiança e a

confiança revela-se por meio da obediência. A vontade do Senhor na nossa vida é boa, perfeita e agradável... Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Para sermos alimentados espiritualmente precisamos ler a Bíblia, ir à igreja para ouvir a Palavra de Deus, aprender com Jesus, caminhar nos Seus caminhos, praticar os Seus ensinamentos e permitir que Ele trabalhe em nossa vida. Assim teremos a certeza de que contemplaremos grandes maravilhas a serem realizadas por Jesus e logo cantaremos o hino da vitória. É a saúde? Área sentimental? Familiar? Falta-te um trabalho? Ou será a conversão de alguém que ama muito? Não importa Ele fará !!! Somos amados de Deus e Ele sempre cuida de cada detalhe em nossa vida, e age no sobrenatural, ainda que não vemos, Ele está fazendo, assim como Josué chegou à terra prometi-da, e viu que a terra era boa, creia, a sua terra é boa aos olhos de Deus. Talvez hoje você esteja passan-do por uma situação difícil, e a única coisa que me vem em mente em dizer é NÃO DESISTA, NÃO PARE DE CRER !!! Os sonhos de Deus não irão morrer.

Oração: Você é um projeto santo do Senhor, um

dia Ele teve um sonho com você e hoje você é esta pessoa linda e especial... Se estas palavras chega-ram até você é porque Deus preparou-as para que você lesse... Para te lembrar que Ele te ama. Então deixe cada palavra penetrar em seu coração e bem aí aonde você está !!! Contemple a presença do Senhor em tua vida... E confia Nele !!! Hoje tudo vai dar certo, sinta a alegria a paz e o amor que vem do trono de Deus. Ore: Senhor obrigada por eu ser assim, porque o Senhor me projetou, ensina-me os teus caminhos e livra-me dos meus inimigos. Em nome de Jesus. Amém.

de

Momento

Salmos 27:4

27 3117-1030

Dados para envio:

Ana Gomes da Silva - 80 Jardim Passamani -São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000 Deseja participar? Seja opinando, criticando, denunciando, elogiando, agradecendo, comentando ou enviando poemas e A publicação é gratuíta, sendo publicada ou não conforme a original recebida ou resumidamente, a critério da redação (as correspondências recebidas não serão reenviadas aos remetentes). Para sua carta ter validade, coloque nome completo e endereço juntamente com telefone de contato e nunca esqueça de assinar

crônicas, escreva para o HN!

a mesma de forma legível.

jornalhojenoticias@hotmail.com Hoje Notícias E-mail: Cartas/Correspondências Exemplar de arquivo: R$ 1,00 Sujeito a disponibilidade Filiado à:

Editora Hoje Eireli

Cnpj.: 08325314/0001-76 Insc. Municipal: 32594 Rua Ana Gomes da Silva - 80 - Jardim Passamani

São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Central de Atendimento: 27 3117-1030 E-mail: jornalhojenoticias@hotmail.com

Municípios do Estado do Espírito Santo

Circulação: Uma publicação: www.jornalhojenoticias.com/ www.jornalhojenoticias.com.br Contatos: Publicação:Diária Diretor: Editor Chefe:

Os artigos assinados, pronunciamentos e citações, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Julio Cesar S. Fernandes - DRT 2397/ES Harley Kalk da Silva - DRT 3672/ES

WWW.ES1.COM.BR

ENTRETENIMENTO + DIVERSÃO + MOBILIDADE + INFORMAÇÃO = ES1

PARA FICAR BEM INFORMADO

Começa o prazo de inscrições

para o Encceja PPL 2020

Provas para o ensino fundamental e médio serão em outubro

Começaram na se-gunda-feira (7) e vão até o próximo dia 18 deste mês as inscrições para o Exame Nacio-nal para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medi-da socioeducativa que inclua privação de li-berdade - Encceja PPL 2020. As provas para o ensino fundamental e médio vão ser aplica-das nos dias 13 e 14 de outubro de 2021.

Para as pessoas pri-vadas de liberdade e jovens que estão sob medidas socioeducati-vas, o responsável peda-gógico é o profissional que entra na página do participante, faz a ins-crição dos interessa-dos, verifica a divulga-ção dos resultados e determina as salas de provas dos participan-tes, assim como a transferência entre as unidades, caso seja ne-cessário. Também cabe a esse profissional ex-cluir do exame aqueles que tiverem a liberdade decretada.

No momento da inscrição é preciso sele-cionar qual o tipo de

prova que deseja fazer: Encceja para ensino fundamental - idade mínima de 15 anos completos no dia de realização do exame -ou Encceja para ensino médio. Nesse último caso, é exigida idade mínima de 18 anos completos na data de realização do exame. Ainda na inscrição, o responsável pedagógi-co precisa selecionar quais áreas o candida-to deseja fazer. Aque-les que têm declaração de proficiência parcial em algumas áreas, não precisam repetir a pro-va. Já quem não possui essa declaração deve marcar todas as

alter-nativas.

Provas

A s p r o v a s d o Encceja PPL têm o mesmo nível de dificul-dade do Encceja regu-lar. A diferença entre elas é a aplicação, que ocorre dentro de uni-dades prisionais e soci-oeducativas. Podem participar jovens e adul-tos brasileiros que não tiveram a oportunida-de oportunida-de concluir os estu-dos de nível básico na idade adequada. São quatro provas objeti-vas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação.

Como é

O Encceja é uma prova do Instituto Naci-onal de Ensino e Pes-quisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criada em 2002 para avaliar o conhecimen-to das pessoas que vol-taram a estudar porque não conseguiram con-cluir o ensino funda-mental ou médio na idade adequada. Um bom resultado no exa-me garante ao estudan-te um certificado de conclusão dos estudos com o mesmo valor de um diploma de uma escola de ensino funda-mental ou médio.

Foto: divulgação

Agencia Brasil

As provas do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Encceja regular. A diferença entre elas é a aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas.

(3)

Viana receberá estudo para efetividade de vacina

contra a Covid-19 em população de 18 a 49 anos

O governador do Espí-rito Santo, Renato Casa-grande, anunciou, na sex-ta-feira (04), o início de um estudo científico que irá avaliar a efetividade da va c i n a A s t r a z e n e c a Oxford/Fiocruz no muni-cípio de Viana. A popula-ção de 18 a 49 anos pode-rá ser vacinada em massa contra a Covid-19 no pró-ximo dia 13 de junho, das 8h às 17h. A iniciativa denominada “Efetivida-de, Segurança e Imunoge-nicidade da Meia Dose da Vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222) para Co-vid-19” combina vacina-ção com meia dose no público definido, além de acompanhamento da resposta imune e sequen-ciamento genético do novo Coronavírus (Co-vid-19).

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa rea-lizada no Palácio Anchie-ta, que contou com as presenças do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e de represen-tantes dos órgãos envolvi-dos no estudo pioneiro no País.

"É uma confirmação dos estudos feitos pela Astrazeneca, comprovan-do que a meia comprovan-dose gera imunidade em quem rece-be essa quantidade da vacina. No caso específi-co de Viana, podemos levar essa imunidade para toda a cidade, salvando a vida da população do mu-nicípio. Nesse trabalho de pesquisa, vamos otimizar os recursos ao utilizar a metade da dose padrão, podendo ter mais vacinas disponíveis para a ização. Viana é um muni-cípio de porte médio, com capacidade de vacinar toda a população definida em um só dia, além de fazer parte da Grande Vitória, tendo uma boa logística para o monitora-mento de toda a pesqui-sa”, afirmou o governa-dor.

Casagrande destacou que, como se trata de um trabalho de pesquisa, após a aplicação da se-gunda dose – doze sema-nas após a primeira dose – será feito um processo de

amostragem para a com-provação da imunidade ao vírus. “Caso não te-nham adquirido essa imu-nidade, os participantes receberão dose de reforço e ficarão imunizados. Ou seja, participar da pesqui-sa será benéfica porque ficarão imunizados de toda forma”, reforçou.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, Francieli Fantinato, para-benizou o Estado e o mu-nicípio pela iniciativa e garantiu que o projeto é um diferencial mundial.

“É uma satisfação, enquanto PNI, poder apo-iar esse estudo. Mesmo com a aprovação das agên-cias reguladoras, é impor-tante que, após o licencia-mento, tenhamos avalia-ções dessas vacinas. No cenário de escassez de vacina é essencial tam-bém que tenhamos essas iniciativas para a avalia-ção do resultado de segu-rança. Parabenizo o Esta-do e a cidade de Viana, será um grande diferenci-al, com resultados impor-tantes não somente para o Brasil, mas em nível mun-dial”, ressaltou Francieli Fantinato.

De acordo com o se-cretário de Estado da Saú-de, Nésio Fernandes, o estudo vai levantar infor-mações importantes para toda a comunidade cientí-fica:

“É um momento his-tórico para o Espírito San-to, onde o cidadão via-nense pode dar uma con-tribuição importante para a ciência e que pode im-pactar todo o País. Lança-mos hoje um projeto mui-to importante que nasceu de uma iniciativa do Go-verno do Estado e profis-sionais do Hucam, numa articulação do ICEPi, que poderá ter relevância internacional, na medida em que pode impactar na estratégia de vacinação dos brasileiros e até mes-mo de pessoas de outros países. É uma solução importante dentro de um contexto de crise de escas-sez de vacinas, que requer coragem, inovação e segu-rança científica como o que apresentamos hoje”,

pontuou Nésio Fernan-des.

O evento contou com a p r e s e n ç a d a v i c e -governadora do Estado, Jacqueline Moraes; do subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin; do prefeito de Viana, Wan-derson Bueno; da secretá-ria municipal de Saúde, Jaqueline Jubini; da coor-denadora do projeto, Valé-ria Valim; e do represen-tante do Hospital Univer-sitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM), José Geraldo.

Coordenação do estudo

O estudo é coordena-do por equipes de pesqui-sadores do Hospital Uni-versitário Cassiano Antô-nio Moraes da Universi-dade Federal do Espírito S a n t o ( H U C A M -UFES/EBSERH) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). O projeto foi aprovado no Comitê de Ética do HUCAM-UFES e pela Comissão Nacional de Ensino e Pes-quisa (CONEP) e será executado por meio de uma parceria entre o Mi-nistério da Saúde (MS), O r g a n i z a ç ã o P a n -Americana da Saúde (OPAS), a FIOCRUZ, HUCAM-UFES, Secre-taria da Saúde (SESA), por meio do Instituto Ca-pixaba de Ensino, Pesqui-sa e Inovação em Saúde (ICEPi), e Prefeitura Mu-nicipal de Viana.

A projeção da popula-ção-alvo é composta por, aproximadamente, 35 mil pessoas que, confor-me dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são: 7.154 pessoas entre 18-29 anos; 10.863 pessoas en-tre 30-39 anos; 8.287 pes-soas entre 40-49 anos, totalizando 34.867. Con-siderando a população selecionada, a meta dos pesquisadores é alcançar 85% de cobertura vacinal - 29.637 pessoas, sendo, aproximadamente, 47% do sexo feminino e 53% do masculino. Serão utili-zados dados dos eleitores que votaram na última eleição, fornecidos pelo Tribunal Regional

Eleito-ral do Espírito Santo (TRE-ES).

Para o estudo, serão utilizadas 35 mil doses da va c i n a A s t r a z e n e c a Oxford/Fiocruz, doadas pelo Programa Nacional de Imunizações. A vaci-nação de todos os adultos de 18 a 49 anos que não fazem parte de grupos prioritários leva em consi-deração o aumento na proporção de casos da Covid-19 em adultos jo-vens, já que não tem sido possível obter vacina em doses suficientes para alcançar cobertura vaci-nal com duas doses em um grupo etário tão nume-roso. As doses utilizadas no estudo não afetarão o quantitativo de doses que fazem parte do PNI.

De acordo com a coor-denadora do projeto cien-tífico, a médica Valéria Valim, os moradores que ainda não tenham recebi-do nenhuma recebi-dose de vaci-na para Covid-19 recebe-rão duas doses, com inter-valo de 12 semanas entre elas, de metade da dose padrão (0,25mL).

“A população será acompanhada por um ano para observar a efeti-vidade da vacina produzi-da pela Fiocruz. Quere-mos observar, por exem-plo, a redução de casos e de mortes por Covid-19 após a imunização. Base-ado em estudos prelimi-nares, esperamos que vaci-na em dose ajustada, ou seja, metade da dose pa-drão, seja suficiente para produzir anticorpos e células de defesa e reduzir 60% da incidência de Co-vid-19, ao longo de seis meses após a vacinação”,

explicou Valéria Valim. A participação no estudo é voluntária e o cidadão vianense que quiser participar deverá assinar um Termo de Con-sentimento antes de rece-ber a primeira dose da vacina.

Mais sobre o projeto

Na última segunda-feira (10), o Instituto Capi-xaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) publicou a Porta-ria n° 010-R, instituindo os projetos “Efetividade, Segurança e Imunogeni-cidade da Meia Dose da Vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222) para Co-vid-19” e “Eficácia e Segu-rança da Vacinação Anti-Covid-19”, com os objeti-vos de avaliar a efetivida-de, segurança e a resposta da imunidade da vacina-ção com meia dose da vacina contra a doença em grupos especiais.

Para a execução dos projetos, serão realizadas algumas ações, entre elas a seleção e apresentação do estudo aos voluntários potenciais; verificação da ocorrência e frequência de eventos adversos; aná-lise estatística dos dados e elaboração de relatório técnicos.

Os projetos serão coor-denados e acompanhados p e l o i L a b - C ov i d d o ICEPi.

O município de Viana foi escolhido por reunir as condições que atendem aos objetivos do projeto, como ser próxima e inte-grada à Grande Vitória, oferecendo facilidade lo-gística. Também pela

grande mobilidade urba-na, pois fica às margens da rodovia que dá acesso à Capital do Espírito Santo e aos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro -fator que contribui para a situação epidemiológica de maior risco. O municí-pio tem uma rede de aten-ção à saúde bem estrutu-rada com número ade-quado de postos de saúde e logística de vacinação organizada.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, desta-cou que o projeto está bem organizado e que o município se preparou e está pronto para aplicar a vacina em todo público-alvo em apenas um dia. O sistema de agendamento será por meio da platafor-ma www.vianavacinada.-saude.es.gov.br. A campa-nha de vacinação na cida-de será realizada durante o domingo (13) concen-trada em 35 pontos de vacinação exclusivos para o estudo, diferentemente dos locais que estarão apli-cando dose padrão. A Secretaria da Saúde (Sesa) cederá cerca de 200 servi-dores para apoiar o Dia D de vacinação.

Durante o estudo, se-rão disponibilizados tes-tes RT-PCR para avaliar todos os casos suspeitos de Covid-19. Os partici-pantes vacinados serão monitorados, orientados e atendidos para avaliação de eventos adversos. Aque-les que apresentarem even-to adverso ou infecção por Covid-19 serão atendidos na rede de saúde, seguin-do os fluxos estabeleciseguin-dos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Secom/Sesa

(4)

Ales tem várias propostas de rotas turísticas

Parlamentares destacam que esse tipo de iniciativa estimula o turismo

nas regiões, colaborando com o fomento da economia local

Foram protocoladas neste ano diversas propo-sições com o objetivo de criar rotas turísticas no Espírito Santo. A última foi o Projeto de Lei (PL) 230/2021, de Renzo Vas-concelos (PP), para insti-tuir a Rota Mirante de São Pedro Frio, localiza-da entre os municípios de Pancas e Colatina. A ide-ia é atrair visitantes para as cidades e gerar renda e emprego para os mora-dores das regiões.

Segundo o parlamen-tar, no local predomina o clima frio, um contraste com a temperatura nor-malmente elevada nos municípios. “A vegeta-ção remanescente da Ma-ta Atlântica envolve as formações montanhosas da região e esconde belas cachoeiras pelo caminho até chegar ao mirante, que fica a 670 metros de altitude e revela a vista para os grandes pontões de Pancas, o Rio Doce, a famosa pedra da Baleia e toda a região serrana de Colatina”, frisa.

Renzo destaca que, a partir de 2018, o mirante começou a ser mais di-vulgado e que os produ-tores rurais passaram a ser cadastrados pela Pre-feitura de Colatina para o incremento do agroturis-mo. De acordo com ele, o lugar tem alto potencial para o desenvolvimento de esporte de aventura, como rapel, voo livre, trilhas para caminhada e pedal.

Pico da Bandeira

O deputado

Alexan-dre Xambinho (PL) é o autor do PL 225/2021, que cria a Rota do Pico da Bandeira, que tem como municípios inte-grantes Ibitirama e Do-res do Rio Preto. O pico é o terceiro ponto mais a l t o d o p a í s , c o m 2.891,32 metros de alti-tude, e está localizado no Parque Nacional do Ca-paraó, na serra do Capa-raó, divisa entre os muni-cípios de Ibitirama (Espí-rito Santo) e Alto Capa-raó (Minas Gerais).

“Apesar de a legisla-ção dificultar um pouco a construção de novos empreendimentos tendo em vista que é uma re-gião protegida, a comu-nidade vem conseguindo desenvolver projetos que englobam restaurantes, chácaras, pousadas, ban-galôs, cafeteria, condo-mínios e postos de gaso-lina para dar maior con-forto para os visitantes do local, principalmente, no período de mais frio, quando a região é busca-da por diversos turistas”, afirma Xambinho.

Pontões

Coronel Alexandre Quintino (PSL) elabo-rou o PL 226/2021, que estabelece Rota dos Pon-tões no município de Mimoso do Sul. O lugar fica no distrito de Conce-ição do Muqui, onde predomina o clima frio e belezas naturais exube-rantes. O ponto culmi-nante, o Pico dos Pon-tões, tem 1.938 metros de altitude.

Um dos destaques da região é a mata fechada, rica em biodiversidade, com diversos tipos de plantas como orquídeas, flor de tuia, bougainvil-les e bromélias. “O local tem sido atrativo tam-bém para a prática de aventuras radicais pela trilha de motocross, voos de parapentes, escalado-res e wingsuit”, enfatiza.

Outras rotas

Quintino também é autor de outras duas pro-postas para criação de rotas: o PL 181/2021, do Monte Aghá, com

traje-tos partindo dos municí-pios de Itapemirim e de Piúma; e o PL 164/2021, que deu origem à Lei 11.301/2021, contem-plando o Vale do Empo-çado, em Afonso Cláu-dio.

Já o PL 173/2021, de Carlos Von (Avante), institui oficialmente oito rotas turísticas. A maté-ria faz referência ao Pro-grama de Regionaliza-ção do Turismo do Mi-nistério do Turismo, lan-çado em 2004 e adotado pelo Estado, que definiu inicialmente 10 rotas de interesse turístico, contu-do, em seguida esse nú-mero passou para oito.

Frade e Freira

Por fim, já está em vigor a Lei 11.254/202, responsável por criar a Rota do Frade e a Freira, que contempla os muni-cípios de Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. A norma teve como o ori-gem o PL 46/2021, do D r. E m í l i o M a m e r i (PSDB).

Cooabriel e Sejus

Celebram Convênio

de Cooperação Mútua

A Cooabriel e a SEJUS – Secretaria de Estado da Justiça aca-bam de celebrar um convênio de Coopera-ção Mútua cujo objeti-vo é absorver mão de obra de detentos em cumprimento de pena de regime semiaberto no Sistema Peniten-ciário Capixaba. Na última quarta-feira (02), 12 detentos iniciaram os trabalhos no Jardim Clonal da cooperativa, atuando no desenvolvimento das atividades de co-lheita do café, tratos culturais do café, ma-nuseio de sacos de café colhidos.

O convênio tem duração de um ano e visa a ressocialização dos participantes, de modo a torná-los ap-tos a realizar ativida-des sócio-produtivas, bem como, dotá-los de responsabilidade

eco-nômicas, éticas e soci-ais. Este é um projeto piloto da cooperativa, que poderá ser amplia-do.

De acordo com pre-sidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianel-lo, que esteve pessoal-mente na acolhida aos participantes do proje-to “O nosso objetivo é oportunizar condições de trabalho dignas a essas pessoas, pois sa-bemos que isso edifica o homem. É um proje-to muiproje-to importante e o sucesso dele depen-de depen-de cada um depen-de nós”

O Gerente de Vivei-ros e da Fazenda Expe-rimental da Cooabriel, Gilber to Monteiro Tessaro, reforça as bo-as perspectivbo-as a respe-ito do projeto “Temos uma grande expectati-va nessa parceria. O projeto de ressociali-zação é mais uma for-ma da cooperativa con-tribuir com a socieda-de”, destaca.

Ales

Foto: divulgação

Cooabriel

Foto: Governo ES

O objetivo do convênio é absorver mão de obra de detentos em cumprimento de pena de regime semiaberto no Sistema Penitenciário Capixaba

(5)

Mega jazida de sal-gema no

Espírito Santo pode ir a leilão

Descobertas há 40 anos, as áreas ficaram sob o poder da Petrobras por décadas, mas nunca foram aproveitadas

As jazidas de sal-gema do Norte do Espí-rito Santo, que concen-tram a maior reserva do país e uma das maio-res da América Latina, estão mais perto de ser exploradas. A Agência Nacional de Minera-ção revelou que as 11 áreas capixabas, locali-zadas em Conceição da Barra, Ecoporanga e Vila Pavão, podem ser leiloadas ainda em junho.

Descobertas há 40 anos, as áreas ficaram sob o poder da Petro-bras por décadas, mas nunca foram aprovei-tadas. Com 12 bilhões de toneladas, as jazi-das podem atrair no-vos investidores e de-senvolver um polo sal-químico no Espírito Santo, gerando insu-mos para diferentes cadeias produtivas,

como a produção de PVC, defensivos agrí-colas, vidros e celulo-se.

O deputado federal, Felipe Rigoni, que acompanha a pauta desde 2019, calcula que 15 mil empregos podem ser gerados ao longo de 50 anos. “Des-cobri o potencial do sal-gema ouvindo os eleitores da região. Fui estudar o assunto, con-versei com a Petrobras desde o início do man-dato e só agora, em março de 2021, que as áreas ficaram livres para leilão. De imedia-to, articulamos esse pedido junto à ANM e recebemos um ofício com a resposta positiva na última semana”, detalha.

“Há um interesse grande pela explora-ção da área, mas esse processo esbarrou no lobby de outros

Esta-dos por anos, que temi-am a entrada de novas empresas. Hoje, no entanto, o Brasil im-porta sal de outros paí-ses, ou seja, há deman-da que torna o investi-mento viável. Além disso, o sal-gema pode ser usado como insu-mo em diferentes cade-ias-produtivas que já estão no nosso estado. Um ganho de competi-tividade para a econo-mia capixaba”, explica o deputado federal. O que é sal-gema? Denomina-se por sal-gema o cloreto de sódio, acompanhado de cloreto de potássio e de cloreto de magné-sio, que ocorre em jazi-das na superfície ter-restre . Pertence ao gru-po das rochas sedi-mentares, mais especi-ficamente às rochas sedimentares

quimio-gênicas, evaporitos, devido a ser formado por reações químicas.

Modernamente, o sal possui ampla utili-zação em vários pro-cessos químicos e in-dustriais e, por ser o único produto consu-mido diariamente pela população, foi utiliza-do pelo governo para suprir a carência de iodo das populações distantes do mar. O sal

é utilizado na prepara-ção de alimentos, co-mo complemento na alimentação do gado e curtume de couro, en-tre outros.

Na indústria é utili-zado como matéria-prima para obtenção de cloro, ácido clorí-drico, soda cáustica, bicarbonato de sódio, nas indústrias de vidro, papel e celulose, pro-dutos de higiene

(sa-bões, detergentes, pas-ta denpas-tal), produtos farmacêuticos, tintas, inseticidas, cola, ferti-lizantes, corretivos de solos, cosméticos, nas indústrias de porcela-na, borracha sintética, no tratamento de óleos vegetais, têxteis, na indústria bélica e ou-tras. É utilizado tam-bém no tratamento de água e purificação de gases.

Mais de 462 mil contribuintes não resgataram restituição do IRPF

O Banco do Brasil (BB) informou que ma-is de 462 mil contribu-intes não resgataram a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em anos

anteriores porque não indicaram ou não in-for maram cor reta-mente os dados bancá-rios na declaração. Também estão nesse grupo integrantes de lotes residuais da ma-lha fina. O montante

totaliza R$ 295 mi-lhões, estão disponíve-is no BB para serem sacados pelos contri-buintes. A consulta e o agendamento do crédi-to podem ser feicrédi-tos digi-talmente no portal do Banco do Brasil.

Se o contribuinte for cliente do BB, ele consegue regularizar a situação registrando os dados da conta no mesmo momento da consulta pelo autoa-tendimento digital a c e s s a n d o www.bb.com.br > me-nu Serviços > Imposto de Renda > Consultar Restituição.

Quem não for cor-rentista do banco, deve a c e s s a r o p o r t a l www.bb.com.br/irpf, ir na opção "Consulte sua restituição de Imposto de Renda”, e inserir os dados bancá-rios corretos, seja de conta corrente ou de poupança.

Nas duas situações, se os dados bancários informados estiverem corretos, o crédito ocorrerá no próximo dia útil. O BB é o banco res-ponsável por pagar as restituições do Impos-to de Renda. Quando o contribuinte não indi-ca a conta ou informa dados errados, o di-nheiro fica parado no Banco do Brasil espe-rando a pessoa resga-tar a restituição.

Os valores podem ser resgatados em até um ano a partir da libe-ração de cada lote. As restituições não procu-radas dentro desse pra-zo são devolvidas para a Receita Federal.

IRPF 2021

A Receita Federal liberou, no último dia

31, o primeiro lote de restituição do IRPF 2021. Foi o maior lote de restituição da histó-ria, tanto em valor de-sembolsado pelo fisco quanto em número de contribuintes. Ao to-do, 3.446.038 contri-buintes receberão R$ 6 bilhões. Os contribuintes podem acompanhar o processo de pagamen-to das restituições pela página da Receita Fe-deral. Basta clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em segui-da, “Consultar Resti-tuição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos siste-mas Android e iOS.

Agencia Brasil Conexão Safra

Foto: Pixabay

Foto: Marcello Casal Jr/AB

O montante totaliza R$ 295 milhões, estão disponíveis no BB para serem sacados pelos contribuintes

Com 12 bilhões de toneladas, as jazidas podem atrair novos investidores e desenvolver um polo sal-químico no Espírito Santo

(6)

Quase 12 milhões não fizeram prova de vida

do INSS; veja como funciona o procedimento

Um total de 11,8 milhões de segurados do INSS não fizeram a prova de vida desde que a pandemia de co-ronavírus começou, em março de 2020. A obri-gatoriedade do proce-dimento estava suspen-sa até o início deste mês e, agora, voltou a valer.

Quem é obrigado a provar que está vivo para seguir recebendo o benefício pode ficar sem a grana da aposen-tadoria ou pensão que não for ao banco com-provar a sua identidade e fazer o recadastra-mento. O procedimen-to é simples e, na maio-ria dos casos, pode ser feito no caixa eletrôni-co.

Para facilitar a vida do segurado e evitar aglomerações, o INSS tem um calendário pa-ra a realização da cha-mada fé de vida. As datas levam em conta o mês em que o benefi-ciário deveria ter feito o

procedimento no ano passado.

O segurado que de-seja saber se deve fazer o recadastramento anu-al pode ligar para a Cen-tral 135 e perguntar. Também é possível sa-be a data do procedi-mento olhando no car-tão de benefício. Em geral, os cartões mais recentes informam o mês da comprovação de vida.

Se houver corte do benefício por perder o prazo do recadastra-mento, o aposentado ou pensionista pode ir ao banco provar que está vivo. No entanto, se vencer o prazo legal, a grana é suspensa na Previdência e só uma visita à agência, com hora marcada, fará com o que benefício seja desbloqueado.

Também existe a possibilidade de com-provar que está vivo por meio da prova de vida digital. No entanto, este procedimento está apto apenas para 5

mi-lhões de aposentados. Neste caso, o segurado é avisado que deve aces-sar o Meu gov.br para fazer a comprovação por meio de biometria.

COMO FUNCIONA NOS BANCOS

- A prova de vida pode ser realizada nos guichês de atendimen-to da agência em que a conta foi aberta. Basta apresentar um docu-mento oficial com foto, utilizar o cartão mag-nético e recadastrar a senha.

- Em alguns casos, é possível fazer o proce-dimento por aplicativo para celular ou nos cai-xas eletrônicos. CAIXA ECONÔMICA - Clientes que têm identificação biométri-ca biométri-cadastrada no biométri-caixa eletrônico. Para isso, basta fazer um saque em qualquer terminal e usar a biometria.

BANCO DO BRASIL

- Quem recebe o ben e f í c i o ben a c o ben t a -corrente ou poupança do BB pode fazer a pro-va de vida pelo aplicati-vo BB. Depois de insta-lar o aplicativo do ban-co no celular, é preciso usá-lo para acessar a conta e seguir as eta-pas:

- No menu "Servi-ços", vá em "INSS" Cli-que em "Prova de vida INSS",

- Tire fotos do docu-mento de identificação (frente e verso) e uma selfie,

- O banco fará uma análise e informará pe-lo próprio aplicativo se a prova de vida foi acei-ta e o prazo de valida-de.

BRADESCO

- Quem recebe o bene-fício pelo Bradesco e tem biometria cadastrada po-de fazer a prova po-de vida nos caixas eletrônicos do banco e na rede Banco 24Horas,

- Qualquer transação realizada no mês de venci-mento da fé de vida com uso da biometria é consi-derada uma confirma-ção de que o segurado está vivo.

Aplicação do crédito rural atinge quase

R$ 234 bilhões em 11 meses do Plano Safra

O desembolso do crédito rural atingiu R$ 233,9 bilhões no período de julho de 2020 a maio de 2021, segundo o Balanço de Financiamento Agro-p e c u á r i o d a S a f r a 2020/2021. O valor representa um aumen-to de 19%, comparati-vamente ao mesmo período da safra passa-da. Neste montante estão incluídos R$ 17,7 bilhões proveni-entes das contratações

com a fonte LCA para desconto em CPR’s e operações com a Agro-indústria.

“Esse desempenho confirma o bom mo-mento da agricultura brasileira e a credibili-dade alcançada pelo setor agrícola e pelos produtores r urais, com indicativos de que a safra vindoura poderá ser ainda mais exitosa”, diz o diretor de Crédito e Informa-ção, Wilson Vaz de Araújo. De acordo com a Secretaria de Política Agrícola, os valores programados para o crédito rural, de R$ 236,3 bilhões serão superados, pois os sal-dos sal-dos programas de investimento, e de ou-tras finalidades, ainda não contratados, terão sua contratação efeti-vada, tão logo a Secre-taria do Tesouro Naci-onal autorize a reaber-tura das linhas, o que deve acontecer imedi-atamente após a san-ção do PLN nº 4. Se-gundo a SPA, outras

operações deverão ser contratadas no mês de junho com recursos livres ou controlados, mas sem equalização.

Contratações

Todas as finalida-des tiveram uma eleva-ção no valor das con-tratações do crédito rural, em relação à igual período da safra 2019/2020.

Os investimentos foram os mais signifi-cativos, com R$ 65,9 bilhões contratados, aumento de 47%. O custeio teve R$ 117,1 bilhões em contrata-ções (+21%), a indus-trialização com R$ 11,4 bilhões (+11%) e a comercialização com R$ 21,8 bilhões (+5%). Os financiamentos de custeio, na atual safra, atingiram R$ 23,8 bilhões (+5%) no Pronamp, R$ 16,1 bi-lhões (+25%) no Pro-naf e R$ 77,1 bilhões (+26%) em relação aos demais produtores. No que se refere à

participação das fon-tes de recursos utiliza-das nas contratações do crédito rural, as con-troladas representa-ram 57% e as não con-troladas 43%.

Mesmo com um pequeno decréscimo nas contratações com recursos Obrigatórios (-4%), sua participa-ção no crédito rural foi de 21%, se situando em R$ 48,4 bilhões. Essa participação foi de 20% ou R$ 46,5 bi-lhões, para os recursos da fonte LCA.

Ministério da Agricultura

Os valores programados para o crédito rural devem ser superados

com a reabertura de linhas de programas ainda não contratados

Foto: Agencia Brasil

(7)

Esportes

WhatsApp não imporá restrições a

quem não aceitar regras de dados

O WhatsApp não imporá mais restrições aos usuários que não aderirem às novas re-gras de coleta e trata-mento de dados que es-tão em processo de ado-ção no Brasil e no res-tante do mundo. As no-vas práticas da platafor-ma são questionadas por órgãos como a Auto-ridade Nacional de Pro-t e ç ã o d e D a d o s (ANPD), o Conselho Administrativo de Defe-sa Econômica (Cade) e o Ministério Público Federal (MPF).

A nova política foi anunciada no início do ano. Ela envolve o re-passe ao Facebook, em-presa controladora do WhatsApp, de dados

das interações com con-tas comerciais. A nova política entrou em vigor no dia 15 de maio. Inici-almente, o WhatsApp divulgou restrições e limitações a quem não aceitasse a nova políti-ca.

Entre as restrições estavam a impossibili-dade de acessar a lista de conversas e a suspen-são do envio de mensa-gens e chamadas para o celular algumas sema-nas depois, caso o usuá-rio não aceitasse a nova política.

Os órgãos ANPD, Cade e MPF apontaram problemas tanto para a proteção de dados dos usuários quanto para a concorrência do merca-do de redes sociais e ser-viços de mensageria.

Pesquisadores e entida-des de direitos digitais também se manifesta-ram questionando a no-va política.

Diante dos questio-namentos, o WhtsApp se comprometeu a adiar a entrada em vigor das limitações por 90 dias. Agora, abandonou este prazo de três meses e abriu mão de impor tais obrigações.

Em nota à Agência Brasil, a empresa afir-mou que, devido à dis-cussão com autoridades regulatórias e especia-listas em privacidade, a opção foi por não tornar as limitações obrigatóri-as.

“Ao invés disso, o WhatsApp continuará lembrando os usuários de tempos em tempos para que eles aceitem a atualização, incluindo quando as pessoas esco-lhem usar determinadas funcionalidades opcio-nais, como se comuni-car no WhatsApp com uma empresa que esteja recebendo suporte do Facebook”, diz o comu-nicado da plataforma.

Novas práticas são questionadas por órgãos como a ANPD, o Cade e o MPF

Começam as inscrições para cursos de

Educação Profissional Técnica de Nível

Médio para alunos da Rede Estadual

A Secretaria da Edu-cação (Sedu) publicou no Diário Oficial do Espírito Santo, na se-gunda-feira (07), o Edi-tal Nº 11/2021, que au-toriza o processo seleti-vo para estudantes, ma-triculados na 1ª ou 2ª série do Ensino Médio regular da Rede Pública Estadual, ingressarem em cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. São 715 vagas, distribuídas em 19 escolas e municípios, contemplando todas as Regionais da Educação. As inscrições começa-ram nesta segunda-feira (07), no endereço eletrô-nico www.selecaoalu-no.es.gov.br, no ícone “PRONATEC/CONC OMITANTE”. Importante destacar que, além das vagas, nos cursos oferecidos no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao E n s i n o T é c n i c o e Emprego (Pronatec), cada aluno matriculado no curso técnico conco-mitante receberá uma

bolsa no valor de R$ 400,00, além de um kit escolar com material didático.

Inscrição

A seleção será na forma concomitante, ofertados em escolas da Rede Estadual no âmbi-to do PRONATEC, por meio do Programa No-vos Caminhos. Para participar do processo seletivo, o candidato deverá acessar a página www.acessocidadao-.es.gov.br realizar o ca-dastro no Portal “Aces-so Cidadão” utilizando o número de CPF ou e-mail (em ambos não poderá ser utilizado de terceiros). Em seguida, acessar a página www.selecaoa-luno.es.gov.br, selecio-n a r o í c o n e “PRONATEC/CONC OMITANTE”, ler as orientações contidas no presente edital e preen-cher a ficha de inscrição. A oferta de cursos e de vagas está indicada no Anexo II do Edital.

Resultado

A relação dos candi-datos classificados será divulgada no dia 29 de junho e disponibilizada n o s i t e d a S e d u (https://sedu.es.gov.br /), assim como na pági-na www.selecaoaluno-.es.gov.br, a partir das 17 horas.

Sedu

Seleção Brasileira decide disputar a Copa América

A Seleção Brasilei-ra irá disputar a Copa América, segundo in-formou o "GE" na se-gunda-feira (07). Ape-sar da insatisfação de jogadores e comissão técnica com os recen-tes problemas na CBF, a equipe inicia o torne-io diante da Venezuela no próximo sábado, em Brasília.

Embora não haja um comunicado ofici-al, os atletas e o técnico Tite devem se pronun-ciar após o duelo con-tra o Paraguai, nesta terça-feira, pelas Eli-minatórias da Copa do

Mundo. Há também a expectativa pela divul-gação de um manifesto escrito por todos os envolvidos e o posicio-namento do gr upo com relação ao torne-io.

Além do Brasil, ou-tras seleções já confir-maram suas participa-ções na competição. A A FA , F e d e r a ç ã o Argentina, publicou uma nota oficial no último domingo dizen-do que a decisão era "reflexo do espírito es-portivo" da entidade ao longo da história.

O Equador confir-mou que irá viajar ao Brasil após o duelo

con-tra o Peru, também nes-ta terça-feira pelas Eli-minatórias da Copa do Qatar. Seleções meno-res, como a Bolívia, também não abrem mão do torneio por conta da premiação de cerca de R$ 20 milhões que irão receber.

Polêmicas

Desde a última se-gunda-feira, os jogado-res e a comissão técni-ca de Tite estão insatis-feitos com a CBF por conta da decisão de realizar a Copa Améri-ca no Brasil. O grupo se encontrou com Ro-gério Caboclo no

do-mingo retrasado e não foram avisados sobre a decisão.

No decorrer da se-mana, surgiram boatos de que o comandante da Seleção Brasileira poderia pedir demis-são após os duelos pe-las Eliminatórias. O mandatário da entida-de se sentia traído in-ternamente e buscava uma série de modifica-ções.

Além disso, Cabo-clo buscava agradar o presidente Jair Bolso-naro, o maior adepto da realização da Copa América no Brasil, com a destituição Tite do comando do Brasil

e a promoção de Renat o G a ú c h o. O ex -técnico do Grêmio pos-sui uma afinidade ideo-lógica com o militar da reserva.

No entanto, o presi-dente da CBF foi acu-sado por assédio sexu-al e morsexu-al por uma

fun-cionária da entidade. No último domingo, o Comitê de Ética deci-diu afastar Caboclo do cargo por 30 dias. Membros do organis-mo e patrocinadores pedem pela permanên-cia de Tite até a Copa do Mundo.

Agencia Brasil

Lance

Foto: Lucas Figueiredo/CBF Foto: Reuters/Dado Ruvic

Foto: divulgação

(8)

CLA$$IFICADOS

Editais, Comunicados, Atas, Relatórios, Balancetes jornalhojenoticias@hotmail.com 27 3117-1030

Comprando, vendendo ou trocando! Anuncie conosco

jornalhojenoticias@hotmail.com

27 3117-1030

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 000008/2021 - PROCESSO Nº

499,525,577,810,899/2021

A Prefeitura Municipal de VILA VALÉRIO/ES, torna público que fará realizar licitação na modalidade de Pregão Presencial, tipo "MENOR PREÇO GLOBAL POR LOTE", OBJETO: Contratação de Empresa objetivando a Aquisição de Equipamentos e Materiais Permanentes (móveis para escritório, ar condicionado, equipamentos de informática, bebedouro elétrico) em atendimento a diversas Unidades Administrativas desta Prefeitura. CREDENCIAMENTO: 30 minutos antes da ABERTURA DA SESSÃO, a qual ocorrerá às 12:00 do dia 21 de junho de 2021. A Sessão Pública ocorrerá na Sala da CPL/Pregões, Rua Lourenço de Martins, nº 190, Centro - Vila Valério-ES. O edital completo está à disposição dos interessados nos dias úteis de 11 às 17h, de segunda à quinta, e, nas sextas-feiras, de 07 às 12h, e poderá ser requerido através do site: www.vilavalerio.es.gov.br. MAIORES INFORMAÇÕES: TEL. (027) 3728-1000.

Vila Valério, 07 de junho de 2021.

JAIME JULIÃO VIEIRA Pregoeiro Oficial

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VALÉRIO

27 3117-1030

Referências

Documentos relacionados

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Trata-se do Espírito que se faz conhecido pelo nome Joanna de Ângelis , e que, nas estradas dos séculos, vamos encontrá-la na mansa figura de Joanna de Cusa

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Para a análise de dados optou-se por utilizar a escala de Likert nos questionários para medir o grau de inovação das empresas, sendo que: a pontuação 1,0 é

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their