• Nenhum resultado encontrado

Exame de Equivalência à Frequência 2011/2012 Escola Secundária da Ramada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exame de Equivalência à Frequência 2011/2012 Escola Secundária da Ramada"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Informação–Exame (ESPANHOL) – 3º Ciclo do Ensino Básico 1/9

Exame de Equivalência à Frequência 2011/2012

Escola Secundária da Ramada

Ensino Básico

ESPANHOL

INFORMAÇÃO-EXAME

Ciclo 3º Ciclo do Ensino Básico

Legislação Dec. Lei n.º6/2001, de 18 de janeiro

Data 11 de maio de 2012

OBJETO DE AVALIAÇÃO

A prova a que esta informação diz respeito tem uma componente escrita e uma componente oral. A classificação de exame corresponde à média aritmética simples, arredondada às unidades, das classificações das duas provas. As duas componentes incidem nos conhecimentos e nas competências enunciados no Programa de Espanhol Língua Estrangeira II para o 3.ºciclo do Ensino Básico em vigor (homologado em Junho de 1991 e têm como referência o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – QECR - 2001.

A resolução da prova nas suas duas componentes (escrita e oral) pode implicar a mobilização de aprendizagens inscritas no Programa, mas não expressas nesta informação.

Na prova são objeto de avaliação as competências de compreensão e de produção escritas e orais, definidas no Programa de Espanhol Língua Estrangeira II

A demonstração destas competências envolve a mobilização de conteúdos programáticos nas seguintes componentes:

Componente sociocultural: compreende os temas/áreas lexicais no âmbito dos seguintes domínios de referência.

(2)

Informação–Exame (ESPANHOL) – 3º Ciclo do Ensino Básico 2/9 Componente textual: abrange intenções comunicativas (por exemplo. convidar; descrever pessoas, lugares, objetos; narrar acontecimentos; dar opinião), tipos de texto (por exemplo: informativo, descritivo, narrativo) e organização textual (tema e contexto de comunicação, coerência e coesão).

O aluno deve utilizar estratégias que lhe permitam evidenciar as capacidades receptivas e produtivas enunciadas no Programa.

CARACTERÍSTICAS E ESTRUTURA DA PROVA

A prova é constituída por uma componente escrita e por uma componente oral apresentando-se, em seguida, a respetiva caracterização.

Caracterização da componente escrita

A componente escrita é constituída por uma prova escrita que inclui uma ou mais tarefas complexas, que se desenvolvem através de uma sequência de atividades organizadas em grupos que recobrem a demonstração de competências gerais e de competências de leitura e de escrita. O tema da(s) tarefa(s) insere-se em domínios de referência prescritos no Programa de Espanhol Língua Estrangeira II para o 3.ºciclo do Ensino Básico.

As tarefas encontram-se distribuídas por três grupos que a seguir se explicam.

Fase de preparação (Grupo I)

Permite avaliar o desempenho do aluno na mobilização de competências e de conhecimentos pertinentes para a realização das atividades do grupo final.

Exemplos de atividades:

 Agrupar palavras de acordo com categorias, por exemplo, lexicais/morfológicas;  Elaborar listas de palavras;

 Identificar factos/ações;

 Identificar semelhanças/diferenças;

(3)

Informação–Exame (ESPANHOL) – 3º Ciclo do Ensino Básico 3/9  Localizar elementos estranhos a um conjunto/texto;

 Preencher espaços;

 Organizar palavras por campos semânticos;  Selecionar elementos gramaticais.

 Preencher gráficos/tabelas.

Fase de desenvolvimento (Grupos II e III)

Permite avaliar o desempenho do aluno em atividades que implicam compreensão e produção de um texto ou de textos escritos em língua alemã. Os textos integram-se nos tipos enunciados nos Programas.

COMPREENSÃO DO TEXTO (Grupo II)

A compreensão de texto(s) implica o uso de diferentes estratégias de leitura global e pormenorizada.

Exemplos de atividades:

 Analisar informação implícita;  Caracterizar personagens/locais;  Expressar opinião sobre um texto;

 Identificar a função de elementos lexicais/gramaticais;

 Identificar palavras/expressões referentes a elementos gramaticais;  Identificar textos em função do destinatário;

 Identificar informação correta, falsa ou inexistente no texto;  Localizar informação específica;

 Relacionar títulos e textos;

 Parafrasear parte(s) de um texto;

 Preencher um gráfico com informação específica;  Responder de forma completa e/ou breve a perguntas. PRODUÇÃO DE TEXTO (Grupo III)

Consiste no completamento de um diálogo e na elaboração de um texto (composição extensa entre 90 e 120 palavras).

(4)

Informação–Exame (ESPANHOL) – 3º Ciclo do Ensino Básico 4/9 Exemplos de atividades para completamento de diálogo:

 Escrever perguntas adequadas às respostas apresentadas;

 Escrever respostas adequadas (com/sem palavras ou ideias chave dadas) às perguntas apresentadas;

 Completar perguntas ou respostas com informação adequada que falte; Exemplos de atividades para a composição extensa:

 Descrever lugares, percursos;

 Descrever pessoas, objetos pessoais;  Escrever cartas/emails;

 Escrever uma notícia breve;  Narrar um acontecimento;  Narrar uma experiência pessoal.

A estrutura da prova escrita sintetiza-se no quadro seguinte:

Grupos Competências Tipologia possível de itens Número de itens Cotação (em pontos) I Competência linguística  Competênciagramatica l  Competência semântica Competência pragmática  Competência funcional Competência sociolinguística ITENS DE SELEÇÃO  Escolha múltipla  Associação/correspondên cia  Ordenação ITENS DE CONSTRUÇÃO  Resposta curta ou restrita

2 a 4 25

(5)

Informação–Exame (ESPANHOL) – 3º Ciclo do Ensino Básico 5/9 II  Competência lexical  Competência gramatical  Competência semântica  Competência ortográfica Competência pragmática  Competência discursiva  Competência funcional Competência sociolinguística 2 a 4 40 III Competência linguística  Competência lexical  Competência gramatical  Competência semântica  Competência ortográfica Competência pragmática  Competência discursiva  Competência funcional ITENS DE CONSTRUÇÃO  Resposta curta  Resposta extensa 2 35 Nota:

Alguns dos itens de escolha múltipla e de resposta curta podem apresentar-se sob a forma de tarefas de completamento.

Alguns dos itens de resposta curta e de resposta restrita podem apresentar-se sob a forma de tarefas de transformação.

(6)

Informação–Exame (ESPANHOL) – 3º Ciclo do Ensino Básico 6/9

Caracterização da componente oral

A componente oral é composta por uma prova oral que incide em tarefas repartidas por três momentos que recobrem a demonstração de competências gerais e de oralidade. O tema da(s) tarefa(s) insere-se em domínios de referência prescritos no no Programa de Espanhol Língua Estrangeira II para o 3.ºciclo do Ensino Básico.

1º momento: interação professor intelocutor-aluno

O aluno responde a perguntas de âmbito pessoal.

2º momento: produção individual do aluno

O aluno descreve uma imagem ou gráfico fornecida/o pelo examinador e responde a perguntas sobre as mesmas e sobre os domínios de referência.

3º momento: interação professor intelocutor-aluno ou interação aluno-aluno

O aluno resolve situação ou situações proposta/s pelo professor interlocutor. A estrutura da prova oral sintetiza-se no quadro seguinte:

Momentos Competências Tipologia de itens Cotação (em pontos) 1º (cerca de 5 minutos) Competência linguística  Competência lexical  Competência gramatical  Competência semântica  Competência fonológica Competência pragmática  Competência funcional  Competência discursiva Competência sociolinguística ITENS DE CONSTRUÇÃO  Resposta curta  Resposta restrita  Resposta extensa 30 2º (cerca de 5 minutos) 35 3º (cerca de 5 minutos) 35

(7)

Informação–Exame (ESPANHOL) – 3º Ciclo do Ensino Básico 7/9

CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO Componente escrita

Os critérios de classificação têm por base os descritores do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas relativos às competências linguística, pragmática e sociolinguística.

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificações apresentados para cada item e é expressa por um número inteiro.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

Todos os itens têm critérios específicos de classificação organizados por níveis de desempenho. A cada um é atribuída uma única pontuação. Para a generalidade dos itens são considerados de um a três níveis (N3, N2 e N1); Para a tarefa final (Grupo III B), são considerados três níveis em cada parâmetro – competência pragmática e competência linguística.

Qualquer resposta que não corresponda ao nível mais alto descrito é integrada num dos outros níveis, de acordo com o desempenho observado. Estão previstos níveis de desempenho intercalares não descritos. Nestes casos, sempre que uma resposta revele um desempenho que não se integre em nenhum dos dois níveis consecutivos descritos, deve ser-lhe atribuída a pontuação intercalar que os separa. É classificada com zero pontos qualquer resposta que não atinja o nível um de desempenho.

Nos itens de seleção, qualquer resposta indicada de forma equívoca, por exemplo, fornecendo mais elementos do que o(s) pedido(s), é classificada com zero pontos. No caso dos itens constituídos por várias alíneas, a classificação é atribuída de acordo com o nível de desempenho observado na totalidade.

(8)

Informação–Exame (ESPANHOL) – 3º Ciclo do Ensino Básico 8/9 Nos itens de construção, é atribuída a classificação de zero pontos a respostas que não correspondam ao solicitado, independentemente da qualidade do texto produzido, nomeadamente na tarefa final, onde a competência linguística só é avaliada se o examinando tiver tratado o tema proposto e se tiver obtido, pelo menos, a classificação mínima na competência pragmática.

Componente oral

Os critérios de classificação têm por base os descritores enunciados no Quadro Comum de Referência para as Línguas.

A pontuação de cada momento é distribuída por três níveis de desempenho a que correspondem cotações fixas.

Os três momentos são classificados independentemente.

Não será atribuída qualquer pontuação aos alunos que revelem total incapacidade de compreensão e comunicação.

MATERIAL

Componente escrita

O aluno apenas pode usar na prova, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).

É permitida a consulta de dicionários unilingues ou bilingues, sem restrições nem especificações.

(9)

Informação–Exame (ESPANHOL) – 3º Ciclo do Ensino Básico 9/9

Componente oral

O aluno pode usar como material de escrita, caneta ou esferográfica, azul ou preta ou lápis.

O professor interlocutor fornece o outro material a utilizar na prova (folhas de rascunho, fotografias, gravuras, livros, jornais etc.).

DURAÇÃO

Componente escrita

A prova escrita tem a duração de 90 minutos.

Componente oral

Referências

Documentos relacionados

RECORDA IGUALMENTE a Decisão Assembly/AU/Dec.714 (XXXII)), adoptada na 29ª Sessão Ordinária da Conferência, realizada em Fevereiro de 2019, em Adis Abeba, Etiópia, de realizar

novas unidades são representadas pelo somató- rio das informações contidas nas unidades ori- ginais com igual peso. As cartas de zoneamento geotécnico com finalidades

O objetivo geral deste curso é promover a formação de educadores para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, conferindo ao graduado o grau de

O Partido do PSDB reali- zou nessa manhã, na Câmara Municipal a Convenção Municipal para a escolha dos candidatos a vereadores e a prefeito do município de Chapadão do Sul

A terceira parte, com dois itens, relacionada a aspectos específicos dos óbitos maternos tais como: causa básica final e tipo de óbito (obstétrico direto ou indireto)

O complexo da cozinha é o ambiente que utiliza todos os métodos (manual, semiautomático e automático) para aplicação dos produtos de higiene e limpeza, em razão

3 Aprender Matemática não é só aprender uma linguagem, é adquirir também modos de ação que possibilitem lidar com outros conhecimentos necessários à sua

11.2 Para o curso em que resultarem vagas, em razão de o número de candidatos classificados pelo PAC ser inferior à oferta, as vagas não preenchidas são acrescentadas às