• Nenhum resultado encontrado

Atrações esportivas, música e flashmob animam a passagem da tocha Olímpica pelo interior de São Paulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atrações esportivas, música e flashmob animam a passagem da tocha Olímpica pelo interior de São Paulo"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Atrações esportivas, música e flashmob

animam a passagem da tocha Olímpica pelo

interior de São Paulo

Chama Olímpica será conduzida pelas ruas das cidades de

Sertãozinho, Jaboticabal, Bebedouro, Barretos e Franca

Nesta terça-feira (19), o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 passará pelas cidades de Sertãozinho, Jaboticabal, Bebedouro, Barretos, encerrando o dia em Franca. Conhecida como a capital brasileira do basquete, Franca prepara uma festa com direito a apresentação de cerca de 700 jovens da rede de ensino. Os estudantes farão uma coreografia, conhecida como flashmob, ao som do jingle A tocha em Franca, criado pela cidade para marcar a passagem do revezamento. Ao todo, 145 pessoas irão conduzir a tocha Olímpica, e o comboio vai se

deslocar por 351 quilômetros.

· Em Sertãozinho, a tocha Olímpica será acesa no Centro Olímpico Maria Zeferina Rodrigues Baldaia, dando início ao revezamento na cidade. O encerramento será na Praça 21 de Abril, no centro, onde haverá uma cerimônia seguida por atrações culturais e esportivas. · O roteiro da tocha em Jaboticabal começará na Praça Dom Assis, em frente ao Mercado Municipal, e o percurso termina no Paço Municipal, com apresentações artísticas e musicais. Durante o trajeto, também haverá diversas apresentações para o público.

· A programação em Bebedouro terá início na Estação Cultura, encerrando-se na Praça Valêncio de Barros, em frente à prefeitura. Para animar o revezamento, a cidade promoverá atividades culturais e esportivas.

· Já em Barretos, o revezamento terá início no Recinto Paulo de Lima Corrêa. Construído na década de 1940, o local abriga tradicionais festas da cidade, como a Queima do Alho, o Toque do Berrante e as apresentações de dança de Catira. Na parada da Estação Cultura, haverá um evento organizado pela secretaria Municipal de Cultura e, no fim do percurso, no Hospital de Câncer, acontecerá a festa de encerramento.

(2)

· A cidade de Franca promoverá diversas atrações para a passagem da chama Olímpica. Na Praça Nossa Senhora da Conceição, haverá performances de skate, judô e caratê com a participação do público. No Parque de Exposições Fernando Costa, local da cerimônia de celebração, os cantores Tunico Magno e Nixon Alessandro levarão o melhor do samba de raiz e sertanejo para o público antes da pira de celebração ser acesa. Para recepcionar a chegada da chama Olímpica no local da cerimônia de celebração, momentos antes do encerramento do evento, cerca de 700 jovens da rede de ensino farão uma coreografia flashmob ao som do jingle A tocha em Franca, criado pela cidade.

Conheça alguns condutores do dia:

Hélio Garcia Filho “Helinho” é técnico do Franca Basquetebol Clube e foi ex-jogador de basquete. Foi campeão sul-americano em 1999 pela Seleção Brasileira e campeão nacional pelo Vasco da Gama, Uberlândia e pelo próprio Franca, clube onde iniciou e encerrou sua carreira como jogador. Conduz a tocha em Franca.

Jorge Guerra, o Guerrinha, começou a jogar basquete aos 16 anos, no Amazonas Franca. Foi armador titular da seleção brasileira que conquistou a medalha de ouro dos Jogos

Pan-americanos Indianápolis 1987, nos Estados Unidos. O jogo final, a equipe enfrentou o time anfitrião e os venceu por 120 a 115. Foi a primeira vez que a seleção norte-americana

masculina de basquete perdeu um jogo em casa, a primeira vez que foi derrotada em um jogo final, e a primeira vez que um adversário fez mais de cem pontos diante de seus torcedores. Além disso, o Brasil quebrou uma invencibilidade de 34 partidas oficiais do time

norte-americano. Atuou como técnico das equipes de Ribeirão Preto (SP), Campos (RJ), Rio Claro (SP), Bauru (SP) e Mogi das Cruzes (SP). Conduz a tocha em Franca.

Wilson Fernando Kuhn Minuci foi atleta profissional de basquete por 20 anos com participação em dois Jogos Olímpicos, dois mundiais, dois Pan-americanos, dois sul-americanos e duas Copas Américas pela seleção brasileira. No basquete nacional, venceu quatro campeonatos brasileiros, três paulistas, dois sul-americanos e um pan-americano. Será condutor em Franca.

(3)

Erika Coimbra começou cedo nas divisões de base da Seleção Brasileira de vôlei, conquistando o título de melhor atacante e melhor jogadora do Mundial, ainda no infanto-juvenil. Participou da campanha que rendeu ao Brasil a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos Winnipeg 1999. Nos Jogos Olímpicos Sidney 2000, conquistou a medalha de bronze. Será condutora em Franca.

Alessandra Oliveira, aos 11 anos, praticava basquete, vôlei e handebol. Atuou por diversas equipes do interior de São Paulo, de onde seguiu para a Itália, Estados Unidos, Eslováquia, Coréia do Sul, Hungria, Espanha, Turquia, Rússia e França. Jogando pela Seleção Brasileira, esteve presente em três edições dos Jogos Olímpicos, conquistando a prata em Atlanta 1996, o bronze em Sydney 2000 e o 4º lugar em Atenas 2004. Disputou quatro mundiais,

conquistando o título na Austrália, em 1994. Será condutora em Franca.

Paulina Rogério de Souza tem o vôlei no DNA. Começou a se interessar pelo esporte desde pequena – é sobrinha da ex-levantadora da Seleção Brasileira Fofão. Com 11 anos, entrou para o time de vôlei em Boituva, interior de São Paulo. Aos 13, ingressou no time da

federação, em Barueri, onde treina já há quatro anos. Será condutora em Franca a convite da Coca-Cola.

Paulo dos Santos idealizou, com sua mulher, o projeto social Aquário, na Vila Toninho, um bairro da periferia de São José do Rio Preto. Atende cerca de 150 crianças carentes, que recebem aulas de caratê e são levadas a peças de teatro e a sessões de cinema. Ajuda ainda mais de 120 famílias com entregas de cestas de alimentos. Será condutor em Barretos a convite da Coca-Cola.

Luciano Newton é atleta de powerlifting, uma das modalidades do levantamento de peso. Começou a praticar a modalidade com 16 anos e é 11 vezes campeão estadual, hexacampeão brasileiro, bicampeão sul americano. Foi campeão mundial na Argentina, em 2014. Conduz a tocha em Franca a convite da Nissan.

(4)

Doracélia dos Santos começou a jogar basquete em Franca aos 11 anos. Defendeu a cidade em Jogos Regionais e Abertos. Formada em Educação Física, casou-se com o Chuí, jogador da Seleção Brasileira na década de 1980, de quem recebe a chama Olímpica. Com um grupo de amigos, fundou uma associação reconhecida pela excelência do trabalho de base. Será condutora em Franca a convite da Nissan.

Marco Aurélio dos Santos, o “Chuí”, é professor de Educação Física e ex-jogador de basquete, com 24 anos de história nas quadras. Ídolo da torcida francana, fez história no Franca, onde jogou 1.016 partidas e marcou 15.463 pontos, o maior cestinha do basquete da cidade. Foi campeão mundial pela Seleção Brasileira, em 1998. Convidado pelo Bradesco, conduz a tocha em Franca.

Hélio Garcia é técnico e ex-jogador de basquete. Como jogador, disputou os mundiais em que a Seleção Brasileira foi medalha de bronze, no Uruguai (1967); vice-campeã, na Iugoslávia (1970); e bronze novamente, nas Filipinas (1978). Conquistou o ouro nos Jogos

Pan-americanos Cali 1971. Como técnico da Seleção Brasileira, comandou 96 partidas (64 vitórias e 32 derrotas) em 12 competições oficiais – foi campeão dos Jogos Pan-americanos Winnipeg 1999. Convidado do Bradesco, será condutor em Franca.

Francisco Sérgio Garcia “Fransergio” é ex-jogador de basquete e ex-presidente do Franca Basquetebol Clube. Começou e encerrou a carreira no Franca, clube onde jogava ao lado dos dois irmãos: Helio Rubens e Toto, que juntos formavam os “Irmãos Metralha”. Atualmente, Fransergio trabalha como cardiologista na cidade. Será condutor em Franca.

Vitor Santos jogou pela Seleção Brasileira de hóquei sobre patins por 11 anos, e se tornou o maior artilheiro da história da equipe. Participou de seis campeonatos mundiais de hóquei, representando o Brasil em diversos países como Portugal, Itália, Espanha e Macau. Participou dos Jogos Olímpicos Barcelona 1992 como treinador e jogador. Ao longo de sua carreira, entre os clubes que passou e seleção, marcou mais de 2 mil gols. Atualmente, Vitor Santos é

treinador das categorias de base da escola de hóquei sobre patins da cidade, com mais de 200 atletas da modalidade e da categoria adulta. Será condutor em Sertãozinho.

(5)

SOBRE SALA DE IMPRENSA

Termos de Uso

Broadcasters Detentores de Direitos (RHBs): Os RHBs podem fazer a transmissão do Revezamento da

Tocha Olímpica no Brasil, de forma não exclusiva, de acordo com os termos de seus respectivos contratos firmados com o COI.

Broadcasters Não Detentores de Direitos (Non -RHBs): Os Non -RHBs podem fazer a transmissão do

Reinaldo Vicente Simão se tornou jogador de futebol profissional pelo Juventude, de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Em seguida, jogou três anos pelo Internacional, de Porto Alegre, onde foi bicampeão gaúcho e campeão da copa do Brasil. Após passagens pelo Corinthians e Portuguesa, foi para o Japão, onde ficou por três anos e foi campeão da Copa da Ásia. De volta à Portuguesa, em 1999, foi escolhido com o melhor volante do campeonato paulista, indo para o São Caetano, onde foi vice-campeão brasileiro, em 2001, ganhando a bola de prata como o melhor volante daquele campeonato. Após passagem pelo futebol turco, encerrou a carreia profissional no Goiás, em 2004. Conduz a tocha em Barretos.

Benedicto Francisco, o Rosa Preta, é ex-atleta de basquetebol e atletismo, onde se destacou na prova de salto em altura, participando de vários Jogos Regionais, Abertos, Troféu Brasil, Sul-americanos e Pan-americano. Foi recordista brasileiro e sul-americano no salto em altura nos anos 70. Será condutor em Barretos.

Therezinha Nazário Martucci tem 79 anos e tem uma história de vida que compreende muitas maratonas e corridas. Em sua coleção, tem cerca de 200 troféus e medalhas que ganhou ao longo de 20 anos, participando de maratonas nacionais e internacionais. Pratica exercícios de segunda a segunda. E durante sua semana, ainda faz musculação, natação e treinos na rua de cerca de 10 quilômetros. Conduz a tocha em Jaboticabal.

Celia Bachega atuava como atleta de vôlei na década de 1960 e, hoje, faz trabalho de incentivo na formação de atletas. Atualmente, Célia Bachega é atleta da terceira idade, na modalidade de vôlei adaptado. Jogadora de destaque dos Jogos Regionais do Idoso por várias vezes, foi vice-campeã estadual em 2010. Será condutora em Sertãozinho.

(6)

Revezamento da Tocha Olímpica no Brasil (com exceção das cerimônias de abertura e encerramento), de forma não exclusiva, pelo prazo máximo de 36 (trinta e seis) horas após o evento. Qualquer transmissão relacionada a este evento, deve ser realizada de forma estritamente jornalística, sem criar ou ser apresentada como um programa focado no Revezamento da Tocha Olímpica.

Nenhuma associação comercial / promocional será permitida na cobertura do Revezamento da Tocha Olímpica. Principalmente, a transmissão do Revezamento da Tocha Olímpica não poderá (i) ser patrocinado ou de

qualquer for criar uma associação que crie a impressão de que o Non -RHBs e/ou qualquer entidade sem autorização e/ou seus produtos são conectados ou associados ao Revezamento da Tocha Olímpica, ao Jogos Olímpicos, ao COI e/ou ao Movimento Olímpico e (ii) implique, sugira ou represente os Non -RHBs como sendo detentores oficiais dos direitos de transmissão e/ou parceiros do Revezamento da Tocha olímpica, dos Jogos Olímpicos, do COI e/ou do Movimento Olímpico.

Cerimônias de Abertura e Encerramento: A parte do revezamento que ocorrerá durante as cerimônias de

abertura e encerramento dos Jogos faz parte dos direitos exclusivos concedidos aos RHBs e qualquer transmissão pelos Non-RHBs deve ser realizada em observância às Novas Leis de Acesso do COI.

Terms of Use

Rights Holding Broadcasters (RHBs): RHBs may broadcast the Olympic torch relay in Brazil, on a

non-exclusive basis, in accordance with the terms of their respective media rights agreement with the IOC.

Non-Rights Holding Broadcasters (Non-RHBs): Non-RHBs may broadcast the Olympic torch relay in Brazil

(with the exclusion of the opening and closing ceremonies), on a non-exclusive basis, for a maximum of 36 hours after the event. Any such broadcast must be positioned as news only and not to create, or be positioned as, Olympic torch relay focused programming.

No commercial/promotional association is permitted with the coverage of the Olympic torch relay. In particular, broadcast of the Olympic torch relay may not (i) be sponsored or otherwise be associated in any way to give the impression that Non-RHBs and/or any unauthorized entities and/or products are linked to or associated to the Olympic torch relay, the Olympic Games, the IOC and/or the Olympic Movement and (ii) imply, suggest or represent Non-RHBs as being official rights holding broadcasters and/or partners of the Olympic torch relay, the Olympic Games, the IOC and/or the Olympic Movement.

Opening and Closing ceremonies: The part of the torch relay occurring during the opening and closing

ceremonies of the Games is part of the exclusive rights granted to RHBs and any broadcast by Non-RHBs must comply with the IOC News Access Rules.

(7)

Sala de imprensa

ÚLTIMOS TWEETS Tweets

Referências

Documentos relacionados

O segundo foi um estudo randomizado, denominado United Kingdom Prospective Diabetes Study Group (UKPDS), realizado no Reino Unido em 1998 com pacientes diabéticos do tipo 2,

No Tratado dos sistemas (1986), Condillac conduziu sua pesquisa sobre o conhecimento e as sensações através das leituras dos Clássicos, Platão e Aristóteles, e do

No ensino regular o ensino da economia está inserido no Curso de Ciências Socioeconómicas nas disciplinas de Economia A (10º e 11º ano) e Economia C (12º ano). Também existem

Por meio de uma pesquisa qualitativa com levantamento de dados foi possível verificar que os pesquisadores abordam diversas frentes diferentes em seus trabalhos, que passam

No caso das pessoas políticas (União, estados, Distrito Federal e municípios), a competência executória para promover a desapropriação é incondicionada, ou seja, não precisam

Os sistemas de unidade MKS, CGS, gravitacional e unidade do sistema de coluna de líquido são utilizados tendo como referência a pressão atmosférica e são

Histological slides from cutaneous biopsies of dogs with a suggestive clinical history of allergic dermatitis were selected and subdivided in two experimental groups according to

§ 2º - Para o exercício das atividades essenciais (inciso I a XL) fica proibida a formação de filas de espera nos estabelecimentos mencionados neste artigo, a fim de

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

A terapia prolongada com succinato sódico de hidrocortisona pode causar perda de massa muscular e fraqueza muscular, dificuldade de cicatrização, atrofia da pele, osteoporose

Soroprevalência e fatores de risco para a infecção pelo vírus da hepatite B pe- los marcadores AgHBs e anti-HBs em prisioneiros e primodoadores de sangue.. Os testes sorológicos

Descobrindo-me em estado de abertura total, como horizonte de possibilidades infinitas através de sua finitude, o homem descobre-se também responsável por si; não há

Os métodos classificadores Support Vector Machine (SVM) e Análise de Componentes Principais (ACP), foram avaliados mediante análise visual, destacando as

18 7.25 A prova de prática musical para os candidatos aos cursos de Música - Bacharelado e Música - Licenciatura será realizada nos dias dia 25 e 26 de outubro de 2022,

Campeão da Supercopa da Espanha ▪ Campeão do Troféu Joan Gamper ▪ Campeão da Copa das Confederações ▪ Campeão do Superclássico das Américas pela Seleção

20 7.25 A prova de prática musical para os candidatos aos cursos de Música - Bacharelado e Música - Licenciatura será realizada nos dias dia 25 e 26 de outubro de 2022,

A transformação SubBytes substitui cada byte do bloco por outro byte pela tabela de substituição S-box dada abaixo. Figura 9: substituição no

Desta forma, nosso estudo foi pioneiro em avaliar o papel a via de sinalização BDNF/TrkB/Akt em lesões benignas e malignas odontogênicas epiteliais.. Nossos

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Espera-se que esse trabalho sirva para aumentar o número de pesquisas na área de promoção a saúde mental que são escassas, e a aperfeiçoar o projeto "Promoção á saúde

Tal objetivo se cumpriu por meio da caracterização do perfil socioeconômico do grupo familiar e dos estudantes residentes nas unidades de moradia estudantil da

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de