• Nenhum resultado encontrado

Carlota Maria Lopes de Miranda Urbano. Relatório Quinquenal de Actividades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Carlota Maria Lopes de Miranda Urbano. Relatório Quinquenal de Actividades"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Carlota Maria Lopes de Miranda Urbano

Professora Auxiliar do Grupo de Estudos Clássicos

Relatório Quinquenal de Actividades

(Julho de 2004 - Março de 2009)

Coimbra

2009

(2)

Introdução

Carlota Maria Lopes de Miranda Urbano é doutorada em Letras (área de Estudos Clássicos, especialidade de Literatura Novilatina) pela Universidade de Coimbra com a dissertação ‘Santos e Heróis. A épica hagiográfica novilatina e o poema Paciecidos (1640) de Bartolomeu Pereira S.J’, sob orientação do Prof. Doutor Américo Costa Ramalho. Prestadas as provas públicas de defesa da sua dissertação de doutoramento com a classificação final de ‘aprovada com distinção e louvor por unanimidade’ no dia 30 de Julho de 2004, foi no dia seguinte nomeada Professora Auxiliar da Faculdade Letras, onde já desempenhava em regime de exclusividade as funções de assistente desde 1996, ano em que obteve o grau de mestre na mesma área e especialidade, respectivamente Estudos Clássicos e Literatura Novilatina.

Este Relatório de actividades pretende mostrar como a requerente desenvolveu a sua actividade científica e pedagógica, bem como a sua participação na vida universitária nos últimos cinco anos, com vista à obtenção da nomeação definitiva no lugar de professora auxiliar que ocupa desde Julho de 2004, nos termos do artigo 25º do Decreto-Lei 448/79 de 13 de Novembro, com as alterações introduzidas pela Lei 19/80 de 16 de Julho e em conformidade com os critérios para a nomeação definitiva de Professores auxiliares, estabelecidos pelo Conselho Científico em Julho de 2008.

1. Actividade pedagógica

A actividade docente da requerente tem-se centrado sobretudo no ensino da Língua e Cultura Latinas, na antiga Licenciatura em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa e no actual curso de Estudos Clássicos e Orientais, bem como na antiga Licenciatura em Estudos Portugueses e no actual Curso de Estudos Portugueses e Lusófonos. No âmbito do ensino da disciplina de Latim, no período de cinco anos em apreço, a requerente tem ministrado programas que vão desde a Iniciação ao estudo de humanistas do Renascimento, passando por autores clássicos do fim da República, do período imperial e por autores cristãos do baixo império. No âmbito da Linguística, a requerente ministrou ainda a disciplina Matrizes greco-latinas da Língua Portuguesa, unidade curricular do curso de Estudos Portugueses e Lusófonos.

(3)

Além disso, a requerente ministrou disciplinas na área da História e Cultura clássicas, nomeadamente História da Roma Antiga, Educação e Cidadania desde a

Antiguidade e o Seminário Recepção da Teoria do Teatro Antigo (Seminário do Curso de Pós-Graduação em Teatro Clássico e sua Recepção).

Assumindo o esforço do Grupo de Estudos Clássicos por servir os interesses mais prementes da Faculdade, nos últimos dois anos a requerente colaborou ainda no ensino de Língua Portuguesa (LP 1), disciplina oferecida a alunos estrangeiros, sobretudo alunos do programa Erasmus, mas também alunos de cursos de pós-graduação e doutoramento.

-Serviço docente 2004-2005 2º semestre

Latim II [disciplina curricular de Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa] — aulas teórico-práticas 4 h semanais.

Latim III [disciplina curricular de Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa]— aulas teórico-práticas 2 h semanais (anual).

Recepção da Teoria do Teatro Antigo [Seminário de Pós-Graduação em Teatro Clássico e sua Recepção]—3 horas semanais.

Latim I –[disciplina de opção de Estudos Artísticos] 4 horas semanais (de Março a Maio).

*licença de maternidade de Nov. 2004 a Março 2005

2005-2006 1º semestre

Latim I [disciplina curricular de Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa]—aulas teórico-práticas 4 h semanais.

2005-2006 2º semestre

Latim II [disciplina curricular de Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa] — aulas teórico-práticas 4 h semanais.

História da Roma Antiga [disciplina curricular dos cursos de História e Arqueologia] — aulas teórico-práticas 3 h semanais.

Educação e Cidadania desde a Antiguidade II [disciplina de opção do Ramo de formação educacional] —aulas teórico-práticas 3 h semanais.

(4)

2006-2007 1º semestre

Latim I [disciplina curricular de Estudos Clássicos e Orientais]—aulas teórico-práticas 4 h semanais.

Latim 1 (Língua e Cultura)- [disciplina curricular de Estudos Portugueses e Lusófonos]—aulas teórico-práticas 4 h semanais.

Latim V [disciplina curricular de Estudos Clássicos e Orientais]—aulas teórico-práticas 2 h semanais.

2006-2007 2º semestre

Latim II [disciplina curricular de Estudos Clássicos e Orientais —aulas teórico-práticas 4 h semanais.

História da Roma Antiga [disciplina curricular dos cursos de História e Arqueologia] — aulas teórico-práticas 3 h semanais.

Educação e Cidadania desde a Antiguidade II [disciplina de opção do Ramo de formação educacional] —aulas teórico-práticas 3 h semanais.

2007-2008 1º semestre

Língua Portuguesa I [disciplina oferecida aos alunos do programa Erasmus] —aulas teórico-práticas 4 h semanais.

Latim 1 (Língua e Cultura) [disciplina curricular de Estudos Portugueses e Lusófonos]—aulas teórico-práticas 4 h semanais.

Latim V [disciplina curricular de Estudos Clássicos e Orientais]—aulas teórico-práticas 4 h semanais.

2007-2008 2º semestre

Língua Portuguesa I [disciplina oferecida aos alunos do programa Erasmus] —aulas teórico-práticas 4 h semanais.

Latim 4 (Língua e Cultura) [disciplina curricular de Estudos Portugueses e Lusófonos]—aulas teórico-práticas 4 h semanais.

Latim VI/Literatura Latina do Renascimento [disciplina curricular de Estudos Clássicos e Orientais]—aulas teórico-práticas 4 h semanais.

2008-2009 1º semestre

Língua Portuguesa I – [disciplina oferecida aos alunos do programa Erasmus] —aulas teórico-práticas 4 h semanais.

Latim V [disciplina curricular de Estudos Clássicos e Orientais] —aulas teórico-práticas 4 h semanais.

(5)

Matrizes Greco-Latinas da Língua Portuguesa [disciplina curricular de Estudos Portugueses e Lusófonos] —aulas teórico-práticas 4 h semanais.

2º semestre: licença de maternidade

Para além da actividade docente, quando solicitada, a requerente empenhou-se em acções de formação pedagógica:

-Acções de formação

Workshop “O código retórico clássico e a palavra de Vieira” (Apresentação teórica do sistema retórico clássico, identificação deste sistema na leitura do Sermão de Santo

António pregado na Igreja de Stº António dos Portugueses em Roma). Workshop integrado no Colóquio Padre António Vieira: O poder da palavra, Funchal, Escola da APEL (Associação Promotora do Ensino Livre) 1 de Março de 2008.

Acção de formação “O Ensino do Português, língua estrangeira”, em colaboração com a Mestre Isabel Gil, na Escola Básica 2, 3 de Condeixa-a-Nova. Organização do Departamento de Língua Portuguesa, 5 de Março de 2008.

2. Actividade científica 2.1 Investigação científica

Concluídas as provas de doutoramento sobre poesia épica hagiográfica novilatina em Portugal, a requerente prosseguiu a sua investigação na especialidade de Literatura Novilatina mostrando especial interesse na poesia novilatina de carácter hagiográfico, da autoria de humanistas portugueses como Jorge Coelho, Bartolomeu Pereira, Francisco de Macedo e Figueira Durão. Não obstante, a poesia do humanista italiano Maffeo Barberini mereceu também a sua atenção.

Associada ao estudo da literatura hagiográfica novilatina surge a investigação em temas como a recepção dos temas clássicos nos séc. XVI e XVII, a pedagogia e a espiritualidade da Companhia de Jesus, as missões jesuítas no extremo Oriente ou as polémicas doutrinais das Reformas. A poesia como historiografia e a mitificação da História nos tempos conturbados como foram para Portugal os da União das coroas Portuguesa e Espanhola e da recuperação e consolidação da autonomia nacional, foram também temas que mereceram o interesse da parte da requerente.

(6)

No ano de 2008, por ocasião das celebrações do 4º centenário do nascimento do P. António Vieira, a requerente estendeu a sua investigação ao estudo das fontes literárias e espirituais do célebre orador e pensador português.

Mereceram ainda a atenção do seu estudo, enquanto fontes do pensamento europeu, autores clássicos do período da República, como Cícero, e do baixo império, como Stº Agostinho e Prudêncio.

2.2 Integração em equipas de trabalho

Parte da investigação acima referida resulta de projectos de investigação sedeados no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Unidade I & D que a Requerente integra na Linha de Investigação nº 3, ‘Latim Medieval e Renascentista’.

A Requerente tem desenvolvido investigação no âmbito do Projecto ‘Ideia de Europa’ dividido em dois quadriénios: (2003-2006) Raízes de Identidade Europeia; (2007-2010) Polis e Cosmópolis.

Em 2006 integrou a organização do Colóquio Internacional LATINEUROPA

Latim e cultura neolatina no processo de construção da identidade europeia, promovido pela Linha de Investigação 3 ‘Latim Medieval e Renascentista’, coordenada pela Prof. Doutora Nair Castro Soares.

Integrou ainda a equipa que coordenou a publicação das Actas do mesmo Colóquio Internacional, como se poderá verificar na rubrica ‘publicações científicas’.

Em conjunto com o Prof. Doutor António Ribeiro Rebelo, colaborou na publicação do volume Orações de Sapiência da Faculdade de Direito 1856-2005, coordenado por Maria João Padez Castro e Rui de Figueiredo Marcos.

Em Julho de 2008 participou no International Medieval Congress of Leeds, integrando com colegas de outras Universidades do País e do estrangeiro uma sessão organizada pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos sob a coordenação do Prof. António Manuel Ribeiro Rebelo.

2.3 Associações Científicas a que pertence É membro do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos.

É membro da APEC, Associação Portuguesa de Estudos Clássicos. É membro da APENEL, Associação Portuguesa de Estudos Neolatinos.

(7)

É membro da AISSCA, Associazione Italiana per lo Studio della Santità, dei culti e dell’Agiografia.

2.4 Conferências e comunicações.

A convite ou como comunicante livre e acompanhando o desenvolvimento da sua investigação pessoal, a requerente apresentou nos últimos cinco anos várias conferências e comunicações que espelham a diversidade do seu trabalho.

“Heroísmo e santidade no tempo das Reformas” , Colóquio Internacional Humaniores

Litterae. Cultura e Literatura nos séculos XV-XVII, 15-17 de Outubro de 2004, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

“O Ignatiados de António Figueira Durão”, Colóquio de Homenagem ao Prof. Amadeu Torres Gramática e Humanismo, Faculdade de Filosofia de Braga, Universidade Católica Portuguesa, Braga 20-22 de Abril de 2005.

“Conclusões do Congresso” Congresso Internacional LATINEUROPA latim e cultura

neolatina no processo de construção da identidade europeia, Universidade de Coimbra, 9-10 de Novembro de 2006.

“Para que servem os heróis? Ideal de missão e martírio na pedagogia espiritual jesuítica (séc. XVI-XVII)”, I Congresso Internacional de Pedagogia: Repensar a Escola Hoje. O

contributo dos jesuítas, Faculdade de Filosofia de Braga, Universidade Católica Portuguesa, 19-21 de Outubro de 2006.

“O Sol, signo da linguagem espiritual e devocional no início da modernidade”, Congresso Internacional o Sol Greco-Romano, IX Semana Cultural da Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 4-5 de Março de 2007. “Città degli uomini e città degli dei: uomini, dei e demoni in confronto nelle poesia epica agiografica” International Medieval Congress Medieval Cities University of Leeds, 9-12 de Julho de 2007.

Com o Grupo Vocal Ançãble de que faz parte, executou polifonia portuguesa do séc. XVI numa demonstração prática da comunicação de Pedro de Miranda, “Retórica na música e retórica musical”, Congresso Internacional Retórica e Teatro: a palavra em

(8)

“Miti nazionali nella letteratura della Compagnia di Gesù”, Conferenza Istituto Portoghese di Sant’Antonio in Roma, 17 de Janeiro de 2008.

“O Padre António Vieira e a Companhia de Jesus” Colóquio Padre António Vieira: O

poder da palavra, Funchal, Escola da APEL (Associação Promotora do Ensino Livre) 29 de Fevereiro e 1 de Março de 2008.

“Mitizzare la storia. Epica agiografica nel Seicento: Il poema ‘Paciecidos’ (1640) su P. Francisco Pacheco SJ, martire a Nagasaki”, XII Convegno Internazionale della Facoltà di Teologia La Storia della Chiesa nella Storia: bilancio e prospettive , Roma, Pontificia Università della Santa Croce, 13-14 de Março de 2008.

“Utopias na Literatura novilatina da Companhia de Jesus”, Colóquio Utopias e

Distopias X Semana Cultural da Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, 6 e 7 de Março de 2008.

“Paisagem do cárcere. O topos literário numa epopeia novilatina”, VII Congresso Internacional da APEC Espaços e Paisagens. Antiguidade Clássica e Heranças

Contemporâneas, Évora, 10 -12 de Abril de 2008.

“A Diuinus heros: Natura hominum et uita socialis” na sessão Nature and the sacred organizada por António M. Ribeiro Rebelo, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, International Medieval Congress University of Leeds, 7-10 de Julho de 2008.

“Ortodoxia e Heterodoxia no início da modernidade. Poesia hagiográfica neolatina ao serviço da apologética jesuítica.” Colóquio Internacional Norma & Transgressão II, Coimbra, 29 e 30 de Setembro de 2008.

“Do imaginário inaciano ao imaginário do Padre António Vieira” Congresso Internacional Padre António Vieira: Ver, Ouvir, Falar: O Grande Teatro do Mundo, Lisboa, Universidade Católica Portuguesa (Faculdade de Ciências Humanas, Centro de Estudos de Filosofia), Universidade de Lisboa (Faculdade de Letras, Centro de Filosofia) Província Portuguesa da Companhia de Jesus, 18 a 21 de Novembro de 2008.

(9)

“A mitificação da História na Literatura neolatina jesuítica” Tarde Cultural da APEC

Latim Medieval e Renascentista, Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 3 de Dezembro de 2008.

“Stoicismo e virtù nel De Patientia Christiana di Jorge Coelho” participação nos

Incontri Culturali: temi di cultura portoghese, Istituto Portoghese di Sant’Antonio in Roma, 20 de Fevereiro de 2009.

2.5 Participação em reuniões de carácter científico.

Procurando acompanhar o desenvolvimento da investigação nos Estudos Clássicos em Portugal, bem como noutras áreas que considera relevantes para a sua formação, a requerente assistiu a várias conferências e participou em reuniões de carácter científico. Ao elenco que se segue acrescentam-se ainda os eventos em que participou apresentando comunicação.

O teatro Neolatino em Portugal no contexto da Europa, Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Coimbra, 12 e 13 de Outubro de 2004.

Romance Antigo: Origens de um género literário. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 3 e 4 de Março de 2005.

O mito clássico no Imaginário Ocidental. Comemoração dos 60 anos do Instituto de Estudos Clássicos. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 4 e 5 de Abril de 2005.

Génese da Ideia de Europa – O Mundo Romano. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 30 de Junho a 1 de Julho de 2005.

O Legado do Pensamento de João Paulo II Ciclo de estudos promovido pelo CADC (Centro Académico de Democracia Cristã) e pela Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa. Coimbra (dia 8); Braga (dia 12); Lisboa (dia 13) e Porto (dia 14 de Outubro) de 2005.

(10)

Terceiro Encontro de Italianística, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20-21 de Outubro de 2005.

Génese e Consolidação da Ideia de Europa: O Mundo Helenístico. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 27-28 de Outubro de 2005.

As Artes de Prometeu. Colóquio de Homenagem a Ana Paula Quintela. Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 15 e 16 de Novembro de 2005.

VII Reunião Internacional de Camonistas. Universidade de Coimbra. Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos. 24, 25 e 26 de Novembro de 2005.

Colóquio Mediterrâneo, Orientes e Globalização VIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra, Arquivo da Universidade de Coimbra, 7 de Março de 2006.

Congresso Internacional O Mar Greco-Romano Semana Cultural da Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Coimbra 9-10 de Março de 2006.

Colóquio Internacional O Mito de Helena: De Tróia aos nossos dias, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, 3-4 de Abril de 2006.

Colóquio Um dia com Jaime Cortesão, Carlos de Oliveira, Augusto Abelaira, organização da Câmara Municipal de Cantanhede, Ançã, 6 de Maio de 2006.

Colóquio Norma e Transgressão. Percursos de construção da identidade/alteridade, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Faculdade de Letras, 2 de Outubro de 2006.

Conferência A Composição poética do humanista português António de Gouveia por Ricardo da Cunha Lima (Universidade de São Paulo), Instituto de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 28 de Fevereiro de 2007.

Congresso Internacional Retórica e Teatro: a palavra em acção, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 6-7 de Dezembro de 2007.

(11)

Reunião da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e Evocação do Centenário do Prof. Doutor Avelino de Jesus da Costa, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,8-9 de Fevereiro de 2008.

Colóquio Internacional Agamémnon, senhor da casa, senhor da guerra, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 28-29 de Abril de 2008.

8º Congresso da International Plutarch Society Symposium e philanthropiain Plutarch Coimbra, 23-27 de Setembro de 2008.

Conferência Violência infantil na Antiguidade Clássica pela Prof. Teresa Molinos Tejada (Faculdade de Filosofia da Universidade de Valladolid) Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 14 de Novembro de 2008.

2. 6 Publicação de trabalhos científicos

A investigação da requerente tem sido publicada em vários meios. As comunicações apresentadas em Congressos e Colóquios têm vindo a ser publicadas em Actas desses mesmos Colóquios ou em Miscelâneas, algumas delas estão no momento no prelo. Além da publicação assídua nas Revistas a que institucionalmente está ligada, como o Boletim de Estudos Clássicos e a Humanitas, a requerente tem sido convidada a publicar noutras publicações periódicas da área das Humanidades.

-Livros ou capítulos de livros

C. M. Miranda Urbano, “O Ignatiados de António Figueira Durão”, in M. Gonçalves, A.S.Silva, J. Coutinho et alii (coords.), Gramática e Humanismo. Actas do Colóquio de Homenagem ao Prof. Amadeu Torres, (Braga, Aletheia, Faculdade de Filosofia, Universidade Católica Portuguesa, 2005) vol. II 225-246.

C. M. Miranda Urbano, “Para que servem os heróis? Ideal de missão e martírio na pedagogia espiritual jesuítica (séc. XVI-XVII)”, in M. Gonçalves, C.B. Morais, J.M. Lopes (Coords.), Actas do I Congresso Internacional de Pedagogia: Repensar a Escola

Hoje. O contributo dos jesuítas (Braga, Aletheia, Faculdade de Filosofia, Universidade Católica Portuguesa, 2007) 505-518.

(12)

Fixação do texto latino e tradução para português (em colaboração com A.M. Ribeiro Rebelo) das Orações de Sapiência latinas in CASTRO, Maria João Padez; MARCOS, Rui de Figueiredo (coord.), Orações de Sapiência da Faculdade de Direito 1856-2005, (Coimbra, Imprensa da Universidade, 2007).

Suárez Fernández, Luís, Isabel I, Rainha de Castela. A mulher que fundou a Espanha

moderna, título original Isabel I, Reina, (Ariel, Barcelona, 2005 4ª ed.) tradução Ana Doolin, Revisão Carlota Miranda Urbano (Coimbra, Edições Tenacitas, 2008).

N.C. Soares, M. Miranda, C. M. Urbano (coord.s) Actas do Colóquio Internacional

LATINEUROPA Latim e cultura neolatina no processo de construção da identidade europeia (Coimbra, Faculdade de Letras, Instituto de Estudos Clássicos, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 2008)

C. M. Miranda Urbano, “Monumentum aere perennius. Conclusões do Congresso LATINEUROPA” in N.C. Soares, M. Miranda, C. M. Urbano (coord.s) Actas do Colóquio Internacional LATINEUROPA Latim e cultura neolatina no processo de

construção da identidade europeia (Coimbra, Faculdade de Letras, Instituto de Estudos Clássicos, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 2008) 365-369.

C. M. Miranda Urbano, “Martírio e identidade no advento da Europa moderna. Narrativa, memória colectiva e consciência europeia”, Génese e consolidação da ideia

de Europa (vol. IV), (Coimbra, Imprensa da Universidade, 2009) [no prelo. ISBN: 978 989 8074 51 5]

C. M. Miranda Urbano, “Utopias na Literatura Neolatina da Companhia de Jesus”

Utopias e Distopias (Coimbra, Imprensa da Universidade, 2009) 175-184 [no prelo]. C. M. Miranda Urbano, “Paisagem do cárcere. O topos literário numa epopeia neolatina” Actas do VII Congresso Internacional da APEC Espaços e Paisagens.

Antiguidade Clássica e Heranças Contemporâneas, F.Oliveira, C. Teixeira, P. Barata Dias (coord.s) [no prelo].

C. M. Miranda Urbano , “O Sol, signo da linguagem espiritual e devocional no início da modernidade”, Actas do Congresso Internacional o Sol Greco-Romano, IX Semana Cultural da Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, J. Encarnação, M.C. Fialho coord.s) [no prelo].

(13)

-Artigos de Revistas

Boletim de Estudos Clássicos

C. M. Miranda Urbano “Cena de súplica numa epopeia do séc. XVII” Boletim de

Estudos Clássicos, 44 (2005) 127-135.

C. M. Miranda Urbano, “Uma amazona de Aljubarrota no Japão. Um passo invulgar da poesia novilatina.”, Boletim de Estudos Clássicos, 46 (2006) 145-150.

C. M. Miranda Urbano, “Espírito e matéria em confronto, um novo heroísmo para o império. Alguns versos de Prudêncio (Peristephanon, V, 145-175), Boletim de Estudos

Clássicos, 47 (2007) 71-78.

C. M. Miranda Urbano “ ‘Cidadãos do Mundo’. A Pátria a caminho do universal. Comentário de alguns passos de Cícero”, Boletim de Estudos Clássicos, 48 (2007) 45-50.

C. M. Miranda Urbano “O elogio da cidade de Goa numa epopeia neolatina do séc. XVII”, Boletim de Estudos Clássicos, 49 (2008) 81-86.

C. M. Miranda Urbano “O elogio da cidade de Macau numa epopeia neolatina do séc. XVII”, Boletim de Estudos Clássicos, 50 (2008) 61-67.

Humanitas

C. M. Miranda Urbano, “Epopeia novilatina e Hagiografia. Alguns exemplos em Portugal” Humanitas 57 (2005) 383-402.

C. M. Miranda Urbano, “S. Francisco Xavier e a poesia hagiográfica novilatina em Portugal” Humanitas 58 (2006) 369-390.

C. M. Miranda Urbano, “Maffeo Barberini, Urbano VIII ou o Papa Poeta” Humanitas 59 (2007) 165-184.

C. M. Miranda Urbano, “ ‘Cidade dos deuses’ e ‘Cidade dos homens’ numa epopeia hagiográfica neolatina. O De Patientia Christiana de Jorge Coelho (1540)” Humanitas 60 (2008) 231-245.

(14)

Theologica

C. M. Miranda Urbano, “Tipologias literárias do martírio na hagiografia. As origens”

Theologica 2ª Série 41, 2 (2006) 331-358.

C. M. Miranda Urbano, “Santo Agostinho e o De Excidio Vrbis Romae Sermo”

Theologica 2ª Série 43, 1 (2008) 215-225.

Outras

C. M. Miranda Urbano, “Heroísmo e santidade no tempo das Reformas” Península. Revista de Estudos Ibéricos. 1 (2004) 269-276.

C. M. Miranda Urbano, ‘Mori lucrum’ O ideal de missão e martírio e as missões jesuítas do extremo Oriente nos séc. XVI e XVII” Biblos n. s. II (2004) 131-153.

C. M. Miranda Urbano, “The Paciecidos by Bartolomeu Pereira S. J —an epic interpretation of evangelisation and martyrdom in 17th century Japan”, Bulletin of

Portuguese/Japanese Studies (June /December 2005, 10/11) 61-95.

C. M. Miranda Urbano, “O Padre António Vieira e a Companhia de Jesus” Revista

Lusófona de Ciência das Religiões Ano VIII 2008 n. 13/14 [no prelo].

C. M. Miranda Urbano, “O Padre António Vieira e a Companhia de Jesus” Islenha 43 (2008) 89-101.

C. M. Miranda Urbano, “A Vida do Apostólico Padre António Vieira, de André Barros”, Brotéria , Janeiro, nº 168 (2009) 73-85.

C. M. Miranda Urbano, “Funções do sonho-visão na épica hagiográfica. Da convenção literária à revelação mística” Tendências da Literatura, 2, [no prelo]

-Notícias

C. M. Miranda Urbano, “Colóquio internacional—O teatro neolatino em Portugal no contexto da Europa” Boletim de Estudos Clássicos 42 (2004) 250-251.

(15)

C. M. Miranda Urbano, “Colóquio Internacional LATINEUROPA. Latim e Cultura Neolatina no processo de construção da identidade europeia.” Boletim de Estudos

Clássicos 43 (2006) 202-205.

C. M. Miranda Urbano, “Novo Dicionário de Literatura Latina (Lisboa, Verbo, 2006)”,

Boletim de Estudos Clássicos 45 (2006) 206-207.

C. M. Miranda Urbano, “Ano vieirino: O Padre António Vieira no púlpito, em Coimbra” Boletim de Estudos Clássicos, 49 (2008) 147-148.

C. M. Miranda Urbano, “Visita à ‘casa de Augusto’ aberta ao público no Palatino”

Boletim de Estudos Clássicos, 49 (2008) 148-150.

C. M. Miranda Urbano, “Congresso Internacional Padre António Vieira-2008, Ano Vieirino” Boletim de Estudos Clássicos, 50 (2008) 131-133

-Recensões

C. M. Miranda Urbano, “Recensão a Marques, Susana Maria Duarte da Hora: Dois

epitalâmios de Manuel da Costa (séc. XVI) Introdução. Tradução. Notas e Comentários, (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2005) 148.pp”

Humanitas 58 (2006) 543-544.

C. M. Miranda Urbano, “Recensão a Pinho, Sebastião Tavares (Coord.) Teatro

Neolatino em Portugal no Contexto da Europa. 450 anos de Diogo de Teive (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006) 309 pp Humanitas 59 (2007) 383-385. C. M. Miranda Urbano, “Recensão a Gregory, Tobias, From many Gods to One. Divine

Action in Renaissance Epic, Chicago/London, The University of Chicago Press, 2006, 247 pp” Humanitas 60 (2008) 323-325.

C. M. Miranda Urbano, “Recensão a LATIM-LÍNGUA DE CULTURA DA IDADE

MÉDIA À ACTUALIDADE. Actas do Encontro de Professores de Latim, Homenagem ao Professor Doutor Américo da Costa Ramalho, Coimbra, APLG, 101 pp. ISBN: 978-989-20-1092-2” Humanitas 60 (2008) 326-328.

(16)

C. M. Miranda Urbano, “Recensão a Pinho, Sebastião Tavares, Decalogia Camoniana, Coimbra, Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, 2007, 205 pp” Humanitas 60 (2008) 341-343.

4. Cargos e missões

É Secretária da Comissão Científica do Grupo de Estudos Clássicos.

Integra desde 2006 o Conselho Pedagógico da Faculdade de Letras como representante dos docentes doutorados do Grupo de Estudos Clássicos.

Integrou a Comissão Organizadora do Colóquio Internacional LATINEUROPA

Latim e cultura neolatina no processo de construção da identidade europeia, Universidade de Coimbra, 9-10 de Novembro de 2006.

Integrou o UC Ensemble da FLUC no Concerto de Aniversário da Universidade de Coimbra no ano do 1º Centenário de Lopes Graça (1 de Março de 2006, Teatro Académico Gil Vicente). Execução da I “História Trágico-Marítima” de Fernando Lopes Graça pela Orquestra Sinfónica ARTAVE; solista: Oliveira Lopes; Coro: UC Ensemble, FLUC.

Representou o Instituto de Estudos Clássicos e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra na Futurália, Feira da Juventude, Formação e Emprego que decorreu na FIL (Parque das Nações) em Lisboa de 18 a 21 de Abril de 2007.

Integrou o Júri das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar as Capacidades para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos no ano lectivo 2006/2007.

Integrou a Comissão de dois docentes e dois estudantes do Conselho Pedagógico na elaboração do Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, designada pelo Conselho Pedagógico em Junho de 2007.

Representou o Instituto de Estudos Clássicos e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra na Qualific@, formação, juventude e emprego que decorreu em Matosinhos na EXPONOR entre os dias 14 e 17 de Fevereiro de 2008.

(17)

Integrou o Júri das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar as Capacidades para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos. Integrou a equipa que fez a cotação e que procedeu à correcção da prova de Língua Portuguesa no ano lectivo de 2007/2008.

Referências

Documentos relacionados

Como se vê abaixo, para a criação de uma nuvem privada comparável baseada em VMware, seriam necessários componentes como produtos do Cloud Infrastructure Suite

• 2 elementos ltrantes leito misto de 20” (deionizadoras) • Elemento ltrante bacteriológico 0,2µ de 10”. • Sistema

• As atividades síncronas serão utilizadas tanto para o desenvolvimento do conteúdo da disciplina, como também para esclarecimento de dúvidas, em especial em razão das

Por fim, conforme dispõe o artigo 528, do Código Civil, o vendedor poderá no ato da celebração do contrato receber todo o preço do bem em razão de financiamento obtido

4.3.2. Logo após o preenchimento e a verificação da exatidão das informações prestadas no formulário de inscrição, o candidato deverá enviá-lo pela Internet e aguardar que

In view of the above, and considering the importance of agriculture and farming activities for all Brazilian regions and, specifically, for the development of

Os dados indicaram que as fêmeas têm cloacas e largura dos espiráculos maiores; distâncias entre as narinas e comprimento pré-oral menores que os machos (Figuras 7

b) Se esse arame estivesse na região de corte do alicate a uma distância dc = 2 cm do eixo de rotação do alicate, que força Fa deveria ser aplicada para que o arame fosse cortado. (da