• Nenhum resultado encontrado

Cópia autorizada. II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cópia autorizada. II"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

II

(2)

Sugestões de avaliação

Português

Compreensão de texto

(3)

1

Cópia autorizada.

Compreensão de texto

Unidade 6

Nome:

Data:

Leia o texto e responda às questões de 1 a 12.

Futebol

Em 1950, ninguém tinha TV em casa na rua Henrique Dias. Os primeiros aparelhos de televisão estavam chegando ao Brasil e custavam muito caro. Eu escutava no rádio todos os jogos do São Paulo e até os do Corinthians, por causa do tio Constante.

Uma vez, meu tio Odilo, irmão mais velho do meu pai, prometeu me levar ao estádio do Pacaembu para ver o São Paulo se eu me portasse bem. Virei santo naquela semana de espera interminável. No sábado depois do almoço ele veio me buscar; eu já estava pronto desde as onze da manhã. A rua inteira sabia que eu ia assistir a São Paulo versus Nacional, um time fraco escolhido a dedo pelo tio Odilo para não desiludir meu coração são-paulino.

Gostei do amendoim embrulhado em canudo de papel, achei lindo o verde do gramado, as cores dos uniformes e o estrondo dos foguetes, mas os jogadores me decepcionaram um pouco, apesar de ganharem por dois a zero.

Pelo rádio o jogo era mais emocionante: “Teixeirinha mata no peito, baixa na terra, passa por um, por dois, invade a área, fulmina e é gol”. Na minha imaginação infantil, aquele homem que matava no peito, invadia e fulminava tinha superpoderes. O gol do locutor reverberava em meus ouvidos, longo, interminável: gol do São Paulo! Quanta alegria! No campo era menos emocionante, os jogadores de carne e osso erravam passes, chutavam para fora e perdiam gol cara a cara, exatamente como nós na porta da fábrica.

Então veio a Copa do Mundo de 1950 e o Brasil foi para a final com o Uruguai, no Maracanã. O país parou naquele domingo de sol e, com ele, o Brás. Almocei e fui encontrar meu primo Flávio, para ouvirmos a transmissão da partida no Armazém Simões, que os irmãos Lauro, Laurindo e Laurentino tinham herdado do pai e que ficava na esquina, embaixo do sobrado dos Bemposta. A tia Leonor, mãe do Flávio, sempre brincalhona, me deu um pedaço de goiabada cascão e nós fomos para lá.

Escutei a irradiação sentado numa pilha de sacos de arroz, todo importante, ao lado dos moços no balcão. Estavam lá o Honório e a Honorina, irmãos do Lauro, Laurindo e Laurentino; o Caçapa, funcionário do Gasômetro que jogava bola na rua com um gorro de redinha para prender o cabelo; o Isidoro, que uma vez me defendeu de um engraxate valentão; os irmãos Zeca e Fernando Bráulio; o negro Gradim e outros que disputavam partidas sensacionais na frente da fábrica, nas tardes de sábado e nas manhãs de domingo, dias de folga para eles.

O Brasil marcou primeiro: gol de Friaça, ponta-direita do São Paulo. No segundo tempo o Uruguai empatou, mas não abalou os que estavam ali: todos tinham certeza de que seríamos campeões mundiais pela primeira vez. Os fogos para a comemoração já aguardavam no canto, ao lado de um balão-estrela verde e amarelo decorado com o nome dos jogadores.

(4)

Cópia autorizada.

O desastre veio pelos pés do uruguaio Gichia, autor do segundo gol. O armazém ficou mudo, apenas o cheiro de saco de mantimento no ar. A voz do locutor perdeu o brilho, melancólica:

— Está encerrada a peleja no Maracanã. Uruguai campeão do mundo!

Ficaram todos de cabeça baixa por tanto tempo, que parecia brincadeira de como-está- -fica. Em silêncio, depois, saíram desolados, alguns com lágrimas nos olhos. O Caçapa deu um murro estrondoso na porta do armazém (...).

Encostado na carroceria de um caminhão, a cabeça apoiada no braço direito, o Isidoro soluçava feito criança. Era a primeira vez que eu via homem chorar sem nin-guém ter morrido.

Drauzio Varella. Nas ruas do Brás. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000. p. 47-50.

1.

Releia os trechos com as palavras destacadas. Marque a seguir o significado que elas

apresentam no texto.

a) reverberar.

( ) falar alto, gritar

( ) ecoar, soar com força

b) irradiação.

( ) transmissão pelo rádio

( ) exame feito com o uso de radiação

c) peleja.

( ) batalha, disputa

( ) tentativa, fracasso

2.

O texto

Futebol relata fatos da vida de quem?

(5)

3

Cópia autorizada.

4.

Em que ano ocorrem os fatos narrados?

5.

Por que o narrador escutava os jogos de futebol no rádio?

6.

Leia novamente o trecho a seguir.

Eu EsCutava no rÁdio todos os jogos do são paulo

E até os do Corinthians, por Causa do tio ConstantE.

a) por que time o narrador torcia?

b) E o tio Constante, por que time torcia?

7.

O narrador conta que seu tio Odilo o levou ao estádio do Pacaembu para assistir ao jogo

do São Paulo

versus

Nacional. Do que ele mais gostou no estádio?

(6)

Cópia autorizada.

9.

O que as pessoas esperavam que acontecesse na final da Copa de 1950?

10.

Onde o narrador ouviu a final da Copa de 1950?

11.

O que aconteceu quando o time do Uruguai marcou o segundo gol?

12.

Com o que o autor se surpreende no final da história?

Leia o texto e responda às questões de 13 a 15.

Sylvia Orthof

, uma das mais criativas escritoras de literatura infantil brasileira, nasceu

no Rio de Janeiro em 3 de setembro de 1932. Fez cursos de mímica, desenho, pintura, arte dramática e teatro na Escola Educação pelo Teatro, em Paris.

Iniciou-se na área de dramaturgia infantil como autora de texto, diretora de espetáculos, pesquisadora e professora de teatro. Atuou em São Paulo, como atriz, no Teatro Brasileir o de Comédia e na TV Record. Anos depois, transferiu-se para Brasília, onde exerceu as atividades de professora de teatro na Universidade de Brasília e coordenadora do Teatro do Sesi.

Publicou seu primeiro livro infantil em 1981. Escreveu cerca de 120 títulos para crianças e jovens, entre contos, peças teatrais e poesias. Suas obras receberam importantes premiações. Faleceu em 24 de julho de 1997, em Petrópolis.

Disponível em: <www4.ftd.com.br/v4/Biografia.cfm?aut_cod=804&tipo=A>. Acesso em: 27 maio 2011.

(7)

5

Cópia autorizada.

14.

O que indicam as datas que aparecem no texto?

15.

Preencha o quadro com as informações do texto.

nome da biografada

local e data de nascimento

onde estudou

atividades que exerceu

Cidade e data de morte

Referências

Documentos relacionados

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

pelo capricho&#34;, e &#34;com os tres poderes bem divididos.&#34; Para redigir o projecto da magna carta, ele-- geu-se uma comissão composta de sete membros: Antonio Carlos Ribeiro

Uma agrofloresta foi implantada tendo espécies arbóreas frutíferas e florestais, plantas de cobertura, espécies adubadeiras, culturas anuais e como espécie-chave

Em um único afloramento da bacia de Lima Campos foram encontrados três dentes de tu- barão hibodontídeo identificados como Planohybodus sp., além de grande número de escamas

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Se os personagens não intervierem com DuBois, provavelmente irão direto ver Karin, que se encontra em companhia de Alfred: ela acaba de se levantar, e Lucille está preparando seus

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e