• Nenhum resultado encontrado

Resumo. Abstract. 4 Mestre, Geóloga Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) -

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resumo. Abstract. 4 Mestre, Geóloga Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) -"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

______________________________

1

Mestre, Geólogo – Petrobras/CENPES/Geoquímica -

ercunha@petrobras.com.br

2

Doutor, Professor Adjunto – Universidade Federal do Pará (UFPA) -

walfir@ufpa.br

3

PHD, Geólogo – Petrobras/CENPES/Geoquímica -

fmiranda@cenpes.petrobras.com.br

4

Mestre, Geóloga – Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) -

bia@museu-goeldi.br

5

Doutor, Professor Titular - Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Alberto Luiz Coimbra

de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (UFRJ/COPPE) -

landau@lamce.ufrj.br

IBP

789_

04

O PROJETO PIATAM MAR I E A GESTÃO AMBIENTAL E

SOCIAL DA ZONA COSTEIRA AMAZÔNICA

Edson R. S. P. da Cunha

1

, Pedro W. M. S. Filho

2

, Fernando P. de Miranda

3

,

Maria E. da C. Sales

4

, Luiz Landau

5

Copyright 2004, Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás - IBP

Este Trabalho Técnico foi preparado para apresentação na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2004, realizada no período de 4 a 7 de outubro de 2004, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Técnico foi selecionado para apresentação pela Comissão Técnica do Evento, seguindo as informações contidas na sinopse submetida pelo(s) autor(es). O conteúdo do Trabalho Técnico, como apresentado, não foi revisado pelo IBP. Os organizadores não irão traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, não necessariamente reflete as opiniões do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, Sócios e Representantes. É de conhecimento e aprovação do(s) autor(es) que este Trabalho Técnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and

Conference 2004.

Resumo

A Petrobras vem buscando entender como um todo o ambiente amazônico, investindo no desenvolvimento de ferramentas e processos tecnológicos para subsidiar o monitoramento e a gestão ambiental na Amazônia Ocidental, através dos projetos PIATAM II, PIATAM III e Cognitus I. Entretanto, a zona costeira amazônica ainda não foi contemplada com um esforço de pesquisa de igual magnitude. Pretende-se preencher tal lacuna com o projeto PIATAM MAR I. As informações científicas já levantadas até hoje na costa amazônica encontram-se dispersas em várias instituições e com diferentes estruturas e formatos, o que dificulta seu uso de maneira interdisciplinar para a confecção de mapas de sensibilidade a derrames de óleo. Assim, o presente projeto, proposto pela Petrobras, justifica-se pelo fato de propor que as informações acima referidas justifica-sejam integradas em uma única bajustifica-se de dados da Amazônia Oriental. Sendo assim, este projeto tem como objetivo estruturar e consolidar, em meio digital, informações ambientais disponíveis na área de influência do transporte de petróleo e derivados na zona costeira amazônica, de modo a efetuar a análise integrada desse acervo. Tal análise possibilitará a confecção de mapas de sensibilidade adequados ao litoral amazônico, além da geração de bases conceituais para o monitoramento das atividades da Petrobras na Amazônia Oriental, visando a redução de danos à natureza e à sociedade provocados por eventuais acidentes com derramamento de óleo.

Abstract

Petrobras is carrying out applied research as an aid to environmental management and systematic monitoring of the complex Amazonian ecosystem. This effort is contemplated in Western Amazonia by projects PIATAM II, PIATAM III, and Cognitus I. PIATAM MAR I was recently extended the scientific benefits of this initiative to the Amazonian coast. Data acquired up to now in this region are stored in different Institutions using distinct structures and formats. Such a circumstance is a hindrance to their application in a multidisciplinary fashion for mapping environmental sensitivity to oil spills along the shoreline therefore, the prime objective of PIATAM MAR I is to consolidate in digital form environmental information available in Eastern Amazonia, in order to allow the integrated geographic analysis of this data set. Such a procedure will make feasible the construction of environmental sensitivity maps tailored to the unique conditions of the Amazonian coast (high tides, huge fluvial discharge, and mangrove development for thousands of kilometers). The research will offer the conceptual basis for systematic monitoring by Petrobras in the region, aiming out avoiding environmental damage to nature and society caused by oil spills.

(2)

1. Introdução

A ênfase na segurança das operações de exploração, produção, refino e transporte de petróleo e derivados,

implementada nos últimos anos pela industria, tem diminuído os riscos de acidentes. Apesar disto, tais eventos ainda têm ocorrido tanto pelo derramamento acidental de óleo, principalmente durante as atividades de transporte, bem como intencional, em procedimentos irregulares de limpeza dos reservatórios dos navios petroleiros. Os danos decorrentes são uma ameaça às regiões litorâneas em todo mundo. Assim, o monitoramento ambiental das áreas de atuação da industria petrolífera é de vital importância para conservação dos ecossistemas costeiros.

A Petrobras, na busca de entender como um todo a complexidade do ambiente amazônico, está investindo no desenvolvimento de ferramentas e processos tecnológicos para subsidiar o monitoramento e a gestão ambiental na Amazônia Ocidental, através dos projetos PIATAM II (Freitas e Rivas, 2003; Rivas, et al., 2003), PIATAM III e Cognitus I. Entretanto, a zona costeira amazônica ainda não havia sido contemplada com um esforço de pesquisa de igual magnitude. Pretende-se preencher tal lacuna com o PIATAM MAR I, denominação abreviada do projeto “Potenciais Impactos Ambientais do Transporte de Petróleo e Derivados na Zona Costeira Amazônica”. Trata-se de um projeto de pesquisa e desenvolvimento financiado pela Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A. A coordenação dos trabalhos está a cargo do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), do Centro de Geociências da Universidade Federal do Para (CG/UFPA) e da Petrobras/CENPES. As instituições co-executoras são representadas pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto Evandro Chagas (IEC), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá(IEPA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) colaboram ainda com a pesquisa o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM / Centro Regional de Vigilância de Belém (CRV-Belém).

Como as informações científicas levantadas até hoje na costa amazônica encontram-se dispersas em várias instituições e com diferentes estruturas e formatos, tornando assim impossível seu uso de maneira interdisciplinar. o presente projeto justifica-se pelo fato de ter por objetivo integrar as informações acima referidas em uma única base de dados da Zona Costeira da Amazônia Oriental.

2. Objetivos e Metas

Estruturar e consolidar, em meio digital, informações ambientais disponíveis na área de influência do transporte de petróleo e derivados na zona costeira amazônica, de modo a efetuar a análise integrada desse acervo. Tal análise possibilitará a geração de bases conceituais para o monitoramento das atividades da Petrobras na Amazônia Oriental, visando a redução de danos à natureza e à sociedade provocados por eventuais acidentes com derramamento de óleo.

3. Área de Estudo do Projeto

A área de estudo está inserida no contexto das regiões tropicais úmidas (15º N e S), que representam menos de um quarto de toda a superfície terrestre, mas sendo responsável por mais da metade da água doce, partículas e solutos descarregados nos oceanos (Nittrouer et al., 1995). A área de abrangência do Projeto PIATAM MAR I inclui a zona costeira amazônica brasileira estendendo-se da baía de São Marcos (MA) até o Cabo Orange (AP) ao longo de 1.110 km (Figura 1), estando limitada pelas as coordenadas 5º N - 4ºS e 45º e 53ºW.

(3)

N

N

Figura 1 – Mapa de localização da área de estudo do Projeto PIATAM MAR I

4. Caracterização Fisiográfica da Área do Projeto

O litoral amazônico abrange a costa do Amapá, Pará e Maranhão, situando-se em domínio de macromaré, com amplitudes que variam de 4 a 8 metros, atingindo 12 metros na Ilha de Maracá (Amapá). Nessa região se desenvolve a maior extensão contínua de manguezais do planeta, em uma fisiografia com baixo relevo, ampla zona costeira, alta densidade de drenagem e processos ativos de erosão e sedimentação (Souza Filho, submetido). Na presença de macromarés, a faixa manguezais inundados, um ambiente de máxima sensibilidade a derramamentos de óleo, chega a 30 km de largura e os estuários estendem-se por mais de 80 km continente adentro.

Esta área é caracterizada por um relevo baixo (0 a 80 m), ampla planície costeira (com até 70 km de largura) e plataforma continental adjacente (~ 200 km de largura), sendo extremamente irregular, endentada e recortada por vários estuários. O clima é quente e úmido, com estação seca (julho a dezembro) e chuvosa (janeiro a maio) bem definidas, com precipitação média anual variando de 2500 a 3000 mm anuais e temperatura média em torno de 26º C. A fim de sistematizar o estudo, a área é compartimentada em três setores geomorfológicos distintos, conforme descrição abaixo:

i) Planície Costeira do Amapá - representa um sistema dominado por ambientes fluviais que vem sendo transgredidos pelo mar durante os últimos 12.000 anos (Silveira, 1999; Vital e Stattegger, 2000);

ii) Ilha de Marajó - representa a maior ilha flúvio-marinha do planeta e está situada na foz do maior sistema fluvial do mundo, o Amazônico. Esta ilha apresenta uma grande área periodicamente sujeita a inundação, denominada de

(4)

Campos do Marajó. Segundo Vital e Sttategger (2000), esta área apresenta sua evolução ligada à transgressão marinha holocênica, responsável pela colmatação de uma série de canais fluviais, muito bem mapeados a partir de dados de sensores remotos orbitais;

iii) A Costa de Manguezais do Pará e Maranhão – representa o maior cinturão contínuo de manguezais do planeta, com aproximadamente 7600 km2 de manguezais (Souza Filho, submetido) e apresenta sua evolução holocênica relacionada à progradação lamosa, tendo estado especialmente susceptível a variações do nível do mar (Souza Filho et al., 2004).

5. Modelo de Gestão do Projeto

Em virtude do grande número de instituições envolvidas no PIATAM MAR I (UFPA, COPPE/UFRJ, MPEG, UFRA, IEPA, Instituto Evandro Chagas (IEC), UFMA, UEMA e CENSIPAM/CRV-Belém), acompanhadas por um Comitê Científico Externo, foi necessária a adoção de um modelo de gestão de projeto concebido a partir de um programa computacional de gerenciamento de projeto, no caso o Microsoft Project 2003. O Comitê Científico formado por notáveis pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) possui grande conhecimento técnico-científico na área de abrangência do Projeto e terá como função avaliar e contribuir para a melhoria contínua da qualidade dos resultados obtidos, orientar os pesquisadores quanto à divulgação e publicação dos trabalhos científicos e emitir pareceres técnicos quando solicitado.

Além disso, para facilitar a gestão do Projeto, foi elaborado um Manual de Gestão, que reúne as informações básicas sobre a operacionalização do projeto PIATAM MAR I, apresentando as suas práticas de gestão e padrões de trabalho, abordados numa visão sistêmica, para atender às necessidades e expectativas dos clientes, explicitadas nas suas seis metas. Este manual enumera atribuições e responsabilidades, descrevendo o compromisso das partes; oferece diretrizes para a utilização dos recursos, com base no conceito de agregação de valor; descreve os mecanismos de acompanhamento da execução, prevendo suas interações e apontando os produtos que contemplam os resultados esperados. Portanto, trata-se de um documento de nível estratégico, indicando as principais diretrizes e critérios para a realização e desenvolvimento dos trabalhos, considerando a cultura organizacional do grupo de pesquisadores e demais membros da equipe. A finalidade de tal documento é apresentar o objetivo do Projeto, suas metas, seu fluxograma de processos (Figura 2), bem como as atribuições institucionais e pessoais, demonstrando transparência para o cliente (Petrobras) e demais partes interessadas.

(5)

6. Resultados e Benefícios

A análise e avaliação dos aspectos e impactos nas áreas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) são as principais contribuições do PIATAM MAR I. O levantamento dos dados realizados no projeto proporcionarão a otimização da gestão ambiental nos negócios da Petrobras na zona costeira amazônica. O trabalho teve iniciou em março de 2004, com a fase de levantamento de dados pretéritos e produção dos mapas preliminares de sensibilidade. Contemplará, no seu próximo ano, etapas de campo para coletar novos dados e aprimorar o monitoramento e avaliação de riscos ambientais das atividades de transporte de óleo, elevando a eficácia dos planos de contingência da Petrobras, de modo a reduzir os danos ao ambiente e à sociedade provocados por eventuais acidentes com derramamento de óleo. Como benefício, espera-se:

- Integração entre a Petrobras e as instituições acadêmicas envolvidas no projeto, com a conseqüente capacitação e formação de recursos humanos para atuar nas futuras demandas da Companhia;

- Criação de bases conceituais para o diagnóstico e prognóstico ambiental das atividades da indústria do petróleo; - Identificação, sistematização e disponibilização em ambiente digital de um banco de dados com informações ambientais sobre a Zona Costeira da Amazônia Oriental, compatível com a base de dados do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM);

- Desenvolvimento de metodologia para a análise integrada de dados ambientais;

- Insumos para a atualização de planos de contingência e mapas de sensibilidade a derrames de óleo na costa amazônica;

- Construção de uma série histórica de dados ambientais sobre Zona Costeira da Amazônia Oriental.

7. Referências

NITTROUER, C. A., BRUNSKILL, G. J., FIGUEIREDO, A. G. Importance of tropical coastal environments. Geo-Marine Letters, 15: 121-126. 1995

FREITAS, C. E. C., RIVAS, A. A. F. Data collection to risk assessment of the fluvial tranportation of oil and natural gas in the Amazon Basin - Piatam project. In: River Basin Management II, ed.Southhampton : WIT Press, p. 271-278, 2003.

SILVEIRA, O. F. M. A Planície Costeira do Amapá: dinâmica de ambiente costeiro influenciado por grandes fontes fluviais quaternárias. Universidade Federal do Pará, Centro de Geociências (Ph.D. Thesis). 1998.

SOUZA FILHO, P. W. M. Costa de manguezais de macromaré da amazônia: cenários morfológicos, mapeamento e quantificação do maior cinturão contínuo de manguezais do mundo. Revista Gerenciamento Costeiro Integrado (Submetido). 2004.

SOUZA FILHO, P. W. M., COHEN, M. C. L., LARA, R. J., LESSA, G.C., KOCH, B., BEHLING, H. Holocene coastal evolution and facies model of the Bragança macrotidal flat on the Amazon Mangrove Coast, Northern Brazil. Journal of Coastal Research, United States, v. SI, n. 39, 2004.

RIVAS, A. A. F., FREITAS, C. E. C., LITAIFF, S. M. M. Tools for decision support in the Amazon River: the Piatam project. In: Water Resources Management II, ed.Southhampton : WIT Press, v.8, p. 459-466, 2003.

VITAL, H., STATTEGGER, K. Lowermost Amazon River: evidence of late Quaternary sea-level fluctuations in a complex hydrodynamic system. Quaternary International, 72, p. 53-60. 2000.

Referências

Documentos relacionados

 Para cobrança com registro, o beneficiário deve enviar o registro à cooperativa de crédito/agência beneficiário, através do arquivo de remessa ou da via de registro do

DESCRITORES: estimular;:ao com adaptar;:ao em freqOencia, impedancia intracardiaca, contractilidade do miocardio, sistema nervoso autonomo, controle em malha fechada ,

• Assim sendo, podemos definir que o Direito Público é o ramo do Direito Objetivo que disciplina em regra, as relações jurídicas de subordinação em que

Ex.: os costumes podem constituir o Direito válido de uma determinada sociedade (Direito Posto) e não estar codificado (escrito em determinado código)..  Direito

1.5) São de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato as informações e a documentação por ele fornecidas para a inscrição, as quais não poderão ser alteradas

O escritor de Hebreus também observou que aqueles cristãos que deixavam de se congregar com outros cristãos para participar de tais atos de comunhão não estavam agindo

SEUR Património natural e cultural Património natural - PDCT 6 6.3 Sim Maio 2016 Novembro 2016. SEUR Promoção

A entrega dos documentos impressos para finalizar a inscrição se realizará na Secretaria da Pós-Graduação em Ciências da Computação, situada no Centro de Informática