• Nenhum resultado encontrado

Colégio Santa Dorotéia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Santa Dorotéia"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Colégio Santa Dorotéia - BH 1111 Querido(a) aluno(a),

Os assuntos trabalhados nessa atividade de Estudos Autônomos são referentes aos capítulos estudados na 2ª Etapa de nosso ano letivo. Antes de realizar as atividades que se seguem faça um estudo sobre os conteúdos aprendidos e que se encontram abaixo listados. Para você ter um bom aproveitamento acadêmico é essencial rever os registros realizados no caderno, reler os capítulos referentes ao conteúdo aprendido no livro-texto, estudar as aulas disponibilizadas no site do Colégio e refazer as listas de atividades entregues em sala! Estarei à disposição para esclarecer eventuais dúvidas!

Um grande abraço e bons estudos!

CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO

Tema: Dinâmica Populacional.

Suporte teórico: aula, slides publicados no site, registros no caderno, listas complementares e de

atividades e aula prática.

Tema: Humanidade e ambiente.

Suporte teórico: aula, slides publicados no site, registros no caderno, listas de atividades e aulas

práticas. • Tema: Lixo.

Suporte teórico: aula, slides publicados no site, registros no caderno, livro didático (Capítulo 7),

listas de atividades e Projeto Acadêmico.

HABILIDADES EXIGIDAS

• Avaliar, interpretar e inferir informações a partir de gráficos, tabelas, esquemas e textos. • Aplicar os conceitos científicos às diferentes situações propostas.

• Analisar gráficos, tabelas e esquemas. • Construir, corretamente, conceitos básicos.

• Associar as características populacionais às políticas públicas necessárias para atender às demandas sociais.

• Aplicar fórmulas e calcular dados populacionais.

• Interpretar pirâmides etárias e propor medidas políticas, sociais e econômicas para atender às demandas populacionais.

• Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e/ou destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.

• Identificar o impacto ambiental provocado pela ação humana. • Valorizar as posturas de respeito ao ambiente.

Colégio Santa Dorotéia

Área de Ciências da Natureza

Disciplina: Ciências

Ano: 6º - Ensino Fundamental

Professora: Flávia Lage e Mariana Gavioli

Aluno(a): _________________________________________________ No: _____ Turma: _____

Atividades para Estudos Autônomos

(2)

Colégio Santa Dorotéia - BH 2

2 2 2

• Investigar os principais problemas ambientais que têm preocupado os países: efeito estufa, destruição da camada de ozônio, proliferação de pragas, desaparecimento de espécies animais e vegetais, alteração no regime das chuvas, a poluição do ar, água e solo.

• Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.

• Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.

• Relacionar a reciclagem do lixo com os seus benefícios à saúde e à conservação de recursos naturais.

• Avaliar possíveis impactos ambientais causados pelo lixo e suas consequências para o ambiente natural e para o ser humano.

• Reconhecer a necessidade de implantação de atitudes individuais e coletivas para a redução da produção mundial de lixo.

• Reconhecer as diversas formas de descarte do lixo avaliando seus aspectos positivos e negativos para o meio ambiente e para os seres vivos.

MATERIAIS DE ESTUDO

• livro-texto;

material publicado no site; • listas de exercícios; • textos complementares; • aulas práticas;

• registros realizados no caderno; • Estudos Autônomos;

• avaliações anteriores.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

• Uma avaliação de 35 pontos com 4 questões objetivas (3,5 pontos cada) e 4 abertas subdivididas em itens no total de 21 pontos, a ser realizada no dia 28/09/2017.

(3)

Colégio Santa Dorotéia - BH 3333

QUESTÃO 01

(UFPR - Adaptada)

Uma população foi reintroduzida em uma ilha em 2001 com um número inicial de 46 indivíduos e foi monitorada ao longo de 5 anos (2002 até 2006). Nesse período, a cada ano foram estimadas as taxas de natalidade, mortalidade, emigração e imigração, cujos valores são apresentados no quadro abaixo.

OBSERVE-O.

Com base nesses dados, RESPONDA:

a) PREENCHA o quadro com a estimativa do número de indivíduos final da população em cada ano.

b) DETERMINE a Taxa de Crescimento Populacional (TCP) dessa ilha entre os anos de 2002 e 2006.

c) Quando uma população apresenta alta densidade o meio tende a controlar a taxa de crescimento

populacional. CITE três fatores do meio que limitariam o aumento do número de indivíduos dessa população.

1) __________________________________________________________________________. 2) __________________________________________________________________________. 3) __________________________________________________________________________.

(4)

Colégio Santa Dorotéia - BH 4 4 4 4

QUESTÃO 02

Cerca de 50 milhões (50 000 000) de pessoas vivem em Portugal, país que apresenta área aproximada de 500.000 km². CALCULE a densidade demográfica de Portugal, em habitantes por km².

OBSERVE a figura a seguir e RESPONDA às questões 03 e 04.

QUESTÃO 03

(FLPC)

CITE três mudanças que ocorreram ou ocorrerão na pirâmide etária brasileira entre os anos de 1980 e

2050.

1) _______________________________________________________________________________. 2) _______________________________________________________________________________. 3) _______________________________________________________________________________.

QUESTÃO 04

(FLPC)

CITE três medidas sociais diferentes que o governo brasileiro deveria ter tomado nos anos de 1980,

2010 ou que deverá adotar em 2050 para atender às necessidade de sua população em cada um desses anos.

• Ano de 1980:_____________________________________________________________________. • Ano de 2010:_____________________________________________________________________. • Ano de 2050:_____________________________________________________________________.

(5)

Colégio Santa Dorotéia - BH 5555

QUESTÃO 05

(FLPC)

LEIA, com atenção, a notícia que se segue:

FRANÇA PAGARÁ 750 EUROS MENSAIS POR TERCEIRO FILHO

O governo francês irá pagar uma licença de 750 euros (cerca de R$ 2 050,00) por mês durante um ano a famílias que decidirem ter um terceiro filho, anunciou ontem o primeiro ministro do país, Dominique Villepin.

Folha de S. Paulo, 23/09/2005. Folha mundo, p. A-16.

Sabendo que a França é um país desenvolvido EXPLIQUE o objetivo do governo francês ao adotar a medida relatada na reportagem acima.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________.

QUESTÃO 06

(Unicamp - Adaptada)

Os navios são considerados introdutores potenciais de espécies exóticas através da água de lastro (água armazenada nos tanques do navio para dar-lhe estabilidade quando estão sem carga para transporte). Essa água pode conter organismos de diversos. Com certa frequência leem-se informações relacionadas a essas introduções:

I. O mexilhão dourado (Limnoperna fortunei), um bivalve de água doce originário do sul da Ásia,

chegou ao Brasil em 1998 e já infestou rios, lagos e reservatórios da Região Sul e do Pantanal. Além de causar problemas ecológicos, esse invasor ameaça o setor elétrico brasileiro, a agricultura irrigada, a pesca e o abastecimento de água devido à sua capacidade de se incrustar em qualquer superfície submersa.

(Adaptado de Evanildo da Silveira, “Molusco chinês ameaça ambiente e produção no Brasil”. http://www.estadao.com.br/ciência/notícias/2004/mar/18/75.htm)

II. As autoridades sanitárias acreditam que o vibrião colérico, originário da Indonésia, chegou ao Peru

através de navios e de lá se espalhou pela América Latina.

(Adaptado de Ilídia A.G.M.Juras, “Problemas causados pela água de lastro”. Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, 2003.)

Além de problemas como os citados acima, a introdução de espécies oferece risco de extinção de espécies nativas. EXPLIQUE por quê.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

(6)

Colégio Santa Dorotéia - BH 6 6 6 6

QUESTÃO 07

(FLPC)

OBSERVE as imagens abaixo que apresentam a composição e as principais formas de destinação do

lixo brasileiro.

Após a análise das imagens, RESPONDA:

a) A Imagem 01 apresenta seis categorias de lixo: “Vidro”, “Metal”, “Plástico”, “Diversos”, “Papel” e

“Orgânico”. INDIQUE em qual dessas categorias você descartaria resíduos de lixo verde.

JUSTIFIQUE sua resposta.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________.

b) De acordo com a Imagem 01 percebe-se que os componentes orgânicos são os principais resíduos

presentes no lixo brasileiro. INFORME qual das formas de destinação de lixo citadas na Imagem 02 seria a mais adequada, do ponto de vista ambiental, para o descarte do lixo orgânico. JUSTIFIQUE sua resposta.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________.

Imagem 01 Imagem 02

Lixão a céu aberto Aterro controlado

Compostagem Incineração Aterro sanitário

(7)

Colégio Santa Dorotéia - BH 7777

QUESTÃO 08

(FLPC)

OBSERVE o gráfico abaixo que informa o tempo de decomposição médio de alguns materiais.

a) CITE o nome de um material presente no gráfico dessa questão que poderia ser destinado à coleta

seletiva em lixeiras vermelhas e outro que seria destinado em lixeiras verdes, respectivamente. ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________.

b) A decomposição dos restos orgânicos libera chorume, um líquido contaminante e mau cheiroso. CITE duas estratégias desenvolvidas durante o processo de construção de um aterro sanitário que

funcionam como medidas preventivas para evitar a infiltração desse líquido contaminante no solo dos aterros.

1) _____________________________________________________________________________. 2) _____________________________________________________________________________.

QUESTÃO 09

(FLPC)

Quanto mais desenvolvida é uma sociedade, mais lixo cada um de seus habitantes e estabelecimentos produz. Atualmente, há diversos tipos de lixos. Cada um deles apresenta riscos e impactos ambientais diversos e característicos dos tipos de resíduos que descartam principalmente. Supermercados, bancos, lojas, bares e restaurantes produzem um tipo de lixo classificado pelo mesmo nome, mas que é composto por materiais distintos, tais como papéis, plásticos, restos de alimentos e embalagens.

a) O texto acima refere-se a um dos tipos de lixo que estudamos durante o Projeto Acadêmico da

2ª Etapa. IDENTIFIQUE-O.

_______________________________________________________________________________.

b) CITE um impacto ambiental causado por esse tipo de lixo.

_______________________________________________________________________________.

c) INDIQUE uma forma adequação de destinação desse tipo de lixo.

(8)

Colégio Santa Dorotéia - BH 8

8 8 8

QUESTÃO 10

(UFRJ - Adaptada)

Os gráficos a seguir mostram as variações na concentração de gás carbônico (CO2) atmosférico (gráfico 1) e as variações no nível dos mares (gráfico 2), em milímetros (mm) em décadas recentes.

a) Para cada gráfico, APRESENTE uma causa das variações observadas.

Gráfico 01: ______________________________________________________________________. Gráfico 02: ______________________________________________________________________.

b) ESTABELEÇA a relação entre os fenômenos representados nos dois gráficos.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________.

QUESTÃO 11

(Fuvest - Adaptada)

Em 1910, cerca de 50 indivíduos de uma espécie de mamíferos foram introduzidos numa determinada região. O gráfico ao lado mostra quantos indivíduos dessa população foram registrados a cada ano, desde 1910 até 1950. OBSERVE-O.

Esse gráfico mostra que,

a) desde 1910 até 1940, a taxa de natalidade

superou a de mortalidade em todos os anos.

b) a partir de 1938, a queda do número de

indivíduos foi devida à imigração.

c) no período de 1920 a 1930, o número de

nascimentos mais o de imigrantes foi equivalente ao número de mortes mais o de emigrantes.

d) no período de 1930 a 1935, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de

mortes mais o de emigrantes.

e) no período de 1910 a 1950, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de

(9)

Colégio Santa Dorotéia - BH 9999

QUESTÃO 12

(Unifor-CE - Adaptada)

ANALISE os quatro diagramas, abaixo representados, mostrando a estrutura etária das populações

humanas de quatro países diferentes.

(Adaptado de C. F. Starr, R. Taggart. Biology. 11 ed. Austrália:Thomson, 2006. p. 815) Sobre eles fizeram-se as seguintes afirmações:

I. As pirâmides apresentam exemplos de países com diferentes índices de desenvolvimento social e

econômico, sendo a pirâmide 1 indicativa de um país subdesenvolvido e a 4 de um país desenvolvido.

II. A análise das pirâmides na sequência de 1 até 4 demonstra redução da taxa de crescimento

populacional, ou seja, redução do número de crianças na população.

III. Países com distribuição etária da população semelhante à pirâmide 3 devem investir,

prioritariamente, na criação de creches e escolas.

IV. A análise das pirâmides na sequência de 1 até 4 demonstra aumento na expectativa de vida da

população que deve ser consequente de um sistema de saúde público eficiente e do incentivo do governo à redução da taxa de natalidade.

ASSINALE as afirmativas corretas: a) I, II. b) II, III. c) I, III. d) I, II e III. e) I, II e IV.

QUESTÃO 13

(FLPC)

OBSERVE a tabela abaixo que apresenta o número de habitantes de alguns países e suas respectivas

áreas, representadas em quilômetros quadrados.

País População (número aproximado de habitantes em 2016) Área aproximada (km2)

Alemanha 80 000 000 400 000

México 126 000 000 2 000 000

Turquia 80 000 000 800 000

Argentina 42 000 000 3 000 000

Venezuela 32 000 000 1 000 000

Após a análise da tabela ASSINALE a alternativa que indica o país MAIS povoado e o MENOS populoso, RESPECTIVAMENTE. a) Venezuela e Alemanha. b) Alemanha e Venezuela. c) México e Turquia. d) Argentina e México. e) Venezuela e Argentina.

(10)

Colégio Santa Dorotéia - BH 10

10 10 10

QUESTÃO 14

(Fatec - Adaptada)

A prefeitura de uma pequena cidade decidiu despejar todo o esgoto doméstico em uma lagoa próxima.

ASSINALE a alternativa que contém o gráfico que representa o que deve ter ocorrido com as

concentrações de nutrientes (linha contínua) e de oxigênio dissolvido (linha pontilhada) a partir do momento X, correspondente ao início do despejo.

QUESTÃO 15

(Fadisma - Adaptada)

Sobre a biodiversidade é CORRETO afirmar que:

a) O tráfico de animais não prejudica a biodiversidade de um determinado local, visto que a reprodução

ocorre com rapidez.

b) A biodiversidade é um conjunto de espécies de animais de um determinado local, não incluindo a

flora (vegetais), pois essa não é um organismo vivo.

c) O desenvolvimento urbano e econômico não ocasionou nenhuma perda para a biodiversidade

mundial.

d) A biodiversidade é um conceito que abrange todas as formas de vida presentes na natureza,

incluindo as espécies animais, vegetais e os micro-organismos.

e) A retirada de uma determinada espécie de seu hábitat não altera a cadeia alimentar, pois outros

(11)

Colégio Santa Dorotéia - BH 11111111

QUESTÃO 16

(Faculdade Santa Marcelina - Adaptada)

Espécies de animais, plantas, fungos e bactérias, quando levadas intencional ou acidentalmente pelo ser humano para novos ambientes, podem se tornar verdadeiras pragas. A introdução de algumas espécies exóticas é considerada uma ameaça por promover:

a) a competição das espécies introduzidas (exóticas) com as espécies locais (nativas) e a redução da

biodiversidade no ecossistema em que as espécies foram introduzidas.

b) a perda e a fragmentação do ecossistema em que a espécie exótica foi introduzida, devido ao

desenvolvimento de resistência do meio ambiente contra novas invasões.

c) a alteração dos nichos ecológicos das espécies locais devido à alteração das relações de predação

e de competição entre as espécies nativas.

d) o aumento exagerado da taxa de reprodução das espécies nativas levando à escassez de alimento

e espaço no ecossistema local, o que resultará em competição e consequentemente redução da biodiversidade neste ambiente.

e) a reprodução entre as espécies nativas e exóticas com formação de híbridos, o que reduz a

biodiversidade local.

QUESTÃO 17

(Enem - Adaptada)

Em 2006, foi realizada uma conferência das Nações Unidas em que se discutiu o problema do lixo eletrônico, também denominado e-waste. Nessa ocasião, destacou-se a necessidade de os países em desenvolvimento serem protegidos das doações nem sempre bem-intencionadas dos países mais ricos. Uma vez descartados ou doados, equipamentos eletrônicos chegam a países em desenvolvimento com o rótulo de “mercadorias recondicionadas”, mas acabam deteriorando-se em lixões, liberando chumbo, cádmio, mercúrio e outros materiais tóxicos.

Disponível em: <g1.globo.com> (Adaptada). A discussão dos problemas associados ao e-waste leva à conclusão de que:

a) os países que se encontram em processo de industrialização necessitam de matérias-primas

recicladas oriundas (originadas) dos países mais ricos.

b) o objetivo dos países ricos, ao enviarem mercadorias recondicionadas para os países em

desenvolvimento, é o de conquistar mercados consumidores para seus produtos.

c) o avanço rápido do desenvolvimento tecnológico, que torna os produtos obsoletos (antigos) em

pouco tempo, é um fator que deve ser considerado em políticas ambientais.

d) o excesso de mercadorias recondicionadas enviadas para os países em desenvolvimento é

armazenado em lixões apropriados.

e) as mercadorias recondicionadas oriundas (originadas) de países ricos melhoram muito o padrão de

vida da população dos países em desenvolvimento.

QUESTÃO 18

(Enem - Adaptada)

Os plásticos, por sua versatilidade e menor custo relativo, têm seu uso cada vez mais crescente. Da produção anual brasileira de cerca de 2,5 milhões de toneladas, 40% destinam-se à indústria de embalagens. Entretanto, este crescente aumento de produção e consumo resulta em lixo que só se reintegra ao ciclo natural ao longo de décadas ou mesmo de séculos.

Para minimizar (diminuir) esse problema uma ação possível e adequada é:

a) proibir a produção de plásticos e substituí-los por materiais renováveis como os metais.

b) incinerar o lixo de modo que o gás carbônico e outros produtos resultantes da combustão voltem

aos ciclos naturais.

c) queimar o lixo para que os aditivos contidos na composição dos plásticos, tóxicos e não degradáveis

sejam diluídos no ar.

d) estimular a produção de plásticos recicláveis para reduzir a demanda de matéria-prima não

renovável e o acúmulo de lixo.

e) reciclar o material para aumentar a qualidade do produto e facilitar a sua comercialização em larga

(12)

Colégio Santa Dorotéia - BH 12 12 12 12

QUESTÃO 19

(Enem)

Um dos grandes problemas das regiões urbanas é o acúmulo de lixo sólido e sua disposição. Há vários processos para a disposição do lixo, dentre eles o aterro sanitário, o depósito a céu aberto e a incineração. Cada um deles apresenta vantagens e desvantagens. Considere as seguintes vantagens de métodos de disposição do lixo:

I. diminuição do contato humano direto com o lixo; II. produção de adubo para agricultura;

III. baixo custo operacional do processo; IV. redução do volume de lixo.

A relação CORRETA entre cada um dos processos para a disposição do lixo e as vantagens apontadas é:

QUESTÃO 20

(UFT- Adaptada)

Um dos principais temas discutidos atualmente em conferências e seminários sobre meio ambiente no Brasil e no Mundo é o aquecimento global. Diversos pesquisadores relacionam este fenômeno ao aumento do efeito estufa. Uma reportagem do Globo Rural, de 23 de julho de 2010, destacou que o estado do Tocantins registrou o maior índice de queimadas desde 2005. As queimadas constituem-se em um dos fatores que contribuem para o aumento do efeito estufa, e consequentemente para o aumento do aquecimento global. Sobre este tema, considere as seguintes assertivas:

I. O desmatamento pode ser uma das causas do aumento do efeito estufa, pois pode ocasionar

alterações na quantidade de CO2 (gás carbônico) disponível na atmosfera.

II. Ocorre uma relação inversa entre o aumento da concentração de CO2 na atmosfera e da temperatura média global.

III. O efeito estufa é um fenômeno causado somente pela ação antrópica e tem sido importante para

manter a superfície terrestre aquecida, impedindo a perda de calor para o espaço.

IV. O aumento da temperatura média global pode provocar alterações climáticas, podendo levar ao

derretimento de calotas polares e geleiras, elevando o nível do mar. Estão CORRETAS apenas as assertivas indicadas na alternativa:

a) I, II e IV. b) I e IV. c) II e IV. d) II e III. e) I, II, III e IV.

SERÃO DISPONIBILIZADAS DUAS AULAS PARA CORREÇÃO DESSAS ATIVIDADES PREVIAMENTE À PROVA DE RECUPERAÇÃO.

(13)

Colégio Santa Dorotéia - BH 13131313 GABARITO QUESTÃO 01 a) 2002: 107 indivíduos. 2003: 242 indivíduos. 2004: 552 indivíduos. 2005: 796 indivíduos. 2006: 907 indivíduos. b) TCP = 160 indivíduos/ ano.

c) 1. Espaço; 2. Disponibilidade de alimento; 3. Disponibilidade de água. QUESTÃO 02

500 habitantes/ km²

QUESTÃO 03

• Aumento da expectativa de vida (aumento do número de idosos). • Redução da taxa de natalidade (do número de crianças).

• Aumento do número de jovens trabalhadores .

QUESTÃO 04

1980: investimento em escolas e creches. 2010: maior geração de empregos.

2050: investimento maciço em sistemas de saúde e previdência (aposentadorias).

QUESTÃO 05

Sendo um país desenvolvido a França apresenta tendência a ter uma população com muitos idosos e baixa taxa de natalidade. Assim, o governo está estimulando as famílias a terem mais filhos com o objetivo de aumentar a proporção de crianças e jovens no país, renovando sua população e reduzindo a chance de termos diminuição da população francesa.

QUESTÃO 06

As espécies exóticas podem adaptar-se bem ao ambiente em que foram introduzidas e com isso competirem com as espécies nativas por espaço, alimento e água.

QUESTÃO 07

a) Lixo orgânico. O lixo verde é um tipo de lixo orgânico, pois é derivado de um ser que foi vivo.

b) Compostagem, pois esta é uma forma de reaproveitamento do lixo orgânico. Na compostagem

produz-se energia (biogás) e adubo.

QUESTÃO 08

a) Lixeiras vermelhas: isopor, copos de plástico, plástico.

Lixeiras verdes: vidro.

b) Compactação do solo, tubulações para captar chorume e uso de mantas impermeáveis. QUESTÃO 09

a) Lixo comercial.

b) Produção de chorume (pela decomposição dos restos de alimentos) e contaminação do solo e do

lençol freático.

c) Reciclagem, compostagem e aterro sanitário. QUESTÃO 10

a) Gráfico 1: Decomposição do lixo, queima de combustíveis fósseis por automóveis e indústrias.

Gráfico 2: Aquecimento global.

b) Quanto maiores os índices de gás carbônico na atmosfera, maior a temperatura do planeta

(14)

Colégio Santa Dorotéia - BH 14 14 14 14 QUESTÃO 11 D QUESTÃO 12 A QUESTÃO 13 B QUESTÃO 14 C QUESTÃO 15 D QUESTÃO 16 A QUESTÃO 17 C QUESTÃO 18 D QUESTÃO 19 B QUESTÃO 20 B

Referências

Documentos relacionados

Constitui objeto deste contrato a prestação, pela CONTRATADA à CONTRATANTE, de serviços de publicação de publicidade legal com diagramação do texto a ser

Neste caso, o aluno deverá solicitar declaração de Carga Horária perante a comissão organizadora do evento, requerendo à Coordenação de Cursos a inclusão das

Como parte de sua estratégia de mercado, Cavalcanti abriu um escritório próprio na Rua dos Ourives “onde agendava os bailes e demais atividades em que ia tocar, incluindo,

Este curso constitui uma importante ação do Colégio Politécnico, através dos cursos técnicos da área da saúde, no aperfeiçoa- mento da ocupação de cuidador na região,

O local de armazenamento deve conter bacia de contenção para reter o produto, em caso de vazamento.. Mantenha os recipientes bem fechados e

O gênero Oesophagostomum foi o principal contribuidor para o au- mento do número de ovos de nematódeos eliminados nas fezes no período de lactação.. Termos para indexação:

Os cinco pacientes tratados apenas por cervicotomia foram submetidos a: ressutura em um caso, que evoluiu com nova fistulização; reanastomose em um caso, que evo- luiu bem e plastia

A partir de agosto de 2006, a equipe de AVC passou a contar também com os re- sidentes do serviço de neurologia, que começaram o treinamento no início de 2006