• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DA BIBLIOTECA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Revisão: 02 Data: 14/06/2017 Página 1

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

(2)

UNIDADES EDUCACIONAIS – SENAC EM MINAS

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac

Elaboração do Conteúdo

CPRO – Coordenação de Produtos – Biblioteca SED – Superintendência Educacional

(3)

I

DO REGULAMENTO

O regulamento se estende a todas as Unidades Educacionais do Senac em Minas, observando-se os itens aplicáveis a cada uma delas.

II DO OBJETIVO

A biblioteca funciona como centro de pesquisas, estudos e leituras, para atendimento a seus usuários e à comunidade.

III DO HORÁRIO

O funcionamento da biblioteca seguirá o horário definido pela Unidade Educacional, e deverá estar afixado em local de visibilidade para os usuários.

IV DO ACESSO

O acesso e consulta locais são concedidos a todos os usuários e à comunidade, mediante identificação.

V

DO EMPRÉSTIMO

1. O empréstimo de material do acervo é facultado aos alunos do Programa de Aprendizagem

Comercial, dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, presencias e a distância, e da Graduação e Pós-graduação dos cursos ofertados na modalidade presencial. Estende-se também

o empréstimo aos funcionários, professores, instrutores e orientadores de curso, todos do quadro fixo em regime de contratação via CLT da respectiva unidade do Senac em Minas, devidamente cadastrados na biblioteca.

1.2. Para empréstimos de exemplares aos alunos dos cursos técnicos a distância será considerado o fluxo do Anexo I contemplado neste Regulamento.

2. No ato da retirada de qualquer publicação, o usuário deverá apresentar um dos documentos:

identidade funcional, identidade estudantil ou outro documento com foto (carteira de identidade,

carteira de trabalho, passaporte, carteira nacional de habilitação, etc.), emitidos por órgão governamental autorizado.

3. Os prazos para empréstimo e quantidade estão especificados por tipo de material e por categoria de usuário, na Tabela de Empréstimo de Material do Acervo abaixo:

(4)

TABELA DE EMPRÉSTIMO DE MATERIAL DO ACERVO Tipo de material Professor/Orientador/ Instrutor Aluno Aprendizagem Comercial Aluno – Curso Técnico (Presencial e a distância) e Graduação (Presencial) Aluno – Curso Pós-Graduação (Presencial) Funcionário Qtd. Dias/horas corridos Qtd. Dias/horas corridos Qtd. Dias/horas corridos Qtd. Dias/horas corridos Qtd. Dias/horas corridos

Livros 4 7 dias 2 7 dias 3 7 dias 4 7 dias 2 7 dias

Periódicos 2 2 dias - - 2 2 dias 2 2 dias 2 2 dias

CD 2 7 dias - - 2 7 dias 2 7 dias 2 7 dias

DVD* 2 4 horas - - 2 4 horas 2 4 horas 2 4 horas

* Material para uso exclusivo em cursos e atividades do Senac em Minas, sendo expressamente proibidas cópia e reprodução do conteúdo, sem autorização do produtor.

3.1. Os demais usuários do Senac em Minas, não contemplados na Tabela de Empréstimo, terão livre acesso às bibliotecas para consulta local ao acervo, e não ao empréstimo domiciliar.

4. Será concedido empréstimo especial aos usuários, com flexibilidade de prazo e quantidade de material, nas situações em que o responsável pela biblioteca da unidade considerar pertinentes, mediante justificativa apresentada no Termo de Responsabilidade para empréstimo especial, disponível no

Anexo II deste Regulamento.

4.1. Para os casos de bibliografia básica dos cursos de Graduação, pelo menos 1 (um) exemplar deverá constar no acervo reserva da biblioteca.

5. Não será permitido o empréstimo de 2 (dois) exemplares do mesmo título para qualquer tipo de material ao mesmo usuário.

6. Os materiais listados a seguir são destinados somente à consulta local:

6.1. Obras de referência: enciclopédias, dicionários gerais e especializados, glossários, gramáticas, guias, atlas, normas técnicas, publicações periódicas (revistas).

6.1.2. No caso de materiais citados no item 6.1, que constituem bibliografia básica dos cursos de Graduação (na modalidade de ensino presencial), será permitida apenas consulta local.

6.2. Trabalhos interdisciplinares, trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses. 7. Acervo reserva considerado como materiais que devem permanecer fixos em caráter de “reserva” para utilização exclusiva na biblioteca, em função da relevância de seu do conteúdo e que só poderá ser emprestado por curto espaço de tempo.

7.1. Livros indicados pelos professores para subsidiar a realização de pesquisa e atividades complementares durante as aulas.

7.2. Exemplar único das obras que são fontes de pesquisa constante para os cursos técnicos e de qualificação profissional.

7.3. Obras cuja consulta é frequente e com poucos exemplares, e outras que, a critério do responsável pela biblioteca da unidade, venham a compor o acervo reserva.

8. O empréstimo de material é pessoal e intransferível, ficando o usuário responsável pela conservação e integridade do material em seu poder.

9. Os empréstimos e devoluções serão realizados somente nas bibliotecas das unidades e/ou polos onde os alunos estejam matriculados.

(5)

VI

DA RESERVA PARA EMPRÉSTIMO

1. Serão permitidas reservas de material do acervo nas seguintes condições, exceto DVD’s: 1.1. Quando o material de interesse não estiver disponível na biblioteca.

1.2. Quando o usuário não estiver com pendências na biblioteca (obras em atraso ou pendências referentes a material extraviado ou danificado).

2. Não serão permitidas reservas de títulos que já se encontrem em poder do usuário solicitante.

3. As reservas deverão ser efetuadas via internet, através do Sistema de Gestão da Biblioteca adotado pela Instituição, o qual está disponível nos terminais de consulta ou no balcão de atendimento da biblioteca.

3.1. Quando um dos exemplares do título reservado for devolvido, o usuário será avisado por e-mail sobre o prazo limite (24 horas) para sua retirada na biblioteca. Ao término desse prazo, o Sistema de Gestão de Bibliotecas transfere automaticamente a reserva para o próximo usuário.

VII

DA RENOVAÇÃO DE EMPRÉSTIMO

1. As obras emprestadas poderão ser renovadas por igual período, até 3 (três) vezes consecutivas, desde que não haja: reserva da obra; qualquer pendência do usuário referente a obras em atraso; pendências referentes a material extraviado ou danificado e suspensão por atraso na devolução da chave do guarda-volumes.

2. As renovações deverão ser efetuadas via internet, através do Sistema Pergamum e/ou nos terminais de consulta, ou no balcão de atendimento da biblioteca.

3. O período de renovação será contado a partir da data em que o usuário renovar o material.

X

DOS DEVERES DOS USUÁRIOS

1. É dever do usuário responder pelo material da biblioteca em seu poder, devendo devolvê-lo no prazo que lhe foi estabelecido.

1.1. Para os materiais em atraso superior a 30 (trinta) dias, identificados no Relatório de Materiais Pendentes, que é emitido mensalmente pelo de Gestão da Biblioteca, o usuário será comunicado (via

e-mail, por telefone e carta registrada) para devolução do material em atraso.

2. Professores, instrutores, orientadores de curso, alunos e funcionários do Senac em Minas, que se afastarem da Instituição (de forma planejada/estimada por licença-maternidade ou para fins de estudo, férias, etc.), deverão devolver o material sob sua responsabilidade, antes do afastamento, mesmo que o respectivo empréstimo se encontre vigente.

3. Zelar pelo cumprimento da lei de direitos autorais, conforme legislação vigente no país.

XI

(6)

1. Serão aplicadas penalidades aos usuários que não cumprirem com os termos deste Regulamento, na forma abaixo elencada:

1.1. Suspensão automática dos serviços de um novo empréstimo, renovação ou reserva ao usuário que estiver com pendências referentes a material danificado, extraviado ou com a devolução em atraso, e pendência relativa a não devolução da chave do escaninho do guarda-volumes, até que tais pendências sejam resolvidas na biblioteca.

1.1.1. A suspensão para atraso na devolução de material do acervo da biblioteca e atraso na devolução da chave do escaninho do guarda-volumes é de 2 (dois) dias úteis para cada dia corrido de atraso (inclusive sábados, domingos, feriados e recessos escolares).

1.2. Independentemente da suspensão dos serviços, o usuário deverá efetuar a reposição do material em caso de perda e eventuais danos a ele causados, devendo ser substituído por:

 outro exemplar (mesmo autor e título, data e edição iguais ou mais atualizadas);

 outro título a ser indicado a critério do responsável pela biblioteca da unidade (em caso de obra esgotada);

 reposição de nova chave do escaninho do guarda-volumes, no caso de extravio ou danos causados.

1.3 O usuário somente retornará à condição de usufruir dos serviços de empréstimo da biblioteca após reposição indicada acima.

2. A justificativa de atraso na entrega de material, por impossibilidade de acesso à renovação de empréstimo via internet, não será aceita pelo responsável da biblioteca na unidade. Diante dessa situação, o usuário deverá fazer a renovação pessoalmente na biblioteca ou por telefone.

2.1. Nos casos em que for comprovada a impossibilidade de entrega/renovação do material (mediante apresentação de atestado médico), a suspensão a que seria submetido o usuário será retirada pelo responsável da biblioteca na unidade.

XII

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. Todos os usuários devem a acatar as normas em vigor neste Regulamento, bem como as demais da Instituição e o não cumprimento a elas acarretará as penalidades administrativas pertinentes.

2. O responsável pela biblioteca da unidade deverá manter contínua interação com os setores da Instituição, responsáveis pelos processos de rematrícula, trancamento e cancelamento de matrícula, desligamento, afastamento da Instituição (de forma planejada/estimada por licença-maternidade ou para fins de estudo, férias, etc.), colação de grau e conclusão de curso, a fim de obter a lista de nomes dos alunos que se enquadrem nesses processos para realizar os procedimentos necessários ao afastamento e impedimento dos alunos e colaboradores desligados no Sistema de Gestão da Biblioteca.

3. O Diretor da Unidade Educacional ficará responsável pela condução e tratativa dos casos omissos ou não previstos neste regulamento.

Este regulamento entrará em vigor nesta data.

(7)

http://www.mg.senac.br/faculdade/faculdade/biblioteca/regulamento

(8)

ANEXO II

Termo de Responsabilidade para Empréstimo Especial

Eu,_________________________________________, solicito empréstimo especial dos exemplares listados abaixo, seguidos da seguinte justificativa:

Exemplares: ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ Justificativa: ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

Diante do exposto, declaro:

1. Estar ciente de que cumprirei os termos estabelecidos para o empréstimo domiciliar dos materiais acima citados.

2. Assumir o compromisso de cumprir rigorosamente o prazo preestabelecido pelo responsável da biblioteca: ( ) dias para empréstimo de materiais que não sejam considerados acervo reserva (exemplares fixos).

3. Responder de acordo com as penalidades contempladas no Regulamento da Biblioteca, caso haja atraso na devolução, sejam quais forem os motivos;

4. Entregar o material retirado no mesmo estado de conservação que retirei.

Após ter lido este Termo de Responsabilidade e tendo compreendido seus itens, entendo que estou de pleno acordo através de minha assinatura, a qual faço livre e voluntariamente, sem qualquer coação.

________________________, ____ de ______________de ________________.

_____________________________ Assinatura

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

CONTROLE NÍVEL FUNIL DE CARGA CONTROLE PRESSÃO HIDROCICLONE CONTROLE PRESSÃO ÁGUA LAVAGEM CONTROLE AMPERAGEM MOINHO VSI CONTROLE QUALIDADE MATERIAL CONTROLE

Concentração: Ao lado da Igreja

Indústria Química para enfrentamento dos desafios estruturais do setor (déficit comercial; tributação; incentivos a investimentos e inovação; diálogo. social como método para

Porém, se seus projetos e programas usarem modelos que não contêm regras de aprovação de item de linha de orçamento, a funcionalidade funcionará como antes do IBM Marketing

Fora do programa Vila Dignidade, iniciativa da CDHU em parceira com a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, a Secretaria Estadual de Economia

Foi esse o objetivo do I Encontro de Profissionais do Trânsito do Vale do Paraíba e Litoral Norte, realizado pela Associação Brasileira de Profissionais do Trânsito - ABPTRAN, em 18 d

A coordenação de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus São Borja/RS, no uso de suas atribuições, torna público que estarão