• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA SÚMULA EXTRATO DO ANEXO DA RESOLUÇÃO DO CONFEA Nº 1.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA SÚMULA EXTRATO DO ANEXO DA RESOLUÇÃO DO CONFEA Nº 1."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

2ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA COORDENADORIA DE CÂMARAS ESPECIALIZADAS DE ENGENHARIA ELÉTRICA - CCEEE

BRASÍLIA – BA – 05 A 06 DE DEZEMBRO DE 2016 SÚMULA

EXTRATO DO ANEXO DA RESOLUÇÃO DO CONFEA Nº 1.012/2005

A fim de facilitar a condução dos trabalhos apresentamos o seguinte regimento, ao amparo da Resolução nº 1.012, de 2005:

1. o quórum para instalação e funcionamento da reunião corresponde ao número inteiro imediatamente superior à metade dos membros presentes, exceto no caso de processo eleitoral;

2. têm direito a voz e voto apenas os coordenadores de câmara e os representantes do plenário de Crea da modalidade, onde não houver câmara especializada;

3. têm direito apenas a voz os conselheiros federais e regionais presentes;

4. os assessores e convidados poderão ter direito a voz, a critério do coordenador nacional; 5. o coordenador, abrindo a discussão dos assuntos pautados, concede a palavra a quem

solicitar;

6. a discussão de determinado assunto deve ser iniciada com a leitura do material referente ao tema, devendo ser esgotada antes do prosseguimento para outro assunto;

7. cada membro pode fazer uso da palavra por duas vezes sobre a matéria em debate, pelo tempo de cinco minutos cada vez;

8. o relator da matéria tem direito de fazer uso da palavra quando houver interpelação ou contestação antes de encerrada a discussão;

9. aquele que estiver com a palavra pode conceder aparte, que é descontado do seu tempo; e 10. o coordenador nacional profere voto de qualidade em caso de empate nas votações, exceto

quando se tratar de processo eleitoral.

ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS

1. as coordenadorias manifestam-se sobre assuntos de sua competência mediante propostas fundamentadas dirigidas ao Confea;

2. podem apresentar propostas os coordenadores de câmaras especializadas e os representantes indicados pelos plenários dos Creas; e

3. as propostas devem atender às exigências contidas nos parágrafos e incisos do art. 22 do Anexo II da Resolução nº 1.012, de 2005, conforme sua característica, além de serem elaboradas em consonância com o programa anual de trabalho.

SÚMULA

Local: CREA-DF – SGAS QD. 901 CJ D - Asa Sul, Brasília/DF Data: 05 a 06 de dezembro de 2016;

Coordenador Nacional: Eng. Eletric. Jovanilson Faleiro de Freitas;

Coordenador Nacional Adjunto: Eng. Eletric. Marcos José Pereira Sampaio; Assessor da Presidência do Confea: Eng. Eletric. João Batista Serronin Oliva; Representante da CEEP: Eng. Eletric. Carlos Batista das Neves;

Assistente Técnico do Confea: Eng. Eletric. Paulo Araújo Prado; Assistente Técnico do Crea: Eng. Eletric. Marlei Vilela Ataídes.

(2)

Crea Nome C o o r d e n a d o r C o o r d e n a d o r A d ju n to R e p r e s e n ta n t e d e P le n á r io A s s is te n te T é c n ic o O u tr o s AC LUCIANO SASAI X

AL GEISON CAVALCANTE ALVES

AP MARCOS DA SILVA DRAGO

AM SERGIO CESÁRIO X

BA MARCOS JOSÉ PEREIRA SAMPAIO X

CE JOSÉ MIGUEL DE MELO LIMA

DF RAIMUNDO CÉSAR BANDEIRA DE ALENCAR X

ES JOÃO BOSCO ANICIO X

GO JOVANILSON FALEIRO DE FREITAS X

MA ANTONIO DE PÁDUA COSTA OLIVEIRA X

MT MARCOS VINICIUS SANTIAGO SILVA X

MS EDSON ALVES DELGADO X

MG GILMAR PEREIRA NARCISO X

PA JOSÉ EMMANUEL DE C. M. JÚNIOR

PB MARTINHO NOBRE TOMAZ DE SOUZA

PR FAUZI GERAIX FILHO X

PE CLAYTON FERRAZ DE PAIVA X

(3)

Crea Nome C o o r d e n a d o r C o o r d e n a d o r A d ju n to R e p r e s e n ta n t e d e P le n á r io A s s e s s o r T é c n ic o O u tr o s

RJ JORGE LUIZ BITENCOURT DA ROCHA X

RN FRANCISCO EDUARDO DO RÊGO COSTA

RS SÉRGIO BONIATTI

RO JOSÉ BRAGA DE MOURA SOBRINHO X

RR DARLENE LEITÃO E SILVA

SC ROBERTO KRIEGER

SP JOSÉ VALMIR JÚNIOR

SE ALVAIR AUGUSTO JACINTO

TO NELSON MATUOCA

CONFEA PAULO ARAUJO PRADO X

CONFEA CARLOS BATISTA DAS NEVES X

CONFEA JOÃO BATISTA SERRONIN OLIVA X

MT EDSON D. DE MIRANDA X

ES ORLANDO ZARDO JUNIOR X

DF ADRIANA RESENDE AVELAR RABELO X

GO MARLEI VILELA ATAIDES X

DF FLAVIO CORREIA DE SOUSA X

(4)

DESENVOLVIMENTO DA PAUTA

SEGUNDA-FEIRA, 05 DE DEZEMBRO DE 2016

1. Abertura dos trabalhos do primeiro dia da Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE), exercício 2016, e verificação de quórum.

O Coordenador Nacional Eng. Eletric. Jovanilson Faleiro de Freitas fez a abertura da reunião dando boas vindas aos presentes e, em seguida, convidou o Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal, Crea-DF, Eng. Civ. Flavio Correia para compor a mesa e o Coordenador Adjunto Nacional Eng. Eletric. Marcos José Pereira Sampaio.

O Coordenador Nacional passou a palavra aos componentes da mesa, o Presidente do Crea-DF Eng. Civ. Flavio Correia deu boas vindas a todos os presentes e informou que este conselho está sempre de portas abertas para ajudar em qualquer demanda e pede licença para participar de reuniões no Confea. O Coordenador Nacional Adjunto Eng. Eletric. Marcos José Pereira Sampaio desejou boas vindas a todos e que desejou também que se tenha uma boa reunião.

2. Apresentação individual dos Coordenadores e demais presentes. • Coordenador Nacional;

• Coordenador Nacional Adjunto; • Coordenadores Regionais;

• Assistentes/Assessores Técnicos; e • Convidados e demais presentes.

O Coordenador passa o microfone aos membros e convidados da CCEEE para que façam uso da palavra e se apresentem aos demais presentes desta Coordenadoria.

4. Exposição de Assuntos Extrapauta

O coordenador do Espírito Santo, Eng. Eletric. João Bosco Anicio, informou que em seu estado não houve este problema e a dotação orçamentaria foi definida em plenário e por este motivo não prevalece a vontade do presidente.

O Coordenador Nacional, Eng. Eletric. Jovanilson Faleiro, informou que serão enviadas por email as propostas aprovadas nesta reunião, desta forma os que não puderam estar presentes ficassem informados.

O Coordenador do estado de Mato Grosso, Eng. Eletric. Marcos Vinicius Santiago Silva, informou que se faz necessária a reformulação da resolução que rege a Coordenadoria das Câmaras Especializadas e que as reuniões ordinárias passem a ser 4 (quatro) e uma reunião extraordinária.

O Coordenador Adjunto, Eng. Eletric. Marcos Sampaio argumentou a respeito da não participação de todos os Regionais nesta reunião que a decisão do plenário do Confea é soberana e os Creas não podem se negar a não atender.

O coordenador do Espírito Santo, Eng. Eletric. João Bosco Anicio, esclareceu que existe uma ilegalidade sobre a não participação.

(5)

O Coordenador do estado de Mato Grosso, o Eng. Eletric. Marcos Vinicius Santiago Silva, apresentou o argumento de que a Comissão de Ética e Exercício Profissional - CEEP é um órgão apenas consultivo e não deliberativo.

O Coordenador de Pernambuco, Eng. Eletric. Clayton de Paiva, esclarece que os presidentes dos Creas devem cumprir o que for deliberado por nós, conselheiros, e cumprir o que está nas resoluções e demais normativos.

O Coordenador do Distrito Federal informa que seu candidato para o cargo de presidente do Confea será um Engenheiro Eletricista.

O Coordenador da Bahia, o Coordenador Adjunto Marcos Sampaio, chama a atenção para que deve ser cumprida a Resolução 1071 e os conselheiros devem perder o mandato se não comparecem às reuniões em conformidade junto aos normativos.

O Coordenador do estado do Rio de Janeiro, Eng. Eletric. Jorge Bitencourt, informou que o próximo presidente do Crea-RJ será um Engenheiro Eletricista tendo em vista que todos os candidatos são; e a Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel perguntou ao Crea-RJ: “quem seria o responsável técnico da Transformação Fotovoltaica?”.

3. Quadro de Demandas

Foi apresentado do Quadro de Demandas de 2016 pelo Assessor do Confea, Eng. Eletric. Paulo Araújo, informando da localização atual, a situação em que se encontra e o próximo prosseguimento que provavelmente será dado a estas propostas.

4. Informações trazidas pelos participantes sobre o SENDI.

O Coordenador Adjunto, Eng. Eletric. Marcos Sampaio, apresentou suas impressões sobre o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica - SENDI, realizado em Curitiba-PR, entre os dias 07 a 10 de novembro. Neste Seminário foram apresentados equipamentos e tecnologias muitos interessantes para a área de distribuição de energia. As palestras duravam 15min para permitir as discussões, de maneira geral era feita de forma superficial, mas de grande importância à transferência de conhecimento.

O Eng. Marcos Sampaio argumentou que mesmo este evento ser voltado para distribuição de energia elétrica, ou seja, atuação privativa do engenheiro eletricista, entretanto o Confea não participa. O coordenador sugeriu a participação compulsória do Sistema Confea/Crea nos seminários de distribuição de energia elétrica, que deve se fazer presente e que faça uma apresentação como por exemplo de Ética profissional, conclui dizendo que falta a visibilidade do Conselho.

5. COPIMERA

O Engenheiro Eletricista João Oliva, Assessor da Presidência do Confea, que retornou de sua viagem à República Dominicana se fez presente a esta reunião apresentou suas considerações a respeito de sua participação na Confederación Panamericana de Ingeniería Mecánica, Eléctrica,

Industrial y Ramas Afines – COPIMERA, realizado em Santo Domingo, entre os dias 28/11 a

1º/12/2016. A Copimera entidade pan-americana que conta com a participação de 25 países das Américas do Norte, Central e do Sul.

(6)

O Assessor da Presidência do Confea, João Oliva, informa também que o Grupo de Trabalho da Matriz Energética, que fez sua reunião em 21 e 22 de novembro, realizou nesta reunião uma discussão extremamente rica ao debater sobre assuntos sobre o futuro. Neste GT estão presentes: o Coordenador da CCEEE, a ABEE representada pelo Coord. Mourão, o Conselheiro Federal Neves, o Assistente Técnico Paulo Araújo, 5 (cinco) entidades empresariais e o como Presidente o Eng. Eletric. João Oliva. Neste ínterim, foi feita a apresentação das demandas e a oferta de energia até 2050.

6. Organização dos Grupos para discussão e formatação de propostas, conforme demandas apresentadas.

- Decisão do Paraná a respeito do Decretão • Participantes: PR e Coordenação. - Resolução 05-2016/CNE/CS

• Participantes: RJ, BA e AM.

- Técnico em Edificações para execução em Baixa Tensão • Participantes: BA, MG, ES e AC.

- Responsável Técnico em empreendimentos de energia renováveis (eólica e fotovoltaica) e Responsável Técnico em Sociedade de Proposta Específica – SPE.

• Participantes: RO, DF, PR, MA, PE e MS.

- Harmonização entre as Câmaras de Civil e Elétrica – Crea ES • Participantes: ES, MS e MT.

Os grupos reuniram-se nos respectivos espaços para desenvolvimento dos assuntos de suas competências. Este trabalho se estendeu durante a parte da tarde.

TERÇA-FEIRA, 06 DE DEZEMBRO DE 2016 7. Reorganização dos Grupos para discussão

Os grupos reuniram-se nos respectivos espaços para desenvolvimento dos assuntos de suas competências. Este trabalho se estendeu durante a parte da manhã.

8. Visita da Comissão de Ética e Exercício Profissional - CEEP à reunião da CCEEE O Coordenador Adjunto da CEEP, Geol. Pablo Souto Palma, cumprimentou a todos e externou que espera ficar a frente da CEEP no próximo pleito e informa que toda a proposta elaborada nas reuniões das Coordenações Nacionais passa primeiramente pela CEEP e a partir daí dá prosseguimento. Posteriormente, o Geol. Pablo dá as boas vindas ao Conselheiro Federal eleito presente nesta reunião e o convida a participar dessa Comissão.

O Eng. Agr. Célio Moura informou que a CEEP também trata de seminários e treinamento de fiscalização e de ética profissional e se sente satisfeito pelas atividades desenvolvidas. E

(7)

O Conselheiro Federal eleito pelo estado de Mato Grosso do Sul, Eng. Eletric. Edson Alves Delgado, cumprimentou os membros da CEEP.

O Conselheiro Federal Eng. Eletric. Carlos Neves cumprimenta a todos e externa sua preocupação para o ano que vem sobre o representante desta Coordenação na CEEP.

O Coordenador Nacional, Eng. Eletric. Jovanilson Faleiro, agradece a presença de todos e agradece a disposição da CEEP em atender as demandas da CCEEE. O Coordenador acrescenta que esta coordenação tem trabalhado arduamente para unificar a resposta a respeito das demandas afetas a esta Coordenadoria e como resultado já unificou o Manual de Fiscalização em Engenharia Elétrica para o país. Informa ainda que é mais interessante que para o próximo ano ficasse estabelecido por meio de revisão da resolução que houvesse quatro reuniões ordinárias.

9. Aprovação da Súmula da 1ª Reunião Extraordinária da CCEEE, de 13 a 14 de outubro de 2016, na cidade de Brasília, DF.

O Coordenador Nacional Eng. Eletric. Jovanilson projetou e apresentou as alterações feitas na Súmula conforme as solicitações dos Coordenadores e em seguida a Súmula da 1ª Reunião Extraordinária da CCEEE foi submetida à votação e foi aprovada por unanimidade.

10. Aprovação das Propostas

Sumário: as propostas foram colocadas em discussão sendo aprovadas, conforme relação a seguir: Proposta nº 016/2016-CCEEE Assunto: Proponente: CCEEE; Destinatário: CEEP. Proposta nº 017/2016-CCEEE Assunto: Proponente: CCEEE; Destinatário: CEEP. Proposta nº 018/2016-CCEEE Assunto: Proponente: CCEEE; Destinatário: CEEP.

11. Encerramento da 2ª Reunião Extraordinária da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE)

(8)

Por fim o Coordenador Nacional declara encerrada a 2ª Reunião Extraordinária da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica, agradecendo a presença de todos e os ótimos trabalhos e discussões realizados nos dois dias de encontro na Capital Federal, desejando um bom retorno a todos as suas residências.

Eng. Eletric. Jovanilson Faleiro de Freitas Coordenador Nacional

Eng. Eletric. Marlei Vilela Ataídes Assistente Técnico do Crea-GO

Referências

Documentos relacionados

A NR-13 estabelece requisitos mínimos para gestão, integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados

Para que se possam assegurar os resultados positivos esperados pela estrutura da cadeia de valor do açaí que se desenha para Manicoré diante da Instalação da Usina de

Imagem extraída do filme A vida continua - Outubro Rosa

Maria de Fá ma Ribeiro Có (presidente do Crea-DF), submeteu ao colegiado uma proposta que solicita a prorrogação do prazo para a manifestação do Colégio de Presidentes referente

A escrita é uma das tecnologias de registro que revolucionou a humanidade nas esferas: histórica, econômica, jurídica, política, social, filosófica e cultural,

 BLOCO III - Referência: Leis Federais n° 13019/2014 e 13204/2015; Decreto 8726/2016; e Resolução n° 1070-2015, Capítulo III; - Interessado: Colégio de

As reuniões do CDEN ocorrem de acordo com o calendário anual de reuniões do Confea, limitadas a 02 (duas) reuniões ordinárias. § 1º A primeira reunião ordinária de

1.3 – Divulgar as súmulas das reuniões da CTHI junto ao Colégio de Presidentes (CP) e Colégio de Entidades (CDEN) com o mesmo objetivo supracitado. 1.4 – Que solicite