• Nenhum resultado encontrado

Projeto de Recuperação FINAL 1ª Série EM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto de Recuperação FINAL 1ª Série EM"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Sociologia

Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o

semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que serão trabalhados no próximo ano.

Como estudar (estratégia):

O aluno deverá refazer os exercícios dados em sala e realizar a lista de exercícios. Deverá, também, refazer as provas aplicadas como forma de rever o conteúdo de maneira prática e assistir as vídeoaulas dos assuntos indicados.

O conteúdo descrito abaixo será avaliado por meio de:

1 prova com 10 questões (valor:10,0)

Matéria a ser estudada (conteúdo):

VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO

Único 1 O QUE É SOCIOLOGIA?

Único 2 NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA

Único 3 RELAÇÕES SOCIAIS E INSTITUIÇÕES DE PODER

Único 4 SOCIEDADE DOS INDIVÍDUOS

Único 6 ESTRATIFICAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL

Único 14 CIDADANIA E DEMOCRACIA

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA ESTUDAR

1. Faça uma breve apresentação da importância de cada uma das revoluções abaixo para a

concepção de mundo da modernidade: a) Revolução Industrial.

b) Revolução Francesa. c) Revolução Tecnocientífica.

(2)

2. Observe os textos abaixo e responda:

Texto 1: O ser humano é a flor do céu que desabrochou na Terra. Sua semente foi plantada por Deus, sua bela imagem foi projetada por Deus e seu perfume agradável foi também presenteado por Deus. Não devemos perder essa bela imagem nem o agradável perfume. Nosso belo desabrochar é a manifestação da glória de Deus. (Seicho-no-ie do Brasil. Palavras de luz, 2013.)

Texto 2: Em algum remoto rincão do universo cintilante que se derrama em um sem-número de sistemas solares, havia uma vez um astro em que animais inteligentes inventaram o

conhecimento. Foi o minuto mais soberbo e mais mentiroso da “história universal”: mas

também foi somente um minuto. Passados poucos fôlegos da natureza, congelou-se o astro e os animais inteligentes tiveram de morrer. – Assim poderia alguém inventar uma fábula e nem por isso teria ilustrado suficientemente quão lamentável, quão fantasmagórico e fugaz, quão sem finalidade e gratuito fica o intelecto humano dentro da natureza. Houve eternidades em que ele não estava; quando de novo ele tiver passado, nada terá acontecido. (Friedrich Nietzsche. Sobre verdade e mentira no sentido extramoral. Adaptado.)

Os textos citados apresentam concepções flosófcas distintas sobre o lugar do ser humano no universo. Discorra brevemente sobre essas diferenças, considerando o teor antropocêntrico dos textos.

3. A categoria que comanda as relações entre o homem e a natureza é, para a modernidade

ocidental, a da produção, concebida como ato de subordinação da matéria ao desígnio humano. A reprodução das sociedades indígenas é, ao contrário, concebida e vivida sob o signo de uma troca de propriedades simbólicas entre os humanos e os demais habitantes do cosmos (troca que pode ser violenta e mortal, sem deixar de ser social), não de uma produção de bens sociais a partir de uma matéria informe. (Adaptado de: CASTRO, Eduardo V.

Sociedades indígenas e natureza na Amazônia. In: SILVA, A. L; GRUPIONI, L. D. B. (Orgs.) A temática Indígena na Escola. Brasília: MEC, 1995. p. 117-118.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

a) A produção de bens sociais a partir de uma matéria uniforme é o que caracteriza as sociedades indígenas.

b) Os povos indígenas objetificam a natureza por meio de relações estritamente violentas e mortais.

c) A reprodução das sociedades indígenas funda-se na irrestrita subordinação da matéria aos desígnios humanos.

d) As relações entre os indígenas e a natureza estão fundadas em uma história de adaptação passiva ao cosmos.

e) A troca de propriedades simbólicas caracteriza as sociedades indígenas em sua relação com a natureza.

(3)

5. O lema da bandeira do Brasil, “Ordem e Progresso”, indica a forte influência do positivismo

na formação política do Estado brasileiro.

Assinale a alternativa que apresenta idéias contidas nesse lema.

a) Crença na resolução dos conflitos sociais por meio do estímulo à coesão social e à evolução natural da nação.

b) Ideais de movimentos juvenis, que visam superar os valores das gerações adultas. c) Denúncia dos laços de funcionalidade que unem as instituições sociais e garantem os privilégios dos ricos.

d) Ideal de superação da sociedade burguesa através da revolução das classes populares. e) Negação da instituição estatal e da harmonia coletiva baseada na hierarquia social.

6. Como podemos pensar a relação entre individuo e sociedade a partir da sociologia

durkheimiana e da weberiana?

7. Diferencie o método positivista de Durkheim e o compreensivo de Weber.

8. Leia o texto a seguir.

Em recente debate em torno das denúncias de pedofilia na Igreja Católica, um membro do clero brasileiro declarou que “a culpa é da sociedade”. De acordo com repercussão na revista Veja, “sociedade”, nestes termos, é uma abstração destinada a escamotear a verdade – a de que são os indivíduos os responsáveis por seus delitos. (Veja, São Paulo, 12 maio 2010, p. 101.)

Com base no texto e nas teorias sociológicas clássicas a respeito da relação entre indivíduo e sociedade, é correto afirmar:

a) Para a concepção materialista da história, a sociedade é um aglomerado de indivíduos, o que impede compreender a vida social em sua totalidade.

b) Na perspectiva positivista, a violação de princípios norteadores de uma instituição tende a conduzi-la a um estado patológico, o que demanda reformas para manter a saúde do corpo social.

c) Para a concepção weberiana, o assunto tratado não é um problema sociológico, haja vista a impossibilidade de encontrar as relações de sentido nos agentes envolvidos nestas ações. d) Na concepção durkheimiana, o caminho adequado para se compreender a vida social é priorizar as ações individuais em detrimento das manifestações coletivas.

(4)

e) Na sociedade comunista, indivíduo e sociedade podem viver em paz e harmonia, pois as contradições da vida social desaparecerão.

9. Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma festa

de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento. As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim (1858-1917), como fato social.

Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim. I. O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade.

II. O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais.

III. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade. IV. O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas as afirmativas I e IV são corretas. b) Apenas as afirmativas II e III são corretas. c) Apenas as afirmativas I e II são corretas. d) Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas. e) Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.

10. Por trás das disputas que os candidatos travam pela preferência do eleitorado, há uma

base minuciosa de informações. Perto das eleições, os concorrentes debruçam-se sobre gráficos, planilhas e tabelas de preferências de voto, buscando descobrir quais as tendências dos eleitores. Pesquisadores, escondidos atrás de vidros espelhados, acompanham as

conversas de grupos de pessoas comuns de diferentes classes que, em troca de um sanduíche e um refrigerante, comentam e debatem as campanhas políticas. Nessa técnica de pesquisa qualitativa, descobre-se, além da convergência das intenções, as motivações que se repetem nos votos dos eleitores, as razões gerais que poderiam fazê-los mudar de opção, como eles propõem e ouvem argumentos sobre o tema.

A aplicação do modelo de pesquisa que aparece descrito no texto baseia-se, principalmente, na teoria sociológica de Max Weber (1864-1920). A utilização dessa teoria indica que os pesquisadores pretendem:

(5)

a) investigar as funções sociais das instituições, tais como igreja, escola e família, para entender o comportamento dos grupos sociais.

b) pesquisar o proletariado como a classe social mais importante na estruturação da vida social.

c) analisar os aparelhos repressores do Estado, pois são eles que determinam os comportamentos individuais.

d) estudar a psique humana que revela a autonomia do indivíduo em relação à sociedade. e) pesquisar os sentidos e os significados recíprocos que orientam os indivíduos na maioria de suas ações e que configuram as relações sociais.

11. Qual a crítica que a imagem abaixo faz da instituição familiar e do debate contemporâneo

em torno desta.

12. Para a teoria sociológica de Max Weber, em toda sociedade há dominação, que é

entendida como uma “[...] probabilidade de haver obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de um determinado grupo de pessoas [...]”. Fonte: WEBER, M. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Economia e Sociedade, Brasília: Ed. UnB, 1991, p. 139.

De acordo com a teoria sociológica do autor, é correto afirmar que os três tipos puros de dominação legítima são:

a) Racional, tradicional e carismática. b) Econômica, social e política.

c) Feudal, capitalista e comunista.

d) Monárquica, absolutista e republicana. e) Socialista, neoliberal, social-democrata.

(6)

13. Um adolescente suspeito de praticar furtos na zona sul foi espancado, ferido com faca e

amarrado nu a um poste na avenida Rui Barbosa, no Flamengo. O caso foi relatado através de uma rede social por Yvonne Bezerra, coordenadora do Projeto Uerê e ativista em causas de direitos humanos. Yvonne disse ter sido alertada por um amigo sobre o jovem amarrado, na noite de sexta-feira. O jovem contou à Yvonne que foi espancado por três homens mascarados em uma moto. Em seguida, eles o prenderam no poste. “A violência aumentou muito no Flamengo em 4 meses. A população daqui está de saco cheio”, disse a artista plástica ao G1.

a) Segundo Yvonne Bezerra, qual o principal motivo para o ocorrido?

b) Como a notícia acima se relaciona com a concepção de Estado para Max Weber?

14. Diferencie sociedade e comunidade.

15. Max Weber, teórico cujos conhecimentos continuam básicos para a Sociologia, procurou

não apenas conhecer a sociedade moderna, mas explicar sua estrutura de dominação política e econômica e suas disparidades.

Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o autor, assinale a alternativa correta: a) Para Weber, os interesses coletivos estão acima dos interesses particulares, portanto, é possível transformar a realidade social por meio da acentuada divisão social do trabalho, já que esta produz a solidariedade orgânica e ainda possui o Direito Penal que, com suas sanções repressivas, pode normalizar a sociedade nos momentos de crise.

b) De acordo com o autor, a divisão do trabalho capitalista expressa modos de segmentação da sociedade que levam os indivíduos a ocuparem posições desiguais, gerando antagonismos de classes. Assim, a classe explorada, que no capitalismo é a classe operária, seria a única capaz de realizar a mudança da sociedade capitalista para uma sociedade menos desigual. c) Weber considera que somente a renda e a posse geram desigualdades. Assim, a possibilidade do desenvolvimento de uma sociedade mais justa é utópica, pois as vantagens materiais derivam dos próprios méritos dos indivíduos, que já nascem desiguais em relação aos dons naturais, inteligência, gosto e coragem, entre outros.

d) O autor, numa perspectiva simbólica, procura explicar a sociedade capitalista e a sua possibilidade de transformação. Considera que é necessário analisar a sociedade microssociologicamente, pois, como só alguns grupos possuem capital simbólico e econômico

(7)

de maior significância na hierarquia social, reproduzem a cultura, a ideologia, organizando o sistema simbólico segundo a lógica da diferença.

e) Segundo Weber, as classes, os estamentos e os partidos são fenômenos de distribuição de poder dentro de uma comunidade, que se legitimam e se definem pelos valores sociais convencionalmente estabelecidos em dada sociedade.

16. Contardo Calligaris publicou um artigo em que aborda a prática social brasileira de

denominar como doutores os indivíduos pertencentes a algumas profissões, dentre eles médicos, engenheiros e advogados, mesmo na ausência da titulação acadêmica. Segundo o autor, estes mesmos profissionais não se apresentam como doutores no encontro com seus pares, mas apenas diante de indivíduos de segmentos sociais considerados subalternos, o que indica uma tentativa de intimidação social, servindo para estabelecer uma distância social, lembrando a sociedade de castas. A questão levantada por Contardo Calligaris aborda aspectos relacionados à estratificação social, estudada, entre outros, pelo sociólogo alemão Max Weber.

De acordo com as ideias weberianas sobre o tema, é correto afirmar:

a) As sociedades ocidentais modernas produzem uma estratificação social multidimensional, articulando critérios de renda, status e poder.

b) Médicos, engenheiros e advogados são designados de doutores porque suas profissões beneficiam mais a sociedade que as demais.

c) A titulação acadêmica objetiva a intimidação social e a demarcação de hierarquias que culminem em uma sociedade de castas.

d) A intimidação social perante os subalternos expressa a materialização das castas nas sociedades modernas ocidentais.

e) Nas sociedades modernas ocidentais, a diversidade das origens, das funções sociais e das condições econômicas são critérios anacrônicos de estratificação.

17. A expressão estratificação deriva de estrato, que quer dizer camada. Por estratificação

social entendemos, exceto:

a) A distribuição de indivíduos em grupos e grupos em camadas hierarquicamente superpostas dentro de uma sociedade.

b) O processo de aquisição é assimilação dos valores, das normas, regras, leis, costumes e as tradições do grupo humano do qual fazemos parte.

c) Que essa distribuição dos indivíduos se dá pela posição social, a partir das atividades que eles exercem e dos papéis que desempenham na estrutura social.

d) Que em determinadas sociedades podemos dizer que as pessoas estão distribuídas pelas camadas alta (classe A), média (classe B) ou inferior (classe C), que correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestígio.

(8)

e) Por exemplo, que na sociedade capitalista contemporânea, as posições sociais são determinadas basicamente pela situação dos indivíduos no desempenho de suas atividades produtivas

18. Nos gráficos abaixo, as setas sugerem um conceito fundamental na organização de uma

pirâmide social: o da mobilidade, ou seja, do deslocamento de indivíduos ou grupos dentro da pirâmide.

No Antigo Regime, a tradição era um dos elementos fundamentais na definição da mobilidade na sociedade estamental. Identifique a forma de mobilidade, vertical ou horizontal, que mais caracterizou a sociedade estamental e explique como ela funcionava no Antigo Regime.

19. Quais as três gerações de conquistas direitos ligados à cidadania? Explique cada uma

delas.

20. TEXTO I: A ação democrática consiste em todos tomarem parte do processo decisório

sobre aquilo que terá consequência na vida de toda coletividade. (GALLO, S. et al. Ética e

Cidadania. Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus, 1997 (adaptado)).

TEXTO II: É necessário que haja liberdade de expressão, fiscalização sobre órgãos governamentais e acesso por parte da população às informações trazidas a público pela imprensa. (Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 24 abr. 2010).

Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto I, os meios de comunicação, de acordo com o Texto II, assumem um papel relevante na sociedade por

a) orientarem os cidadãos na compra dos bens necessários à sua sobrevivência e bem-estar. b) fornecerem informações que fomentam o debate político na esfera pública.

c) apresentarem aos cidadãos a versão oficial dos fatos.

d) propiciarem o entretenimento, aspecto relevante para conscientização política. e) promoverem a unidade cultural, por meio das transmissões esportivas.

Referências

Documentos relacionados

2. Educadora de Infância, Zélia Maria Cruz Baltazar, Especializada, em exercício de funções na Unidade de Apoio à Multideficiência de Óbidos. Educadora de Infância

Considerando esses pressupostos, este artigo intenta analisar o modo de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito do ensino

Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi avaliar clinicamente a efi cácia do clareamento dental com Peróxido de Carbamida a 16%, utilizando a técnica caseira com e sem alívio

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A trajetória histórica humana enfrentou uma longa caminhada, repleta de lutas, desigualdades e conflitos presentes em diversos setores sociais, para moldar e construir a