• Nenhum resultado encontrado

COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Finais (6º ao 9ºAno)"

Copied!
42
0
0

Texto

(1)

COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Anos Finais (6º ao 9ºAno)

Unidade de Ensino: E.M. Alice Canellas da Silveira

Professores: Rosiane, Valdinéia, Rafaela, Rosana, Wagner, Paulo, Felipe , Christian, Leandro.

Aluno(a): Turma: 8º Ano 800,801,802,803

Turno: 1º e 2º Período de Complementação: De 17 a 28/08/2020

Justificativa:

A Educação na Rede de Ensino Municipal de Iguaba Grande segue as orientações do Conselho Nacional de Educação – CNE, através do parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28/4/2020, homologado e publicado no DOU em 02/06/2020 pelo Ministério da Educação em 30/04/2020, que traça diretrizes para a (re)organização do calendário escolar e a aplicação de atividades não presenciais.

Dessa forma, destaca-se a importância da organização do Material de Complementação da Aprendizagem de forma adequada, a fim de atender o Parecer do CNE, garantindo a qualidade exigida pelo órgão e o cômputo das atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual em razão da Pandemia da Covid -19.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IGUABA GRANDE

2020

Querido Aluno! Prezada Família!

Retornamos após uma breve pausa para descanso. Estejamos firmes no propósito de continuar a caminhada, afinal, ainda temos um universo inteiro a descobrir... Desde março estamos passando por grandes desafios, descobertas e conquistas. Perceberam o quanto já caminhamos e o que ainda podemos fazer pela frente? A cada dia nos vêm à consciência um novo normal, protocolos de convivência, segurança, preservação e valorização da nossa saúde e da nossa vida.

Mas importante mesmo é pensar no presente, voltar nossas ações para o autoconhecimento – o que podemos transformar, para fazer o bem e alegrar os que estão a nossa volta?

Vidas importam, avanços científicos trazem esperança, a rede nos conecta, afetividade e vínculo confortam nossos corações – assim nos tornamos, quem sabe, mais humanos e felizes!

Dessa forma, compartilhamos com vocês, as Atividades de Complementação da Aprendizagem, com propostas realizadas por compromissados e engajados professores da nossa Rede de Ensino Municipal e com a participação efetiva de responsáveis e alunos. Assim crescemos juntos em todo este processo...

Por isso, desejamos que o Material de Complementação oportunize, de forma contínua, a leitura (que incentiva e encanta), o conhecimento (que abre portas para o futuro), a cultura (que promove identidade e pertencimento), o sucesso (que envolve o coletivo).

A nossa luta contra o CORONAVÍRUS continua!!! Logo estraremos de volta.

Um grande abraço e até Breve!

(2)

Adjunto adnominal Adjunto adnominal Adjunto adnominal Adjunto adnominal Objeto direto Professor (es): ROSIANE ARAUJO SILVA

Aluno(a):

Período de Complementação: De 17 a 28/08

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Dias trabalhados

Carga horária: 8º 1º e 2º GRAMÁTICA 4 dias 8 aulas

Habilidades Conteúdos

(EF08LP09) Interpretar efeitos de sentido de modificadores (adjuntos adnominais – artigos definido ou indefinido, adjetivos, expressões adjetivas) em substantivos com função de sujeito ou de complemento verbal.

Adjunto adnominal

Reconhecer o complemento nominal em uma oração ou sequência textual.

Complemento nominal

Interpretar poemas, levando em consideração os efeitos gerados pelas palavras.

Interpretação de texto

Adjunto adnominal

É o termo de valor adjetivo que acompanha o núcleo (sujeito, objeto...), delimitando ou especificando o significado do substantivo.

Exemplo:

Sujeito Predicado Meu colega de turma descobriu um selo raro.

Núcleo Núcleo

➢ Quanto à relação: vem sempre associado a um nome.

➢ Quanto à forma: liga-se ao nome com ou sem preposição – sem a mediação de um verbo.

➢ Quanto ao valor: é um atributo (qualificador – caracterizador) do nome a que se refere.

O adjunto adnominal pode ser representado por:

- Adjetivo: Pessoa bondosa.

- Locução adjetiva: Relógio de ouro. - Pronome possessivo: Meus pais. - Pronome indefinido: Alguns amigos. - Pronomes demonstrativos: Aquela fazenda.

- Artigo: O automóvel.

- Numeral: Três orquestras.

(3)

Atividades Texto I

A arte de sorrir

Temos autonomia para sorrir razões para chorar

motivos para se divertir viver e amar

Compartilhar erros criticar o voo correto

conviver com falhas e tropeços e depois tá tudo certo

Acordar no pesadelo caminhar pelos sonhos enfrentar o nosso medo e destruir seus monstros Desenhar o verbo amar com belas cores colorir da pintura inspirar a arte de sorrir

Geraldo Neto

1. De acordo com Geraldo Neto, é possível alternarmos uma série de comportamentos ao longo de nossa vida (alguns positivos e outros negativos), sabermos conviver com eles e aprendermos a sorrir. UM exemplo desses comportamentos é:

A) compartilhar erros. B) criticar o voo incorreto.

C) desesperar-se com nossos medos. D) criticar falhas e tropeços.

2. No verso “com belas cores colorir”, o termos sublinhado exerce a função de sujeito ou adjunto adnominal?

Texto II

O que eu vou ser quando crescer? Por que me perguntam tanto, o que eu vou ser quando crescer? O que eles pensam de mim é o que eu queria saber! Gente grande é engraçada! O que eles querem dizer? Pensam que eu não sou nada? Só vou ser quando crescer? Que não me venham com essa, pra não perder o latim.

Eu sou um monte de coisas e tenho orgulho de mim! Essa pergunta de adulto é a mais chata que há! Por que só quando crescer? Não vou esperar até lá? Eu vou ser quem eu já sou neste momento presente! Vou continuar sendo eu! Vou continuar sendo gente!

BANDEIRA, Pedro. Mais respeito, eu sou criança! Ilustrações de Odilon Moraes - 2 ed. 2009. Página 20. 3. No poema de Pedro Bandeira, o eu-lírico mostra-se em conflito ao fazer uma série de questionamentos iniciais e, em determinado momento, afirma: “Gente grande é engraçada!” O que o levou a fazer tal pergunta?

(4)

4. No poema de Pedro Bandeira, o eu lírico apresenta sua visão acerca da insistência dos adultos em perguntarem a respeito do que será quando crescer.

“Eu sou um monte de coisas e tenho orgulho de mim!” “Vou continuar sendo eu! Vou continuar sendo gente!”

Com base nos dois fragmentos e no contexto do poema, o que o eu lírico quer mostrar?

5. Identifique, na 3ª estrofe, uma classe gramatical que exerça função de adjunto adnominal.

➢ Leia a charge e responda à questão 6.

6. O substantivo “contingencionamento” tem como principal significado a interferência do governo na economia, buscando restringir a produção, comércio ou exportação de um produto específico. E, por extensão, a contenção de despesas: controle de gastos.

Na charge em análise, o filho utilizou tal termo com um sentido um pouco diferente, já que se referia à educação. Por que ele fez isso?

➢ Leia o texto e responda às questões 7 e 8. O lobo e o cabritinho

Certo dia, um lobo viu um cabritinho que brincava correndo pelos campos longe da casa dos seus pais. Sem nenhuma demora, partiu correndo para pegá-lo. Mas o cabritinho, assustado e com muito medo, correu desesperadamente para salvar-se. Depois de muito correr, já cansado, decidiu dialogar com o lobo para que ele desistisse de devorá-lo. Parou e disse:

- Espere, senhor lobo; já compreendi que não tenho como escapar de suas garras, mas, antes de ser devorado, quero lhe fazer um último pedido.

- Está bem - disse o lobo - se for possível, vou atender o seu pedido. O que você quer?

- É que eu gosto muito de música e sempre trago comigo uma gaitinha; gostaria que, antes de me devorar, alegrasse meus últimos momentos tocando a gaita para eu dançar.

- Está certo. Dê-me essa tal gaita que tocarei. Vamos logo com isso, porque estou com fome.

O lobo começou a tocar e o cabritinho dançou alegremente, indo e vindo para todos os lados.

O cabritinho sabia que ali perto havia uma casa com cães pastores. Não demorou muito e os bravos animais chegaram e puseram o lobo para correr desesperadamente.

O cabritinho voltou para casa a salvo e pensando: "Se tivesse ouvido o conselho da minha mãe, não teria me metido em encrencas. Nunca mais vou sair às escondidas".

Moral da história

O conselho de nossos pais devem ser seguidos porque eles sempre querem o melhor para nós.

Adaptação de Nicéas Romeo Zanchett (http://asfabulasdeesopo.blogspot.com.br/)

(5)

Objeto direto (substantivo abstrato) Verbo transitivo direto Complemento nominal 7. Fábulas são narrativas curtas, geralmente histórias fantasiosas e

repletas de significado. Ao contrário de outros textos narrativos, as fábulas contam com uma característica especial no que diz respeito às

personagens. Que característica é essa?

A) Os fatos são vividos por animais, que apresentam comportamentos próprios de seres humanos.

B) Apresenta dados, comparações, exemplos e resultados de pesquisas sobre essas personagens.

C) Visa a promover um produto ou uma ideia sempre do interesse do protagonista.

D) As descrições das personagens são mostradas em versos e estrofes, contendo rima e ritmo.

8. No trecho “Certo dia, um lobo viu um cabritinho que brincava correndo pelos campos longe da casa dos seus pais.”, indique as classes gramaticais a que cada termo pertence e informa a função sintática que elas exercem.

➢ Leia a tira abaixo e responda à questão 9.

9. Identifique, no primeiro quadrinho, os adjuntos adnominais.

10. Circule o adjunto adnominal das orações abaixo e identifique a que classe gramatical cada um deles pertence.

a) Aquela era uma menina feliz.

b) Meu pai gosta de doce de leite. c) O livro está esgotado.

d) Esta quinta promete chuva.

Complemento nominal

É o termo da oração que completa o sentido de um nome com auxílio de preposição. Esse nome pode ser representado por um substantivo, por um adjetivo ou por um advérbio.

Exemplo:

Sujeito Predicado

O aluno tem necessidade de ajuda

Atenção:

A expressão “de ajuda” completa o sentido do nome (substantivo) “necessidade”

➢ Quanto à relação: vem associado a um nome de significação transitiva.

➢ Quanto à forma: liga-se ao nome sempre por meio de preposição.

➢ Quanto ao valor: indica o alvo ou o ponto sobre o qual recai a ação do nome.

(6)

Complemento nominal (Indica sobre quem

recai a queima) Complemento nominal Complemento nominal Advérbio Complemento nominal Adjetivo Complemento nominal Advérbio Complemento nominal Complemento nominal Substantivo concreto Adjunto adnominal Adjunto adnominal Exemplos:

Protestaram contra a queima da floresta.

A mesa da sala está cheia de papéis.

A professora agiu favoravelmente aos alunos.

Distinção entre adjunto adnominal x complemento nominal I. Sempre que o antecedente for adjetivo ou advérbio, o termo seguinte será complemento nominal.

Exemplos: Obediente às leis.

Relativamente a outros.

II. Sempre que o antecedente for substantivo abstrato, derivado de verbo ou de adjetivo, o termo seguinte será complemento nominal.

Exemplos: Fidelidade às leis. (Fidelidade – Fiel)

III. Sempre que o antecedente for substantivo concreto, o termo seguinte será adjunto adnominal.

Exemplo: Livro de Pedro.

IV. Representando o paciente, funcionando como alvo, o destino da ação nominal, o termo preposicionado será complemento nominal; caso contrário, será um adjunto adnominal (agente da ação nominal). Exemplos:

A resposta ao público foi satisfatória.

Ao público – recebe a ação do nome “resposta”.

A resposta do professor foi satisfatória.

Do professor – pratica a ação, ou seja, o professor quem dá a resposta. Nome de

significação transitiva

(7)

Atividades

➢ Leia o poema a seguir para responder às questões de 1 a 3. Amor é fogo que arde sem se ver

Luís Vaz de Camões Amor é fogo que arde sem se ver

É ferida que dói, e não se sente. É um contentamento descontente É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer É um andar solitário entre a gente É nunca contentar-se de contente

É um cuidar que se ganha em se perder. É querer estar preso por vontade

É servir a quem vence, o vencedor. É ter com quem nos mata, lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

https://www.culturagenial.com/poema-amor-e-chama-que-arde-sem-se-ver-de-luis-vaz-de-camoes 1. Por meio de uma linguagem poética, o soneto busca definir um sentimento que atinge todas as pessoas: o amor. O eu lírico tenta definir esse sentimento:

a) Por meio da realidade amorosa.

b) Por meio de situações e sensações que se opõem.

c) Por meio das afirmações.

d) Por meio das confusões vividas.

2. Com base na leitura do poema, os efeitos causados no ser humano são: a) Ódio, raiva, alegria.

b) Amor, incerteza, rancor. c) Inquietação, dúvida, confusão. d) Amor, insatisfação, felicidade.

3. No verso “É querer estar preso por vontade”, o eu lírico quis expressar que:

a) É um sentimento que não existe. b) O amor é uma perda de tempo. c) É um sentimento solitário.

d) Por mais confuso, vale a pena sentir o amor.

➢ Leia a tira e responda à questão 4.

4. Os termos destacados nas frases “Medo de avião?”, “Medo do escuro?”, que aparecem no segundo quadrinho, devem ser classificados como: a) Adjunto adnominal.

b) Adjunto adverbial. c) Complemento nominal.

(8)

d) Objeto indireto.

5. Qualquer termo preposicionado que se refere a um adjetivo ou advérbio desempenha sempre a função de complemento nominal. Sublinhe o complemento nominal.

a) Paralelamente a este trabalho, faremos a pesquisa. b) Este filme é impróprio para menores de dezoito anos. c) Dormir pouco é prejudicial à saúde.

d) Está ali, atrás da árvore.

e) As ruas continuam repletas de sujeira. f) A poluição é prejudicial à saúde.

g) A construção da casa demorou muito tempo. h) Toda criança tem necessidade de carinho. 6. Faça como no exemplo:

Todos admiram você.

Todos têm admiração por você. a) As pessoas necessitam de ajuda. b) Não é tão difícil amar o próximo.

c) Os diretores se interessam por seu trabalho. d) Os jovens resistem mais ao fracasso. e) Sempre é bom conversar com nossos pais. f) Comer frutas beneficia a saúde.

g) Conheço minha profissão.

7. Classifique os termos destacados em:

ADJUNTO ADNOMINAL ou COMPLEMENTO NOMINAL. a) As paredes da casa estavam manchadas.

b) A venda da casa foi realizada pela imobiliária. c) A discussão dos alunos não acabou bem. d) As noites de inverno são frias.

e) O adiamento do jogo foi mal recebido. f) Foi conveniente a prisão do criminoso. REFERÊNCIA

MAZZAROTTO, Luiz Fernando et al. Nova Redação Gramática & Literatura: aprenda a elaborar textos claros, objetivos e eficientes – 2, ed. – São Paulo: DCL, 2010.

(9)

Professor(es): Valdinea Chaves Pereira

Aluno(a):

Período de Complementação: De 17 a 28/08

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Dias trabalhados

Carga horária: 8º ano Manhã Produção

Textual

6ª feira 4 horas-aula

Habilidades Conteúdos

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes (...) do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (...)

Conotação e Denotação

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros.

Leitura e interpretação

Conotação e Denotação

A conotação e a denotação são as variações de significados que ocorrem no signo linguístico, o qual é composto de um significante (as letras e os sons) e um significado (o conceito, a ideia).

O sentido conotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em sentido figurado, subjetivo ou expressivo.

Ele depende do contexto em que é empregado, sendo muito utilizado na literatura. Isso porque, no meio literário, muitas palavras têm forte carga de sensações e sentimentos.

Exemplo:

• Ele comeu bola na prova de matemática. (sentido conotativo)

conotação: sentido subjetivo, figurado.

Por sua vez, o sentido denotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em seu sentido próprio, literal, original, real, objetivo. Ele é, muitas vezes, caracterizado como o sentido do dicionário, ou seja, que contém a primeira acepção da palavra.

Exemplo:

• Depois de jogar bola, nós comemos um churrasco. (sentido denotativo)

denotação: sentido real, literal.

(AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS NO CADERNO) 1 - Escreva (D) para o sentido denotativo e (C) para o sentido conotativo nas frases abaixo:

a)( ) Meu pai é meu espelho.

b)( ) Quebrei o espelho do banheiro. c)( ) Essa menina tem um coração de ouro. d)( ) A Praça da Sé fica no coração de São Paulo. e)( ) Fez um transplante de coração.

f)( ) Você é mesmo mau: tem um coração de pedra.

g)( ) Para vencer a guerra era preciso alcançar o coração do país. h)( ) Completou vinte primaveras.

i)( ) Na primavera os campos florescem. j)( ) O leão procurou o gerente da Metro.

(10)

2- Observe os textos e responda às questões: Texto 1

A Lua

A Lua (do latim Luna) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.405 km do nosso planeta. Seu perigeu máximo é de 356.577 km, e seu apogeu máximo é de 406.655 km. Segundo a última contagem, mais de 150 luas povoam o sistema solar: Netuno é cercado por 13 delas; Urano por 27; Saturno tem 60; Júpiter é o que tem mais até então e possui 63. A Lua terrestre não é a maior de todo o Sistema Solar - Ganimedes, uma das luas de Júpiter, é a maior [1] - mas nossa Lua continua sendo a maior proporcionalmente em relação ao seu planeta. Com mais de 1/4 do tamanho da Terra e 1/6 de sua gravidade, é o único corpo celeste visitado por seres humanos e onde a NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration) pretende implantar bases permanentes.

(Wikipédia) Texto 2 A lua

Tu és a lua, linda, branca iluminada,

E como ela é minha namorada, que vejo, admiro E me ilumina toda noite;

Tu és a Lua, minha Lua brilhante Minha inspiração, meu sonho,

Que me invade e me fascina a cada instante. (Úrsula Íris)

a) Apesar de apresentarem diferenças quanto à linguagem e à organização, os dois textos são semelhantes quanto ao tema. De que tratam os textos? b) Qual dos textos apresenta o uso da linguagem denotativa? EXPLIQUE. c) Qual dos textos apresenta o uso da linguagem conotativa?JUSTIFIQUE. 3- Dê o sentido conotativo e denotativo do seguinte provérbio: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.”

4 - Leia a tirinha para responder.

a) No contexto, a declaração "virei uma pedra de gelo", feita pela personagem feminina, tem sentido denotativo ou conotativo? Por quê? b) A linguagem visual da tira dá à expressão “pedra de gelo” sentido denotativo ou conotativo?

c) Pelo comentário do homem no 3º quadrinho, é possível concluir que Lili encontrou um interlocutor que a ajudará a se curar dos sentimentos feridos? Por quê?

(11)

5. Relacione os ditos populares às imagens:

a)Pendurar as chuteiras; b) Engolir sapos;

c) Pisando em ovos.

6. Podemos afirmar que as imagens retratam os ditados de forma denotativa ou conotativa? Explique.

7. Selecione a opção que indique correta e respectivamente o sentido das palavras destacadas a seguir:

1 – “Esse trabalho é OSSO, viu!

2 – “A VIDA DE CÃO não é fácil, é trabalho 24 horas por dia”. 3 – “Quando se está triste, o melhor a se fazer é CANTAR”. ( ) Denotativo – Conotativo – Conotativo

( ) Conotativo – Conotativo – Denotativo ( ) Denotativo – Conotativo – Denotativo ( ) Conotativo – Conotativo – Conotativo 8. Leia a tirinha a seguir e responda:

O humor da tirinha pauta-se na possibilidade de uma mesma palavra assumir mais de um significado.

a) Na tirinha acima, qual palavra possui essa característica? b) Que sentidos são atribuídos a ela?

9 - Assinale a alternativa em que não foram utilizadas palavras no sentido figurado:

a) O vento acariciava meus cabelos. b) Minha vida é um livro aberto. c) Estou com uma fome de leão. d) A propaganda é a alma do negócio.

e) Antes do meio-dia, a coluna estava pronta.

10 - A frase em que o termo sublinhado está empregado no sentido denotativo é:

a) “Colheu uma revelação surpreendente:...”

(12)

c) “...a indústria disparou gordos investimentos.”

d) “...com percentuais capazes de causar inveja ao presidente.”

REFERÊNCIAS

1. DIANA, Daniela. Conotacao-e-denotacao. Toda materia.Disponível em https:// www. Todamateria.com.br /Conotacao-e-denotacao. Acesso em Agosto/20

2. SOUTO,Crishttp://www.novosite.ssps.org.br/novosite/arquivos/4/do wnloads/PORTUGU%C3%8AS(2).pdf Acesso em Agosto/20 3. MARTINS,Drica,http://linguaportuguesadrika.blogspot.com/2017/0

2/sentido-denotativo-e-sentido-conotativo.html .

4. Diogo. http://diogoprofessor.blogspot.com/2017/12/atividade-sobre-denotacao-e-conotacao.html Acesso em Agosto/20

5. DO CARMO PACHECO, Mariana. Denotação e conotação. Mundo e educação. exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-denotacao-conotacao.htm .Acesso em Agosto/20

6. https://azup.com.br/exercicios/exercicio-de-conotacao-e-denotacao-8o-ano/.Acesso em Agosto/20

(13)

Professor(es): WAGNER DOS SANTOS NASCIMENTO Aluno(a):

Período de Complementação: De 17 a 28/08

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Dias trabalhados

Carga horária: 8º Ano 1º e 2º História 2ª e 4ª feira 4 HORAS/AT 1

4 HORAS /AT 2

HABILIDADES CONTEÚDOS

(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.

Os caminhos até a Independência do Brasil

(EF08HI15) Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.

Brasil: Primeiro Reinado

ATIVIDADE I

História da Independência do Brasil Fatos Importantes

Um dos fatos que ajudou a desencadear as causas da Independência do Brasil foi a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil. Esse foi um evento importante tanto da História de Portugal quanto da História do Brasil. A família real portuguesa e toda a sua corte, composta por nobres, servos e muitos empregados, além de uma grande biblioteca que possuía mais de 60.000 livros, se estabeleceram no Brasil, entre os anos de 1808 e 1821.

Fim do Período Napoleônico

O período Napoleônico ocorreu entre 09 de novembro de 1799 até 28 de junho de 1815 e o seu fim também foi uma das importantes causas da independência do Brasil.

O Era Napoleônica foi o período que ocorreu entre a chegada de Napoleão Bonaparte ao poder no Consulado, no ano de 1799 e o seu fim, que aconteceu por causa da derrota na Batalha de Waterloo, que findou com o exílio de Napoleão, na Ilha de Santa Helena, no ano de 1815.

É possível ressaltar duas características importantes para esse período da história mundial, foram eles: a consolidação das instituições burguesas nos Estados Nacionais e a expansão do Império Napoleônico para outros países da Europa, esse evento representou uma ameaça ao Antigo Regime Absolutista do continente europeu.

Pressão para recolonizar o Brasil novamente e o retorno de D. João VI para Portugal

A Revolução Liberal do Porto foi o movimento mais importante dentre as causas da independência do Brasil. Trata-se de um movimento militar que começou em agosto de 1820, na cidade do Porto, que fica ao norte de Portugal. O movimento se espalhou muito rápido pelo país e atingiu Lisboa, capital de Portugal.

No decorrer dos acontecimentos, o movimento conseguiu apoio da burguesia, do clero, do exército e da nobreza, atingindo todas as esferas sociais portuguesas mais importantes. Essa revolução está diretamente ligada com a História do Brasil no século XIX.

No ano de 1820, Portugal estava enfrentando grave crise econômica, política e social, primeiro porque a família real não habitava mais no país desde 1808, quando fugiu da invasão das tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil trouxe desafios novos para o rei e provocou consequências para Portugal.

(14)

A situação mais importante foi a abertura dos portos brasileiros, que finalizou o monopólio comercial de Portugal sobre o Brasil, monopólio esse que durou quase três séculos. Isso atingiu a economia lusitana, principalmente a burguesia comercial, que foi totalmente favorável por restabelecer a ordem anterior.

Consolidação do Movimento Republicano e Abolicionista no Brasil O processamento propriamente dito, da abolição da escravatura no Brasil, ocorreu a partir do ano de 1870 em diante. Mas o movimento dos grupos abolicionistas começou a se articular bem antes, depois da Guerra do Paraguai. Quando a Lei do Ventre Livre foi decretada, fortaleceu ainda mais a questão da abolição escravocrata.

O procedimento usando na libertação dos escravos no Brasil foi lento e gradativo, a aristocracia conduziu o movimento de forma muito reacionária. A demora do processo de abolicionismo foi tão comum quanto o encaminhamento das outras causas da independência do Brasil, a exemplo da proibição do tráfico negreiro que também caminhou a passos bem lentos.

Divergência de Interesses entre Brasileiros e Portugueses

Os conflitos de interesses entre os dois países eram muitos, provocando várias das causas da independência do Brasil e após a proclamação da mesma, não mudou muita coisa, já que o primeiro imperador do Brasil era português, os ministros, os principais burocratas do governo, os militares e os mercadores também eram de Portugal.

Isso significa que, mesmo com a declaração da independência do Brasil em 07 de setembro de 1822, houve mais uma continuidade do que uma ruptura, fato que só começou a mudar no ano de 1831, quando D. Pedro I abdicou do trono.

O imperador estava diretamente envolvido com as questões políticas de Portugal, a exemplo de toda a discordância em volta da sucessão portuguesa no ano de 1826, depois que D. João VI faleceu. Existiu alguma desconfiança de que D. Pedro I tentasse de alguma maneira unificar Brasil e Portugal novamente, possivelmente como um Reino Unido igual no ano de 1815.

EXERCÍCIOS

1 – QUAL A QUANTIDADE DE LITERATURAS CHEGOU AS NAUS DA FAMILIA REAL?

2 – A PARTIR DE QUANDO COMEÇOU O PROCESSAMENTO DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL?

3 – COMO DE FATO ACONTECEU A DIVERGÊNCIA ENTRE BRASILEIROS E PORTUGUESES?

https://m.brasilescola.uol.com.br/amp/historiab/independencia-brasil.htm

ATIVIDADE II

Brasil Império (DATAS IMPORTANTES)

O Brasil império foi um período da história brasileira que começou logo depois da Independência do Brasil, declarada em 1822, quando D. Pedro I fez o grito da independência, nas margens do rio Ipiranga, na cidade de São Paulo. Esse foi o fim do período joanino, que começou no ano de 1808 e durou até 1821.

O período joanino influenciou diretamente no processo da independência brasileira. A família real portuguesa se mudou para o Brasil, na virada de 1807 para 1808, no momento que Portugal foi invadido pelas tropas napoleônicas.

A família real portuguesa se instalou na cidade do Rio de Janeiro e assim começou uma série de modificações, colocando o país em uma nova posição. Esse movimento foi o responsável pelo adiamento da nossa independência, mas o pontapé inicial apenas foi dado em 1820.

(15)

Principais episódios que ocorreram na história do Brasil império: Primeiro Reinado (1822 – 1831)

• 1822 – Em 07 de setembro, nas margens do rio Ipiranga em São Paulo, houve a Proclamação da Independência do Brasil pelo então príncipe regente D. Pedro I. Dá-se início ao Brasil monárquico.

• 1822 – Em 12 de outubro, D. Pedro I é proclamado imperador do Brasil na cidade do Rio de Janeiro.

• 1823 – Reunião da Assembléia Geral Constituinte e Legislativa do Brasil, com intuito de criar a primeira constituição brasileira. Depois de um tempo, a Assembléia foi dissolvida pelo imperador D. Pedro I, que criou o Conselho de Estado.

• 1824 – Em 25 de março, a Primeira Constituição Brasileira é outorgada por D. Pedro I.

• 1824 – O nome oficial do país muda de Brasil para Império do Brasil. • 1824 – Confederação do Equador, movimento revolucionário e emancipacionista que aconteceu na região Nordeste do Brasil.

• 1825 – Início da Guerra da Cisplatina, conflito que aconteceu entre o Brasil e o Uruguai.

• 1825 – A Independência do Brasil é reconhecida por Portugal. • 1825 a 1828 – Guerra da Cisplatina, movimento tornou a região do Uruguai independente do Brasil.

• 1831 – Em 13 de março, aconteceu a Noite das Garrafadas - conflitos de rua na cidade do Rio de Janeiro. Entre os opositores e simpatizantes estavam os partidários de D. Pedro I.

• 1831 – Depois de várias pressões e de muitos protestos populares, com a oposição de alguns setores da sociedade, D. Pedro I abdicou do trono do Brasil em favor de seu filho.

Período Regencial (1831 – 1840)

• Período em que o Brasil é governado por regentes: Regência Trina Provisória (1831), Regência Trina Permanente (1831 – 1835), Regência Una de Feijó (1835 – 1837) e Regência Una de Araújo Lima (1837 – 1840).

• 1832 a 1835 – Cabanada, uma das primeiras rebeliões ocorridas no Brasil.

• 1834 – Morte de Dom Pedro I.

• 1835 a 1840 – Cabanagem, revolta popular que aconteceu na Província do Grão-Pará.

• 1835 – Revolta dos Malês, movimento que aconteceu na Província da Bahia.

• 1835 a 1845 – Guerra dos Farrapos, revolução que aconteceu no estado do Rio Grande do Sul.

• 1837 a 1838 – Sabinada, revolta regencial que aconteceu na Província da Bahia.

• 1838 a 1841 – Balaiada, revolta popular que aconteceu no interior da Província do Maranhão.

• 1840 – Em 23 de julho, ocorreu o Golpe da Maioridade, com apoio do Partido Liberal, um dos primeiros partidos do Brasil. A maioridade de D. Pedro II foi declarada e ele assumiu o trono do Brasil, com 14 anos de idade.

Segundo Reinado (1840 – 1889)

• 1841 – Dom Pedro II foi coroado imperador do Brasil.

• 1842 – Aconteceu a Revolução Liberal nas províncias de Minas Gerais e São Paulo.

• 1844 – Houve a Decretação da Tarifa Alves Branco que protege as manufaturas brasileiras.

• 1847 – Foi instituído o Parlamentarismo no Brasil.

• 1848 a 1850 – Aconteceu a Revolução Praieira, de caráter liberal e federalista, na província de Pernambuco.

• 1850 – Foi decretada a Lei Eusébio de Queiróz que proibia o tráfico de escravos.

• 1854 – Em 30 de abril foi inaugurada a primeira ferrovia brasileira, pelo empresário Barão de Mauá (1813 – 1889).

• 1864 a 1865 – Houve Questão Christie, o rompimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a Grã-Bretanha.

• 1864 a 1870 – Ocorreu a Guerra do Paraguai, conflito militar na América do Sul entre o Paraguai e a Tríplice Aliança – Brasil, Argentina e Uruguai, com apoio do Reino Unido. No ano de 1870, o Paraguai foi declarado derrotado.

• 1870 – Ocorreu o lançamento do Manifesto Republicano.

• 1871 – Foi promulgada a Lei do Ventre Livre, que dava liberdade aos filhos das escravas nascidos a partir daquela data.

(16)

• 1872 – Ocorreu a fundação do Partido Republicano.

• 1872 a 1875 – Houve um conflito pelo poder entre a igreja católica e a monarquia brasileira.

• 1874 – Os primeiros imigrantes italianos chegam ao estado de São Paulo. Foi o início da fase de imigração.

• 1875 – Começou a época de imigração. Alemães, espanhóis, italianos e japoneses chegam ao Brasil para trabalhar nas lavouras de café e nas indústrias.

• 1880 – Aconteceu a Revolta do Vintém, Rio de Janeiro.

• 1882 – Começo do Ciclo da Borracha. O Brasil se tornou um dos principais produtores e exportadores do mundo. O produto ganhou importância no mercado internacional.

• 1884 a 1887 – Houve crises e conflitos entre a monarquia brasileira e o exército.

• 1885 – Foi promulgada a Lei dos Sexagenários, que dava liberdade aos escravos que tinham mais de 60 anos.

• 1888 – Em 13 de maio foi decretada a Lei Áurea pela Princesa Isabel (1846 – 1921), momento da abolição da escravatura no Brasil.

• 1889 – Em 15 novembro aconteceu na cidade Rio de Janeiro, sob o comando do Marechal Deodoro da Fonseca (1827 – 1892), a Proclamação da República. Foi o fim do Brasil Império e início do Brasil República.

EXERCÍCIOS

1 – DE ACORDO COM OS TEXTOS, QUAL DATA OCORREU A IMPLATAÇÃO DO IMPÉRIO NO BRASIL?

______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 2 – EXPLIQUE COMO SE DEU A REGÊNCIA IMPERIAL?

______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 3 – BASEADO NOS FATOS DESCRITOS NOS TEXTOS, RESPONDA EM QUE ANO DOM PEDRO II FOI COROADO?

______________________________________________________________ ______________________________________________________________

4 – DESCREVA COM SUAS PALAVRAS COMO ACONTECEU O FIM DO IMPÉRIO NO BRASIL?

______________________________________________________________ ______________________________________________________________

1. REFERÊNCIAS

(17)

Professor: Paulo Roberto Silva (Mat.: 14835-0/1) (PauloGeo)

Aluno(a):

Período de Complementação: De 17 a 28/08

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Dias trabalhados Carga horária: 8º 800 e 802 1º e 2° GEOGRAFIA 4ª feira 6ª feira 8 TEMPOS Habilidades Conteúdos (EF08GE09)

Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)

.

PARTE I

Regionalização

da América.

DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Critério físico-geográfico: América do Norte, América Central e América do Sul

Critério sociocultural: América Anglo-Saxônica e América Latina Países [considerado] desenvolvidos: Estados Unidos e Canadá. País [considerado] subdesenvolvido: México

Países [considerado] subdesenvolvidos: países da América Central e América do Sul, onde se destacam o Brasil, a Argentina e o Chile.

(18)

DIVERSIDADE REGIONAL

Colonização de povoamento: imigrantes (famílias) buscavam oportunidades de trabalho e o fruto do trabalho era para construir uma “nova pátria”.

-Colonização de exploração: marinheiros (degredados em sua maioria) buscavam explorar os recursos minerais, vegetais..., para a metrópole colonizadora. Inicialmente sem intenção de colonização.

ECONOMIA

TERCIÁRIO, SECUNDÁRIO E PRIMÁRIO

LEMBRETE: setor terciário (serviços) sistema econômico (bancos, bolsa de valores...), informática...

LEMBRETE: setor secundário (indústria).

Estes são responsáveis pelo desenvolvimento e progresso de um país. E caracterizam desenvolvido ou subdesenvolvido.

LEMBRETE: o setor primário (agricultura), principalmente agricultura não diversificada é característica de países subdesenvolvidos.

ORGANOGRAMA: PRIMÁRIO, SECUNDÁRIO E TERCIÁRIO

AMÉRICA DO NORTE: CANADÁ, EUA E O MÉXICO. AMÉRICA DO NORTE:

EUA e Canadá possuem economias diversificadas e desenvolvidas.

EUA: 79% da população trabalham no setor de serviço (terciário), 1% da população no setor agrícola (primário), os demais na indústria (secundário). =>Segundo a ONU, os EUA têm as piores condições de saúde, educação e moradia, se comparado aos demais países desenvolvidos. Como assim? Canadá: 71,5% trabalham no setor de serviço (terciário), 26,3% trabalha indústria (secundário), 2,2% trabalham no setor agrícola (primário). Sua indústria é bem diversificada.

México: 47,4% vivem em situação de pobreza, somada à população rural chega a 60%, 20% trabalha no setor agrícola (primário). É fornecedor de mão de obra barata para os EUA, sendo afetado pelas suas condições econômicas.

AMÉRICA CENTRAL:

A região apresenta fortes desigualdades sociais, sua economia é baseada na agricultura de baixo rendimento (primário), poucas indústrias (secundário), porém o turismo (terciário) é bem desenvolvido por conta dos atrativos naturais do Caribe.

Muitos trabalhadores migram para os EUA para trabalhar e mandam dólares o que fortalece a economia da região.

➢ Baixa qualidade de vida, altas taxas de mortalidade infantil, analfabetismo, desníveis sociais e elevada concentração de renda. ➢ Predomínio da população rural.

(19)

AMÉRICA DO SUL:

Brasil, Argentina e Chile com importantes e variadas estruturas industriais, agrícolas e crescente participação no mercado internacional.

Brasil, Argentina, Venezuela e Uruguai 80% urbanizados.

Crises econômicas e dívidas externa aumentou o nível de pobreza, gerando violência e crescimento do tráfico.

P.S Venezuela, atualmente enfrenta grave crise político-econômica-ideológica.

Brasil: 60% no setor de serviço (terciário), 21% na indústria (secundário) e 19% na agricultura desenvolvida. (primário).

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

1. Qual a semelhança predominante entre as colonizações do Canadá e dos EUA?

R. I

2. Quais países da América são considerados desenvolvidos? R. I

3. Quais as principais atividades econômicas da América Central? R. I

4. Qual país da América é considerado potência econômica mundial? Por quê?

R. I

5. Quais as condições sociais, hoje, da América Central? R. I

6. As características econômicas da América do Sul são bem diversas. Escreva as atividades importantes dos seguintes países:

a. Brasil e Argentina. R. I b. Bolívia. R. I c. Venezuela. R. I

7. A crise financeira de 2008 nos EUA agravou seriamente as condições econômicas e sociais do México. Por quê?

R. II

8. Qual o setor econômico mais desenvolvido da América Central? Por quê?

R. II

9. Migrantes da América Central buscam trabalho nos EUA. Como isso coopera com a economia da América Central?

R. II

10. Na América do Sul existem consideráveis contingentes populacionais à margem da sociedade, em situação de pobreza. Por quê?

R. II

11. Quais países da América do Sul que se destacam no mercado internacional?

R. I

R

EFERÊNCIAS

ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas. 3ª ed.

São Paulo: Moderna, 2018. 288p. pág. 158, 166, 172, 208.

América do Note, economia: indústria, agricultura. Disponível em:

<https://www.infoescola.com/geografia/economia-da-america-do-norte/> Acesso em 21/08/2020.

(20)

Professor(es): RAFAELA PEREIRA

Aluno(a):

Período de Complementação: De 17 a 28/08

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Dias trabalhados

Carga horária:

8º ANO 1º e 2º MAT I 4ª e 6ª feira 8 TEMPOS

Habilidades Conteúdos

(EF08MA08) Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los)

Sistema do 1º grau ( método da adição e da substituição);

Sistema Método da Adição

ASSISTAM: https://www.youtube.com/watch?v=40GJPFORKfY

No método da adição buscamos juntar as duas equações em uma

única equação, eliminando uma das incógnitas.

Para isso, é necessário que os coeficientes de uma das incógnitas

sejam opostos, isto é, devem ter o mesmo valor e sinais contrários.

Exemplo para exemplificar o método da adição, vamos resolver o

mesmo sistema anterior:

Note que nesse sistema a incógnita y possui coeficientes opostos, ou

seja, 1 e - 1. Então, iremos começar a calcular somando as duas

equações, conforme indicamos abaixo:

Ao anular o y, a equação ficou apenas com o x, portanto agora,

podemos resolver a equação:

Para encontrar o valor do y, basta substituir esse valor em uma das

duas equações. Vamos substituir na mais simples:

Note que o resultado é o mesmo que já havíamos encontrado, usando

o método da substituição.

Quando as equações de um sistema não apresentam incógnitas com

coeficientes opostos, podemos multiplicar todos os termos por um

determinado valor, a fim de tornar possível utilizar esse método.

(21)

Por exemplo, no sistema abaixo, os coeficientes de x e de y não são

opostos:

Portanto, não podemos, inicialmente, anular nenhuma das incógnitas.

Neste caso, devemos multiplicar por algum número que transforme o

coeficiente em um número oposto do coeficiente da outra equação.

Podemos, por exemplo, multiplicar a primeira equação por - 2.

Contudo, devemos ter o cuidado de multiplicarmos todos os termos

por - 2, para não modificarmos a igualdade.

Assim, o sistema equivalente ao que queremos calcular é:

Agora, é possível resolver o sistema por adição, conforme

apresentado abaixo:

Logo, x = - 12, não podemos esquecer de substituir esse valor em

uma das equações para encontrar o valor do y. Substituindo na

primeira equação, temos:

Assim, a solução para o sistema é o par ordenado (- 12, 60)

ATIVIDADES

1) Resolva os sistemas através do método da adição e os

relacione corretamente:

( A )

( )

( B )

( )

( C )

( )

( D )

( )

( E )

( )

Sistema Método da Substituição

(22)

O método da substituição resume-se em seguir três passos. Para

isso, considere o sistema

• Passo 1

O primeiro passo consiste em escolher uma das equações (a mais

fácil) e isolar uma das incógnitas (a mais fácil). Assim,

x – 2y = -7

x = -7 + 2y

• Passo 2

No segundo passo, basta substituir, na equação não escolhida, a

incógnita isolada no primeiro passo. Logo,

3x + 2y = -7

3 (-7 + 2y) + 2y = - 5

-21 +6y + 2y =-5

8y = -5 +21

8y = 16

y = 2

• Passo 3

O terceiro passo, consiste em substituir o valor encontrado no

segundo passo em qualquer uma das equações. Assim,

x = -7 + 2y

x = -7 + 2(2)

x = -7 +4

x = -3

Portanto, a solução do sistema é S {(-3, 2)}.

ATIVIDADES

2) Aplicando o método da substituição, resolva os seguintes

sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas.

(23)

Problemas resolvidos através de Sistema

EX: Cláudio usou apenas notas de R$ 20,00 e de R$ 5,00 para fazer

um pagamento de R$ 140,00. Quantas notas de cada tipo ele usou,

sabendo que no total foram 10 notas?

x notas de 20 reais y notas de 5 reais

Equação do número de notas: x + y = 10

Equação da quantidade e valor das notas: 20x + 5y = 140

x + y = 10

20x + 5y = 140 Aplicar método da substituição

Isolando x na 1ª equação

x + y = 10 → x = 10 – y

Substituindo o valor de x na 2ª equação

20x + 5y = 140

20(10 – y) + 5y = 140

200 – 20y + 5y = 140

- 15y = 140 – 200

- 15y = - 60 (multiplicar por -1)

15y = 60

y = 60/15

y = 4

Substituindo y = 4

x = 10 – 4

x= 6

ATIVIDADES

1)

A soma de dois números é 51 e a diferença entre eles é 9.

Quais são estes números?

2)

A soma de dois números dados é 8 e a diferença entre estes

mesmos números é igual a 4. Quais são os números?

3)

A idade de um pai é 6 vezes a idade do filho. A soma das

idades é igual a 35 anos. Qual a idade de cada um?

4)

A população de uma cidade A é o triplo da população da cidade

B. Se as duas cidades juntas têm uma população de 100.000

habitantes, quantos habitantes têm a cidade B?

5)

Em sua rua, André observou que havia 20 veículos

estacionados, dentre motos e carros. Ao abaixar-se, ele

conseguiu visualizar 54 rodas. Qual é a quantidade de motos e

de carros estacionados na rua de André?

(24)

FIXANDO...

1) Uma das soluções da equação 3x – y = 5 é o par ordenado:

a) ( 1 , 2) c) ( 3, - 4)

b) ( 2 , 1) d) ( 4, - 7)

2) Na equação – 2x + y = 1, o valor de y quando x = 0 é:

a) 1 c) 3

b) 1/2 d) – 1/2

3) Na equação 2x – 3y = 4, o valor de x quando y = 2 é :

a) - 5 c) 5

b) 0 d) – 2

c) 5

4) O par coordenado ( 3, - 4) é uma das soluções da equação:

a) x – y = 1

b) x – y = - 1

c) x – y = 7

d) x – y = - 7

5) No sistema:

o valor de x é:

a) igual a zero c) o dobro de y

b) igual a um d) o triplo de y

1-REFERÊNCIAS

https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/metodo-adicao-para-sistemas- com-duas-equacoes-duas-incognitas.htm https://brasilescola.uol.com.br/matematica/sistema-duas-equacoes.htm https://www.slideshare.net/AirtonSabino/sistemas-de-1-grau https://brasilescola.uol.com.br/matematica/resolucao-problemas-com-sistemas-equacoes.htm https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-sistema-equacao.htm https://br.pinterest.com/j_tormen/atividades-sistema-equaçao.htm

(25)

Professor(es): RAFAELA PEREIRA

Aluno(a):

Período de Complementação: De 17 a 28/08

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Dias trabalhados

Carga horária:

8º ANO 1º e 2º MAT II 4ª e 6ª feira 4 TEMPOS

Habilidades Conteúdos

(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área;

ÁREAS DAS PRINCIPAIS FIGURAS PLANAS;

1) Áreas das principais figuras planas (polígonos)

ASSISTAM: https://www.youtube.com/watch?v=WbqxVAtoWl0

O cálculo de áreas é utilizado em muitas situações cotidianas: na

pintura de uma casa, por exemplo, o preço é dado em função da sua

área.

Aqui, estudaremos as áreas das principais figuras planas.

1.1) Área do Retângulo

base (b)

altura (h)

Área = b . h

1.2) Área do Quadrado

Área = l ²

Note que o quadrado é um retângulo em que base e altura são

iguais ao lado (l) b x h = l x l = l2.

1.3) Área do Triângulo

(26)

A = b . h

ATIVIDADES

1)(ETEC – SP – 2009) O xadrez é considerado mundialmente um jogo de estratégias que utiliza um tabuleiro quadrangular, conforme ilustra a figura a seguir. Considerando que todos os quadrados que compõem o tabuleiro, pretos e brancos, possuem 3 cm de lado, a área total dos quadrados pretos, em centímetros quadrados, é igual a

a) 9 b) 144 c) 288 d) 432 e) 576

2) Considere um quadrado com aresta de 15 cm, qual a área deste

quadrado?

3)Um campo de futebol possui 75 metros de largura e 105 metros de

comprimento. Qual a área deste campo de futebol?

4) Para o plantio de laranja em todo o contorno de um terreno

retangular de 42 m x 23 m. Se entre os pés de laranjas a distância é

de 2,60 m, quantos pés de laranjas foram plantados?

1.5) Área do Losango

A

(27)

ATIVIDADES

1) Calcule a área da figura a seguir:

D= 9.

d= 2.

Assinale a alternativa CORRETA

a) 11 c) 9

b) 18 d) Nenhuma das alternativas

2) Considere um trapézio onde a base menor mede 5 cm, a

maior 8 cm e altura de 3 cm. Calcule a área desse trapézio.

3) Seja um losango com diagonal maior de 10 cm e a menor

medindo 5 cm. Qual a área deste losango?

4) Calcule a área de um trapézio que possui 20 centímetros de

altura e bases de 40 e 30 centímetros, respectivamente.

2. REFERÊNCIAS

https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-area-trapezio.htm file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Documents/PRATICANDO%20MATEM%C3%81TIC A%208%C2%BA%20ANO.pdf https://sabermatematica.com.br/exercicios-resolvidos-sobre-losango.html

(28)

Professor(es): Rosana

Aluno(a):

Período de Complementação: De 17 a 28/08

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Dias trabalhados

Carga horária:

8º Ano 1° e 2º CIÊNCIAS 3ª,4ª e 5ª feira 8 TEMPOS

Habilidades Conteúdos

[(EF08CI07)] Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

-Tipos de reprodução (assexuada e sexuada) - A reprodução dos micro-organismos, animais e plantas REPRODUÇÃO

A reprodução é uma característica comum a todos os seres vivos. Objetos, materiais não vivos não possuem capacidade de reprodução. Essa característica permite a manutenção das espécies, pois a reprodução é responsável pela formação de novos indivíduos.

TIPOS DE REPRODUÇÃO

São dois tipos de reprodução: Sexuada e Assexuada.

1) Reprodução sexuada:

Nesse tipo de reprodução, ocorre um fenômeno chamado de fecundação, que é o encontro entre células reprodutivas chamadas de gametas. O gameta masculino é chamado de espermatozoide e o gameta feminino é chamado de óvulo. Quando esses dois gametas se unem eles formam uma única célula chamada de zigoto, que vai se dividir várias vezes até formar um novo indivíduo.

2) Reprodução Assexuada:

Nesse tipo de reprodução, um único indivíduo é capaz de gerar novos seres da sua espécie. Esses seres vivos dão origem a seres vivos idênticos. As formas de reprodução assexuada mais conhecidas são:

• Divisão binária: Bactérias são exemplos de seres vivos que fazem esse tipo de reprodução. Uma única bactéria dá origem a duas novas bactérias. O nome é divisão binária porque uma célula dá origem a duas novas células como está representado na imagem A.

(29)

• Brotamento: Nesse tipo de reprodução formam-se brotos, que podem se separar do corpo do ser vivo e dar origem a novas espécies. A imagem B está exemplificando uma reprodução assexuada por brotamento de uma esponja do mar.

A B

• Regeneração:

Nesse tipo de reprodução, partes de seres vivos que foram destruídas são reconstituídas (formadas novamente). Exemplo: Quando levamos um tombo e ficamos com um arranhão, aquela área que foi destruída vai se recompor por regeneração. Alguns seres vivos têm uma capacidade de regeneração muito maior do que a nossa, eles conseguem reconstituir áreas grandes como na imagem: a estrela-do-mar consegue reconstituir o seu braço quando tem parte dele cortado.

REPRODUÇÃO DAS PLANTAS As plantas são divididas em 4 grupos:

Briófitas: São plantas de pequeno porte. Um exemplo são os musgos (aquela parte verde que recobre pedras, troncos, são plantinhas bem pequenas, briófitas). A reprodução das briófitas ocorrem na água, pode ser gotas de água. Nessas plantas, os gametas masculinos possuem flagelos que atuam no deslocamento desses gametas que vão se deslocando pela água até o gameta feminino. Esse é o único grupo de plantas que não tem vasos condutores.

Pteridófitas: São plantas um pouco maiores do que as briófitas e possuem uma estrutura que a briófita não tem chamada de vasos condutores, vasos distribuem água e nutrientes do solo até todas as partes das plantas (como se fosse um Sistema Circulatório). A reprodução ocorre da mesma forma que nas briófitas.

Gimnospermas: Nesse grupo estão os pinheiros e palmeiras. Essas plantas possuem uma estrutura de reprodução específica desse grupo: o estróbilo. O estróbilo masculino produz grãos de pólen, que são liberados em grande quantidade quando a estrutura se abre, o vento transporta esse pólen até o estróbilo feminino que vai desenvolver sementes. O estróbilo feminino chamamos popularmente de pinha e as sementes chamamos de pinhão.

(30)

Angiospermas: Esse último grupo compõe as plantas que possuem flores e frutos. A flor é formada possui uma parte masculina chamada androceu (conjunto de estames) e uma parte feminina chamada gineceu (conjunto de pistilos). As flores atuam num processo chamado de polinização. Alguns animais, como abelhas ou o próprio vento levam grãos de pólen presentes nos estames de uma flor para a outra flor. Na imagem abaixo mostra o estame que compõe a parte masculina, os grãos de pólen caindo na flor, toda a parte feminina e onde está escrito embrião está representando a semente. O ovário da flor protege a semente e se desenvolve formando os frutos.

Além da polinização, ocorre também a dispersão das sementes. Essas sementes são levadas para longe da planta original através do vento ou de outros animais (quando comem os frutos e jogam as sementes fora, ou

quando as sementes saem nas fezes desses animais). A reprodução através das flores representa a reprodução sexuada, pois envolve encontro de gametas masculinos e femininos, porém a planta também pode ter reprodução assexuada, num processo chamado de propagação vegetativa. No caule das plantas existem estruturas chamadas de gemas que brotam

novos ramos e folhas que podem germinar e dar origem a novas plantas. É o que fazemos com as mudas (ao tirar um pedaço do caule de uma planta e plantamos dando origem a novas plantas) ou quando você observa umas bolinhas na batata, essas bolinhas – as gemas – brotam novos ramos (na imagem abaixo).

EXERCÍCIOS

1. Sobre a reprodução, podemos afirmar que:

a) A reprodução é uma característica de seres vivos.

b) A reprodução é responsável pela formação de novos indivíduos, garantindo assim a manutenção da espécie.

c) Os dois tipos de reprodução são: sexuada e assexuada. d) Todas as afirmativas são verdadeiras.

2. Dentre as opções abaixo qual delas NÃO está relacionada a reprodução assexuada:

(31)

a) Nesse tipo de reprodução, um único indivíduo é capaz de gerar novos seres da sua espécie.

b) Nesse tipo de reprodução, os seres vivos dão origem a seres vivos idênticos.

c) As formas de reprodução assexuada mais conhecidas são: Divisão binária, Brotamento e Regeneração.

d) Nesse tipo de reprodução ocorre encontro de gametas. 3. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

( ) Na reprodução sexuada, o gameta masculino é chamado de espermatozoide e o gameta feminino é chamado de óvulo. Quando esses dois gametas se unem eles formam uma única célula chamada de zigoto, que vai se dividir várias vezes até formar um novo indivíduo.

( ) A fecundação é o encontro entre células reprodutivas chamadas de gametas.

( ) Na reprodução assexuada por divisão binária, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do ser vivo e dar origem a novas espécies. ( ) Na reprodução assexuada por brotamento, uma célula dá origem a duas novas células,

( ) A reconstituição do braço de uma estrela-do-mar cortado é um exemplo de reprodução assexuada por regeneração.

4. Em relação à reprodução das plantas, marque a alternativa correta: I- As plantas são divididas em 4 grupos: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.

II- As briófitas e pteridófitas necessitam da água para a sua reprodução.

III- As angiospermas possuem uma estrutura de reprodução chamada estróbilo.

IV – As gimnospermas possuem flores e frutos como estruturas de reprodução.

V- Animais e plantas ajudam na reprodução de plantas. a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.

b) Todas as afirmativas são falsas

c) As afirmativas I, II e V são verdadeiras. d) As afirmativas III e IV são verdadeiras.

5. As abelhas se alimentam do néctar, um líquido açucarado presente nas flores que servem de alimento para esses animais. Ao obter alimento na flor, as abelhas se sujam de grãos de pólen e ao procurar mais néctar em outra flor as abelhas acabam deixando pólen da flor. Esse processo é chamado de:

a) Divisão binária b) Polinização c) Brotamento d) Regeneração

6. As plantas possuem os dois tipos de reprodução. Marque a opção relacionada à reprodução sexuada:

a) Flores

b) Propagação vegetativa c) Brotamento

(32)

7. O plantio por mudas faz parte de uma forma de reprodução das plantas, chamada de propagação vegetativa que é um tipo de reprodução:

a) Sexuada

b) Assexuada por brotamento c) Assexuada por divisão binária d) Sexuada por brotamento

REFERÊNCIAS

LOPES, S. AUDINO, J. Inovar – Ciências da Natureza, 8º ano: ensino fundamental, anos finais. 1 ed. São Paulo. Editora Saraiva, 2018.

CARNEVALLE, M. R. et al. Araribá Mais: Ciências 8º ano. 1 ed.: São Paulo. Editora Moderna, 2018.

LINHARES, S. GEWANDSZNAJDER, F. Biologia hoje. – 2. ed. – São Paulo: Ática, 2014.

(33)

Professor(es): Christian Mello da Silva

Aluno(a):

Período de Complementação: De 17 a 28/08

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Dias trabalhados

Carga horária:

8º ano 1º e 2º ARTE 2º e 3ª feira 4 TEMPOS

Habilidades Conteúdos

(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

(EF69AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo. (EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.)

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas

A DANÇA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE: BRASIL ( CAPOEIRA) E MUNDO.

diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Roda de Capoeira é Patrimônio Cultural Imaterial da

Humanidade desde 2014

Capoeira: Getty Imagens Uma herança cultural africana, a roda de capoeira, que é uma mistura de dança, luta e símbolo de resistência, desde 26 de novembro de 2014, possui o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A decisão foi tomada em Paris, após votação na 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial.

A então presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, presente na sessão do comitê, explicou que as políticas de patrimônio imaterial não existem apenas para conferir títulos, mas para que os

(34)

governos assumam compromissos de preservação de seus bens culturais, materiais e imateriais.

Com o título, a prática cultural afro-brasileira reúne-se agora ao Samba de Roda do Recôncavo Baiano (BA), à Arte Kusiwa- Pintura Corporal (AP), ao Frevo (PE) e ao Círio de Nazaré (PA), também reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

A capoeira tem origem no Brasil no século XVII, época dos escravos, e hoje é praticada em mais de 160 países.

A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música.

Um dos significados da palavra capoeira refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil.

A luta de defesa pessoal, que é reconhecida também como dança, foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil, já que o Brasil foi o maior receptor da migração de escravos, com 42% de todos os escravos enviados através do Atlântico durante o século XVI, quando Portugal enviou escravos para a América do Sul, oriundos da África Ocidental.

A capoeira é disputada por duas pessoas que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus. O objetivo

do jogo é derrubar o adversário.

O berimbau, principal instrumento que proporciona o som característico, é construído por um pedaço de pau, um pedaço de arame e uma cabaça. A base do jogo é a ginga, pois essa é uma importante forma de ataque e defesa do capoeirista. Na roda de capoeira o praticante manifesta seu conhecimento e desenvolvimento sobre a atividade.

A capoeira desenvolveu-se principalmente na Bahia e difundiu-se por vários estados, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Pará. A prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos.

ASSISTA AOS VÍDEOS:

Professor explica a diferença entre a Capoeira Angola e a Capoeira

Regional:https://www.youtube.com/watch?v=kYkIVX-Khi0&feature=emb_logo

Será que Capoeira é Dança ou Luta?

https://www.youtube.com/watch?v=YlvDhrUt3Qs

ATIVIDADE:

1)Segundo o texto acima, marque alternativa correta que atenda as seguintes questões:

I) O que é capoeira? A ( )Música e brincadeira; B ( )Dança e cultura popular; C ( )Luta e música;

D ( )Esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira.

II) Como foi desenvolvida a Capoeira?

A ( )Foi desenvolvida pelos professores de Educação Física; B ( ) Foi desenvolvida pelos colonizadores;

C ( )Foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil; D ( )Foi desenvolvida pelos Portugueses.

III) São exemplos de alguns países onde é praticada a Capoeira: Para responder acesse ao site:

http://www.brasileirosnomundo.itamaraty.gov.br/a-comunidade/associacoes-de-capoeira-no-mundo.

A ( )África do Sul; B ( )Alemanha; C ( )Argentina;

(35)

2) Responda:

a) Qual o órgão que concedeu a Capoeira o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade?

___________________________________________________ ___________________________________________________

b) Quando a Capoeira recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade? ___________________________________________________ 3. REFERÊNCIAS http://www.revistafacil.net/2019/06/roda-de-capoeira-e-patrimonio-cultural.html https://mundoeducacao.uol.com.br/educacaofisica/capoeira.htm#:~:text=A%20capo eira%20%C3%A9%20uma%20representa%C3%A7%C3%A3o,por%20ser%20acompan hada%20de%20m%C3%BAsica.

(36)

Professor(es): Leandro A. Caseiro

Aluno(a):

Período de Complementação: De 17 a 28/08

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Dias trabalhados Carga horária: 8º ano – 800, 801, 802, 803 1º e 2º LÍNGUA INGLESA 17 a 28 / 08 4 TEMPOS Habilidades Conteúdos

(EF08LI15) Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.

Comparatives

Comparatives

Existem três formas de comparativo em inglês: superioridade,

igualdade e inferioridade. Usamos os adjetivos e advérbios

comparativos para comparar pessoas, coisas ou lugares. Hoje,

veremos o comparativo de superioridade. Existem duas formas para

o seu uso. Veja:

Para adjetivos curtos (até cinco letras), usa-se a seguinte fórmula:

Adjetivo + ER + THAN

Ex: Tall > taller (alto > mais alto)

I am taller than you (Eu sou mais alto(a) que você)

Se o adjetivo terminar com CVC (consoante – vogal – consoante),

dobre a última letra:

Ex: big – bigger

fat – fatter

hot – hotter

sad – sadder

Se ele já terminar com a letra E, basta acrescentar o R:

Ex: wise – wiser

late – later

simple – simpler

large – larger

Se terminar com Y, o substitua por I e acrescente ER:

Ex: happy – happier

pretty – prettier

busy – busier

Para adjetivos longos (mais de cinco letras) usamos a seguinte

fórmula:

Referências

Documentos relacionados

Orientações para Padronização de Documentos Técnicos referentes a Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Esgotamento Sanitário (SES) 15 • Responsável técnico; • Reg..

As resistências desses grupos se encontram não apenas na performatividade de seus corpos ao ocuparem as ruas e se manifestarem, mas na articulação micropolítica com outros

a) Acidente: O acontecimento devido a causa súbita, externa, fortuita, imprevista e independente da vontade do Segurado, que nele produza lesões corporais, incapacidade

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

§ 3º - O Bóton especial de lapela será confeccionado em latão estampado, banhado em ouro, medindo 14,5 (quatorze e meio) milímetros de diâmetro por 1 milímetro

In conclusion, AIDS patients presenting HLA-DQBl*01 allele group appear to be resistant to the development of toxoplas- mic encephalitis, since the frequency of this allele was lower

A comissão organizadora do CNJM7, em colaboração com as diversas áreas departamentais do ISEL e outras entidades ou indivíduos que se associaram a este evento, oferece um programa

Está já em curso o desenvolvimento de medidas internas para este reforço. O desenvolvimento das estratégias definidas pelas unidades de investigação inscreverá no quotidiano da