• Nenhum resultado encontrado

GABARITO COMENTADO EXTRA-OFICIAL HEMOCENTRO (CARGO 201) TÉCNICO ADMINISTRATIVO PROVA TIPO A PROVA: 19 DE MARÇO DE 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GABARITO COMENTADO EXTRA-OFICIAL HEMOCENTRO (CARGO 201) TÉCNICO ADMINISTRATIVO PROVA TIPO A PROVA: 19 DE MARÇO DE 2017"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

GABARITO COMENTADO EXTRA-OFICIAL

HEMOCENTRO (CARGO 201) TÉCNICO ADMINISTRATIVO

PROVA TIPO A

P

ROVA: 19 DE MARÇO DE 2017

Coordenação:

Cintia Lima

Juliano Barreto

Português:

SELMA FRASÃO / CARLOS VITOR

Raciocínio Lógico e Matemático:

ROGÉRIO CARRIJO

Atualidades:

KLAUS KAYSENBERG

Legislação Específica:

EDUARDO GALANTE / MARCO SOARES

(2)

ITEM GABARITO COMENTÁRIO

1 C

LETRA A - No texto, eritrócitos e hemácias representam uma explicação referente a glóbulos vermelhos e não núcleos do sujeito como sugere a questão.

LETRA B -No texto está escrito "Estima-se...", o que gera uma variação incerta de quantidade. A questão afirma que "dados confirmam..", o que indica quantidade já estipulada.

LETRA C - No texto se encontra a afirmação de que a medula repõe o sangue retirado.

LETRA D - O negativo é doador universal e AB positivo é o receptor universal. A questão afirma que ambos podem receber transfusão de qualquer um.

2 E

LETRA A - O segundo "que" não pode ser conjunção coordenativa, visto que o período "É possível que..." é subordinado.

LETRA B - O primeiro "que" é posposto a um substantivo a que ele se refere, o que o classifica como pronome relativo e o segundo "que" introduz uma oração subordinada substantiva.

LETRA C - As justificativas anteriores já eliminam a possibilidade de correção desta questão.

LETRA D - Preposição liga palavras, dando-lhes uma relação semântica, fato que não ocorre na questão. Já para segundo “que" temos a classificação de conjunção integrante por introduzir uma oração subordinada substantiva. LETRA E - Uma boa dica para se identificar um pronome relativo é saber que antes dele há um substantivo ou palavra que substitua substantivo e que é possível substituí-lo por "o qual", "a qual", "os quais" ou "as quais". No caso da conjunção integrante, é saber que ela sempre introduz oração subordinada substantiva e esta pode ser substituída por ISSO, NISSO OU DISSO. É claro que são recursos facilitadores que auxiliam na identificação d

3 B

LETRA A - "... de sangue é adjunto adnominal do sujeito que tem como núcleo a palavra bolsa.

LETRA B - Quando o núcleo do sujeito é percentual, pode-se fazer a concordância com o núcleo (que sempre será o numeral) ou com o determinante do núcleo, caso ocorra. No título do texto temos exatamente esse processo - 'Quase 90% da população brasileira têm... - o "têm" concordando com o numeral 90, mas também seria correto "tem" concordando com população brasileira.

LETRA C - O termo "Aproximadamente" poderia ser substituído por "A cerca de" - grafado separadamente.

(3)

4 A

- "Voluntários" é substantivo. - "ou" é conjunção.

- "por" é preposição.

- "a" antecede substantivo, portanto é artigo.

-"justificável" é adjetivo que qualifica o substantivo "necessidade".

5 D

LETRA A - "saúde" é hiato e "últimas" é proparoxítona.

LETRA B - "necessário" é paroxítona terminada em ditongo crescente e "órgão"é paroxítona terminada em ditongo decrescente.

LETRA C - "doação" é oxítona terminada em ditongo decrescente e, por isso, não é acentuada e "médico" é proparoxítona.

LETRA D - "justificável" é paroxítona terminada em "l" e "mínimo" é proparoxítona.

6 D

LETRA A - Está dentro dos parâmetros recomendados pela OMS, mas o Ministério da Saúde trabalha constantemente para aumente esse índice, o que nos leva a concluir que o índice atual não supre as necessidades de doação.

LETRA B - O número de pessoas que voltou a doar novamente foi maior do que aqueles que doaram a primeria vez em 2015.

LETRA C - A campanha foi promovida para conscientizar sobre a

importância da doação de sangue e estimular as pessoas, com o intuito de aumentar o número de doadores.

LETRA D - O propósito é o mesmo. Incentivar a doação, manter os doadores atuais e consquistar novos.

LETRA E - Quanto maior o número de doação, maior o estoque. Apenas 1% da população sendo doadora não atende a demanda atual.

7 C

LETRA A - "Para reforçar..." é uma oração subordinada adverbial final reduzida de infinitivo deslocada da ordem direta - vírgula obrigatória.

LETRA B - "...não apenas em datas específicas" , virgula isolando orações. LETRA C - "Atualmente" é um adjunto adverbial deslocado e de pequena extensão - vírgula facultativa.

LETRA D - ... o que representa..." é um aposto frasal, aposto que exige a vírgula para isolar-se da frase a que se refere.

LETRA E - "Apesar disso..." é uma expressão que, no contexto, indica uma concessão, fato que exige a vírgula.

8 A

LETRA A - A reescritura foi de acordo com o trecho original.

LETRA B - Já inicia com a palavra "Obrigatoriedade" - o trecho fala de objetivo e não de obrigatoriedade.

(4)

LETRA C -"Doar sangue pelo menos em datas específicas" não é meta. A meta é doar sangue em qualquer situação.

LETRA D - O trecho expõe afirmação contrária ao trecho original.

LETRA E - "O posicionamento é impor..." - não há imposição, há objetivo de aumentar a doação de sangue.

9 D

Trata de uma questão sobre proporção que envolve interpretação do texto. Resolução sugerida: 𝟐 𝟑= 𝟒 𝒃𝒊𝒍𝒉õ𝒆𝒔 𝟑 𝟑= 𝒙 𝟐 𝟑𝒙 = 𝟒. 𝟑 𝟑 𝟐𝒙 = 𝟏𝟐 𝒙 =𝟏𝟐 𝟐 𝒙 = 𝟔 𝒃𝒊𝒍𝒉õ𝒆𝒔 10 C

A questão aborda o conceito de permutação com elementos repetidos. Resolução sugerida: 𝑷𝟔𝟐𝟐= 𝟔! 𝟐! 𝟐!= 𝟕𝟐𝟎 𝟒 = 𝟏𝟖𝟎 11 B

Questão sobre porcentagem. Considero uma questão trabalhosa, pois o cálculo deve ser feito item por item. Resolução sugerida:

𝟕𝟐 𝒙 = 𝟐𝟒𝟐𝟕 𝟏𝟎𝟎 → 𝟐𝟒𝟐𝟕𝒙 = 𝟕𝟐𝟎𝟎 → 𝒙 = 𝟕𝟐𝟎𝟎 𝟐𝟒𝟐𝟕 → 𝒙 = 𝟐, 𝟗𝟔𝟔 … 12 E

A questão abordou o conceito de operadores lógicos. Questão básica.

13 B

XVIII – somente por lei específica pode ser:

a) criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo a lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;

(5)

b) transformada, fundida, cindida, incorporada, privatizada ou extinta entidade de que trata a alínea a;

XIX - depende de autorização legislativa, em cada caso, a criação de subsidiárias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a participação de qualquer delas em empresa privada;

XX - ressalvada a legislação federal aplicável, ao servidor público do Distrito Federal é proibido substituir, sob qualquer pretexto, trabalhadores de empresas privadas em greve;

XXI - todo agente público, qualquer que seja sua categoria ou a natureza do cargo, emprego, função, é obrigatório a declarar seus bens na posse, exoneração ou aposentadoria;

XXII - lei disporá sobre cargos que exijam exame psicotécnico para ingresso e acompanhamento psicológico para progressão funcional.

14 D

Do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena

Art. 19-A. As ações e serviços de saúde voltados para o atendimento das populações indígenas, em todo o território nacional, coletiva ou individualmente, obedecerão ao disposto nesta Lei.

Art. 19-B. É instituído um Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, componente do Sistema Único de Saúde – SUS, criado e definido por esta Lei, e pela Lei no 8.142, de 28 de dezembro de 1990, com o qual funcionará em perfeita integração.

Art. 19-C. Caberá à União, com seus recursos próprios, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.

Art. 19-D. O SUS promoverá a articulação do Subsistema instituído por esta Lei com os órgãos responsáveis pela Política Indígena do País.

Art. 19-E. Os Estados, Municípios, outras instituições governamentais e não-governamentais poderão atuar complementarmente no custeio e execução das ações.

Art. 19-F. Dever-se-á obrigatoriamente levar em consideração a realidade local e as especificidades da cultura dos povos indígenas e o modelo a ser adotado para a atenção à saúde indígena, que se deve pautar por uma abordagem diferenciada e global, contemplando os aspectos de assistência à saúde, saneamento básico, nutrição, habitação, meio ambiente, demarcação de terras, educação sanitária e integração institucional.

Art. 19-G. O Subsistema de Atenção à Saúde Indígena deverá ser, como o SUS, descentralizado, hierarquizado e regionalizado.

§ 1o O Subsistema de que trata o caput deste artigo terá como base os Distritos Sanitários Especiais Indígenas.

(6)

§ 2o O SUS servirá de retaguarda e referência ao Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, devendo, para isso, ocorrer adaptações na estrutura e organização do SUS nas regiões onde residem as populações indígenas, para propiciar essa integração e o atendimento necessário em todos os níveis, sem discriminações.

§ 3o As populações indígenas devem ter acesso garantido ao SUS, em âmbito local, regional e de centros especializados, de acordo com suas necessidades, compreendendo a atenção primária, secundária e terciária à saúde.

Art. 19-H. As populações indígenas terão direito a participar dos organismos colegiados de formulação, acompanhamento e avaliação das políticas de saúde, tais como o Conselho Nacional de Saúde e os Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, quando for o caso."

15 E

LEI Nº 840/11 – DF:

Art. 54. Ao tomar posse em outro cargo inacumulável de qualquer órgão, autarquia ou fundação do Distrito Federal, o servidor estável pode pedir a vacância do cargo efetivo por ele ocupado, observando-se o seguinte: I – durante o prazo de que trata o art. 32, o servidor pode retornar ao cargo anteriormente ocupado, nos casos previstos no art. 37;

II – o cargo para o qual se pediu vacância pode ser provido pela administração pública.

Art. 37. A recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no art. 202, § 3º, e decorre de:

I reprovação em estágio probatório; II desistência de estágio probatório; III reintegração do anterior ocupante.

§ 1º Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor tem de ser aproveitado em outro cargo, observado o disposto no art. 39.

§ 2º O servidor tem de retornar ao exercício do cargo até o dia seguinte ao da ciência do ato de recondução.

16 17 18

19 D

A participação acionária do Estado poderá ser majoritária ou minoritária, entretanto, mais da metade das ações com direito a voto devem pertencer ao Estado “controle estatal” para se qualificarem como Sociedade de economia mista.

(7)

20 B Impessoalidade

21 C

AVISOS são ordinatórios, um comando. ADMISSÕES são negociais pois criam um direito para a outra parte. PARECER é um ato enunciativo pois faz uma declaração técnica sobre uma situação real.

22 A Controle Parlamentar também chamado de controle político.

23 B A crise hídrica é também resultante de ausência de políticas habitacionais

eficientes ou planejadas

24 E

Commodity de fato são produtos de menor valor agregado, matéria prima, e estrategicamente é negociado no mercado global, ocupando uma mesma categoria em termos econômicos comerciais.

25 A

Acerca do assunto elencado no texto, relacionado a campanha no que tange a data (25/11 desde 1964 – considerado dia nacional do doador de sangue) onde, há uma conexão de jogos com smartphones, o texto sugere de forma divertida a importância do voluntariado na doação de sangue, tendo chamando atenção para a regularidade na doação, logo entende-se que a letra a, responde de forma mais coesa, o que se pede no comando da questão.

26 A Utilizada para proteção das mãos contra umidade, e produtos químicos

(cozinha, laboratórios, construção civil, etc.)

27 E

Uso de Macros no Excel tem como objetivo automatizar tarefas que são realizadas com frequência, fazendo assim com que um simples clique de botão execute a operação que se deseja.

28 C

As normas jurídicas cumprem, no Estado de Direito, a nobre tarefa de concretizar a Constituição. Elas devem criar os fundamentos de justiça e segurança que assegurem um desenvolvimento social harmônico dentro de um contexto de paz e de liberdade.

Esses complexos objetivos da norma jurídica são expressos nas funções:

– de integração: A lei cumpre uma função de integração ao compensar as diferenças jurídico-políticas no quadro de formação da vontade do Estado (desigualdades sociais, regionais, etc.);

– de planificação: A lei é o instrumento básico de organização, definição e distribuição de competências;

– de proteção: A lei cumpre uma função de proteção contra o arbítrio, ao vincular os próprios órgãos do Estado;

– de regulação: A lei cumpre uma função reguladora ao direcionar condutas mediante modelos;

(8)

– de inovação: A lei cumpre uma função de inovação na ordem jurídica e no plano social.

29 D

Operações bancárias passivas são aquelas de captação dos recursos, onde os bancos se tornam devedores de seus clientes. Exemplo: depósito bancário, conta corrente, aplicação financeira e redesconto.

30 B

O conceito da linha reta, que por definição é linear, não pondera o estado de conservação, impõe o ajustamento do valor residual e permitindo ainda que seja ajustado o valor da depreciação inicial.

31 A

Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993 - “Art. 6º

VIII - execução indireta - a que o órgão ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos seguintes regimes:

d) tarefa - quando se ajusta mão-de-obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais;

32 D

Lei nº 8.666/93 - Art. 19. Os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as seguintes regras:

I - Avaliação dos bens alienáveis;

II - Comprovação da necessidade ou utilidade da alienação;

III - adoção do procedimento licitatório, sob a modalidade de concorrência ou leilão.

33 C

Serviços técnicos com empresas de notória especialização – art. 25 Lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993

Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

I - Para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

II - Para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória

(9)

especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

34 E

Aqui o examinador foi muito generalista, dando margem a várias interpretações doutrinárias. Se o enunciado se referiu à administração pública como um todo o que mais se aproxima é o Princípio da Autotutela. Contudo, prevalece o seguinte entendimento: de acordo com o princípio da autotutela, a Administração Pública exerce controle sobre seus próprios atos, tendo a possibilidade de anular os ilegais e de revogar os inoportunos. Isso ocorre, pois, a Administração está vinculada à lei, podendo exercer o controle da legalidade de seus atos.

Nesse sentido, dispõe a Súmula 346, do Supremo Tribunal Federal: "a administração pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos". No mesmo rumo é a Súmula 473, também da Suprema Corte, "a administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial".

Agora, se o examinador quis abordar os atos administrativos decorrentes da atuação da administração pública, aí caberia o princípio da Presunção de legitimidade dos atos:

Segundo o princípio da presunção de legitimidade ou da veracidade, os atos praticados pela administração pública são verdadeiros quanto à certeza dos fatos, pois, em tese a administração age dentro dos limites da lei (princípio da legalidade).

35 E Hemocentro é uma fundação pública de direito público

36 A

Reajuste de preços são estabelecidos desde o início do termo contratual como forma de garantir que os valores repassados ao contratado não percam seu poder aquisitivo (lei 8.666/1993, art. 40 incisos XI)

37 A

PALAVRAS, VOZ E GESTOS: a comunicação é composta por 3 elementos. São eles: as palavras, nossa voz (tom e velocidade da voz) e nossos gestos. Você conhece a expressão “o corpo fala”? Pois bem, nossos gestos são responsáveis pela maior parte da comunicação, 55%. Sim, isto mesmo, 55% da comunicação acontece através de nossos gestos e expressões faciais. Se somarmos o tom da voz e os gestos temos que 93% da comunicação

(10)

acontece independente das palavras. Daí pode-se deduzir que a importância maior da comunicação reside em como dizer e não no que dizer.

38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

Referências

Documentos relacionados

Os participantes P6, P8, P12 e P13, apesar de terem se beneficiado com o programa, não alcançaram escores igual ou superior a 50% (média), indicando ainda a necessidade

A redução de animais se torna imprescindível tanto para suínos como para ovinos (cordeiros). Caso não haja o descarte dos animais, haverá uma superpopulação de animais

“Arquivos deslocados”, termos em inglês extraídos da terminografia arquivística: alienated records, captured archives, conflicting archival claims, custody, displaced

Porém Buranello et al.(2011) avaliaram os idosos através da prática de algumas atividade físicas e afirma que os idosos sedentários possuirem maior risco de quedas através da

do Norte Espírito Santo Paraná Goiás Ceará Mato Grosso Roraima Distrito Federal Santa Catarina São Paulo 6 anos 12 anos 16 anos 19 anos Adequação Idade-Anos de

Amplo estoque de peças de reposição de fabricação própria: palhetas, mancais de metal patente, hastes de válvulas de fecho rápido, vedações de óleo e vapor, anéis de

Cirrose é a denominação usada para o estágio terminal da hepatopatia crônica, caracterizada por fibrose difusa, nódulos de regeneração e proliferação de ductos biliares

1 Cadeias produtivas referem-se ao conjunto de atividades executadas desde a produção ou extração de m atérias- prim as até a entrega dos produtos acabados aos consum