• Nenhum resultado encontrado

ARMANDO E CARREGANDO SUA PISTOLA DE PRESSÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ARMANDO E CARREGANDO SUA PISTOLA DE PRESSÃO"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)

NORMAS DE SEGURANÇA

1. Antes de utilizar a pistola de pressão, por favor, leia e entenda todos os avisos e instruções descritas neste manual. 2. O proprietário e usuário devem conhecer e obedecer todas as leis locais sobre a posse e o uso da pistola de pressão. 3. Armas são itens perigosos pela sua própria natureza, a negligênia em seguir as regras de utilização e de segurança pode causar resultados não intencionais em questão de segundos.

4. Se você não sabe como usar sua pistola de pressão, peça auxílio ao revendedor ou alguém qualificado para o manuseio seguro da pistola de pressão.

5. Guarde os chumbinhos e a pistola de pressão em um lugar seguro fora do alcance das crianças.

6. Nunca aponte a pistola de pressão, carregada ou descarregada, a quaisquer pessoas, animais ou plantas que você NÃO pretende atingir (em uma distância de até 300 metros). Exceto para posição de tiro, mantenha sempre o cano apontado para baixo.

7. Trate toda arma como se ela estivesse carregada (pessoas podem esquecê-la carregada).

8. Mantenha o dedo fora do gatilho até que você esteja realmente apontando para o alvo e esteja pronto para atirar. 9. Nunca coloque seu dedo na ponta do cano da pistola de pressão.

10. Nunca use a pistola de pressão em brincadeiras. Sempre observe as regras de segurança. 11. A sua diversão não deve prejudicar os outros.

12. Nunca use armas enquanto estiver sob o efeito do álcool.

13. Faça os seus disparos apenas em galerias de tiro ou em uma área segura. Além disso, preste atenção para os itens frágeis e revestimentos de parede vulneráveis.

14. Sugerimos que você atire em um alvo com coletor de chumbinho. 15. Lave as suas mãos depois de atirar.

16. A empresa fabricante não será responsabilizada por qualquer falha decorrente de mau uso. 17. Use somente chumbinhos de boa qualidade.

18. Os consertos da pistola de pressão só devem ser efetuados pela assistência técnica autorizada.

19. As peças a serem utilizadas na pistola de ar devem ser como as produzidas ou aprovadas pela empresa fabricante.

20. Esta pistola de pressão é projetada e fabricada para uso sem efetuar modificações, se modificado, as condições de garantia passam a ser nulas.

21. No caso de o pistola de pressão ser modificada, podem haver falhas, resultando em ferimentos graves. 22. Em caso modificações na pistola de pressão, falhas não reparáveis podem surgir.

23. A empresa fabricante tem o direito de fazer mudanças na pistola de ar, sem aviso prévio.

(3)

ARMANDO E CARREGANDO SUA PISTOLA DE PRESSÃO

Ao carregar, segure o punho com a mão esquerda e na tampa superior com a mão direita (ver fig. 4-5-6). Levante a trava conforme indicado na (Fig. 1-2) e abra completamente a tampa superior, conforme indicado na (Fig. 3).

ATENÇÃO: (Se você não conseguir abrir a tampa completamente, a velocidade do chumbinho pode variar) Nesta posição, de forma segura, coloque o chumbinho no cano da pistola de pressão (ver Fig. 4).

ATENÇÃO: Se qualquer parte do chumbinho estiver fora do cano: 1. O anel de vedação (3240) da culatra ficará deteriorado.

2. A velocidade do chumbinho será afetada e haverá falta de precisão, pois o chumbinho estará deformado. Depois de colocar o chumbinho no cano, feche a tampa (ver fig. 5-6-7).

ATENÇÃO:

1. Enquanto estiver fazendo isso não coloque o dedo no gatilho.

2. Durante a ação de fechamento, cuidado com a posição dos dedos, como mostra na (Fig. 6). Evite beliscar os dedos e roupas entre a tampa superior e inferior (ver fig. 7). Aplique força necessária para fechar a tampa superior, a mesma somente estará fechada se uma certa pressão for aplicada. A pistola de pressão carregada, está pronta para disparar com segurança. Se você deseja realizar um segundo e um terceiro bombeamento, repita o mesmo procedimento. Não execute um quarto bombeamento para uma velocidade maior, pois a velocidade não será alterada. Nós, como empresa fabricante, recomendamos que você não execute um quarto de bombeamento. Você pode disparar sua pistola pressão com chumbinhos depois de mirar o alvo desejado.

ATENÇÃO:

O mecanismo de funcionamento da pistola de pressão não foi concebido para permanecer sob pressão

prolongada. Por esta razão, quando não em uso sua pistola de pressão não deve ser mantida em condições de ar-comprimido.

(4)

CUIDADO:

Mantenha sua pistola de pressão longe das áreas úmidas ou empoeiradas. Não se exponha ao frio extremo inferior (- 15 ° C) ou a temperaturas extremamente superior (máx. 50 ° C), nem à luz solar. Não limpe a sua pistola de pressão com solventes, nem lubrifique com óleos de cozinha ou margarinas. Quando não estiver em uso, não mantenha a pistola de pressão com o ar-comprimido e com chumbinho no cano.

SEGURANÇA:

Sua pistola de pressão possui trava de segurança automática. Quando você bombeia para efetuar um tiro, a trava de segurança da sua pistola de pressão é automaticamente ativada. Se a trava mostrada na figura 8 for movida na direção da seta, você sentirá um “clic” , então a sua pistola de pressão estará em com a trava segurança desativada. Se você mover a trava na direção

contrária, a sua pistola de pressão estará novamente travada (ver figura 9).

(5)

ESPECIFICAÇÕES TÉNICAS

Calibre 4,5 mm – 0.177” 5,5 mm – 0.22” Comprimento 295 mm Altura 170 mm Largura 39 mm Largura da Empunhadura 51 mm Peso 1100 gramas

Peso do Gatilho 350 até 1800 gramas

Comprimento do Cano 181,5 mm

Velocidade (1 Bombeada) 120 m/s* 92 m/s**

Velocidade (2 Bombeadas) 160 m/s* 130 m/s**

Velocidade (3 Bombeadas) 190 m/s* 157 m/s**

* Velocidade considerada para o calibre 4,5 mm com chumbinhos com peso de 0,5 g. ** Velocidade considerada para o calibre 5,5 mm com chumbinhos com peso de 0,87 g.

(6)

AJUSTANDO A MIRA

CUIDADO: Para um ajuste correto você deve estar concentrado e com a visão aguçada. Se você pretende fazer tais ajustes ao ar livre, certifique-se que não haja vento e esteja contra o sol. Nós recomendamos que você execute qualquer processo de ajuste ao entardecer. Se você deseja fazer ajustes internos, mantenha a fonte de luz atrás de você. Para o ajuste de mira, permança na posição que você sempre mantém ao atirar (por exemplo: com uma mão, com as duas mãos, com o apoio, sem apoio, etc.)

A velocidade do tiro varia de acordo com o chumbinho utilizado (tipo e peso). Escolha a marca e tipo de chumbinhos que você vai usar em uma base contínua, e faça os ajustes de acordo com esse chumbinho. Os chumbinhos fazem movimentos de torção no ar,

dependendo da velocidade. Por esta razão, a fim de manter uma boa precisão, você é obrigado a

determinar um agrupamento de tiros e fazer os ajustes necessários de acordo. Sugerimos a utilização das 10 tiros à 25 metros. Pistolas, que são excessivamente lubrificadas e não utilizadas por um longo tempo ou usadas para disparos em situação de descarga irá resultar mal agrupamento. Discarte os primeiros cinco tiros antes de fazer os ajustes.

AJUSTE DA MASSA DE MIRA

Se a massa de mira da sua pistola de pressão é fixa, nenhum ajuste é necessário para isso. Se a massa de mira da sua pistola de pressão é ajustável, essa massa de mira move de frente para trás e vice-versa, com o ângulo de 90˚, como mostrado na (Figura 10 e 11).

(7)

AJUSTE DA ALÇA DE MIRA

ATENÇÃO: Não solte totalmente os parafusos, e não aperte em excesso. Faça os ajustes da alça de mira com uma chave de fenda, moeda, etc, de modo que não risque o visor frontal.

AJUSTE HORIZONTAL

Se o parafuso, como mostrado na figura 13, é apertado girando no sentido horário (na direção da seta), então o ponto de impacto no alvo move para a direita. No entanto, se ele é girado no sentido anti-horário (na direção inversa da seta), então o ponto de impacto no alvo move para a esquerda e o ajuste está feito.

Aplicação:

1. Faça pelo menos um grupamento de cinco disparos no alvo sem nenhum ajuste na alça e massa de mira.

2. No final destes cinco disparos no alvo, ajuste a alça de mira para a direita ou para a esquerda usando uma chave de fenda, dependendo do ponto médio em que foi atingido. 3. Para uma distância de 10 metros, uma volta completa do parafuso para a direita ou para a esquerda equivale 21,6 mm, e cada clique equivale a aproximadamente 3,6 mm, de correção do ponto de impacto do chumbinho no alvo.

4. Para uma distância de 25 metros, uma volta completa do parafuso para a direita ou para a esquerda equivale 54 mm, e cada clique equivale aproximadamente 9 mm, de correção do ponto de impacto do chumbinho no alvo.

(8)

AJUSTE VERTICAL

Se você girar muito o parafuso para cima e/ou para baixo, como mostrado na (Fig. 12), ele pode não funcionar, saltar a mola e resultar em lesões. Se o parafuso, como mostrado na figura. 12, é apertado girando no sentido horário (na direção inversa da seta), o ajuste é feito para baixo, enquanto girando em sentido anti-horário (na direção da seta), então ele é solto para fazer o ajuste para o lado de cima.

Aplicação:

1. Faça Faça pelo menos um grupamento de cinco disparos no alvo sem nenhum ajuste na alça e massa de mira.

2. No final destes cinco disparos no alvo, aperte ou solte o parafuso, como mostrado na figura. 12, dependendo do ponto médio em que foi atingido. Se você apertar, o ponto de impacto do chumbinho no alvo irá mover para baixo, enquanto se você soltá-la o ponto de impacto do chumbinho no alvo irá mover para cima.

3. Cada intervalo de escala do parafuso para cima e para baixo irá mover o ponto de impacto do chumbinho no alvo 7 mm para uma distância de 10 metros, enquanto 17,5 milímetros para uma distância de 25 metros.

ATENÇÃO: As medições da massa de mira são estimativas, e os valores reais podem diferir.

AJUSTES PARTICULARES

1. Desaperte levemente o parafusos e não os de aperte demais.

2. Faça os ajustes com a ferramenta apropriada (TORKS T8) fornecida junto com o produto e faça os ajustes da massa de mira e alça de mira com uma chave de fenda.

3. Não mude freqüentemente os ajustes da massa de mira e alça de mira da sua pistola de pressão, nem desmonte e monte de frequentemente, caso contrário os encaixes podem quebrar ao longo do tempo ou com excesso de força aplicada.

AJUSTE DA EMPUNHADURA

Sua pistola de pressão tem um mecanismo único de ajuste da empunhadura (para cima/baixo) que permite a você escolher uma melhor posição para a pratica do tiro. Solte o parafusos indicados na figura 16 usando uma ferramenta especial para ajustar a empunhadura para cima ou para baixo, de acordo com a sua mão. Aperte os parafusos para adequar a empunhadura conforme suas mãos.

(9)

AJUSTE DO GATILHO

1. Ajuste lateral do gatilho (direito e esquerdo): uma vez que o parafuso indicado na figura 14 é solto, o gatilho pode ser movido para o lado direito ou para o lado esquerdo, ou deslizar para baixo em até 2 mm. Em seguida, re-aperte o parafuso. 2. Ajuste do gatilho para frente e para trás: uma vez que o parafuso indicado na figura 15 é solto, o gatilho pode ser movido para frente e para trás em até 7 mm. Em seguida, re-aperte o parafuso.

3. Ajuste de peso do gatilho: quando você apertar o parafuso (quase invisível dentro da empunhadura), como mostrado na figura 17, o peso de disparo do gatilho do gatilho irá aumentar. O peso de disparo do gatilho pode ser ajustado a partir de aproximadamente 400 gramas até 1.800 gramas.

4. Ajuste de curso do gatilho: apertando ou afrouxando o parafuso (quase invisível dentro da empunhadua), como mostrado na figura 18, você consegue ajustar a melhor posição (curso) do mesmo.

ATENÇÃO: Se você apertar demais este parafuso, o gatilho poderá disparar automaticamente durante o bombeamento da

pistola de pressão. Portanto, mantenha sua pistola de pressão descarregada e não aponte para pessoas ou animais de estimação durante a execução de tais ajustes. Se você afrouxar demais esse parafuso, o gatilho vai fazer um movimento angular para trás. Neste caso, a pistola de pressão ficará travada e o mecanismo de segurança não irá funcionar.

MANUTENÇÃO

CUIDADO: Mantenha a sua pistola pressão longe de zonas ácidas, úmidas ou empoeiradas. Não exponha ao frio extremo (

menor que -15°C) ou a temperaturas extremamente altas (maior que 50°C), nem à luz solar. Não limpe a sua pistola de pressão com solventes, e não lubrifique com óleos de cozinha ou margarinas. Quando não estiver em uso, não mantenha a pistola de pressão com o ar comprimido e com chumbinho no cano. Mantenha limpa e seca a sua pistola de pressão.

Você não precisa desmontar nenhuma parte da sua pistola de pressão para pequenas manutenções. Você pode desmontar a empunhadura e o corpo da pistola de pressão para limpá-la. Os componentes metálicos devem estar lubrificados para torná-lo resistente à corrosão. Recomendamos que, após o disparo, para você limpe as peças metálicas e o interior do cano usando lubrificante WD40. Após cada ciclo de 500 disparos ou a cada 6 meses, mesmo se a pistola não estiver em uso, adicione óleo lubrificante (menos de 0,3 ml.) do tipo que possam ser utilizados em sistemas pneumáticos, utilizando o orifício como mostrado na figura 19. Após cada ciclo 1000 disparos ou a cada 6 meses, mesmo se a pistola não estiver em uso, adicione o óleo

lubrificante (menos de 0,5 ml.) do tipo que possam ser utilizados em sistemas pneumáticos, utilizando o orifício como mostrado na figura 19. Após a lubrificação, se você não for utilizar a sua a pistola de pressão por um determinado período de tempo,

(10)

efetue no mínimo vinte tiros, para após armazenar em sua embalagem original. O período de manutenção e procedimento varia de acordo com o intervalo de número de tiros, e a forma de armazenamento. Você precisa especificar a freqüência de

manutenção e de processo. Lubrifique as peças como o gatilho, o martelo e o mecanismo de segurança após 2500 disparos com um lubrificante, utilizando uma escova. Após 1500 tiros remover os pinos na ponta do pistão e lubrificar os pinos conexões (precisa ser feito por pessoa especializada). A cada 500 tiros pingue algumas gotas de óleo no compartimento onde está o tubo de óleo, como mostrado na figura 22.

SUBSTITUIÇÃO DA ANEL DE VEDAÇÃO

Não há necessidade de substituir qualquer componente da pistola de pressão, a menos que se observe a queda de velocidade ou vazamento.

ATENÇÃO: Os anéis de vedação são itens especiais, os quais devem ser produtos originais. Não use as chaves desgastadas. Ao desmontar, coloque a chave em seu local corretamente (Allen 2,5 mm) e não aperte em excesso. Como mostrado na figura 20-21, usar uma chave Allen de 2,5 mm para desmontar o componente. Substitua as peças (anel de vedação 3240 e o anel de vedação 3010) localizado sobre este item. Como mostrado na figura 21, aplique um pouco de óleo lubrificante e re-aperte (ambos os anéis de vedação podem não estar desgastados, não sendo necessária a troca ao mesmo tempo).

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Se a sua pistola de pressão for danificada por qualquer motivo, as reparos devem ser executadas pelo pessoal da assistência técnica autorizado. Lembre-se que um determinado produto somente pode ser corretamente reparado pelo fabricante ou pela assitencia técnica autorizada. Recomendamos novamente que você não desmonte a sua pistola de pressão. No caso de

desmontar sua pistola de pressão a garantia será nula.

Além disso, ferramentas e chaves especiais são necessárias desmontagem e montagem de cada parte. Cada parte tem um torque diferente durante o processo de aperto e os valores de torque são apenas conhecido pelo assitencia técnica. As peças e ferrementas a serem utilizados durante o processo pode não ser original ou equivalente. Sua pistola de pressão vai falhar por causa de apertos inadequados. Apesar destas advertências, se você ainda quiser desmontar a sua pistola de pressão, a fim de satisfazer a sua curiosidade, não tente retirar o pino, como mostrado na figura. 21, antes de retirar os dois pinos de encaixe, como mostrado na figura 20.

(11)

NOTA: Se o usuário observar as condições de cuidado e armazemento adequados, a vida de serviço desta pistola de pressão é de é 10 anos ou até 50.000 tiros. Este ciclo de vida útil e o número de tiros é uma estimativa de acordo com os parâmetros técnicos dos materiais utilizados.

(12)

POLITICA DE GARANTIA

Prezado Cliente!

A ROSSI dá garantia de 12 meses (a partir da data da Nota Fiscal de venda ao consumidor) contra defeitos de fabricação para todas as armas de pressão de sua linha, de acordo com as condições abaixo:

1. A garantia abrange os reparos ou serviços necessários decorrentes de falha do material, montagem ou fabricação, desde que fique constatado que a falha ocorreu em condições normais de uso;

2. A garantia não se aplica aos produtos com defeitos oriundos de mau uso, imperícia, negligência ou imprudência, conservação ou armazenagem inadequados ou inobservância dos manuais de operação e manutenção;

3. Além da garantia de 12 meses, a ROSSI oferece sua Assistência Técnica para serviços de manutenção mediante orçamento e aprovação prévios;

4. Não terá direito à garantia produto violado e/ou alterado, bem como desmontado;

5. Para encaminhar o produto para a nossa Assistência Técnica, o consumidor deverá procurar a loja onde efetuou a compra do mesmo, ou ir diretamente a uma das nossas assistências técnica, com uma cópia da Nota Fiscal e uma carta informando qual o defeito que a arma de pressão apresenta. Após isto, a ROSSI encaminhará a autorização de transporte, que será por conta da ROSSI se o produto estiver dentro da garantia, conforme as regras acima;

6. Qualquer apoio técnico, dúvida ou informação que se fizer necessário, favor acessar nosso site www.rossi.com.br, ou entrar em contato com o nosso SAC pelo e-mail assistencia@rossi.com.br ou pelo telefone (51) 3591-2101.

(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)

Referências

Documentos relacionados

Dentro desse pensamento a alma torna-se idêntica ao cérebro, não havendo distinção entre corpo (ou cérebro) e a alma, mas apenas a redução do homem às leis da matéria. A

O módulo de operação controla os status dos e-Kanbans – Os status possíveis são: “Disponível”, “ Aguardando Lote”, “ Acionado”, “Confirmado”, “Pronto

Ambiente Virtual de Aprendizagem Este material é fruto de pesquisa documental e bibliográfica, parte das atividades docentes desenvolvidas na Universidade Federal do Mato Grosso

Se ajustar os módulos da pistola para funcionamento a baixa pressão de ar, sem efectuar a redução correspondente na pressão hidráulica do sistema, pode fazer com que os módulos

• Para limpieza externa del cuerpo de la pistola, en caso de salpicados de pintura, utilice apenas un paño empapado levemente con solvente y, des- pués de la limpieza, aplique

Se o acabamento for demasiado húmido, reduza a pressão de fornecimento de material de revestimento ou rode o parafuso de ajuste da agulha (11) totalmente no

Com base nas entrevistas realizadas e na experiência dos pesquisadores e técnicos envolvidos com a tecnologia, duas situações apresentam-se como as mais comuns observadas e

Assim, a direção procurou se organizar internamente no centro e procurar apoio e sugestões dos servidores, professores e da reitoria para atender essa demanda, mas com