• Nenhum resultado encontrado

O valor de negócio dos produtos de integração da Red Hat

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O valor de negócio dos produtos de integração da Red Hat"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Dezembro de 2014, IDC #253233

BOLETIM INFORMATIVOUR

O valor de negócio dos produtos de integração da Red Hat

Patrocinado por: Red Hat

Maureen Fleming Matthew Marden Dezembro de 2014

RESUMO EXECUTIVO

Para esse boletim informativo, a IDC entrevistou seis

organizações que relataram a conquista de significativo valor de negócio com o uso do Red Hat JBoss Fuse, apontando, especialmente, uma melhor eficiência e produtividade em seus esforços de integração e desenvolvimento de aplicativos. A IDC calcula que essas seis organizações estão obtendo um retorno sobre o investimento (ROI) trienal médio de 488% e o pagamento dos investimentos no JBoss Fuse em 8,2 meses, da seguinte forma:

 Melhorando a eficiência dos esforços de integração e desenvolvimento de aplicativos e economizando tempo de trabalho da equipe

 Permitindo a integração e o desenvolvimento de mais aplicativos de negócios

 Fomentando o aumento dos níveis de produtividade do usuário ao dar-lhe acesso a aplicativos em menos tempo e melhorando seu desempenho

 Resgatando o tempo produtivo perdido devido aos períodos de inatividade de aplicativos

 Cortando os custos de assinatura e hardware que existiam em soluções anteriores de integração de aplicativos

NESSE BOLETIM INFORMATIVO

A IDC analisou o valor de negócio que seis organizações pesquisadas estão obtendo com o uso de produtos de integração da Red Hat com base em entrevistas realizadas entre abril e junho de 2014. Os entrevistados pertenciam a empresas de portes que variavam de centenas a vários milhares de funcionários, com uma base média de aproximadamente 92.000 colaboradores. As empresas entrevistadas incluíram representantes dos setores de telecomunicações, TI, transporte e logística, e

Destaques do valor do negócio

O Red Hat JBoss Fuse oferece um ROI trienal médio de 488% em um período de pagamento do investimento de 8,2 meses através dos seguintes benefícios de valor de negócio:

 51,5% mais aplicativos integrados por ano

 40,8% menos FTEs por integração de aplicativos  62,8% menos inatividade de aplicativo em relação à integração  18,1% de melhora no desempenho da solução de integração de middleware  34,2% mais barato do que a solução de integração de middleware anterior

(2)

gestão de documentos. Estas organizações têm sede nos Estados Unidos, Reino Unido e Noruega, e várias operam em escala global. As empresas usam o JBoss Fuse para integrar e desenvolver aplicativos internos essenciais para o negócio e voltados para o cliente (ver Tabela 1).

TABELA 1

Demografia das organizações entrevistadas

Média de funcionários 91.758

Média da equipe de TI 1.705

Média de usuários internos de TI 8.684

Setor Telecomunicações, TI, transporte e logística, e gestão de documentos

Região Mundial, Estados Unidos, Reino Unido e Noruega

Fonte: IDC, 2014

VISÃO GERAL DA SITUAÇÃO

Ao desenvolverem novos aplicativos ou adotarem pacotes de aplicativos, as empresas quase sempre dependem de seus aplicativos existentes. Seja qual for a finalidade das novas iniciativas de

automação - propiciar uma experiência de mobilidade para o cliente, oferecer autoatendimento multicanal, dar suporte ao comércio eletrônico, melhorar o processo back-end ou aumentar a eficiência do desenvolvimento e fornecimento de produtos e serviços - existe a necessidade da interoperabilidade.

A interoperabilidade de aplicativos é executada com o uso de middleware de integração. É relativamente simples para o desenvolvedor criar a lógica de integração necessária para a

interoperabilidade ao conectar um aplicativo a outro. No entanto, o trabalho pode demorar mais tempo quando os novos recursos exigirem interoperabilidade entre dois ou mais aplicativos. Se houver qualquer alteração nesses grupos de aplicativos ou serviços codependentes, a integração pode passar de problemática para incrivelmente difícil.

Esse problema de complexidade vai de encontro ao ciclo atual de inovação, onde as empresas vêm abraçando um futuro digital ágil, focado no cliente e baseado em inteligência, possibilitado por serviços de back-end rápidos e acessíveis. Para reequilibrar e conseguir velocidade, as empresas vêm mudando a forma como abordam a integração. Além da necessidade de velocidade, várias outras diferenças no projeto e na implantação de aplicativos fazem as empresas mudar a forma como lidam com a integração:

(3)

 O projeto de aplicativo cada vez mais envolve o desenvolvimento de micros-serviços simples, inseridos em serviços empresariais maiores, que se conectam a front-ends. Essa abordagem exige arquitetos e desenvolvedores para modelar facilmente como os micros-serviços são montados e como eles se conectam aos aplicativos existentes. No tempo de execução, há a necessidade de garantir que os serviços estejam disponíveis e sejam capazes de honrar os acordos de níveis de serviço (ANSs). Desenvolver aplicativos assim geralmente reduz o tempo geral de desenvolvimento e, principalmente, o ciclo de vida da integração. Mas também requer um foco mais formalizado na criação de ativos reutilizáveis, uma atenção maior à integração arquitetada e um tempo de execução bem governado. Isso leva as empresas a comprarem middleware de integração comercial.

 Preocupadas em garantir que seus desenvolveres estejam dedicando o maior tempo possível a projetos de inovação, as empresas apontam a interoperabilidade como atividade de

desenvolvimento que pode ser otimizada para que não se dependa tanto deles. Isso geralmente resulta na compra de middleware comercial.

 O custo da integração no tempo de execução é associado ao processamento de volumes, principalmente para middleware comercial. Quanto maior o volume, mais alto o custo de hardware e software. Continuar nessa progressão linear de custo para conseguir volumes maiores fica cada vez mais inviável e força as equipes de integração a procurarem alternativas.

 A localização de aplicativos e serviços varia muito com a adoção de nuvem e dispositivos inteligentes. Há uma necessidade correspondente de deixar as coisas mais leves e incorporar a lógica de integração à lógica de aplicativo, onde quer que seja.

 Na medida em que a integração migra para datacenters externos, principalmente para a nuvem, surgem problemas de confiabilidade e a correspondente necessidade de garantir que nada se perderá na transferência. Isso acontece especialmente quando a sincronização de dados entre aplicativos abandona o modelo de transferências diárias em lote e passa a incluir mais sincronizações em tempo real e transações empresariais entre nuvens e da nuvem para o datacenter.

Visão geral dos produtos de integração da Red Hat

O middleware Red Hat JBoss é uma família de produtos criados para ajudar as empresas a inovarem e a otimizarem o ambiente de processos empresariais. O middleware Red Hat JBoss inclui produtos, com os quais as organizações podem dar suporte ao desenvolvimento de aplicativos, integrar aplicativos e dados e automatizar processos empresariais.

Os produtos de integração JBoss incluem recursos para conectar aplicativos, dados e dispositivos com o objetivo de criar sistemas de informação eficientes e ágeis. Os produtos de integração são distribuições “prontas para a empresa” compostas por vários projetos de código aberto que formam uma camada de middleware de integração robusta usada para interoperabilidade de aplicativos. Os produtos de integração JBoss são os seguintes:

 JBoss A-MQ é uma plataforma de envio de mensagens baseada no Apache ActiveMQ. Ele oferece uma camada de mensagens projetada para conectar aplicativos, dados e dispositivos usando diferentes protocolos. O JBoss A-MQ é recomendado para aplicativos altamente distribuídos e incorporados.

(4)

 JBoss Fuse é um barramento de serviço empresarial (ESB) leve que estabelece APIs para todos os pontos de terminação, gerencia o roteamento entre pontos de terminação e realiza operações relacionadas à integração, tais como transformações, validação e mediação. O JBoss Fuse inclui recursos centrais ESB baseados em Apache ActiveMQ, Apache Camel e Apache CXF. O Apache Camel é uma implementação da estrutura Enterprise Integration Patterns (EIP), amplamente utilizada.

 JBoss Data Virtualization é uma plataforma que unifica dados de fontes distintas em uma única fonte e os expõem como serviço reutilizável.

Motivos do cliente para adotar o JBoss Fuse

Muitos clientes citaram a economia de custo como o principal motivo para adotar o JBoss Fuse. Além da economia de custo, os clientes entrevistados neste estudo escolheram o JBoss Fuse pelos seguintes motivos:

 A Red Hat reúne seus recursos na forma de ofertas separadas, mas fáceis de consumir. Assim, o cliente pode comprar qualquer um dos componentes de que precisa sem ter que comprar a oferta inteira. O cliente escolhe o JBoss porque pode comprar exatamente o que precisa e nada além disso. Os clientes citaram isso como diferencial, em comparação com os pacotes de integração de outros fornecedores.

 O JBoss Fuse permite que o desenvolvedor programe em Java, criando mais uma extensão ao aplicativo do que uma experiência de desenvolvimento separada. Isso facilita a adoção do JBoss Fuse. Como explicou um cliente, “uma das maiores vantagens desse produto é que a ferramenta de integração é fornecida como linguagem de domínio”. É como se fosse uma extensão natural da linguagem Java. Você grava integrações como se estivesse gravando código Java. Significa que todas as habilidades que você precisa depurar em Java são as mesmas necessárias para gravar integrações nessa linguagem. Não é preciso ir a outro IDE ou conjunto de ferramentas para entender como gravá-las. Elas são apenas o código Java”.  Um cliente citou a diminuição nas horas de trabalho de fornecedores, porque poderia usar um

programador Java em vez de um especialista em XML ou alguém com certificação em um produto de integração concorrente e baseado em padrões, mas proprietário.

 Os clientes conseguiram melhorar a facilidade de uso da integração. Em especial, um cliente mencionou o desejo de mudar de seu produto atual para o JBoss Fuse pelos seus recursos de controle de fluxo.

 Os clientes conseguiram melhorar o desempenho da integração. Uma empresa de

telecomunicações apontou uma melhora de 30% a 40% no desempenho com a adoção do JBoss Fuse. Outro cliente realizou um benchmark comparando o JBoss Fuse com sua solução em hardware existente e obteve desempenho 15% melhor.

 Um cliente apontou a necessidade de modernização com a substituição do estilo de

integração centralizado em datacenter por algo inteiramente centralizado em software e que pudesse ser incorporado a dispositivos, na nuvem, em localidades altamente distribuídas e no datacenter.

 Outro lembrou do desejo da equipe em realmente conhecer o código e o motivo de sua adoção: "Antes, tínhamos problema com o software e, para provar para o fornecedor que havia um problema antes que ele chegasse para consertar, é muito mais difícil se você não tem acesso ao código. E isso não é pouca coisa. Para atender uma solicitação, tínhamos que

(5)

provar para eles gravando um programa de amostra e provar que ele era a causa do problema – de maneira que pudesse ser reproduzida no ambiente deles".

O VALOR DE NEGÓCIO DO RED HAT JBOSS FUSE

A IDC calcula que essas seis organizações que participam deste estudo estão obtendo um retorno de investimento trienal médio de 488% e o retorno dos investimentos no JBoss Fuse em 8,2 meses, da seguinte forma:

 Melhorando a eficiência dos esforços de integração e desenvolvimento de aplicativos e economizando tempo de trabalho da equipe

 Permitindo a integração e o desenvolvimento de mais aplicativos de negócios  Fomentando o aumento dos níveis de produtividade do usuário ao dar-lhe acesso a

aplicativos em menos tempo e melhorando seu desempenho

 Resgatando o tempo produtivo perdido devido aos períodos de inatividade de aplicativos  Cortando os custos de assinatura e de hardware das soluções anteriores de integração de

aplicativos

Além disso, os clientes elogiaram a combinação de valor e desempenho oferecida pelo JBoss Fuse, que aumenta o valor de negócio, conforme demonstrado na Figura 1.

FIGURA 1

Desempenho e custo: JBoss Fuse

Fonte: IDC, 2014 18,1% - -34,2% - -40% - -30% - -20% - -10% 0% 10% 20% 30% 40% Desempenho Custo

(%

de

m

u

d

an

ça)

(6)

A IDC avalia que as organizações entrevistadas neste estudo estão gerando benefícios anuais calculados em US$ 1,42 milhões, em média, em um período de três anos, com o uso do Red Hat JBoss Fuse (ver Figura 2). Isso se traduz em US$ 206.926 em benefícios por ano para uma empresa com 10.000 usuários internos de TI. Esses benefícios estão sendo obtidos nas seguintes categorias principais:

 Economia de tempo e ganhos de produtividade da equipe de TI: as organizações integram e desenvolvem mais aplicativos, agilizam a integração e os ciclos de desenvolvimento e

precisam de menos recursos humanos para concluir cada integração e desenvolvimento. Eles podem reinvestir o tempo economizado para integrar e desenvolver ainda mais aplicativos ou reimplantar recursos humanos em outras atividades empresariais estratégicas. A IDC calcula que as empresas entrevistadas estão obtendo, em média, benefícios de US$ 838.800 em um período de três anos.

 Benefícios para o negócio, inclusive receita: as organizações fomentam a produtividade, integrando e implantando mais rápido mais aplicativos essenciais ao negócio e obtêm mais receita e mais confiabilidade desses aplicativos. A IDC prevê que essas organizações receberão, em média, benefícios de US$ 279.900 por ano no triênio.

 Economia nos custos de infraestrutura e solução: as organizações economizam em custos de assinatura de middleware de integração de aplicativos e em custos relacionados ao suporte de datacenter às suas soluções. A IDC calcula que essas organizações economizarão uma média de US$ 175.500 por ano em um período de três anos

 Mitigação de riscos: as organizações se beneficiam da maior confiabilidade dos aplicativos integrados por meio do JBoss Fuse, o que resulta em menos tempo de inatividade

impactando o usuário. A IDC calcula que essas organizações estão economizando, em média, US$ 127.000 por ano em tempo produtivo perdido no triênio.

(7)

FIGURA 2

Média anual de benefícios

Fonte: IDC, 2014

Fomentando a eficiência na integração e desenvolvimento de aplicativos

As organizações entrevistadas neste estudo relataram ter aproveitado o JBoss Fuse para melhorar significativamente a eficiência do trabalho de integração, desenvolvimento e implantação de

aplicativos. Todos os clientes entrevistados disseram ter obtido benefícios com a combinação de mais aplicativos a serem integrados ou desenvolvidos e com a redução no tempo de integração ou

desenvolvimento, além da limitação da carga de trabalho da equipe nessas atividades. Entre os resultados, ótima economia de custo e melhor produtividade no trabalho de integração e

desenvolvimento de aplicativos, além de economia do tempo de equipe de TI em outras áreas. A IDC calcula que essa economia de tempo e esses benefícios de produtividade apresentem um valor anual médio de US$ 838.000 por organização em um período de três anos.

(8)

©2014 IDC #253233 1

Os benefícios de eficiência e produtividade decorrentes do uso do JBoss Fuse para os clientes entrevistados estão descritos na Tabela 2. Em média, esses clientes conseguem integrar, com o JBoss Fuse, 51,5% mais aplicativos do que com a solução anterior, e precisam de 26,2% menos tempo e 40,8% menos recursos humanos por aplicativo integrado. As organizações também afirmam ter aproveitado essas vantagens do JBoss Fuse para melhorar o trabalho de desenvolvimento e de implantação de aplicativos, embora os benefícios sejam menos significativos no que tange à integração.

TABELA 2

KPIs de integração e desenvolvimento de aplicativos

Antes do JBoss Fuse

Depois do

JBoss Fuse Benefício Vantagem (%)

Integração de aplicativos

Número de aplicativos integrados por ano 13,3 20,2 6,9 51,5

Semanas por aplicativo integrado 9,1 6,8 2,3 26,2

FTEs por aplicativo integrado 3,6 2,1 1,5 40,8

Desenvolvimento e implantação de aplicativos

Número de aplicativos desenvolvidos por ano 11,3 15,0 3,7 33,3

Semanas por aplicativo desenvolvido 7,6 7,0 0,6 7,7

FTEs por aplicativo desenvolvido 2,9 2,7 0,2 7,8

Fonte: IDC, 2014

Segundo os entrevistados, o JBoss Fuse oferece vários recursos e funções que os ajudam a maximizar a eficiência do trabalho de integração e desenvolvimento de aplicativos:

 Uma empresa de telecomunicações consegue eficiência na integração da comunicação de aplicativo para aplicativo oferecido pelo JBoss Fuse: “A função de fila de mensagens permitiu que os desenvolvedores criassem aplicativos que conversam entre si, o que facilita a

integração, já que eles têm um barramento de mensagens comum, onde podem se comunicar uns com os outros”.

 O trabalho de integração e desenvolvimento de aplicativos de uma empresa de transporte e logística aproveitou a flexibilidade do uso do Apache Camel pelo JBoss Fuse: “Com o JBoss, tivemos a oportunidade de ajudar os desenvolvedores de uma maneira que não seria necessariamente possível com uma ferramenta de interface gráfica de usuário”.

(9)

©2014 IDC #253233 2

 Outro cliente deu adeus ao trabalho de integração ponto a ponto manual ineficiente: "Antes, fazíamos muita integração ponto a ponto manual. Agora, podemos configurar com muito mais facilidade. O tempo e o custo para desenvolver integrações são menores. Agora, cada integração leva, em média, de 6 a 8 semanas. Antes do JBoss Fuse, o tempo era quase 2,5 maior”.

Além da economia de tempo e do ganho de produtividade no trabalho de integração e

desenvolvimento de aplicativos, as organizações também relatam economia mais limitada nas áreas de administração de soluções de middleware e no trabalho de gerenciamento de problemas e servidores (ver Figura 3).

FIGURA 3

Economia de tempo e benefícios de produtividade da equipe de TI

Fonte: IDC, 2014

Benefícios do JBoss Fuse para o negócio

Além de maior eficiência na integração e no desenvolvimento de aplicativos, as empresas entrevistadas relatam sua melhor escalabilidade como solução de integração de middleware, desempenho mais robusto de aplicativos e menos inatividade, tais como o valor obtido com o aumento da produtividade da receita do negócio. A IDC calcula que, no total, essas organizações

(10)

©2014 IDC #253233 3

terão ganhos de produtividade e de receita que podem chegar a US$ 279.000 por ano no triênio com o uso do JBoss Fuse, como mostra a Tabela 3.

A melhora na produtividade do usuário final com o JBoss Fuse é resultado do número maior de aplicativos sendo integrados e do desenvolvimento mais rápido, oferecendo aos usuários ferramentas adicionais para fazer o trabalho melhor e com mais agilidade, e aplicativos de melhor desempenho. Por exemplo, uma empresa de transporte e logística explicou que os usuários finais economizavam tempo porque o “JBoss oferece, nos aplicativos fron-tend, os dados necessários que permitem fazer as coisas de forma automatizada. Ele evita que os usuários tenham de realizar determinados

processos empresariais manualmente”. Outro cliente do JBoss Fuse citou os benefícios de aplicativos mais rápidos para seus usuários: “Na sincronização de filiais, a resposta é mais rápida, o que resulta em vantagem no desempenho de uma hora por mês em economia de tempo para 2.000 funcionários”. Segundo as projeções da IDC, os benefícios da maior produtividade do usuário para as organizações podem chegar a US$ 216.300 anuais no triênio.

Outros clientes elogiaram a escalabilidade do JBoss Fuse. Uma empresa de gestão de documentos resumiu: “somos mais ágeis com o JBoss”. A empresa conseguiu “comprar muito mais produtos enquanto aumentava maciçamente a operação” porque não precisou pedir mais verba para mais softwares. Para organizações que dependem cada vez mais de aplicativos empresariais para crescer, ter uma solução de integração que ofereça escalabilidade para atender a evolução de suas

necessidades de negócio é um benefício importante.

Essa escalabilidade, em conjunto com a redução no tempo de inatividade dos aplicativos voltados para o cliente e níveis mais altos de produtividade do usuário final, também ajudou os clientes do JBoss Fuse a obterem mais receita. Um cliente explicou como a escalabilidade com o JBoss Fuse ajuda na obtenção de mais receita: “Somos capazes de aumentar nosso escalonamento muito rápido com o JBoss Fuse... Com isso, podemos ser mais flexíveis, o que resulta em mais receita”. A IDC calcula que as organizações pesquisadas estão aumentando suas margens operacionais em uma média de US$ 63.600 por ano no triênio com o JBoss Fuse.

TABELA 3

Produtividade do negócio e benefícios de receita

Média por organização

Melhor produtividade do negócio

Valor da produtividade melhorada US$ 216.300

Melhoras na receita

Receita adicional por operações melhoradas US$ 636.600

Margem operacional 10%

(11)

©2014 IDC #253233 4

TABELA 3

Produtividade do negócio e benefícios de receita

Média por organização

Total de ganhos de produtividade e de receita de negócios US$ 279.900

Fonte: IDC, 2014

Economia de custo com o JBoss Fuse

Várias organizações mencionaram o custo como fator relevante na opção pelo JBoss Fuse. Para essas organizações, o JBoss Fuse oferecia a combinação certa de preço, suporte e impacto na eficiência operacional. As empresas, que abandonaram outras soluções de integração e migraram para o JBoss Fuse, relataram uma redução significativa nos custos, e todas as organizações entrevistadas apontaram benefícios com a execução do JBoss Fuse em hardware comum. A IDC calcula que, no total, as organizações estão economizando, em média, US$ 175.500 ao ano no triênio com JBoss Fuse. Isso é ilustrado na Figura 4.

Uma empresa de gestão de documentos explicou os benefícios da migração da solução comercial de um concorrente para o JBoss Fuse: “Era muito difícil executar um modelo de negócio interno quando não tínhamos uma maneira de recuperar esses custos [da solução anterior]. O modelo contrastante do JBoss tem código fonte aberto comercial e pagamos apenas uma assinatura anual de suporte. Mas o custo original da licença é zero... Com o JBoss é tudo basicamente despesa operacional”. Além disso, os clientes do JBoss Fuse afirmam que é possível migrar de servidores mais caros para

servidores comuns, o que proporciona uma economia de dinheiro, de hardware, de recursos e de custos de energia associados.

(12)

©2014 IDC #253233 5

FIGURA 4

Economia de custo em infraestrutura de TI

Fonte: IDC, 2014

Limitação do risco de inatividade para aplicativos empresariais com o

JBoss Fuse

As organizações que usam o JBoss Fuse como solução de integração de middleware também se beneficiam da maior confiabilidade de aplicativos empresariais fundamentais. Desde que começaram a usar o JBoss Fuse, as organizações obtiveram uma redução de 45,5% na inatividade não planejada e de 31,7% no tempo de recuperação. Isso é mostrado na Tabela 4.

Os clientes também indicaram como benefícios o suporte da Red Hat e a capacidade de ter acesso e compreender o código usado em seus aplicativos. Um cliente elogiou o suporte da Red Hat: “O atendimento ao cliente da Red Hat tem sido excepcional. Eles nos dão acesso direto aos desenvolvedores que gravaram o código, o que é muito difícil em outras soluções”.

A IDC calcula que, no total, as organizações entrevistadas estão ganhando uma média de US$ 127.000 por ano no triênio em melhora da produtividade do usuário final graças à redução do impacto da improdutiva inatividade de aplicativos.

(13)

©2014 IDC #253233 6

TABELA 4

KPIs de inatividade não planejada relacionada à solução de integração

Média

Antes do JBoss Fuse

Depois do

JBoss Fuse Benefício Vantagem (%)

Número de instâncias de inatividade não planejada por ano

1,8 1,0 0,8 45,5

Horas para recuperar a inatividade não planejada 3,5 2,4 1,1 31,7

Horas anuais gastas na recuperação de arquivos perdidos

6,4 2,4 4,0 62,8

Fonte: IDC, 2014

ANÁLISE DE ROI

A IDC aplicou uma metodologia de desconto de fluxo de caixa para calcular o retorno do investimento e o período de pagamento do investimento para o uso do Red Hat JBoss Fuse pela organização em um período de três anos. O ROI é a proporção entre o valor presente líquido (VPL) e o investimento descontado. O período de pagamento é o ponto onde os benefícios acumulados ultrapassam o investimento até aquele momento.

A IDC avaliou o custo, os benefícios e o valor do uso do JBoss Fuse pelas organizações entrevistadas ao longo de três anos (ver Figura 5). Com base nessa análise, a IDC calcula que essas organizações estão gastando uma média de US$ 218.200 por ano, por organização, com o JBoss Fuse, incluindo custos iniciais. Em troca, essas organizações estão obtendo benefícios calculados em US$ 1,42 milhões, em média. A IDC calcula que essas organizações estão prontas para obter ganhos líquidos acumulados de US$ 3,61 milhões, em média, por organização, ao longo de três anos.

(14)

©2014 IDC #253233 7

FIGURA 5

Análise custo-benefício

Fonte: IDC, 2014

A análise do ROI trienal da IDC indica que as organizações entrevistadas para esse boletim

informativo gastarão, em média, US$ 566.200 no Red Hat JBoss Fuse e na preparação para usá-lo. A IDC prevê que, em troca, as organizações obterão uma média de US$ 3,331 milhões em benefícios. Isso resulta em um valor presente líquido de US$ 2,765 milhões ao longo de três anos de

investimento no JBoss Fuse. A IDC calcula que as organizações entrevistadas para este estudo terão um ROI trienal médio de 488% e pagarão o investimento no JBoss Fuse em 8,2 meses (ver Tabela 5).

(15)

©2014 IDC #253233 8

TABELA 5

Análise de ROI trienal

Média por organização

Benefício (descontado) US$ 3,331M

Investimento (descontado) US$ 0,566M

Valor presente líquido (NPV) US$ 2,765M

Retorno do investimento 488%

Período de retorno do investimento 8,2 meses

Taxa de desconto 12%

Fonte: IDC, 2014

DESAFIOS E OPORTUNIDADES

A integração é um desafio de longo prazo para os desenvolvedores. À medida que novos aplicativos são implantados na nuvem e em dispositivos móveis, combinar abordagens de integração antiga e nova exige adaptação. Por exemplo, garantir a prestação de serviços back-end para um aplicativo móvel exige mudanças na forma como o serviço é prestado ao dispositivo móvel. Uma integração confiável entre uma nuvem e um datacenter é outro desafio, assim como a capacidade de

disponibilizar serviços mais sofisticados, tais como APIs REST.

A maioria dos clientes com quem conversamos adotou o JBoss Fuse por vários motivos válidos. À medida que esses clientes evoluem para micros-serviços, serviços empresariais baseados em nuvem e outras abordagens em conjunto, a integração fica mais importante para o desempenho geral do aplicativo. Estamos começando a ver essa tendência no longo prazo ou em processos empresariais mais complexos que podem ser espalhados por diferentes nuvens e datacenters. Nessas

circunstâncias, será essencial gerenciar o desempenho de ponta a ponta do sistema e será

necessário acrescentar aderência e visibilidade do ANS para melhorar o controle da experiência como um todo.

Também é difícil prever uma integração complexa, especialmente quando é exigida orquestração, sem o uso de desenvolvimento de integração orientado por modelo. Por isso, esperamos ver a adoção de ferramentas baseadas em SCA acelerar nos próximos anos.

A Red Hat tem a oportunidade de continuar melhorando a tecnologia JBoss Fuse para oferecer suporte mais abrangente para técnicas de integração emergentes, principalmente à medida que o desenvolvimento de aplicativos ficar ainda mais distribuído com a adoção da nuvem.

(16)

©2014 IDC #253233 9

CONCLUSÃO

Atualmente as empresas enfrentam uma forte demanda pela rápida e eficiente implantação de aplicativos empresariais sofisticados e robustos. Ao oferecer novos aplicativos empresariais aos usuários, as empresas precisam lidar com a dependência de novos aplicativos em relação aos existentes. Com isso, o sucesso do trabalho geral de desenvolvimento de aplicativos depende da capacidade de integrar aplicativos com sucesso. Os clientes da Red Hat entrevistados para este estudo estão obtendo um valor de negócio significativo com o uso do JBoss Fuse graças à integração de aplicativos mais fácil, o que acaba tornando o trabalho de integração e desenvolvimento de aplicativos mais eficiente. Com o JBoss Fuse, essas organizações conseguem integrar e desenvolver mais aplicativos, sem aumentar imensamente o tamanho das equipes de desenvolvimento de

aplicativos, e melhorar a capacidade de dar suporte ao negócio com aplicativos empresariais pontuais e robustos. Com as organizações ampliando suas bases de aplicativos empresariais e implantando mais aplicativos na nuvem e em dispositivos móveis, será ainda mais importante que elas possam ter uma interoperabilidade cada vez mais eficiente entre aplicativos distribuídos.

APÊNDICE: METODOLOGIA DA PESQUISA

A IDC utilizou sua metodologia de ROI padrão neste projeto. Essa metodologia tem como base a coleta de dados de usuários atuais da tecnologia como fundamento para o modelo. Com base nessas entrevistas, a IDC realiza um processo em três etapas para calcular o ROI e o período de recuperação do investimento:

 Medir a economia obtida com a redução dos custos de TI (equipe, hardware, software, manutenção e suporte de TI), maior produtividade do usuário e crescimento na receita durante a implantação.

 Verificar o investimento feito na implantação da solução e dos custos de treinamento e suporte associados

 Projetar os custos e economias em um período de três anos e calcular o ROI e o período de recuperação do investimento da solução implantada

A IDC baseia os cálculos de período de retorno e ROI em várias suposições, resumidas abaixo:  Os valores de tempo são multiplicados pelo salário com encargos (salário + 28% de

benefícios e custos indiretos) para quantificar a eficiência e a economia de produtividade do gerente.

 Os valores de tempo de inatividade são o produto do número de horas de inatividade multiplicado pelo número de usuários afetados.

 O impacto do tempo de inatividade não planejado é quantificado em termos de produtividade do usuário final afetado e pela receita perdida.

 A produtividade perdida é o produto do tempo de inatividade multiplicado pelo salário com encargos.

 A receita perdida é o produto do tempo de inatividade multiplicado pela receita média gerada por hora.

(17)

©2014 IDC #253233 10

 O valor presente líquido da economia trienal é calculado pela subtração da quantidade que teria sido realizada investindo-se a soma original em um instrumento que rendesse um retorno de 12% para permitir o custo da oportunidade perdida. Isso se refere ao custo presumido do dinheiro e à taxa presumida de retorno.

 Como cada hora de inatividade não equivale a uma hora perdida de produtividade ou de geração de receita, a IDC atribui somente uma fração dos resultados à economia obtida. Na avaliação, perguntamos a cada empresa qual é a fração de horas de inatividade a ser usada no cálculo da economia de produtividade e na redução na perda de receita. Em seguida, a IDC aplica essa taxa à receita.

 Além disso, como as soluções de TI exigem um período de implantação, a totalidade de benefícios da solução não está disponível durante a implantação. Para captar essa realidade, a IDC rateia os benefícios por mês e, em seguida, subtrai o tempo de implantação da

(18)

Sobre a IDC

A International Data Corporation (IDC) é a principal fornecedora global de serviços de consultoria e inteligência de mercado e eventos para os setores de tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia para o cliente. A IDC ajuda os profissionais de TI, os executivos e a comunidade

investidora a tomarem decisões baseadas em fatos para a compra de tecnologia e estratégias de negócios. Mais de 1.100 analistas da IDC produzem conhecimento global, regional e local sobre oportunidades e tendências da tecnologia e da indústria em mais de 110 países. Há 50 anos a IDC fornece informações estratégicas para ajudar o cliente a atingir seus objetivos de negócios. A IDC é subsidiária da IDG, maior empresa mundial de mídia, pesquisa e eventos de tecnologia.

Matriz global

5 Speen Street Framingham, MA 01701 USA 508.872.8200 Twitter: @IDC idc-insights-community.com www.idc.com

Aviso de direitos autorais

Publicação externa de informações e dados da IDC — Toda e qualquer informação da IDC a ser usada em materiais de publicidade, comunicação ou promocional exige aprovação prévia por escrito do Vice-Presidente ou do Gerente da IDC no país em questão. Uma minuta do documento proposto deve acompanhar todas as solicitações. A IDC se reserva o direito de negar a autorização para o uso externo por qualquer motivo. Copyright 2014 IDC. É totalmente proibida a reprodução sem a autorização escrita.

Referências

Documentos relacionados

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Combinaram encontrar-se às 21h

Depois da abordagem teórica e empírica à problemática da utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de sala de aula, pelos professores do

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água