• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO Língua Brasileira de Sinais (Libras) Básico

Câmpus Santa Rosa 2014

(2)

Presidente da República Dilma Rousseff

Ministro da Educação Aloizio Mercadante

Secretário da Educação Profissional e Tecnológica Marco Antonio de Oliveira

Reitor do Instituto Federal Farroupilha Carla Comerlato Jardim

Pró-reitor de Extensão Alberto Pahim Galli

Coordenadora de Programas de Inclusão Social Coordenadora Geral do PRONATEC

Raquel Lunardi

Marcelo Eder Lamb – Diretor Geral do Câmpus

Cleria Bitencorte Meller – Diretora de Extensão, Pesquisa e Produção

Adriana Aparecida Hansel Michelotti – Coordenadora de Extensão

(3)

Sumário DETALHAMENTO ... 4 APRESENTAÇÃO ... 4 JUSTIFICATIVA ... 4 OBJETIVOS ... 5 REQUISITOS DE ACESSO ... 6

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO ... 6

ESTRUTURA CURRICULAR ... 7

EMENTÁRIO ... 8

REFERÊNCIAS ... 10

CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ... 10

INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS ... 12

METODOLOGIA ... 12

(4)

DETALHAMENTO

Tipo: Curso de Qualificação Profissional Modalidade: Presencial

Denominação do Curso: Língua Brasileira de Sinais Básico

Endereço de Oferta: Rua Uruguai, 1675, Bairro Central – Santa Rosa - RS Turno de funcionamento: manhã e tarde

Número de vagas: 35 Carga horária total: 160h

Coordenador(a) adjunto(a): Jonas Cegelka da Silva

APRESENTAÇÃO

Este plano pedagógico de curso constitui-se em documento norteador para implantação e execução do Curso Língua Brasileira de Sinais- (LIBRAS) Básico – Modalidade de Qualificação Profissional. Para tanto, o Instituto Federal Farroupilha visa transformar positivamente a realidade de um grupo que se encontra à margem dos espaços escolares, ao oferecer ensino na modalidade Curso Técnico ou Qualificação Profissional e ao possibilitar a inclusão social por meio da profissionalização.

Neste contexto, o Instituto Federal Farroupilha, com a implementação do curso LIBRAS Básico, possibilita o acesso a melhorias nas condições de inserção social, econômica, política e cultural dos jovens e adultos da região,bem como a fomentação de políticas de Inclusão e Diversidade social. Acredita que uma educação contextualizada e emancipatória contribuem para o desenvolvimento local e regional de modo sustentável. A criação deste curso apresenta-se, também, como uma proposta que visa atender a necessidade de qualificação existente no município de Santa Rosa, em consonância com a realidade econômica e social dos municípios da região.

JUSTIFICATIVA

As exigências cada vez maiores de qualificação do cidadão para sua inserção no mundo do trabalho requerem do mesmo a busca constante por uma formação universalista que o capacite, não só na área técnica, mas, também, em outras áreas

(5)

que lhe deem suporte ao desempenho de sua formação específica. Assim sendo, o conhecimento da língua brasileira de sinais, no momento atual, deixou de ser um diferencial na formação profissional do indivíduo para ser um suporte necessário a realização de muitas de suas tarefas profissionais cotidianas. Exemplo disso, e que podemos constatar o avanço de grande quantidade de pessoas com surdez circulando nos espaços fabris e que usam como meio de comunicação a LIBRAS.

A região da Grande Santa Rosa, onde encontra-se inserido o Instituto Federal Farroupilha, com o polo moveleiro, a industria metalmecânica, a agroindústria e mesmo o agronegócio, carece da oferta de profissionais para essas áreas que tenham, além da formação técnica específica, o conhecimento básico da língua Brasileira de Sinais. Essa competência linguística apresenta-se como um facilitador na interação e socialização das pessoas ouvintes com as pessoas surdas, realidade de muitas das indústrias do município e região, as quais poderão encontrar no espaço de trabalho pessoas que possuem surdez usuária desta língua. Bem como também o momento de proporcionar a verdadeira inclusão e acessibilidade em todos os espaços bem como o aprender a conviver com as diferenças e diversidade que a sociedade apresenta em todos espaços sociais e profissionais

Desta forma, a oferta do curso de LIBRAS Básico a cidadãos que estão cursando ou já concluíram o Ensino Fundamental procura contemplar aquela parcela da população Santa-rosense e regional que não tem acesso ou condições financeiras para buscar esse tipo de capacitação em outras instituições.

Visto que a função social dos Institutos Federais é ofertar as comunidades onde se encontram inseridos educação profissional, técnica e tecnológica gratuita e de qualidade, a oferta do curso LIBRAS Básico, a qual estará ajudando a difusão da LIBRAS, e garantindo diretos de acessibilidade em todos os espaços , pois ela proporciona o acesso a comunicação entre os ouvintes e os surdos, para tanto se justifica a proposta do curso.

OBJETIVOS

Realizar no Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Santa Rosa, o Curso de LIBRAS Básico, na modalidade Qualificação Profissional, visando atender a demanda apontada no mapa de oportunidades construído em conjunto com representantes da sociedade local e regional.

(6)

Os objetivos específicos do curso são os seguintes:

 Desenvolver a educação profissional integrada ao trabalho, à ciência e à tecnologia;

 Oferecer aos alunos oportunidades para construção de competências profissionais e linguísticas, na perspectiva do mundo da produção e do trabalho, bem como do sistema educativo; e concepções de paradigmas para convivência com a diversidade e inclusão.

 Proporcionar a habilitação profissional e linguística em curto prazo, observando-se as exigências e expectativas da comunidade regional;

 Colocar à disposição da sociedade um profissional apto ao exercício de suas funções e consciente de suas responsabilidades.

 Enfatizar, paralelamente à formação profissional específica, o desenvolvimento de todos os saberes e valores necessários ao profissional cidadão, tais como o domínio da linguagem, o raciocínio lógico, relações interpessoais, responsabilidade, solidariedade e ética, e aprender à conviver com a diversidade, entre outros.

REQUISITOS DE ACESSO

O acesso ao curso Espanhol Básico se dará através de pré-matrícula realizada pelo parceiro demandante a ser confirmado pelo ato da matrícula junto ao Câmpus Santa Rosa e quando existirem vagas não preenchidas pelo parceiro demandante o acesso poderá se dar a partir de cadastro de reserva gerado a pelas inscrições online realizadas no site do Pronatec pelo próprio interessado. A escolaridade mínima exigida para a realização do curso deverá obedecer o que prevê o Guia de Cursos FIC do Pronatec em vigência.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O IF Farroupilha, em seus cursos, prioriza a formação de profissionais que:  tenham competência técnica e tecnológica em sua área de atuação;

(7)

 sejam capazes de se inserir no mundo do trabalho de modo compromissado com o desenvolvimento regional sustentável;

 tenham formação humanística e cultura geral integrada à formação técnica, tecnológica e científica;

 atuem com base em princípios éticos e de maneira sustentável;

 saibam interagir e aprimorar continuamente seus aprendizados a partir da convivência democrática com culturas, modos de ser e pontos de vista divergentes;

 sejam cidadãos críticos, propositivos e dinâmicos na busca de novos conhecimentos.

Em específico, o curso de qualificação profissional de LIBRAS Básico priorizará a formação de profissionais que:

- Usem a Língua de Sinais como forma de comunicação em situações de interação e socialização, para a negociação de significados, a criação de sentidos, a produção e a expressão; compreensão na comunicação entre ouvinte e surdo.

- Compreendam e utilizem expressões básicas da comunicação cotidiana; - Desenvolvam a compreensão e produção oral e visual espacial, assim como a compreensão e produção escrita e de sinais com propósitos comunicativos; fazendo a relação e a compreensão da estrutura linguística da língua de sinais com a estrutura do português.

- Façam uso de competências linguísticas da língua para satisfazerem necessidades concretas; e realizarem comunicação com o sujeito surdo no meio em que se encontra.

- relacionem os conteúdos desenvolvidos ao mundo do trabalho e à prática social, e principalmente aprender a conviver com as diferenças e a diversidade com o outro.

ESTRUTURA CURRICULAR

Disciplina/Módulo Carga Horária

Módulo I 40

Módulo II 60

(8)

Integração e Orientação Profissional 20

O aproveitamento de disciplina/módulo está previsto com base na Portaria 168:

Art. 43. Poderão ser aproveitados em cursos FIC ofertados por intermédio da Bolsa-Formação Trabalhador:

I - etapas ou módulos concluídos em cursos técnicos de nível médio mediante apresentação de certificado ou histórico escolar, por aproveitamento de estudos;

II - etapas ou módulos concluídos em outros cursos FIC, observada a escolaridade mínima estabelecida; e

III - saberes e competências reconhecidos em processos formais de certificação profissional.

§ 1º Os cursos FIC de que trata o inciso II deste artigo poderão ser desenvolvidos no âmbito da Bolsa-Formação Trabalhador.

§ 2º Nos casos de aproveitamento previstos nos incisos do caput deste artigo, o valor a ser pago na Bolsa-Formação Trabalhador será reduzido proporcionalmente à carga horária aproveitada por matrícula.

§ 3º Os procedimentos decorrentes deste artigo serão definidos no Manual de Gestão da Bolsa-Formação.

EMENTÁRIO

Modulo I: Libras Básico em contexto

A Surdez e o sujeito Surdo. Identidades surda e Cultura Surda. O profissional tradutor intérprete (educacional e eventual). Educação de Surdos. A LIBRAS: Marcos Legais e Processo Histórico). Estrutura gramatical da Libras: Iconicidade e Arbitrariedade, variações regionais, parâmetros primários: configuração de mão, locação e movimento, e secundários da libras, estruturas sintáticas: frases, verbos. Expressão Facial.

(9)

REFERÊNCIAS

CAPOVILLA, F.C.; RAPHAEL, W. D. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. São Paulo: EDUSP, 2004.

QUADROS, RONICE E KARNOPP, LODENIR. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

QUADROS, RONICE. Educação de Surdos: A Aquisição da Linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

FELIPE, TANYA A. Libras em contexto. 3. Ed. Brasília: Libregraf, 2004.

Módulo II: LIBRAS I

Atribuições de sinais sobre a língua: alfabeto e números: cardinais e ordinais. Cumprimentos e gentilezas: saudações e apresentações. Pronomes pessoais e demonstrativos. Noção de tempo: horas. Calendário: meses do ano e dias da semana. Família. Cores. Alimentos. Frutas Residência e doméstico. Animais. Meios de transporte e comunicações. Profissões. Bebidas. Vestuários.

REFERÊNCIAS

CAPOVILLA, F.C.; RAPHAEL, W. D. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. São Paulo: EDUSP, 2004.

QUADROS, RONICE E KARNOPP, LODENIR. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

QUADROS, RONICE. Educação de Surdos: A Aquisição da Linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

FELIPE, TANYA A. Libras em contexto. 3. Ed. Brasília: Libregraf, 2004.

Módulo III: LIBRAS II

Atribuições de sinais sobre a língua: Meio escolar: níveis de escolarização, disciplinas e cursos, objetos escolares. Cidades regionais. Verbos I e II. Frases em Libras(estrutura e contexto). Vocabulários diversos I e II, Antônimos, Adjetivos.

(10)

REFERÊNCIAS

CAPOVILLA, F.C.; RAPHAEL, W. D. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. São Paulo: EDUSP, 2004.

QUADROS, RONICE E KARNOPP, LODENIR. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

QUADROS, RONICE. Educação de Surdos: A Aquisição da Linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

FELIPE, TANYA A. Libras em contexto. 3. Ed. Brasília: Libregraf, 2004.

Integração e orientação Profissional

Conhecimento sobre o Pronatec e o IF Farroupilha. Noções e princípios de ética e cidadania para o trabalho. Psicologia Organizacional; Relações Interpessoais; Perfil e Postura Profissional; Currículo e Entrevista; Direitos e Deveres do Cidadão; Legislação Trabalhista.

REFERÊNCIAS

ARRUDA, M.C.C. Código de ética: um instrumento que adiciona valor. São Paulo: Negócio Editora, 2002.

COELHO, Maria Inês de Matos. COSTA, Anna Edith Belicco de. A educação e a formação humana: tensões e desafios na contemporaneidade. Artmed: Porto Alegre, 2009.

MOSES, Barbosa. A inteligência na carreira profissional. Ed. United. Press. Campinas: São Paulo, 2000.

CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A avaliação deve se centrar tanto no processo como no produto. Quando realizada durante o processo ela tem por objetivo informar ao professor e ao aluno os avanços e as dificuldades e oportunizar a ambos a reflexão sobre a eficiência do processo educativo, possibilitando os ajustes necessários para o alcance dos melhores resultados possíveis.

Durante o processo educativo é conveniente que o professor esteja atento à participação efetiva do aluno através da observação da assiduidade, da

(11)

pontualidade e do envolvimento nos trabalhos e discussões. No produto, várias formas de avaliação poderão se somar, tais como relatórios, trabalho de pesquisa bibliográfica, lista de exercícios etc.

Todos estes instrumentos são bons indicadores da aquisição de conhecimentos e do desenvolvimento de habilidades e competências, tais como capacidade de síntese e análise.

Os processos de avaliação a serem desenvolvidos terão por base as competências abaixo descritas (em conformidade com o Regulamento da Avaliação do Rendimento Escolar do Instituto Federal Farroupilha e a Instrução Normativa 03/2010 emitida pela Pró-Reitoria de Ensino):

I. Diagnóstica: envolve descrição, atribuição de valor e julgamento acerca dos resultados apresentados pelos alunos em diferentes etapas do processo educativo e atende a diferentes objetivos; detecta o nível geral de conhecimento dos alunos, as suas dificuldades e as medidas necessárias para supri-las; permite retroalimentar o processo, servindo como indicador dos elementos de competência que precisarão ser aprofundados ou resgatados.

II. Formativa: ocorre durante o processo de ensino aprendizagem, é interna ao processo, contínua, interativa e centrada no aluno; de caráter diagnóstico, ajuda o aluno a aprender e o professor a ensinar e reavaliar todas as etapas do processo ensino e aprendizagem; possibilita o acompanhamento da aquisição e domínio das competências e a adequação do ensino às necessidades de ajustes na aprendizagem e no desenvolvimento do aluno.

III. Somativa: possibilita a avaliação dos objetivos e competências pretendidos; apresenta os resultados de aprendizagens e rendimento dos alunos e seus dados subsidiam o replanejamento do ensino para a próxima etapa.

São considerados meios para operacionalização da avaliação: I. Seminários;

II. Trabalho individual e grupal; III. Testes escritos e orais;

(12)

IV. Demonstração de técnicas em laboratório; V. Dramatização;

VI. Apresentação dos trabalhos; VII. Portfólios;

VIII. Resenhas;

IX. Autoavaliação, entre outros.

O aluno será considerado apto à qualificação e certificação, desde que tenha aproveitamento com frequência igual ou superior a 75%.

INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS a) Espaço Físico Para Aulas Práticas

- 1 sala de aula com 35 classes escolares e cadeiras, quadro verde e branco, - Aparelho de ar, modelo split

- Laboratório de Informática equipado com 40 máquinas, com drives de CD/DVD, caixas de som individuais, quadro digital, aparelho de som, modelo micro system. b) Equipamentos Para Aulas Práticas

- TV

- aparelho de som com tocador de CD - aparelho de DVD

METODOLOGIA

As aulas serão expositivo-dialogadas, com uso de recursos audiovisuais e filmes, sempre na perspectiva de construção do conhecimento, mediante a revalorização das sabedorias locais e a sua integração com os saberes de origem acadêmica. Os procedimentos metodológicos devem colocar a sabedoria popular e o saber acadêmico em uma relação de complementaridade, onde o processo de apropriação do conhecimento por parte dos atores locais aumente os seus horizontes de possibilidades para gerirem autonomamente os recursos que têm à disposição para aprimorar seus meios de vida, entre eles a criatividade coletiva.

(13)

Faz-se necessário ressaltar que os aportes teóricos trabalhados em aula devem obrigatoriamente “fazer sentido” na realidade em questão. Isso não significa deturpar o conhecimento científico, nem mesmo tornar igual, mas sim provocar novos saberes nesses sujeitos.

EXPEDIÇÃO DE CERTIFICADOS

O certificado de conclusão do curso será emitido quando do término do curso, desde que o estudante esteja aprovado, obtendo para isso, um mínimo de 75% de frequência às aulas. A Coordenação/Direção de Extensão do Câmpus Santa Rosa do Instituto Federal Farroupilha emitirá os certificados conforme orientação normativa nº 02/2011/PROEX.

Referências

Documentos relacionados

• Goodwill como conta geral de avaliação: pressupõe que a empresa teria uma conta de fechamento (no ativo com contrapartida no patrimônio líquido). Qualquer

2º É de responsabilidade da Coordenação de Curso, juntamente com o Núcleo Docente Estruturante-NDE, elaborar a regulamentação interna dos estágios, obrigatórios

No terceiro capítulo, buscamos traçar o caráter frutífero da obra de Fuchs, que, na esteira do colecionador, se estende para um conceito de história da arte que

A oferta da Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal Farroupilha se dá em observância à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n o

A oferta do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos no Campus Santa Rosa, bem como toda a oferta de Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal Farroupilha, se

O narrador conta que seu tio Odilo o levou ao estádio do Pacaembu para assistir ao jogo do São Paulo versus Nacional.. Do que ele mais gostou

A gravioleira (Annona muricata) é uma fruteira tropical de cultivo crescente no Nordeste do Brasil. No entanto, sua produtividade é reduzida em decorrência de polinização

A série CEL-350 dBadge é ideal para medições de exposição pessoal a ruídos em torno do local de trabalho.. Usando a tecnologia digital mais avançada, o CEL-350 da série