• Nenhum resultado encontrado

Universidade. Estácio de Sá. Humanas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade. Estácio de Sá. Humanas"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Universidade

Estácio de Sá

(2)

A Estácio

Hoje reconhecida como a maior instituição particu-lar de ensino superior do país, a Universidade Estácio

de Sá iniciou suas atividades em 1970, como Faculdades

Integradas. Atualmente, dispõe de 39 campi no Estado do

Rio de Janeiro e também está presente nos Estados de São

Paulo (Ourinhos), Minas Gerais (Belo Horizonte e Juiz de

Fora), Espírito Santo (Vitória e Vila Velha), Santa Catarina

(Florianópolis) e Mato Grosso do Sul (Campo Grande),

abrangendo uma comunidade de mais de 170 mil pessoas,

entre alunos, professores e colaboradores.

Nessa trajetória, merece menção o caráter pioneiro

e progressista da Instituição, comprovado em dezenas de

realizações inovadoras em seus 36 anos de existência.

Dentre essas iniciativas, pode-se destacar a criação do

Instituto Politécnico Universitário, o primeiro centro

de formação para o trabalho do país, no qual, em até dois

anos e meio, o aluno pode obter o diploma de nível superior

em áreas profissionais não contempladas pela graduação

tradicional.

Para proporcionar oportunidades de estágio, treina-mento e emprego para seus alunos, a Estácio conta com a

Diretoria de Estágios e Empregos (Direm) – setor que

mantém mais de 16 mil empresas cadastradas e que, em

2006, até o mês de junho, ofereceu 10.136 vagas de em-prego e encaminhou para estágio mais de 52 mil alunos.

Convidamos você a conhecer a Universidade Estácio

de Sá, pessoalmente ou através do site www.estacio.br.

Certamente ficará surpreendido com o que ela possui para

lhe oferecer.

(3)

HUmAnAS

• Ciências Econômicas

• Direito

• Psicologia

• Relações Internacionais

• Secretariado Executivo Trilíngüe

• Serviço Social

Conheça também os cursos das áreas de

Artes, Design e Moda • Comunicação

Gestão e Negócios • Indústria

Informática e Telecomunicações • Licenciaturas

Saúde • Turismo, Hotelaria e Gastronomia

(4)

CIênCIAS EConômICAS

Graduação em 4 anos

Profissão A carreira estuda a produção de riqueza, sua distribuição e consumo pela sociedade. O trabalho do economista é descobrir como combinar melhor os recursos naturais e humanos com o capital de uma sociedade para gerar riqueza e distribuí-la. Isso exige dele aptidão para analisar aspectos quantitativos e da conjuntura econômica que influenciam as de-cisões empresariais (taxas de juros e de câmbio, inflação, políticas fiscal e monetária); elaborar o planejamento financeiro do empreendimento, emissões de ações e debêntures; estruturar, implantar e acompanhar sistemas de controle de custos; elaborar e acompanhar orçamentos; avaliar indicadores de produtividade e desempenho econômico-financeiro das empresas, etc.

(5)

Diferenciais

• Nos cinco anos em que o Exame Nacional de Cursos (Provão), atual Enade, foi realizado, o curso de Ciências Econômicas da Estácio obteve conceitos A e B, o que lhe permitiu figurar entre as melhores escolas de Economia do país. • Na última avaliação do MEC, o curso alcançou conceito A em infra-estrutura e B na organização didático-pedagógica. • Cerca de noventa por cento dos professores de Economia da Estácio são doutores e mestres. • Convênios com universidades estrangeiras. mercado de Trabalho

O economista atua em instituições financeiras, grandes companhias privadas e importantes empresas e áreas do setor público. Também pode se tornar pesquisador e consultor econômico.

(6)

DIREITo

Graduação em 5 anos

Profissão

Do exercício da advocacia, como profissional liberal, às funções públicas, mediante concurso, o advogado possui todas as chances para concretizar sua realização pessoal e financeira. Paralelamente, cabe ao especialista das Ciências Jurídicas a responsabilidade de auxiliar na construção social e política da nação brasileira, trabalhando para que o Direito seja um instrumento da cidadania, da democracia e da liberdade. Diferenciais • Maior índice de aprovação nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil, nos últimos anos. Só em 2005, foram mais de 1.700 alunos aprovados. • Intercâmbio cultural com universidades da América Latina e Europa. Em 2006 foram realizados dois programas de intercâmbio, um na Universidade Lusíada (Portugal), outro na Universidad de Los Andes (Chile). Os próximos serão na Universidad de Burgos e Universidad de Sevilla, ambas na Espanha.

(7)

• Avaliações do MEC com conceito MB, envolvendo projeto didático-pedagógico, corpo docente e instalações. • Núcleo de Prática Jurídica Geral (NPJG) conveniado com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e com a Justiça Federal para os Núcleos de Primeiro Atendimento dos Juizados Especiais Cíveis. O NPJG é o órgão encarregado de implementar, orientar e controlar as atividades de estágio desenvolvidas pelos alunos. • Metodologia de ensino que alia teoria e prática através dos estudos de casos – todas as disciplinas do curso possuem material de apoio (coletâneas de exercícios), que oferece ao aluno uma forma dinâmica de estudo. mercado de Trabalho

Dificilmente um curso de graduação oferecerá tantas possibilidades no mercado de trabalho. O profissional de Direito pode exercer suas fun-ções como advogado em escritório próprio ou de terceiros; em cargos públicos, como juiz de direito, membro do Ministério Público, defensor público, procurador da República, do Estado ou do Município, delegado de polícia, etc.; em atividades no setor jurídico de empresas; como técnico judiciário juramentado em cartórios; no magistério de ensino superior e em muitas outras ocupações.

(8)

PSIColoGIA

Graduação em 5 anos

(Formação de Psicólogos)

Profissão

O curso de Psicologia da Estácio prepara profissionais com espírito crítico, reflexivo e humanístico, aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, em nível individual e coletivo. O psicólogo é capaz de diagnosticar, avaliar e atuar em problemas humanos de ordem psíquica; coordenar e manejar processos grupais; atuar inter e multiprofissionalmente; realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia; elaborar relatos científicos, pareceres e laudos técnicos.

Diferenciais

• Para a experimentação da profissão, diversos laboratórios à disposição, como os de: Ensino e Práticas Experimentais; Observação do Com-portamento; Psicologia Social; Avaliação e Medidas em Psicologia; Anatomia. • Aprimoramento do espírito empreendedor dos alunos por meio de uma Empresa Júnior, que presta serviços de consultoria para empresas do mercado e para o desenvolvimento de pessoas. • Serviço de Psicologia Aplicada, em que o aluno vivencia e aprofunda a prática profissional. mercado de Trabalho

O profissional graduado em Psicologia pode atuar em diversas áreas, como Psicologia Clínica, Educacional, Organizacional, Hospitalar, Jurídica, Social, do Trânsito, do Esporte, da Saúde, além de Orientação Vocacional e Pesquisa em Psicologia.

(9)

Profissão

Identificado com o mundo moderno, que vivencia uma crescente aproxi-mação política, financeira e comercial entre as nações, o profissional da área de Relações Internacionais possui um vasto mercado de trabalho. Ao final do curso, o graduado estará apto a interpretar os fatos sociais internacionais, a fornecer soluções e indicar caminhos, colaborando com um projeto de desenvolvimento nacional e global. Com a atenção voltada para os vínculos que se estabelecem entre os países, esse expert atua no gerenciamento e comercialização de bens e serviços, bem como em assessoramento e consultoria na confecção e ne-gociação de contratos e acordos internacionais, privados ou públicos. Diferenciais • Os alunos do curso de Relações Internacionais da Estácio participam constantemente de Simulações de Organismos Multilaterais. • Intercâmbio acadêmico com diversas universidades da América Latina e Europa, tais como Universidad de Los Andes (Chile); Universidad de Buenos Aires (Argentina); Universidad de Habana (Cuba); Universidade Lusíada (Portugal); Universidad de Burgos (Espanha) e Università de Roma Ter (Itália).

mercado de Trabalho

O profissional de Relações Internacionais pode atuar em empresas indus-triais e comerciais de importação e exportação, corretoras de seguro e câmbio, departamentos de câmbio e carteiras internacionais de bancos, empresas de transportes, de manipulação e liberação de carga; nas áreas de planejamento e pesquisa de entidades governamentais e não-gover-namentais de prospecção, normatização, controle e apoio técnico.

RElAçõES InTERnACIonAIS

Graduação em 4 anos

(10)

Profissão

O curso de Secretariado Executivo Trilíngüe é resultante das novas exigên-cias do mercado de trabalho motivadas pelas modificações socioeconômi-cas decorrentes, principalmente, do fenômeno da globalização.

Assessor imprescindível aos altos executivos, o profissional da área é apto a se comunicar nas línguas inglesa, francesa e espanhola, além de estar habilitado na aplicação de novas tecnologias de informação em diferentes funções gerenciais. Diferenciais • Sólida formação executiva. • Habilidades ampliadas de comunicação em diferentes idiomas. • Vivência multicultural estratégica. • Oportunidades de estágio em grandes empresas do Brasil e do exterior. mercado de Trabalho O secretário executivo trilíngüe pode atuar como secretário ou asses-sor executivo em empresas nacionais, internacionais e multinacionais; secretário executivo em órgãos do poder público e consulados; tradu-tor e comunicador em línguas estrangeiras; organizador de eventos de empresas; office manager, etc.

SECRETARIADo EXECUTIVo

TRIlÍnGÜE

Bacharelado em 4 anos

(11)

Profissão

O assistente social desenvolve ou propõe políticas sociais que possibili-tem o acesso de segmentos da população aos serviços e direitos a que fazem jus. Caracteriza-se pelo interesse, competência e intervenção nas políticas públicas e privadas e contribui, efetivamente, para sua construção e defesa.

Diferencial

• O curso de Serviço Social da Estácio, por ter seu trabalho reconhecido, recebeu a medalha Mérito Social Carioca, da Secretaria Municipal de Assistência Social, em virtude de seus trabalhos ligados à responsabi-lidade social.

mercado de Trabalho

O profissional é contratado por prefeituras, associações, entidades as-sistenciais e de apoio à luta por direitos. A sua atuação abrange sistemas judiciário e presidiário, sistemas de saúde e previdenciário, empresas, sindicatos, ONGs, centros comunitários, escolas, fundações, universi-dades, centros de pesquisa e assessorias.

SERVIço SoCIAl

Graduação em 4 anos

(12)

www.estacio.br

Referências

Documentos relacionados

REGISTRO

Revisão/Discussão: Quanto mais avançada é a idade do paciente, associada à presença do fator desencadeante da doença periodontal, maiores são as chances de se

Pelo Secretário Executivo Intermunicipal foi presente a proposta n.º 17/2015 na qual se propõe que o Primeiro – Secretário Executivo Intermunicipal seja autorizado

 O acesso aos meios tecnológicos e informáticos pelas crianças, no jardim de infância, é, segundo as orientações curriculares, um meio privilegiado de

Se você começou a se interessar pela política durante a pandemia Covid 19 e as eleições 2020, vale conhecer um pouco da história dos 3 senadores e dos 70 deputados federais (por São

os assuntos tratados apresentam caráter formal, assim é necessário o uso correto de determinados pronomes de tratamento, que apresentam certas peculiaridades. B) A

A garantia não se aplicará nos casos de: Usos incorretos da máquina; Danos provocados por acidentes; Desgastes normais de uso; Avarias provocadas por descuido de transporte

Há algumas décadas as atenções estão aos poucos sendo direcionadas para o foco da valorização da gestão do capital humano das organizações. Neste sentido percebe-se que cresce