• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

MANUAL DE IDENTIDADE VI

SUAL

Sumário

Apresentação 3

Logotipo - Versões Cromáticas 4 Diagrama de Construção, Área de Reserva e Redução 5 Convivência com Outras Marcas 6

Patrocínio 7

Aplicações sobre Fundos 8

Aplicações Incorretas 9

(3)

SUAL

Apresentação

Este manual apresenta, documenta e normatiza a utilização da identidade visual do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

É fundamental respeitar os critérios básicos de aplicação aqui estabe-lecidos, em todas as formas de comunicação, mantendo características de unidade, legibilidade e destaque.

(4)

MANUAL DE IDENTIDADE VI

SUAL

Logotipo - Versões Cromáticas

Sistemas de composição de cor:

Pantone - Impressão em cor especial CMYK - impressão em policromia (cian, magenta, yellow e black) RGB - reprodução em vídeo (red, green, blue).

P

Im pr es so s Vídeo C M Y K 40 0 100 0 R G B 146 212 0 #92D400 C M Y K 100 0 90 20 R G B 0 133 66 #008542 Pantone 375 C Pantone348 C Versão em cores

A versão em cores é a principal opção de aplicação. Foi elaborada para aproveitar as possibilidades da impressão em cores e deve sempre ser utilizada em condições de repro-dução e visualização favoráveis e de qualidade.

Versão em preto e branco

Somente em casos onde a aplicação logotipo em cores seja inviável, seja por limitação de custos ou de processos de reprodução, pode-se optar pelo uso da versão em preto e branco. Não se deve converter a versão principal para preto e branco diretamente.

Versão em negativo

O uso da versão em negativo é permitido em casos excepcionais, com bom senso para evitar a perda da identidade da marca. É indicada apenas em fundos de cores semelhantes às uti-lizadas na versão principal, que não permitem bom contraste e leitura. Pode ser aplicada também sobre preto, quando o logotipo não puder ser reproduzida em cor.

(5)

SUAL

Diagrama de Construção

A malha de construção pode ser utilizada na análise de autenticidade da estrutura visual, para verificar a proporção entre os elementos que compõem a identidade. Exceto em situações extraordinárias, em que não possam ser utilizados processos digitais ou fotomecânicos de reprodução, nunca construa o logotipo manualmente com base na malha, e sim, a partir do arquivo digital.

Área de Reserva

Para que possamos obter a boa leitura, deve-se respeitar uma área livre entre o logotipo e qualquer outro elemento do layout (texto ou imagem). Essa área mínima para o entorno do logotipo equivale a altura do “P” da palavra “Petrobras”.

Redução

Para aplicação em peças menores, pode-se reduzir o logotipo, sem ultrapassar o limite mínimo de 8 mm de altura.

1/4 P

1/4 P

1/4 P

(6)

MANUAL DE IDENTIDADE VI

SUAL

Convivência com outras marcas

Quando o logotipo for usado em conjunto com outras assinaturas, como, por exemplo, as marcas Petrobras e Governo Federal, a distância entre elas, quando dispostas verticalmente, deve ser equivalente a 2/3 da altura (h) do logotipo do programa. Já para a disposição horizontal, essa distância deve corresponder exatamente à altura (h) do logotipo.

h h h 2/3 h 2/3 h h Disposição horizontal Disposição vertical

(7)

SUAL

Patrocínio

Toda divulgação sobre o projeto, quando realizada pela patrocinada, deverá obrigatoriamente informar que se trata de projeto patrocinado pela Petrobras.

Quando a patrocinada contar com outras parcerias, cada conjunto de marcas deve estar identificado apropriadamente (realização, apoio, patrocínio etc.).

Nesse caso, o conjunto de assinaturas Petrobras (logotipo do programa, marca Petrobras e marca Governo Federal) deve ser aplicado em área privilegiada, com maior visibilidade em relação a terceiros, tais como apoiadores, realizadores, parceiros ou outros patrocinadores que tenham apoiado o projeto com uma cota menor que a da Petrobras. Tal inserção depende, ainda, de prévia aprovação da Fiscalização.

Patrocínio Apoio Marca Universidade Marca Prefeitura

Em peças como camisetas e banners de fundo de palco, o conjunto de assinaturas Petro- bras deve ser aplicada na área superior, proporcionando maior destaque.

(8)

MANUAL DE IDENTIDADE VI

SUAL

Aplicação de logotipo sobre foto- grafia que proporciona boa leitura.

Uso do logotipo em negativo para garantir a legibilidade.

Uso de área branca para au- xiliar a aplicação de logotipo sobre fotografia.

Fundos escuros e com determi- nados tons de azul, verde e cinza não proporcionam contraste quando aplicados ao logotipo em cor. Nesses casos é recomendada a aplicação em negativo.

Aplicação sobre Fundos

Deve-se ter o cuidado de aplicar a marca Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania em fundos que não prejudiquem

sua leitura.

Deve ser dada preferência à aplicação da marca em cor sobre fundo bran-co. É expressamente proibida a aplicação de qualquer uma das versões do logotipo sobre fundos vermelhos ou em tons próximos do vermelho. A marca pode ser aplicada diretamente sobre imagens, desde que sua legibilidade seja preservada. Quando a fotografia não permitir boa leitura, utilize uma área ou um box branco que obedeça a regra de não interferência ou aplique a versão em negativo, sempre tomando cuidado com o contraste.

(9)

SUAL

Aplicações Incorretas

Não exclua elementos

Não altere o espaçamento entre as letras

Não altere o alinhamento dos elementos

Não altere as cores

Não altere a proporção entre os elementos Não distorça

(10)

MANUAL DE IDENTIDADE VI

SUAL

Aplicações Incorretas

Não utilize o logotipo em cor sobre fundo verde que não proporciona boa legibilidade.

Não utilize o logotipo em cor sobre fundo escuro que não proporciona boa leitura

Não utilize o logotipo em cor sobre fundo que não proporciona boa leitura

Não utilize o logotipo em cor diretamente em fundo fotográfico que prejudique sua leitura

Nunca aplique o logotipo em fundo vermelho ou de tons avermelhados

Não utilize o logotipo em cor sobre fundo que não proporciona boa legibilidade.

(11)

SUAL

Orientações Finais

É importante entender que a percepção clara da identidade visual pelo receptor é imprescindível. Tenha as regras básicas de aplicação em mente ao criar uma peça que contenha o logotipo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Alta fidelidade é indispensável na reprodução do logotipo e na preser-vação de sua identidade. Para tanto, é necessário reproduzí-lo a partir do arquivo gráfico digital fornecido.

Reproduções com base em assinaturas já impressas não devem ser realizadas, pois causam distorções.

Para cumprir as Diretrizes de Ação de Comunicação, não é permitido o uso do logotipo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania em

brindes. Nesses casos, somente é permitido o uso da marca Petrobras. Qualquer interpretação ou interferência sobre a marca – independentemente da excelência do nível criativo – incidirá na leitura da marca, causando ocorrências que podem perturbar e confundir a percepção da identidade visual do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Referências

Documentos relacionados

Artigo 5º, Capítulo II do presente regulamento). 10) Todos os participantes inscritos na EBEC Challenge Aveiro 2018 deverão preencher o seu Curriculum Vitae na sua conta pessoal

Ao entrar no gerador de relatórios do processo, após clicar em algum modelo de relatório padrão, abre-se a tela de seleção. Nessa tela existem campos definidos pelo sistema para

a ganhar produtividade, trabalhando com planilhas em grupo; inserir novas planilhas em um documento; utilizar fórmulas com vínculo em outra planilha do documento; proteger a

Como principal contribuição, consideramos a sugestão do método para classificação de níveis de maturidade no uso de TICs nas escolas, além de informações através da

CALÇADA — parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à

O nó Servidor Apache (adicionado por padrão para cada host) é usado para configurar os pontos de verificação dos hosts que estão sendo monitorados.. Os pontos de verificação

 As componentes principais são definidas como combinações lineares das variáveis ​​originais.. Na análise fatorial, as variáveis ​​originais são expressas

comercial por quotas, com sede social no Edifício Jardins do Lago, Bloco A, 13 - 1º, Freião, freguesia de Antas, concelho de Vila Nova de Famalicão, com o NIPC 504 102 648, tendo