• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS DAS ARMAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS DAS ARMAS"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS DAS ARMAS

2 º Sgt Inf Humberto Luiz Carvalho 2 º Sgt Com Cristiano dutra welter 2 º Sgt Inf Hermano Hernandes

2 º Sgt Inf Leonardo Angelo de Santana 2 º Sgt Inf Cristiano Fonseca Esteves Coelho 2 º Sgt Art Diego Orlandi Zelante

2 º Sgt Eng Hilton Dourado de Araújo 2 º Sgt Com Ernando Cesar da Silva

AS OPERAÇÕES DE APOIO A INFORMAÇÃO (OP PSICO) NA CONQUISTA DE UM AMBIENTE ESTÁVEL E SEGURO

Projeto Interdisciplinar

Cruz Alta-RS 2014

(2)

2 º Sgt Art Humberto Luiz Carvalho 2 º Sgt Art Cristiano dutra welter 2 º Sgt Art Hermano Hernandes

2 º Sgt Art Leonardo Angelo de Santana 2 º Sgt Art Cristiano Fonseca Esteves Coelho 2 º Sgt Art Diego Orlandi Zelante

2 º Sgt Art Hilton Dourado de Araújo 2 º Sgt Com Ernando Cesar da Silva

AS OPERAÇÕES DE APOIO A INFORMAÇÃO (OP PSICO) NA CONQUISTA DE UM AMBIENTE ESTÁVEL E SEGURO

Projeto Interdisciplinar

Projeto Interdisciplinar apresentado por término de curso na Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas.

Orientador: Cap Cav Felipe Pereira Barbosa

Cruz Alta-RS 2014

(3)

LISTA DE FOTOGRAFIAS

Fotografia 1 – Dsmn de produto áudio de Op Psc, através de AF na região de Cité Soleil....11

Fotografia 2 – Uso de Interpretes para dsmn de ideia força de OAI na região de Cité Soleil....11

Fotografia 3 – Coleta de dados junto à população...12 Fotografia 4 – Um dos Produtos de OAI dsmn na região de Cité

(4)

LISTA DE ABREVIATURAS

Op Psc Operações Psicológicas

OAI Operações de Apoio à Informação

DOAI Destacamento de Operações Psicológicas Ass Civ Assuntos Civis

EB Exército Brasileiro Com Soc Comunicação Social CIMIC Cooperação Civil-Militar ACISO Ação Cívico-Social

(5)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...06 2 REVISÃO DE LITERATURA...08

2.1 Operações de Apoio à Informação...08 2.1.1 As qualificações necessárias para o trabalho com as Operações de Apoio à Informação...09

2.2 As Operações de Apoio à Informação na conquista de um ambiente estável e seguro...09

2.2.1 As Operações de Apoio à Informação na conquista de um ambiente estável e seguro sob a égide das Organizações das Nações Unidas...09

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...13 REFERÊNCIAS...14 ANEXO A – TERMO DE DECLARAÇÃO DE INEDITISMO E CESSÃO DE

(6)

1 INTRODUÇÃO

Desde que o homem aprendeu a se comunicar, ele vem utilizando a persuasão e outras formas de influência para modificar emoções, opiniões, atitudes e comportamentos de grupos ou pessoas. A guerra sempre foi o confronto entre vontades, mas o convencimento obtido por meio da persuasão provou ser mais eficaz quanto a dominação pela força.

Ao longo da história, chefes políticos e militares têm utilizado, quer na paz, quer na guerra, instrumentos de operações psicológicas como forma de persuasão. Sua importância tem aumentado em função da evolução dos métodos científicos de atuação sobre a motivação humana e do desenvolvimento de meios de comunicação social de alta tecnologia. A cada dia, as fronteiras físicas vêm cedendo lugar às fronteiras psicológicas.

Em alguns períodos da história, o uso das Operações Psicológicas foi considerado anti-desportivo e anti-cavalheiresco, devido ao uso de meticulosos estratagemas e ações furtivas no cumprimento de sua missão, daí a sua estreita relação com as operações de Forças Especiais e de Ações de Comandos.

As Op Psc foram se tornando ainda mais presente em função do desenvolvimento dos métodos científicos de ação sobre a motivação humana e da evolução dos meios de comunicação de massa, tornando desprezíveis as distâncias, os acidentes do terreno e as massas líquidas.

Atualmente, as fronteiras físicas cederam lugar à fronteira psicológica. A opinião pública possui papel altamente relevante na tomada de decisão nos níveis político, estratégico e militar.

O Exército brasileiro define Operação psicológica (Op Psico) como:

Condução e execução de procedimentos técnicos especializados, operacionalizados de forma sistemática, para a conquista de objetivos políticos, econômicos ,psicossociais e ou militares, desenvolvidos antes, durante e após o emprego da força, visando a motivar públicos-alvos

(7)

amigos, neutros e hostis a atingir comportamentos desejáveis. (C-45-5)

Em 18 de fevereiro de 2014, através da Portaria nº 024, publicada no Boletim do Exército nº 09, de 28 de fevereiro de 2014, o Estado-Maior do Exército, no uso de suas atribuições, decidiu alterar, através da Diretriz para o Sistema de Apoio à Informação, a denominação da atividade de Operações Psicológicas para Operações de Apoio à Informação (OAI), termo que adotaremos a partir de agora neste PI.

Em 11 de abril de 2014, através da Portaria nº 314, publicada no Boletim do Exército nº 17, de 25 de abril de 2014, o Comandante do Exército, no uso de suas atribuições, decidiu alterar a denominação do 1º Batalhão de Operações Psicológicas (1º B Op Psc), para o 1º Batalhão de Operações de Apoio à Informação (1º BOAI),

Diante do exposto, e ao longo da história dos combates antigos e modernos, e pelo papel que desempenha o 1º BOAI, sendo esta a única OM especializada e apta a conduzir Op Ap Info, que tem prioridade 3/422 para recompletamento de material e prioridade 1 para recompletamento de pessoal, temos assim uma visão da real preocupação que a Força Terrestre tem em implementar um sistema eficaz e eficiente em Op Ap Info.

"Lutar e vencer todas as batalhas não é glória suprema. A glória suprema consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar". (Sun Tzu)

(8)

2 REVISÃO DE LITERATURA

Para o desenvolvimento deste trabalho, tornou-se necessário um embasamento teórico, para facilitar o entendimento e a aplicação de alguns elementos necessários ao estudo, cujo foco principal é As Operações de Apoio à Informação na conquista de um ambiente estável e seguro.

2.1 Operações de Apoio à Informação

Com a nova Diretriz para SOAIEx, esta definiu a atividade como: procedimentos técnico-especializados, aplicáveis desde a paz estável, sempre de forma sistematizada, de modo a motivar públicos amigos, neutros ou hostis a manifestarem comportamentos desejáveis, com o intuito final de apoiar a conquista dos objetivos estabelecidos. Anteriormente denominadas Operações Psicológicas. (EB20-D-02.001, 2014, p 03)

Já o Manual de Operações de Dissimulação (EB20-MC-10.215), a define como: procedimentos técnico-especializados, aplicáveis de forma sistematizada, desde a paz estável, de modo a influenciar públicos-alvo a manifestarem comportamentos desejáveis, com o intuito final de apoiar a conquista de objetivos estabelecidos.

2.1.1 As qualificações necessárias para o trabalho com as Operações de Apoio à Informação.

As Op Ap Info são objetos de constante renovação e permanente atualização e prontidão de seus especialistas. O conhecimento da administração pública e das normas oficiais do governo nacional, de modo que possam ser corretamente interpretados seus objetivos e planos. conhecimento das normas de ação militares e do funcionamento dos estados-maiores, a par de uma suficiente compreensão da arte da guerra, para ajustar a produção da propaganda às situações militares; conhecimento profissional de publicidade, de jornalismo (com experiência no mínimo

(9)

em um veículo de comunicação) ou de algum setor estreitamente correlato; e compreensão profunda e de teor profissional de uma dada área geográfica, com base em trato pessoal dos problemas, conhecimento da língua, tradições, história, política corrente e costumes. Além das quatro qualificações citadas, pode haver ainda uma quinta, para tornar perfeito o indivíduo: compreensão científica, de nível profissional, da psicologia, antropologia, história, ciência política.

Na realidade, nunca vai existir uma pessoa com todas essas qualificações, mas cada DOAI pode representar um composto dessas capacidades.

2.2 As Operações de Apoio à Informação na conquista de um ambiente estável e seguro.

As OAI para conquistar um ambiente estável e seguro compreendem um conjunto de produtos e ações planejados e executados para fortalecer os padrões culturais e o moral da população e mobilizar a opinião pública em torno dos objetivos estabelecidos.

2.2.1 As Operações de Apoio à Informação na conquista de um ambiente estável e seguro sob a égide das Organizações das Nações Unidas.

Os resultados conjuntos das OAI em apoio às operações sob a égide das Organizações das Nações Unidas. em especial ao 6º Contingente do BRABAT, o primeiro contingente a receber o apoio de especialistas em OAI, medidos pelos indicadores de impacto foram os seguintes:

Houve aumento significativo do número de lideranças que transmitiram, corretamente as mensagens da MINUSTAH para seu círculo de influenciados, conforme verificado nas 54 reuniões de liderança e com autoridades realizadas pelo pessoal de Ass Civ, Com Soc e DOPaz, onde foram concretizadas as linhas de persuasão constantes dos planos de campanha de OAI;

(10)

desenvolvidas pelo DOAI e as informações sobre elas encontram-se nos arquivos do G2 e DOPaz.

Houve um total de 127 delações voluntárias que resultaram em 38 prisões efetivas realizadas pela PNH/ UNPOL;

Desde junho de 2007 o BRABAT não recebeu nenhum disparo de arma de fogo contra a tropa e o número de mortos encontrados em sua área de operações foi de 8 em seis meses, porém estas mortes estavam ligadas a causas naturais, acidentes ou sinistros, não sendo identificadas como por violência urbana ou arma de fogo. Foi identificada uma diminuição da violência, em geral, na AOR BRABAT

Não houve registro de interferência civil nas operações militares em todas as 184 O Frag cumpridas pelo BRABAT.

Houve o registro de 20 manifestações espontâneas de apoio ao BRABAT entre cartas de autoridades, manifestações públicas da população, 12 programas de televisão exclusivos (SBT, RECORD, etc..), 2 reportagens especiais (VEJA, DEFESA) e mais de 20 manchetes de jornal abordando a linha de persuasão dos planos de campanha OAI.

Foram recolhidas 26 armas de brinquedo entregues, espontaneamente, para as tropas da MINUSTAH

Do acima exposto conclui-se que as campanhas de OAI foram eficazes atingindo os efeitos previstos nos planos de campanhas de OAI, isto é, atingindo os objetivos psicológicos.

(11)

Foto 01: Dsmn de produto áudio de Op Psc, através de AF na região de Cité Soleil.

(12)

Foto 03: Coleta de dados junto à população.

Foto 04: Um dos Produtos de OAI dsmn na região de Cité Soleil.

(Cartaz alertando as crianças a não apontarem armas de brinquedos para os militares da ONU e UNPOL)

(13)

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Processo de Transformação da Forca vem apresentando resultados concretos. Em especial, por meio da reformulação da matriz doutrinaria do EB, de forma ainda mais destacada, pelas modificações recentes do Sistema de Operações de Apoio à Informação do Exército.

O termo "corações e mentes" se notabilizou com o discurso de posse do presidente norte-americano John F. Kennedy, em 1961, quando afirmou que "a paz está nos corações e mentes de todos" e, portanto, é necessário "lutar para construir a paz" e "um desejo pela paz". (FERNANDO MONTENEGRO, 2007, p 19).

O termo foi apropriado pela doutrina de operações psicológicas e, desde então, palavras e prática de ações sociais vêm sendo usados por exércitos em guerras pelo mundo afora - mais recentemente, no Afeganistão e no Iraque - com o objetivo de ganhar o apoio da população local, além da guerra da comunicação e da "opinião pública".

(14)

REFERÊNCIAS

EXÉRCITO BRASILEIRO. Estado Maior do Exército. Manual de campanha: Operações Psicológicas: C 45-5. 1 ed. Brasília: Gráfica do Exército, 1999.

EXÉRCITO BRASILEIRO. Estado Maior do Exército. Manual de campanha: Operações de Dissimulação: EB20-MC-10.215. 1 ed. Brasília: Gráfica do Exército, 2014.

EXÉRCITO BRASILEIRO. Estado Maior do Exército. Manual de campanha: Operações de Informação: EB20-MC-10.213. 1 ed. Brasília: Gráfica do Exército, 2014.

ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO. Portaria n º 024-EME, de 18 de fevereiro de 2014. Aprova a Diretriz para o Sistema de Operações de Apoio à Informação (EB20-D-02.001). In: MINISTÉRIO DA DEFESA. Exército Brasileiro. Secretaria-geral do Exército. Boletim do Exército Nº 09/2014. Brasília-DF, 28 de fev de 2014. pp. 35-45.

(15)

ANEXO A

TERMO DE DECLARAÇÃO DE INEDITISMO E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Nome do autor Cristiano Dutra Welter

CPF 814.426.530-00

Endereço Rua floriano peixoto Nr 2187 São Borja – RS E-mail weltersb@hotmail.com

Título do trabalho as operações de apoio a informação (op psico) na conquista de um ambiente estável e seguro

Nome do autor Humberto Luiz Carvalho

CPF 050.475.266-90

Endereço Rua são josé Nr 76 Apto 201 São João del Rei - MG E-mail lcarvalho24@bol.com.br

Título do trabalho as operações de apoio a informação (op psico) na conquista de um ambiente estável e seguro

Nome do autor Hermano Hernandes

CPF 045.949.969-65

Endereço Rua carlos de campos nr 1639 apto 608 T-II Curitiba -PR E-mail hermanohernandes@hotmail.com

Título do trabalho as operações de apoio a informação (op psico) na conquista de um ambiente estável e seguro

Nome do autor Leonardo Angelo de Santana

CPF 034.006.844-22

Endereço Rua santos dumont Qd-78 Lt-17 E-mail sgtangelo@gmail.com

Título do trabalho as operações de apoio a informação (op psico) na conquista de um ambiente estável e seguro

Nome do autor Cristiano Fonseca Esteves Coelho

CPF 059.046.226-19

(16)

E-mail sgtfonseca@gmail.com

Título do trabalho as operações de apoio a informação (op psico) na conquista de um ambiente estável e seguro

Nome do autor Diego Orlandi Zelante

CPF 313.122.958-64

Endereço Rua Ten Olavo de Assis, Nr 157 Apto 31, Itu-SP E-mail sgtzelante@hotmail.com

Título do trabalho as operações de apoio a informação (op psico) na conquista de um ambiente estável e seguro

Nome do autor Hilton Dourado de Araújo

CPF 659.549.633-04

Endereço Rua Silveira Martins Nr 603 Vila Militar Salvador-BA E-mail hdouradosgt@bol.com.br

Título do trabalho as operações de apoio a informação (op psico) na conquista de um ambiente estável e seguro

Nome do autor Ernando Cesar da Silva

CPF 045.374.066-90

Endereço Rua Cantor Luiz Gonzaga Nr 377 Apto 304, Castelo, Belo Horizonte - MG

E-mail ernancesar@gmail.com

Título do trabalho as operações de apoio a informação (op psico) na conquista de um ambiente estável e seguro

Por este termo, declaro ser inédito e cedo globalmente os direitos autorais do Conteúdo Editorial (As Missões do Exército Brasileiro nas Missões sob Égide da Organização das Nações Unidas), exclusivamente para a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas e seus sucessores e cessionários, por todo o prazo de vigência dos direitos patrimoniais do Autor, previsto na Lei Autoral brasileira, para publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, ficando autorizada a incluir esse Conteúdo Editorial, nos meios de divulgação impressos ou digitais, on-line, intranet, via internet e hospedagem, isoladamente ou em conjunto com outras obras e serviços de informação eletrônica, em servidores próprios, de terceiros ou de clientes, podendo distribuí-la comercialmente e comercializá-la, por todos

(17)

os meios eletrônicos existentes ou venham a ser criados futuramente, inclusive através de armazenamento temporário ou definitivo em memória ou disco dos usuários ou clientes, em aparelhos móveis ou fixos, portáteis ou não, cabendo à Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas determinar

todas as suas características editoriais ou gráficas, modos de distribuição, disponibilização, visualização, acesso, download, bem como promoções, divulgação e publicidade. A Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas fica autorizada a proceder modificações e correções para a adequação do texto às normas de publicação.

Cruz Alta, RS, 08 de agosto de 2014.

____________________________________

Cristiano Dutra Welter- 2º Sgt

_______________________________________

Humberto Luiz Carvalho - 2ºSgt

_________________________________

Hermano Hernandes - 2º Sgt

_________________________________

Leonardo Angelo de Santana - 2º Sgt

____________________________________

Cristiano Fonseca Esteves Coelho - 2º Sgt

___________________________________

(18)

___________________________________

Hilton Dourado de Araújo - 2º Sgt

___________________________________

Referências

Documentos relacionados

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

excepcionais (queda de barreira, alagamentos, bloqueios, entre outros); manutenção e abastecimento de viaturas e aeronaves; execução e manutenção de atividades de

(2010), discovered two additional lineages in the Iberian Peninsula using CO1 mtDNA sequences, thus demonstrating the useful- ness of this gene as a barcoding marker for this genus,

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

crianças do pré́-escolar e dos seus determinantes, assim como a avaliação do efeito de um programa de escovagem diária na escola no estado de saúde oral (índice

hnson inspirada pelo exemplo da obra hollandesa e da organisação parisiense, tem até hoje installado mais de 260 casas de soccorro por meio de subscri- pções privadas que sobem

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

Entre os judeus de fala grega houve uma procura de cópias do Antigo Testamento, para uso pessoal e nas sinagogas, traduzidas para a língua franca da área do Mediterrâneo Oriental..