• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Guarda Unida Sport Clube (Guarda)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Guarda Unida Sport Clube (Guarda)"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)
(2)

Instituto Politécnico da Guarda

Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

Curso: CET- Treino Desportivo de Jovens Atletas

Relatório de Estágio

Guarda Unida Sport Clube

Nome: Luís Carlos Gonçalves da Costa Início do Estágio: 30 de Junho

Fim de Estágio: 30 de Setembro Duração: 3 Meses

(3)

Entidades e Contactos

Curso – CET- Treino Desportivo de Jovens Atletas Local de Estágio – Guarda Unida Sport Clube

E-mail: guarda.unida@gmail.com

Telefone: 271311108

Orientador do local de Estágio: António de Andrade Pissarra

(4)

Agradecimentos

Gostaria em primeiro lugar agradecer aos meus colegas de turma por este ano maravilhoso que passamos juntos. Em seguida agradecer aos professores que nos tentaram incutir os melhores hábitos e os melhores ensinamentos.

Gostava de agradecer ao Professor António Pissarra por todo o tempo que disponibilizou para me ajudar neste estágio.

Um agradecimento especial a todos os que colaboraram comigo na Guarda Unida principalmente ao outro estagiário que estava comigo no clube, Gonçalo Encanação muito obrigado.

E como não poderia de ser agradecer aos meus pais por todos os esforços que têm feito para permitir que isto tudo seja possível

(5)

Índice Entidades e Contactos ... i Agradecimentos ... ii Índice ... iii Índice de Figuras ... iv 1. Introdução ... 1

2. Caracterização do Concelho da Guarda... 2

3.3. Local de Estágio ... 3

3.3.1. Instituição – Guarda Unida Sport Clube ... 3

3.4. Contextualização do GUSC no Desporto ... 4

3.5. Caracterização dos Grupo a que se destinam as ofertas desportivas ... 6

3.6. Objectivos gerais do Estágio ... 7

3.6. Objectivos da Instituição para mim ... 7

4. Descrição das Actividades ... 8

4.1. Organização de Eventos ... 9

4.1.1. 1º Torneio de Futsal GUSC ... 10

4.1.2. Guarda Cup Torneio Infantil 2011 ... 11

4.1.3. VII Torneio Internacional de Futebol Juniores Guarda 2011 (Torneio Paulo Futre) ... 12

4.1.4. Equipa de Voleibol ... 14

5. Reflexão ... 15

6. Conclusão ... 16

7. Sites Utilizados para Pesquisa ... 17

8. Anexos ... 18

Direcção ... 20

Conselho Fiscal ... 20

(6)

Índice de Figuras

Figura 1 – Sede Guarda Unida Sport Clube ... 3

Figura 2 – Cartaz do Torneio de Juniores... 9

Figura 3 – Cartaz do Torneio de Infantis ... 9

Figura 4 – Cartaz do Torneio de Futsal ... 9

Figura 5 – Torneio de Futsal Equipas ... 10

Figura 6 – Torneio Infantil Equipa Gusc ... 11

Figura 7 – Torneio Infantil Equipa Vencedora ... 11

Figura 8 –Torneio de Juniores Equipa Vencedora ... 13

Figura 9 – Toneio de Juniores Real Madrid ... 13

Figura 10 – Ruben de La Red\Luís Costa... 13

Figura 11 – Luís Costa Ciudad Deportiva Real Madrid ... 13

(7)

1. Introdução

O relatório deste estágio tem como principal objectivo, descrever todo o processo realizado ao longo dos três meses, na instituição Guarda Unida Sport Clube. Iremos descrever todas as actividades realizadas e projectos pensados e consolidados ao longo do tempo de estágio.

Escolhi a instituição Guarda Unida Sport Clube porque tinha sido o clube onde eu tinha jogado e sabia que na altura que iria decorrer o estágio o clube iria organizar eventos com alguma grandeza onde iriam estar grandes equipa, e isso faria com que eu estivesse muito activo no tempo de estágio.

Quando escolhi fazer o estágio na Guarda Unida Sport Clube não sabia bem aquilo que me iria esperar, mas só de saber que iria estar ligado a organizações de eventos onde iriam estar equipas das camadas jovens do Sporting, Porto, Benfica, Real Madrid entre outras, me deixou com grande motivação para me empenhar ao máximo nos projectos. Tinha muita vontade de estar ligado e adquirir alguma experiência no que diz respeito à organização de eventos e foi isso que o clube me proporcionou, e penso que as expectativas não saíram defraudadas.

Para além de tudo isso pude assistir ao que é a dinâmica dentro dum clube que apesar de pequeno já é um clube que mexe com muitos atletas e também muitos sócios, partes em que estive também ligado devido a preparar as inscrições de atletas nesta nova época, e ao nível dos associados, organizando a base de dados dos sócios.

(8)

2. Caracterização do Concelho da Guarda

Neste ponto iremos apresentar uma breve caracterização da cidade da Guarda.

Figura 1 – Distrito da Guarda (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guarda)

A Guarda é uma cidade portuguesa com 31 224 habitantes, inserida no concelho homólogo com 712,11 km² de área e 44 121 habitantes (2008), subdividido em 55 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Pinhel, a leste por Almeida, a sueste pelo Sabugal, a sul por Belmonte e pela Covilhã, a oeste por Manteigas e por Gouveia e a noroeste por Celorico da Beira. É ainda a capital do Distrito da Guarda que tem uma população residente de 173 831 habitantes. Situada no último contraforte NO da Serra da Estrela, a 1056 metros de altitude, é a mais alta cidade de Portugal. Situa-se na região centro de Portugal, pertence à sub-região estatística da Beira Interior Norte.

(9)

3.3. Local de Estágio

O local que esteve directamente envolvido no meu estágio foi a sede da instituição Guarda Unida Sport Clube, localizada junto ao Mercado Municipal com a seguinte morada, Largo Monsenhor Joaquim Alves Brás, 1ª Cave Dta, Fracção B, Bloco 2.

3.3.1. Instituição – Guarda Unida Sport Clube

O Guarda Unida Sport Clube (GUSC) é uma realidade relativamente recente. Um grupo de amigos que se foi alargando resolveu juntar-se para criar uma colectividade diferente para a Guarda. Um clube que não se dedique só ao futebol, mas possa proporcionar aos sócios e à população em geral outras práticas desportivas, procurando criar o seu próprio espaço sem atropelar ou estorvar ninguém.

A sua ideia original, bem patente na sua designação, é tentar unir o máximo de guardenses à volta desta ideia, sempre numa perspectiva ecléctica.

O GUSC foi criado por escritura no dia 5 de Maio de 2008. Contudo, no curto tempo de vida que tem mostrou já a sua vitalidade organizando eventos e participando noutros. Participa já em todos os escalões de futebol de competição da Associação de Futebol da Guarda e tem em funcionamento as suas escolas de ténis e de ciclismo, prevendo-se para breve o início das actividades da escola de patinagem.

Uma nova associação que se quer abrir à Cidade e ao Concelho não pode deixar de convidar todos a fazerem parte deste projecto. O GUSC tem já um “sítio” na Internet, um espaço dinâmico que irá evoluindo, mas tem também a sua própria casa, no Largo do Mercado Municipal, onde os sócios podem conviver, colaborar e obter a informação que desejarem.

(10)

Figura 5- Sede GUSC

3.4. Contextualização do GUSC no Desporto

A actividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. Actividade física adequada e desporto para todos constituem um dos pilares para um estilo de vida saudável, a par de alimentação saudável, vida sem tabaco e o evitar de outras substâncias prejudiciais à saúde.

A importância do desporto ao nível da saúde:

• No coração, diminui a frequência cardíaca e em exercício aumenta a quantidade de sangue que é bombeado a cada batimento.

• No sistema circulatório, aumenta a circulação de sangue nos músculos, contribui para a redução da pressão arterial e melhora o funcionamento das veias e artérias.

A importância do desporto ao nível do organismo:

• Nos aspectos psicológicos, aumenta a sensação de bem-estar, diminuindo o nível de “stress” e diminui o grau de agressividade, ansiedade, angústia e depressão.

• Ao nível do aparelho locomotor, aumenta a flexibilidade muscular e articular, desenvolve a força e resistência muscular e retarda o envelhecimento muscular.

A importância do desporto ao nível social:

• Assume-se como um lugar privilegiado para se realizarem laços sociais de amizade, permitindo a partilha de sentimentos e dando ao indivíduo a sensação de pertença a um grupo.

(11)

Quais os objectivos que GUSC pretende para os seus atletas?

No Desporto os atletas do GUSC podem aprender:

• O que é a cooperação? No desporto de equipa só se conseguem atingir os objectivos quando todos lutam pelo mesmo objectivo;

• O que é o respeito? Respeito é saber apoiar e não criticar quando os outros erram, para que os colegas façam o mesmo e nos apoiem também;

• Amizade, isto porque a prática desportiva favorece a possibilidade de se fazerem amigos;

• O que é o Empenho? Aprenderão que para se atingir um determinado objectivo é necessário, muito trabalho, esforço e dedicação, sem os quais nunca obterão sucesso;

• O que é o desportivismo? É saber ganhar e perder respeitando sempre o adversário com fair-play.

• Auto-estima, porque através da prática de desporto seja ele qual for a pessoa pode elevar-se e saber que afinal é melhor do que pensa;

Muitos outros aspectos poderiam aqui ser focados mas penso que os mais importantes para a orgânica do desporto funcionar estão aqui mencionados, e o clube tenta implementar e incutir nos atletas todos estes itens para que possam melhorar ao longo dos anos de prática.

(12)

3.5. Caracterização dos Grupo a que se destinam as ofertas desportivas

No que diz respeito á caracterização do grupo-alvo o GUSC destina-se a toda a população em geral interessada em praticar desporto, visto que existem várias modalidades há disposição das pessoas, desde o futebol, ao ciclismo, ténis, desportos motorizados e mais recentemente o voleibol.

Como é óbvio há modalidades que estão viradas para praticantes de faixas etárias mais jovens como é o caso do futebol e do voleibol, que são as duas modalidades em que as equipas competem a nível federado e disputam os seus respectivos campeonatos.

De resto as modalidades como o ciclismo, o ténis e os desportos motorizados podem ser praticados por qualquer pessoa desde que inscrita no clube, tenham apetência e qualificação para tal, no caso dos desportos motorizados.

Modalidade Escalão Nº de Atletas Futebol Escolinhas 130 Infantis 24 Iniciados 25 Juvenis 24 Juniores 20 Seniores 21 Futsal Seniores 14 Voleibol Seniores 13

Ténis Várias idades 40

(13)

3.6. Objectivos gerais do Estágio

De entre as actividades realizadas no estágio na Guarda Unida Sport Clube, divide-se em parte prática e teórica.

Os principais objectivos realizados com este estágio foram: - Organizar o 1º Torneio de Futsal GUSC;

- Organizar o Guarda Cup de Futebol Infantil 2011;

- Organizar o VII Torneio Internacional de Juniores da Guarda (Torneio Paulo Futre);

- Organizar a base de dados de sócios do clube;

- Fazer cartões de sócios para os associados do GUSC;

- Organizar as fichas dos atletas das várias equipas do GUSC para a época 2011\2012;

- Actualizar o mail, facebook, tweeter e site oficial do clube. - Projectar e consolidar a equipa de voleibol do GUSC;

3.6. Objectivos da Instituição para mim

Alguns objectivos da instituição relacionados comigo:

• Aprender como se organiza uma prova com alguma dimensão; • Ter dinâmica de grupo e não esperar que façam tudo por mim; • Ter iniciativas pertinentes para uma boa dinamização da instituição;

(14)

4. Descrição das Actividades

Ao longo do estágio participei em várias actividades, no torneio 1º torneio de futsal, fiz a calendarização da competição e actualização semanal no que diz respeito a tudo o que estava relacionado com o torneio.

No Guarda Cup de Futebol Infantil 2011 estive na organização e secretariado do torneio.

No VII Torneio Internacional de Juniores da Guarda (Torneio Paulo Futre), para além de estar na organização fui responsável pela equipa do Real Madrid, indo buscá-la à Ciudad Deportiva do Real Madrid. Acompanhei a equipa durante a sua estadia, e por fim fui acompanhá-los no seu regresso a Madrid. De salientar ainda que nós em conjunto com o Presidente do clube GUSC no dia 5 de Agosto deslocamo-nos à Ciudad Deportiva para ter uma reunião com o responsável pela formação do Real Madrid. No que diz respeito à organização da base de dados dos sócios, fomos actualizando informaticamente a mesma, e mesmo adquirindo novos sócios. No que diz respeito ainda aos sócios foram feitos ao longo destes três meses vários cartões de sócios que eram feitos e modelados num programa e imprimidos numa impressora própria para isto.

Tentava-se diariamente ir actualizando as várias páginas do clube, consultando o e-mail do clube para assim tratar de responder às várias solicitações pedidas por e-mail.

Por último e aqui sim o meu projecto no qual batalhei muito para que se conseguisse realizar, formar uma equipa de voleibol, no qual formulei ideias para as apresentar aos órgãos máximos do clube, de seguida e muito importante arranjou-se um treinador com muita experiência, e os jogadores vieram por acréscimo visto que já tinha alguns conhecimentos na matéria. Nesta equipa para além de ser o director estou presente em todos os treinos para ser uma ajuda ao treinador.

(15)

4.1. Organização de Eventos

Hoje em dia a Gestão Desportiva assume-se como uma das principais áreas de intervenção profissional no contexto do Desporto.

Discute-se no entanto, o lugar que o gestor desportivo deve ocupar nas organizações desportivas e também em que número. Por vezes considera-se que a presença do Gestor Desportivo nas organizações pode evitar a presença de outros profissionais com formações diferenciadas. Não defendemos esta situação, pensamos que o trabalho com profissionais especializados em diversas áreas é a forma mais eficaz de se atingirem os objectivos. Contudo, apesar da formação na área da gestão, estes devem ser capazes de se envolverem noutras actividades até mesmo na vertente prática.

Assim, esta actividade passou por ter esse objectivo.

O meu papel assentou essencialmente como organizador, e colaborador na realização de três eventos, tais como o 1º Torneio de Futsal GUSC, Guarda Cup de Futebol Infantil 2011 e o VII Torneio Internacional Futebol Juniores 2011 (torneio Paulo Futre).

Como planeado logo no inicio do estágio conseguimos fazer todas as actividades a que nos propusemos.

Figura 7- Torneio Infantis

(16)

4.1.1. 1º Torneio de Futsal GUSC

A minha primeira actividade desenvolvida foi como já mencionado a organização dum torneio de futsal onde se poderiam inscrever quaisquer equipas.

O torneio decorreu de 27 de Maio a 9 de Julho, onde 16 equipas distribuída por 4 grupos de 4 equipas, numa primeira fase competiam entre elas no respectivo grupo e assim conforme os resultados obtidos, teriam a sua classificação final nos grupos. De seguida o 1º classificado de cada grupo iria jogar com o 4º classificado de outro grupo, que previamente já estava destinado, mesmo antes de começar o torneio já estava feito o calendário com os cruzamentos das equipas até final, regressando ainda aos cruzamentos das equipas os 2º classificados de cada grupo iriam disputar a passagem aos quartos-de-final com os 3º classificados do respectivo grupo. Nesta fase já ficariam 8 equipas eliminadas, e as 8 vencedoras iriam segundo calendarização já delineada disputar com a equipa adversária um lugar nas meias-finais, visto que dos quartos-de-final só já passariam 4 equipas.

Dessas 4 equipas as que vencessem os seus encontros iriam disputar a final e as duas derrotadas iriam disputar o 3º e 4º lugar, isto porque tínhamos prémio monetário para os três primeiros, e taças para todas as equipas. O torneio decorreu ao longo deste mês e meio no pavilhão de S. Miguel às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados.

O meu papel neste torneio foi basicamente tratar de divulgar e criar este evento na parte inicial, depois no decorrer do torneio estive sempre presente fosse na mesa de jogo, fosse a observar os jogos ou mesmo até num dos bares que tínhamos montados. Tratava da actualização semanal da classificação, de colocar os melhores marcadores e tentava de uma maneira fazer com que as equipas conseguissem jogar a um horário compatível para ambas ao longo do torneio.

Foi uma boa experiência para repetir.

(17)

4.1.2. Guarda Cup Torneio Infantil 2011

O Guarda Cup Torneio Infantil 2011, decorreu nos dias 11 e 12 de Julho, onde 12 equipas das quais 6 portuguesas e 6 espanholas, distribuídas por dois grupos, competiram entre elas para definir a classificação de cada grupo e assim ir disputar o lugar final a que se estavam destinados. No sábado e domingo de manha disputaram-se os jogos da 1ª fase, que foram os grupos, e a partir daí o primeiro classificado de cada grupo foi disputar o 1º e 2º lugar do torneio, o 2º classificado de cada grupo encontrou-se para disputar o 3º e 4º lugar, e assim foi com os restantes classificados. Estes jogos foram disputados no domingo á tarde começando pelas equipas que iam disputar o 11º e 12º lugar e por aí fora até chegar á ambicionada final que foi disputada por Porto e Benfica, este último a levar a melhor num fim-de-semana que ficou marcado por vermos pequenos grandes artistas da bola.

Nesta competição pudemos observar equipas como o Porto, Benfica, Atlético de Madrid, Academia Escolas do Sporting, entre muitas outras que se bateram muito bem com estas mais conhecidas.

Neste torneio o meu papel foi basicamente de secretariado, estando numa primeira fase em conjunto com o responsável da escola de futebol do Guarda Unida Sport Clube e o Presidente do clube, na organização directa do torneio.

(18)

4.1.3. VII Torneio Internacional de Futebol Juniores Guarda 2011 (Torneio Paulo Futre)

O VII Torneio Internacional de Futebol Juniores Guarda 2011 (Torneio Paulo Futre) realizou-se entre os dias 12, 13 e 14 de Agosto, onde no Estádio Municipal da Guarda estiveram presentes 8 equipas a maioria delas do país vizinho Espanha (seis) e as restantes do nosso país. Foram 3 dias de grande espectáculo onde pela primeira vez se conseguiu ter uma equipa como o Real Madrid na nossa cidade, e penso que mesmo a nível de juniores nunca estiveram em Portugal.

A competição foi dividida em duas fases a primeira onde as 8 equipas foram distribuídas por dois grupos de quatro equipas e aí realizaram dois jogos para definir a classificação de cada grupo, esta primeira fase decorreu nos dois primeiros dias. A segunda fase foi durante o dia de domingo onde os primeiros jogos foram disputados domingo de manha onde as primeiras equipas a jogar disputaram o 7º lugar, as seguintes disputaram o 5º lugar. Já na parte da tarde assistiram-se aos últimos jogos deste grande torneio, primeiro realizou-se o jogo para a atribuição do 3º lugar, e de seguida disputou-se a grande final onde Levante e Real Madrid deram um grande espectáculo. O jogo só foi decidido na marca das grandes penalidades depois de no tempo regulamentar as equipas terem, empatado a uma bola, daqui saiu o grande vencedor da prova a equipa do Levante, talvez surpreendente mas só para quem não viu o jogo. Uma vitória justa. O meu papel neste torneio para além de estar na organização estive também a acompanhar a equipa do Real Madrid ao longo do torneio, onde os fui buscar e levar de autocarro à sua grande Ciudad Deportiva. Uma experiência que recordarei para sempre, uma vez que uma semana antes do torneio em conjunto com o Presidente António Pissarra nos deslocamos a esta grande instituição mais concretamente ao centro de estágio do Real Madrid (Ciudad Deportiva) para ter uma reunião com o responsável pela formação do Real Madrid, com vista a uma futura parceria entre as equipas.

(19)

Fig.12- Equipa vencedora Torneio Juniores

Fig.13- Real Madrid Torneio Juniores

(20)

4.1.4. Equipa de Voleibol

A equipa de voleinol nasce dum projecto meu, já era uma ideia de algum tempo e visto que agora estava inserido num clube e o Presidente me apoiou decidi avançar com a ideia, mas nada seria possivel se o Professor Casanova não tivesse aceite o desafio de orientar esta equipa que esperemos que tenha muitos e bons anos. É uma equipa que vai misturar a experiência de jogadores que já estiveram na 1ª divisão nacional e jogadores mais novos que foram campeões nacionais de gira-vólei. É uma realidade nova para a maioria de todos nós mas temos muita vontade e tudo vamos fazer para que tudo corra bem. Logo nesta primeira experiência a equipa vai disputar a 3ª divisão nacional vai ser um caminho muito longo e cinuoso mas tenho a certeza que tudo vai correr bem. Para os nosso atletas não vai ser fácil adaptar-se a esta realidade que é jogar voleibol de 6 elementos visto que eles estavam habituados a jogar voleibol de duplas.Mas graças aos treinos que todas as semanas temos seja no pavilhão azul do I.P.G seja no pavilhão de S. Miguel, a equipa tem vindo a assimilar todos os ensinamentos do Treinador Jorge Casanova. Queria deixar ainda uma palavra de agradecimento ao Sr. Presidente do I.P.G. que aceitou ser nosso parceiro nesta nossa aventura, indo a equipa chamar-se Guarda Unida Sport Clube\I.P.G.

(21)

5. Reflexão

Ao longo destes três meses são bastantes os aspectos positivos e ensinamentos que tenho a retirar do meu estágio, apesar de haver coisas que poderiam ter sido melhores tanto de parte da instituição Guarda Unida como da minha penso que o estágio decorreu tudo dentro do previsto e duma maneira muito agradável para ambas as partes.

De referir todo o apoio que tive pelos responsáveis do clube em todas as actividades em estive inserido, e também a maneira disponível que tiveram de me auxiliar em campos em que eu não estava tão àvontade como a de organizar a base de dados dos sócios e de controlar as páginas do clube.

Em relação ao meu orientador de estágio esteve mais próximo dando-me algumas dicas a partir do momento em que o projecto do voleibol arrancou, antes disso não tivemos contacto algum talvez por minha culpa que nunca o procurei para tirar algumas dúvidas. Já em relação ao meu responsável de estágio no clube o Presidente sempre que necessário auxiliou-me e orientou-me dentro da instituição.

.

(22)

6. Conclusão

Nesta conclusão posso afirmar que todos os objectivos a que nos tínhamos propostos foram cumpridos, tais como a organização do Torneio de Futsal, do Torneio de Infantis e do Torneio de Juniores, inclusive foram feitas e desenvolvidas outras actividades que inicialmente não estavam previstas, como a organização da base de dados dos sócios do clube, preparação da nova época fazendo a inscrição dos atletas na Associação de Futebol da Guarda, manutenção das páginas na internet do clube, e mais importante uma ideia que já ocorreu depois do inicio do estágio a criação duma equipa de voleibol. Penso que os objectivos foram alcançados duma forma positiva, apesar de que se pode sempre melhorar e tenho a certeza que se mais alguma vez estiver num estágio deste tipo ou mesmo a trabalhar neste âmbito já não cometerei alguns erros que cometi, entre os quais na organização do torneio de futsal deixei aspectos importantes para tratar com outras pessoas que depois tive de ser eu a tratar mas já quando o torneio tinha começado, nunca voltarei a deixar algo para fazer de que pode depender o sucesso do evento para as últimas

Aprendi muito principalmente no que toca a organização de eventos visto que estive inserido numa organização em que nada pode falhar e onde qualquer erro pode ditar o falhanço do objectivo do evento, assim sendo, fui percebendo que para se ter sucesso em organizações temos de estar rodeados por pessoas que tenham as mesmas motivações e interesses que nós, e principalmente pessoas que estejam dispostas a dar o seu melhor para que tudo corra bem, caso contrário o evento deixará de ser recordado por ter sido um dos melhores com os melhores, e passará a ser um falhanço apesar de ter das melhores equipas neste caso.

Por isso mesmo digo que este estágio foi muito bom para mim onde aprendi a ser autónomo e a ter iniciativa na criação de eventos desportivos.

(23)

7. Sites Utilizados para Pesquisa

http://www.guardaunida.pt/Clube/MensagemdoPresidente/tabid/56/Default.aspx

(24)
(25)

Anexo I – Organização

Institucional

Do GUSC

(26)

Direcção

Cargo Nome

Presidente António Pereira de Andrade Pissarra

Vice-Presidente Alexandre Marques Garcia

Vice-Presidente Carlos Alberto Martins Lopes

Vice-Presidente Luís António Gonçalves Pires Marques

Vice-Presidente Emílio Augusto Bárbora Barroso

Secretário Elmano Duarte Freitas da Silva

Tesoureiro Paulo Jorge Costa Teixeira

Vogal Américo Marques Pimentel

Vogal António João Correia

Suplentes

João Miguel Gaspar Sequeira

Filipe Henrique Martins Barbeira

Felisberto Manuel Alves Cardoso

José Adalberto Videira Verde

Júlio Manuel Pereira dos Santos

Amílcar José da Costa Abrantes

Francisco João Sanches Pires

Mário Cameira Serra

Conselho Fiscal

Cargo Nome

Presidente João Henrique Ribeiro

Vogal Vítor José Martins Antunes

Vogal José Manuel dos Santos Gonçalves

Suplentes

Eduardo Nabais Nicolau

António José Tavares Leal

Maria Fernanda Freire Carrasqueira

Assembleia-Geral

Cargo Nome

Presidente José dos Santos Robalo

1º. Secretário José Luís Marques Lameiras

2º. Secretário Agostinho Osório Igreja

Suplentes

Jorge Manuel Braz Gonçalves

José Alexandre Pires

(27)

Anexo II – Cartazes

Torneios

(28)
(29)
(30)

Referências

Documentos relacionados

A caracterização de ambientes aquáticos por meio da verificação da diversidade de organismos como os de vida livre e patogênicos apresenta uma possibilidade para

6 CONCLUSÃO Os resultados deste estudo mostram que o extrato bruto metanólico de Condalia buxifolia, administrado pela via intragástrica, apresentou os seguintes efeitos: -

Com um número tão grande de faculdades privadas que existem no Brasil atualmente, ter uma desvalorização de discussões críticas e pouca produção científica – o

These studies have shown the importance to evaluate polymer or lipid-based nanocarrier systems in relation the phytotoxic effects on seed germination and seedling

Para fins de incidencia do direito processual do trabalho, o artigo 114 da CF, com nova redagao dada pela EC n° 45/2004, alargou a competencia da justiga do trabalho para processar

Mais especificamente, a presente invenção está relacionada à preparação de endostatina naturalmente dimerizada ou oligomérica; formada pela associação não

Na Tabela 8 apresentam-se os parâmetros de ajuste do modelo de semivariograma exponencial para precipitação média máxima diária anual, para tempo de duração de 30 minutos e

Em 1973 há a elaboração do Plano de Ação Cultural, pelo Ministro Jarbas Passarinho que traz um calendário cultural do governo e, posteriormente, há a abertura