• Nenhum resultado encontrado

A REURBANIZAÇÃO DE MEDELLÍN/COL COMO ACUPUNTURA URBANA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A REURBANIZAÇÃO DE MEDELLÍN/COL COMO ACUPUNTURA URBANA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A REURBANIZAÇÃO DE MEDELLÍN/COL COMO ACUPUNTURA URBANA

ANDRADE, Ana Luisa de.1 RUSCHEL, Andressa Carolina.2 RESUMO

A presente pesquisa aborda o planejamento urbano através da análise da cidade de Medellín, localizada na Colômbia, considerada um marco mundial pela sua imagem negativa perante os malfeitos e sobre o tráfico. Nesse sentido, o trabalho visa compreender a reurbanização realizada sobre Medellín, possibilitando a proposição de um caso de acupuntura urbana. Para isso, utiliza – se como metodologia a dialética, estudo de caso e revisão bibliográfica, compreendendo assim, que diante do ocorrido sobre a cidade de Medellín ela pode ser considerada um caso de acupuntura urbana, visto que é evidente as amplas transformações que a cidade passou.

PALAVRAS-CHAVE: Acupuntura Urbana, Medellín, Urbanização.

1. INTRODUÇÃO

O assunto que a pesquisa vivenciará, será referente ao planejamento urbano, visto que, tal grupo de pesquisa é caracterizado por abranger a temática da cidade, seus planos e programas. Seu tema é alusivo a acupuntura urbana e a cidade de Medellín/COL. Diante disso, o problema estimulador da pesquisa se dá por: A reurbanização ocorrida sobre a cidade de Medellín, pode ser considerada como um pleno exercício de caso de acupuntura urbana? Para essa problemática, partiu-se da hipótese em que: As reformar urbanas e sociais realizadas em Medellín tiveram um magnífico êxito, sendo notório o íntegro caso de acupuntura urbana.

O objetivo geral do trabalho é analisar e compreender a reurbanização realizada sobre Medellín, possibilitando a proposição de um caso de acupuntura urbana. Para atingir tal objetivo, de modo mais específico foi elencado os tais artifícios: (I) definir o termo acupuntura urbana; (II) apresentar o planejamento urbano de Medellín/COL; (III) verificar como pode ser relacionada a cidade estudada com o a acupuntura urbana.

Nesse sentido, se justifica a realização da pesquisa, no domínio social, por gerar contribuições para a construção de um bem comum, proporcionando, subsídios sobre o valor do planejamento urbano, uma vez que, é intrínseco o vínculo existente entre a sociedade e a cidade. Já no campo acadêmico e científico, o projeto se define, por oferecer informações, juntamente com o designo de desencadear novas discussões e abordagens sobre o tema. Quanto ao âmbito profissional, o intuito é de apresentar uma nova visão sobre a importância de um bom planejamento e como isso pode transformar uma sociedade.

1Aluna do décimo período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG. E-mail: analudeandrade@hotmail.com

2Arquiteta e Urbanista. Mestre em Desenvolvimento Regional. Professora do Centro Universitário FAG e orientadora da presente pesquisa. E-mail: ac.ruschel@hotmail.com

(2)

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 ACUPUNTURA URBANA: FUNDAMENTOS E CONCEPÇÕES

A acupuntura utilizada na medicina, se denomina pela metodologia de inclusão e manipulação de agulhas em diversos pontos do corpo, as quais, são utilizadas para fins terapêuticos, tendo o intuito de aliviar a dor em determinado lugar (CASAGRANDE, 2014, p.06). Advinda da técnica da medicina, a expressão acupuntura urbana, foi criada no campo da arquitetura e do urbanismo, com o intuito de usar o mesmo sentido que a técnica possui na medicina, porém no âmbito das cidades, assim, preconizando o uso de pequenas e sinuosas intervenções, as quais transformariam o contexto urbano de maiores dimensões (FERREIRA, 2014, p.39).

Jaime Lerner, afirma em seu livro, que sempre teve essa expectativa e utopia, de que “picadas de agulha” poderiam curar e recuperar o vigor de um ponto danificado e do espaço ao seu redor (LERNER, 2013, p.07). Assim, pode-se definir acupuntura urbana como uma união de revitalizações e atos pontuais que podem alterar gradualmente a vida urbana. Tais intervenções auxiliam na cura de problemas no tecido urbano de forma imediata, efetiva e funcional (FERREIRA, 2014, p.39).

2.2 A CIDADE DE MEDELLÍN – COLÔMBIA

Desde o século XIX, a elite intelectual, econômica e política, que era proveniente das operosidades com o ouro e o café, transformaram Medellín, no começo do século XX, depois de sua capital Bogotá, na cidade mais emblemática da Colômbia (CALLE, 2014, p.480). Localizada na região dos Andes, a cidade de Medellín, decorrente de sua localidade, produziu uma característica importante na acessibilidade e no fluxo de pessoas e mercadorias (LONDOÑO, 2013, p.17).

Nesse âmbito, Medellín ficou caracterizada desde a década de 90, por ser a cidade de Pablo Escobar, dos malfeitos e da cocaína. Entretanto, nos últimos anos, a cidade revigora esse cenário, passando a ser vista tanto no país, quanto no continente, por suas reestruturações urbanas, transformações sociais e pelas suas amplas obras arquitetônicas (LONDOÑO, 2013). Sendo nesse panorama que após a constituição de 1991 foi estabelecido um Sistema Nacional de Planejamento do Desenvolvimento Ordenado do Território, o qual é subdividido em três quesitos distintos de planejamento, sendo nacional, departamental e distrital. Assim, desde então, foi elaborado dois planos de desenvolvimento para a cidade de Medellín, sendo que, ambos foram focados em “desenvolvimento humano, competitividade econômica, sustentabilidade ambiental, prevalência do interesse coletivo e inclusão social” (OTTAVIANO; ZUQUIM, 2014, p.08).

(3)

Com isso, Chagas (2016, p.08) explica que: “Os PUI (Projetos Urbanos Integrados) e os MIB (Melhoramentos Integrais de Bairros) foram basicamente os dois principais instrumentos de intervenção da EDU, que articularam os espaços e equipamentos públicos, além dos investimentos em infraestrutura urbana”. Nessa conformidade, o conceito base era concretizar uma modificação física do espaço urbano, congregando concomitantemente artifícios culturais e sociais, uma vez que seria através desses, que novas afinidades, usos e assimilações de espaços e serviços seriam utilizados taticamente na reconstituição da rede social (CHAGAS, 2016, p.07).

Para isso, Roldán e Neira (2012) explicam que o projeto de infraestrutura contava com habitação, escolas, parques, bibliotecas, creches, equipamentos de segurança, e mobilidade. As autoras ainda destacam três subsídios relevantes do planejamento social de Medellín, sendo eles: “a inclusão sócio espacial, arquitetura social e criação de espaços públicos e símbolos coletivos”.

De tal modo, foi a partir de 2004 que o urbanismo social aparece intensamente na cidade, envolvendo com isso, um conjugado de atos por parte do governo municipal. Dessa forma, se dá início as alterações físicas e sociais pelos territórios pobres, violentos e informais, fazendo com que, nas transformações se priorize as áreas com índices mais baixos de desenvolvimento e qualidade de vida (ROLDÁN; NEIRA, 2012, p.07). Outra estratégia emblemática também adotada, foi a de construir, anteriormente às maiores intercessões, pequenas obras como playgrounds e/ou melhoras nas edificações públicas já existentes, visando com isso, receber credibilidade e confiança da população, visto que diante de todo o contexto em que Medellín já havia passado, sua população era tomada por uma intensa descrença (CHAGAS, 2016, p.09).

Outra premissa ainda utilizada, foi o ponto da educação e cultura, que por meio de programas estimulados pela prefeitura e por meio de projetos fundamentados na procura cultural, promoveram melhoramentos nas infraestruturas educativas e também foram efetivados a criação de museus, parques-bibliotecas e a recuperação de áreas centrais. Dessa maneira, a prefeitura converteu Medellín a um exemplo a ser adotado na Colômbia (ORREGO, 2012). Assim, a cidade opta por uma estratégia distinta para usar tanto a arquitetura quanto o urbanismo como um instrumento para o incremento social. Com isso, os resultados são aparentes em transformações físicas, sociais e funcionais. E ainda, mais notório e emblemático foram as mudanças de caráter e o orgulho dos habitantes em viver e usufruir de novos espaços urbanos (DRISSEN, 2012).

3. METODOLOGIA

As metodologias utilizadas nesse trabalho foram de revisão bibliográfica, dialética e estudo de caso. Segundo Gil (2008), a principal vantagem da pesquisa bibliográfica é o fato, de permitir ao pesquisador uma maior cobertura de dados do que poderia ser adquirido diretamente. Já a dialética estabelece que os fatos sociais não podem ser entendidos se considerados isoladamente, devem ser relacionados e interpretados. Nesse sentido, o estudo de caso representa o estudo empírico, que caracteriza um fato perante seu contexto.

(4)

4. ANÁLISES E DISCUSSÕES

Conforme Jaime Lerner, a acupuntura urbana é um conjugado de ações pontuais e de revitalização que podem alterar progressivamente a vida na cidade. Perante esta relação, se observa como o planejamento de Medellín se encaixa com grande participação sobre estes conceitos. É notório como a cidade conseguiu agenciar reformas pontuais que a influenciaram como um todo e a avigoraram como um marco para ela mesma e para o urbanismo em geral.

Ainda, é possível notar que a linguagem utilizada foi de caráter relativamente forte no porto de inserção no meio, o que ocasionou a drástica e excelente transformação local. A cidade passou a vivenciar um novo panorama em relação a qualidade de vida, reconhecimento nacional e sentimento de autoestima por parte da população. Além disso, é notório a capacidade de transformação da identidade da cidade, visto que tal planejamento se adequa perfeitamente como acupuntura urbana pelo modo de resgate, de um local até então não utilizado, e no resgate pontual de locais degradados ou esquecidos.

Nesse âmbito, obtendo resposta ao problema de pesquisa, confirma – se a hipótese inicial, assim, visando a síntese dos conceitos e elementos apresentados, é verificável a intrínseca relação entre os temas abordados com a acupuntura urbana, sendo que se encaixa perfeitamente na definição que o arquiteto Jaime Lerner dá para o termo.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho trouxe à discussão, o assunto do planejamento urbano da cidade de Medellín – Colômbia. Tendo como objetivo geral analisar e compreender a reurbanização realizada sobre Medellín, possibilitando a proposição de um caso de acupuntura urbana. Ainda, procurou detectar as contribuições e o legado que Medellín deixou diante do bem elaborado plano que realizou. Com isso, de acordo com a pesquisa alcançada e com base nas referências mencionadas, é evidente as amplas transformações urbanísticas que cidade passou.

REFERÊNCIAS

CALLE, Juan José Cuervo. Moradia social em Colômbia: 1940-1972. A consolidação da habitação moderna em

Medellín. Urbana, vol.06, n.08, p.473-493. Dossiê: Cidade e Habitação na América Latina - CIEC/UNICAMP. Junho,

2014.

CASAGRANDE, Marco. Paracity: Urban Acupunture. International Conference, Bratislava, novembro, 2014. Disponível em:

<https://www.researchgate.net/publication/279058320_Paracity_Urban_Acupuncture?enrichId=rgreq-

(5)

CHAGAS, Mariana Martinez Wilderom. Arquiteturas possíveis para políticas urbanas inovadoras: diálogos entre São

Paulo e Medellín. In: Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina. 2016.

DRISSEN, John. A Transformação Urbana de Medellín, Colômbia. 2012. Disponível em

<http://architectureindevelopment.org/news.php?id=49> acesso em 13 de maio de 2017.

FERREIRA, Ana Margarida Antunes. Cidades Criativas: Uma estratégia para a regeneração da Baixa de Coimbra. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitetura) - Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª Edição. São Paulo: Atlas, 2008. LERNER, Jaime. Acupuntura Urbana. 7ª Edição. Rio de Janeiro. Record, 2013.

LONDOÑO, Luz Stella Carmona. A estética da natureza e o processo de reprodução do capital nas áreas centrais de

Medellín – Colômbia. 2013. 212f. Tese (Doutorado em Geografia) Universidade Federal de Pernambuco – UFPE,

Departamento de Ciências Geográficas, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Recife-PE.

ORREGO, Juan Fernando Muneton. Práticas Contemporâneas no Centro Urbano: O Caso da Revitalização Urbana

na Área de Cisneros, Medellín – Colômbia. III Seminário Internacional Urbicentros. Salvador, 2012.

OTTAVIANO, Camila; ZUQUIM, Maria de Lourdes. Práticas recentes de intervenções contemporâneas em cidades

da América Latina. São Paulo: FAU, 2014. Disponível em

<http://www.fau.usp.br/pesquisa/napplac/trabalhos/praticas_recente_final.pdf> acesso em 15 maio 2017.

ROLDÁN, Suly María Quinchía; NEIRA, Esneda Beatríz Arrieta. Urbanismo social: Del discurso a la espacialización

del concepto. Caso Medellín – Colombia. 9ª Bienal del Coloquio de Transformaciones Territoriales. Huellas e

Referências

Documentos relacionados

Através do experimento in vivo, verificou-se que o pó nebulizado de nanocápsulas (Neb-NC) é efetivo na proteção da mucosa gastrintestinal frente à indometacina, enquanto que os

3.6 Capital Segurado por Morte Acidental em Dobro Consiste no pagamento de um capital adicional relativo a morte acidental, limitado 100% (cem por cento) do valor estipulado para

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Para saber como o amostrador Headspace 7697A da Agilent pode ajudar a alcançar os resultados esperados, visite www.agilent.com/chem/7697A Abund.. Nenhum outro software

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

[r]