• Nenhum resultado encontrado

ENSINO FUNDAMENTAL II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENSINO FUNDAMENTAL II"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

ATENÇÃO: O trabalho deverá ser entregue no dia da Avaliação de Recuperação. O mesmo será

anexado à prova.

Leia o texto e responda as questões abaixo: Fábula canina

As crianças tanto insistiram que o pai acabou cedendo: compraria um cachorro. Como não conhecia nada de cachorros, procurou o sogro, que conhecia tudo. O sogro disse que sabia onde conseguir o cachorro ideal para as crianças: um “spaslov siberiano”. Uma raça criada especificamente para os filhos da família imperial russa.

O “spaslov” era branco, peludo e pacífico. As crianças poderiam fazer o que quisessem com ele. Era um cachorro inteligente, facilmente treinável, que só dava algum trabalho porque tinha certos hábitos peculiares. Não só suas refeições tinham que ser em dois serviços ― primeiro uma entrada, depois o prato principal ― como, entre os dois serviços, ele precisava de um sorbet1 para limpar o paladar. Também precisava de uma máscara para dormir, pois era extremamente sensível à luz. E, em certos meses do ano, que correspondiam ao inverno europeu, era dado a períodos de depressão, que os especialistas chamavam de “nostalgia da neve”. Fora isso, era um ótimo animal, dócil como poucos e excelente companheiro.

O pai hesitou, mas as crianças ficaram entusiasmadíssimas com a descrição do “spaslov” (um cachorro russo!) e exigiram a sua compra. Já tinham até um nome pronto ― Natasha ― que teve que ser mudado quando o “spaslov” chegou e descobriram que era macho. Todos se

apaixonaram pelo Natasho. Inclusive o pai, que volta e meia se pegava estudando o cachorro, e no outro dia notou que o cachorro também o estudava, com algo no olhar.

O que será que ele pensa de nós? — pensa o pai. Nós o tratamos bem, mas não podemos lhe dar o tratamento imperial que a sua linhagem exige. Passadas as primeiras semanas ninguém mais se preocupava em lhe servir os dois pratos com um sorbet no meio. E ninguém mais lhe botava a máscara para dormir. Ele tinha que enterrar a cabeça numa coberta, na sua caixa de dormir no canto da cozinha, para que a vaga fosforescência do relógio do micro-ondas não impedisse seu sono.

O pai não sabe se sonhou ou se aconteceu. Acordou no meio da noite e viu o Natasho sentado ao lado da cama, olhando para o seu rosto. Como era uma noite de Lua Cheia, o

cachorro talvez não conseguira dormir nem com o cobertor tapando os olhos. Que agora estavam fixos nos olhos do homem, querendo dizer o quê? O pai não contou para ninguém, mas teve a impressão que o cachorro o olhava como se olha um enigma. Era um olhar de incompreensão.

Podia ser cansaço. Fora um dia cheio para Natasho, que correra com as crianças na calçada e servira de cavalo para o caçula. Podia ser melancolia, a tal “nostalgia da neve”. Mas não, o cachorro estava tentando decifrá-lo.

Eu também não sou o que deveria ser, pensou o pai. Estou na profissão errada,

possivelmente na família errada, certamente no lugar errado. Meus genes estão programados

para outro continente, para outra vida. O que o olhar do Natasho dizia era que para um cachorro não tinha remédio, suas alternativas eram limitadas e, mesmo, a Rússia estava longe. Mas ele?

Que era a sua desculpa? Mas o pai acha que pode ter sido um sonho.

Adaptado: VERÍSSIMO, Luís Fernando. Vocabulário:

Sorbet: (pronuncia-se “sorbê”) tipo de sorvete feito à base de água, mais macio e granuloso que os sorvetes tradicionais, não contém gordura nem gemas de ovos.

ENSINO FUNDAMENTAL II

Valor da prova/atividade:

2,0

Nota:

Data: ___/_______/2014 Professora: WALKYRIA Disciplina:

Nome: ___________________________________________ no: ____ Ano: 6º FINAL

(2)

2

1-O que levou o pai a comprar um cachorro? Quem o ajudou na escolha da raça?

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

2- Inicialmente, a família deu um nome ao cachorro. Qual foi o nome? Por que ele teve de ser mudado? ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

3- Leia os trechos abaixo com atenção e faça o que for solicitado:

a-) “As crianças tanto insistiram que o pai acabou cedendo: compraria um cachorro. Como não conhecia nada de cachorros, procurou o sogro, que conhecia tudo. O sogro disse que sabia onde conseguir o cachorro ideal para as crianças: um “spaslov siberiano”. Uma raça criada especificamente para os filhos da família imperial russa.”

Copie do trecho acima 05 (cinco) substantivos. Esses substantivos são próprios ou comuns? Justifique. ___________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

b-) “O “spaslov” era branco, peludo e pacífico. As crianças poderiam fazer o que quisessem com ele. Era um cachorro inteligente, facilmente treinável, que só dava algum trabalho porque tinha certos hábitos peculiares. Não só suas refeições tinham que ser em dois serviços ― primeiro uma entrada, depois o prato principal ― como, entre os dois serviços, ele precisava de um sorbet1 para limpar o paladar. Também precisava de uma máscara para dormir, pois era extremamente sensível à luz. E, em certos meses do ano, que correspondiam ao inverno europeu, era dado a períodos de depressão, que os especialistas chamavam de “nostalgia da neve”. Fora isso, era um ótimo animal, dócil como poucos e excelente companheiro.”

Copie do trecho acima 05 (cinco) adjetivos. E indique a palavra a qual cada adjetivo faz referência. ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

c-) “O que será que ele pensa de nós? — pensa o pai. Nós o tratamos bem, mas não podemos lhe dar o tratamento imperial que a sua linhagem exige. Passadas as primeiras semanas ninguém mais se

preocupava em lhe servir os dois pratos com um sorbet no meio. E ninguém mais lhe botava a máscara para dormir. Ele tinha que enterrar a cabeça numa coberta, na sua caixa de dormir no canto da cozinha, para que a vaga fosforescência do relógio do micro-ondas não impedisse seu sono.”

Copie do trecho acima 05 (cinco) verbos e reescreva-os na forma do infinitivo .

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

4-Identifique os elementos da comunicação presentes nas situações abaixo:

a) Os alunos assistem a um vídeo produzido por seu professor para alertar os jovens contra o uso de drogas. Emissor:_________________________________________________________________________ Receptor:________________________________________________________________________ Mensagem:______________________________________________________________________ Código:_________________________________________________________________________ Canal:__________________________________________________________________________ Referente:_______________________________________________________________________ SUBSTANTIVO é toda a palavra que denomina um ser; é usada para nomear pessoas, coisas, animais, lugares e sentimentos. Normalmente vem precedida de artigo.

(3)

3

Os substantivos que aprendemos no 6º ano classificam-se em:

• Comum/ Próprio • Concreto/ Abstrato

1) Sublinhe os substantivos que aparecem nas orações abaixo: a) As pessoas estavam muito contentes na festa.

b) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche. c) A bicicleta de Paulo está com o pneu furado.

d) O garoto não entrou no teatro, porque esqueceu os bilhetes. e) O cachorro quase me mordeu.

ARTIGO é a palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo. Os artigos classificam-se em:

• Definidos: o / a / os / as

• Indefinidos: um / uns / uma / umas 2) Classifique os artigos conforme o modelo:

O senhor me dá um presente de aniversário? o = artigo definido, masculino, singular um = artigo indefinido, masculino, singular a) Ganhei uma caneta dourada.

________________________________________________________________________________ b) Os irmãos ganharam doces.

________________________________________________________________________________ c) A gaita era verde.

________________________________________________________________________________

ADJETIVO é a palavra que caracteriza o substantivo.

Exemplo: Aquela moça é muito bonita. (Bonita é um adjetivo) 3) Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:

a) O sapo verde deu um pulo engraçado.

b) No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas. c) A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.

d) Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos! e) Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.

4) O adjetivo caracteriza o substantivo de vários modos: bonito, por exemplo, atribui uma qualidade positiva; feio, uma negativa.

(4)

4

a) camarada: ____________________________________________________________________ b) gesto: ________________________________________________________________________ c) roupa: ________________________________________________________________________ d) mulher: _______________________________________________________________________ NUMERAL é uma palavra que exprime número, ordem numérica, múltiplo ou fração.

O numeral pode ser: • Cardinal • Ordinal • Multiplicativo • Fracionário

5) Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:

a) Fernanda comeu um terço da torta. _________________________________________________ b)Esse filme é de segunda categoria. __________________________________________________ c)Lucas agora tem o dobro de trabalho na escola. ________________________________________ d) Maria e Ana convidaram seis amigas para jantar em sua casa. ____________________________ e)Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião. ______________________________ PRONOME é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo.

O pronome pode ser: • Pessoal • Possessivo • Demonstrativo • Indefinido • Interrogativo

6) Classifique o pronome destacado nas frases abaixo:

a) Este animal não vai participar da exposição. __________________________________________ b) Vários atletas já chegaram. _______________________________________________________ c) Quantos ainda não votaram? _____________________________________________________ d) Há poucos erros na redação. ______________________________________________________ e) Ela sempre gostou de ler. ________________________________________________________ f) Nosso povo está despertando. _____________________________________________________

VERBO é a palavra que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza. 7) Dê o infinitivo dos verbos abaixo:

(5)

5

a)chegarei: _________________________ b)subiram: _________________________ c)coube: ___________________________ d)fizeste: __________________________ e)pusesses: _________________________ f)sumiu: ___________________________ g)estávamos: _______________________ h)amássemos: ______________________ i)perceberdes: ______________________ j)é: ______________________________

ADVÉRBIO é a palavra invariável que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio. Os principais advérbios indicam circunstâncias de:

Tempo: ontem, hoje, amanhã, já, cedo, tarde, antigamente...

Lugar: aqui, ali, acolá, aí, lá, perto, longe, acima, abaixo, dentro, fora... Modo: depressa, devagar, bem, mal, calmamente, alegremente... Intensidade: muito, menos, pouco, mais, bastante....

Negação: não, absolutamente...

Dúvida: talvez, provavelmente, possivelmente... Afirmação: sim, certamente, realmente....

8) Identifique e classifique os advérbios conforme o modelo.

Luiza e Marcos viajaram bastante pelo mundo. bastante: advérbio de intensidade a) Não engoli coisa nenhuma.

________________________________________________________________________________ b) Convoquei imediatamente a família.

________________________________________________________________________________ c) Os pais de Amanda gostavam muito de viajar.

________________________________________________________________________________ d) A velhinha passava rapidamente pela fronteira.

________________________________________________________________________________ e) Os meninos hospedaram-se aqui.

________________________________________________________________________________

PREPOSIÇÃO é uma palavra invariável que liga um termo dependente a um termo principal, estabelecendo uma relação entre eles.

As preposições essencias são:

(6)

6

PARA, PERANTE, POR, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS

9) Sublinhe as preposições:

a) Conversamos sobre nossos estudos.

b) Sempre lutamos contra a má vontade de alguns. c) Estou mais uma vez sem meu ajudante.

d) A criançada partiu para o acampamento. e) Aquela chácara é de meus tios.

f) Você já viajou de avião?

10) Complete com a preposição adequada: a) Saí __________ meus pais.

b) Estamos __________ luz há alguns minutos.

c) Minha família morou __________ Pernambuco vários anos. d) Minha mãe gostava __________ conversar __________ arte. e) __________ o juiz, ele não abriu a boca.

f) Estarei __________ Curitiba na próxima quinta-feira.

g) Deteve-se um instante ___________ observar o movimento ___________ pedestres.

CONJUNÇÃO é a palavra invariável que liga:

• duas palavras com o mesmo valor, numa oração. • duas orações entre si.

11) Sublinhe as conjunções:

a) Saiu cedo, mas não voltou ainda.

b) Estava estudando, quando você me telefonou. c) Você reage ou será dominado pela doença. d) Não compareceu à reunião nem justificou a falta. e) Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo. f) Ele falava e eu ficava ouvindo.

g) Compre um jipe ou um caminhão. h) Esperei-o até tarde, mas ele não veio.

INTERJEIÇÃO são palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento. As interjeições mais comuns são :

de alegria: ah! oh! oba! de aplauso: viva! bis! bravo! de chamamento: ó! olá! alô! de dor: ui! ai!

(7)

7

de silêncio: silêncio! psiu!

de surpresa: oh! ah!

de advertência: cuidado! atenção! de alívio: ufa! Arre!

de admiração: ah! oh! puxa! nossa! de desejo: oxalá! tomara!

de saudação: salve! viva! olá! de terror: ui! credo! cruzes

12) Identifique as interjeições:

a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.

b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo! c) Temos a família reunida de novo. Viva!

d) Você vai conseguir. Força!

13) Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo:

alegria – aborrecimento – saudação – desejo – advertência – admiração a)Caramba! Como ela samba!

___________________________________________________________________________ b) Cuidado! Trecho sem acostamento!

___________________________________________________________________________ c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo.

___________________________________________________________________________ d) Olá! Como passou a noite?

___________________________________________________________________________ e) Oba, as férias estão aí.

___________________________________________________________________________ f) Xi! Esse cara aqui de novo.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Após analisar a evolução do uso e cobertura da terra na região estudada após a decadência da atividade cafeeira, objetivou-se examinar o reflexo do abandono do cultivo

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

 A alimentação na idade adulta deve ser adequada e saudável, assim como nas fases anteriores, de forma a promover a saúde, evitar ou retardar o aparecimento de

Entregou-se também, o mesmo tipo de questionário com algumas modificações (perguntas fechadas) a 15 (quinze) trabalhadores de postos de trabalho específicos existentes nas

Assim, a produção no segmento chamado “dentro da porteira” fica mais especializada e, passa a ser orientada para o mercado o passar dos tempos ocorreram ajustes nos modos

Incidirei, em particular, sobre a noção de cuidado, estruturando o texto em duas partes: a primeira será uma breve explicitação da noção de cuidado em Martin Heidegger (o cuidado

Ao nível municipal não são contemplados Centros de Coordenação Operacional, no entanto, de acordo com a Directiva Operacional n.º 1/2009 da Autoridade Nacional de Protecção