• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA MUNICIPAL DE SERRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA MUNICIPAL DE SERRA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPIRITO SANTO –

SR. HELDER CARNIELLI         • URGENTE *

Ref. DENÚNCIA – EMEF JARDIM BELA VISTA -

GIDEÃO ENRIQUE SVENSSON, brasileiro, casado, Vereador e 2º secretário

da mesa diretora da Câmara Municipal de Serra-ES, pelas prerrogativas garantidas na Lei Orgânica Municipal e com base no Regimento Interno da Câmara de Serra, vem perante Vossa Excelência, expor e requerer ao final o que segue.

Em 08 de Junho de 2015, este Vereador realizou mais uma fiscalização em unidades públicas do município de Serra, desta vez, fiscalizou a Escola

(2)

GABINETE DO VEREADOR GIDEÃO SVENSSON 

Assim, constatou-se mais uma vez que a educação em nosso município, infelizmente não é uma prioridade para o Poder Executivo, conforme podemos identificar pelas fotos e fatos a seguir trazidas à baila:

1) DOS FATOS __________________________________________________

Mantendo um mandato pautado na fiscalização, o Vereador Gideão Svensson esteve presente na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jardim Bela Vista, para fiscalizar e vistoriar a educação local, bem como toda a infraestrutura do local.

Foram identificadas diversas irregularidades, que serão apontadas paulatinamente abaixo, que põem em xeque a educação e segurança de nossas crianças, além do próprio ensino ministrado pelos professores ficar comprometido.

1.1 ) PILARES COMPROMETIDOS __________________________________

Quem olha a EMEF Jardim Bela Vista, de plano identifica que a Escola precisa urgentemente passar por uma grande reforma, não por acaso, uma das fases mais importantes para esta reforma está justamente na estrutura basilar de toda obra, que são os pilares de sustentação.

(3)

Vereador indica pilar com ferragem já exposta.

Definitivamente a educação de nossas crianças neste município não é uma prioridade, sem qualquer manutenção preventiva e/ou corretiva.

A base deste pilar em concreto está totalmente comprometida, lembrando que, devido a carga de peso da estrutura que recebe, pode acabar cedendo a qualquer momento, causando um grave acidente.

(4)

GABINETE DO VEREADOR GIDEÃO SVENSSON 

Estrutura pode cair a qualquer momento.

(5)

Mais um risco iminente de queda.

É sabido por todos que uma construção sólida, capaz de suportar o peso das cargas de estrutura que receberá, necessita de pilares sólidos e a devida manutenção preventiva.

Porém, esse pensamento lógico e básico não foi encontrado na estrutura da EMEF Jardim Bela Vista, conforme visualizado pelas fotos acima.

São diversas ferragens totalmente desprotegidas e corroídas pelo tempo, com ausência de reforço em sua armação, o que fragiliza ainda mais a EMEF Jardim Bela Vista, causando temor a todas as crianças, professores e funcionários da Escola.

(6)

GABINETE DO VEREADOR GIDEÃO SVENSSON 

Estrutura da EMEF Jardim Bela Vista está se definhando.

Por todos os lados vistoriados, foram encontrados um verdadeiro caos na parte estrutural na EMEF Jardim Bela Vista, fruto de um grande descaso e abandono do Poder Público.

Pelas fotos visualizadas e a visita in loco, conclui-se que o risco de morte é cristalino, face o comprometimento de toda base enferrujada a ponto de desabar.

(7)

1.2 ) ESCOLA ESQUECIDA PELO TEMPO____________________________

Um outro ponto que chamou e muito a atenção deste Parlamentar, podemos visualizar pela imagem abaixo, onde foi exatamente desta forma que encontramos o pátio da EMEF Jardim Bela Vista, um verdadeiro matagal, sequer a capina no local é feita.

E o mato não se resume ao pátio, muito pelo contrário, dentro da própria escola encontramos mato com, aproximadamente, 2 metros de altura; total abandono!

(8)

GABINETE DO VEREADOR GIDEÃO SVENSSON 

Corredor com mais mato.

Carteiras velhas amontoadas no pátio.

Conforme podemos visualizar, são fotos fortes, que retratam o valor dado à educação no município de Serra, que encontramos um verdadeiro caos e total ostracismo.

(9)

Vereador mostra o estado crítico dos brinquedos.

(10)

GABINETE DO VEREADOR GIDEÃO SVENSSON 

A construção do muro foi realizada pela diretora da EMEF Jardim Bela Vista, já cansada de esperar providências vindas do Poder Público, porém com as chuvas, este muro caiu.

Porém, a Escola não tem condições financeiras de bancar nossos serviços, só restando esperar a execução do serviço aos órgãos competentes (Secretaria de Obras, Secretaria de Serviços).

E o martírio de alunos e professores não se restringe aos limites territoriais da EMEF Jardim Bela, senão vejamos pelas fotos do constante entupimento do esgoto da Escola.

(11)

Esgoto à céu aberto que traz um forte odor.

1.3) CÔMODO DO ANEXO DA EMEF JARDIM BELA VISTA ______________

Conforme visita em in loco, encontramos um cenário de total abandono, conforme fotos já colacionadas acima; é mato grande (devido à ausência de capina), pilares enferrujados, carteiras abandonadas e esgoto entupido.

E o filme de terror na EMEF Jardim Bela Vista não termina por aí.

Isto porque, o cômodo do anexo da Escola abriga cupins, sujeira, mato, além de atrair coisas erradas. O local – anexo a Escola - está propicio para usuários de drogas, prática ilegal de sexo e esconderijo.

(12)

GABINETE DO VEREADOR GIDEÃO SVENSSON 

Cômodo anexo totalmente sem manutenção.

(13)

Vereador mostra local tomado por cupins.

É simplesmente inacreditável encontrarmos uma cena de tamanho descaso do Poder Público, e isso dentro de uma das nossas escolas; local totalmente sem manutenção e reparos.

2) DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS _______________________________

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada

(14)

GABINETE DO VEREADOR GIDEÃO SVENSSON 

desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à DIGNIDADE, ao

respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTES

(LEI Nº 8.069/1990).

Art. 4º. É dever da família, da comunidade, da

sociedade em geral e do PODER PÚBLICO

assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação

dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

(15)

ao adolescente:

I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

§ 2º. O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa

responsabilidade da autoridade competente.

3) DOS PEDIDOS________________________________________________

Ante ao exposto, pelos fatos trazidos à tona e imagens colacionadas:

1) Requer uma visita in loco à EMEF Jardim Bela, bem como em seu

anexo, visando os devidos apontamentos críticos ora citados nesta denúncia, tais como pilares comprometidos, capina do mato nos locais necessários e a substituição das peças danificadas.

2) Requer a apuração dos fatos apresentados acima, bem como a devida responsabilização legal aos responsáveis legais.

(16)

GABINETE DO VEREADOR GIDEÃO SVENSSON  Nestes termos,

Pede espera deferimento

Serra (ES) – 24 de Julho de 2015.

GIDEÃO ENRIQUE SVENSSON

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Alves (2001) ressalta que a variável custos da qualidade ambiental decorrente de gastos para manter o padrão de emissão dos resíduos, em conformidade com as leis que regulamentam

A carga do sistema não deve exceder a saída da fonte de alimentação do painel apresentada acima nem a carga máxima sustentável pela bateria durante o tempo especificado para a

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre