• Nenhum resultado encontrado

CANTEGRIL CLUBE DE MONTENEGRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CANTEGRIL CLUBE DE MONTENEGRO"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

CANTEGRIL CLUBE DE MONTENEGRO

Regimento Interno

O CANTEGRIL CLUBE DE MONTENEGRO, fundado em 07 de junho de 1958, com sede na Rua Helmuth da Costa Vianna nº 50, Bairro São Paulo, na cidade de Montenegro/RS, CEP 95780-000, é uma entidade civil com personalidade jurídica distinta da dos seus associados, os quais não respondem subsidiariamente ou solidariamente pelas obrigações contraídas pela associação, que tem por finalidade promover atividades sociais, culturais, esportivas e recreativas, e não se envolverá em assuntos políticos, religiosos ou raciais, bem como é vedada a prática de jogos de azar, assim classificados pelas autoridades competentes, estabelece esse REGIMENTO INTERNO que vigorará sempre sem prejuízo das determinações constantes do Estatuto Social.

Artigo 1º. No ambiente interno do Clube Cantegril os símbolos da associação deverão ser respeitados e serão os únicos permitidos sua exposição.

Parágrafo Único. Exceção aos símbolos, manifestações, imagens e propagandas, devidamente autorizados pela Diretoria do Clube.

Artigo 2º. A entrada e admissão de associados PROPRIETÁRIOS se dará mediante o preenchimento de requerimento (proposta de aquisição de título patrimonial), destinado à análise e aprovação da Diretoria, assinado pelo requerente e abonado por 1 (um) associado padrinho.

Parágrafo Único. Anexos a proposta de novo associado deverão estar os seguintes documentos: cópia do RG, CPF, comprovante de residência e comprovante do estado civil, como também documentos dos dependentes legais.

Artigo 3º. A entrada e admissão dos associados CONTRIBUINTES, pressupõe a existência de Contrato celebrado com a empresa empregadora, que apresentará proposta de associado individual de cada funcionário / colaborador devidamente preenchida e abonada pela empresa, destinada à análise e aprovação da Diretoria, e anexando os seguintes documentos: cópia do RG, CPF, comprovante de residência e comprovante do estado civil, como também documentos dos dependentes legais.

Artigo 4º. A transferência dos títulos dos associados PROPRIETÁRIOS para terceiro se dará mediante o preenchimento de requerimento junto a Secretaria do Clube (ficha de transferência de título com reconhecimento de firmas do transmitente e do adquirente do título, além de proposta de novo associado), destinado à análise e aprovação da Diretoria, com toda a documentação acima referida.

(2)

Parágrafo Único. É requisito para a efetiva transferência do título a análise e aceitação do novo associado por parte da Diretoria, em formulário de proposta de novo associado. Artigo 5º. O direito a aquisição de título de associado proprietário ao dependente, previsto no artigo 11 do Estatuto Social do Clube, implica e requer, como condição para tanto, que o título patrimonial do titular esteja integralmente quitado e que o associado titular esteja com suas obrigações em dia para com o Clube.

Artigo 6º. O dependente que perder a sua condição, terá a faculdade de, no prazo de 60 (sessenta) dias, requerer à Diretoria, por escrito, a aquisição do título de associado PROPRIETÁRIO, independente de análise e aprovação da Diretoria, anexando os documentos já referidos.

Artigo 7º. São considerados em pleno gozo de seus direitos e quites com a tesouraria do Clube, para fins de participação em Assembléia, os associados que tiverem saldado os pagamentos até o mês imediatamente anterior ao da realização da Assembléia, sendo de sua responsabilidade e interesse tomar conhecimento de sua situação financeira junto ao Clube.

Artigo 8º. O cumprimento das normas estabelecidas no Estatuto Social e no Regimento Interno é dever de todos os associados. Ocorrendo seu descumprimento, o associado que o presenciar deverá registrar a ocorrência na Secretaria, preferencialmente, ou a um membro da Diretoria.

Artigo 9º. A ocorrência referida deverá ser registrada em impresso apropriado, devendo constar o nome e o número do título do associado infrator. Se convidado, o seu nome bem como o nome e o número do título do associado apresentante. Deverá conter ainda o nome e a assinatura de quem está registrando a ocorrência, a infração cometida e, se possível, a assinatura do infrator.

Parágrafo 1º. A Secretaria do Clube deverá dispor de um livro-protocolo onde ficarão registradas as ocorrências recebidas, numerando-as e constando assinatura de quem a registrou.

Parágrafo 2º. As infrações cometidas e não previstas neste Regimento Interno ficarão a cargo da Diretoria, que as enquadrará conforme o disposto no artigo 10.

Artigo 10. As infrações cometidas pelos associados e/ou seus dependentes passíveis de penalidade, sem prejuízo das obrigações estatutárias e observando o direito ao contraditório e ampla defesa, são:

I – infringir as disposições estatutárias e regimentais, como também regulamentos, normas ou decisões dos Dirigentes do Clube;

(3)

III – desrespeitar ordens, regulamentos ou prescrições determinadas por quem de direito, quando participando de competição, treinos ou jogos;

IV – comportamento inadequado nas sessões, reuniões ou em qualquer outra atividade social, recreativa, promovida ou patrocinada pelo clube, dentro ou fora, comprometendo o bom nome da entidade;

V – adentrar as dependências do clube, quando as mesmas estiverem interditadas por qualquer razão, não estando autorizado a fazê-lo;

VI – ingressar nas dependências ou departamento do clube em locais não permitidos; VII – usar, sem a devida autorização, o nome do clube, para qualquer tipo de propaganda, campanha ou promoção;

VIII – emprestar sua carteira social a terceiros ou quando extraviada, deixar de comunicar à secretaria com antecedência.

Artigo 11. Pela inobservância de seus deveres os integrantes do quadro social são passiveis das seguintes penalidades, as quais poderão ser aplicadas pela Diretoria, por maioria simples, isolada ou cumulativamente:

I) Advertência;

II) Censura, inclusive pública; III) Suspensão de até 1 (um) ano; IV) Exclusão;

V) Ressarcimento de danos.

Artigo 12. As penalidades aplicadas aos associados, em decorrência do não cumprimento de deveres, deve ter seu registro e ser levada ao conhecimento do infrator.

Artigo 13. A reincidência da infração é sempre motivo de agravamento da penalidade. Artigo 14. O associado excluído do quadro social não tem direito a restituição de valores pagos, sob qualquer título.

Artigo 15. O associado suspenso não fica isento do pagamento de qualquer contribuição.

Artigo 16. Ao infrator caberá um único recurso destinado ao Conselho Deliberativo do Clube.

Artigo 17. O orçamento anual do Clube será definido pela Diretoria até o último dia do exercício anterior.

(4)

Artigo 18. São atribuições do Presidente:

a) Representar o Clube, ativa e passivamente, em juízo ou fora dele;

b) Cumprir e fazer cumprir o Estatuto Social e este Regimento Interno, bem como as deliberações da Assembléia Geral e do Conselho Deliberativo; c) Convocar e presidir as reuniões da Diretoria Executiva;

d) exercer o voto nas deliberações da Diretoria, sempre que se verificar o empate;

e) Assinar ou rubricar os livros e documentos oficiais do Clube;

f) Assinar, juntamente com o Vice-Presidente ou quem o substitua, entre outros documentos, cheques, ordens de pagamento ou títulos de crédito; g) Assinar contratos do Clube, depois de aprovados pelos órgãos competentes; h) Organizar o relatório anual do Clube;

i) Nomear e deliberar sobre Comissões no Clube;

j) Administrar os serviços gerais do Clube em todas as suas seções;

k) Aplicar penalidades aos associados e dependentes, deliberadas pela Comissão Disciplinar;

l) Nomear e delegar poderes a representantes; m) Criar comissões e nomear seus integrantes. Artigo 19. São atribuições dos Vice-Presidentes:

n) Substituir o Presidente nos seus impedimentos, usando de todas as atribuições inerentes ao cargo, previstas no Estatuto Social e neste Regimento Interno do Clube;

 Participar das reuniões da Diretoria Executiva, debater e votar;

 Coordenar e executar todas as atividades inerentes as suas Diretorias;

 Apresentar, na reunião da Diretoria, um relato das atividades desenvolvidas;

 Coordenar a parte funcional do Clube, despachando diretamente com o Gerente.

Artigo 20. São atribuições das Diretorias: I – de Finanças:

a) Organizar, coordenar e supervisionar os serviços de finanças do Clube;  Assinar juntamente com o Presidente / Vice-Presidente, cheques, ordens de

pagamento, títulos de crédito e demais documentos;

 Coordenar, juntamente com o Presidente / Vice-Presidente, a escrituração do movimento de caixa e encaminhamento dos mesmos à Contabilidade;

 Colocar à disposição do Conselho Fiscal todos os documentos solicitados, prestando-lhe as informações necessárias;

 Propor à Diretoria as medidas que julgar convenientes para redução de despesas e aumento das receitas do Clube;

(5)

 Manter, em depósito bancário, os recursos financeiros e coordenar as aplicações financeiras;

 Exigir dos demais integrantes da Diretoria, os documentos de despesas efetuadas;

 Apresentar ao Conselho Fiscal, anualmente, até 28 de fevereiro, o Balanço Patrimonial e as Demonstrações Financeiras do exercício que finda em 31 de dezembro do ano anterior.

II – de Planejamento:

 Coordenar e presidir as ações de Planejamento de obras e atividades do Clube;

 Trabalhar em conjunto com a Diretoria de Patrimônio, na coordenação das obras em andamento e futuras;

 Apresentar os trabalhos nas reuniões da Diretoria Executiva. III – de Patrimônio:

 Coordenar e presidir as obras e construções no Clube;

 Trabalhar em conjunto com a Diretoria de Planejamento para planejamento das ações futuras que envolvem o patrimônio do Clube;

 Manter atualizado o registro e documentação atinente ao patrimônio do Clube, mobiliário e imobiliário.

IV – de Secretaria:

 Lavrar as atas das reuniões da Diretoria Executiva, assinando-as juntamente com o Presidente e demais membros presentes;

 Coordenar e organizar todas as ATAS, CONVOCAÇÕES e CORRESPONDÊNCIAS, recebidas e expedidas, levando a apreciação da Diretoria e posteriormente arquivá-las, nos arquivos próprios do Clube;

V - Jurídica:

 Cuidar de todas as demandas Jurídicas do Clube, ativas e passivas;

 Planejar e sugerir melhores práticas para preservar os direitos e imagem do Clube, interna e externamente;

 Revisar todos os contratos e instrumentos celebrados pelo Clube;

 Dar parecer em todas as ações do Clube, internas e externamente;

 Apresentar os trabalhos nas reuniões da Diretoria Executiva. VI – Social:

 Coordenar e presidir os eventos e atividades sociais do Clube;

 Criar novas atividades ou planejar a melhoria das atuais;

(6)

VII – de Esportes:

 Coordenar e presidir as atividades afetas ao Esporte;

 Cuidar para que todos os Associados estejam contemplados nas práticas de Esportes do Clube, realizando para isso, inclusive, pesquisas internas;

 Organizar e presidir os eventos esportivos do Clube;

 Apresentar os trabalhos nas reuniões da Diretoria Executiva. VIII – de Divulgação:

 Coordenar e presidir as divulgações do Clube;

 Cuidar de toda as divulgações internas e externas do Clube, inclusive eletronicamente;

 Planejar melhores práticas para as divulgações das ações para os Associados;

 Apresentar os trabalhos nas reuniões da Diretoria Executiva.

Artigo 21. A Diretoria Executiva tem a prerrogativa de nomear um GERENTE, a ela subordinado, mais especificamente à Vice-Presidência Administrativa.

Artigo 22. São direitos dos funcionários do Clube:

I – ser informado sobre seus direitos trabalhistas e suas atribuições específicas;

II – apresentar dificuldades encontradas no desempenho de sua função, buscando ajuda e orientação junto à Diretoria Executiva;

III – estabelecer diálogo franco e aberto com a Diretoria Executiva e demais associados do Clube;

IV – ser respeitado na sua individualidade.

Artigo 23. São deveres dos funcionários do Clube, além dos genericamente previstos em lei:

I – conhecer e cumprir o Regimento Interno e o Estatuto Social do Clube; II – executar e cumprir ordens superiores;

III – ser assíduo e pontual;

IV – realizar, eficientemente, suas tarefas específicas;

V – tratar cordialmente a Diretoria, os associados, demais funcionários e o público em geral;

VI – zelar pelo patrimônio do Clube;

VII – guardar sigilo sobre assuntos do Clube;

VIII – não usufruir dos direitos inerentes aos associados, salvo se integrar o quadro social.

Artigo 24. Os horários de funcionamento do Clube serão definidos por deliberação da Diretoria e serão publicizados junto a Secretaria, inclusive no portal eletrônico.

Artigo 25. As taxas pertinentes a utilização das dependências do Clube, serão definidas por deliberação da Diretoria e serão publicizadas junto a Secretaria, inclusive no portal eletrônico.

(7)

Artigo 26. Os requerimentos dos associados, inclusive os relativos a utilização da sede social, serão protocolados junto a Secretaria do Clube e esta encaminhará ao seu destino pertinente.

Artigo 27. Quando requerido por associado em dia com as suas obrigações, será permitido o ingresso de seu convidado não associado nas dependências do Clube, podendo o mesmo, após registro na Secretaria:

1 . ingressar no Clube até 3 (três) vezes por ano para visitação;

2. ingressar na piscina e na sauna, mediante pagamento de taxa diária conforme tabela disponível na Secretaria, desde que residente fora do município de Montenegro devidamente comprovado;

3. participar de torneios promovidos pelo Clube, através de inscrição prévia e mediante pagamento de taxa diária conforme tabela disponível na Secretaria;

4. participar das demais modalidades desportivas, desde que desvinculadas de torneios internos, mediante pagamento de taxa diária conforme tabela disponível na Secretaria.

Parágrafo Único. O associado requerente é responsável pelos atos praticados por seus convidados não associados, sem prejuízo do Estatuto Social e Regimento Interno.

Artigo 28. São normas para as variadas dependências do Clube: I – Das Áreas Livres:

1 - É dever de todo o associado zelar pela limpeza e conservação de todas as dependências do Clube bem como pela prática de esportes e recreação nos locais adequados e destinados para os mesmos.

2 - Não é permitido escrever, desenhar ou pintar nas lixeiras, bancos, mesas, cadeiras e demais bens do Clube. O associado que infringir estas determinações será enquadrado no artigo 10 acima.

3 - As áreas de circulação comuns devem permanecer livres para trânsito, não podendo nas mesmas praticar esportes que possam prejudicar os transeuntes.

4 - É vedada a entrada de quaisquer tipos de animais domésticos nas dependências do Clube, mesmo estes sendo transportados em caixas especiais ou no colo de seus donos.

II – Do Parque Infantil:

1 - O parque infantil somente poderá ser utilizado por crianças até 10 (dez) anos de idade.

(8)

2 - O Clube se exime de qualquer responsabilidade sobre eventuais acidentes decorrentes do uso, cabendo-lhe tão somente manter os equipamentos e locais conservados e aptos aos fins a que se destinam, devendo, no entanto, indicar se algum brinquedo não estiver apto para o seu uso ou em manutenção.

3 - Todo e qualquer dano causado aos brinquedos do parque infantil ocasionado por associados, obrigará aos infratores ou responsáveis a providenciarem a substituição do material ou o pagamento do valor orçado pelo Clube, além das sanções previstas no Estatuto Social e Regimento Interno do Clube.

4 - É de responsabilidade dos pais ou responsáveis o acompanhamento das crianças no recinto do parque infantil.

III – Das Piscinas:

1 - Crianças menores de cinco anos de idade somente poderão entrar nas piscinas acompanhadas dos pais ou responsáveis. Todo o associado tem o direito de impedir o acesso de crianças, se constatado estarem desacompanhadas e sem condições de sozinhas enfrentarem situações de emergência.

2 - Os usuários das piscinas deverão estar em traje de banho, não sendo permitido trajes transparentes.

3 - Os usuários das piscinas deverão passar pela ducha.

4 - Os usuários que provocarem quaisquer danos em materiais ou a equipamentos das piscinas estarão obrigados a promoverem a substituição dos mesmos ou ao ressarcimento dos valores que será orçado pelo Clube, além das sanções previstas no Estatuto Social e Regimento Interno do Clube.

5 - Não serão permitidas brincadeiras nas piscinas, escorregadores e trampolim, tais como: empurrar ou carregar outra pessoa para atirá-la na água, simular luta, fingir afogamento ou praticar desportos não aquáticos. Diante de quaisquer destas situações, o funcionário do Clube advertirá o associado e, no caso de reincidência, deverá comunicar a Secretaria para providências ou registrar ocorrência.

6 - Não é permitido o uso de bronzeadores ou qualquer outro tipo de cosmético que contenha óleo, exceto bloqueadores solares para a proteção dos usuários, sob pena de que venha a sofrer as sanções previstas no Estatuto Social e Regimento Interno do Clube.

(9)

8 - Não é permitida a entrada de câmaras de ar, bóias, copos de vidro, latas de bebidas, chimarrão, garrafas, alimentos, bolas e similares nas piscinas, salvo bóias para crianças.

9 - Não é permitido a colocação de peças de vestuários ou outros objetos sobre as muretas.

10 - É vedado adentrar no recinto das piscinas com calçados inadequados ou sujos. 11 - É de responsabilidade dos usuários o pagamento das taxas respectivas para uso das piscinas estipuladas pela Diretoria e é direito da Secretaria efetuar a cobrança. 12 - Os equipamentos foram feitos com normas de segurança para maior proteção de seus usuários, devendo serem utilizados com bom senso para prevenir acidentes. 13 - O Clube não se responsabiliza por acidentes ou danos causados a pessoas pelo mau uso dos equipamentos.

IV – Dos banheiros / vestiários:

1 - Será de plena responsabilidade dos usuários a boa utilização e conservação dos banheiros/vestiários bem como deixar fechadas, após o uso, torneiras e chuveiros. Em caso de danos, os infratores se obrigarão a promoverem a substituição do material danificado ou ao ressarcimento do valor que será orçado pelo Clube, além das sanções previstas no Estatuto Social e Regimento Interno do Clube.

2 - Não é permitido bater calçados dentro dos banheiros / vestiários ou lavá-los no chuveiro ou pias.

3 - O Clube não se responsabilizará por materiais ou valores deixados nos banheiros / vestiários.

V – Da Sauna:

1 - O horário de funcionamento da Sauna será determinado pela Diretoria e fixado na Secretaria, Site do Clube e porta de entrada da mesma.

2 - O Clube não se responsabilizará por materiais ou valores deixados no ambiente da sauna.

3 - O Clube não se responsabiliza por acidentes ou danos a saúde do usuário, pelo uso inadequado da sauna ou em desacordo com as presentes normas.

(10)

5 - Por medida de segurança os aparelhos das saunas só podem ser ligados e desligados por funcionário do Clube responsável para isto, ficando ao sócio vedado este tipo de procedimento.

6 - Não é permitido fumar no recinto da sauna, nem mesmo na área de descanso. 7 - O uso da sauna será permitido aos associados com idade mínima de 12 (doze) anos. Abaixo desta idade, apenas acompanhado pelos pais ou responsáveis.

VI – Do Salão Social:

1 - O salão social tem por finalidade a realização de eventos sociais como jantares, almoços, aniversários, bailes, reuniões, palestras, exposições, dentre outros.

2 - A Secretaria e a Diretoria poderão, se requisitado antecipadamente, alugar as dependências do Clube para eventos dos associados, de terceiros ou da comunidade, cobrando-lhes os valores pertinentes, fixados pela Diretoria.

3 - A reserva do salão deve ser feita na Secretaria do Clube durante o horário de expediente. A locação somente se efetivará após a assinatura de contrato, com o locatário se responsabilizando por eventuais danos ao patrimônio do Clube, conforme prevê o conteúdo do referido documento.

3 - Toda a locação deverá ser submetida à análise da Diretoria, sendo-lhe facultado a fiscalização e vistoriada utilização das dependências do Clube.

4 - Os locatários deverão respeitar a legislação vigente quanto aos aspectos de segurança, de idade para a participação nos eventos, consumo de bebidas alcoólicas, drogas e outras mais. Os associados infratores serão enquadrados no artigo 21 do Estatuto Social do Clube; os demais serão retirados do recinto do Clube.

5 - A tabela de preços para a locação do Salão Social estará disponível na Secretaria do Clube. A taxa de locação deverá ser paga antecipadamente junto a Secretaria do Clube para que seja liberada a utilização do espaço requerido.

6 - O locatário deverá dar sempre a prioridade pela contratação dos serviços fornecidos pelo ecônomo do clube. Caso este não possa atender as necessidades do locatário, o mesmo poderá utilizar os serviços de outros profissionais, ficando neste caso, se necessário, responsável por acertar a taxa de utilização da cozinha do restaurante diretamente com o ecônomo.

7 - Fica vedado ao locatário adquirir quaisquer tipos de bebidas que não sejam fornecidas pelo ecônomo do Clube. Caso este não possa fornecer, será cobrada uma taxa pelas bebidas que forem consumidas no evento e que não foram adquiridas do ecônomo, com observância do estabelecido no contrato do economato do Clube.

(11)

8 - A ornamentação do ambiente e a colocação das mesas e cadeiras são de responsabilidade do locatário, tendo este ainda que respeitar as cláusulas que regem sobre este assunto descritas no contrato de locação e suas respectivas punições. 9 - Fica proibida a circulação de convidados não associados pelas dependências do clube quando da realização de qualquer evento, ficando sua participação restrita ao salão social.

10 - Se por qualquer motivo o evento programado não puder ser realizado, deverá o requisitante / locatário informar, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, à Secretaria do Clube, sob pena de pagamento da taxa normal do aluguel, independentemente da causa impeditiva da realização da programação.

VII – Dos Quiosques:

1 - Os quiosques tem por finalidade a realização de eventos sociais como jantares, almoços, aniversários, churrascos, dentre outros condizentes com sua estrutura.

2 - A Secretaria e a Diretoria poderão, se requisitado antecipadamente, alugar as dependências do Clube para eventos dos associados, de terceiros ou da comunidade, cobrando-lhes os valores pertinentes, fixados pela Diretoria.

3 - A reserva dos quiosques deve ser feita na Secretaria do Clube durante o horário de expediente. Os associados que reservarem o local se responsabilizarão por eventuais danos ao patrimônio do Clube, inclusive os danos aos utensílios utilizados locados junto ao Clube.

4 - Os locatários deverão respeitar a legislação vigente quanto aos aspectos de segurança, de idade para a participação nos eventos, de consumo de bebidas alcoólicas, drogas e outras mais. Os associados infratores serão enquadrados no artigo 21 do Estatuto Social do Clube; os demais serão retirados do recinto do Clube. 5 - A tabela de preços para a locação dos quiosques estará disponível na Secretaria do Clube. A taxa de locação deverá ser paga antecipadamente junto a Secretaria do Clube para que seja liberada a utilização do espaço requerido.

6 - Fica vedado ao locatário adquirir quaisquer tipos de bebidas que não sejam fornecidas pelo ecônomo do Clube. Caso este não possa fornecer, será cobrada uma taxa pelas bebidas que forem consumidas no evento e que não foram adquiridas do ecônomo, com observância do estabelecido no contrato do economato do Clube. 7 - A organização do ambiente é de responsabilidade do locatário.

8 - Se por qualquer motivo o evento programado não puder ser realizado, deverá o requisitante / locatário informar, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito)

(12)

horas, à Secretaria do Clube, sob pena de pagamento da taxa normal do aluguel, independentemente da causa impeditiva da realização da programação.

9 - Os horários de funcionamento dos quiosques e de utilização do som deverão respeitar as regras gerais de horário e silêncio do Clube, já definidas pela Diretoria, sem prejuízo da legislação vigente sobre o assunto.

VIII – Dos Campos de Futebol:

1 - A Diretoria poderá reservar e preservar os campos para campeonatos / torneios internos, definindo os dias e horários que os campos poderão ser reservados, sempre com antecedência.

2 - Não será permitido o uso de chuteiras nos campos de futebol, devendo o calçado utilizado ser o adequado para esta modalidade esportiva.

3 - Os campeonatos / torneios oficiais do Clube serão regidos por regulamento específico da competição.

4 - As equipes interessadas em utilizar os campos de futebol deverão fazer sua reserva na Secretaria do Clube, respeitando os dias e horários disponíveis.

5 - As reservas serão concedidas sempre que as condições dos campos permitirem, ficando a critério único e exclusivo da Diretoria a liberação ou não do seu uso, observada a necessidade de conservação e/ou de recuperação dos gramados, ficando desde já vedada a utilização em dias de chuva ou de solo excessivamente úmido, mesmo que o horário tenha sido reservado.

6 - Só poderão participar desta modalidade esportiva os associados do Clube e seus dependentes, admitindo-se, entretanto, o não associado, desde que convidado por um associado e sob responsabilidade do mesmo, em jogos fora dos campeonatos, mediante o pagamento de taxa fixada pela Diretoria, por evento, sem prejuízo do disposto no artigo 27 acima.

7 – A reserva dará direito à utilização dos campos durante 1 (uma) hora, com possibilidade de prorrogação por igual período, desde que não haja reserva de outros associados, com limite de 2 (duas) horas de utilização.

8 - As competições esportivas oficiais do Clube só podem ocorrer entre equipes formadas por associados e dependentes do Clube.

IX – Das Quadras de Tênis:

1 - A Diretoria poderá reservar com antecedência a cessão do espaço para campeonatos internos e externos.

(13)

2 - Para associados e dependentes o horário permitido para uso das quadras é das 8 horas às 22 horas.

3 - A quadra de nº 2 (dois), de segundas a sextas-feiras, fica reservada para aulas de tênis, ficando liberada, nas condições das demais, nos finais de semana e feriados. 4 - É permitido o uso das quadras em partidas de simples ou duplas no período máximo de 60 (sessenta) minutos. No caso de renovação do uso da quadra, quando não houver nenhum outro associado na espera, o tempo da renovação será de 30 (trinta) minutos, com possibilidade de renovações sucessivas.

5 - Não é permitida a renovação de uso da quadra antes de expirado o tempo regulamentar em andamento.

6 - O primeiro tenista da fila de espera terá direito de uso da próxima quadra vaga, tornando-se o tenista da vez. A seu critério, o tenista da vez poderá ceder o direito adquirido de uso da quadra ao próximo da fila mantendo-se em primeiro na fila. Se o adversário não estiver presente quando houver liberação de quadra, o tenista da vez cederá obrigatoriamente o direito ao próximo da fila, mantendo-se em primeiro na fila. 7 - É vedado reservar lugar na fila de espera para uso de terceiros.

8 - Os praticantes deverão estar devidamente uniformizados com calçados e roupas adequados e específicos para a prática do tênis.

9 - Os praticantes deverão manter o silêncio e o respeito necessários para a prática do tênis.

X – Da Quadra de Vôlei de Areia:

1 - O período de funcionamento da quadra será o mesmo em que funcionar o Clube. 2 - A quadra é destinada somente para a utilização de associados e dependentes, admitindo-se, entretanto, o não associado, desde que convidado por um associado e sob responsabilidade do mesmo, mediante o pagamento de taxa fixada pela Diretoria, por evento.

3 - A Diretoria poderá reservar com antecedência a cessão do espaço para campeonatos internos, externos e/ou aulas. Poderá esta ainda solicitar a interdição da quadra para manutenções corretivas ou preventivas.

4 - O associado que reservar este espaço será o responsável pelo mesmo e caso entenda haver a necessidade de fazer uso de material fornecido pelo Clube deverá solicitar ao funcionário e assinar um protocolo de retirada de material na Secretaria, ficando responsável pela devolução do mesmo, e ao devolvê-lo, deverá solicitar a

(14)

assinatura do funcionário atestando o recebimento do mesmo. A não devolução do material obrigará o associado a repor o mesmo material, em iguais ou melhores condições, para o Clube.

5 - O uso da quadra será pelo período máximo de 2 (dois) sets de 15 (quinze) pontos. A cada 2 (dois) sets a preferência de utilização da quadra será pela presença das equipes junto à entrada da quadra. A cada novo período, independentemente da hora de início de ocupação, as equipes cederão seus lugares aos que estiverem aguardando para ingressar na quadra.

6 - Os ocupantes da quadra não precisarão cedê-la, desde que não ultrapassem 2 (dois) períodos consecutivos, nos seguintes casos: se a equipe de espera estiver em número inferior a 2 (dois) atletas; se os atletas que estiverem esperando aceitarem ser inseridos nas equipes que estão utilizando o espaço.

7 - A preferência será para jogos de equipes com 6 (seis) atletas e, na falta destes, por trios e duplas.

8 - A quadra poderá ser ocupada, mas será considerada como vaga: para bate-bola com qualquer número de associados e por equipes com número inferior a 2 (dois) atletas.

9 - É vedada a permanência de outras pessoas no recinto da quadra que não sejam os jogadores, árbitros, mesários e professores.

10 - O desrespeito às normas regulamentares e eventuais indisciplinas no ambiente da quadra sujeitarão os transgressores as punições previstas.

XI – Do Campo de Futebol de Areia:

1 - O período de funcionamento do CAMPO será o mesmo em que funcionar o Clube. 2 - O CAMPO é destinado somente para a utilização de associados e dependentes, admitindo-se, entretanto, o não associado, desde que convidado por um associado e sob responsabilidade do mesmo, mediante o pagamento de taxa fixada pela Diretoria, por evento, sem prejuízo do disposto no artigo 27 acima.

3 - A Diretoria poderá reservar com antecedência a cessão do espaço para campeonatos internos, externos e aulas. Poderá esta ainda solicitar a interdição do campo para manutenções corretivas ou preventivas.

4 - O associado que reservar este espaço será o responsável pelo mesmo e caso entenda haver a necessidade de fazer uso de material fornecido pelo Clube deverá solicitar ao funcionário e assinar um protocolo de retirada de material na Secretaria, ficando responsável pela devolução do mesmo, e ao devolvê-lo, deverá solicitar a

(15)

assinatura do funcionário atestando o recebimento do mesmo. A não devolução do material obrigará o associado a repor o mesmo material, em iguais ou melhores condições, para o Clube.

5 - O uso do campo será pelo período máximo de 1 (uma) hora. A cada hora a preferência de utilização do campo será pela presença das equipes junto à entrada do campo. A cada novo período, as equipes cederão seus lugares aos que estiverem aguardando no campo.

6 - Os ocupantes do campo não precisarão cedê-la, desde que não ultrapassem dois períodos consecutivos, nos seguintes casos: se a equipe de espera estiver em número inferior ao número necessário; se os atletas que estiverem esperando aceitarem ser inseridos nas equipes que estão utilizando o espaço.

7 - É vedada a permanência de outras pessoas no recinto do campo que não sejam os jogadores, árbitros, mesários e professores.

8 - O desrespeito às normas regulamentares e eventuais indisciplinas no ambiente da quadra sujeitarão os transgressores as punições previstas.

XII – Da Academia de Ginástica e Musculação ao ar livre:

1 - O uso da área será de exclusividade dos associados, dentro do horário estabelecido pela Diretoria ou nos horários em que o Clube estiver em funcionamento. 2 - O usuário assume toda a responsabilidade pelas suas condições individuais para realizar qualquer exercício com os equipamentos e por eventuais contusões e/ou danos à sua saúde ou de seus dependentes, resultantes da prática inadequada de exercícios.

3 - O usuário deverá ter prévio conhecimento do funcionamento de todos os aparelhos disponíveis. Caso não o tenha, deverá procurar a orientação de profissionais da área, por sua conta.

4 - O usuário que danificar qualquer aparelho devido ao uso inadequado ou decorrente de atos de irresponsabilidade e vandalismo, será responsabilizado pelo pagamento dos prejuízos causados, incluindo a reposição do bem danificado quando for o caso, além das sanções previstas no Estatuto Social e Regimento Interno do Clube.

5 - Ao ser constatado defeito, mau funcionamento ou má utilização de quaisquer dos aparelhos, o fato deve ser imediatamente comunicado a Secretaria do Clube, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

6 - A Diretoria poderá solicitar a interdição da academia para manutenções corretivas ou preventivas e até mesmo para aulas específicas.

(16)

7 - É vedada a utilização dos aparelhos por menores de 10 (dez) anos, ressalvando-se os casos de autorização dos pais que deverão estar presentes.

8 - Os associados que desrespeitarem as normas estabelecidas neste capítulo, estão sujeitos as penalidades previstas.

XIII – Da Cancha de Bocha:

1 - Esta modalidade esportiva poderá ser praticada por associados e seus dependentes durante o período de funcionamento do clube e desde que sejam maiores de 15 (quinze) anos ou menores acompanhados dos pais ou responsáveis. 2 - Só poderão adentrar na cancha de bochas os jogadores e o árbitro da partida, devendo utilizar calçado adequado para a prática desta modalidade.

3 - Todas as partidas serão disputadas em 15 (quinze) pontos.

4 - Os ocupantes da cancha não precisarão cedê-las desde que não ultrapasse 2 (dois) jogos seguidos e que não hajam outros associados em espera.

5 - As bochas estarão à disposição dos associados, sempre que necessário, na Secretaria do Clube. Deverá solicitar ao funcionário e assinar um protocolo de retirada de material na Secretaria, ficando responsável pela devolução do mesmo, e ao devolvê-lo, deverá solicitar a assinatura do funcionário atestando o recebimento do mesmo. A não devolução do material obrigará o associado a repor o mesmo material, em iguais ou melhores condições, para o Clube.

6 - A critério da Diretoria, a cancha poderá ser interditada em caso de reforma, manutenção, competições oficiais ou torneios realizados pelo Clube.

7 - O desrespeito às normas regulamentares e indisciplinas no ambiente da cancha sujeitará aos transgressores as punições previstas.

XIV – Das Atividades Diversas:

1 - Para a realização de tais atividades, a Diretoria deverá informar aos associados com razoável antecedência o prazo de inscrição, idades limites, horários e duração. 2 - Para fazer a inscrição nas diversas atividades, os associados deverão procurar a Secretaria do Clube ou outros locais por ela indicados.

3 - O Clube deverá mencionar previamente se o associado terá que dispor de algum material próprio ou pagar qualquer taxa.

(17)

4 - Achados e Perdidos: sempre que algum material for perdido ou achado nas dependências do Clube, o mesmo será encaminhado para a Secretaria, sendo que o tempo de permanência neste local será de 4 (quatro) meses, ficando a Diretoria, por sua deliberação, após este prazo, autorizada a promover doações dos mesmos a Instituições que tenham necessidade.

Das Disposições Gerais:

Artigo 29. O associado é inteiramente responsável pelo seu estado de saúde, sendo que para sua participação em qualquer prática esportiva, entende-se que ele esteja apto para tal.

Artigo 30. O associado é responsável pelo seu material em qualquer ambiente do Clube.

Artigo 31. Não é permitido ao associado praticar a comercialização de qualquer produto dentro do Clube, sob pena de lhe serem imputadas as sanções previstas no Estatuto Social e Regimento Interno do Clube.

Artigo 32. O uso de aparelhos de som, rádios, instrumentos musicais e similares nas dependências do Clube, serão somente em locais previamente permitidos, devendo ser utilizados com bom senso e de maneira a não importunar os outros associados. Artigo 33. A colocação de placas publicitárias e informativas no Clube, dependerá de autorização da Diretoria, salvo em eventos que forem por ela organizados ou autorizados.

Artigo 34. Os Regulamentos Internos e Setoriais que venham a ser aprovados para as diversas modalidades esportivas, sociais e administrativas e não constantes deste Regimento, se agregarão a este sob a forma de aditivo.

Artigo 35. Os casos omissos e as dúvidas suscitadas no presente Regimento Interno serão resolvidas pela Diretoria.

Artigo 36. Aprovado e publicizado no site do Clube, nenhum associado poderá alegar o desconhecimento do presente Regimento Interno.

Artigo 37. Este regulamento poderá ser alterado a qualquer tempo, a critério da Diretoria, desde que devidamente aprovado pelo Conselho Deliberativo e publicizado aos associados.

(18)

Marco Antônio Brenner Presidente

Nilton Aloísio Castilhos de Paula Vice-Presidente Administrativo

Celso Pedro Stein Vice-Presidente de Eventos

Délio Gilberto Hartmann Presidente do Conselho Deliberativo

Fernando Kindel Diretor Jurídico

Referências

Documentos relacionados

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator