• Nenhum resultado encontrado

VOCÊ APRENDE... você aprende a sutil diferença entre segurar uma mão e aprisionar uma alma...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VOCÊ APRENDE... você aprende a sutil diferença entre segurar uma mão e aprisionar uma alma..."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

VOCÊ APRENDE...

Depois de algum tempo...

você aprende

a sutil diferença entre

segurar uma mão e aprisionar uma alma...

você aprende

que amor não significa posse,

companhia não significa segurança...

você aprende

que beijos não são contratos

e presentes não são promessas...

Então, você aceita seus fracassos com a cabeça erguida

e seus olhos fixados adiante...

com a postura de um homem ou mulher,

não com o resmungo de uma criança mimada...

Você aprende...

a construir todas as suas rotas no hoje,

porque a terra do amanhã é muito incerta para planos...

e o futuro tem um jeito de cair a meio vôo...

Você aprende ...

que até o sol queima se exigir muito...

e então...

você planta seu próprio jardim

e decora sua própria alma,

ao invés de esperar por alguém que lhe traga flores...

E você aprende que é realmente forte...

que realmente pode perseverar...

que realmente vale a pena...

E você aprende... e você aprende...

a cada despedida você aprende...

(2)

JUNHO – Nº212/2005

ANO XV -

Data 20.05.05

01 - BATERIA E PILHAS USADAS :

Nas saídas de baterias e pilhas totalmente usadas, feitas em chumbo,cádmio, mercúrio e seus compostos, e quando destinados à reutilização, reciclagem, ficam isentas do ICM´s, bem como dispensa do estorno dos créditos apropriados na aquisição.

( Base - Convênio ICM´s 27 )

02 - ASSEMBLÉIA OU REUNIÃO DE SÓCIOS - I

São assuntos que dependem, obrigatoriamente, da deliberação dos sócios: a) aprovação das contas da diretoria;

b) indicação dos administradores, quando feita em separado; c) destituição dos administradores;

d) o modo de sua remuneração; e) modificação do contrato social;

f) incorporação, fusão e dissolução da sociedade, ou cessação do estado de liquidação; g) pedido de concordata.

i ) outras matérias previstas no Contrato Social. 03 - ASSEMBLÉIA OU REUNIÃO DE SÓCIOS - II

Será obrigatoriamente realizada Assembléia no caso de sociedade com mais de 10 sócios. Quando a sociedade possuir até 10 sócios, as deliberações serão tomadas através de reunião de sócios.

04 - ASSEMBLÉIA OU REUNIÃO DE SÓCIOS - III

A reunião ou assembléia de sócios deve ser realizada ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes ao término do exercício social, com o objetivo de:

a) tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico;

b) designar administradores, quando for o caso;

c) tratar de qualquer outro assunto constante da ordem do dia.

05 - CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP/COFINS - CRÉDITOS

- IMPOSSIBILIDADE Não dão direito a crédito os valores pagos a pessoas jurídicas domiciliadas no País, a título de serviços jurídicos, contábeis e de marketing contratados por empresa que se dedica à indústria e comércio de alimentos, por não configurarem pagamento de serviços enquadrados como insumos utilizados na fabricação de produtos destinados à venda.

( Base - Solução de Consulta nº 42, de 30.03.2005 - SRRF da 10ª Região Fiscal (RS) 06 - PIS/PASEP E COFINS - ALÍQUOTAS - REDUÇÃO

Ficam reduzidas a zero as contribuições para o PIS e COFINS, incidentes sobre as receitas financeiras, inclusive decorrentes de operações realizadas para fins de hedge, auferidas pelas pessoas jurídicas sujeitas ao regime de incidência não-cumulativa das referidas contribuições. ( Base - Dec.nº 5.442, de 09.05.2005 ).

07 - DACON A PARTIR DO 1º TRIMESTRE DE 2005

Para os fatos geradores ocorridos a partir do primeiro trimestre do ano-calendário 2005, será obrigatória a entrega da DACON para as pessoas jurídicas de direito privado e para as equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, submetidas à apuração do PIS e da COFINS, nos regimes cumulativo e não-cumulativo, inclusive aquelas que apuram a Contribuição para o PIS/PASEP com base na folha de salários.

(3)

08 - CONSULTA NO DETRAN

Para quem deseja averiguar a sua situação como motorista ou mesmo de seu veículo perante os computadores do DETRAN, encontra-se disponível para consulta o site : www.transitoecia.com .br.

09 - EQUIPARAÇÃO SALARIAL - QUANDO CONFIGURADA

Em vista da situação econômica e comercial vivida em nossas empresas, é muito comum que um empregado faça, em determinado momento, o serviço de seu colega e vice versa. Contudo, o empregador respeitando a hierarquia, perfeição técnica e ainda as demais atividades de cada um, estabelece remuneração distinta.

Em vista disto, muitos são os casos onde o empregado procura a Justiça do Trabalho, requerendo a equiparação salarial com seu colega.

Inobstante a dificuldade enfrentada pelas empresas na elaboração da prova, já há diversos posicionamentos interessantes do Tribunal Superior do Trabalho com relação a matéria, destacamos:

"O princípio da isonomia, por definição exige igualdade de atribuições. O 'quase' não serve para que o juiz defira equiparação salarial. Onde começaria ou onde terminaria a exigência de serem as mesmas as funções? Identidade é um critério que não admite a adoção, como sinônimo, da expressão 'semelhança'. Embargos conhecidos e providos." (TST - Ac. SBDI1 - E-RR-316.206/1996.1 - Rel. Min. José Luiz Vasconcellos - publicado no D.J.U. de 07.04.2000, seção I pág. 12).

10 - VALE PEDÁGIO - INSTITUIÇÃO

Instituído, pelo Governo Federal, através do Decreto 3.525 (DOU 26.06.2000) o vale pedágio, o qual deverá ser entregue, antecipadamente, e contra recibo, pelo embarcador ao transportador. A não concessão, ou seja, infração é norma legal, sujeitará o infrator a uma penalidade de R$ 550,00 (quinhentos e cinqüenta reais) na primeira penalidade duplicando-se gradativamente com a reincidência até o limite de R$ 10.500,00 (dez mil e quinhentos reais).

A multa será paga através de DARF código 8510 (Ato Declaratório nº 27 - 27.07.2000). 11 - TRANSPORTE DE CARGA - PERECÍVEL

Os condutores de veículos de cargas perecíveis, quando impedidos de trafegar pela rodovia em razão de bloqueio ou piquete, poderão requisitar aos Chefes de Distritos e Delegacias da Polícia Rodoviária Federal, a expedição de Auto de Constatação de Retenção de Veículos de Carga. (Portaria 813 - DPRF - 5-5-2000).

12 - COMPENSAÇÃO DE JORNADA - NÃO TRABALHO AOS SÁBADOS

“Em 08.11.2000, foi aprovada a Orientação Jurisprudencial nº 182 do Tribunal Superior do Trabalho, cujos termos são:

"COMPENSAÇÃO DE JORNADA. ACORDO INDIVIDUAL. VALIDADE.

É válido o acordo individual para compensação de horas, salvo se houver norma coletiva em contrário." (grifamos)

Esta Orientação Jurisprudencial tem como precedente decisão proferida pela Subseção I Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho, ao julgar o processo E-RR-194186/1995 (publicada no DOU de 27.10.2000, p. 543), em que feita minuciosa análise da evolução das normas contidas na CLT e levada em conta anterior interpretação sistemática do art. 7º da Constituição Federal, procedida pelo Pleno daquele Tribunal.

Observa-se, no entanto, que a citada Orientação Jurisprudencial nº 182 nada refere a respeito da validade do acordo individual para compensação de horas, quando a atividade desenvolvida pelo trabalhador é insalubre.” (Matéria retirada do Boletim Informativo nº 12 do Sind. Ind. Metalúrgicas - Sinmetal - Departamento Jurídico)

13 - APARELHOS DE TELEVISÃO - BLOQUEADOR DE CANAIS

A partir do próximo ano, os aparelhos de televisão produzidos no país deverão possuir, obrigatoriamente, um dispositivo eletrônico que permita ao usuário bloquear a recepção de programas transmitidos pelas emissoras, inclusive por assinatura e a cabo, mediante:

I - a utilização de código alfanumérico, de forma previamente programada; ou

II - o reconhecimento de código ou sinal, transmitido juntamente com os programas que contenham cenas de sexo ou violência.(Lei no 10.359, 27.12.2001).

(4)

14 - INTERVALO DE DESCANSO - AUSÊNCIA DE REGISTRO.

Algumas empresas utilizam sistema de controle de horário na qual o empregado não registra o período em que permaneceu em repouso (almoço - lanche). Considerando a existência de algumas decisões judiciais que condenaram empresas a pagarem o referido período de descanso como de trabalho fosse considerando-o como horas extras pedimos especial atenção de nossos clientes para a eventual correção do procedimento existente em seus estabelecimentos a este respeito.

Decisão sobre a matéria:

“INTERVALO INTRAJORNADA - HORAS EXTRAS - CABIMENTO - A ausência de registro do intervalo intrajornada, nos cartões de ponto, eleitos como prova da jornada, autoriza o deferimento das horas extras correspondentes. (TRT 5ª R. - RO 01.24.00.0520-50 - (17.795/01) - 2ª T. - Relª Juíza Dalila Andrade - J. 21.06.2001)

15 - APROJUR -

No Boletim do mês de abril/2005 circulou a matéria "Office girl – Serviços prestados de cama". Tendo em vista que esta matéria não circulou na integra, estamos reproduzindo a mesma no presente mês.

16 - PREPARAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO

Prazos necessários para preparação, elaboração e devolução da documentação após entrega do movimento na Aprove.

Dep. Pessoal:

Folha de Pagamento 2 dias úteis Férias, Admissão, Demissão, 13º Salário 3 dias úteis Dep. Fiscal

Registro e elaboração do ICMs, IPI, PIS,

Cofins, IRRF, ISSQN, IVVC. 2 dias úteis Autorização de notas Fiscais ( AIDOF ) 5 dias úteis Dep. Societário

Certidões Negativas 7 dias úteis Todos os Dptos.

Cálculo de Guias em atraso 3 dias úteis

17 - ERRATA

Em nossa agenda do mês de maio, constou a data do vencimento do INSS para 03/05/2005, quando o correto era dia 02/05/2005. Solicitamos desculpas aos nossos leitores.

(5)

NOTÍCIAS

Aniversários do mês:

03/06 - Charles dos Reis

CURIOSIDADES

Romance Adúltero dos Ministros

O problema número 1 do Planalto na semana passado foi o romance entre Zélia Cardoso de Mello e Bernardo Cabral. Na manhã de sábado, Cabral apresentou sua demissão ao presidente Collor, que o aceitou. Se Zélia e Cabral fossem solteiros, o romance teria um certo charme. Mas, como o Cabral é casado, pode ser enquadrado como crime de adultério. A ministra Zélia pode ser considerada cúmplice. - 17.10.1990.

(Extraído da Revista Veja - Edição Especial 30 anos - pág. 85 )

FRASES

"De tanto ver triunfar as NULIDADES, de tanto ver prosperar a DESONRA, de tanto ver crescer a INJUSTIÇA, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos DOS MAUS, o homem chega a RIR-SE da honra, DESANIMAR-RIR-SE da justiça, e TER VERGONHA de ser honesto ! " (Ruy Barbosa)

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA ?

TOCA AQUI

Frase usada para convidar o interlocutor a apertar as mãos, como forma de selar um acordo qualquer. Diz se a frase já com a mão no ar, em posição para atacar fortemente a mão do parceiro.

(Extraído do Dicionário de Porto-Alegrês – pg. 158).

FONTE UTILIZADAS :

Referências

Documentos relacionados

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

A ideia da pesquisa, de início, era montar um site para a 54ª região da Raça Rubro Negra (Paraíba), mas em conversa com o professor de Projeto de Pesquisa,

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

De acordo com esta conceptualização teórica, a satisfação é vista em função dos valores mas também da relação que estes estabelecem com a saliência dos papeis, podendo

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

tecnologia levaria o capital, inexoravelmente, a projetos de desenvolvimento de novas tecnologias. Foi exatamente o que ocorreu nas últimas décadas: a aplicação de um

Apesar da Constituição Federal de 1988 e as leis educacionais afirmarem que a educação é para todos, observa-se que as escolas regulares não estão preparadas