• Nenhum resultado encontrado

PRÊMIO BiodiverCIDADE Toledo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÊMIO BiodiverCIDADE Toledo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PRÊMIO “BiodiverCIDADE” Toledo REGULAMENTO

As Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Educação do Município de Toledo, por intermédio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE- Campus Toledo, Itaipu Binacional e Conselho dos Municípios Lindeiros ao lago de Itaipu, no uso de suas atribuições legais, torna público o edital do PRÊMIO TOLEDO BiodiverCIDADE ”, em conformidade com as condições e exigências estabelecidas no presente Edital.

1. O que é o “Prêmio Toledo BiodiverCIDADE”?

O “Prêmio Toledo BiodiverCIDADE” foi criado, como desdobramento das atividades relacionadas ao Plano Municipal de Ação e Estratégias para Biodiversidade (https://www.toledo.pr.gov.br/pagina/plano-de-acao-e-estrategias-para-biodiversidade-de-toledo) como objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências locais, que promovam a conservação da biodiversidade conforme categorias que seguem.

2. PÚBLICO ALVO

2.1 Professores da rede municipal, estadual e particular que atue em alguma instituição de ensino do município de Toledo, nas seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio Regular ou Técnico.

2.2 Professores de Ensino Superior e pesquisador (iniciação científica, mestrado e doutorado).

2.3 Em ambos os itens acima é obrigatório a realização do pagamento da inscrição do primeiro autor.

3. CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO

3.1 Categoria 1: Professor de Educação Infantil (2 a 5 anos). Nessa categoria é possível inscrever experiências e projetos desenvolvidos em CMEI e Pré Escola. Como, por exemplo, exploração do tema biodiversidade e conservação utilizando como tema gerador elementos do meio ambiente, atividades em horta escolar, atividades que abordem a fauna e flora, atividade utilizando artes cênicas, músicas, linguagem plásticas entre outros conforme currículo adotado.

(2)

3.2 Categoria 2: Professor de Educação Fundamental I (primeiro ao quinto ano);

Nessa categoria é possível inscrever experiências e trabalhos desenvolvidos com alunos do ensino Fundamental I que abordem especificamente o tema Biodiversidade e conservação como, por exemplo, diversidade animal; diversidade vegetal desde que relacionadas ao ambiente e meio ambiente; tipos de ambiente; importância dos elementos da natureza (água, solo e terra) para manutenção da biodiversidade; diversidade e características do reino animal; animais em extinção; preservação da fauna ou flora; relações do homem com o meio e com os animais; sustentabilidade e outros temas desde que baseados no currículo em vigência.

3.3 Categoria 3: Professor de Educação fundamental II ( sexto ao nono ano);

Nessa categoria serão aceitos trabalhos, experiências e ações que abordem o tema biodiversidade na perspectiva de pensaro conceito de biodiversidade na contemporaneidade implicando em ampliar o entendimento de que a diversidade de espécies, considerada em diferentes níveis de complexidade, habita em diferentes ambientes, mantém suas inter-relações de dependência e está inserida em um contexto evolutivo levando em consideração o papel fundamental do “homem” e da sociedade na preservação e manutenção da biodiversidade local.

3.4 Categoria 4: Professor de Ensino Médio;

Nessa categoria é possível inscrever experiências e projetos significativos e criativos de promoção e desenvolvimento do reconhecimento da Biodiversidade local, aplicados no ambiente escolar do município de Toledo ou que envolvam a comunidade escolar (alunos, professores, pais entre outros) e que abordem especificamente o tema Biodiversidade enfocando conceitos e importância.

3.5 Categoria 5: Pesquisador (Aluno e professor de graduação ou pós-graduação).

Nessa categoria serão aceitos experiências e trabalhos que abordem a Biodiversidade com inovação, sustentabilidade social como um sistema complexo de conhecimentos científicos e seus gerenciamentos que interagem num processo integrado e dinâmico envolvendo a diversidade de espécies atuais e extintas; as relações ecológicas estabelecidas entre essas espécies e os processos evolutivos pelos quais tais espécies têm sofrido transformações,

(3)

havendo como enfoque principal a biodiversidade e preservação local.

4. Cronograma

Inscrições: até 04/10/2017

Envio dos trabalhos: até 10/09/2017 Divulgação dos finalistas: 29/09/2017

Data da cerimônia de premiação: 06/10/2017 Inscrições e submissão dos

trabalhos: http://www.unioeste.br/eventos/IIcbcta Contato:premiobiodivercidadetoledo@gmail.com 5. Inscrições

5.1 Para concorrera a premiação será necessário submeter o trabalho em forma de resumo expandido conforme as normas pré-estabelecidas no edital do congresso no link http://www.unioeste.br/eventos/IIcbcta

5.2 Poderão concorrer ao prêmio os trabalhos mediante pagamento da inscrição do primeiro autor.

5.3 Poderão ser inscritos projetos realizados ou em andamento desde que apresentem resultados relevantes, que possam ser comprovados.

5.4 Serão desclassificados os projetos que não atenderem aos mencionados requisitos, assim como aqueles que ainda não foram desenvolvidos, ou seja, que sejam apenas propostas ainda não realizadas.

5.5 Caso a iniciativa seja composta por mais de um autor, o coletivo definirá um representante para inscrever a proposta, receber o prêmio e participar da cerimônia de premiação; caso o projeto seja selecionado.

5.6 Cada participante poderá concorrer com apenas um projeto devendo optar por uma categoria. Na hipótese de mais de um projeto inscrito ambos serão inabilitados.

6. Normas para submissão e apresentação de trabalhos

6.1 Os trabalhos deverão ser escritos de acordo com as normas para submissão estabelecidas pela comissão organizadora do evento, disponível em: <http://www.unioeste.br/eventos/IIcbcta>

(4)

6.2 Os trabalhos poderão ser apresentados na forma oral ou painel, conforme seleção no ato da inscrição.

6. Critérios de avaliação

6.1 Constituem os critérios para a seleção, classificação e premiação dos projetos inscritos:

a) clareza entre os objetivos e os resultados alcançados (de 0 a 5 pontos);

b) adequação do trabalho à faixa etária do público alvo (de 0 a 5 pontos);

c) pertinência da experiência desenvolvida para o alcance dos objetivos do Plano de Ação e Estratégia da Biodiversidade do Município de Toledo (https://www.toledo.pr.gov.br/pagina/plano-de-acao-e-estrategias-para-biodiversidade-de-toledo). (de 0 a 5 pontos);

d) criatividade, dinamismo da ação e protagonismo da experiência na comunidade (de 0 a 5 pontos);

e) Potencial de replicabilidade (de 0 a 5 pontos).

6.2 A pontuação máxima de cada relato de experiência será de 25 pontos. Em caso de empate terão prioridade os projetos com a maior pontuação nos itens “c”, “d” e “e” respectivamente. Permanecendo o empate, terá prioridade o projeto que comprovar maior tempo de atuação.

6.3 A Comissão julgadora será composta por profissionais atuantes nas áreas tema do premio representantes dos seguintes segmentos: Divisão de Educação Ambiental da ITAIPU Binacional, Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de ITAIPU, Secretarias Municipais de Educação pertencentes ao Coletivo Educador da Bacia do Paraná 3, Secretaria Municipal de Educação de Palotina, Secretaria Municipal de Foz do Iguaçu, Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand, Núcleo Regional de Educação de Cascavel e Conselho Municipal do Meio Ambiente de Toledo.

(5)

7.1 Serão premiados 1 (um) trabalho em cada uma das 5 categorias descritas no item 3, totalizando 5 premios.

7.2 O prêmio consistirá em R$ 1.000,00 (Hum mil reais), concedido ao primeiro autor do trabalho que obtiver maior pontuação na categoria a qual se inscreveu. O Valor total do prêmio, somando as 5 categorias é R$5.000,00.

7.3 Além do prêmio, os (cinco) trabalhos finalistas receberão título de menção honrosa e troféu.

8. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

8.1 Ficará a critério da Comissão de Seleção decidir pela não premiação de uma ou mais categorias, caso os critérios deste edital não sejam satisfatoriamente atendidos por nenhum dos trabalhos. 8.2 O Comitê Gestor não se responsabiliza pela apresentação de projetos que sejam cópias de outras experiências, sendo a autoria do projeto e veracidade das informações de responsabilidade exclusiva de seus proponentes, atendo-se a Comissão Julgadora à apreciação dos critérios deste Edital e da qualidade da experiência realizada.

8.3 A inscrição implica na prévia e integral concordância, por parte dos concorrentes, com as normas deste edital.

8.4 O não cumprimento de qualquer uma das normas deste edital e do regulamento acarretará na desclassificação da iniciativa do candidato

8.5 Aos proponentes são reservados o direito de publicar e divulgar, sempre que julgar oportuno, os trabalhos selecionados.

8.6 Não serão de responsabilidade do proponente do prêmio as eventuais infringências aos direitos autorais de terceiros.

8.7 Todos os participantes do prêmio BiodiverCIDADE terão seus nomes mencionados como fonte do material utilizado.

8.8 Os esclarecimentos e outras informações relativas ao presente Regulamento poderão ser solicitados por meio dos e-mail: premiotoledobiodivercidade@gmail.com

8.9 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do II Congresso Brasileiro de Ciencias e Tecnologias Ambientais.

Referências

Documentos relacionados

3º Lugar: 312 – Diferentes Métodos para Lançamento de Projéteis (nota 89,33) Instituição: UFSM – CAFW (Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio).

Consoante à citação acima, destaca-se mais uma vez a contraposição de Pascal em relação ao racionalismo hegemônico no século XVII, pois, enquanto os filósofos implicados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Aqui, inicio com o Colégio Marista Nossa Senhora da Conceição em Recife (2007-2010), onde trabalhei como professora. Lá, começou minha prática docente dando aulas de dança

Objeto: Contratação de Empresa Especializada no Fornecimento de Sacos de Lixo para atender aos serviços prestados pela SESP - Secretaria Municipal de Serviços Públicos, conforme

Dentre as considerações finais, é notório que, ao contrário dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da AA, para as experiências dos alunos da FAUUSP, tanto da disciplina AUP 177

dos resultados financeiros da Lindencorp no milhões e o Lucro Bruto foi garantindo a manutenção do patamar da Lucro Líquido totalizou R$ 75,1 milhões com Margem Líquida de

Dessa forma, a comunidade zooplanctônica apresentou composição e densidade típica para os ecossistemas amazônicos, com o domínio de taxa como Rotifera e