• Nenhum resultado encontrado

BIBLIOTECA CENTRAL Histórico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BIBLIOTECA CENTRAL Histórico"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

BIBLIOTECA CENTRAL

Histórico

A Biblioteca Central foi criada em 18 de outubro de 1972, como Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina, por meio da Resolução 123/72. Estava vinculada academicamente ao Centro de Educação, Comunicação e Artes e subordinada, administrativamente, à Reitoria. Coordenava os serviços das bibliotecas setoriais mantidas pelas antigas faculdades.

Em 1981, em decorrência de uma nova estrutura organizacional, e visando a facilitar o acesso à informação, foram unificadas as bibliotecas setoriais localizadas no campus universitário. Dessa forma, reuniu-se os acervos das 04 bibliotecas setoriais (CCB, CCH, CCE e CESA), permanecendo apenas as duas bibliotecas setoriais como extensão da Biblioteca Central fora do campus universitário: Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde e Biblioteca Setorial de Odontologia.

Em outubro de 1989 nascia mais uma biblioteca setorial localizada fora do campus: a Biblioteca Setorial do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos.

Em 2004, por meio das Resoluções do Conselho Universitário 01 e 02, de 22 de janeiro de 2004, e do Ato Executivo 022/2004, a Biblioteca Central passou a ser órgão de apoio da UEL, subordinada administrativamente à Reitoria.

Ainda em 2004, comprovando-se que a área física da Biblioteca Central estava integralmente comprometida, buscou-se recursos para a construção de 854m2 na zona oeste do campus. Passados vinte e quatro anos de centralização dos acervos, surgia a primeira biblioteca setorial dentro do campus universitário, inaugurada em agosto de 2005, albergando parte da coleção bibliográfica dos cursos oferecidos pelo CECA, CESA, CLCH e CEFE. Essa alternativa desafogou em parte o acervo bibliográfico da BC, embora não tenha solucionado o problema.

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina (SB/UEL) compreende a Biblioteca Central, que centraliza em um único espaço físico todo o acervo concernente às áreas Biológicas, Exatas, Agrárias e Tecnológicas, as Bibliotecas Setoriais do Centro de Ciências da Saúde-CCS, que atende aos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, da Clínica Odontológica Universitária-COU que atende ao Curso de Odontologia, do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos-EAAJ, que atende aos estagiários da área jurídica, e da

(2)

Biblioteca Setorial de Ciências Humanas (alunos e professores da área de humanidades).

Missão

A Biblioteca Central tem por missão promover o acesso, a recuperação e a transferência da Informação para toda a comunidade universitária, de forma atualizada, ágil e qualificada, visando contribuir para a formação profissional do cidadão, colaborando, dessa forma, no desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da sociedade como um todo.

Possui em seu acervo obras de todas as áreas do conhecimento, com a finalidade de dar suporte ao Ensino, Pesquisa e Extensão. Atende todos os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela UEL.

Estrutura Administrativa

Conta com a seguinte estrutura administrativa:

1. Conselho Deliberativo (é o órgão de deliberação superior, presidido pelo Vice-Reitor e coordenado pelo Diretor da Biblioteca Central);

2. Diretor;

3. Comissão de Biblioteca (tem caráter consultivo, assessorando a BC na otimização de seus serviços em benefício da educação e da cultura. É composta por um docente representante de cada Centro de Estudos, três

representantes discentes, Chefes das Divisões de Formação e

Desenvolvimento da Coleção e de Referência da BC, sendo presidida pelo diretor da Biblioteca);

4. Secretaria Executiva (unidade de apoio técnico-administrativo da Diretoria, à qual está subordinada);

5. Divisão de Formação e Desenvolvimento de Coleções; 6. Divisão de Processos Técnicos;

7. Divisão de Referência; 8. Divisão de Circulação;

9. Divisão de Bibliotecas Setoriais (compreende a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde (BS/CCS), Biblioteca Setorial da Clínica Odontológica Universitária (BS/COU), Biblioteca Setorial do Escritório de Aplicação de

(3)

Assuntos Jurídicos (BS/EAAJ), e Biblioteca Setorial de Ciências Humanas (BS/CH).

Tabela 1: Número de servidores na Biblioteca da UEL – 2000 a 2013

Gráfico 1: Número de servidores na Biblioteca da UEL – 2000 a 2013

8 1 7 8 7 7 82 7 7 78 84 83 7 8 7 7 80 80 79 7 4 1 1 1 1 1 1 0 0 0 0 1 1 1 1 0 20 40 60 80 100 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 Técnicos-Administr. Docentes

(4)

Estrutura Física

Quadro 1 - Área Física Disponível do Sistema de Bibliotecas da UEL

Biblioteca Área Física

Total

Acervo e Leitura

Administração Outras Áreas

Biblioteca Central 3.800 m2 2.197 m2 920 m2 683 m2

BS/CCS 1.720,56 m2 665,58 m2 292,77 m2 762,21 m2

BS/COU 132,29 83,34 34,61 14,34

BS/EAAJ 120 m2 100m2 20m2

--BS/CH 854m2 573,32 11,46 269,22

Fonte: BC/Secretaria Executiva

Dados atualizados até dezembro/12.

Acervo Bibliográfico

A coleção do Sistema de Bibliotecas compreende livros, e-books, periódicos, jornais, mapas, cartas, fotocópias, discos, fitas gravadas, partituras, microfilmes, cd’s, diapositivos e material similar que futuramente possa ser incluído nesta lista.

Serviços prestados pelo Sistema de Bibliotecas

Com o objetivo de promover o acesso e o uso da informação à comunidade universitária, o Sistema de Bibliotecas presta os seguintes serviços: empréstimo domiciliar; empréstimo entre bibliotecas; treinamento de acesso a bases de dados; pesquisa no Portal da Capes e busca retrospectiva na coleção de livros e periódicos da BC/UEL; educação de usuários; visitas orientadas; comutação bibliográfica; normalização de documentos; solicitação de cópias via COMUT; catalogação-na-publicação; reprodução de documentos e outros.

Realiza também serviço de Referência Virtual, atendendo a centenas de usuários, seja respondendo aos e-mails (Rede Internet) ou a questões formuladas através do formulário eletrônico Fale Conosco.

Atende ainda pelo Disque Normas, dando orientação pelo telefone quanto à formatação e normalização de documentos. Disponibiliza também a rede WI-FI para acesso à internet sem fio.

(5)

O Sistema de Bibliotecas (SB/UEL) disponibiliza, em seu site, outras facilidades aos usuários, quais sejam: horário de atendimento; regulamento de circulação e empréstimo; dados estatísticos; reserva e renovação de material bibliográfico; solicitação de material de informação para fazer parte do acervo; prestação de contas dos livros adquiridos por compra e doação; doação e permuta de material bibliográfico etc. Os docentes poderão indicar livros para serem adquiridos pela Divisão de Formação e Desenvolvimento da Coleção (DFDC), a qualquer momento.

A DFDC é responsável pela aquisição de todo material de informação que compõe o acervo do SB/UEL. A aquisição desse material pode ser feita pelos processos de compra, doação e permuta. Todo o processo de aquisição segue critérios pré-estabelecidos na “Política de Desenvolvimento de Coleções (PDC) do SB/UEL”, de forma que atendam aos interesses e necessidades da comunidade universitária. Os títulos solicitados podem ser aqueles indicados nas ementas das disciplinas como bibliografia básica e/ou complementar, em quantidades de acordo com os instrumentos de avaliação do MEC/INEP, bem como, outros títulos para uso em laboratórios, pesquisa e extensão.

Cabe ao SB/UEL consultar os instrumentos de avaliação do MEC/INEP, na intenção de implantar ou reestruturar o acervo, produtos e serviços, visando atingir pontuação satisfatória. Dessa forma, a PDC/SB/UEL estabelece que para bibliografia básica adotada nas disciplinas, serão adquiridos 03 (três) títulos por unidade curricular, sendo que o número de exemplares será calculado na base de 01 (um) exemplar para cada 08 (oito) alunos. Para os títulos da bibliografia complementar, serão adquiridos 02 (dois) exemplares de cada título, considerando 04 (quatro) títulos por unidade curricular. Os casos em que haja demanda, ou por solicitação expressa efetuada pelo coordenador do colegiado do curso que justifique a necessidade de duplicação, serão apreciados pela Comissão de Biblioteca. Dessa forma pretende-se alcançar o conceito 04 (quatro), tanto na bibliografia básica quanto na complementar, conforme demonstrado no quadro 2.

É importante ressaltar que embora o SB/UEL possua essa meta, irá depender da disponibilização orçamentária para sua concretização. Um dos pontos da PDC/SB/UEL aponta que se deve priorizar a diversidade de títulos, em detrimento da quantidade de exemplares, ou seja, se os recursos financeiros disponíveis forem insuficientes para adquirir todo o material necessário, opta-se por

(6)

adquirir um maior número de títulos em quantidade menor de exemplares, visando disponibilizar ao usuário uma maior diversidade de informação. Vale lembrar que os recursos financeiros devem ser distribuídos entre todos os departamentos, visando atender necessidades informacionais de todos os cursos.

No entanto, é importante ressaltar, que a coordenação do colegiado do curso, juntamente com a PROPLAN, poderão alcançar a pontuação máxima de acordo com seu interesse, buscando antecipadamente gerir a situação financeira, angariando outras fontes de recursos orçamentários. Sendo assim, o quadro 2 demonstra os indicadores, conceitos e critérios de análises propostos pelo MEC/INEP, segundo o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância, referente ao ano de 2012.

(7)

Quadro 2 – Indicadores de Avaliação do MEC/INEP

Indicador Conceito Critério de Análise

1

Quando o acervo da bibliografia básica não está disponível; ou quando está disponível na proporção média de um exemplar para 20 ou mais vagas anuais pretendidas/autorizadas, de cada uma das unidades curriculares, de todos os cursos que efetivamente utilizam o acervo; ou quando o acervo existente não está informatizado e tombado junto ao patrimônio da IES; ou quando não existe um mínimo de três títulos por unidade curricular.

2 Quando o acervo da bibliografia básica, com no mínimo três títulos por unidade curricular, está disponível na proporção média de um exemplar para a faixa de 15 a menos de 20 vagas anuais pretendidas/autorizadas, de cada uma das unidades curriculares,

de todos os cursos que efetivamente utilizam o acervo, além de estar informatizado e tombado junto ao patrimônio da IES.

3 Quando o acervo da bibliografia básica, com no mínimo três títulos por unidade curricular, está disponível na proporção média de um exemplar para a faixa de 10 a menos de 15 vagas anuais pretendidas/autorizadas, de cada uma das unidades curriculares,

de todos os cursos que efetivamente utilizam o acervo, além de estar informatizado e tombado junto ao patrimônio da IES.

4 Quando o acervo da bibliografia básica, com no mínimo três títulos por unidade curricular, está disponível na proporção média de um exemplar para a faixa de 5 a menos de 10 vagas anuais pretendidas/autorizadas, de cada uma das unidades curriculares, de

todos os cursos que efetivamente utilizam o acervo, além de estar informatizado e tombado junto ao patrimônio da IES.

Bibliografia básica

- Para fins de autorização, considerar o acervo da bibliografia básica disponível para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas.

- Nos cursos que possuem acervo virtual (pelo menos 1 título virtual por unidade curricular), a proporção de alunos por exemplar físico passam a figurar da seguinte maneira para os conceitos 3, 4 e 5:

Conceito 3 – 13 a 19 vagas anuais Conceito 4 – de 6 a 13 vagas anuais Conceito 5 – menos de 6 vagas anuais

5 Quando o acervo da bibliografia básica, com no mínimo três títulos por unidade curricular, está disponível na proporção média de um exemplar para menos de 5 vagas anuais pretendidas/autorizadas, de cada uma das unidades curriculares, de todos os

cursos que efetivamente utilizam o acervo, além de estar informatizado e tombado junto ao patrimônio da IES.

1 Quando o acervo da bibliografia complementar não está disponível; ou quando o acervo da bibliografia complementar possui menos de dois títulos por unidade curricular.

2 Quando o acervo da bibliografia complementar possui, pelo menos, dois títulos por unidade curricular, com dois exemplares de

cada título ou com acesso virtual.

3 Quando o acervo da bibliografia complementar possui, pelo menos, três títulos por unidade curricular, com dois exemplares de

cada título ou com acesso virtual.

4 Quando o acervo da bibliografia complementar possui, pelo menos, quatro títulos por unidade curricular, com dois exemplares de cada título ou com acesso virtual.

Bibliografia complementar

Para fins de autorização, considerar o acervo da bibliografia complementar disponível para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas)

5 Quando o acervo da bibliografia complementar possui, pelo menos, cinco títulos por unidade curricular, com dois exemplares de cada título ou com acesso virtual.

1 Quando há assinatura/acesso de periódicos especializados, indexados e correntes, sob a forma impressa ou virtual, menor que 5

títulos distribuídos entre as principais áreas do curso, ou com acervo não atualizado em relação aos últimos 3 anos.

2

Quando há assinatura/acesso de periódicos especializados, indexados e correntes, sob a forma impressa ou virtual, maior ou igual a 5 e menor que 10 títulos distribuídos entre as principais áreas do curso, a maioria deles com acervo atualizado em relação aos últimos 3 anos.

3

Quando há assinatura/acesso de periódicos especializados, indexados e correntes, sob a forma impressa ou virtual, maior ou

igual a 10 e menor que 15 títulos distribuídos entre as principais áreas do curso, a maioria deles com acervo atualizado em

relação aos últimos 3 anos.

4

Quando há assinatura/acesso de periódicos especializados, indexados e correntes, sob a forma impressa ou virtual, maior ou

igual a 15 e menor que 20 títulos distribuídos entre as principais áreas do curso, a maioria deles com acervo atualizado em

relação aos últimos 3 anos. Periódicos especializados

Para fins de autorização, considerar os periódicos relativos às áreas do primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/ licenciaturas. Os critérios de análise passam a figurar da seguinte maneira:

Conceito 1 – menor que 3 títulos

Conceito 2 – maior ou igual a 3 e menor que 6 Conceito 3 – maior ou igual a 6 e menor que 9 Conceito 4 – maior ou igual a 9 e menor que 12

Conceito 5 – maior ou igual a 12 5

Quando há assinatura/acesso de periódicos especializados, indexados e correntes, sob a forma impressa ou virtual, maior ou

igual a 20 títulos distribuídos entre as principais áreas do curso, a maioria deles com acervo atualizado em relação aos últimos

(8)

Acompanhando as tendências tecnológicas, e visando ampliar ainda mais o diálogo permanente e direto com a comunidade universitária e externa, estamos também nas redes sociais. Acesse nosso Twitter, Blog, Chat, Facebook, Flickr e Youtube, e em fase de implantação o Slideshare e Delicious.

Redes de Informação Acessadas

O Sistema de Bibliotecas da UEL participa das seguintes redes de informação:  Redes de Processamento da Informação

- Bibliodata/Calco. A Rede BIBLIODATA é uma rede de catalogação cooperativa.

 Redes de Informação Especializada

- LILACS - Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde. O Sistema é coordenado pela Organização Pan-Americana da Saúde através da BIREME.

- INIS - Coordenado pelo Centro de Informações Nucleares - CIN. Conta com a participação de mais de 120 países e organizações

internacionais.

- ENERGY - Base de dados bibliográficos cooperativa, área de energia. A CNEN, através do CIN - Centro de Informações Nucleares, incorpora a literatura brasileira à base de dados ENERGY.

- BVS – Biblioteca Virtual em Saúde – LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane, SciELO.

- REBAP – Rede de Bibliotecas da Área de Psicologia.

 Redes de Compatibilização da Informação

- CCN – Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas. Coordenado pelo IBICT.

- Catálogo Coletivo de Anais de Eventos. Coordenado pelo Centro de Informações Nucleares-CIN.

- Catálogo Coletivo de Normas Técnicas. Coordenado pelo Centro de Informações Nucleares-CIN.

- SeCs - Catálogo Coletivo. Descrição bibliográfica dos títulos; o acesso ao formato eletrônico e descrição das coleções de bibliotecas.

(9)

 Redes de Serviços de Informação.

- COMUT – Programa de Comutação Bibliográfica. Coordenado pelo IBICT, permite a obtenção de cópias de documentos.

- BIREME -.Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde

A Universidade Estadual de Londrina está entre as instituições brasileiras selecionadas para participar da missão da CAPES de promover a elevação da qualidade do ensino superior através do fomento à pós-graduação. O Portal de Periódicos oferece acesso a um acervo de mais de 35 mil títulos de periódicos nacionais e internacionais em texto completo, 130 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica, com acesso gratuito na Internet.

Além do Portal de Periódicos o Sistema de Bibliotecas acessa outras bases de dados para atender os cursos da UEL, utilizando a Rede Internet para acessar os bancos de dados "livres", disponíveis através de "home pages" de diferentes instituições de ensino e pesquisa, como: IBICT; PRODASEN (Senado Federal); BIREME; Comissão Nacional de Energia Nuclear; SUPRIR; CENAGRI; EMBRAPA; IBGE, INEP (Bibliografia Brasileira de Educação), PROSSIGA; Sistema de Bibliotecas do Paraná; Catálogo Coletivo das IES, e tem à disposição na página do Sistema de Bibliotecas, o acesso a:

 Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), serviço on-line para armazenamento, obtenção e acesso a Teses e Dissertações da UEL.  Portal de Periódicos Científicos da UEL – SEER, tem como finalidade o

acesso livre à pesquisa científica, assim como a divulgação e qualificação dos periódicos científicos publicados na Universidade.

 Portal Saúde baseada em Evidências. Tem por objetivo fornecer acesso rápido ao conhecimento científico, por meio de publicações atuais e sistematicamente revisadas.

A Divisão de Referência da Biblioteca Central mantém treinamentos permanentes a professores/pesquisadores/alunos que tenham interesse em mais esse serviço.

(10)

Biblioteca Digital

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL utiliza o Sistema Nou-Rau desenvolvido pela UNICAMP. Disponibiliza teses, dissertações dos cursos em nível de pós-graduação (Stricto Sensu). Atualmente, o banco de dados da Biblioteca Digital da UEL conta com aproximadamente 3.011 trabalhos disponíveis e em texto completo, com 127.030 downloads.

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL exerce papel de fundamental importância, considerada um grande diferencial para as avaliações de cursos junto a CAPES e MEC, bem como para aumentar a visibilidade das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação da instituição.

No Brasil, as universidades têm implementado bibliotecas digitais, visando democratizar o acesso à produção intelectual da comunidade acadêmico-científica.

A Biblioteca Digital da UEL compõe a Rede Brasileira de Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). No âmbito internacional, faz parte da Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), coordenado pela Virginia Institute of Technology and State University (Virginia Tech).

O comprometimento institucional é muito importante para a qualidade da Biblioteca Digital. A Sociedade da Informação é uma realidade, e a universidade pública deve ter o compromisso de dar acesso ao conhecimento produzido das diferentes atividades didático-pedagógicas, de pesquisa e de extensão desenvolvidas em seu espaço institucional.

Portal de Periódicos Científicos da UEL-SEER

O Portal de Periódicos Científicos da UEL é um espaço virtual que reúne e divulga periódicos científicos correntes produzidos na Universidade Estadual de Londrina. O Portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). É um software desenvolvido para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos.

(11)

O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) baseado no software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da Universidade British Columbia.

O Portal conta com 29 títulos de periódicos científicos de acesso livre, como segue: Antíteses, ASSOBRAFIR Ciência, BBR – Biochemistry and Biotechnology Reports, Discursos Fotográficos, Entretextos, Espaço para a Saúde, Estudos Interdisciplinares em Psicologia, História & Ensino, Geografia (Londrina), Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Informação & Informação, Mediações: Revista de Ciências Sociais, Projetica, Revista de Direito Público, Revista de Estudos Contábeis, Scientia Iuris, Semina: Ciências Agrárias, Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas, Semina: Ciências Sociais e Humanas, Serviço Social em Revista, Signum: Estudos da Linguagem.

E-BOOKS

O Sistema de Bibliotecas da UEL, consciente de seu papel no acesso e difusão do conhecimento e desenvolvimento da pesquisa científica, tem adquirido livros eletrônicos (e-books) desde 2008 e disponibilizado para os usuários do sistema de bibliotecas. Os e-books na modalidade adquirida, não têm limites de usuários, downloads ou cópias; permitem o acesso perpétuo das edições com autores competentes e de renome e representam um aprimoramento no recurso material de ensino/aprendizagem que a UEL oferece aos seus funcionários, acadêmicos e docentes de Graduação e Pós Graduação. Os contratos estabelecidos definem restrições para uso e respeito à propriedade intelectual. O acesso é permitido a todo computador conectado à rede da UEL. É possível também o acesso de casa, pela comunidade pertencente à UEL, mediante realização de configurações.

Trata-se de 2.404 títulos de e-books das editoras Springer, Wiley Online Library, IEEEXplore Digital Library , EBSCO Host, Atheneu e Zahar, sendo 2.097 de títulos importados e 307 de títulos nacionais. Temos conseguido manter uma regularidade na compra de livros eletrônicos nos últimos 6 anos,

(12)

diversificando as áreas do conhecimento atendidas, conforme pode ser observado abaixo:

Quadro 3 - Evolução da aquisição de livros eletrônicos (e-books), 2008-2013.

ANO EDITOR TÍTULOS ÁREAS

Willey 152

2008

Springer 602

Importado: Química, Ciências da Terra, Engenharia, Matemática e Estatística, Medicina Veterinária e Ciências da Saúde, Psicologia, Arquitetura e Design, Ciências do Comportamento, Ciências da Terra

2009 Springer 360 Importado: Medicina, Arquitetura e Design, Ciências do Comportamento

2010 Springer 313 Importado: Medicina

2011* IEEE 670

Importado: Engenharia, Computação, Tecnologia Wireless e Software, Energia, Telecomunicações, Tecnologia Biomédica

EBSCO Host 51

Importado: Ciências da Saúde, Negócios, Ciências da Terra, Psicologia, Ciências Sociais, Tecnologia & Engenharia, Filosofia, Educação, História, Tecnologia da Informação, Musica, Ciência Política, Matemática, Filosofia, Ciência da Informação

2012

Atheneu 52 Nacional: Ciências da Saúde

2013 Zahar 204 Nacional: Arte, Ciências Sociais, Comunicação/ Cinema, Literatura/Letras, Música

TOTAL 2.404

* Atualizações até março/2014

(13)

Gráfico 2 - Evolução do Acervo de Títulos de Livros - 2000 a 2013 1 5 5 .3 1 9 1 5 0 .6 7 4 8 5 .1 8 0 8 7 .8 7 4 9 5 .9 5 4 1 0 2 .0 8 7 1 0 8 .1 1 9 1 1 4 .5 2 6 1 1 9 .7 7 9 1 2 5 .5 5 9 1 3 1 .4 3 0 1 3 5 .9 3 7 1 4 0 .8 2 4 1 4 7 .2 2 4 50.000 70.000 90.000 110.000 130.000 150.000 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013

Gráfico 3 - Evolução do Acervo de Exemplares de Livros - 2000 a 2013

2 5 9 .3 5 9 2 5 2 .0 2 8 1 4 5 .9 7 0 1 5 0 .1 9 8 1 6 1 .3 7 0 1 7 1 .3 8 1 1 8 3 .5 9 0 1 9 5 .8 5 7 2 0 4 .0 0 5 2 1 1 .5 0 9 2 2 1 .7 2 9 2 3 0 .4 6 9 2 3 8 .0 0 0 2 4 6 .9 6 6 100.000 120.000 140.000 160.000 180.000 200.000 220.000 240.000 260.000 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013

Gráfico 4 - Evolução do Acervo de Títulos de Periódicos Nacionais - 2000 a 2013 4 .1 7 5 4 .1 4 0 2 .9 6 0 3 .0 1 8 3 .2 1 5 3 .3 3 2 3 .4 2 9 3 .4 7 8 3 .5 8 1 3 .6 7 9 3 .9 4 6 4 .0 2 9 4 .1 0 0 4 .1 2 6 0 1.000 2.000 3.000 4.000 5.000 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013

(14)

Gráfico 5 - Evolução do Acervo de Títulos de Periódicos Importados - 2000 a 2013 2 .2 8 9 2 .2 9 3 1 .9 9 4 2 .0 6 2 2 .1 3 5 2 .1 7 7 2 .2 0 1 2 .2 0 8 2 .2 4 3 2 .2 6 9 2 .2 8 8 2 .3 0 0 2 .3 1 0 2 .3 1 4 1.000 1.500 2.000 2.500 3.000 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013

Gráfico 6 - Evolução do Acervo de Fascículos de Periódicos Nacionais e Importados - 2000 a 2013 3 7 7 .7 8 6 3 7 3 .4 8 4 3 0 1 .0 7 7 3 0 0 .6 7 3 3 1 4 .9 9 9 3 2 2 .6 4 9 3 3 1 .0 3 6 3 3 7 .3 5 7 3 4 4 .7 5 7 3 5 2 .0 4 9 3 6 0 .1 2 0 3 6 4 .4 8 6 3 7 1 .3 0 1 3 7 8 .3 6 0 200.000 250.000 300.000 350.000 400.000 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013

Gráfico 7 - Evolução do Acervo de Outros Títulos - 2000 a 2013

3 .7 8 1 3 .7 3 4 9 5 5 9 7 2 1 .0 5 2 1 .0 6 9 1 .1 5 2 2 .1 3 6 2 .2 3 6 2 .3 8 5 2 .7 0 8 2 .6 7 9 3 .2 3 6 3.6 7 8 0 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013

(15)

Gráfico 8 - Evolução de Outras Unidades do Acervo - 2000 a 2013 5 .6 2 4 5 .4 7 5 4 .2 5 2 4 .3 6 9 4 .7 3 3 4 .9 2 1 5 .0 5 2 6 .1 0 5 6 .3 3 7 5 .0 9 4 5 .1 3 0 4 .4 1 7 5.0 4 5 5.5 8 7 3.000 4.000 5.000 6.000 7.000 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013

Tabela 4 - Evolução do número de usuários e de Circulação do Sistema de Bibliotecas - 2000 a 2013

Gráfico 9 - Número de Usuários e de Frequência do Sistema de Bibliotecas - 2000 a 2013 6 1 7 7 1 5 5 1 4 7 1 3 9 6 7 9 1 7 8 7 3 8 9 2 9 2 9 8 7 9 7 8 2 7 5 4 7 8 4 7 5 4 9 .4 7 2 9 .4 3 5 9 .0 0 6 9 .6 2 4 11 .6 5 7 1 2 .5 5 9 1 2 .0 7 8 1 1 .8 7 6 1 1 .5 1 6 1 1 .2 7 0 1 0 .8 7 7 1 0 .3 8 9 9 .7 3 5 9 .6 2 3 8 1 2 8 6 2 9 1 1 1.7 9 2 2 .2 1 6 2 .8 7 9 3 .1 0 9 3 .1 2 9 3 .2 7 3 3 .3 0 9 3 .2 1 1 3 .2 0 3 3 .2 5 7 3 .3 5 6 6 6 2 5 8 3 4 5 0 6 4 4 9 3 4 9 2 7 7 6 2 7 7 3 8 0 8 7 6 8 6 6 2 5 6 2 4 7 8 4 5 2 0 3.000 6.000 9.000 12.000 15.000 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013

(16)

Gráfico 10 - Número de Empréstimos e de Consultas no Sistema de Bibliotecas - 2000 a 2013 2 7 5 .7 5 1 2 0 9 .6 5 9 2 3 2 .8 6 8 36 6 .9 7 9 3 6 7 .7 7 7 4 0 7 .9 6 0 4 3 8 .3 2 5 4 3 6 .5 7 6 4 5 9 .7 2 7 4 5 3 .7 4 0 4 7 9 .0 7 1 4 3 6 .0 6 1 4 6 6 .7 4 3 4 5 0 .6 0 9 5 6 5 .7 2 6 4 2 7 .9 4 1 4 9 5 .2 4 6 6 5 4 .4 0 0 6 5 3 .9 1 3 5 8 6 .0 2 3 6 1 7 .1 6 7 5 6 9 .9 5 1 4 3 2 .8 0 9 3 7 6 .2 0 6 2 6 5 .7 7 9 2 0 8 .2 5 8 1 8 1 .5 2 8 1 2 4 .7 6 7 100.000 200.000 300.000 400.000 500.000 600.000 700.000 800.000 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 Empréstimos Consultas Parcerias em 2013:

 Continuidade de parceria da UEL/BC com a UNICAMP, na cessão do software NOU RAU para publicação das teses e dissertações na Biblioteca Digital da UEL.

 Parceria com o IBICT para a utilização do software SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas).

 Continuidade de acordo de cooperação técnica com o IBICT, com o objetivo de manutenção da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.

 Membro da CROSSREF, junto à Associação PILA-Estados Unidos, cujo objetivo é dar visibilidade internacional aos periódicos científicos produzidos pela UEL, por meio do Digital Object Identifier (DOI).

 Continuidade de parceria com a BIREME, incluindo a Biblioteca Setorial da COU \como biblioteca cooperante da Rede.

 Continuidade de parceria com a CAPES, para uso do portal de periódicos científicos.

 Continuidade de parceria com o Depto. De Ciência da Informação do CECA, possibilitando campo de estágio supervisionado para os alunos do Curso de Biblioteconomia.

 Parceria com os coordenadores dos colegiados dos cursos de graduação, visando maximizar a aplicação dos recursos para a aquisição de materiais de informação, com foco nas avaliações do MEC/INEP.

(17)

 Continuidade de convênio com a FAUEL, para o estabelecimento de um programa de atendimento à sociedade.

 Adesão ao sistema CAPES WEBTV;

 DSPace – plataforma para o Repositório Institucional da UEL/IBICT

AVALIAÇÃO DA UNIDADE EM RELAÇÃO AO PLANO DE AÇÃO – 2013

Com relação aos objetivos estabelecidos para o ano de 2013, apresentam-se os seguintes resultados:

1. Resultados plenamente alcançados:

a) Desburocratização dos processos de descarte de obras inservíveis constantes do acervo do SB/UEL;

b) Padronização dos procedimentos para a centralização dos controles, na BC, das compras de material de informação com recursos provenientes dos cursos conveniados;

c) Implantação da cobrança automática dos livros em atraso, via email;

d) Capacitação dos servidores do Sistema de Bibliotecas, possibilitando a participação em eventos relevantes.

2. Resultados parcialmente alcançados:

a) Construção da nova Biblioteca Central;

b) continuidade da revisão da “Política de Desenvolvimento de Coleções do SB/UEL”; c) continuidade dos trabalhos em conjunto com a Assessoria de Auditoria Interna, no sentido de alterar a resolução que trata da doação de material de informação, com vistas a dar maior agilidade aos processos;

d) Instalação da Plataforma DSpace para abrigar repositórios de acesso livre; e) Implementação do Repositório Institucional da UEL;

f) Negociações com a ATI para o desenvolvimento de uma forma de inserção das referências bibliográficas nos planos de atividades/programas das disciplinas, de forma a possibilitar a verificação automática no banco de dados do VIRTUA, e confirmar se os títulos indicados na bibliografia básica e complementar constam do acervo do Sistema de Bibliotecas/UEL.

g) implantação dos materiais de informação recebidos por compra, no sistema VIRTUA;

h) continuidade de assessoria para implantação de periódicos da UEL no DOAJ (Directory of Open Acess Journal);

3. Resultados não alcançados:

a). Desburocratização dos processos de doação de material de informação constante da lista de duplicatas do SB/UEL;

(18)

PLANEJAMENTO DE AÇÕES A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO – 2014 a 2017

Período de Realização

Curto Médio Longo

Objetivos Ações

2014 2015 2016 2017 - Construção do novo prédio da

Biblioteca Central X X

1. Melhoria do espaço físico

- Aquisição de material de informação, conforme solicitação dos professores, de forma a atender as recomendações

do INEP/MEC e CAPES X X X X

- Prover o Sistema de Bibliotecas de material de informação para atender aos

programas de ensino à distância X X X X

- Estabelecimento de parceria

permanente com os colegiados de cursos de graduação e pós-graduação, no sentido de assessorar a BC na indicação de bibliografia básica e complementar, com vistas à avaliação

do INEP/MEC X

- Garimpagem de editais para obtenção de recursos para aquisição de material

de informação/material

permanente/equipa\mentos X X X X

2. Fortalecimento da coleção

- Conclusão da revisão da “Política de

Desenvolvimento de coleções do

SBUEL” X x

- Implantação do serviço de

auto-atendimento na BSCH X

- Implantação do serviço de

auto-atendimento na BC X

- Dar continuidade à implementação da

automação da coleção de periódicos X X X X

- Implantação de etiquetas RFID nos

itens da coleção de periódicos X X X

- Implantação da Plataforma DSpace para abrigar repositórios de acessos

livres X

- Implementação do Repositório

Institucional da UEL X

3. Melhoria dos serviços prestados

- Recuperação das vagas em aberto, em

substituição ao pessoal

Referências

Documentos relacionados

176 - Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o

O seu sepultamento deu-se ontem 09, às 08:30 horas, saindo o féretro para o Cemitério SÃO JOÃO BATISTA em Rio Claro. (Funerária Municipal) A família de LUCIANA MARTINEZ, participa

Por que a alça de transporte não deve ser usada para descer o detector de gases pelo Espaço Confinado ou reservatório em que a medição para a liberação do trabalho precisa

“rural” e os “matutos”, esses jovens migrantes deveriam ser reconhecidos como autoridades festivas, “refazendo o rural na cidade”. Mas, se assim fosse, como amparar a

•Para cada título presente nas listas da penalidade alternativa será respeitada a quantidade máxima de exemplares indicados.. Após alcançar essa quantidade, o título

Comumente classificados nas gramáticas normativas e escolares como pronomes oblíquos átonos.. quadros de variação, cujas dimensões constitutivas se recortam nas experiências

O Acervo da bibliografia básica, tem mais de três títulos por unidade curricular, está disponível na proporção média de um exemplar para menos de 5 vagas anuais

Quando o acervo da bibliografia básica não está disponível; ou quando está disponível na proporção média de um exemplar para 20 ou mais vagas anuais