• Nenhum resultado encontrado

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EAD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EAD"

Copied!
83
0
0

Texto

(1)

SÍNTESE

PROJETO PEDAGÓGICO

DO CURSO DE

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO

DE RECURSOS HUMANOS EAD

(2)

1. NOSSA HISTÓRIA, MISSÃO, VISÃO E VALORES O Começo

Mário Veiga de Almeida Fundador da Universidade

Em 1933, através do sonho de Mário Veiga de Almeida, tem início a história da UVA. Junto com sua irmã, Maria Anunciação de Almeida, o fundador da universidade realizava uma atividade voluntária na Igreja de Santo Cristo. Eles começaram a alfabetizar crianças que, com dificuldade de leitura, não conseguiam acompanhar a catequese junto à Igreja. Por terem perdido seus pais ainda crianças, foram adotados por seus padrinhos e usavam como sala de aula a mesa de jantar da modesta residência onde viviam.

Em 1937, a sala de aula improvisada muda de endereço para uma casa com poucas salas, surgindo a primeira escola, o Colégio Sagrado Coração de Jesus. O Ensino Superior tem início em 1972, com a criação da Escola de Engenharia Veiga de Almeida, com os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Em 1992, a criação de novos cursos leva ao reconhecimento e oficialização por parte do Ministério da Educação e Cultura (MEC), da Universidade Veiga de Almeida, que conta hoje com 5 campi e um centro de excelência em saúde.

Nova Fase

Desde 2011, a Universidade Veiga de Almeida integra a Rede Ilumno, uma rede internacional de instituições de ensino que tem como principal objetivo ampliar o acesso à educação superior de qualidade nas Américas.

O ingresso à Rede Ilumno foi o primeiro passo concreto da UVA em seu processo de internacionalização. A instituição, em um momento em que é reconhecida como uma das melhores universidades do Brasil, enxerga na Rede a possibilidade de troca de experiências, bem como de desenvolvimento de soluções inovadoras e novas tecnologias de ensino.

(3)

Estas são estratégias fundamentais para que a UVA possa preparar seus egressos para atuar em uma economia globalizada, de forma consciente e a partir de um forte senso de responsabilidade social.

Missão

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) tem como missão formar profissionais, oferecendo ensino de qualidade em todas as modalidades (presencial e a distância), estimular e desenvolver pesquisa e promover atividades de extensão relevantes à comunidade, contribuindo desse modo para a formação plena do cidadão, alicerçada em uma cultura empreendedora e em princípios humanistas, éticos e democráticos.

Visão

A UVA tem como visão ser reconhecida como uma universidade atual e inovadora pelas competências profissionais e empreendedoras dos seus egressos, pela contribuição de suas pesquisas aplicadas às demandas da sociedade e ao setor produtivo, e pelo impacto de suas ações de extensão desenvolvidas, especialmente, nas regiões em que atua.

Valores

Colaboração: Somos uma equipe, uma Rede trabalhando juntos para o mundo. A colaboração entre nossas instituições permite desenvolver uma qualidade educativa que excede as expectativas de nossos estudantes. Temos um ambiente de trabalho dinâmico que é enriquecido ao compartilhar suas melhores práticas.

Integridade: Trabalhamos todos os dias com absoluto compromisso com a ética, honestidade e credibilidade.

Paixão: Somos apaixonados pela educação e formamos estudantes apaixonados pelo exercício de suas profissões.

Qualidade: Estamos comprometidos com a contínua melhoria da acessibilidade e relevância de nossa oferta acadêmica e a experiência total de nossos estudantes.

2. DADOS GERAIS

- Nome do Curso

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - graduação a distância - Titulação

(4)

- Aspectos Legais

Os instrumentos orientadores do Curso, e norteadores deste Projeto Pedagógico, vão desde as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para organização e funcionamento dos Cursos Superiores em Tecnologia, o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, até as definições administrativas e pedagógicas da Universidade Veiga de Almeida.

- Autorização de funcionamento

O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS tem definidas suas bases legais de funcionamento na Resolução n.o 23/2013 do Conselho Universitário, de 13/12/2013 que autoriza o funcionamento do CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, na modalidade à distância, em sua sede e em seus polos de apoio constantes do seu Plano de Desenvolvimento Institucional.

“O Presidente do Conselho Universitário da Universidade Veiga de Almeida – UVA, no uso de suas atribuições, e tendo em vista a decisão aprovada em plenário deste Conselho de 29 de junho de 2010 do CONSUN/UVA, resolve:

Art. 1º Autorizar o funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, modalidade a distância, no Campus Tijuca e polos de apoio presenciais credenciados, da Universidade Veiga de Almeida, com 300 (trezentas) vagas totais anuais.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação”.

3. OBJETIVOS DO CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos tem como escopo a formação de um profissional com as condições suficientes e necessárias ao cumprimento de seu papel no mercado do trabalho.

(5)

Apresenta como objetivo geral capacitar o aluno a atuar no mercado num contexto social mais amplo, favorecendo aspectos da administração e controle de Recursos Humanos, com foco nas interferências administrativo-financeiras e de mercado, sem deixar de levar em conta aspectos humanos e de qualidade. Estimula-se que o aluno conquiste o domínio das diversas áreas de atuação, tendo como referências a ética, a responsabilidade social e o respeito pelas questões da preservação ambiental.

4. PERFIL DO EGRESSO

O egresso deverá dominar e aplicar as competências inerentes à área de Recursos Humanos dentro das organizações.

O perfil desse curso abrange todo o setor de Recursos Humanos e, destina-se aos egressos do ensino médio, ensino técnico e mesmo os matriculados e egressos do Ensino Superior.

O egresso desse curso estará apto a:

1. Analisar criticamente o cenário do Mercado de Trabalho e Mercado de Recursos Humanos, bem como as tendências e os desafios do mercado globalizado.

2. Coordenar o planejamento estratégico de Recursos Humanos 3. Recrutar e selecionar talentos para a organização.

4. Organizar programas de socialização organizacional. 5. Elaborar pesquisas e gerir o clima organizacional. 6. Alinhar as competências humanas e organizacionais.

7. Elaborar programas de conduta moral e de responsabilidade social e ambiental corporativa.

8. Elaborar e implementar projetos utilizando métodos e técnicas de gestão e uso do conhecimento adquirido sobre Recursos Humanos.

9. Gerir pessoas, utilizando técnicas e instrumentos gerenciais e tecnológicos mais modernos do mercado.

(6)

10. Atuar em gerenciamento de equipes, consultorias, auditorias e coordenações de atividades de recursos humanos.

11. Coordenar a implantação de projetos relacionados aos processos de sua responsabilidade.

Outro aspecto importante é a valorização da formação continuada com seus referenciais coerentes com a proposta educacional inovadora. O egresso precisa entender que a busca do conhecimento deve acompanhá-lo permanentemente, não se restringindo apenas a uma etapa da sua vida. Nesse aspecto, o curso especificamente vem cumprindo o seu papel oferecendo oportunidades diversificadas e permanentes mediante o oferecimento de atividades paralelas de enriquecimento curricular.

A concepção das estruturas curriculares do curso de Tecnólogo em Recursos Humanos está articulada com os pressupostos teórico-metodológicos do projeto político pedagógico institucional e com os objetivos institucionais a fim de que se possa atingir o perfil esperado do egresso. Nessa perspectiva a cada semestre de ensino são propostas atividades complementares, participação dos estudantes em eventos, projetos de extensão e monitoria.

A organização, a objetividade e a conotação prática do curso preparam o aluno para implementação imediata das técnicas dos processos de gestão, onde o entendimento do gerenciamento de processos cria uma diferenciação para aquele profissional.

Competências e habilidades

O Projeto Político Pedagógico Institucional pretende, por meio dos cursos da Universidade, desenvolver um conjunto de competências e de habilidades profissionais e formar empreendedores articulados com as demandas da sociedade, principalmente com o setor produtivo, assentando-se na legislação e nas diretrizes curriculares nacionais de cada curso.

Essas competências referem-se ao comprometimento com os valores inspirados na sociedade democrática, ao domínio dos conteúdos a serem socializados e seus significados em diferentes contextos, à articulação interdisciplinar dos conteúdos, ao domínio das tecnologias, aos processos de investigação que possibilitam a produção de conhecimento e ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional ao longo da vida. ´

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos deverá desenvolver um conjunto de competências e habilidades para garantir o domínio de conteúdos prático-teóricos, que se articulem para a formação do perfil desejado para o egresso do curso. Esse perfil corresponde ao de um profissional qualificado para

(7)

elaborar e implementar planos de negócios, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos.

A habilidade para lidar com pessoas, a capacidade de comunicação e trabalho em equipe, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos são requisitos importantes a esse profissional.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos abre oportunidades profissionais oriundas de empresas públicas e privadas, bem como para profissionais autônomos. O bom profissional é capaz de responder melhor às demandas de um mundo globalizado e competitivo, com conhecimentos específicos, além de desenvolver uma visão cultural abrangente, exigida para a sua atuação em qualquer modalidade.

Diante da realidade atual mundial, interconectada e globalizada, preparar acadêmicos para trabalhar na área de Recursos Humanos é respeitar as necessidades de formá-los para atuar em mercados altamente competitivos e em constantes mudanças, o que exige destes um profundo conhecimento sobre as atividades administrativas da empresa e os seus efeitos na vida social, econômica e no meio ambiente.

O profissional deve ter habilidade para trabalhar em equipes interdisciplinares e multidisciplinares, interagindo criativamente nos diferentes contextos organizacionais e sociais. Esses contextos envolvem o desenvolvimento de competências em quatro linhas de formação específica distintas, profissionalizando-o como analista de Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Operações. Cada uma destas linhas de formação deve ser cursada de forma independente, desenvolvendo-se competências profissionais específicas.

Para cada uma das áreas de formação específica o profissional egresso poderá obter certificações intermediárias relacionadas à obtenção de competências para lidar com diferentes processos existentes nas organizações empresariais sem que, em hipótese alguma, fique comprometido o desenvolvimento da competência mais ampla de gestor de negócios.

Consolida-se, assim, a formação de um profissional com ampla base de conhecimentos e domínio de ferramentas gerenciais e, ao mesmo tempo, com formação específica em áreas de conhecimento relevantes para sua atuação no mercado de trabalho.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, na modalidade a distância, desenvolve um conjunto de competências articuladas com as demandas importantes decorrentes da análise da atuação profissional e assenta-se na legislação vigente e diretrizes curriculares nacionais. São elas:

a. Capacidade para elaborar plano de negócios utilizando técnicas relacionadas aos processos de empresas.

(8)

b.

Capacidade para analisar o contexto econômico, político, cultural e social para adotar decisões compatíveis com a realidade encontrada.

c.

Desenvolvimento do espírito de negociação, imprescindível para o êxito de uma gestão sustentada por princípios de uma administração afinada com a contemporaneidade.

d.

Capacidade para incorporar na prática os conhecimentos teóricos que estão sendo adquiridos durante o curso.

e.

Capacidade para elaborar projetos inovadores defendendo e fundamentando o seu ponto de vista, utilizando o suporte teórico estudado no decorrer do curso.

f.

Capacidade para aplicar seus conhecimentos na prática por meio de análise de viabilidade.

g.

Capacidade para lidar com pessoas, trabalhar em equipe e tomar decisões, levando-se em conta os princípios de uma gestão afinada com os tempos modernos.

h.

Capacidade de incorporar na sua prática ideias e valores socioculturais e históricos, indispensáveis ao exercício da cidadania.

i.

Capacidade para entender a interface dos processos organizacionais e seu contexto final no qual ele se insere.

j.

Capacidade para incorporar novos paradigmas de gestão favorecendo a relação entre o fazer, o sentir e o pensar, configurando a formação do gestor numa perspectiva multidimensional.

k.

Capacidade de comunicação para desenvolver o trabalho em equipe. l.

Capacidade para assimilar inovações decorrentes das pesquisas tecnológicas e gerenciais que provocam mudanças no ambiente de trabalho.

m.

Compreensão da sua formação numa abordagem transdisciplinar e dialógica com profissões afins, para melhor se capacitar no desenvolvimento das funções gerenciais que demandam conhecimentos ligados à todas as áreas.

n.

Capacidade para gerenciar o próprio negócio, elaborar proposta técnica e comercial para o cliente e elaborar portfolio profissional.

(9)

o.

Capacidade para estabelecer meios para tornar o ambiente propício visando à produtividade, aliada a boa convivência grupal.

p.

Capacidade de adotar princípios da Administração capazes de criar condições para uma efetiva melhoria de desempenho humano nas organizações.

q.

Compreender ideias e valores socioculturais e históricos, indispensáveis ao exercício da cidadania.

- Funções do egresso dentro do mercado de trabalho

Sendo assim, listamos os possíveis campos de atuação para o Tecnólogo em Recursos Humanos no mercado de trabalho:

 Planejamento Estratégico de Recursos Humanos

 Recrutamento e Seleção de Pessoas

 Socialização e Integração Organizacional

 Gestão de Carreiras

 Avaliação de Desempenho

 Gestão da Remuneração

 Gestão por Competências

Coaching

Educação Corporativa

5. MATRIZ CURRICULAR

Módulo I – SEM Certificação

Disciplinas / Professores C/H

Fundamentos de Marketing 80

Gestão Estratégica de Pessoas 80

Empreendedorismo 80

Fundamentos de Gestão Empresarial 80

Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental 80 Total 400

(10)

Módulo II – Certificação: Analista de Cargos e Remuneração (AC&R)

Disciplinas / Professores C/H

Coaching e Mentoring 80

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho 80

Endomarketing 80

Gestão de Cargos, Carreiras e Desempenho Humano 80

Remuneração e Benefícios 80

Atividade Certificadora I – Cargos e Remuneração 80 Total 480

Módulo III – Certificação: Analista de Treinamento & Desenvolvimento (AT&D)

Disciplinas / Professores C/H

Treinamento & Desenvolvimento e Gestão do Conhecimento 80 Motivação, Liderança e Gestão de Equipes 80

Estratégias de Negociação 80

Gestão por Competências 80

Gestão da Cultura e do Clima Organizacional 80 Atividade Certificadora II – Treinamento e Desenvolvimento 80 Total 480

Módulo IV – Certificação: Analista em Recrutamento e Seleção (AR&S)

Disciplinas / Professores C/H

Recrutamento e Seleção 80

Dinâmica de Grupo e Business Game 80

Relações Trabalhistas e Sistemas de Informações em RH 80

Modelos de Gestão 80

Teorias de Personalidade 80

Atividade Certificadora III – Recrutamento e Seleção 80 Total 480

Observação: A disciplina de LIBRAS é oferecida como optativa, sem integralizar a carga horária do curso, mas constando do Histórico Escolar, quando cursada, bem como as Relações Étnico Raciais e Políticas de Educação Ambiental que são oferecidas sob a forma de palestras e cursos de extensão.

Carga horária do curso 1840h

Atividades Complementares 120h

(11)

6. ESTÁGIO SUPERVISIONADO Não se Aplica

7. TCC

O Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos não exige TCC do aluno. No entanto, incentiva o aluno a elaborar ao longo do curso quatro projetos por módulo/período, onde as outras disciplinas possuem ao mesmo tempo, autonomia e um papel tributário a ele, fornecendo instrumental para que, ao final de cada módulo, o estudante conclua um “projeto integralizado”, ou seja, a cada módulo o aluno recebe uma certificação específica: Projeto em Analista de Cargos e Remuneração (Módulo 2); Projeto em Analista em Recrutamento e Seleção (Módulo 3); Projeto em : Analista de Treinamento & Desenvolvimento (Módulo 4).

A apresentação dos três projetos durante o curso representa os trabalhos intermediários, não havendo Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Portanto, com a realização do último projeto, o aluno estará visualizando a estrutura central da Gestão Imobiliária, ou seja, atingirá as principais competências: Administração de Imóveis; Administração de Condomínios; a Intermediação Imobiliária e a Avaliação de Imóveis.

Nos projetos, o estudante deve seguir a orientação dada pelo professor, acompanhando todas as etapas do desenvolvimento do trabalho.

Os alunos devem se comprometer a cumprir todos os prazos de entrega deferidos pelo calendário.

8. ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos propiciam um enriquecimento dos conhecimentos do estudante, bem como da sua prática por meio da exploração de espaços culturais, artísticos, literários, científicos e históricos. Privilegia o processo de ensino-aprendizagem através das seguintes atividades: de cunho comunitário e de interesse coletivo; de assistência

(12)

acadêmica e de iniciação científica e tecnológica; culturais e intercâmbio com instituições congêneres.

As Atividades Complementares são obrigatórias e devem ser cursadas do início até o final do curso de graduação, enfatizando o conhecimento transdisciplinar, interdisciplinar e de extensão, contribuindo para a formação integral do estudante. Tem como objetivo conciliar os conceitos que permeiam a sociedade contemporânea com uma perspectiva humanística, priorizando os valores sociais e culturais. Possibilitam uma constante atualização curricular enfocando questões emergentes no cenário científico ou no cenário socioeconômico geral. Constituem-se de atividades de cunho cultural, técnico-científicas, dentre outras, podendo ter a forma de cursos de curta duração, oficinas de trabalho, conferências, palestras, seminários e outras atividades correlatas.

A cada ano são planejadas atividades diversificadas, tais como: palestras, seminários, excursões, pesquisas, projetos interdisciplinares, tornando o currículo mais dinâmico e propiciando maior integração entre alunos e professores e, ao mesmo tempo, o contato direto com a realidade política, social, cultural e econômica do país. Os coordenadores e professores de todos os cursos participam do planejamento das atividades numa perspectiva interdisciplinar do currículo, quando vários saberes e olhares se entrecruzam, enriquecendo, dessa forma, o conhecimento dos alunos e professores sobre determinado assunto.

O cumprimento da carga horária em Atividades Complementares é indispensável à conclusão do curso. O aluno do curso superior de tecnologia em Recursos Humanos deverá cumprir ao longo do curso uma carga horária total mínima de 160 horas que deverão ser comprovadas mediante a apresentação de certificados.

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art.1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as Atividades Complementares em conformidade à legislação vigente.

Art.2ºAs Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam os reconhecimentos, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente universitário,

(13)

incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.

Art.3º As Atividades Complementares serão desenvolvidas no âmbito de cada curso com suas especificidades e normas complementares a este regulamento.

Art.4ºA carga horária total a ser cumprida pelo estudante será definida pelo Projeto Pedagógico de cada curso, a partir do 1º (primeiro) período em, pelo menos, três tipos de atividades previstas neste regulamento.

Art.5º As atividades desenvolvidas constarão no histórico escolar, com a atribuição da carga horária, conferida pelo Coordenador do curso.

Art.6ºCaberá ao estudante requerer, por escrito, até 30 dias após a realização da atividade, a averbação da carga horária para sua contabilização, sem atribuição de grau.

CAPITULO II

DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Art. 7ºFinalidade das Atividades Complementares:

Enriquecer o processo de ensino-aprendizagem privilegiando: atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo; atividades de assistência acadêmica, de iniciação científica e tecnológica; atividades culturais e intercâmbio com instituições congêneres.

Parágrafo único. O que caracteriza este conjunto de atividades complementares é a flexibilidade de carga horária semanal, com controle do tempo total de dedicação do estudante durante o semestre ou ano letivo, de acordo com o Parecer do CNE/CES nº 492/2001.

(14)

Art. 8º - Objetivos das Atividades Complementares:

 Buscar uma maior integração entre os corpos docente e discente.

 Contribuir na flexibilidade dos currículos.

 Proporcionar aos estudantes diálogo com outras realidades e a discussão sobre as dimensões técnico-instrumental, crítico-teórico e humana.

 Aprofundar o grau de interdisciplinaridade na formação acadêmica dos estudantes.

Art. 9º As Atividades Complementares são compostas por tarefas desenvolvidas pelo estudante e reconhecidas pelo Curso.

Art. 10. Para fins deste Regulamento, são consideradas Atividades Complementares aquelas previstas nos grupos I, II, III, e IV (ANEXO I).

Art. 11. Cada aluno (a) tem a responsabilidade de desenvolver e controlar seu planejamento de Atividades Complementares ao longo do Curso.

Art. 12. A conclusão dos Cursos da UVA está condicionada ao cumprimento integral da carga horária das Atividades Complementares, respeitando o que estabelece o Art.4º.

Art. 13. As Atividades Complementares podem ser realizadas a qualquer momento, inclusive durante as férias escolares, desde que respeitados os procedimentos estabelecidos neste Regulamento.

Art. 14. Eventos realizados antes do início do curso ou durante o trancamento não serão aceitos.

Art. 15. Excluem-se das Atividades Complementares aquelas atividades exercidas no Estágio Supervisionado, Prática de Ensino e, em seminários ou palestras que fazem parte da carga horária de disciplinas específicas do curso.

(15)

Art. 16. Serão registradas e convalidadas as Atividades Complementares somente de alunos regularmente matriculados na Universidade Veiga de Almeida

§ 1º. Somente poderão ser integralizadas no cômputo das horas das atividades complementares, inclusive para os alunos matriculados no último ano do curso, aquelas cuja comprovação tenha sido protocolizada até o último dia letivo.

§ 2º. Para o aluno que não cumprir o disposto no parágrafo anterior, é obrigatória a matrícula no semestre subsequente, com pagamento de 03 (três) créditos, sendo-lhe possível a conclusão dos estudos se comprovada a integralização das Atividades Complementares somente ao final deste.

CAPITULO III DA ORGANIZAÇÃO

Art. 17. A Coordenação de Curso é o órgão responsável pela supervisão e validação das Atividades Complementares realizadas pelos estudantes.

Art. 18. À Coordenação compete:

I. A missão de avaliar o mérito acadêmico e formativo da Atividade Complementar realizada, bem com a adequação da documentação exigida para validação e registro da carga horária correspondente.

II. Dirimir quaisquer dúvidas dos estudantes referentes ao presente Regulamento. III. Responsabilizar-se pelo Planejamento das atividades complementares

(16)

Art.19. Os registros administrativo e acadêmico do cumprimento da carga horária referente às Atividades Complementares são responsabilidades das Secretarias Setoriais do campus ao qual o curso está vinculado.

Art.20. Para a abertura do processo, o (a) aluno (a) deverá trazer o comprovante original e uma cópia xerocada para ser autenticada pelo funcionário da Secretaria Setorial e/ou Apoio à Coordenação de Cursos.

Art.21. Não poderá ser computada carga horária à guisa de Atividades Complementares às atividades acadêmicas relativas às disciplinas obrigatórias e optativas dos currículos dos Cursos de Graduação.

Art.22. Serão consideradas as horas relativas às participações externas quando o comprovante de participação esteja devidamente autenticado ou contenha algo que legitime a sua aferição.

CAPÍTULO IV DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 23. Os alunos que ingressarem nos Cursos de Graduação da UVA, por meio de algum tipo de transferência ficam também sujeitos ao cumprimento da carga horária das Atividades Complementares, podendo solicitar à Coordenação do Curso o cômputo da carga horária atribuída pela Instituição de Ensino Superior de origem, observada a seguinte condição:

Parágrafo Único - As Atividades Complementares realizadas na Instituição de Ensino Superior de origem devem ser compatíveis com as estabelecidas neste Regulamento. Art. 24. Atos complementares que se fizerem necessários, para o aperfeiçoamento das

(17)

Art.25. Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação do Curso com a anuência da Pró-reitoria de Graduação.

ANEXO I

Cargas Horárias Relativas às Atividades Complementares

I. ATIVIDADES DE ENSINO CARGA HORÁRIA DOCUMENTO EXIGIDO P/RECONHECIMENTO Disciplinas não previstas no

currículo do curso Equivalência: 1h = 1h Histórico Escolar

Monitoria Institucional 60h/semestre Atestado de realização emitido pelo Coordenador de curso Monitoria Voluntária Até 30h/semestre Atestado de realização emitido

pelo professor responsável Cursos de Certificação /

realizados na UVA e outras IES (Atualização, Aperfeiçoamento, Complementação, Aprofundamento de Estudos, outros) Equivalência: 1h = 1h Certificado de Realização registrado no órgão competente especificando frequência e desempenho Cursos de Certificação/realizados em outras instituições que não IES (Atualização, Aperfeiçoamento, Complementação, Aprofundamento de Estudos, outros) Equivalência: Aproveitamento da Carga horária na faixa de ½ a 1 das horas realizadas (de acordo com normas do curso)

Certificado de Realização especificando frequência e desempenho

II. ATIVIDADES DE PESQUISA CARGA HORÁRIA DOCUMENTO EXIGIDO P/RECONHECIMENTO

(18)

Iniciação Científica Institucional 60h/semestre

Atestado de realização emitido pela Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Iniciação Científica Voluntária 40h/semestre Atestado de realização emitido pelo professor responsável Publicações: Artigos Completos

/ Revistas ou Anais de Eventos Internacionais

De 20 a 30h/publicação Cópia da Publicação

Publicações: Artigos Completos / Revistas ou Anais de Eventos Nacionais

Até 15h/publicação Cópia da Publicação

Publicações: Resumos / Anais

Encontros 5h/publicação Cópia da Publicação

Produções Culturais e Artísticas A ser definida pelo

Colegiado de Curso Comprovação da Produção Defesa de Monografia,

Dissertação e Tese (participação como ouvinte)

2h Relatório descritivo

III. ATIVIDADES DE EXTENSÃO CARGA HORÁRIA REQUISITOS

Workshops, Seminário,

Congressos, Simpósios, Conferências, Encontros, Ações Comunitárias Institucionais, Visita Técnica e similares.

Equivalência:

Aproveitamento da Carga horária na faixa ½ a 1 das horas realizadas (de acordo com normas do curso)

Certificado de Realização, especificando carga horária e participação.

Estágios Profissionais Eletivos

Equivalência:

Aproveitamento da Carga horária na faixa ½ a 1 das horas realizadas (de acordo com normas do curso)

Termo de Compromisso de Estágio ou Compromisso de realização, especificando duração e carga horária.

Iniciação Profissional 40h/semestre Atestado de realização emitido pelo órgão competente

(19)

Representação Estudantil 30h/semestre Documento comprobatório IV. OUTRAS Experiências de Ensino, Pesquisa e Extensão complementares reconhecidas pelo Curso. Definida pela

Coordenação Definida pela Coordenação

As Atividades Complementares que podem ser reconhecidas com o propósito de aproveitamento da carga horária são as seguintes:

1.1. Grupo I: Participação em atividades de Ensino reconhecidas pelo Curso 1.1.1. Disciplinas não previstas no currículo do curso

1.1.2. Monitoria Institucional 1.1.3. Monitoria Voluntária

1.1.4. Cursos de Certificação/realizados na UVA e outras IES (Atualização, Aperfeiçoamento, Complementação, Aprofundamento de Estudos, outros)

1.1.5. Cursos de Certificação/realizados em outras instituições que não IES (Atualização, Aperfeiçoamento, Complementação, Aprofundamento de Estudos, outros)

1.2. Grupo II: Participação em atividades de Pesquisa reconhecidas pelo Curso 1.2.1. Iniciação Científica Institucional

1.2.2. Iniciação Científica Voluntária

1.2.3. Publicações: Artigos Completos / Revistas ou Anais de Eventos Internacionais

1.2.4. Publicações: Artigos Completos / Revistas ou Anais de Eventos Nacionais 1.2.5. Publicações: Resumos/ Anais e Encontros

1.2.6. Produções Culturais e Artísticas

1.2.7. Defesa de Monografia, Dissertação e Tese como ouvinte

1.2. Grupo III: Participação em eventos de extensão acadêmica reconhecidos pelo Curso

(20)

1.2.4. Workshops, Seminário, Congressos, Simpósios, Conferências, Encontros, Ações Comunitárias Institucionais, Visitas Técnicas e similares.

1.2.5. Estágios Profissionais Eletivos 1.2.6. Iniciação Profissional

1.2.7. Representação Estudantil

1.3. Grupo IV: OUTRAS Experiências de Ensino, Pesquisa e Extensão complementares reconhecidas pelo Curso.

A Carga Horária e os documentos exigidos para o reconhecimento da participação nas atividades encontram-se descritas no Quadro I.

9. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

O aluno será avaliado por disciplina, em relação aos conhecimentos adquiridos e às competências e habilidades desenvolvidas, e seu aproveitamento será definido ao longo e ao final do processo. A principal base de sustentação da avaliação da aprendizagem será o acompanhamento constante de seu desempenho, efetuado pelo tutor da disciplina.

Como já vimos, o processo avaliativo da aprendizagem da disciplina é composto por dois tipos de atividades: (a) atividades avaliativas on-line ao longo da disciplina; e (b) uma avaliação presencial após o curso da disciplina. Caso seja necessário, poderá contar com uma avaliação presencial substitutiva dessa segunda.

As avaliações presenciais são definidas para cada grupo de disciplinas, conforme o projeto pedagógico. Há disciplinas que têm a opção de o aluno realizar 2 avaliações presenciais (A2 e A3), sendo uma obrigatória.

Outras disciplinas possuem apenas uma avaliação presencial (A4), em que os alunos devem comparecer para entregar um trabalho e realizar uma prova. Essas disciplinas não têm outra oportunidade de prova presencial. A tabela abaixo demonstra o quadro resumido das avaliações presenciais:

Disciplinas Avaliações

Grupo A A1 (on-line) + A2 (presencial) e/ou A3 (presencial) Grupo B A1 (on-line) + A4 (presencial)

1ª AVALIAÇÃO – A1

A nota da primeira avaliação é resultante da soma das notas obtidas nas 4 (quatro) unidades da disciplina, perfazendo um total de no máximo 4 (quatro) pontos.

(21)

Essas atividades devem ser entregues nos prazos estipulados no calendário para correção e pontuação pelo tutor.

O calendário encontra-se publicado na página principal da disciplina.

Para essa avaliação você deverá entregar no mínimo 75% do total das atividades avaliativas e não avaliativas e alcançar no mínimo nota 2,0 (dois), ou seja, 50% do valor total das atividades avaliativas.

2ª AVALIAÇÃO – A2

A 2ª avaliação consta de uma prova presencial, escrita, cuja nota máxima é 6,0 (seis). O conteúdo para essa verificação corresponde às quatro unidades da disciplina.

Avaliação Nota máxima Avaliação 1 4,0

Avaliação 2 6,0 Nota Final 10,0

A Nota Final (NF) na disciplina corresponderá ao somatório da A1 e da A2. Veja a fórmula:

NF= A1 (4,0) +A2 (6,0)

A aprovação do aluno se dará com notas entre 6,0 (seis) e 10,0 (dez). Assim, a nota mínima será 6,0 (seis).

3ª AVALIAÇÃO – A3

A 3ª avaliação consta de uma prova presencial, escrita, cuja nota máxima é 6,0 (seis), tal qual a 2ª avaliação. Ela é opcional e tem a finalidade de repor a nota da 2ª avaliação nos casos apresentados adiante.

O conteúdo para essa verificação corresponde às quatro unidades da disciplina. Você poderá realizar a 3ª AVALIAÇÃO nos seguintes casos:

Caso 1: o aluno faltou à 2ª avaliação. Neste caso, a nota obtida na 3ª avaliação irá compor a Nota Final (NF) e funcionará como segunda chamada.

A1 + A3 = NF ≤ 6,0.

Caso 2: o aluno quer substituir a nota obtida na 2ª avaliação.

Se você quiser aumentar a nota final, poderá optar por fazer a 3ª avaliação como substituta da 2ª avaliação se a nota obtida for maior que aquela. O sistema descarta a nota mais baixa e substitui pela maior.

(22)

A1 + A3 (se for > A2) = NF ≤ 6,0.

Caso 3: o aluno obteve Nota Final (menor que) < 6,0 (seis). A nota obtida na 3ª avaliação irá substituir a 2ª avaliação.

A1 + A3 = NF ≤ 6,0.

Observação: a nota de A1 não pode ser substituída por qualquer outra. Grupo B – Metodologia Científica.

4a AVALIAÇÃO – A4

A 4ª avaliação consta do somatório das avaliações on-line (A1) mais a entrega presencial do trabalho final. As atividades on-line valem até 4 pontos e o trabalho final, até 6 pontos.

Observação: Na avaliação 4 (A4) há um único lançamento de grau ao final do semestre.

A4 = Avaliações on-line (4,0) + trabalho final (6,0) = NF ≥7,0.

As avaliações presenciais ocorrem ao final de cada semestre e constarão de itens de múltipla escolha, de questões dissertativas e/ou de atividades teórico-práticas sobre os conteúdos desenvolvidos, de acordo com a especificidade da disciplina.

Os Critérios de Aprovação

Para ser aprovado na disciplina você deverá atender os seguintes critérios: a) Realizar, no mínimo, 75% das atividades on-line previstas no Cronograma de Atividades.

b) Obter no mínimo nota igual a 2,0 (dois), ou seja, 50% dos valores das atividades on-line, cuja nota máxima é 4,0 (quatro). Esta constitui a A1 e não pode ser substituída por qualquer outra nota.

c) Caso o somatório da disciplina (A1 + A2) seja inferior a 6,0 (seis) e igual ou maior que 2,0 (dois), você poderá realizar a A3 e substituir a A2. Para aprovação, o novo somatório da disciplina deverá ser igual ou superior a 6,0 (seis), conforme a seguinte fórmula:

A1 + A3 = NF ≤ 6,0.

d) O estudante que faltar a A2, presencial, realizará a A3 como segunda chamada em data indicada no calendário da disciplina, e a nota será igual ou superior a 6,0 (seis).

e) No caso das disciplinas que tiverem uma única avaliação presencial (A4), a aprovação só ocorrerá se o somatório das Avaliações on-line mais o trabalho final for

(23)

maior ou igual a 7,0 (sete). Não haverá segunda chamada da avaliação A4, pois se trata de avaliação somativa.

A4 = Avaliações on-line (4,0) + trabalho final (6,0) = NF ≥7,0.

f) Os estudantes que não satisfizerem as condições descritas nos subitens acima estarão automaticamente reprovados.

10.2. Revisão das Avaliações Presenciais

Você pode examinar a sua avaliação presencial corrigida. Para isso, precisa solicitar ao seu monitor do seu polo e pedir para ver a correção feita pelo Tutor.

Caso não concorde com o grau atribuído, poderá solicitar a revisão ao Monitor da turma /disciplina, através do preenchimento de um instrumento próprio que será a ele encaminhado.

10.3. A Avaliação Disciplinar

Corresponde a um formulário que solicitamos que você preencha, avaliando a disciplina on-line que acabou de concluir. A sua contribuição, através do preenchimento desse questionário, é fundamental para o aperfeiçoamento da disciplina para as futuras turmas.

Você encontra o link para acessar e responder ao questionário de avaliação disciplinar na página principal da sua disciplina.

(24)

10. EMENTÁRIO

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Fundamentos de Marketing

CARGA HORÁRIA: 80h MÓDULO: 1º

EMENTA

Marketing Essencial: visão geral de marketing, seus fundamentos e principais conceitos. Análise do ambiente de marketing. Estrutura mercadológica e suas variáveis. Marketing Mix: desenvolvimento do marketing mix (Produto, Preço, Distribuição e Promoção). Estudos de demanda. Criação da satisfação do Consumidor, através da Qualidade, Serviços, Valor e CRM. Planejamento Estratégico de Marketing: a importância do planejamento estratégico orientado para o mercado. Endomarketing e Estratégias de Gestão da Sustentabilidade. Criação de vantagem competitiva. Precificação e Lucratividade: Desenvolvimento de novos produtos e estratégias para o ciclo de vida dos produtos. Determinação do preço dos produtos: entendimento e captura de valor para o cliente. Determinação do preço dos produtos: estratégias. OBJETIVOS DA DISCIPLINA

 Adequar produtos e serviços nos diversos segmentos, de acordo com as necessidades e desejos dos consumidores e do mercado organizacional.

UNIDADE 1 - MARKETING ESSENCIAL Objetivos(s)

 Identificar as variáveis dos macro e micro ambientes de marketing;

 Descriminar os conceitos básicos de marketing; Conteúdo

1.1 Visão geral da disciplina de Marketing, seus fundamentos e principais conceitos 1.2 Análise do ambiente de marketing

1.3 Estrutura mercadológica e suas variáveis.

UNIDADE 2 - MARKETING MIX Objetivos(s)

 Definir o marketing mix a partir da compreensão da demanda e da percepção da satisfação do consumidor.

Conteúdo

2.1 Desenvolvimento do marketing mix: produto, preço, praça e promoção 2.2 Estudos de demanda

2.3 Criação da satisfação do consumidor por meio de qualidade, serviços, valor e CRM.

(25)

Objetivo(s)

 Aplicar o conceito de planejamento estratégico de marketing a partir das variáveis encontradas no ambiente, produzindo, desta forma, vantagem competitiva para a organização

Conteúdo

3.1 A importância do planejamento estratégico orientado para o mercado 3.2 Endomarketing e gestão da sustentabilidade

3.3 Criação de vantagem competitiva

UNIDADE 4 - PRECIFICAÇÃO E LUCRATIVIDADE Objetivo(s)

 Reconhecer o ciclo de vida do produto e seus impactos na gestão de marketing;

 Prever implicações do ciclo de vida do produto nas estratégias de precificação e oferta de valor.

Conteúdo

4.1 Desenvolvimento de novos produtos e estratégias para o ciclo de vida

4.2 Determinação do preço dos produtos: entendimento e captura de valor para o cliente

4.3 Determinação do preço dos produtos: estratégias.

METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

(26)

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

 Atividades avaliativas online;

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIAS, Sérgio Roberto (Coord.). Gestão de marketing. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. GIANNINI, Roberta. Fundamentos de Marketing. Rio de Janeiro: UVA, 2014.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing: a bíblia do marketing. São Paulo: Pearson, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHURCHILL, Gilbert A; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

FERRELL, O.C.; HARTLINE, Michael D. Estratégia de marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

AVELAR, Ediana; BITTENCOURT, Luís (Org.). Gestão do marketing: casos e estratégias. Rio de Janeiro: i Ventura, 2009.

KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: Como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Ediouro, 2009.

(27)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Gestão Estratégica de Pessoas

CARGA HORÁRIA: 80h MÓDULO: 1º

EMENTA

A moderna Gestão de Pessoas: Estudos dos conceitos de Gestão de Pessoas; As pessoas como parceiras da organização; Aspectos essenciais da moderna Gestão de Pessoas; Objetivos da Gestão de Pessoas na Organização.Gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo: Mudanças e transformações no cenário mundial, desafios do terceiro milênio para a Gestão de Pessoas e novos papéis da Gestão de Pessoas e a parceria com o Comportamento Organizacional. Análise estratégica da Gestão de Pessoas: estratégia em Gestão de Pessoas, diagnóstico e análise de melhorias, objetivos organizacionais, fatores de risco no planejamento.Planejamento das ações em Gestão de Pessoas: Modelos de planejamento, Políticas e processos que envolvem a Gestão de Pessoas e Mudança Organizacional: um novo desafio da Gestão de Pessoas.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

 Analisar como funciona a Gestão de Pessoas no campo da Administração moderna.

 Identificar o papel da Gestão de Pessoas nas organizações atuais.

 Diagnosticar o ambiente empresarial.

 Relacionar as bases do planejamento para a implementação da Gestão de Pessoas. UNIDADE 1 - A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Objetivo(s)

 Analisar o funcionamento da Gestão de Pessoas no campo da Administração Moderna.

Conteúdo

1.1 Conceitos de Gestão de Pessoas.

1.2 As pessoas como parceiras; o foco em valores integradores e de desenvolvimento da organização.

1.3 Quais os atuais focos da gestão de pessoas.

UNIDADE 2 – A GESTÃO DE PESSOAS EM UM AMBIENTE DINÂMICO E COMPETITIVO Objetivo(s)

 Descrever as características do cenário de negócios da gestão de pessoas.

 Analisar como a informação e inovação interfere nas organizações.

 Discriminar os focos exigidos do gestor de pessoas Conteúdo

2.1 Mudanças e transformações no cenário mundial. 2.2 Desafios do terceiro milênio para a Gestão de Pessoas. 2.3 Novos papéis da Gestão de Pessoas.

(28)

UNIDADE 3 - ANÁLISE ESTRATÉGICA DA GESTÃO DE PESSOAS Objetivo(s)

 Analisar estrategicamente a gestão de pessoas no ambiente organizacional Conteúdo

3.1 Estratégia em Gestão de Pessoas 3.2 Diagnóstico e análise de melhorias 3.3 Fatores de risco no planejamento

UNIDADE 4 - PLANEJAMENTO DAS AÇÕES EM GESTÃO DE PESSOAS Objetivo(s)

 Relacionar as bases do planejamento para a implantação da Gestão de Pessoas. Conteúdo

4.1 Modelos de Planejamento.

4.2 Políticas e processos que envolvem a Gestão de Pessoas.

4.3 Mudança organizacional: um novo desafio da gestão de pessoas.

METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

(29)

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LACOMBE, Francisco. Recursos Humanos: princípios e tendências. 2° ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Saraiva, 2011.

SOUZA, Marcio Santos. Gestão Estratética de Pessoas. 1 ed. Rio de Janeiro: UVA, 2014. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BEHNKE, Monica Teresinha (Org.) Gestão de Pessoas: artigos reunidos. Curitiba: InterSaberes, 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri – São Paulo, Manole, 2014.

KOPS, Lucia Maria; SILVA, Selma França da Costa; ROMERO, Sonia Mara Thater. Gestão de Pessoas: conceitos e estratégias. Curitiba: InterSaberes, 2013.

VERGARA, Sylvia. Gestão de Pessoas. 14.ed. São Paulo: Atlas, 2012.

CARVALHO, Antônio V, NASCIMENTO, Luiz Paulo, SERAFIM, Oziléa C. G. Administração de recursos humanos. V.1, São Paulo: Cengage Learning, 2012.

(30)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Empreendedorismo

CARGA HORÁRIA: 80h MÓDULO: 1º

EMENTA

Conceituação da atitude empreendedora, origens do conceito de empreendedorismo, perfil empreendedor e intraempreendedorismo. Inovação, condições para o processo de inovação, apoio e fomento a inovação no Brasil. Consultoria: conceitos e demandas. O papel do consultor organizacional e projetos de consultoria.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

 Reconhecer a importância e as principais características da atitude empreendedora no cenário contemporâneo;

 Relacionar o papel do empreendedor com o florescimento de uma idéia inovadora;

 Identificar as Agências de Apoio e Fomento, Políticas Públicas e Estratégias implementadas pelo ambiente empresarial para incentivar a inovação no Brasil;

 Destacar as características das etapas de um roteiro de consultoria empresarial. UNIDADE 1 - CONCEITUAÇÃO DA ATITUDE EMPREENDEDORA E INTRAEMPREENDEDORISMO

Objetivo(s)

 Reconhecer a importância e as principais características da atitude empreendedora no cenário contemporâneo.

Conteúdo

1.1 Origens do Conceito de Empreendedorismo. 1.2 Perfil do Empreendedor na Era do Conhecimento. 1.3 O Empreendedor Corporativo.

UNIDADE 2 – INOVAÇÃO, PRINCIPAIS CONCEITUAÇÕES E O EMPREENDEDOR INOVADOR

Objetivo(s)

 Relacionar o papel do empreendedor com o florescimento de uma ideia inovadora.

Conteúdo

2.1 Inovação: Produtos, Processos e Modelos de Negócios 2.2 A Inovação no ambiente organizacional

2.3 O Ambiente organizacional favorável à Inovação

UNIDADE 3 - INOVAÇÃO: AGENTES DE APOIO E FOMENTO

(31)

 Identificar as agências de apoio e fomento, as políticas públicas e as estratégias implementadas pelo ambiente empresarial para incentivar a inovação no Brasil. Conteúdo

3.1 Os novos mecanismos de apoio e fomento à inovação para empresas brasileiras 3.2 Políticas públicas voltadas para o processo de inovação: Lei da Inovação (2004) 3.3 A importância da tríplice hélice para Inovação: Governo, Universidades e Empresas

UNIDADE 4 - PROJETO DE CONSULTORIA Objetivo(s)

 Analisar as principais características de um roteiro (projeto) de consultoria empresarial.

Conteúdo

4.1 Projeto de consultoria: o que é e quando utilizar? 4.2 Operacionalizando o projeto de consultoria 4.3 Intervenções a partir da consultoria

METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

(32)

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BERNARDI, Luiz Antônio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2009.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2011.

MAXIMINIANO, Antônio Cesar Amaru. Empreendedorismo. São Paulo: Pearson Prentice, 2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARANTES, Elaine Cristina. (Org) Empreendedorismo e Responsabilidade Social. 2a Ed. rev. Curitiba: InterSaberes, 2014

BRANDÃO, Euler Alves; VASCONCELOS, Geraldo Magela Rodrigues; MUNIZ, Reynaldo Maia. Empreendedorismo e racionalidade. Revista PRETEXTO, 2011, Vol.12(3).

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

PREDEBON, José. Criatividade: Abrindo o lado inovador da mente. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SALIM, Cesar Simões; SILVA, Nelson Caldas. Introdução ao empreendedorismo: construindo uma atitude empreendedora. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 (coleção empreendedorismo)

(33)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Fundamentos de Gestão Empresarial

CARGA HORÁRIA: 80h MÓDULO: 1º

EMENTA

O conhecimento administrativo. Funções administrativas. Funções do Administrador. A administração nas organizações brasileiras. Áreas da Organização. Estrutura Organizacional. Processos organizacionais. Modelos de Organização. Grupos de Gestão. Ambiente organizacional. Mudança Organizacional. Globalização.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

 Identificar os principais conceitos que norteiam a administração e os estilos de gestão;

 Demonstrar as principais funções das áreas administrativas e as habilidades necessárias ao administrador;

 Analisar a necessidade de uma gestão eficiente e eficaz, além de identificar as áreas de atuação de uma organização e suas principais características;

 Aplicar como deve ser estruturada a organização e quais os principais processos organizacionais que perpassam as empresas;

 Justificar a importância da mudança e seus impactos na gestão empresarial;

 Entender o processo de globalização, os tipos, vantagens e desvantagens geradas pelo seu surgimento nas empresas.

UNIDADE 1 - ORGANIZAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E CONTEXTO BRASILEIRO Objetivo(s)

 Entender os principais elementos que fazem parte de uma organização;

 Compreender o conceito de administração e como é formado o conceito administrativo;

 Conhecer a atuação do administrador nas organizações, bem como as habilidades necessárias para o exercício da gestão;

 Refletir sobre a administração nas organizações brasileiras. Conteúdo

1.1 As Organizações, a Administração e as funções do administrador 1.2 Funções do administrador

1.3 A administração nas organizações brasileiras

UNIDADE 2 – CONHECENDO AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO Objetivo(s)

 Compreender a necessidade de uma gestão eficiente e eficaz, além de identificar as áreas de atuação de uma organização e suas principais características.

Conteúdo

(34)

2.2 Funções Organizacionais: operações e marketing

2.3 Funções Organizacionais: de pesquisa e desenvolvimento, da área de finanças e de recursos humanos

UNIDADE 3 – ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Objetivo(s)

 Compreender a montagem da estrutura organizacional;

 Entender a diferenciação entre estrutura e departamento;

 Conhecer os fatos que influenciam a definição da estrutura organizacional;

 Compreender os processos organizacionais que perpassam pelas empresas tradicionais e contemporâneas.

Conteúdo

3.1 Pessoas, Organização Funcional e Territorial

3.2 Organizações por Produtos, Cliente, Divisionais e Projetos 3.3 Processos Organizacionais

UNIDADE 4 – MUDANÇA ORGANIZACIONAL E GLOBALIZAÇÃO Objetivo(s)

 Compreender o que caracteriza uma mudança organizacional;

 Entender os impactos da evolução tecnológica nas empresas;

 Identificar os principais elementos que proporcionam a mudança nas organizações;

 Entender o que é globalização e quais os impactos gerados nas empresas;

 Entender o processo de globalização: os tipos, as vantagens e desvantagens geradas pelo surgimento da globalização nas empresas, de maneira geral e para o seu público consumidor.

Conteúdo

4.1 Caracterização da mudança organizacional 4.2 Panorama geral da globalização

4.3 Tipos de globalização METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

(35)

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

 Atividades avaliativas online;

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SOBRAL, Felipi; PECI, Alketa. Fundamentos de Administração. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. (livro da disciplina)

BATEMAN, Thomas S. Administração. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

LLATAS, Maria Virginia (Org.). OSM: organização, sistemas e métodos: uma visão contemporânea. São Paulo: Pearson, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração. 8. ed. São Paulo: Campus, 2011.

ORLICKAS, Elizenda. Modelos de gestão: das teorias da administração à gestão estratégica. 2 ed.rev.,atual. e ampl. Curitiba: Ibpex, 2011.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SCATENA, Maria Inês Caserta. Ferramentas para a moderna gestão empresarial: teoria, implementação e prática. Curitiba: Ibpex, 2010.

(36)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental CARGA HORÁRIA: 80h

MÓDULO: 1º

EMENTA

A reflexão Ética: Estudos sobre as raízes da dupla moral brasileira e as morais empresariais brasileiras. A Ética Empresarial: Estudos das teorias éticas e reflexões sobre os dilemas éticos de base. A Responsabilidade social nos negócios: um conceito em construção e Sistemas de gestão ambiental: desafios de sua difusão no cenário brasileiro. Caracterização da gestão contemporânea em ética e responsabilidade socioambiental corporativa: gestão dos recursos comuns, gestão com stakeholders, marketing e responsabilidade social. A reinclusão da terceira idade: uma abordagem para a responsabilidade social.

OBJETIVO DA DISCIPLINA

 Distinguir questões relacionadas à ética e responsabilidade socioambiental corporativa e seus desdobramentos na esfera organizacional.

UNIDADE 1 - O CAMPO DE ESTUDO DA ÉTICA Objetivo(s)

 Analisar as razões da reflexão ética. Conteúdo

1.1 O que estuda a ética?

1.2 As raízes da dupla moral brasileira 1.3 As morais empresariais brasileiras

UNIDADE 2 - A ÉTICA EMPRESARIAL Objetivo(s)

 Refletir sobre o conceito e os dilemas da ética empresarial. Conteúdo

2.1 As Teorias éticas 2.2 Dilemas éticos de base 2.3 Ética no Mundo do trabalho

UNIDADE 3 - RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA Objetivo(s)

 Reconhecer a importância e impacto do estudo sobre responsabilidade socioambiental corporativa.

Conteúdo

3.1 Por que estudamos responsabilidade social?

(37)

3.3 Sistemas de gestão ambiental: desafios de sua difusão no cenário brasileiro

UNIDADE 4 - GESTÃO CONTEMPORÂNEA EM ÉTICA, RS E AMBIENTAL CORPORATIVA Objetivo(s)

 Avaliar a relevância da Gestão Contemporânea em Ética, RS e Ambiental Corporativa.

Conteúdo

4.1 Gestão dos Recursos Comuns 4.2 Gestão com Stakeholders

4.3 Marketing e Responsabilidade Social

METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

Referências

Documentos relacionados

O Candidato mais votado pelo site oficial do concurso recebera o titulo de Mister Popularidade Minas Gerais 2018 e estará automaticamente na semifinal e receberá o titulo de

Após criteriosa avaliação das 10 candidatas finalistas, a Comissão Julgadora divulgará o resultado do Concurso que elegerá os primeiro, segundo lugares do Concurso Miss BH

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

 Condições insalubres no ambiente de trabalho  Superexploração do trabalho feminino e infantil  Ausência completa de qualquer assistência

Os anti-histamínicos (anti-H1) de segunda geração são considerados primeira linha de tratamento das rinites alérgicas e via de administração pode ser oral ou tópica nasal.. Os

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Como objetivos específicos pretendeu-se iden- tificar os taxa existentes nesta gruta, determinar a riqueza de es- pécies de sua comunidade; verificar a influência de fatores

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No