• Nenhum resultado encontrado

PROJETO GENEROS TEXTUAIS: ABRINDO JANELAS PARA NOVOS APRENDIZADOS IDENTIFICAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO GENEROS TEXTUAIS: ABRINDO JANELAS PARA NOVOS APRENDIZADOS IDENTIFICAÇÃO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

PROJETO

GENEROS TEXTUAIS: ABRINDO JANELAS PARA NOVOS APRENDIZADOS

IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL AFFONSO ROQUETTE Público Alvo: Alunos do 8º e 9º ano

Período de realização- 4º bimestre

Professores Responsáveis: Ilne Albernás e Hamilton Coelho

Colaboradores: Diretora, vice-diretora, supervisoras, professores e estagiário bolsista do Projeto Olhar Cidadão.

Duração: 5 horários de 50 minutos

JUSTIFICATIVA

As avaliações internas e externas da E.E.Affonso Roquette apontam uma das principais dificuldades da instituição, as habilidades não desenvolvidas de leitura e produção dos gêneros textuais. Produzir bons leitores é o grande desafio atual da escola, visto que muitos dos nossos alunos chegam ao final do Ensino Fundamental sem o domínio dessa habilidade.

A partir da inquietação dos professores com o nível insastifatório dos seus alunos nas áreas de leitura e escrita e da participação da Escola no GDP(Grupo de Desenvolvimento Profissional) com o Projeto de Alfabetização e Letramento e diante dos desafios crescentes que vivemos a cada dia elaboramos o presente projeto com o objetivo de

(2)

propor atividades inovadoras e instigantes ao exercício da leitura e escrita, atividades que façam o aluno ter vontade de escrever e que ele veja nessa escrita um significado prático na sua vida e assim tenha melhores condições de atender a demanda da sociedade atual.

OBJETIVO GERAL

Propor atividades inovadoras e instigantes ao exercício da leitura e escrita, fazendo com que o aluno tenha vontade de escrever e que veja significado nesta escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Conhecer a estrutura textual de cada gênero. • Trabalhar a compreensão textual do aluno • Desenvolver a habilidade de escuta.

• Entender os gêneros textuais como textos significativos e necessários no dia a dia;

• Desenvolver o gosto pela leitura e escrita.

• Oferecer aos alunos diversidades textuais que possibilitem o aprendizado da leitura e escrita;

• Utilizar textos reais, explorando situações de comunicação concretas e reais.

• Desenvolver a expressão corporal, artística e criatividade do aluno

(3)

RECURSOS MATERIAIS

• Revistas; • Livros ; • Jornais;

• Cola e tesoura;

• Papéis brancos e coloridos • Cartazes;

• Cadernos, lápis, borracha; • Textos xerografados;

• Caixa de som e microfones; • CD; • Aparelho de som; • Pincéis • Mesas e cadeiras • Gravuras • Doces (pé de moleque) PROCEDIMENTOS E ESTRATÉGIAS

• Preparação do ambiente (quadra decorada, mesas e cadeiras).

• Recepção dos alunos e formação dos grupos (todos os alunos serão distribuídos em grupos

determinados por cores que receberão na entrada da quadra).

• Mensagem e fala dos coordenadores de direção • Desenvolvimento das oficinas envolvendo gêneros

textuais: Mensagem-música, carta, poesia, horóscopo, lista de compras, receitas, tirinhas e anúncios.

(4)

• O trabalho será dividido em cinco oficinas assim distribuídas:

1ª Oficina

Gênero: Mensagem

Etapas da oficina:

o Incentivação: A incentivação será feita através de reflexões orais: perguntas e respostas entre professor e alunos, com um direcionamento a uma busca de sentido para o ser, e fazer do aluno no cotidiano escolar e na sua vida social e familiar. E também a valorização dos sonhos e desejos de cada um.

o Leitura da mensagem pelos alunos e professores (leitura em voz alta e em grupo). A leitura será acompanhada de um fundo musical bem suave. A cada parágrafo o professor direcionador conduzirá os alunos às reflexões.

Produção textual

Escreva uma mensagem de otimismo valorizando a si mesmo e ao outro.

O seu texto verbal deverá ser ilustrado com um texto não verbal (gravuras, desenhos).

(5)

Gênero: Música

o Incentivação: Música Balada Boa – Cantor: Gustavo Lima.

o O professor coordenador deverá cantarolar suavemente uma melodia. Em seguida, falar da importância do prazer de ouvirmos ou cantarmos boas músicas.

o Uma cantora, ao vivo cantou e tocou a música a ser trabalhada. Os alunos acompanharam. o Após cantar os alunos receberam a letra da

música já conhecida e com a coordenação do professor exploraram tópico por tópico, retirando da mesma alguns aprendizados.

o Foi contada aos alunos a história da música no contexto histórico e social brasileiro.

Produção textual

Uma interdisciplinaridade entre a língua portuguesa e história. Produzir um texto não verbal de acordo com a letra da música (texto verbal).

3ª Oficina:

Gênero: Carta

o Incentivação:

Será convidado um carteiro da cidade para que faça a encenação da entrega de uma carta a uma professora no local onde se desenvolverá as oficinas. Após receber a carta, a

(6)

mesma será aberta e lida e depois cantada pela professora. O conteúdo da carta será a música “A carta” do Cantor Renato Russo.

o Serão estudados os passos para a escrita de uma carta: explicação sobre como se escreve uma carta e o preenchimento do envelope.

Produção textual

o Escrita de uma carta para ser enviada a alguém (amigo- colega- parente).

o Obs.: Esta oficina terá continuidade em aulas posteriores visto que para se escrever uma carta é preciso a escrita, correção, reescrita e o envio da mesma via correio. A atividade deverá resultar em um intercâmbio entre os alunos da escola, resgatando a escrita de cartas.

4ª Oficina

Gênero: Receita Culinária

Incentivação:

Nesta atividade o professor coordenador provocará uma discussão aos alunos sobre a importância e qual a finalidade desse gênero e distribuirá a receita escrita do Pé de Moleque. Logo

(7)

após, como atividade os alunos escreverão a receita de que mais gostar. Para atender a exigência do gênero, quanto sua forma e estrutura será feita uma demonstração de como produzir a receita: os ingredientes usados e como fazê-la. Enquanto produzem a receita de sua preferência, será servido para degustação Pé de Moleque, doce típico da culinária mineira.

5ª Oficina

Gênero: Lista de compras

Incentivação: Teatro será apresentado pelos professores envolvidos no projeto, objetivando o entendimento do gênero de maneira descontraída. O teatro mostrará aos alunos a importância do uso desse gênero para uma boa alimentação e organização econômica da família.

Produção textual

Feita a motivação através do teatro, será definido um valor, de acordo com a renda familiar dos alunos (300,00) para que os mesmos fizessem a lista de compras de sua família e n ela constasse os produtos básicos para alimentação, higiene pessoal e limpeza.

5ª Oficina

(8)

Incentivação: Será pedido aos alunos que falem algo sobre a palavra anúncio e se esta é ou não do conhecimento deles.

Logo após o professor, fará o anúncio sobre a venda de um aparelho celular. No decorrer da oficina será feita uma comparação e diferenciação entre os gêneros: anúncio e propaganda.

Produção Textual

Serão dadas figuras diversas aos alunos para que cada um produza seu próprio anúncio de compra, venda ou aluguel do produto. Cada aluno deverá produzir anúncios que serão expostos em um painel.

AVALIAÇÃO

O projeto será avaliado no decorrer do ano letivo através da observação do interesse dos alunos e das produções desenvolvidas por eles.

(9)

Anexos

Anexo 1- Fotos das Oficinas

Imagem 1: Oficina Gênero Textual Poesia

Fonte: Acervo da Escola

Imagem2: Oficina Gênero Textual Música

(10)

Imagem 3 : Oficina Gênero Textual Carta

Fonte : Acervo da Escola

Imagem 4: Oficina Gênero Textual Receitas

(11)

Imagem 5 : Oficina Gênero Textual Anúncio

Fonte: Acervo da Escola

(12)
(13)
(14)
(15)

Texto 4: Gênero Textual Anúncio

(16)

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de