• Nenhum resultado encontrado

Business Process Management (BPM) Financeira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Business Process Management (BPM) Financeira"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Business Process Management (BPM) Financeira

Nome(s) do(s) autor(es) Danilma Matias, karynne Benicio, Marianna Silva Gonzaga, Ronyclecio Alexandre e Thallefy de Oliveira E-mail(s) danilmamt@hotmail.com, karynnetrezena@hotmail.com, marianna.marisg@outlook.com,

ronycarvalho86@gmail.com e thalefyupe@hotmail.com, Seminários da Qualidade – Professor Rômulo César

Resumo

O seguinte artigo trata do processo de atividades de uma determinada organização de como ela está inserida para chegar a atividade fim e o que pode vir a ser melhorada na realização da mesma, através de estudos sobre o BPM que significa Business Process Management (Gestão de Processos de Negócio), através de um estudo do processo de alguma área da empresa, podemos através do BPMN, melhorar e agilizar o andamento do processo.

Conseguimos através do BPM, melhorar o processo de empréstimos consignados da empresa BR Financeira, na desburocratização do processo agilizando tanto para empresa quanto para o cliente, e desta forma melhorando o atendimento e satisfação do cliente que necessita do dinheiro do empréstimo o mais rápido possível.

Palavras-chaves: Processos, Organizações, Atividades, BPM.

1. INTRODUÇÃO

Hoje, com o surgimento da era capitalista os avanços tecnológicos dentro das organizações estão vivenciando um processo de atualizações constantes, uma vez que os clientes estão cada vez mais exigentes em busca de qualidade e preço adequado do produto ou serviço, as empresas são obrigadas a acompanhar o ritmo de acordo com os avanços, pois a falta desse acompanhamento a faz ficar para trás. Como em toda organização existe

(2)

uma sequencia de atividades para chegar ao objetivo desejado e planejar decisões torna-se a base da importância para chegar a sua atividade fim, sendo assim, a empresa precisa estar preparada e organizada para não realizar nenhuma atitude errada.

Devido as exigências que hoje estão sendo cobradas é necessário obter o maior desempenho da produtividade e ter o controle de como a empresa está se saindo. Segundo Erez, Kleinbeck e Thierry, é importante também não deixar de lado um estilo de vida organizacional para promover bem-estar e a felicidade do empregado no trabalho. (Erez, Kleinbeck e Thierry, 2011)

Essas mudanças acontecem após a atribuição Taylorista no século XX, que determina a racionalização da tarefa e do cargo, também chamada administração científica, ou determinação científica da tarefa, em substituição "às regras pessoais empíricas que vigoravam no processo", como a forma mais adequada para acabar com a "vadiagem no trabalho" e aumentar a produtividade no setor de produção. Existe uma maneira ótima de desempenhar uma tarefa; para estabelecê-la, deve-se examinar a realidade de forma científica. Foi desenvolvido um conjunto de técnicas, hoje consolidado no chamado estudo de tempos e movimentos a aplicação dessas técnicas implica, contudo, a necessidade de separar o planejamento da execução da tarefa. Porém, na medida em que os elementos que planejam o trabalho não são aqueles que o executam, e também que tal planejamento resulta numa maneira ótima de executar a tarefa, sendo assim, é necessário promover a seleção do melhor “operário” para cada tarefa, o seu treinamento e o seu desenvolvimento. (Frederick W. Taylor)

Facilitar e tornar eficaz o acompanhamento e a realização das atividades dentro da organização, ter conhecimento de todo processo é o primeiro passo para possibilitar o melhoramento continuo e controle de possíveis falhas que venham ocorrer ao longo do processo.

(3)

2. REVISÃO TEÓRICA

2.1 Processo

É um conjunto de etapas de tarefas sequenciais que são realizadas para atingir um determinado objetivo.

Segundo Charlene e Murray (1994) que todo processo é uma série de etapas que

transformam o resultado ou o produto à medida que este percorre a sequência de tarefas ou funções.

Um processo tem uma serie de características próprias. A estrutura básica é formada por uma imagem do código executável associado a um programa. A memória contém o código executável e dados específicos. Há também a descrição de recursos do sistema alocados ao processo, informações de atributos de segurança e a indicação do estado atual.

Um processo passa por diferentes estados desde sua criação até seu término. Enquanto ele é criado, seu estado é considerado "Novo"; em ação, muda para "Executando"; quando depende da ocorrência de algum evento, vira "Esperando"; quando não mais necessário, o processo é "Terminado". O sistema operacional reúne todas essas informações através de estruturas específicas chamadas PCB (sigla deProcess Control Blocks, o que em tradução livre seria Blocos de Controle de Processos).

Em administração de empresa, processo é a sequência de atividades realizadas na geração de resultados para o cliente, desde o início do pedido até a entrega do produto. De acordo com outro conceito mais moderno, que é multidisciplinar, é a sincronia entre insumos, atividades, infraestrutura e referências necessárias para adicionar valor para o ser humano.

2.2 Negócio

A definição do negócio de uma organização é o planejamento e definição de quais produtos e serviços a organização pretende fornecer, para quais mercados e quais clientes

(4)

(MAXIMIANO,2005). Trata-se de uma atividade que gera bens ou serviços, através do comercio, realizado por pessoas para fins lucrativos.

Negocio pode ser definido como a essência de o que a organização faz, o que é produzido e entregue aos clientes. Em outros termos, é lago de valor que a organização oferece ao seu público-alvo cumprindo com seus objetivos.

É evidente que a declaração do negocio desse ser observada e associada a organização à qual se refere. por exemplo, para uma empresa da área petrolífera, que atua na extração, no refino, e na distribuição, podemos pensar que seu negocio é petróleo.

2.3 Gerenciamento de Processo de Negócio – BPM

Business Process Management (Gestão de Processos de Negócio) é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de negócio.

São utilizados métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.de informações.

BPM, é uma solução que apoia as empresas na construção de seus processos, através de ferramentas que possibilitam a facilidade das tarefas de tomadas de decisões, operações, controle, automatização e otimizar cada atividade de forma simplificada e unificada.

Define o modo como é realizado o trabalho e como é organizado, trata-se do maior desempenho das organizações em reduzir custos, riscos e o tempo de duração do processo.

2.3.1 Modelagem de Processo de Negócio

A modelagem de processos BPM é um conjunto de atividades que devem ser seguidas com o objetivo de permitir a criação de um ou mais modelos para a representação, comunicação, análise, desenho, síntese, tomada de decisão e controle de um negócio.

(5)

A modelagem de processos de negócio tem como finalidade entender o funcionamento interno da organização – de ponta a ponta – e para isto, são utilizados diversos artefatos como: organogramas, diagramas de posicionamento, fluxos dos processos, dentre outros, que fornecem a visão das atividades executadas pelos funcionários no dia a dia, criando uma base para estudos, melhoria dos processos, estimativas de custos e compreensão correta dos processos corporativos.

3. MODELAGEM E DESENHO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO

3.1 Modelagem de Processos com BPMN

É uma empresa que presta serviços, atua como correspondente bancaria oferecendo empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos municipais, estaduais e federais, como também oferece cartões.

Para chegar ao objetivo final que é a realização do empréstimo existe todo um processo de tarefas a serem realizadas para analisar, informar e operar o serviço.

É feito toda uma análise de consulta, como cálculos e conferencia de documentação, elaboração de um contrato (ficha cadastral de autorização), em seguida a digitação e o acompanhamento da proposta até sua finalização. Como segue o fluxo abaixo:

Financeira-BR (1)

(6)

3/28/2017 6 Table of Contents FINANCEIRA-BR (1) ... 5 BIZAGI MODELER ... 5 1 AS IS ... 8 1.1 FINANCEIRA ... 9 1.1.1 Process Elements ... 9 1.1.1.1 Event ... 9 1.1.1.2 Solicitar consulta ... 9 1.1.1.3 Receber a Solicitação ... 9 1.1.1.4 Gerar a consulta ... 9 1.1.1.5 Gateway ... 9 1.1.1.6 Event ... 10 1.1.1.7 Receber a informação ... 10 1.1.1.8 Gateway ... 10 1.1.1.9 Event ... 10 1.1.1.10 Emetir o contrato ... 10 1.1.1.11 Assinar contrato ... 10 1.1.1.12 Receber o contrato ... 10 1.1.1.13 Enviar prosposta ... 11 1.1.1.14 Receber a proposta ... 11 1.1.1.15 Coferir a documentação ... 11 1.1.1.16 Event ... 11

(7)

3/28/2017 7

1.1.1.17 Event ... 11

1.1.1.18 Proposta finalizada ... 11

1.1.1.19 Proposta não finalizada... 11

1.1.1.20 Cliente ... 11

1.1.1.21 Corretor ... 11

1.1.1.22 Empresa ... 12

(8)

3/28/2017 8

1

(9)

Version: 1.0 Author: Alunos

1 . 1 F I N A N C E I R A

1.1.1 PROCESS ELEMENTS 1.1.1.1 Event 1.1.1.2 Solicitar consulta Description

Onde o cliente realiza a solicitação da simulação de emprestimo consignado.

1.1.1.3 Receber a Solicitação

1.1.1.4 Gerar a consulta

Description

A realização do calculo da simulação do emprestimo.

1.1.1.5 Gateway

Gates Não Sim

(10)

1.1.1.6 Event

1.1.1.7 Receber a informação

Description

Cliente recebe as possibilidades de emprestimo.

1.1.1.8 Gateway Gates Sim Não 1.1.1.9 Event 1.1.1.10 Emetir o contrato Description

Cliente aceita as possibilidades e é emitido o contrato.

Implementation

WebService

1.1.1.11 Assinar contrato

(11)

1.1.1.13 Enviar prosposta

Description

Enviar contrato para a empresa realisar o andamento da prposta .

1.1.1.14 Receber a proposta 1.1.1.15 Coferir a documentação 1.1.1.16 Event 1.1.1.17 Event 1.1.1.18 Proposta finalizada Implementation WebService

1.1.1.19 Proposta não finalizada

Implementation

WebService

1.1.1.20 Cliente

(12)

1.1.1.22 Empresa

1.1.1.23 Gateway

Gates Gate

Proposta não finalizada

3.2 Desenho de Processos com BPMN

Com o desenho pode-se verificar o processo de melhor forma, de modo que foi possível identificar quais seriam as melhorias necessárias para realização das atividades de forma mais eficaz. A alteração foi feita no processo em que o cliente ao receber a consulta já pode receber também o contrato para que, se caso o cliente queira seguir com o contrato, já possa assinar e assim diminuir o tempo que leva a operação de produção do serviço. A outra melhoria foi feita no processo de conferência das documentações que ao invés a empresa conferir os documentos o próprio corretor fica responsável por esse procedimento para evitar também a demora do contrato chegar a empresa e ser conferido.

Financeira-BR (1)

(13)

3/28/2017 13 Table of Contents FINANCEIRA-BR (1) ... 5 BIZAGI MODELER ... 5 1 TO BE ... 8 1.1 FINANCEIRA ... 9 1.1.1 Process Elements ... 9 1.1.1.1 Event ... 9 1.1.1.2 Solicitar consulta ... 9 1.1.1.3 Receber Consulta ... 9 1.1.1.4 Gerar consulta ... 9 1.1.1.5 Gateway ... 9 1.1.1.6 Receber a informação/contrato ... 10 1.1.1.7 Gateway ... 10 1.1.1.8 Event ... 10 1.1.1.9 Assinar contrato ... 10 1.1.1.10 Receber contrato ... 10 1.1.1.11 conferir a documentação ... 10 1.1.1.12 Enviar proposta ... 10 1.1.1.13 Receber proposta... 11 1.1.1.14 Gateway ... 11 1.1.1.15 Proposta Finalizada ... 11 1.1.1.16 Event ... 11

(14)

3/28/2017 14

1.1.1.17 Proposta não finalizada... 11

1.1.1.18 Event ... 11

1.1.1.19 Event ... 11

1.1.1.20 Cliente ... 11

1.1.1.21 Corretor ... 11

(15)

3/28/2017 15

T

(16)

3/28/2017 16 Version: 1.0 Author: Alunos

1 . 2 F I N A N C E I R A

1.2.1 PROCESS ELEMENTS 1.2.1.1 Event 1.2.1.2 Solicitar consulta 1.2.1.3 Receber Consulta 1.2.1.4 Gerar consulta 1.2.1.5 Gateway Gates Sim Não 1.2.1.6 Receber a informação/contrato Description

Cliente recebe a informação junto com o contrato para caso ele queira fazer o emprestimo, ja assinar.

1.2.1.7 Gateway

(17)

3/28/2017 17 Gate Assinar contrato 1.2.1.8 Event 1.2.1.9 Assinar contrato 1.2.1.10 Receber contrato 1.2.1.11 conferir a documentação Description

O corretor ja confere toda a documentação para poder enviar para a empresa.

1.2.1.12 Enviar proposta

1.2.1.13 Receber proposta

1.2.1.14 Gateway

Gates

Proposta não finalizada Proposta Finalizada

1.2.1.15 Proposta Finalizada

Implementation

(18)

3/28/2017 18

1.2.1.16 Event

1.2.1.17 Proposta não finalizada

Implementation WebService 1.2.1.18 Event 1.2.1.19 Event 1.2.1.20 Cliente 1.2.1.21 Corretor 1.2.1.22 Empresa

(19)

3/28/2017 19 Referências http://romulocesar.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Introdu%C3%A7%C3%A3o-ao-BPM.pdf 01out 2016 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901980000300002 26 out. 2016 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552003000400003 26 out. 016 http://www.venki.com.br/blog/modelagem-de-processos-bpm/ 01 out. 2016

(20)

3/28/2017 20 Bibliografia Consultada

Artigo, A relação da motivação para o trabalho com as metas do trabalhador.

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552003000400003>. Acesso em: 26 out. 2016

Artigo, Produtividade e organização do trabalho na indústria.

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901980000300002> . Acesso em: 26 ou. 2016

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,