• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE EXERCÍCIOS 3A"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3A

Ensino Médio – Ciências Natureza II

Questão

Conteúdo

Habilidade

da Matriz

da EJA/FB

01 Seleção Natural H56

02 Propriedades dos elementos nos grupos (famílias) na Tabela

Periódica. H23

03 Gráficos de mudança de estado físico de substância pura e

mistura. H1

04 Fórmula estrutural e molecular de compostos orgânicos. H26

05 Reação de precipitação H21

06 Processo de fotossíntese e propriedades do CO2. H44 07 Propriedades polar e apolar de compostos orgânicos: como as

substâncias limpam a sujeira. H28

08 Reconhecimento de termos de genética H66

09 DNA H66

10 Relação entre genótipo e fenótipo H66

11 Doença ligada ao sexo H68

12 Biotecnologia H67

1

(2)

1)

a. (FUVEST 2007) No início da década de 1950, o vírus que causa a doença chamada de mixomatose foi introduzido na Austrália para controlar a população de coelhos, que se tornara uma praga. Poucos anos depois da introdução do vírus, a população de coelhos reduziu-se drasticamente.

Após 1955, a doença passou a se manifestar de forma mais branda nos animais infectados e a mortalidade diminuiu. Considere as explicações para esse fato descritas nos itens de I a IV: I. O vírus promoveu a seleção de coelhos mais resistentes à infecção, os quais deixaram maior número de descendentes.

II. Linhagens virais que determinavam a morte muito rápida dos coelhos tenderam a se extinguir.

III. A necessidade de adaptação dos coelhos à presença do vírus provocou mutações que lhes conferiram resistência.

IV. O vírus induziu a produção de anticorpos que foram transmitidos pelos coelhos à prole, conferindo-lhe maior resistência com o passar das gerações.

Estão de acordo com a teoria da evolução por seleção natural apenas as explicações: a) I e II b) I e IV c) II e III d) II e IV e) III e IV b. Leia os textos:

I - A seleção natural é um processo em que os indivíduos com certa característica herdada sobrevivem e se reproduzem em uma taxa maior que os outros indivíduos da mesma espécie, por exemplo.

II - As florestas pluviais, como a Amazônia, são ricas em biodiversidade, apresentam plantas que podem expandir suas copas rapidamente e por apresentarem temperatura constante, nunca abaixo do ponto de congelamento, elas podem, dependendo da espécie, apresentar folhas largas ou finas, para aumentar a eficiência da captação de luz solar, porém, isso pode gerar competição pela luz. As plantas que forem ultrapassadas na absorção de luz serão rapidamente recobertas. Isto, durante a evolução das espécies neste tipo de floresta, favoreceu a multiplicação de espécies lenhosas que garantiu de alguma forma seu lugar ao Sol. Após a leitura dos textos I e II, identifique o processo de seleção natural no texto II.

2

(3)

2) Os elementos na Tabela Periódica estão organizados em ordem crescente de número atômico.

Relacione as colunas:

Grupo ou família Propriedades do grupo ou família

(1) Gases nobres ( ) Reagem violentamente com a água, liberando hidrogênio. (2) Metais alcalinos ( ) Formam moléculas com dois átomos e podem ganhar um elétron. (3) Metais alcalinos Terrosos ( ) Perdem dois elétrons e formam cátions de carga 2+. (4) Halogênios ( ) Dificilmente reagem e são encontrados na forma de gases. Assinale a alternativa que apresenta a sequência da coluna da direita:

a) 3, 4, 2, 1 b) 2, 1, 3, 4 c) 2, 4, 3, 1 d) 3, 1, 2, 4 e) 4, 1, 3, 2 3 Caderno de exercícios

(4)

3) Analise o gráfico a seguir que representa a transformação física de um material:

Assinale a alternativa correta:

a) O gráfico representa o resfriamento de um material. b) No ponto Y, a 200 °C, o material evapora-se complemente. c) No ponto X, a 80 °C, o material sofre fusão.

d) No intervalo de Y a Z tem material no estado solido.

e) O material se funde completamente quando atinge a temperatura de 210 °C, no ponto Z.

4) Observe a estrutura do etanol, o álcool produto da destilação da cana-de-açúcar, utilizado como combustível:

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sua fórmula molecular: a) C2H5O b) C2H6O c) 2C6HO d) C2H6O e) 2CH6O 4 Caderno de exercícios

(5)

5) Dado o esquema que representa a mistura do conteúdo dos béqueres 1 e 2, num béquer 3. Sabendo-se que (aq) significa “aquoso”, ou seja, em solução e que (s) significa “sólido”, analise a representação e assinale a alternativa correta:

a) A reação entre a solução de nitrato de prata com cloreto de sódio produz uma solução de cloreto de prata e nitrato de sódio.

b) A reação entre os conteúdos dos dois béqueres forma solução no béquer 3.

c) Não ocorreu uma transformação química, uma vez que formou um sólido no béquer 3. d) A reação entre a solução de nitrato de prata com cloreto de sódio resulta em uma

solução sem sólidos.

e) A reação entre a solução de nitrato de prata com cloreto de sódio resulta no precipitado cloreto de prata e a solução de nitrato de sódio.

6) (Livro de Atividades – Novo TC) O gás carbônico é o principal responsável pelo fenômeno do aquecimento global. Considere as seguintes afirmações sobre o gás carbônico: I. É tóxico.

II. Ajuda a manter a temperatura o planeta.

III. É absorvido pelas plantas no processo de fotossíntese. IV. Provoca o efeito estufa.

Assinale a alternativa que indica quais afirmações estão corretas a respeito do gás carbônico: a) I, II, III e IV b) I, II e IV c) II, III e IV d) I, III e IV e) I e IV 5 Caderno de exercícios

(6)

7) (UEPA) O dodecanoato de sódio ou laurato de sódio é o principal constituinte do sabão de coco nas barras de limpeza, sua estrutura está representada abaixo:

Esse sal tem como característica:

a) a parte orgânica se solubiliza em óleo e a parte iônica em água, arrastando a sujeira. b) a parte orgânica e a iônica se solubilizam em água, arrastando a sujeira.

c) a parte orgânica e a iônica se solubilizam em óleo, arrastando a sujeira. d) a parte orgânica e a iônica não se solubilizam em água, arrastando a sujeira. e) a parte orgânica e a iônica não se solubilizam em óleo, arrastando a sujeira.

8) Considerando que o alelo dominante, em um cruzamento, é representado pelo A e o alelo recessivo por a. A seguir assinale a alternativa que represente a proporção fenotípica observada em F2 (3ª geração) referente ao cruzamento entre indivíduos AA e aa.

Obs.: Para determinar o resultado é necessário realizar os cruzamentos referentes às 1ª e 2ª gerações. Sendo: 1ª geração (P): AA x aa; 2ª geração (F1): cruzar os resultados da 1ª geração; 3ª geração (F2): não há necessidade de realizar o cruzamento, pois o resultado esperado são os descendentes de F1, que são representados por F2.

a) 25% da prole expressam o fenótipo determinado pelo alelo dominante (AA ou Aa) e 75% não o expressam, representado por aa.

b) em 25% da prole, o fenótipo recessivo é mascarado pelo fenótipo dominante, sendo

Aa.

c) 75% da prole expressam o fenótipo determinado pelo alelo A e 25% não o expressam. d) em 50% da prole, o fenótipo dominante(A) é mascarado pelo fenótipo recessivo (a). e) 50% da prole possuem um único tipo de alelo e 50% possuem outro tipo de alelo.

6

(7)

9) No DNA de um determinado organismo, 32 % das bases nitrogenadas são constituídas por adenosina. Assinale a alternativa que apresente as porcentagens das outras bases nitrogenadas desse DNA.

a) 32% uracila; 18% citosina; 18% guanina. b) 32% timina; 18% citosina; 18% guanina. c) 32% guanina; 18% timina; 18% citosina. d) 32% citosina; 18% uracila; 18% timina. e) 32% timina; 18% uracila; 18% guanina.

10) Uma menina nasceu de olhos azuis e de cabelos ruivos cacheados. Os olhos azuis e os cabelos ruivos são expressos por genes recessivos, já seus cachos por um gene dominante.

Na adolescência essa menina alisou seus cabelos e tingiu-os de preto.

Em relação às transformações realizadas por essa menina é correto afirmar que: a) A menina modificou seu fenótipo, porém seu genótipo permaneceu o mesmo. b) A menina alterou seu genótipo sem influenciar no fenótipo.

c) A menina teve tanto seu fenótipo, quanto seu genótipo modificado. d) A menina não sofreu nenhuma alteração no genótipo ou fenótipo. e) A menina alterou seu genótipo que modificou seu fenótipo.

11) (UNESP 2003) O daltonismo é comumente entendido como a incapacidade de enxergar as cores verde e/ou vermelha. A percepção de cores é devida à presença de diferentes tipos do pigmento retinol nos cones da retina. Nos indivíduos daltônicos, alguns desses pigmentos não estão presentes, alterando a percepção das cores. Os genes que participam da síntese desses pigmentos localizam-se no cromossomo X. O daltonismo é um caráter recessivo.

Um homem daltônico casou-se com uma mulher de visão normal em cuja família não havia relatos de casos de daltonismo. Este casal teve dois filhos: João e Maria.

a) Qual a probabilidade de João ter herdado do pai o gene para daltonismo? Qual a probabilidade de Maria ter herdado do pai o gene para daltonismo?

7

(8)

b) Por que é mais frequente encontrarmos homens daltônicos que mulheres daltônicas?

12) (UNESP 2011) Uma novidade dos cientistas: Combate à dengue com a ajuda do próprio

mosquito transmissor

Para os animais, o ato sexual é o caminho para a perpetuação da espécie. Um objetivo primordial que está se invertendo – pelo menos para o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Por meio de manipulação genética, uma população de machos criada em laboratório recebeu um gene modificado que codifica uma proteína letal à prole. Quando esses machos cruzam com fêmeas normais existentes em qualquer ambiente, transmitem o gene à prole, que morre ainda no estágio larval. A primeira liberação na natureza desses animais geneticamente modificados no Brasil foi aprovada em dezembro de 2010 pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A linhagem deverá ser liberada no município de Juazeiro, no estado da Bahia. (Evanildo da Silveira. Pesquisa FAPESP, fevereiro de 2011. Adaptado.).

Sobre a notícia, pode-se afirmar corretamente que os mosquitos

a) transgênicos liberados no ambiente irão se reproduzir e aumentar em número, substituindo a população original.

b) criados em laboratório, quando liberados no ambiente, irão contribuir com a redução do tamanho populacional das gerações seguintes.

c) geneticamente modificados são resistentes à infecção pelo vírus causador da dengue, o que reduz a probabilidade de transmissão da doença.

d) são portadores de uma mutação em um gene relacionado à reprodução, tornando-os estéreis e incapazes de se reproduzirem e transmitirem a dengue.

e) modificados produzem prole viável somente se cruzarem com fêmeas, também modificadas, portadoras do mesmo gene.

8

(9)

GABARITO COMENTADO 1. H56

a. Alternativa a.

Os seres vivos sofrem mutações genéticas naturais durante a duplicação de suas células, além de indivíduos que tem como característica a reprodução sexuada, que permite a variabilidade genética, ou seja, mistura das características dos ancestrais.

b.

As florestas pluviais são ricas em biodiversidade o que comprova o sucesso evolutivo de seus integrantes. Vista as adaptações positivas dos vegetais em relação a folhas e caule para garantir a eficiência fotossintética. Aqueles que não apresentarem características que facilitem sua sobrevivência no ambiente acabam morrendo.

2. Alternativa c. H23.

Ao organizar os elementos na Tabela Periódica em ordem crescente de número atômico nos períodos percebeu-se que os elementos de um mesmo grupo ou família possuem propriedades semelhantes. Assim, além dos grandes grupos observáveis na Tabela (metais, semimetais, não metais e Gases Nobres) os elementos pertencentes aos mesmos grupos ou famílias possuem propriedades características semelhantes.

Para revisar os conteúdos relacionados à Tabela Periódica retome a aula 39 do Novo Telecurso de Química.

3. Alternativa c. H1.

Esse gráfico representa o aquecimento de um material e não o resfriamento, como colocado na afirmação a. É possível verificar que se trata de um aquecimento, pois conforme o tempo evolui há um aumento da temperatura, que no início da experiência (tempo = 0) era 10 °C e no final é maior que 210 °C. A afirmação correta é a c, já que observamos um patamar, ou seja, quando o material atinge 80 °C inicia-se a sua fusão (perceba que no início do aquecimento com o material encontra-se no estado sólido). Até que todo o material seja fundido, a temperatura permanece constante. A partir de 200 °C o material começa a sofrer evaporação e como não é uma substância pura, há um intervalo de temperatura que o material sofre evaporação (de Y a Z). Como dito anteriormente, no intervalo de Y a Z, o material não está no estado sólido, e sim líquido, e sofre evaporação, a partir de 80 °C.

4. Alternativa b. H26.

Utiliza-se a fórmula estrutural para representar a geometria e a estrutura das substâncias no plano. A fórmula molecular indica os elementos químicos, representados pelos seus símbolos e, o número de átomos que constitui a molécula, indicado pelo índice. Observando a fórmula molecular temos:

9

(10)

Assim, a fórmula molecular do composto é C2H6O.

5. Alternativa e. H21.

A reação que ocorre no esquema pode ser representada pela equação:

Na forma iônica a equação pode ser representada por:

Onde (aq) representa aquoso e (s) sólido. Analisando a equação química que representa a reação, observe que ao misturar as duas soluções, a de nitrato de sódio e de cloreto de sódio, forma-se o precipitado de cloreto de prata. Essa reação ocorreu porque os íons.

6. Alternativa c. H44.

A afirmação I é incorreta, pois o gás carbônico não é tóxico. Se alguém respirar apenas gás carbônico, morrerá por falta de oxigênio, ou seja, por asfixia, e não porque o gás carbônico é tóxico.

7. Alternativa a. H28.

Para remover as impurezas e sujeiras de óleos e gorduras utilizamos detergentes ou sabões. Em ambos os casos as substâncias possuem uma parte polar, com cargas, que chamamos de cabeça e uma parte apolar orgânica, chamada de cauda. Quando o sabão entra em contato com a água e com a sujeira, a cabeça polar e as moléculas de água se atraem fortemente porque são polares. A cauda apolar é parecida com o óleo; não é atraída pela água, mas é atraída pelo óleo. Então, ela penetra na gotícula do óleo, enquanto a cabeça polar fica na água. Com essa organização das moléculas de água e do sabão por atração e repulsão a sujeira pode ser removida.

10

(11)

8. Alternativa c. H66.

O cruzamento pode ser realizado da seguinte forma:

(P)

A A 2ª geração - Geração que deu origem a linhagem.

a Aa Aa a Aa Aa (F1) A a 2ª geração A AA Aa a Aa aa (F2) AA e Aa expressam o fenótipo

dominante aa expressa o fenótipo recessivo 3ª geração

Para chegar ao resultado da 3ª geração – F2, temos que realizar o cruzamento desde a primeira geração, que é a geração de origem. Sempre analisando os alelos considerados dominantes e os alelos recessivos.

9. Alternativa b. H66.

A molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) é formado por unidades compostas por um açúcar (desoxirribose), fosfato e uma base nitrogenada (que pode ser, timina, adenina, citosina e guanina), essas unidades são chamadas de nucleotídeos.

A ligação entre as bases nitrogenadas de cada fita do DNA formam uma cadeia dupla (dupla hélice). A base adenina (A) se liga à timina (t), e a base guanina (G) se liga à citosina (C).

Adenina - timina Guanina – citosina

Se tivermos 32% de adenina, teremos a mesma porcentagem para timina (32%), pois as duas se ligam somando as bases nitrogenadas. Sendo um total de 64%. Para saber quanto teremos para as outras duas bases nitrogenadas é só realizarmos uma conta simples.

O total da molécula de DNA é igual a 100%, devemos tirar desse valor os 64% das outras duas bases. Teremos 36%. Esse valor terá que ser dividido por dois, resultando em 18% de citosina e 18% de guanina.

Adenina (32%) Timina (32%) Guanina (18%) Citosina (18%)

A uracila não faz parte da composição do DNA, ela faz parte apenas do RNA.

10. Alternativa a. H66.

Quando uma pessoa tinge o cabelo, faz a barba, faz uma tatuagem, entre outras coisas que mude sua aparência, ela está modificando seu fenótipo, isso é, as características que são

100%

11

(12)

expressas a partir dos genes. Porém, essas modificações não afetam o genótipo que é a representação do gene capaz de expressar uma característica, esse fica intacto.

Definição:

Fenótipo – Todas as características que se manifestam no ser vivo – constituição física,

metabolismo, estatura, cor de olhos, cabelos, entre outras. Algumas podem ser alteradas.

Genótipo – Conjunto de genes de um individuo. Não podemos modifica-los como acontece

com o fenótipo.

11. Dissertativa. H67.

a) A probabilidade de João ter herdado do pai o gene para daltonismo é zero, porque ele recebe do pai o cromossomo Y. Para Maria é 100%, porque ela recebe o cromossomo Xd do

pai que é daltônico (Xd Y).

b) O homem, sendo homozigoto, é daltônico quando apresenta o genótipo XdY. Sendo

homozigota, a mulher daltônica possui genótipo XdXd. Para ter a anomalia, a mulher precisa

de dois genes e o homem apenas um.

12. Alternativa b. H67.

Os mosquitos geneticamente modificados transmitem a sua prole genes letais que provocam a morte dos embriões. Dessa forma, eles contribuem para a redução populacional dos vetores de viroses, como a dengue e a febre amarela.

12

Referências

Documentos relacionados

2016: SEMINÁRIO EM ANTA GORDA: INÍCIO DO PLEITO PARA CÂMARA SETORIAL E PROGRAMA Seminário e reuniões na SEAPI para construção.. do

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Aula 03 – História das Artes, Ciências e Tecnologia (continuação ... Base da Aula: Apresentação: Resumo Histórico dos Períodos e suas características. Objetivo: Discutir

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Effects of the bite splint 15-day treatment termination in patients with temporomandibular disorder with a clinical history of sleep bruxism: a longitudinal single-cohort

Compreendendo- se que o estudo dos eventos do século XX podem ser relevantes e esclarecedores para a compreensão da história e da sociedade de hoje, e levando-se em conta o