• Nenhum resultado encontrado

REQUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO TRANSPORTE URBANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REQUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO TRANSPORTE URBANO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

REQUALIFICAÇÃO DOS

PROFISSIONAIS DO

TRANSPORTE URBANO

(2)

Rua Coronel Álvaro de Castro nº 272 Vl. São José Várzea Paulista - SP Fones: (11) 4595-7934 – (11) 9378-0441

www.experienciaassessoria.com.br PROPOSTA DO PROJETO

A profissão de motorista exige uma qualificação contínua, visando reciclar seus conhecimentos e se adaptar às novas leis relacionadas ao trânsito e ao transporte de passageiros.

A requalificação busca melhorar o desempenho desses profissionais ao volante, além de enfatizar entre eles a responsabilidade que devem ter ao conduzir o veículo diariamente.

O projeto visa ainda capacitar e requalificar os trabalhadores do setor de transporte a executar com qualidade, segurança e responsabilidade as atividades relacionadas ao Transporte de Passageiros com Deficiências ou com a mobilidade reduzida

De acordo com o Art. 37 do Decreto Nº 5.296/04:

“Cabe às empresas concessionárias e permissionárias e as instâncias públicas responsáveis pela gestão dos serviços de transportes coletivos assegurar a qualificação dos profissionais que trabalham nesses serviços, para que prestem atendimento prioritário às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.”

(3)

Rua Coronel Álvaro de Castro nº 272 Vl. São José Várzea Paulista - SP Fones: (11) 4595-7934 – (11) 9378-0441

www.experienciaassessoria.com.br OBJETIVOS DO PROJETO

Para os motoristas: Aprimorar conhecimentos sobre direção defensiva, legislação de trânsito (CTB), primeiros socorros e relacionamento interpessoal, que inclui os cuidados com pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida, idosos e crianças, além da atenção e respeito aos usuários e noções sobre meio ambiente e cidadania.

Para os cobradores: Transmitir noções sobre o transporte urbano de passageiros; seu papel profissional; a função social do cobrador; elementos da operação; visão prática do dia-a-dia da função; o cobrador e a comunicação; introdução ao atendimento ao público e sua importância diante de com deficiências ou mobilidade reduzida.

NOSSA EQUIPE

Nossa equipe é composta por profissionais altamente capacitados, tanto na área da Educação, quanto na área de Trânsito. Segue abaixo o resumo dos currículos dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto:

 Odenilson Araújo de Oliveira: Graduado em Administração de Empresas. Pós-Graduado em Gestão e Normatização de Trânsito (2009) e Psicologia e Educação de Trânsito (2010). Cursando MBA em Engenharia Logística (2011).

É credenciado pelo DETRAN- SP como:

 Instrutor de Trânsito;

(4)

Rua Coronel Álvaro de Castro nº 272 Vl. São José Várzea Paulista - SP Fones: (11) 4595-7934 – (11) 9378-0441

www.experienciaassessoria.com.br

 Condutor de Emergência;

 Condutor de Coletivos;

 Instrutor de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos;

 Diretor Geral de Centro de Formação de Condutores

 Diretor de Ensino de Centro de Formação de Condutores

Especialista em Transporte de Produtos Perigosos com Curso Internacional de Emergência com Produtos Perigosos (Transportation Technology Center TTCI).

Atua na área de transporte desde 1990 oferecendo suporte a área operacional de empresas, capacitando motoristas através de Treinamentos Especializados relacionados à atividade da empresa. Professor Universitário, desenvolve projetos de Educação de Trânsito junto a Instituições Públicas e Privadas. Ministra aulas em Centro de Formação de Condutores na região de Jundiaí- SP.

 Ricardo Mendes Pereira Mueller: Graduado em Administração e Pós-Graduado em Gestão e Direito de Trânsito (2011).

Possui cursos na área de trânsito:

 Análise de Recurso de Infrações de Trânsito – DENATRAN

 Legislação de Trânsito – DENATRAN

 Gestão de Trânsito – DENATRAN

 Requalificação. Didática de Instrutor de Trânsito – DENATRAN

 Agente de Autoridade de Trânsito – CEAT

 Educação de Trânsito – DENATRAN

 Atendimento Pré e Intra-Hospitalar – SP VIAS/CCR - 2011

 Empilhadeira

(5)

Rua Coronel Álvaro de Castro nº 272 Vl. São José Várzea Paulista - SP Fones: (11) 4595-7934 – (11) 9378-0441 www.experienciaassessoria.com.br  Diretor de Ensino  Diretor Geral  Transporte Escolar  Transporte de Emergência  MOPP

 Transporte Coletivo de Passageiros

 Examinador de Trânsito

 Instrutor de Trânsito  Condutaxi

 Tânia Madella: Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1998); Pós-Graduada em Acessibilidade: Conceitos e Fundamentos da Inclusão pela Fundação Getúlio Vargas (2006); Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior pela CEUNSP (2007).

Trabalhou durante 30 anos no Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) desenvolvendo Treinamentos relacionados à Gestão de Pessoas e Atendimento ao Cliente.

Palestrante/Instrutora

 REATECH- 2006 : “Atendimento às Pessoas com Deficiência”

 INFRAERO: Como atender o Passageiro com Deficiência

 AHINSA: Associação Educacional para Múltipla Deficiência: O atendimento à Pessoa com Deficiência no Metrô de São Paulo

 HSBC (2009): Como Relacionar-se com as Pessoas com Deficiência

 SESC-Pinheiros (2009): Treinamento de Atendimento às Pessoas com Deficiência – 200 anos Louis Braille

(6)

Rua Coronel Álvaro de Castro nº 272 Vl. São José Várzea Paulista - SP Fones: (11) 4595-7934 – (11) 9378-0441

www.experienciaassessoria.com.br

 FATEC-IN- 2º Encontre-se.com (2009): A Arte de atender bem a todos - 2009

 11º CONGRESSO DE OFTALMOLOGIA-USP – como Palestrante – Tema: “Acessibilidade de espaços públicos para a população com deficiência visual” e “Atendimento à Pessoa com Deficiência no Metrô de São Paulo”

 POUPA TEMPO – SP - ITAQUERA - Atendimento à Pessoa com Deficiência – Teoria e Prática – Abordagem e acompanhamento às Pessoas com Deficiência Visual – (Piso Tátil, Bengala, Escadas Rolantes e Fixas, Planos Horizontais e Rampas, Cão Guia, etc. Como relacionar-se com Pessoas Cegas ou com Deficiência Visual). Abordagem e Acompanhamento às Pessoas com Deficiência Física – (Cadeira de Rodas Comum e Motorizada em Escada Rolante e Fixa, Planos Horizontais e Rampas, Aparelhos Ortopédicos, Muletas, Próteses etc. Como relacionar-se com Pessoas com Deficiência Física). Abordagem e Atendimento às Pessoas com Deficiência Mental-Pessoa Down, Pessoas com Deficiências Múltiplas, Nanismo e Pessoas com Restrição de Mobilidade.

 Ismar Gonçalves Junior: Graduado em Administração e Análise de Sistemas, possui experiência internacional no desenvolvimento de cursos teóricos e práticos em Práticas e Processos de Produção. Atua como Instrutor Técnico Teórico /Instrutor de Pratica Veicular nos Centros de Formação de Condutores na Região de Jundiaí.

É credenciado pelo Detran – SP

 Instrutor Teórico Técnico e Prática Veicular

(7)

Rua Coronel Álvaro de Castro nº 272 Vl. São José Várzea Paulista - SP Fones: (11) 4595-7934 – (11) 9378-0441

www.experienciaassessoria.com.br

 Condutor de emergência

 Valkiria Galvão: Graduada em Logística de Transportes pela FATEC Jundiaí (2008) e Pós Graduada em Docência do Ensino Superior. Cursando Licenciatura Sociologia (2011).

É credenciada pelo DETRAN- SP como:

 Instrutora de Trânsito;

 Examinadora de Trânsito;

 Instrutora de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos,

 Diretora Geral de Centro de Formação de Condutores e

 Diretora de Ensino de Centro de Formação de Condutores

Atua na área de desenvolvimento de projetos acadêmicos, além de ministrar aulas em Centros de Formação de Condutores na Região de Jundiaí.

 Geni Rodrigues da Silva: Graduada em Educação Artística (1995) e Pedagogia (2009). Pós-Graduada em Arte – Educação (2008).

É credenciada pelo DETRAN- SP como:

 Instrutora de Trânsito

Atua na área da Educação desde 1989 e também como Coordenadora Pedagógica. Trabalhou na APAE de Campo Limpo Paulista no período entre 2004 e 2007, adquirindo experiência com portadores de necessidades especiais no convívio do dia a dia.

(8)

Rua Coronel Álvaro de Castro nº 272 Vl. São José Várzea Paulista - SP Fones: (11) 4595-7934 – (11) 9378-0441

www.experienciaassessoria.com.br

 Odirlei Pereira: Técnico em Segurança do Trabalho (2002). Trabalha no Sistema de Gestão Organizacional (SASSMAQ, ISO 9001 / ISO 14001 / ISO 22000 e OHSAS 18001) realizando as rotinas pertinentes a área, como treinamentos de colaboradores de diversos níveis hierárquicos, bem como instruções de segurança, visitas a clientes da empresa, laudos e programas, documentos previdenciários e outras rotinas de segurança. Conhecimentos em emissões de CAT bem como a tramitação de todo acidente de trabalho em conjunto com o RH da empresa, elaboração e atualização do PPP e outros documentos pertinentes, organização de Eventos (SIPAT, Semana de Meio Ambiente e Semana da Saúde).

 Paulo Sérgio Versuri: Especialista MBA em Estratégias Empresarial. Graduado em Administração de Empresas com ênfase em gestão de Pessoas, Pós-Graduado em Gestão de Negócios e Especialista em Didática do Ensino Superior. Profissional com 25 anos de experiências em áreas estratégicas em empresas de pequeno e grande porte, atuando nas áreas, Marketing, Vendas, Recursos Humanos, Contabilidade e Qualidade e Produtividade. Professor Universitário nos cursos: Logística, Administração, Contábeis e Marketing Faculdade Padre Anchieta.

MATERIAIS E MÉTODOS

Além do material impresso (apostilas) com o conteúdo a ser ministrado em sala de aula, haverá o desenvolvimento de dinâmicas, que proporcionem aos colaboradores a vivência como uma pessoa com deficiência ou com sua mobilidade reduzida. Para isso, serão utilizadas cadeiras de rodas, andadores, muletas, talas de imobilização, entre outros acessórios. A proposta é fazer com

(9)

Rua Coronel Álvaro de Castro nº 272 Vl. São José Várzea Paulista - SP Fones: (11) 4595-7934 – (11) 9378-0441

www.experienciaassessoria.com.br

que o colaborador possa “sentir na pele” um pouco das inúmeras dificuldades enfrentadas por essas pessoas.

Todos os exercícios e dinâmicas propostos com essa finalidade serão filmados por nossa equipe, para que as imagens sejam analisadas posteriormente em sala de aula, visando a autoavaliação do profissional e possibilitando a correção de eventuais posturas. Após essa avaliação, as imagens serão totalmente apagadas.

Os treinamentos terão carga horária de 40 horas.

Odenilson Araújo de Oliveira

Especialista em Trânsito

EXPERIÊNCIA ASSESSORIA CONSULTORIA E TREINAMENTOS

FONES: (11) 4595-7934

(11) 9378-0441

Referências

Documentos relacionados

Mediação escolar, mediação penal e práticas restaurativas, mediação laboral e organizacional, mediação comunitária, mediação Civil e Comercial. Certificação de Mediadores

A sua grande maioria não consegue deixar tudo de lado e aproveitar a vida plenamente (apesar de ter total capacidade de fazer isso pelo resto da vida). Mas não estou

O teste verificava a emergência de relações condicionais entre duas palavras novas (com.. recombinação de sílabas) impressas em Braille (Conjunto C) e em alfabeto romano

A inclusão da disciplina de Educação Física Adaptada no ensino superior tem como objetivo estimular a reflexão sobre a temática da deficiência e,

Visto isso, foram utilizadas as seguintes etapas para análise e seleção dos artigos: formulação da pergunta norteadora: (Como o enfermeiro pode atuar no tratamento

O presente estudo objetivou testar a influência do guano na diversidade e abundância de invertebrados na caverna Toca da Raposa, município de Simão Dias,

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros

Neste trabalho, buscamos analisar políticas inclusivas de educação superior através das ações realizadas no intuito de contribuir para o acesso e a permanência das