• Nenhum resultado encontrado

Projeto de Disertação I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto de Disertação I"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

CAED - CENTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA : DISSERTAÇÃO I

Aluno: JOSÉ CÉLIO PINHEIRO

TÍTULO: A APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA EM ESCOLA REGULARES DE QUIXADÁ - REGIÃO DA 12ª CREDE

ASA - Fernanda Amaral De Oliveira

JUIZ DE FORA 2015

(2)

1. PROBLEMA DE PESQUISA

Problematizar o uso dos resultados da avaliação externa no trabalho pedagógico de cinco escolas estaduais da região da 12ª CREDE, município de Quixadá - EEM Abrão Baquit, EEM Gov. Cesar Cals de Oliveira Filho , EEM José Martins Rodrigues, EEFM Gov. Luiz Gonzaga da Fonseca Mota, EEM Cel. Virgílio Távora.

2. GESTOR PROTAGONISTA

Os Núcleos gestores e professores das cinco escolas analisadas são protagonistas principais do objeto dessa pesquisa que, a priori, apropriam-se dos resultados das avaliações externas como diagnóstico e substrato para o planejamento escolar e elaboração da proposta pedagógica das escolas estaduais.

3. DEMAIS ATORES ENVOLVIDOS

Comunidade escolar, Conselho de pais e Grêmios estudantis atores que contribuem para efetivação da gestão democrática na escola, no acompanhamento dos processos pedagógicos e responsáveis pela análise dos indicadores educacionais das avalições externas.

4. PANORAMA DA REDE DE ENSINO

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do

(3)

Ceará – SPAECE - na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico. O SPAECE é um instrumento de avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática, onde são identificados o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos. Esse sistema de avaliação externa é realizado anualmente, de forma censitária, nas três séries do ensino médio, abrange toda a Rede Estadual em todos os 184 municípios do Ceará e possibilita construir um banco de informações coletados sobre os resultados da aprendizagem dos alunos, seus pontos fracos e fortes e sobre o desempenho dos professores e gestores das escolas estaduais.

Como esse sistema avaliação tem característica longitudinal, possibilita ainda acompanhar o progresso de aprendizagem de cada aluno ao longo do tempo. Para isso, utiliza-se de itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da SEDUC. Além do mais, são aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores. Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de Ensino.

Por isso, entende-se a necessidade de nossos gestores se apropriarem dessa realidade educacional possibilitada pelo SPAECE para melhor orientar o planejamento e intervenções pedagógicas dessa realidade conhecida e melhor ensino de qualidade para os alunos de nossa escola. Com base nos indicadores da escola e no nível de proficiência de nossos alunos, é possível extrair de nossos diretores, coordenadores escolares, professores, alunos e responsáveis as informações ideais para ofertar um ensino de qualidade para os nossos alunos a partir da reelaboração do projeto político pedagógico de cada escola.

Além do mais, esse sistema de avaliação externa se constitui como instrumento relevante, como inventário da realidade que, como forma de diagnóstico dos resultados escolares, de um lado e por outro lado, subsidiar os processos decisórios do Conselho Escolar, Núcleo Gestor e Professores para o pleno exercício da gestão democrática e participativa. A rede estadual de ensino na 12ª CREDE está composta por sete municípios e vinte escolas, sendo três escolas profissionais. As escolas estaduais de ensino médio regular, localizadas no município de Quixadá, são objeto de nossa coleta de dados para subsidiar

(4)

nossa pesquisa com o intuito de obter os dados necessários para nossa intervenção no processo educacional dessas unidades escolares bem como subsidiar ações nos âmbitos da gestão das políticas educacionais. Avaliar é um processo que pode ter como integrante o levantamento sistemático de informações dos alunos em testes padronizados como forma de produzir juízos de valor sobre a utilização dos resultados alcançados para proposição e direcionamento de ações voltadas para melhoria da qualidade do ensino proporcionado por essas escolas para os alunos das comunidades.

5. LEGISLAÇÃO RELATIVA AO PROBLEMA POR VOCÊS

O governo do estado do Ceará em conformidade com as políticas públicas para o ensino médio, através da Lei nº 14.484, de 08 de outubro de 2009, criou o Prêmio Aprender para Valer com o objetivo de reconhecer as escolas da rede estadual que fizeram um esforço para atingirem as metas e indicadores desejáveis para a aprendizagem dos alunos.

O Prêmio Aprender pra Valer, no seu art.2º, tem como objetivo a premiação o quadro de profissionais de todas as escolas que alcançarem as metas anuais de evolução da aprendizagem dos alunos do ensino médio, definidas pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC, tendo como parâmetros e referência os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE.

Nesse sentido, a cada ano, o Poder Executivo, no art. 3º dessa lei, estabelecerá, em ato próprio, as metas estaduais que servirão para concessão do Prêmio Aprender pra Valer que se constitui como instrumento incentivador e motivador para que as escolas possam se apropriar dos resultados do SPAECE para alterar processos pedagógicos, do planejamento pedagógico e encontros coletivos de professores e gestores educacionais, melhorar metodologias de ensino, processos de avaliação externa e fortalecimento da gestão pedagógica em direção aos resultados desejados. Com isso, temos como foco em nossa investigação a produção de estudos e pesquisas sobre o impacto do uso dos resultados no trabalho pedagógico das avaliações externas em larga escala no trabalho do dia a dia dos professores em sala de aula.

(5)

6. CONTEXTO POLÍTICO-EDUCACIONAL NO QUAL O CASO DE GESTÃO SE INSERE

A educação passa por um processo de depuração de seus processos pedagógicos quando as avaliações externas demonstram uma queda do rendimento acadêmico de nossos alunos na redação, língua portuguesa e matemática. No último ENEM, milhares de alunos zeraram a redação, demonstrando o quão ainda é o desafio na proficiência de língua portuguesa, principalmente no domínio da produção textual, língua escrita. Além do mais, parece ser consenso de que escolas e seus respectivos gestores, ainda não desenvolveram a competência para análise de dos resultados das avaliações internas para qualificar melhor os processos pedagógicos e a gestão pedagógica voltadas para resultados.

Avaliação ainda é o maior desafio da educação. Compreender os resultados dos indicadores para melhorar os processos pedagógicos é talvez um dos grandes desafios de nossos gestores escolares do município de Quixadá, Estado do Ceará. Pensar diferente a partir da análise dos resultados para conquistar resultados diferentes, deve ser um caminho inteligente para eficiência e eficácia da gestão escolar e para o crescimento cognitivo de nossos alunos. Muitos são os desafios enfrentados pelas escolas e consequentemente, pelas gestões escolares. A valorosa, porém lenta, conquista dos sonhos da escola ideal impele à escola a enfrentar as mais variadas ordens de dificuldades para cumprir sua função social e garantir o ensino-aprendizagem de qualidade para todos os alunos. Nesse sentido, estabelecer prioridades, mediar soluções pedagógicas, ordenar os problemas do dia a dia, apaziguar os conflitos internos e externos, decidir ações, dentre outros, sem perder de vista a cultura de paz na escola e a busca incessante de melhores resultados na proficiência dos alunos.

7. EVIDÊNCIAS QUE COMPROVAM OS ELEMENTOS ANTERIORES

Os gestores ainda não aprenderam ou não estão capacitados para utilizar os indicadores dos resultados de proficiência em língua portuguesa e matemática, para rediscutir a proposta pedagógica da escola, o currículo, o modelo de gestão e espaços de

(6)

ensino-aprendizagem e os processos pedagógicos voltados para os resultados. A hipótese principal é que os gestores das escolas estaduais de Quixadá, objeto de nossa pesquisa, não se apropriaram dos resultados para qualificar a gestão e as metodologias de ensino, consequentemente fortalecer a gestão pedagógica, com aulas mais dinâmicas e atrativas para o progresso dos alunos. As pesquisas recentes na educação apontam que alunos protagonistas no processo de ensino, ou seja, alunos que participam ativamente do processo de ensino tem mais possiblidades de sucesso escolar e por consequente, a redução nas taxas de reprovação e infrequência escolar. Afinal, a qualidade do processo de ensino está diretamente relacionado com os resultados. Alunos se sentem mais valorizados e mais confiantes no ato de aprender quando a abordagem da aprendizagem atinge as suas necessidades e desejos de aprender. Realmente mudou pouco a forma de ensinar, de trabalhar os conteúdos em sala de aula, apesar das discussões metodológicas, nos últimos anos. Foram tantos autores estudados, formações continuadas mas percebe-se que as causas da persistência do ensino tradicional são maiores e mais frequentes do que pensamos.

Daí a importância estratégica que assume uma escola capaz de um uso criativo e crítico dos meios tecnológicos e das tecnologias da informática para qualificar os processos de ensino, quando as avaliações externas demonstram baixos indicadores de proficiência em língua portuguesa e matemática. Nesse sentido, a avaliação deve ser orientada como instrumento necessário para o desenvolvimento do aluno, analisando o que está acontecendo antes, o que está acontecendo no presente e que poderá vir acontecer na escola, assumindo função diagnóstica e formativa, ou seja, quando a avaliação alimenta gestores e professores com informações para alterar processos pedagógicos. Avaliação não é apenas para avaliar o aluno, seu percurso durante certo período, mas principalmente para dar “feedback” ao trabalho do professor, suas estratégias de ensino e metodologias como forma de subsidiar o trabalho pedagógico da escola, fortalecer a gestão escolar e redirecionar o processo de ensino e aprendizagem.

Dessa forma, a avaliação externa também tem o caráter formativo porque objetiva realizar intervenções pedagógicas na busca de melhorar a aprendizagem e aquisição de conhecimento para os alunos com dificuldades e finalmente, aperfeiçoar a prática escolar. A partir desses questionamentos devemos pensar que a escola, professores e gestores desenvolvem uma compreensão de mundo e educação, uma proposta pedagógica que inove o processo de ensino. A produção textual revela o nível de desenvolvimento do aluno na escrita, sua capacidade de discorrer um texto e seu nível de compreensão da palavra escrita e também de mundo. E, essa avaliação externa só tem sentido se houver no conjunto da

(7)

proposta pedagógica da escola, estratégias diferenciadas a partir da análise dos resultados. E, o que é importante nessa avaliação é o “feedback” que é fornecido à escola, através de gráficos e análises dos descritores; que descritor a escola precisa trabalhar mais com os alunos. A avaliação externa é importante e é necessária quando pretende fazer o gestor repensar o seu trabalho e o trabalho da coordenação pedagógica para os compreender processos pedagógicos e melhorar resultados e fazer o professor estudar mais e rever sua prática pedagógica para reorientar o seu trabalho em sala de aula. A avaliação, nesse sentido, não é um instrumento de punição da escola, de gestores e professores, mas de formação de gestores e professores para que possam buscar estratégias diferenciadas e atingir as necessidades dos alunos e as metas anuais planejadas. Mas, se escola tem uma proposta pedagógica de transformação da sociedade, uma proposta de intervenção na realidade do aluno, uma proposta comprometida com a inclusão de jovens, da aprendizagem de todos de forma a garantir a equidade, então, é forçoso desenvolver no seu currículo a avaliação como proposta formativa. Por fim, a avaliação externa devidamente utilizada, através da análise de e apropriação de resultados, gestores e professores teriam mais informações para trabalhar individualmente cada aluno com necessidade de aprendizagem por um lado, por outro, abriria possibilidades da escola em desenvolver novas estratégias de ensino. E assim, esse trabalho de pesquisa procura demonstrar se avaliação externa tem modificado o trabalho dos professores, especialmente, o trabalho da coordenação pedagógica e do diretor escolar, através de intervenções pedagógicas e revisão do modelo de gestão escolar.

Por último, a apropriação dos resultados da avaliação externa deve ser direcionada para a proposta pedagógica, planejamento, metodologias de ensino, avaliações internas (processos pedagógicos) porque, afinal, sempre será o projeto de escola que estará em discussão, sua visão estratégica, sua missão de ser uma instituição de excelência e articulada com as necessidades da sociedade e do próprio país e preparar cidadãos críticos para inserção ao mundo do trabalho. Portanto, temos muito que caminhar, a reformulação do currículo, a formação dos professores, a reorientação da prática pedagógica porque uma avaliação externa em larga escala é um processo pelo qual se busca observar, verificar, analisar e interpretar uma realidade educacional e objetivando tomada de decisão comprometida para alterar processos e o desenvolvimento potencial de todos os alunos.

(8)

8. OBJETIVOS

Objetivo Analítico –

8.1 – Abordar e problematizar usos dos resultados da avaliação externa em larga escala – Spaece-2014 – no trabalho pedagógicas das escolas estaduais de ensino médio regular do município de Quixadá-Ceará no ano de 2014.

Objetivo Propositivo

8.2 – Propor ações de apropriação dos resultados da avaliação externa em larga escala por gestores e professores das escolas estaduais de ensino médio de Quixadá-Ceará, da região da 12ª CREDE, no ano de 2014.

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

_________ Dados da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Ceará, em 2015 site www.seduc.ce.gov.br/indicadores

__________[Estatuto dos funcionários civis do Ceará (1974)] Estatuto dos funcionários públicos civis do estado do Ceará: Lei nº 9.826, de 14.05.1974/ organizadores Carlos Edilson Araujo e Ruth Rodrigues de Lima._Fortaleza: INESP, 2011. 458p. Legislação atualizada até julho de 2011. ISBN: 85-87764-20-9 1. Funcionário público, estatuto. 2. Lei n° 9.826/1974. I. Araújo, Carlos Edilson II. Lima, Ruth Rodrigues de. CDDdir.341.332.

(9)

DE PAULA, Ana Paula. Por uma nova gestão pública: limites e potencialidades das experiências contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

_________ Regimentos Escolares das EEM Governador Virgílio Távora, Dr. César Cals de Oliveira Filho, José Martins Rodrigues, Abraão Baquit e José Martins Rodrigues.

Referências

Documentos relacionados

O aumento da capacidade de transporte do sistema é garantido pela substituição do diâmetro da tubagem existente, na zona III (a partir da câmara de visita 148)

Para quitar esta decoloración, debe utilizar un limpiador comercial específico para la limpieza de este tipo de superficies.. Estos limpiadores se pueden comprar

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

também, de Augusto Abelaira. Organizado por Paulo Alexandre Pereira. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2008. Grandes Romances).. Ensaio de