• Nenhum resultado encontrado

Atividades de Recuperação Paralela de Literatura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades de Recuperação Paralela de Literatura"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Atividades de Recuperação Paralela de Literatura

9º ano Ensino Fundamental

Conteúdos:

- Interpretação de poemas. - Poesia Lírica.

- Figuras de linguagem (comparação, metáfora, antítese e paradoxo). - Narrativa realista, fantástica e maravilhosa.

- Discurso direto, indireto e indireto livre.

- Estudo do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe. - Estudo do conto “O menino”, de Lygia Fagundes Telles. - Estudo do conto “O fisco (conto de Natal)”, de Monteiro Lobato. Atividades:

As questões de 01 a 04 referem-se ao texto abaixo, de autoria do grande poeta chileno Pablo Neruda. Leia-o com atenção e responda-as.

Áspero amor, violeta coroado de espinhos, brejal entre tantas paixões eriçadas,

lança das dores, coroa da cólera,

por quais caminhos e como te dirige a minha alma? Por que precipitaste teu fogo doloroso, de súbito, entre as folhas frias do meu caminho? Quem te ensinou os passos que até mim te levaram? Que flor, que pedra, que humo mostraram minha morada?

O certo é que tremeu a noite pavorosa, a árvore chegou todas as copas com seu vinho

e o sol estabeleceu sua presença celeste, entretanto que cruel amor me cercava sem trégua

até que me lançando com espadas e espinhos abriu em meu coração um caminho de chamas.

(Disponível em: http://www.psb40.org.br/bib/b329.pdf Acesso de 24 abr. 2018.)

01. No poema lido, termos como “áspero”, “violeta”, “coroado de espinhos”, “doloroso”, “pavorosa”, “cruel” ajudam a criar uma visão de que o amor é, para o eu lírico, algo que traz, principalmente,

a) muito tédio. b) bastante tristeza.

(2)

2

c) profunda solidão. d) imenso sofrimento.

02. O texto de Pablo Neruda pode ser considerado um poema pertencente ao gênero lírico? Justifique sua resposta. _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 03. Como podemos caracterizar o eu lírico do poema de Pablo Neruda? Trata-se de um homem ou de uma mulher? Justifique sua resposta.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 04. O poema em questão pode ser considerado um soneto? Explique.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ Leia atentamente o texto abaixo e, a seguir, responda às questões 05 a 07, referentes a ele.

O girassol

(Canção de Edgard Scandurra, interpretada pela banda Ira) Eu tento me erguer às próprias custas

E caio sempre nos seus braços Um pobre diabo é o que sou

Um girassol sem sol Um navio sem direção Apenas a lembrança do seu sermão

Você é meu sol, um metro e sessenta e cinco de sol E quase o ano inteiro os dias foram noites

Noites para mim Meu sorriso se foi Minha canção também

E eu jurei por Deus não morrer por amor E continuar a viver

Como eu sou um girassol, você é meu sol (3x) Eu tento me erguer às próprias custas

E caio sempre nos seus braços Um pobre diabo é o que sou

Um girassol sem sol Um navio sem direção Apenas a lembrança do seu sermão

Morro de amor e vivo por aí Nenhum santo tem pena de mim

Sou agora um frágil cristal Um pobre diabo que não sabe esquecer

(3)

3

Que não sabe esquecer

Como eu sou um girassol, você é meu sol

(Disponível em https://www.vagalume.com.br/ira/o-girassol.html Acesso de 02 abr. 2018)

05. No texto “O girassol”, o eu lírico revela: a) estar sofrendo por amor.

b) sua paixão por girassóis.

c) que traiu a pessoa amada.

d) que sua identidade é feminina.

06. Analise o seguinte trecho do texto: “Você é meu sol, um metro e sessenta e cinco de sol/ E quase o ano inteiro os dias foram noites/ Noites para mim.”. O que representam o “sol” e as “noites” nessa canção? Interprete e explique (o sentido desses termos no texto).

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 07. Ao criar esta canção, o autor faz uso, por mais de uma vez, de algumas figuras de linguagem. Que figuras são essas? Identifique um exemplo de cada uma e justifique sua resposta.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ Sobre o conto “O menino”, de Lygia Fagundes Telles, responda às questões 08 e 09 (releia o conto se necessário). 08. a) Em que pessoa está o foco narrativo nesse conto? Classifique o tipo de narrador.

________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ b) A escolha desse tipo de narrador permitiu ao leitor enxergar as ações da mãe, do menino e do pai em detalhes. Se o narrador fosse outra pessoa do discurso isso também seria possível? Explique.

________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________ 09. Identifique o clímax da ação.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

(4)

4

10. Estudamos as características da narração de diálogos. Conheceu-se, portanto, os tipos de discurso nas narrativas. Sobre o discurso indireto, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O narrador é o porta-voz das falas e dos pensamentos das personagens.

b) No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de uma personagem.

c) No discurso indireto, as personagens são conhecidas por meio de seu próprio discurso, ou seja, mediante suas próprias palavras (reprodução da forma original do enunciado).

d) Normalmente, é escrito na terceira pessoa, com o uso de verbos de elocução (dicendi) e conjunções. Sobre o conto “O gato preto” lido em sala, responda às questões 11 a 13:

11. Descreva o personagem principal do conto.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 12. Quais foram as atrocidades cometidas com o(s) gato(s) pelo personagem principal? Descreva-as.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 13. No fim do conto, o narrador-personagem foi descoberto pela polícia e preso pelo crime que cometeu contra sua esposa. Como isso aconteceu?

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ Para responder às questão 14 e 15, considere seu estudo sobre o conto "O fisco (conto de Natal)", publicado em 1921 e integrante do livro Negrinha, de Monteiro Lobato:

14. Leia o trecho que segue.

Prólogo

No princípio era o pântano, com valas de agrião e rãs coaxantes. Hoje é o parque do Anhangabaú, todo ele relvado, com ruas de asfalto (...) a Eva de Brecheret, a estátua dum adolescente nu que corre – e mais coisas. Autos voam pela vida central, e cruzam-se pedestres em todas as direções. Lindo parque, civilizadíssimo.

Atravessando-o certa tarde, vi formar-se ali um bolo de gente, rumo ao qual vinha vindo um polícia apressado. Fogocitose, pensei. A rua é a artéria; os passantes, o sangue. O desordeiro, o bêbado, o gatuno são os micróbios maléficos, perturbadores do ritmo circulatório. O soldado de polícia é o glóbulo branco – o fogócito de Metchenikoff. Está de ordinário parado no seu posto, circunvagando olhares atentos. Mal se congestiona o tráfego pela

(5)

5

ação anti-social de desordeiro, o fagócito move-se, caminha, corre, cai afunda sobre o mau elemento e arrasta-o para o xadrez.

Foi assim naquele dia. (...)

Alguém perturbara a paz do jardim, e em redor disse rebelde logo se juntou a um grupo de glóbulos vermelhos, vulgo passantes. E lá se vinha o fagócito fardado reestabelecer a harmonia universal.

LOBATO, M. O fisco (conto de Natal). In: Negrinha. São Paulo: Globo, 2008, p. 63 e 64. (fragmento).

Conotativamente, o narrador estabelece um paralelo entre funções da célula denominada fagócito e funções do soldado, tendo em vista que é tarefa de um policial

a) deter pessoas que descumpram suas ordens, pois insubordinação constitui um desacato à autoridade. b) garantir que, principalmente à tarde, os frequentadores de parques circulem com certa tranquilidade.

c) controlar os transeuntes, evitando que, ao caminharem por artérias que se cruzam, atrapalhem o tráfego. d) manter a ordem pública, protegendo o organismo social contra elementos que lhe são nocivos. 15. Observe o trecho seguinte.

“Súbito, viu um homem de boné caminhando para o seu lado. Olhou-lhe para as botinas. Sujas. Viria engraxar, com certeza - e o coração bateu-lhe apressado, no tumulto delicioso da estreia. Encarou o homem já a cinco passos e sorriu com infinita ternura nos olhos, num agradecimento antecipado em que havia tesouro de gratidão.

Mas em vez de espichar o pé, o homem rosnou aquela terrível interpelação inicial. - Então, cachorrinho, que é da licença?”.

O trecho em destaque apresenta um episódio ocorrido em um parque. Quem são os personagens presentes nesse trecho do conto? Em termos sociais, o que o autor quis retratar com essa cena e com os acontecimentos que se seguem a ela? Explique.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

Para as avaliações foram utilizadas as variáveis: dias até a floração inicial, dias até a maturação fisiológica , altura de plantas, tamanho do capítulo, altura do

A, B, C, D, E, F, G, H, I Em situação de E@D, serão realçados os seguintes critérios: • Cumprimento das tarefas de acordo com os prazos • Realização, com

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

SENSOR DE

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos