• Nenhum resultado encontrado

Guia prático: as melhores soluções digitais para sua empresa superar a crise do coronavírus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia prático: as melhores soluções digitais para sua empresa superar a crise do coronavírus"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Guia prático: as melhores

soluções digitais para sua

empresa superar a crise

(2)

Introdução ... 3

Invista no e-commerce ... 5

Aposte no marketing digital ... 10

Utilize chatbots no atendimento ao cliente ...13

Adote um software de gestão ...17

Conclusão ...23

(3)

3

Introdução

A pandemia do coronavírus trouxe consequências para a saúde de milhares de brasileiros. No entanto, ainda que as perdas humanas sejam incalculáveis do ponto de vista humanístico, os problemas financeiros também são.

Isso porque o fechamento do comércio, a pouca circulação das pessoas

nas lojas físicas e nos shopping centers e a redução drástica do poder de compra trouxeram consequências inestimáveis para os gestores.

Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados, mas, para alguns, já são suficientes para fechar as portas, demitir funcionários ou manter os serviços apenas enquanto durar o estoque de produtos.

Enquanto alguns estão sofrendo pela perda de faturamento e mergulhando no ostracismo, outros estão se reinventando, adaptando-se a novos serviços e aproveitando esse tempo forçado de reflexão para realinhar seu negócio.

(4)

4 INTRODUÇÃO Existem aqueles que se destacaram por oferecer serviços diferenciados

conforme o aumento e a diversidade de solicitação de pedidos online, vislumbrando novas oportunidades de negócio.

Uma das grandes oportunidades que surgiram nessa pandemia é a forma de empreender por meio dos recursos digitais, o que, para alguns, já ocorria

e, para outros, está se tornando uma grande novidade.Independentemente da fase de negócios em que você se encontra, mostraremos, neste e-book, algumas soluções digitais objetivas e vantajosas para você desenvolver em seu negócio e superar a crise econômica desencadeada pelo coronavírus.

(5)

5

Invista no e-commerce

Talvez seja o melhor momento para se investir no e-commerce independentemente do nicho de atuação, pois o cenário está

significativamente favorável e menos resistente a essa modalidade.

Sabe-se que, em algumas localidades do Brasil, o comércio está fechado, no entanto, em outras, é possível verificar uma reabertura gradativa,

(6)

6 INVISTA NO E-COMMERCE Como essas questões estão sendo guiadas pelo número de infecções e taxa de ocupação dos leitos, os governantes têm optado por diversas modalidades de fechamento do comércio, tais como ampliação do horário de funcionamento, restrição de venda de bebidas alcoólicas, entre outras determinações.

Apesar desse fato, muitos indivíduos, por receio de contrair a doença, evitando, assim, aglomerações, ou por praticidade em obter o produto no conforto de sua residência, estão optando mais pelo e-commerce.

Devido a isso, os órgãos responsáveis pela documentação empresarial

também estão facilitando os processos, concentrando a maior parte também por via virtual, o que otimiza bastante a implantação do e-commerce.

Após uma avaliação das condições para operar no e-commerce e da

divulgação pelas redes sociais, os gestores podem expandir as atividades do seu negócio pelos meios virtuais ou iniciar nessa empreitada.

(7)

7 INVISTA NO E-COMMERCE

Para aqueles que estão iniciando nesse processo, a venda online requer as mesmas documentações de uma empresa física, como CNPJ, além do registro de um domínio na web.

Com o registro na web feito nas plataformas sobre o assunto, é fundamental que a empresa esteja integrada a um sistema de gestão, que possibilita a

emissão da nota fiscal, além de controlar outras variáveis, como controle financeiro, levantamento de estoque e organização das vendas.

Outro ponto importante tem relação com as formas cadastradas

para pagamento e, quanto mais ampliadas são as possibilidades, melhor. Assim, podem ser idealizados pagamentos por boleto bancário,

transferência via Pix e cartões de crédito de todas as bandeiras, além de haver um gateway para facilitar e garantir a segurança das transações.

(8)

8 INVISTA NO E-COMMERCE E, por fim, mas não menos importante, deve-se pensar nas formas de

envio, principalmente nas que são intermediadas pelo correio e, por isso,

é interessante constar também, no final do pedido, o valor do frete e o tempo mínimo de entrega.

Ao final desse processo, é aconselhável linkar as principais informações sobre produtos, vendas e percepções dos clientes nas principais redes sociais para disseminar dados aos futuros consumidores.

(9)

9 INVISTA NO E-COMMERCE

Sendo assim, a possibilidade de aperfeiçoar as vendas online ou de iniciar

nessa oportunidade trará experiências para os gestores a fim de manter esse negócio ou reajustá-lo tendo em vista que, diante do cenário causado pela pandemia, está sendo cada vez mais comum fazer compras pela internet. Por isso, os gestores devem considerar que esse serviço deve perdurar por muito tempo e se tornar mais abrangente para todos os nichos, facilitando a compra de pequenos objetos, móveis, roupas e até carros.

Nesse sentido, a página de compras deve ser bem instrutiva, de fácil

navegação e adequada ao público consumidor, tanto em linguagem quanto em características dos produtos que se deseja comercializar.

(10)

10

Aposte no marketing digital

A pandemia causada pelo coronavírus modificou cronicamente os

hábitos dos brasileiros, reduzindo as interações presenciais e aumentando a

procura por diversos tipos de leitura nos meios virtuais, como uma alternativa para o ócio e o estresse.

Inicialmente, foram verificadas mais pesquisas sobre as consequências clínicas da infecção pela COVID-19 e quais eram os indicadores de

mortalidade nas principais regiões, além das pesquisas sobre tratamento e cura da doença.

(11)

11 APOSTE NO MARKETING DIGITAL

Passado o período mais crítico e observando uma perspectiva mais

otimista ao longo dos tempos, os consumidores começaram a buscar na internet outros temas tanto para a sua saúde mental quanto para as suas necessidades de compra.

Diante dessa oportunidade, muitos gestores começaram a investir no marketing digital, atraindo consumidores virtuais primeiramente por

conteúdos úteis e por objetivos que indiretamente levarão ao tipo de compra. Nesse quesito, os temas relacionados a como lidar com a ansiedade nos

períodos da pandemia, como trabalhar em home office de forma confortável, como se aventurar na cozinha, dentre outros, são assuntos mais acessados.

(12)

12 APOSTE NO MARKETING DIGITAL Aproveitando essa oportunidade, os gestores desenvolveram conteúdos

para atrair um perfil de interessados nos produtos que comercializam, trazendo informações relevantes e confiáveis aos futuros consumidores.

A utilização de marketing digital nesse período de pandemia,

principalmente para aqueles que ainda não estavam na web, está sendo

um excelente termômetro para avaliar as próximas tendências de consumo.

Além disso, o marketing digital agrega mais valor à marca, considerando sua ampliação nos meios digitais; impulsiona as vendas dos produtos ou

serviços da marca; garante exposição virtual do negócio e estreita a relação com o perfil de consumidor interessado.

Ademais, otimiza o lançamento de novos produtos, facilitando a compra e readequando os processos conforme os relatos críticos obtidos, trazendo um relacionamento confiável e duradouro entre ambos que refletirá na

(13)

13

Utilize chatbots no

atendimento ao cliente

As novas formas de comunicação, principalmente as desenvolvidas durante a pandemia, criaram a possibilidade de negociação com os clientes de

forma simples, objetiva e prática e têm atraído cada vez mais adeptos.

Para os potenciais clientes, um programa de computador idealizado para simular uma conversa humana pode ir mais além do que perguntar sobre

os produtos e serviços desejados. Por isso, é importante traçar o perfil do

cliente, analisar o tipo de linguagem que será utilizada e quais serão as sequências de perguntas e respostas conforme a programação desejada.

(14)

14 UTILIZE CHATBOTS NO ATENDIMENTO AO CLIENTE Assim, de acordo com a programação elaborada para o chatbot, é possível obter respostas adequadas mesmo que a pergunta não esteja na forma

correta para os padrões da pesquisa, o que otimiza o processo e gera resultados apropriados para o gestor.

Então, a partir da análise inicial da programação, os gestores e seus

funcionários definirão quais processos serão adaptados para o chatbot, como os de venda, as consultas de pagamentos ou as dúvidas frequentes. Os processos de venda e as consultas de pagamento são as práticas iniciais e, mediante o sucesso dessa implantação, os gestores já podem viabilizar

outros tipos de serviços via chatbot. Depois disso, é importante escolher

programas adequados às necessidades da empresa e fazer um teste antes de iniciar a implantação total, verificando os pontos que necessitam de ajustes.

(15)

15 UTILIZE CHATBOTS NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Diante do cenário pandêmico, devido ao crescente mercado virtual, os gestores que implantaram o chatbot já observaram algumas vantagens em automatizar os processos usando a inteligência virtual. Os resultados do uso de chatbot na pandemia já mostraram mais economia de tempo e de custos, controle remoto das equipes de atendimento e negociação e acompanhamento das métricas de produtividade.

Diversas empresas já atuam nesse nicho e estão adaptando ainda mais a programação dos chatbots para atender às questões emergenciais durante a pandemia ou explorar novos campos ainda pouco utilizados.

(16)

16 UTILIZE CHATBOTS NO ATENDIMENTO AO CLIENTE Portanto, cabe ao gestor avaliar a utilização dos chatbots e optar por essa ferramenta na modalidade provisória, devido à pandemia, ou definitiva,

como forma de otimizar os processos instalados. E, como toda prática, é

interessante buscar a percepção dos usuários e coletar as principais críticas para reestruturar o modelo a fim de garantir a fidelidade e o aumento de compras por essa via virtual.

(17)

17

Adote um software de gestão

A pandemia veio para que o gestor, ainda que de forma forçada, reflita sobre o andamento de seu estabelecimento, trazendo à tona problemas antigos ou intensificando as novas necessidades. Nesse sentido, trabalhar de

forma manual, ou com sistemas desintegrados, já é mais produtivo nos dias de hoje, haja vista a grande diversidade de informações que precisam de

avaliação conjunta.

Sendo assim, muitos gestores entenderam que é inviável lidar com todas

as demandas sem um sistema de gestão acoplado a um controle de estoque efetivo e de organização estrutural dos funcionários.

(18)

18 ADOTE UM SOFTWARE DE GESTÃO Independentemente do produto ou serviço comercializado, é certo que

os gestores necessitam de um controle das operações realizadas, de indicadores precisos sobre o funcionamento do estabelecimento e da compreensão das despesas e dos custos.

Também é fundamental considerar a gestão de estoque, a entrada e a

saída de mercadorias, os custos de cada produto, a taxação dos serviços realizados e o monitoramento da entrega ao cliente. Por isso, para aqueles que ainda não têm ou para os que estão pensando em trocar o sistema de gestão, esse é o momento oportuno, pois isso trará tranquilidade para se adaptar aos poucos às novas funcionalidades.

No entanto, é preciso pensar que o software de gestão deve ser amigável do ponto de vista do entendimento, precisa ter variáveis autoexplicativas e deve sempre manter um suporte da empresa idealizadora da plataforma.

(19)

19 ADOTE UM SOFTWARE DE GESTÃO

Nesse sentido, é crucial que o sistema permita a organização das entradas até a finalização do serviço. No caso específico para as indústrias moveleiras, esse processo deve ser bem delineado, e o mesmo vale para os setores de

metalurgia, para as lojas de departamento, entre outros.

As tarefas devem seguir um fluxo racional, desde a solicitação do pedido, passando pela autorização dos superiores, até o processo final, sendo que todo ele é viabilizado apenas com o acesso à internet. As vantagens da

utilização de softwares eficientes na pandemia são notórias, como você verá a seguir.

(20)

20 ADOTE UM SOFTWARE DE GESTÃO

Redução de custos

A utilização do software diminui os custos consideravelmente, começando pela não utilização de formulários manuscritos, pela capacidade de integrar sistemas em uma única plataforma e pela possibilidade de reduzir o número de funcionários atuantes.

Além disso, o espaço destinado ao armazenamento de documentos será permanentemente substituído para atender a outras demandas, como outros serviços presenciais ou, até mesmo, ao estoque das mercadorias comercializadas. Esse valor economizado poderá ser utilizado para outros investimentos ou propostas de melhorais dentro dos estabelecimentos, da capacitação dos funcionários, entre outras consequências.

Para aqueles que estão investindo na entrada e na permanência nos

meios virtuais, existem muitos cursos que ajudam a elaborar um cenário atraente, a manter a manutenção das redes sociais ativa e a fazer a

(21)

21 ADOTE UM SOFTWARE DE GESTÃO

Automatização dos processos

Um software de gestão acoplado às diversas funcionalidades é um grande avanço para os gestores e para a sustentabilidade da empresa, na medida em que reduz erros humanos e garante a produtividade.

Processos automatizados são sempre bem-vindos e facilitam a relação das etapas e o cumprimento das metas estabelecidas, melhorando a performance dos produtos e serviços gerados.

(22)

22 ADOTE UM SOFTWARE DE GESTÃO

Possibilidade de tomar decisões com agilidade

Qualquer software de gestão, ainda que muitos não tenham esse propósito, gerará indicadores importantes sobre produtividade, rentabilidade e relação de custos, ainda que indiretamente. Esses indicadores são essenciais para fazer um diagnóstico situacional e para propor melhorias a fim de alcançar metas razoáveis e condizentes com os objetivos propostos pelos gestores, tanto durante a pandemia quanto após esse evento.

Assim, os gestores podem entender onde estão, para onde querem ir e quais são as etapas necessárias para almejar novas oportunidades, contando

(23)

23

Conclusão

Os desafios nos ensinam a procurar oportunidades, como é o que está acontecendo no mundo todo devido à pandemia da COVID-19. Alguns

aprendizados serão momentâneos, enquanto outros servirão de experiência para os próximos passos.

Além disso, os recursos tecnológicos de hoje nos propiciaram a readequação dos serviços com a inclusão de atividades, de modo que, se estivéssemos

passando por isso em outros tempos, possivelmente estaríamos em um cenário pior.

Por isso, cabe a cada gestor identificar as possibilidades de crescimento com a adesão ou o aprimoramento das soluções digitais, acompanhar as tendências durante e após a pandemia e criar novos conceitos.

Assim, os graves efeitos econômicos serão retardados ou amenizados se os gestores mantiverem a cabeça erguida, com dedicação para levar adiante o negócio e prezar pela constante busca por soluções digitais.

(24)

O FoccoLOJAS é uma solução da Focco Soluções de

Gestão, dedicada à gestão completa e integrada de lojas de móveis planejados e avulsos. Por meio do sistema, é possível organizar desde a entrada de um cliente até a montagem de um projeto, com controle absoluto sobre tudo isso.

As tarefas seguem uma sequência programada, assim, o envio de um pedido, por exemplo, só ocorre depois que o contrato for assinado e o projeto, liberado, criando um padrão de atendimento e qualidade.

E o melhor: tem interface totalmente amigável e de fácil aprendizado. E, para usar, só é preciso estar conectado à internet.

Referências

Documentos relacionados

O trabalho de investigação clínica na área da abdominoplastia em causa foi desenvolvido no serviço de cirurgia plástica do centro hospitalar de São João e da faculdade de medicina

De uma forma geral as medições efectuadas pelo sensor ASAR apresentam uma qualidade aceitável para a avaliação do recurso energético das ondas marítimas l como se pode

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

O candidato poderá obter informações e orientações sobre o Simulado Virtual, tais como Editais, processo de inscrição, horário de prova, gabaritos, ranking e resultados

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

Nesse sentido, apresentamos o modelo de fluxos com as suas três formulações e escolhemos aquela cujo valor ótimo da função objetivo do problema relaxado mais se aproximava do

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política