• Nenhum resultado encontrado

MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública ZMBAPOG*09/01

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública ZMBAPOG*09/01"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública

ZMBAPOG*09/01

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESPECIALIZAÇÃO

MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública

Coordenação Acadêmica: Prof. Luiz Antonio Rodrigues Dias, MSc

(2)

2

O MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública, curso de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, tem como objetivo preparar os participantes para:

• Identificar e compreender os desafios do planejamento governamental no século XXI;

• Compreender e facilitar as articulações entre planejamento e gestão;

• Entender a complexidade da programação orçamentária no setor público;

• Utilizar instrumentos que permitam definir prioridades, objetivos e metas de curto e longo prazos;

• Desenhar projetos e apreciar custos; e

• Gerenciar programas e projetos e avaliar as ações programadas.

PÚBLICO ALVO:

Profissionais de nível superior, que atuem nas áreas de Planejamento, Orçamento e Gestão Pública em instituições públicas e não-governamentais.

(3)

3

Disciplinas

Disciplinas CH ha

Estado, Governo e Administração Pública 24

Economia do Setor Público 24

Formulação e Análise de Políticas Públicas 24

Matemática Financeira 24 Contabilidade Social 24 Planejamento Governamental 1 24 Planejamento Governamental 2 12 Elaboração de Projetos 1 24 Elaboração de Projetos 2 12 Finanças Públicas 24

Elaboração e programação orçamentária 1 24

Elaboração e programação orçamentária 2 12

Execução Orçamentária 1 24

Execução Orçamentária 2 12

Acompanhamento e Avaliação de Programas Públicos 24

Controle Interno 24

Controle Externo 24

Metodologia Científica 24

Gestão da Qualidade em Projetos Públicos (on line) 36

Modelagem de Organizações Públicas (on line) 36

(4)

4

Carga Horária: 24 horas-aula Ementa:

Conceitos básicos. Funções e papéis do Estado. Intervenção do Estado no domínio econômico. Estatização e desestatização. Serviços públicos. Regulação. Estrutura governamental. Divisão de Poderes. Presidencialismo no Brasil. Governabilidade versus governança. Federalismo. Competências das esferas de governo e relações intergovernamentais. O novo pacto federativo e o papel do Estado. Reforma do Estado e Reforma do Aparelho do Estado. Condicionantes do processo de Reforma. Estratégias de reformas. Flexibilização da gestão pública.

2) Economia do Setor Público

Carga Horária: 24 horas-aula

Ementa:

Evolução das funções de Governo e crescimento do setor público. Bens públicos versus bens privados. Classificação e estrutura das despesas públicas. Financiamento dos gastos públicos. O déficit e a dívida pública. Política fiscal. Federalismo fiscal. Custo de financiamento de bens públicos. Fontes de arrecadação. Poder fiscal. Capacidade de gastar. Impostos e taxas.

3) Formulação e Análise de Políticas Públicas

Carga Horária 24 horas-aula

Ementa:

Atores Institucionais e Sociedade Civil. Formação de agenda. Apoio à Tomada de Decisão. Formulação ou formação de políticas. Dificuldades imanentes ao Desenho de Políticas. Teorias de Análise de Políticas. Compreensão dos processos políticos interno e externo. Mecanismos de Policy Feedback e os Ciclos da Análise. Técnicas de Análise: Matrizes, Árvores e Estruturas Comparativas. Implementação. Instrumentos de Avaliação de Políticas. Resultados das Políticas Públicas e suas Repercussões para a Administração. Eficiência e impacto das políticas.

4) Contabilidade Social

Carga Horária: 24 horas-aula Ementa:

O sistema de contas nacionais. Fundamentos macroeconômicos da contabilidade nacional. Modelo insumo-produto, sistema financeiro e contas monetárias. Índices de preços e desemprego. Indicadores sociais.

(5)

5

5) Matemática Financeira

Carga Horária: 24 horas-aula Ementa:

Juros Simples.Conceito de Juros Simples.Desconto de Duplicatas.Desconto de Títulos.Valor de Face e Valor de Mercado.Juros Compostos.Conceito de Juros Compostos.Valor do Dinheiro no Tempo.Valor Presente e Valor Futuro.Valor Presente Liquido e Taxa Interna de Retorno.Taxa de desconto.Valor e Custo.Problemas da TIR.Equivalência de Taxas de Juros.Períodos de Capitalização.Taxas Anuais, Mensais e Diárias.Equivalência de Fluxos de Caixa.Perpetuidades e Anuidades.Sistemas de amortização.Tabela Price, SAC, SAM.

6) Planejamento Governamental

Carga Horária: 24 horas-aula

Ementa:

Previsão e prospectiva. Planejamento sócio-econômico. Planejamento estratégico. Planejamento governamental. Instrumentos de planejamento. Planos, programas, projetos e orçamentos. Plano plurianual. Planos nacionais, regionais e locais. O planejamento no ciclo gerencial.

7) Elaboração de Projetos 1

Carga Horária: 24 horas/aula

Ementa:

Racionalidade econômico-social dos projetos públicos - as óticas privada e pública. Alocação dos recursos governamentais. Ciclo de projetos para a administração pública. Definição do público alvo. Organização, investimento e financiamento do projeto. Elaboração dos fluxos financeiros.

8) Elaboração de Projetos 2

Carga Horária: 12 horas/aula

Ementa:

Critérios de tomada de decisão para os projetos públicos. Métodos utilizados na mensuração da eficácia de um projeto. Análise de sensibilidade e outras formas de tomada de decisão em projetos públicos. Avaliação social de projetos. Formulação da função-objetivo e mensuração de benefícios e custos. Custo-efetividade. Externalidades.

(6)

6

Carga Horária: 24 horas-aula Ementa:

Princípios tributários. Progressividade, regressividade, eficiência e equidade. Sistema Tributário Nacional. Tributos Diretos e Indiretos. Tributação sobre Patrimônio e Renda. Tributação sobre Transações, Consumo e Valor Adicionado. Princípios de origem e destino. Incentivos Fiscais e Subsídios. Receita. Modelos de previsão de receitas administradas, e de receitas próprias. Despesa pública – natureza, tipos e formas de execução. Déficit. Dívida. Balanço orçamentário, patrimonial e demonstração de variáveis patrimoniais. Análise de balanço.

10) Elaboração e programação orçamentária 1

Carga Horária: 24 horas-aula

Ementa:

O orçamento público na Constituição de 1988. Estrutura do sistema de planejamento e orçamento federal. A perspectiva multifacetada do orçamento público. Busca do aperfeiçoamento dos gastos públicos. Busca da inovação na gestão do orçamento. Experiência internacional recente. Objetivos da política orçamentária, problemas na alocação de recursos, aspectos políticos do orçamento.

11) Elaboração e programação orçamentária 2

Carga Horária: 12 horas-aula

Ementa:

A Lei de Responsabilidade e o Orçamento. Orçamento e finanças públicas. Orçamento Tradicional. Orçamento Programa. Orçamento Participativo. Orçamento voltado para Resultados. Classificações orçamentárias. Ciclo orçamentário: elaboração – aprovação – execução – controle. Reprogramação orçamentária: os créditos adicionais.

12) Execução Orçamentária 1

Carga Horária: 24 horas-aula

Ementa:

Conceitos básicos. Fluxo orçamentário e fluxo financeiro. Descentralização de créditos orçamentários. Descentralização de recursos financeiros. Estágios da despesa pública. Suprimento de fundos. Despesas de restos a pagar. Licitações. Contratos, ajustes e convênios.

(7)

7

13) Execução Orçamentária 2

Carga Horária: 12 horas-aula

Ementa:

A execução orçamentária sob um enfoque sistêmico. A lei de Responsabilidade Fiscal e suas dimensões com a execução orçamentária. A execução orçamentária como instrumento de análise de políticas públicas.

14) Acompanhamento e Avaliação de Programas Públicos

Carga Horária: 24 horas-aula

Ementa:

Ciclo gerencial. Acompanhamento, monitoramento, controle e avaliação. Monitoramento do plano de ação governamental. Escolha, uso e controle de indicadores. Sistema de monitoramento. Avaliação da execução do plano de governo. O foco da análise (o que avaliar). Tipos de avaliação.

15) Controle Interno 1

Carga Horária: 24 horas-aula Ementa:

As características específicas da contabilidade pública. Plano de contas e princípios da contabilidade do setor público; Legislação vigente de controle interno. Organização dos sistemas de controle interno.

16) Controle Interno 2

Carga Horária: 12 horas-aula Ementa:

Execução das ações de controle interno. Auditoria no setor público. Sistema Federal de Controle.

17) Controle Externo

Carga Horária: 24 horas-aula Ementa:

Legislação vigente de controle externo. Organização dos sistemas de controle externo. O papel dos tribunais de contas. Execução das ações de controle externo. Auditorias de conformidade e de desempenho.

(8)

8

Carga Horária: 24 horas-aula Ementa:

Orientação de pesquisa para a realização de trabalhos durante o curso e, especialmente, para definição e desenvolvimento do tema do TCC, inclusive a formatação do trabalho. Conhecimento teórico e conhecimento aplicado. Construção do conhecimento. Natureza do trabalho científico. Tipos de pesquisa. Métodos qualitativos e quantitativos. O projeto. Definição do problema. Objetivos. Referencial teórico. Metodologia. Estrutura e apresentação de trabalhos científicos. Fontes e referências.

19) Gestão da Qualidade em Projetos Públicos (on line)

Carga Horária: 36 horas-aula

Ementa:

Princípios da qualidade (histórico, conceitos básicos, satisfação do cliente, qualidade do planejamento). Gestão da qualidade (gurus da qualidade, total quality management). Ferramentas da qualidade (ferramentas básicas, apresentação das principais ferramentas da qualidade, aplicação das ferramentas, prospecção de idéias). Metaferramentas (histórico, desdobramento da função da qualidade, voz do cliente, benchmarking, reengenharia, projetos de melhoria e prêmios de qualidade).

20) Modelagem de Organizações Públicas (on line)

Carga Horária: 36 horas-aula

Ementa:

Atuação das organizações governamentais (sociedade pós-industrial, orientação por resultados, flexibilidade, incerteza e complexidade, gestão da qualidade total, responsabilidade e transparência). Modelagem de processos de trabalho (fundamentos da modelagem de processos, mapeamento de processos, modelagem de processos, alinhamento e decisão, identificação de riscos operacionais). Modelagem organizacional (estrutura clássica, estrutura matricial, estrutura celular e adhocracia, modelo holográfico, reengenharia organizacional, terceirização, desafios do setor público).

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo verificar a capacidade do aluno em aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, por meio da elaboração de um trabalho onde os alunos deverão escolher um tema pertinente ao MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública e desenvolvê-lo, à luz dos princípios de metodologia científica e orientado professor do curso. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos de avaliação e de validação do aprendizado do aluno, bem como pré-requisito para a obtenção do grau de especialista e que busca cumprir o

(9)

9

estabelecido nas diretrizes da Resolução CES/CNE Nº. 01, de 08 de junho de 2007, que estabelece as normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização. O prazo para a realização e entrega do TCC, à critério da coordenação, deverá ser de, no máximo, 120 (cento e vinte) dias após o último dia de aula do curso. O professor responsável do TCC deverá emitir a nota sobre o trabalho em 30 dias após a sua entrega na secretaria da FGV.

(10)

10

Anexo: Curriculum resumido do professor coordenador

Luiz Antonio Rodrigues Dias é mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV, pós-graduado em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFF e graduado em Engenharia Mecânica e de Automóveis pelo IME.

Tem experiência docente em cursos de graduação e pós-graduação nas seguintes instituições de ensino: FGV-RJ (FGV Management), Universidade Santa Úrsula/RJ e Universidade Estácio de Sá/RJ, onde exerceu a função de coordenador dos cursos de Administração e Gestão para a Indústria de Petróleo e Gás no campus São Gonçalo/RJ.

As disciplinas que ministra são voltadas, principalmente, para a gestão, pública e empresarial. Destacam-se entre elas: Teoria Geral da Administração, Estratégia, Excelência da Gestão, Gestão da Qualidade e Plano de negócios.

Foi Oficial do Exército Brasileiro tendo exercido atividades relacionadas à Engenharia, como: manutenção, fabricação, gestão de projetos, inspeção de materiais controlados e avaliação operacional.

Realizou o treinamento EMPRETEC ministrado pelo SEBRAE, tem formação de Practitioner em PNL, de Coach Practitioner. Cursa pós-graduação em Análise Transacional e Doutorado em Planejamento Energético. No âmbito da FGV é adjunto da coordenação do curso MBA ministrado ao CPAEx/ECEME, consultor da Diretoria Internacional e coordenador do Curso MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública.

Referências

Documentos relacionados

[r]

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

En los frenos con conexión Shunt el circuito eléctrico interno del motor no se haya vinculado al circuito eléctrico del freno (que debe ser accionado por corriente continua), por

Os valores em percentagem de água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, foram inferiores ou próximos dos normais (61-90) para a época em todo

a) O desempenho dos discentes que usam os instrumentos de apoio ao ensino e aprendizagem de algoritmos e programação de computadores selecionados superará o

O curso de especialização em “Politicas de Gestão Ambiental” visa proporcionar uma formação especializada abrangendo as atuais políticas de gestão ambiental, tendo por

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Neste sentido, esse estudo mostra que as famílias das camadas mé- dias cariocas são ao mesmo tempo “relacionais” e “individualistas”, pois na mesma medida em que as trocas