• Nenhum resultado encontrado

SOLANGE LIMA AROMATERAPIA PARA LIDAR COM OS DESAFIOS EM 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SOLANGE LIMA AROMATERAPIA PARA LIDAR COM OS DESAFIOS EM 2015"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

AROMATERAPIA

PARA LIDAR COM OS

DESAFIOS EM 2015

SOLANGE LIMA

(2)

AROMATERAPIA

PARA LIDAR COM OS

DESAFIOS EM 2015

SOLANGE LIMA

www . p ersonare .com.br

(3)

SUMÁRIO

     

AROMATERAPIA PARA LIDAR COM OS DESAFIOS EM 2015... 2  

ANO PESSOAL 1... 2   ANO PESSOAL 2... 3   ANO PESSOAL 3... 3   ANO PESSOAL 4... 3   SUGESTÃO... 4   ANO PESSOAL 5... 4   ANO PESSOAL 6... 4   ANO PESSOAL 7... 5   ANO PESSOAL 8... 5   ANO PESSOAL 9... 5  

AROMAS NO COMBATE AO MEDO... 7  

COMO USAR OS ÓLEOS... 8  

AROMATERAPIA PARA CONTROLAR A ANSIEDADE... 9  

COMO USAR OS ÓLEOS...11  

UMA SUGESTÃO É UTILIZAR ALGUM DESSES ÓLEOS NO DIA A DIA EM UM COLAR AROMÁTICO OU NO DIFUSOR PESSOAL, PINGANDO APENAS 2 GOTAS DIARIAMENTE. NA MANHÃ, OPTE PELOS ÓLEOS ESSENCIAIS CÍTRICOS. JÁ DURANTE A NOITE, É INDICADO PINGAR NO DIFUSOR ELÉTRICO OU REUCHAUD 5 GOTAS DO ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA E BERGAMOTA, DILUÍDOS EM UM POUCO DE ÁGUA...11  

ÓLEOS VIBRACIONAIS COMBATEM ANSIEDADE E PODEM SER USADOS NOS ALIMENTOS..11  

AROMATERAPIA A FAVOR DA ALEGRIA...13  

OS EFEITOS BENÉFICOS DOS ÓLEOS...13  

AROMATERAPIA NO LOCAL DE TRABALHO...15  

LIMÃO E PATCHOULY ESTIMULAM RESPEITO E PACIÊNCIA...15  

PARA AMBIENTES COM ENERGIA CARREGADA: CRAVO, CITRONELA E MAIS...16  

CAPIM LIMÃO DIMINUI TIMIDEZ E INSEGURANÇA...16  

ÓLEOS PODEM SER USADOS EM DIFUSOR OU SPRAY...16  

AROMATERAPIA PARA ESQUENTAR A RELAÇÃO...17  

PARA PREPARAR UM AMBIENTE ROMÂNTICO E SEDUTOR...18  

PARA UMA NOITE SENSUAL...19  

AROMATERAPIA AJUDA A LIDAR COM CIÚMES...20  

COMO USAR OS ÓLEOS...21  

AROMATERAPIA PARA ACALMAR CRIANÇAS...23  

IDENTIFIQUE PROBLEMAS NO COMPORTAMENTO...24  

AROMATERAPIA NO COMBATE À ANSIEDADE INFANTIL...24  

DIFERENÇAS ENTRE ÓLEOS ESSENCIAIS E ESSÊNCIAS...26  

COMO IDENTIFICAR UM ÓLEO ESSENCIAL...27  

(4)

AROMATERAPIA PARA

LIDAR COM OS DESAFIOS

EM 2015

Saiba quais óleos essenciais são indicados de acordo com seu Ano Pessoal

Este novo ano, regido pelo número 8, de acordo com a Numerologia, pede a tomada de decisões e a transformação de sonhos em metas. Será preciso ter muita coragem para agir, enfrentar seus medos e aprender a identificar e combater a autossabotagem.

Mas, além das tendências gerais simbolizadas pelo Ano Universal 8, cada pessoa terá um número representando seu Ano Pessoal. Para descobrir o seu, clique aqui.

Essa associação entre o número 8 que simboliza 2015 com o número do seu Ano Pessoal revela tendências que podem ser desafiadoras nos próximos meses. Para lidar com os obstáculos de uma forma mais equilibrada, a Aromaterapia pode ser uma importante aliada. Veja abaixo as combinações de óleos essenciais indicadas para as situações mais características de cada Ano Pessoal durante um Ano Universal 8:

ANO PESSOAL 1

Palavras-chave: Novos hábitos, novos projetos, determinação, inovação, decisões. Dicas de Aromaterapia: Tangerina + Gerânio + Vetiver

(5)

Essa sinergia (combinação) de óleos essenciais traz a alegria e a leveza da Tangerina para concretizar novos projetos, com a garra e a coragem impulsionadas pelo Gerânio, mas com o pé no chão, com a estrutura e a determinação do Vetiver.

Use 1 gota de cada um dos óleos no difusor pessoal todos os dias, durante 15 dias.

ANO PESSOAL 2

Palavras-chave: Diplomacia, paciência, relacionamentos, parcerias, harmonia. Dicas de Aromaterapia: Limão + Patchouli

Essa sinergia dos óleos essenciais de limão e patchouli traz flexibilidade, ajudando a mudar padrões de comportamentos, trabalhando a comunicação e promovendo bons relacionamentos.

Use 1 gota de cada um dos óleos no difusor pessoal todos os dias, durante 15 dias.

ANO PESSOAL 3

Palavras-chave: Expressão, comunicação, criatividade, sociabilidade. Dicas de Aromaterapia: Limão + Citronela ou Laranja doce + Citronela

A combinação dos óleos essenciais de limão e citronela traz foco, concentração e ativa a criatividade para lidar com novos projetos.

Já a combinação da citronela com a laranja doce ajuda a parar, pensar e fazer, ou seja, organizar-se mentalmente, focando em uma coisa de cada vez e atingindo metas, sem abrir mão da criatividade.

Use 1 gota de cada um dos óleos no difusor pessoal todos os dias, durante 15 dias.

ANO PESSOAL 4

(6)

Dicas de Aromaterapia: Lavanda + Tangerina + Vetiver

A sinergia dos óleos traz equilíbrio (lavanda), leveza (tangerina), e praticidade e estrutura (vetiver), para a organização com calma e discernimento.

Use 1 gota de cada um dos óleos no difusor pessoal todos os dias, durante 15 dias.

SUGESTÃO

Faça um caderninho de anotações, pois isso pode ajudar no processo de autoconhecimento. Descreva as sensações, atitudes, comportamentos e sonhos que tiver durante este período usando os óleos essenciais, relatando como se sente no dia a dia. Em caso de qualquer dúvida, entre em contato.

ANO PESSOAL 5

Palavras-chave: Versatilidade, rapidez, mudanças, adaptabilidade. Dicas de Aromaterapia: Canela e Manjericão

O melhor é usá-los separadamente. Na primeira semana, utilize a canela, que é um óleo essencial quente. Ele estimula as mudanças, traz coragem para realizar e renovar novas oportunidades que surgirão e deixa o novo entrar. Já o óleo essencial de manjericão pode ser usado na semana seguinte - ele ajuda a partir para a ação, trazendo energia e vigor, além de força para realizar. Transforma os sonhos em metas cumpridas.

Use uma gota no difusor pessoal todos os dias, durante 15 dias, alternando entre a canela, na primeira semana, e o manjericão, na segunda.

ANO PESSOAL 6

Palavras-chave: Afetividade, calma, serenidade, harmonia, segurança. Dicas de Aromaterapia: Rosas + Limão e Tangerina + Cacau absoluto

A combinação dos óleos essenciais de tangerina e cacau absoluto traz alegria, aconchego e ajuda a diminuir a ansiedade. Já o óleo essencial de rosas trabalha

(7)

É possível, ainda, usar uma gota do óleo essencial de limão para trabalhar a flexibilidade. Escolha uma das combinações e use 1 gota de cada um dos óleos no difusor pessoal todos os dias, por 15 dias.

ANO PESSOAL 7

Palavras-chave: Autoconhecimento, estudo, dedicação, exigência, enfrentamento de

medos e fraquezas.

Dicas de Aromaterapia: Lavanda + Olíbano + Gerânio

A lavanda traz equilíbrio para focar e entender as emoções, o olíbano traz proteção, amparo e conforto e o gerânio, força para seguir em frente, realizar estudos e enfrentar medos e fraquezas que possam surgir ao longo do caminho.

Use 1 gota de cada um dos óleos da sinergia (combinação) no difusor pessoal todos os dias, por 15 dias.

ANO PESSOAL 8

Palavras-chave: Determinação, energia, conquistas, empreendedorismo, concretizações, maturidade.

Dicas de Aromaterapia: Canela + Gerânio + Vetiver + Lavanda

Essa sinergia traz coragem, energia e força para conquistar metas, além de ajudar a realizar os sonhos sem medo, com estrutura, determinação e equilíbrio.

Use 1 gota de cada um dos óleos no difusor pessoal diariamente, por 15 dias.

ANO PESSOAL 9

Palavras-chave: Desprendimento, reciclagem, mudança de crenças ligadas à

(8)

Dicas de Aromaterapia: Olíbano + Lavanda + Vetiver

Essa combinação trabalha o desapego ou desprendimento com proteção e amparo, de forma equilibrada e consciente, "com os pés no chão".

(9)

AROMAS NO COMBATE AO

MEDO

Óleos essenciais ajudam a descobrir origem de fobias e amenizá-las

O medo é uma sensação que nos remete a um estado de atenção ou alerta e causa receio de fazer algo que possa nos ameaçar. São vários os estímulos que podem nos deixar amedrontados: um inseto indesejável que surge de repente, uma plateia cheia de pessoas nos esperando falar, ou ainda um barulho repentino dentro de casa, por exemplo. Existem vários graus de medo, que podem se transformar em fobias, que passam a comprometer nosso dia a dia, como a síndrome do pânico, tão recorrente nos dias atuais. Nesses casos, muitas vezes se faz necessário acompanhamento médico com uso de medicamentos e psicoterapia.

Costuma ser mais fácil para nós olhar para a nossa saúde física, mas não podemos falar o mesmo da nossa saúde mental, mesmo as duas estando conectadas. No entanto, é importante lembrar o quanto a nossa mente e o nosso espírito interferem e afetam o nosso corpo físico, através das emoções. Existem algumas terapias naturais que podem nos auxiliar a lidar com nossos medos, ou ainda funcionar como complementos no tratamento de casos mais graves que precisam de acompanhamento médico ou psicológico.

A Aromaterapia, que já é tão citada nos meus artigos, pode nos ajudar com nossos medos e inseguranças. Esta terapia natural trabalha com óleos essenciais, que são substâncias voláteis 100% naturais, extraídas de plantas, flores e frutas. Os óleos essenciais têm o objetivo de prover saúde e bem-estar, tanto físico, como emocional.

Veja abaixo os tipos mais recorrentes de medo e descubra quais óleos essenciais podem ajudar você a descobrir a origem de suas fobias, além de aprender a lidar com elas ou amenizá-las.

(10)

Gerânio: é um óleo que traz coragem para enfrentar desafios, trabalha ousadia e

determinação, além de medos em geral.

Lavanda: é um óleo que equilibra, acalma, ajuda no pânico, medos e inseguranças. • Gerânio + Bergamota: essa sinergia trabalha fobias de um modo geral.

Capim Limão ou Lemongrass + Olíbano + Manjerona: essa sinergia ajuda no

caso de síndrome do pânico.

Cedro + Olíbano: essa sinergia trabalha medos conhecidos, como por exemplo: medo

de insetos, de falar em público (nesse caso eu ainda sugiro acrescentar à sinergia o Gerânio e um óleo cítrico, como a Laranja Amarga), de morrer, de ser assaltado, da violência, etc.

Mandarina ou Tangerina + Lavanda + Cedro: voltado para quem tem medo de

ser feliz, de ter alegria no dia a dia ou da solidão.

 

Contraindicação: os óleos cítricos como Mandarina, Tangerina e Bergamota são fotossensíveis e podem manchar a pele. Por isso, você não deve se expor ao sol por até 24h após o uso.

COMO USAR OS ÓLEOS

Uma forma de utilizar os óleos essenciais e as sinergias citadas acima é no difusor pessoal ou colar aromático. Nesses casos, pingue 1 gota de cada óleo, no caso das sinergias. Se for utilizar apenas um óleo, pingue 2 gotas no algodão e coloque dentro do colar aromático ou difusor pessoal. No colar, não é necessário trocar o algodão todos os dias, a troca pode ser feita a cada dois dias.

E o mais importante: observe a si mesmo, as atitudes, os pensamentos e as emoções que possam surgir com a utilização dos óleos essenciais. Lembrando que para fazer um uso seguro da Aromaterapia e dos óleos essenciais é sempre recomendado o acompanhamento de um aromaterapeuta ou terapeuta especializado e, em casos mais graves, o acompanhamento médico e/ou psicológico.

(11)

AROMATERAPIA PARA

CONTROLAR A

ANSIEDADE

Óleos essenciais cítricos, amadeirados e de flores amenizam sentimento

Quem nunca sentiu ansiedade na vida levanta a mão. Difícil achar alguém, não é? Parece que esse é o mal do século, já que em algum momento todos já experimentaram esse sentimento. Pode ter sido por conta da prova na faculdade; da vez que precisou falar em público ou pedir aumento para o chefe; de problemas de saúde, na família ou amorosos; de brigas com amigos; ou de qualquer situação de estresse que desencadeou uma crise de ansiedade.

A ansiedade pode ser prejudicial quando passa a ser algo muito presente na vida da pessoa, impedindo-a de fazer suas atividades diárias. Nesses casos, o sentimento é preocupante e torna-se patológico, sendo necessário buscar ajuda profissional.

Alguns sintomas mais comuns de ansiedade:

• Preocupações exageradas com saúde, trabalho, família, dinheiro. • Medo e apreensão de alguma situação específica.

• Sensação que algo ruim pode acontecer a qualquer momento.

• Mente muito ativa e que pensa demais, falta de controle dos pensamentos, de

organização de ideias e de foco.

• Baixa autoestima.

• Suor excessivo nas mãos, taquicardia e falta de ar. • Compulsão alimentar sem motivo.

Lembre-se que existem vários níveis de ansiedade. Alguns são mais fáceis de serem tratados e podem ser controlados somente com terapias naturais e complementares. Em casos mais graves, é necessário um acompanhamento

(12)

médico mais presente, como a psicoterapia, e o uso de práticas naturais, como a Aromaterapia, usadas como complementos.

Quando inalamos um óleo essencial, o aroma segue até o cérebro, no nosso sistema límbico, que é o responsável pelos comportamentos e emoções. Geralmente os óleos extraídos de flores possuem propriedades calmantes, que são excelentes para ajudar a trabalhar a ansiedade, como o óleo essencial de Lavanda, Ylang Ylang ou Néroli, por exemplo.

Sendo assim, confira abaixo como usar esses e outros óleos para controlar a ansiedade:

Óleo essencial de Lavanda: é calmante, relaxante e pode ser utilizado em qualquer

estado de ansiedade, ajudando no equilíbrio da mente e do corpo.

Óleo essencial de Ylang Ylang: ajuda a aliviar tensões nervosas, ansiedade e

problemas relacionados ao estresse. Traz conforto e harmoniza.

Óleo essencial de Néroli: beneficia todos os problemas emocionais, é um

tranquilizante natural para ansiedade, e excelente no combate à insônia causada pela ansiedade. É indicado para a "mente que nunca para".

Além disso, os óleos cítricos também ajudam a combater a ansiedade. Descubra abaixo quais são:

Óleo essencial de Bergamota: é considerado um óleo relaxante e calmante,

auxiliando no tratamento de situações de estresse, ansiedade e agitação.

Óleo essencial de Mandarina: é ansiolítico, ou seja, tem forte ação sedativa nas

tensões emocionais.

Óleo essencial de Laranja Doce: é calmante, diminui o estresse, elimina o medo do

desconhecido, é harmonizante e ansiolítico. Seu odor refrescante ajuda as pessoas a relaxar e descontrair.

Se preferir, opte pelos óleos essenciais amadeirados para controlar a ansiedade:

Óleo essencial de Vetiver: é sedativo, ajuda nos distúrbios do sono causados pela

(13)

estresse, traz clareza mental e equilíbrio, quando as pessoas se sentem desconectadas e sem chão.

COMO USAR OS ÓLEOS

Uma sugestão é utilizar algum desses óleos no dia a dia em um colar aromático ou no difusor pessoal, pingando apenas 2 gotas diariamente. Na manhã, opte pelos óleos essenciais cítricos. Já durante a noite, é indicado pingar no difusor elétrico ou reuchaud 5 gotas do óleo essencial de Lavanda e Bergamota, diluídos em um pouco de água.

Se preferir, você pode fazer um creme com:

• 60g de creme neutro

• 7 gotas do óleo essencial de Lavanda

• 6 gotas do óleo essencial de Bergamota ou Laranja Doce • 1 gota do óleo essencial de Vetiver

• 2 gotas do óleo essencial de Néroli

Modo de preparo: misture bem e faça uma massagem nos pés antes de

dormir.

ÓLEOS VIBRACIONAIS COMBATEM ANSIEDADE E PODEM SER

USADOS NOS ALIMENTOS

Uma combinação perfeita para combater a ansiedade é a banana com o abacate. A banana é rica em triptofano, que é um aminoácido que age na produção do neutransmissor serotonina, auxiliando no controle da ansiedade. Já o abacate é uma fruta rica em vitamina B3, ácido fólico, vitamina C, ferro, magnésio e potássio, que diminuem a ansiedade.

Uma sugestão é bater a banana com o abacate com um pouco de leite desnatado e incluir 2 gotas do óleo essencial vibracional de Laranja Doce e Néroli. Se preferir, use 6 gotas de um composto vibracional voltado para controle da ansiedade.

Essa combinação é indicada principalmente para o final da tarde, quando muitas pessoas sentem vontade de comer algo mais doce, por conta da ansiedade.

(14)

Em caso de dúvidas, consulte sempre um aromaterapeuta para orientações com relação ao óleos essenciais e vibracionais. E lembre-se: somente a Aromaterapia Vibracional pode ser usada na ingestão de alimentos com segurança e sem contraindicações.

(15)

AROMATERAPIA A FAVOR

DA ALEGRIA

Confira óleos essenciais que oferecem prazer e descontração

A Aromaterapia pode funcionar a seu favor, trazendo mais alegria para sua vida. Óleos como o de laranja, tangerina ou grapefruit, também conhecidos como cítricos, estimulam a alegria, o prazer, a descontração e o desprendimento, além de fazerem as pessoas sorrirem mais. Consequentemente, também diminuem a ansiedade e os sintomas depressivos. Quem já sentiu o cheiro da tangerina ou da mexerica, por exemplo, sabe que o aroma é refrescante e transmite uma sensação boa. No momento em que lê esse texto você deve ter pensado na fruta e certamente lembrou-se do odor dela. Dá água na boca só de pensar. Isso acontece em decorrência de nossa memória olfativa, que traz à tona lembranças e emoções que podem vir da infância ou da primeira vez que sentimos esse cheiro em nossas vidas.

Uma vez uma amiga estava meio para baixo e eu ofereci óleo essencial de tangerina para que ela sentisse o aroma. Foi automático, na mesma hora ela abriu um sorriso e disse: "Nossa, é bom mesmo. Que cheiro delicioso!". A fisionomia de minha amiga mudou instantaneamente e se mostrou mais alegre. Esse é o efeito que um cheiro pode ter na vida de alguém.

OS EFEITOS BENÉFICOS DOS ÓLEOS

É verdade, sim, que quando sentimos o cheiro dos óleos de laranja, tangerina ou grapefruit dá vontade de rir à toa, ficamos mais alegres. Sendo assim, confira abaixo os efeitos que cada um pode ter na sua vida:

• Óleo essencial de laranja: acalma, harmoniza, ajuda a combater o estresse e o

nervosismo, traz muita alegria e o sorriso verdadeiro que vem do coração. Possui um odor refrescante que ajuda as pessoas a relaxar e descontrair.

(16)

• Óleo essencial de grapefruit: o aroma proporciona sensações como leveza, vontade

de viver e euforia. É indicado para estados depressivos e falta de autoestima. O cheiro é eletrizante, pleno de fascinação.

• Óleo essencial de tangerina: ajuda a levantar o ânimo em momentos de estresse,

estados de ansiedade e depressão. Também possui um aroma refrescante, que remete alegria e bem-estar.

Uma outra boa notícia: os óleos cítricos são excelentes no combate à celulite e à gordura localizada, e o grapefruit ainda ajuda no controle da TPM.

Que tal sentir um desses aromas deliciosos e revigorantes? Garanto que seu dia será muito mais feliz e descontraído.

Lembre-se: tenha cuidado redobrado ao utilizar óleos essenciais, pois são fotossensíveis e muito concentrados. Por este motivo, não devem ser usados puros sobre a pele, já que quando expostos ao sol podem causar manchas. O ideal é diluí-los em óleos vegetais, bases neutras de creme ou gel ou álcool de cereais.

Alguns óleos essenciais não podem ser usados em caso de gravidez, hipertensão e epilepsia. Procure sempre a orientação de um aromaterapeuta na utilização desses produtos.

(17)

AROMATERAPIA NO

LOCAL DE TRABALHO

Óleos e sinergias melhoram relações e harmonizam este ambiente

Você costuma chegar ao trabalho já com aquela sensação de cansaço, sem energia e disposição? Sente medo de se expor ou falar? Será que o problema está em você ou no ambiente? Sabemos que as relações podem ser difíceis em vários ambientes nos quais convivemos, mas principalmente no trabalho, onde passamos a maior parte do nosso dia - mas o que fazer, então, para que este espaço seja mais tranquilo e produtivo?

A Aromaterapia é uma terapia complementar que utiliza óleos essenciais para equilibrar a saúde física, mental e emocional do ser humano. Esses produtos têm caráter terapêutico e são ricos em princípios naturais. Ao serem inalados, enviam uma mensagem ao sistema límbico - que é a parte do sistema nervoso responsável pelo emocional -, ativando o metabolismo, transformando positivamente os sentimentos e regulando as funções orgânicas do corpo.

Conheça, abaixo, alguns óleos que podem harmonizar as interações no local de trabalho e abrir caminho para que os projetos e ideias fluam mais livremente.

LIMÃO E PATCHOULY ESTIMULAM RESPEITO E PACIÊNCIA

A combinação dos óleos essenciais de limão e patchouly trabalham os relacionamentos, trazendo flexibilidade, adaptabilidade e tolerância, deixando os envolvidos mais pacientes e mudando alguns padrões de comportamento.

(18)

PARA AMBIENTES COM ENERGIA CARREGADA: CRAVO,

CITRONELA E MAIS

Muitas vezes a energia do ambiente está energeticamente pesada. Para estes casos, alguns óleos de limpeza ajudam a deixar o lugar mais leve e harmonioso, como por exemplo os óleos essenciais de cravo, citronela, palo santo e lavandim. Todos eles realizam uma verdadeira faxina energética no local onde são usados.

CAPIM LIMÃO DIMINUI TIMIDEZ E INSEGURANÇA

Para aquelas pessoas que são muito tímidas, mas que precisam trabalhar a comunicação e vencer a insegurança de se expor no dia a dia de trabalho, os óleos essenciais de capim limão e de vetiver podem proporcionar uma comunicação mais fácil e aberta, além de ajudarem a vencer alguns medos.

ÓLEOS PODEM SER USADOS EM DIFUSOR OU SPRAY

Você pode utilizar os óleos essenciais diluídos em água, em um difusor pessoal elétrico, ou ainda pingar 1 gota de algum óleo citado acima em um difusor pessoal e usá-lo durante o dia no trabalho. Outra opção é comprar aromatizadores de ambiente que tenham essa finalidade e borrifar no local de 2 a 3 vezes por dia.

Caso o seu chefe, coordenador, a empresa como um todo ou até mesmo o seu ramo de atividade não permita a existência de aromas no ambiente de trabalho, você pode optar em usar o aromatizador em volta do seu corpo, antes de ir para o trabalho, ou no carro. O difusor pessoal também é uma alternativa.

É sempre recomendado o acompanhamento de um aromaterapeuta para orientar quanto à melhor forma de uso dos óleos essenciais, afinal, não é porque um produto é natural que não possui contra indicações. Além disso, um profissional capacitado pode escolher, junto com você, os melhores óleos para o seu dia a dia.

Transformando a sua energia, com certeza a energia das pessoas ao seu redor também será transformada. Experimente!

(19)

AROMATERAPIA PARA

ESQUENTAR A RELAÇÃO

Confira quais óleos essenciais podem reacender os momentos a dois

Você sente que seu relacionamento esfriou e já não é mais o mesmo? A vida moderna e a correria do dia a dia acabam deixando os casais sem tempo para namorar e curtir momentos a dois, além de estimular a vida sexual. A falta de sexo no relacionamento pode ocorrer por motivos variados e vale a pena investigar se isso é realmente um problema físico ou se você não está se dando tempo para sentir um pouco mais de prazer no seu relacionamento.

Um estudo publicado no "American Journal of Cardiology" diz que o sexo ajuda a proteger o coração. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) dá destaque ao tema e coloca a prática sexual como um dos índices que medem o nível de qualidade de vida. Sendo assim, que tal reacender a paixão no seu relacionamento e aumentar a libido do casal? A Aromaterapia pode ajudar. Veja abaixo quais óleos essenciais podem ajudar nessa questão:

CARDAMOMO - é um óleo quente, estimulante, doce, forte e afrodisíaco.

CANELA - é também estimulante, aquecedor e afrodisíaco, além de trabalhar a frigidez

e a impotência.

CRAVO - é afrodisíaco, traz bom humor, harmoniza e equilibra. • GENGIBRE - é um tônico sexual, afrodisíaco e aquece.

NOZ MOSCADA - ajuda na frigidez e impotência sexual, é estimulante, equilibrante e

aquece.

PIMENTA NEGRA - é quente, afrodisíaco e ajuda no aumento do desejo sexual. • PATCHOULI - possui aroma quente, sensual, masculino e afrodisíaco.

(20)

ROSA - tem aroma floral doce, é afrodisíaco, ajuda no aumento do desejo sexual e

trabalha problemas sexuais de origem emocional.

YLANG YLANG - é doce, suave, afrodisíaco, trabalha frigidez e diminuição do desejo.

sexual, potencializa a sedução feminina, deixando a mulher mais sensual, além de fortalecer a autoestima.

PARA PREPARAR UM AMBIENTE ROMÂNTICO E SEDUTOR

Chai indiano

Tempo de preparo: 10 minutos | Rendimento: 2 xícaras Ingredientes:

• 1 colher de sopa de açúcar demerara (orgânico) • 1 colher de chá de ceilão (erva do ceilão)

• 2 paus de canela • 5 pauzinhos de cravo

• 2 xícaras de leite desnatado

• 1 colher de chá de cardamomo em pó • ½ colher de chá de gengibre em pó • 1 colher de chá de pimenta síria

• 1 colher de chá de noz moscada em pó

Modo de preparo:  

Coloque em uma panela o açúcar com a canela e a erva de ceilão até dourar o açúcar. Depois acrescente todos os ingredientes restantes, exceto a noz moscada. Deixe ferver bem, lembrando que a fervura é rápida. Desligue o fogo e coloque a noz moscada. Abafe por 2 minutos com uma tampa.

Se quiser, você pode acrescentar 1 gota de cada um dos óleos vibracionais de Canela, Cardamomo, Gengibre e Noz Moscada para potencializar o efeito afrodisíaco do chai. Lembre-se que os óleos vibracionais é que devem ser ingeridos e não os óleos essenciais puros.

(21)

* A receita é de Rita de Seta, aromaterapeuta e precursora na culinária terapêutica.

PARA UMA NOITE SENSUAL

Encha a banheira ou a hidromassagem de água morna ou quente e espalhe pétalas de rosas vermelhas. Misture bem em 5 ml de leite, 5 gotas do óleo essencial de Ylang Ylang, 2 gotas do óleo essencial de Canela, 1 gota do óleo essencial de Rosas e 2 gotas do óleo essencial de um óleo cítrico (Tangerina, Mandarina, Laranja Doce) e jogue na banheira, espalhando um pouco com as mãos.

Se não tiver banheira em casa, você pode usar em um difusor elétrico 2 gotas do óleo essencial de óleo essencial de Ylang Ylang e 1 gota do óleo essencial de Limão com um pouco de água para criar um clima sedutor no quarto.

Outra opção é preparar um óleo de massagem corporal para fazer na pessoa parceira. Para isso, em 30 ml de óleo vegetal de semente de uva ou amêndoas doces, misture 3 gotas do óleo essencial de Gengibre Fresco, 1 gota do óleo essencial de Patchouli, 1 gota do óleo essencial de Cardamomo e 1 gota do óleo essencial de Pimenta Negra. Misture bem e utilize na massagem. Você terá uma noite de puro prazer.

Importante: a maioria dos óleos afrodisíacos são quentes e estimulantes, então

não devem ser utilizados durante a gravidez. Pessoas hipertensas também devem evitar o gengibre, usando somente seu óleo vibracional. Consulte sempre um aromaterapeuta para orientações quanto ao uso de óleos essenciais e vibracionais.

(22)

AROMATERAPIA AJUDA A

LIDAR COM CIÚMES

Confira dicas de óleos essenciais para atenuar sentimento

O ciúme é um sentimento natural do ser humano, geralmente provocado pela sensação de posse ou apego a alguém. Viver constantemente esse sentimento pode significar, em alguns casos, falta de confiança em si e baixa e autoestima. A pessoa se sente inferiorizada em relação à cara metade, o que traz medos e inseguranças ao relacionamento. O ciúme, em muitos momentos, faz as pessoas agirem sem pensar. E a Aromaterapia, por meio dos óleos essenciais, pode nos ajudar a ter mais autoconfiança, além de ajudar a combater e a aprender lidar com este sentimento.

Ter ciúme é normal quando amamos alguém, você quer cuidar e doar-se ao outro. Mas é importante observar os sinais que aparecem em casos extremos. Você se sente ameaçado o tempo todo na relação? Usa de artifícios para descobrir senhas de e-mail pessoal e vasculha as mensagens do celular e das redes sociais da pessoa parceira? Segue seus passos para tentar descobrir alguma coisa errada sobre ela, gerando discussões, brigas, mágoas e ressentimentos? Nesses casos é muito importante buscar ajuda para amenizar esses sentimentos.

Confira abaixo algumas das principais causas do ciúme:

Insegurança - geralmente causada por uma autoestima baixa. Faz com que a pessoa

tenha ciúme da cara metade, mesmo em situações rotineiras.

Desconfiança - pessoas que já foram traídas ou enfrentaram mentiras em

relacionamentos anteriores podem ficar mais suscetíveis ao ciúme. Nesses casos, os pensamentos vêm em forma de desconfiança.

(23)

Medo - da cara metade se apaixonar por outra pessoa, abandonando o atual relacionamento.

Se você se identificou com alguma situação, é possível amenizar o ciúme por meio de práticas alternativas de saúde, que costumam ser rápidas e eficientes. Veja abaixo quais óleos essenciais podem ajudar a trabalhar esse sentimento.

Óleo essencial de Litsea Cubeba - Tem o aroma intenso e forte, e muitas vezes é

confundido com o aroma de capim limão ou capim cidreira. Esse óleo clareia a mente e resgata a autoestima, ajudando a combater e lidar com o ciúme, principalmente nos casos mais extremos. É muito indicado para as pessoas que estão perdidas em suas emoções, pois transforma a rigidez dos sentimentos e oferece mais flexibilidade e segurança nos relacionamentos.

Óleo essencial de Ylang Ylang - É um aroma exótico, famoso por ser afrodisíaco e

antidepressivo, mas também é excelente para trabalhar ciúme, egoísmo e medos. O óleo ajuda a resgatar a autoestima, especialmente quando a pessoa tem sentimentos de inferioridade.

Óleo essencial de Pau Rosa - É um óleo tipicamente brasileiro, que trabalha a

flexiblidade, a vontade de ser feliz e a aceitação de si mesmo. É ideal para pessoas muito críticas, que julgam demais os outros.

Óleo essencial de Rosas - De aroma forte, é um dos óleos mais sofisticados e caros

da Aromaterapia, mas de excelente resultado para trabalhar inseguranças, medos e emoções desequilibradas, pois resgata a autoestima e a confiança.

COMO USAR OS ÓLEOS

Para fazer uso dos benefícios dos óleos, escolha dois deles e pingue 3 gotas de cada um no difusor elétrico de tomada, ou use 2 gotas no difusor pessoal.

Outra opção é fazer um spray ambiental para ajudar a trabalhar todas essas questões. Para 60 ml de álcool de cereais, utilize 4 gotas de óleo essencial de Litsea Cubeba, 14 gotas de óleo essencial de Pau Rosa, 4 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang e 2 gotas do óleo essencial de Rosas. Misture tudo em um recipiente e coloque em um frasco pet com borrifador. Borrife sempre que achar necessário nos ambientes.

Se preferir, também é possível usar as cores a seu favor, no combate ao ciúme. O rosa pode ajudar a trazer equilíbrio e paciência nos relacionamentos, além de

(24)

melhorar a comunicação. O verde e o azul também trazem equilíbrio, serenidade e tranquilidade. Use as cores em uma peça de roupa ou acessório. Uma outra dica interessante é utilizar o composto vibracional Beleza da Vida, que tem como base o óleo essencial vibracional de Rosas, que trabalha o desapego e controla a possessividade, o egoísmo e a inflexibilidade. Pingue 3 gotas do composto em um copo de água e tome todos os dias.

Em caso de dúvidas, consulte sempre um aromaterapeuta que é o profissional que pode lhe ajudar na escolha dos óleos essenciais.

(25)

AROMATERAPIA PARA

ACALMAR CRIANÇAS

Aprenda quais óleos essenciais combatem a ansiedade dos pequenos

A tecnologia presente na vida moderna nos deixa agitados e acelerados. As pessoas andam nas ruas com celulares na mão, mandando torpedos, falando ou acessando a internet. Quem já não atendeu o celular ou mandou mensagem de texto dirigindo? Apesar de ser proibido e existir uma penalização, isso é uma realidade nas grandes cidades.

E os bebês e as crianças seguem pelo mesmo caminho. Observam tudo, querem aprender, tem curiosidade, são antenados. A partir de 1 ou 2 anos, as crianças já se viram bem com os aparelhos, brincam com o touch screen, abrem as fotos utilizando os dedinhos e mostram tudo que sabem fazer. E o computador? Esse nem se fala... É como se eles já nascessem sabendo manipular a tecnologia. Incrível, não?

Mas será que essas questões da vida moderna podem afetar o dia-a-dia dos pequenos? Alguns especialistas acreditam que sim. É muito comum ver crianças inquietas, que não conseguem se concentrar em uma única brincadeira ou não conseguem fazer seus deveres, esse último já na fase escolar.

O cigarro também pode ser responsável por problemas de comportamento dos pequenos. Uma pesquisa recente - publicada no periódico Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine - feita em crianças entre 8 e 15 anos de idade, mostrou que as expostas ao fumo passivo tinham mais risco de sofrer com depressão e problemas comportamentais, incluindo o transtorno de ansiedade e de atenção. As crianças cujas mães fumaram durante a gravidez também tiveram efeitos colaterais graves, ligados a problemas cardíacos e respiratórios, e foram mais propensas a ter problemas de comportamento.

(26)

IDENTIFIQUE PROBLEMAS NO COMPORTAMENTO

Em muitos casos a agitação infantil é comum no dia-a-dia, pelos motivos já citados. No entanto, em alguns casos pode estar relacionada a algum tipo de distúrbio envolvendo comportamento. Para saber se é este o caso, observe se nos últimos seis meses seu pequeno vem apresentando com frequência pelo menos três dos sintomas listados abaixo:

• Agita as mãos ou os pés

• Abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que

permaneça sentado

• Corre ou escala paredes e objetos em demasia, em situações nas quais isto é

inapropriado

• Tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer • Age como se estivesse "a todo vapor"

• Fala em demasia

• Dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas • Tem dificuldade para aguardar sua vez

• Interrompe ou se mete em assuntos de outros, como conversas ou brincadeiras alheias

AROMATERAPIA NO COMBATE À ANSIEDADE INFANTIL

Se você identificou essas características em sua criança, é importante buscar ajuda de um especialista, que pode ser um pediatra ou um psicólogo especialista em crianças e adolescentes. Uma opção complementar para amenizar esse tipo de problema é fazer uso de terapias naturais, como a Aromaterapia, que trabalha as emoções através dos óleos essenciais.

Aprenda abaixo uma sinergia para diminuir a agitação e a ansiedade dos pequenos:

• 7 gotas do óleo essencial de tangerina • 12 gotas do óleo essencial de lavanda

• 5 gotas do óleo essencial de capim limão ou lemongrass

Misture as quantidades de gotas acima em um recipiente de vidro âmbar, pingue de 4 a 5 gotas diluídas em um pouco de água em um difusor elétrico ou um aromatizador com vela.

(27)

Misture os óleos e pingue de 4 a 5 gotas em água em um difusor elétrico ou potpourri. Deixe no ambiente que as crianças se encontram, para deixá-las mais calmas. Para que durmam melhor, pode deixar somente o óleo essencial de lavanda no difusor elétrico ou pingar 2 gotinhas no travesseiro antes de dormir.

Outra alternativa é pingar algumas gotas de lavanda na água do banho do bebê ou no box do banheiro. Depois ligue o chuveiro e deixe a água cair, já que o próprio vapor vai ajudar a relaxar e diminuir a agitação das crianças.

Lembre-se: nunca utilize os óleos essenciais diretamente sobre a pele, consulte sempre um aromaterapeuta para orientação e utilização dos óleos essenciais.

(28)

DIFERENÇAS ENTRE

ÓLEOS ESSENCIAIS E

ESSÊNCIAS

Descubra qual dos produtos é terapêutico e oferece benefícios para saúde

A Aromaterapia é uma terapia complementar que utiliza óleos essenciais para equilibrar a saúde física, mental e emocional do ser humano. Esses produtos têm caráter terapêutico e são ricos em princípios naturais. Ao serem inalados, enviam uma mensagem ao sistema límbico - que é a parte do sistema nervoso responsável pelo emocional - ativando o metabolismo, transformando positivamente os sentimentos e regulando as funções orgânicas do corpo.

No entanto, é preciso reforçar que óleo essencial é diferente de essência. Enquanto o primeiro é 100% natural e extraído de plantas, flores, frutos, resinas, cascas ou goma; a essência sintética é, na verdade, uma cópia do óleo essencial produzida em laboratório - o que a torna um produto artificial. E por não possuir os princípios ativos dos óleos, as essências só perfumam o ambiente e não oferecem nenhum outro benefício terapêutico.

Além disso, os óleos essenciais não possuem em sua fórmula óleos minerais ou substâncias como o parabeno e o propileno - que anulam o efeito terapêutico do produto. Também utilizam corantes naturais e de qualidade orgânica, enquanto as essências sintéticas são produzidas com fixadores e corantes artificiais. Por último, vale saber que o óleo essencial raramente causa reações alérgicas, ao tempo em que as essências podem provocar mal estar pelo uso contínuo, como dores de cabeça e ânsia de vômito.

(29)

COMO IDENTIFICAR UM ÓLEO ESSENCIAL

Sendo assim, antes de usar a Aromaterapia no dia a dia é importante saber diferenciar um óleo essencial de uma essência. E essa tarefa pode ser mais simples do que você imagina. No rótulo da embalagem, abaixo do nome comercial do óleo essencial, sempre vem escrito o nome botânico ou científico do produto. No caso do óleo essencial de Lavanda, por exemplo, o rótulo também deve mostrar seu nome científico: Lavandula officinalis. Portanto, se no rótulo constarem essas duas informações, significa que você estará adquirindo um óleo essencial.

Outro indicador importante é o valor do produto. Óleos essenciais custam, em média, entre R$ 15,00 e R$ 70 - cada 10 ml - com raras exceções, como o óleo essencial de Rosas, que chega a custar R$120 cada 2 ml de produto. As essências, por sua vez, possuem um valor mais baixo - cerca de R$10 cada 10 ml de produto.

Sendo assim, utilize essas dicas na hora de fazer uso da Aromaterapia e garanta que está comprando um produto que fará diferença na sua vida.

(30)

Referências

Documentos relacionados

officinalis são por vezes difíceis de comparar, devido à ampla gama de ensaios de antioxidantes utilizados, com base em diferentes abordagens metodológicas e sem

Índice de seletividade diferencial (ISD 50 e 90 ) do óleo essencial de Lippia gracilis a adultos de Polybia liliacea e Polybia micans em relação a lagartas de

nífero BR 300 tolera a presença de plantas daninhas e o período pelo qual a cultura deve ser mantida sem a competição dessas espécies para quea produção de grãos não seja redu-

-120g do Creme Base Neutra Phytoterápica -15 gotas de Óleo Essencial de Lavanda -5 gotas de Óleo Essencial de Sândalo Amyris -10 gotas deÓleo Essencial de Mandarina Vermelha Pingue

Estes foram avaliados quanto ao peso de entrada e de saída de creche, índices zootécnicos como ganho de peso diário, conversão alimentar e mortalidade; e contagem

Daí a importância para a prática terapêutica, pois mostra como podemos influenciar estados de espirito e emoções de uma forma rápida e efetiva através da

Pesquisas nacionais e estrangeiras, por exemplo, sugerem que o tipo de notícia divulgada está relacionado a mudanças quanto ao conteúdo informacional apresentado

Ademais, compete ao STF processar e julgar, originariamente, a revisão criminal de seus julgados (art. 102, I, "j", da CF), sendo que, no Regimento Interno desse