• Nenhum resultado encontrado

ISSN JULHO N.º07 DESTAQUE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ISSN JULHO N.º07 DESTAQUE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ISSN 1647-6719 | JULHO. 2012 | N.º07

________________________________________________________

DESTAQUE

Aproxima-se o final de mais um ano letivo e, consequentemente, avizinha-se o

período de férias para todos, docentes, não docentes e estudantes da ESACB. Férias

que são, de resto, bem merecidas face a um ano inteiro de trabalho duro e rigoroso.

Na Biblioteca estão em curso os inventários dos documentos que proporcionam,

normalmente, a verificação e arrumação dos materiais existentes nos locais corretos,

mas também permitem registar as faltas e os danos.

Está concluída a integração, no Repositório dos Trabalhos de Fim de Curso da

ESACB, dos resumos, índices e metadados, de todos os trabalhos de fim de curso

existentes na Biblioteca, em suporte digital, até à data de 10 de julho de 2012.

O tratamento dos artigos de algumas das revistas mais importantes e a sua integração

numa base de dados bibliográfica, vai permitir que os utilizadores da Biblioteca

tenham acesso a um conjunto substancial de informação, constituída por artigos

científicos e técnicos. Considera-se que este serviço constitui uma mais-valia, em

termos de acesso ao conhecimento.

A Biblioteca procedeu à organização de um conjunto de Sugestões Editoriais a

remeter aos docentes da ESACB ainda durante o mês de julho. Este serviço pretende

funcionar como um apoio ao serviço de aquisições da Biblioteca.

Com este número a INFOBIB encerra a atividade editorial relativa ao ano letivo

2011/2012, reaparecendo em setembro com o n.º 8 - 2012, relativo ao mês de

setembro e já respeitante ao ano letivo 2012/2013.

A Biblioteca da ESACB/ESART deseja a todos os seus utilizadores umas excelentes

férias e sugere, como não podia deixar de ser, a leitura de um bom livro, porque

Ler

um Livro

, é sempre uma boa ideia e acrescenta valor às suas férias!

Até setembro!

(2)

__________________________________________________________

MONOGRAFIAS E OUTROS DOCUMENTOS

MARTINS, Ernesto Candeias (2012) – Proteção social e ® educação de menores : o Padre António D’Oliveira (1867-1923). Lisboa : Caritas Portuguesa

Resumo: O autor da obra faz aqui uma análise ao percurso biográfico e ao pensamento do Padre António d’Oliveira, um autêntico educador social, que merece ser reconhecido na História da Educação Social e na Pedagogia Social portuguesa.

_________________________________________________

RELATÓRIOS – FIM DE CURSO

LOPES, Patrícia Alexandra Sobreira (2011) – Elaboração de “Declaração Ambiental 2010” da empresa Bitzer (Portugal), S.A. com base no sistema comunitário de ecogestão e auditoria (EMAS).

Resumo: O presente trabalho consistiu na elaboração de “Declaração Ambiental 2010” da empresa Bitzer (Portugal), S.A. com base no regulamento (CE) nº 1221/2009 de 25 de Novembro e com a legislação ambiental actualmente e vigor, com o intuito de contribuir para a futura implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, segundo a Norma NP EN ISO 14001:2004.

RIBEIRO, Susana Maria Cardoso (2011) – A etnobotânica das plantas aromáticas e medicinais no concelho de Proença-a-Nova: contributo para uma utilização sustentável

Resumo: Este trabalho tem como objectivo a recolha dos conhecimentos etnobotânicos relacionados com as utilização regional das plantas aromáticas e medicinais.

SILVA, Edna Sofia Lopes (2011) – Avaliação da qualidade de azeites provenientes da Beira Interior na campanha 2009/2010

Resumo:

Foi efetuado o acompanhamento das auditorias realizadas pela APABI (Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior), durante o período de laboração dos lagares seus associados.

PASCUAL GARCIA, Olga (2012) – Modificação da cor das azeitonas vs. rendimento e qualidade do azeite virgem

Resumo: Este trabalho teve com objetivo principal o estudo da maturação de duas variedades de azeitonas de grande importância em Portugal, a Galega vulgar e a Cobrançosa,

(3)

originárias de olivais da Escola Superior Agrária de Castelo Branco e Sarzedas, durante a campanha 2011/2012.

MIRANDA, Laura Gabriela Pais (2011) – Cuidados de enfermagem em animais com gastroenterite

Resumo: Com este trabalho pretendeu-se dar a conhecer o papel que o Enfermeiro Veterinário pode e deve desenvolver durante o acompanhamento do animal, desde a sua entrada nas instalações clínicas, passando pelo internamento até ao momento da alta.

OLIVEIRA, Marta Alexandra Duarte (2011) – Cuidados de enfermagem em animais de companhia

Resumo: Com a realização do estágio pretendeu-se articular os conteúdos teóricos adquiridos durante o curso e aplicá-los em diversas situações práticas do quotidiano de uma clínica veterinária.

PINHEIRO, Diana Isabel Inácio (2011) – Enfermagem veterinária em traumatologia felina Resumo: Descrevem-se todas as atividades realizadas durante os três meses de estágio no Hospital Veterinário Vasco da Gama, situado na zona norte do Parque das Nações em Lisboa, procurando destacar a importância do papel do Enfermeiro Veterinário, em ambiente hospitalar.

LOPES, Tânia Sofia Salvado (2011) – O enfermeiro veterinário em situação de urgência Resumo: O principal objetivo deste estágio foi o aperfeiçoamento dos conhecimentos práticos em urgência veterinária e contribuir para um melhor conhecimento acerca da função do Enfermeiro Veterinário.

RODRIGUES, Liliana Sofia Dias (2011) – Cuidados pré-cirúrgicos em animais de companhia Resumo: O plano de estágio visou o contacto com todas as fases que compõem o ato cirúrgico (inclusive o pré e pós-cirúrgico). Além da componente cirúrgica, o relatório evidencia ainda as duas áreas distintas, que contribuíram para perceber como funciona uma clínica/hospital, no dia-a-dia: o auxílio em consultas e em UCI/internamento, com monitorização dos animais internados.

HENRIQUES, Ana Isabel Lucas (2011) – Enfermagem médica de espécies pecuárias

Resumo: Pretendeu-se com este trabalho descrever as actividades desenvolvidas durante o estágio curricular destacando a importância do papel do Enfermeiro Veterinário nas áreas da clínica e sanidade das espécies pecuárias.

MACHADO, Catarina Garcias (2011) – Enfermagem veterinária em animais de companhia Resumo: Este trabalho teve como objetivo descrever as atividades desenvolvidas na Clínica Veterinária da Formiga, na área de animais de companhia

CURRAL, Márcio Miguel Pereira (2011) – Avaliação do funcionamento da linha de tratamento de lamas activadas da ETAR de S. Miguel-Empresa AdZCôa

(4)

Resumo: Avaliar o funcionamento da linha de tratamento de lamas activadas da ETAR de S. Migue, constituiu o objetivo principal deste estudo. O tratamento dos dados obtidos permitiu verificar que a água afluente, pelas suas caraterísticas, pode ser classificada como uma água residual urbana apresentando uma carga orgânica elevada.

MAIA, Fernando Manuel Gomes (2011) – Avaliação do volume de pescado transformado obtido no concelho de Ílhavo, licenciado ao abrigo do REAI

Resumo: Aborda-se o procedimento de licenciamento das atividades industriais ao abrigo do REAI relativas à área do pescado do Concelho de Ílhavo e estima-se o volume de pescado processado.

COSTA, Lisa D’Alva Sousa Nascimento (2011) – Enfermagem médica veterinária na espécie Mustela putorius furo

Resumo: Pretende-se com este trabalho, cumprir uma breve abordagem à casuística geral na clínica de exóticos.

ALMEIDA, Ana Catarina Pires de Almeida (2011) - Susceptibilidade de Staphylococcus coagulase positiva isolados de alimentos

Resumo:

Este trabalho teve como objetivo a análise de 42 culturas de Staphylococcus coagulase positiva, isoladas de vários tipos de alimentos: leites de vaca, cabra e ovelha, queijo curado, salmouram, bolos (jesuíta e caramujo), saladas e cozido à Portuguesa. Com a realização deste trabalho pudemos concluir, através dos resultados obtidos, que a Vancomicina 30μg, Gentamicina 10 μg, Cloranfenicol 30 μg e Kanamicina 30 μg são considerados antibióticos de excelência no combate de Staphylococcus coagulase positiva, uma vez que se verificou que todas as amostras são sensíveis a estes.

SANTOS, Marco Sérgio Almeida (2011) – Verificação e monitorização do sistema HACCP numa linha de abate de suínos

Resumo: Através deste trabalho foi possível conhecer as etapas de processamento da carne de suínos desde a recepção dos animais até à expedição das carcaças e verificar em qual das etapas é necessário fazer um controlo crítico. Com a realização e resultados de análises bacteriológicas, reflecte-se a boa aplicação do sistema HACCP na linha de abate de suínos.

HENRIQUES, Nuno Filipe Domingues (2011) – Identificação de cultivares de ervilha proteaginosa (Pisum sativum L.) com utilização de marcadores moleculares do tipo microssatélites

Resumo: Neste trabalho pretendeu-se fazer a identificação de 20 cultivares de ervilha proteaginosa (Pisum sativum L.), inscritas no catálogo comunitário de variedades, através de marcadores moleculares do tipo microssatélites.

SILVA, Telma Vanessa Ramos da (2011) – Caracterização de azeites monovarietais obtidos de colheitas tardias na campanha 2010/2011

Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar os efeitos do estado de maturação/época de colheita da azeitona, em diversos parâmetros físico-químicos de azeites extraídos em equipamento Abencor. Foram analisados azeites monovarietais, obtidos de azeitonas que permaneceram na árvore sãs, colhidas durante o mês de janeiro.

(5)

NUNES, Daniela Pires (2011) – Estudo e análise de bebidas espirituosas tradicionais, elaboradas com zimbro

Resumo:

O presente trabalho pretende efectuar uma primeira caraterização de bebidas espirituosas zimbradas tradicionais analisando e caraterizando, através de análises físico-químicas e sensoriais, os principais produtos que são produzidos em Portugal.

REIS, Ana Cristina Lourenço dos (2011) – Digestão gastrointestinal in vitro de hidrolisados proteicos preparados a partir de subprodutos de pescada

Resumo: Este trabalho teve como objectivo, a preparação de dois hidrolisados proteicos preparados a partir de restos de pescada por via enzimática. Um dos hidrolisados foi preparado directamente a partir dos restos de pescada, o outro hidrolisado foi preparado a partir das proteínas de restos de pescada solubilizadas a pH 11,0. A enzima utilizada na hidrólise foi a Alcalase.

MIGUEL, Ana Filipa Teixeira (2011) – Validação das temperaturas e dos tempos de arrefecimento dos produtos confeccionados

Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar as condições de conservação dos alimentos, nomeadamente os valores de temperaturas e de tempos de arrefecimento de produtos confecionados tendo em vista validar as temperaturas e os tempos de arrefecimento utilizados nos processos de conservação dos produtos alimentares.

_________________________________________________

PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

Título Periodicidade Itens recebidos

Agenda cultural Mensal Jul./Ago. 2012

Bulletin de L’Academie Vétérinaire

de France Trimestral Nº2 (Abr./Jun. 2012)

Canis et felis Bimestral Nº116 (Jun. 2012)

Eurocarne Bimestral Nº206 (Mai. 2012)

Jovens agricultores Trimestral Nº90 (Abr-Jun.2012) Forêt méditerranéenne Trimestral Nº1 (Mar./Mai. 2012) Newsletter (FCG) Bimestral Nº135 (Jul./Ago. 2012)

Jara y sedal Mensal Nº127 Jun. 2012)

Pâtre Mensal Nº595 (Jun./Jul.. 2012)

Journal of food protection Mensal

Nº1 (Jan. 2012)

Nº2 (Fev. 2012)

Nº3 (Mar. 2012)

(6)

Nº4 (Abr. 2012)

Nº5 (Mai. 2012)

Nº6 (Jun. 2012)

PROCIV Mensal Nº51 (Jun. 2012)

Quercus Mensal Nº317 (Jul. 2012)

Quercus ambiente Trimestral Nº53 (Jul-Ago. 2012)

Statistics : pocket book

Mensal

Mai. 2012

Trofeo Mensal Nº505 (Jun.2012)

Voz do campo Mensal Nº151 (Mai. 2012)

Nº152 (Jun. 2012) ______________________________________________________________

OUTRAS NOTÍCIAS DA BIBLIOTECA

Consulte a página da Biblioteca em:

http://biblioteca.esa.ipcb.pt .

______________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Como a transferência de calor em um sólido esta intimamente relacionada às características do material, ao valor do número de Fourier que é função do tempo e ao valor do número

A consequência dos três problemas citados é a desertificação., abordada a seguir. Na região estudada esse processo decorre principalmente do desmatamento para

Os princípios da Gestão Ambiental Duas Rodas englobam: (i) Atender às legislações, estabelecendo sistemática de análise crítica da legislação ambiental e outros

trabalho, enquanto graduandos do curso Tecnologia em Design Gráfico da UTFPR. No mercado de trabalho, enquanto atuavam em projetos que envolviam o desenvolvimento de

A análise relativa à percepção social e da tarefa será utilizada para gerar requisitos para as ferramentas do ambiente LMS Amadeus, que através de mecanismos de percepção

Fish metrics (density of ecological guilds, and species richness) from 117 least disturbed stream reaches in several western Iberia river basins were modelled with generalized

[r]

Four linear multivariate methods were explored to estab- lish monovarietal EVOO classification models using inde- pendent predictors among the E-tongue potentiometric signals