• Nenhum resultado encontrado

Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Cursos: Agronomia, Ciências Biológicas, Eng. Civil, Eng. Elétrica, Eng. Mecânica, Física, Matemática e

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Cursos: Agronomia, Ciências Biológicas, Eng. Civil, Eng. Elétrica, Eng. Mecânica, Física, Matemática e"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, MODALIDADE BACHARELADO DA UNESP – FACULDADE DE ENGENHARIA, CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA.

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Artigo 1º - O presente regulamento normatiza as atividades e os procedimentos relacionados ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no âmbito do Curso Ciências Biológicas, modalidade Bacharelado, da Universidade Estadual Paulista, na Faculdade de Engenharia, Câmpus de Ilha Solteira.

Artigo 2º - O Curso de Ciências Biológicas, da UNESP, na Faculdade de Engenharia, Câmpus de Ilha Solteira, foi implantado em 2002, estabelecido pela Resolução UNESP nº 28, de 24/05/2001, pub. no DOE, de 25/05/2001 e a modalidade Bacharelado teve suas atividades iniciadas em 2012, no período vespertino e noturno. O TCC é parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas, de acordo com suas Competências e Habilidades (Parecer CNE/CES nº 1.301/2001 aprovado em 06 de novembro de 2001).

Assim, o TCC tem como objetivo o treinamento em metodologia científica, sendo que o aluno poderá optar por realizá-lo na UNESP/Campus de Ilha Solteira ou em outra entidade pública ou privada, no país ou exterior, que desenvolva atividades de pesquisa. Artigo 3° - O TCC desenvolvido para a obtenção do título de Bacharel deverá ter como tema foco um estudo em Ciências Biológicas.

CAPÍTULO II DA DEFINIÇÃO

Artigo 4º - O treinamento em pesquisa oferecido aos discentes de graduação do Curso de Ciências Biológicas, modalidade Bacharelado, da UNESP/Câmpus de Ilha Solteira, tem por objetivos:

I - Formar profissionais com interesse e aptidão para atuar em pesquisa básica e aplicada, nas diferentes áreas das Ciências Biológicas e em educação, comprometidos com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliação do conhecimento e sua difusão;

II - Desenvolver o senso crítico e uma melhor visão sobre os problemas relacionados com as Ciências Biológicas, para o estabelecimento de relações entre ciência, tecnologia e sociedade, e aplicação da metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas relacionadas com o desenvolvimento de projetos, em diferentes contextos;

III - Garantir ao discente o aprofundamento de seus estudos em temática educacional de seu interesse, além de objetivar, ou ainda, despertar o interesse pela pesquisa, com base na articulação teórico-prática, pautada na ética, no planejamento, na organização e na redação do trabalho em moldes científicos, buscando ampliar os conhecimentos construídos ao longo do curso;

IV - Proporcionar o aprendizado em metodologia científica, por meio da obtenção, análise e interpretação de dados;

(4)

Artigo 5º - O treinamento em pesquisa será realizado pelo desenvolvimento de projeto de investigação científica ou Revisão Bibliográfica, que consistirá de trabalho original ou não, desenvolvido com metodologia de caráter experimental, cujos dados serão analisados de acordo com a área na qual o trabalho se insere, e discutidos, fornecendo as conclusões finais.

Artigo 6º - O TCC será julgado por Banca Examinadora e, se aprovado, resultará em 6 créditos na defesa.

CAPÍTULO III

DA COORDENAÇÃO DO TRABALHO

Artigo 7º - A coordenação do TCC, do curso de Ciências Biológicas, modalidade Bacharelado, será exercida pelo Conselho de Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UNESP/Campus de Ilha Solteira, no que se refere ao cumprimento das normas aprovadas.

CAPÍTULO IV DA ORIENTAÇÃO

Artigo 8°- A todo aluno do curso de Ciências Biológicas será garantida a orientação para o desenvolvimento de seu TCC, modalidade Bacharelado.

Artigo 9º - Cabe ao orientador: a) acompanhar o aluno durante todas as etapas de desenvolvimento do TCC, desde a elaboração do projeto, execução e redação, até a entrega da versão final; b) orientar o aluno quanto à entrega de documentos e cumprimento de prazos estipulados e, c) comunicar ao Conselho de Curso eventuais problemas relacionados à frequência do aluno, às atividades de orientação e ao seu desempenho na elaboração do TCC, se assim julgar necessário.

Artigo 10 - A Orientação de que trata o artigo anterior será exercida por Docentes ou Pesquisadores da UNESP/Câmpus de Ilha Solteira. Este deverá ser portador do título mínimo de Doutor.

§ 1º - O Orientador poderá ser auxiliado por um Co-Orientador, que poderá pertencer ao quadro de docentes da UNESP/Câmpus de Ilha Solteira ou ser profissional de outras Instituições, ou um Doutorando, ou um Pós-Doutorando ou um Jovem Pesquisador, convidado pelo Orientador e aceito pelo Conselho de Curso.

Artigo 11 - O desenvolvimento do TCC, para a modalidade Bacharelado, deverá durar, no mínimo 04 meses e no máximo 12 meses, a partir da data de protocolo, na Seção Técnica de Comunicações.

§ 1º- Em decorrência ao estabelecido no caput deste artigo, os alunos poderão iniciar o desenvolvimento do TCC, após 60% de créditos do curso concluídos.

§ 2º- Os alunos deverão defender o seu TCC, no período em que tiverem cursando a disciplina “Projetos Especiais em Biologia” ou após terem finalizado a mesma.

§ 3º- Os alunos do Curso de Ciências Biológicas que optarem por cursar uma segunda modalidade (Licenciatura) deverá desenvolver um TCC para cada modalidade.

(5)

CAPÍTULO IV DOS PROCEDIMENTOS

Artigo 12 - Anualmente será elaborado pelo Conselho de Curso, e divulgado no Calendário Escolar da UNESP/Câmpus de Ilha Solteira, o prazo máximo para a conclusão do TCC, para os alunos concluintes.

Artigo 13 - Caberá ao orientador providenciar as condições materiais para o desenvolvimento do trabalho. Tais condições envolvem a utilização de área física, material de consumo, equipamentos, mão de obra necessária e outros. Quando se fizer necessário, anexar parecer do Comitê de Ética.

Artigo 14 - O aluno, junto com seu orientador, deverá preencher os formulários (de Inscrição e do Plano de Pesquisa - Anexos I e II) a serem protocolados na Seção Técnica de Comunicações.

§ 1º - Na inscrição estabelecida no caput deste artigo, o aluno deverá manter uma cópia do protocolo consigo. O material protocolado será encaminhado, pela Seção Técnica de Comunicações para o Conselho do Departamento no qual o orientador esteja lotado.

CAPÍTULO V

DA CONDUÇÃO DO TRABALHO

Artigo 15 - A execução do TCC deverá, dentro dos limites estabelecidos pelas circunstâncias, ater-se ao Plano de Pesquisa proposto.

Artigo 16 - O aluno inscrito para o TCC deverá desenvolver integralmente o Plano de Pesquisa, submetendo-se às normas funcionais das escolas ou outros setores em que se desenvolverão suas atividades.

Artigo 17 - No caso da elaboração de um novo Plano de Pesquisa com o mesmo orientador ou outro do mesmo Departamento, deverá o aluno encaminhar as modificações do plano para ser aprovada pelo Conselho Departamental no qual o orientador esta lotado.

Artigo 18 - Caso o novo Plano de Pesquisa envolva a orientação de docente de outro Departamento, deverá ser anexada manifestação do Conselho Departamental referente ao plano original, deferindo seu cancelamento e novo protocolo deve ser aberto e submetido ao outro departamento.

Artigo 19 - Se, por algum motivo, o orientador vier a se afastar ou se desfizer de seu vínculo empregatício caberá ao discente indicar o substituto, comunicando o Conselho de Curso. Em caso de aprovação, se o novo orientador for de outro departamento, o Conselho Departamental referente ao plano original deverá ser avisado para deferir o cancelamento e novo protocolo deverá ser aberto e submetido ao departamento onde o novo orientador está lotado.

Artigo 20 - Tanto o orientador quanto o orientado têm direito de desistir do trabalho, em qualquer momento.

Parágrafo Único – O pedido de desistência deverá ser enviado, com exposição de motivos, ao Conselho de Curso, o qual se reserva o direito de aceitá-lo ou não e, em caso de aprovação, deverá comunicar ao Conselho Departamental.

(6)

CAPÍTULO VI

DA APRESENTAÇÃO, JULGAMENTO E ENTREGA DO TRABALHO

Artigo 21 - A apresentação do TCC realizado na UNESP/Câmpus de Ilha Solteira ocorrerá nas formas escrita, com apresentação textual da pesquisa desenvolvida, de acordo com o proposto nesse regulamento, ou ainda na forma de um artigo. Haverá exposição oral do trabalho e arguição pela banca examinadora.

§ 1º - A apresentação do trabalho na forma de artigo é opcional e juntamente com o trabalho deverão ser anexadas as normas da revista, que se busca a publicação.

§ 2º - A apresentação pública do trabalho de TCC deverá ser de no mínimo 20 (vinte) minutos e máximo de 40 (quarenta) minutos. Após um intervalo de 5 (cinco) minutos, haverá a arguição do Trabalho pelos examinadores. O tempo de arguição, será de até 15 (quinze) minutos para cada examinador, e até 15 (quinze) minutos o tempo para a resposta do(a) aluno(a) a cada examinador ou no caso de se optar pelo diálogo, o tempo conjunto entre examinador e aluno(a) será de no máximo 30 (trinta) minutos.

Artigo 22 – Antes da data da defesa do TCC ser marcada, o orientador deverá, por meio de um ofício, encaminhar os nomes dos membros da banca (02 titulares e 01 suplente) para ser aprovado pelo Departamento no qual o orientador está lotado (Anexo III). A partir deste momento, a data e horário de defesa devem ser escolhidos, de comum acordo com os membros da banca e comunicado ao Departamento. A defesa deve ocorrer no prazo hábil para cumprir o estipulado pelo Calendário Escolar da UNESP/Campus de Ilha Solteira. O TCC, redigido na forma final e encadernado com espiral, será entregue, pessoalmente, aos membros da banca, pelo aluno.

§ 1º - Deverá ser entregue uma cópia para cada membro (titulares e suplente) da banca, necessárias para o julgamento.

§ 2º - Os membros da Banca Examinadora deverão ter título mínimo de Mestre e a presidência da banca caberá ao Orientador e, na sua ausência, ao Co-orientador. Poderá ser permitido, na banca, membro sem a titulação mínima de Mestre, desde que esteja vinculado à Rede de Ensino Municipal, Estadual ou Privada.

§ 3º - É vedada a participação simultânea do Orientador e Co-orientador na banca examinadora.

§ 4º - Os membros da Banca Examinadora do TCC de que se trata o caput deste artigo receberão certificado de participação expedido pelo Departamento (Anexo IV).

Artigo 23 – No julgamento do TCC, a Banca Examinadora deverá avaliar a apresentação oral, escrita e a defesa do trabalho durante a arguição. O conceito final será APROVADO ou REPROVADO.

§ 1º - No caso de reprovação, o aluno, em comum acordo com seu orientador, deverá fazer as correções indicadas pela banca e marcar data para a nova defesa. Esta deverá ser realizada até o final do semestre subsequente.

§ 2º - O orientador deverá encaminhar um ofício ao Departamento sugerindo uma nova banca, seguindo as instruções do Artigo 22.

(7)

Examinadora (Anexo V), juntamente com o CD contendo uma cópia do TCC, em formato pdf e a autorização para divulgação no banco de TCC da UNESP, base Capelo (Anexo VI). Artigo 25 - O arquivo digital do TCC, na forma definitiva, obedecendo às normas estabelecidas neste Regulamento, com as correções efetuadas, deverão ser encaminhadas ao Departamento, dentro do prazo estabelecido pelo calendário escolar.

§ Único – A cópia deverá conter: - Capa padronizada (Anexo VII); - Página de rosto (Anexo VIII);

- Ficha catalográfica, no verso da página de rosto, elaborada pela Seção de Aquisição e Tratamento da Informação, do Serviço de Biblioteca e Documentação, da UNESP/Campus de Ilha Solteira.

Artigo 26 - O Conselho de Curso examinará a documentação sob o aspecto formal e, estando satisfeitas as exigências, transferirá para o Sistema Acadêmico o conceito final da defesa atribuído pela Banca Examinadora. O mesmo encaminhará à Seção Técnica de Graduação, o Expediente do aluno e a cópia do TCC em CD.

Artigo 27 – O Orientador e o Co-orientador ou Professor responsável receberão o Certificado, expedido pelo Conselho de Curso, referente à orientação ou Co-orientação do TCC desenvolvido.

CAPÍTULO VII

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 28 - Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho de Curso de Graduação em Ciências Biológicas.

Artigo 29 - O presente regulamento poderá ser modificado ou emendado pelo Conselho de Curso de Graduação em Ciências Biológicas, mediante manifestação da Congregação da UNESP/Câmpus de Ilha Solteira.

(8)

ANEXO I (MODELO)

FORMULÁRIO DE ENTREGA DO PLANO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O (A) Aluno (a): _______________________________________________________ código de matrícula: _________________________, regularmente matriculado(a) no Curso de Ciências Biológicas, modalidade _______________________, solicita de V.Sª inscrição do plano de trabalho de conclusão de curso intitulado: _____________________ ________________________________________________________________________, sob a orientação do(a) Prof.(ª) Dr.(ª):___________________________________________ do Departamento: __________________________________________________________ Unidade: _________________________________________________________________ Instituição: _______________________________________________________________ Endereço e telefone: ________________________________________________________ e co-orientação do(a) Prof.(ª) Dr.(ª): ___________________________________________ do Departamento: __________________________________________________________ Unidade: _________________________________________________________________ Instituição: _______________________________________________________________ Endereço e telefone: ________________________________________________________ Ilha Solteira-SP, _____ de _________________________ de 20____. __________________________________________

Assinatura (nome do(a) Aluno(a))

Ciente e de Acordo: _______________________________________ Orientador (nome do Orientador)

(9)

ANEXO II (MODELO)

PLANO DE PESQUISA (PROJETO + CRONOGRAMA)

PLANO DE PESQUISA (cerca de 5 páginas)

Nome do(a) Aluno(a): __________________________________________________ Registro Acadêmico: _______________________________________________________ Orientador(a): _____________________________________________________________ Co-Orientador(a): __________________________________________________________ TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO OBJETIVOS MATERIAL E MÉTODOS CRONOGRAMA DE ATIVIDADES REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Local, data e assinatura do(a) aluno(a): Local, data e assinatura do(a) Orientador(a):

Este Plano de Trabalho foi aprovado em reunião do Conselho do Departamento de _____________________________________________________________, da (Unidade) _______________________________________, (Instituição) ______________________ ___________________________________, em ____/___/______.

___________________________________________________ Chefe do Departamento

(10)

ANEXO III (MODELO) Banca

Ilha Solteira-SP, ___ de _____________ de _____. Prezado Professor(a)

Conforme aprovado no Conselho do Departamento de , vimos convidá-lo para compor a Banca Examinadora do trabalho de Conclusão de Curso em Bacharelado em Ciências

Biológicas do(a) Aluno(a) NOME DO(A) ALUNO(A), intitulado “Titulo do trabalho”.

A Banca Examinadora será composta pelos seguintes membros:

Titulares

1. NOME DO 1º EXAMINADOR (Orientador-Presidente) - nome do departamento em que está alocado 2. NOME DO 2º EXAMINADOR

- nome do departamento em que está alocado 3. NOME DO 3º EXAMINADOR

- nome do departamento em que está alocado

Suplentes

1. NOME DO SUPLENTE

- nome do departamento em que está alocado Atenciosamente,

Nome do chefe

Chefe do Departamento de XXX

Ilustríssimo Senhor(a)

Nome do membro convidado

(11)

ANEXO IV (MODELO)

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO COMO EXAMINADOR

A T E S T A D O

ATESTO, para os devidos fins, que

nome do orientador (Orientador- Presidente) nome do 2º examinador (2º Examinador) nome do 3º examinador (3º Examinador) participaram, como membros titulares, da Banca Examinadora do Trabalho de Graduação do aluno

nome do(a) aluno(a), intitulado:

“Título do trabalho”,

em ___/___/_____, na UNESP, Faculdade de Engenharia, Câmpus de Ilha Solteira.

Ilha Solteira-SP, ____de _____________ de _____.

Nome do Chefe

(12)

ANEXO V (MODELO)

ATA DE DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TÍTULO DO TRABALHO

NOME DO(A) ALUNO(A)

REGULAMENTO SOBRE A AVALIAÇÃO:

ARTIGO 25° - § 2º A apresentação pública do trabalho de TCC deverá ser de no mínimo 20 (vinte) minutos e máximo de 40 (quarenta) minutos. Após um intervalo de 5 (cinco) minutos, haverá a arguição do Trabalho pelos examinadores. O tempo de arguição, será de até 15 (quinze) minutos para cada examinador, e até 15 (quinze) minutos o tempo para a resposta do(a) aluno(a) a cada examinador ou no caso de se optar pelo diálogo, o tempo conjunto entre examinador e acadêmico(a) será de no máximo 30 (trinta) minutos.

ARTIGO 24° - No julgamento do TCC, a banca examinadora deverá avaliar a apresentação oral, escrita e a defesa do trabalho durante a arguição. O conceito final será APROVADO ou REPROVADO. COMISSÃO EXAMINADORA 1o EXAMINADOR (Orientador-Presidente) Nome: ..._____________________________________ 2o EXAMINADOR Nome: ..._____________________________________ 3o EXAMINADOR Nome: ..._____________________________________ CONCEITO APROVADO REPROVADO Ilha Solteira-SP, ____ de ________________ de _____.

(13)

ANEXO VI (MODELO): Autorização CAPELO

(14)

ANEXO VII (MODELO) : CAPA PADRONIZADA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA

CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA

TÍTULO

Nome do aluno(a)

Ilha Solteira - SP Mês, ano

(15)

ANEXO VIII (MODELO): PÁGINA DE ROSTO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA

CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA

TÍTULO

Nome do aluno(a) Nome do orientador Nome do Co-orientador

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Engenharia, Câmpus de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, como parte das exigências para obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas.

Ilha Solteira - SP Mês, ano

(16)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, MODALIDADE LICENCIATURA DA UNESP – FACULDADE DE ENGENHARIA, CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA.

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Artigo 1º - O presente regulamento normatiza as atividades e os procedimentos relacionados ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no âmbito do Curso Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, da Universidade Estadual Paulista, na Faculdade de Engenharia, Câmpus de Ilha Solteira.

Artigo 2º - O Curso de Ciências Biológicas, da UNESP, na Faculdade de Engenharia, Câmpus de Ilha Solteira, foi implantado em 2002, oferecendo a modalidade Licenciatura noturno, estabelecida pela Resolução UNESP nº 28, de 24/05/2001, pub. no DOE, de 25/05/2001. O TCC é parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Licenciado em Ciências Biológicas. De acordo com suas Competências e Habilidades (Parecer CNE/CES nº1.301/2001 aprovado em 06 de novembro de 2001).

Assim, o TCC tem como objetivo o treinamento em metodologia científica, sendo que o aluno poderá optar por realizá-lo na UNESP/Campus de Ilha Solteira ou em outra entidade pública ou privada, no país ou exterior, que desenvolva atividades de pesquisa em educação.

Artigo 3° - O TCC desenvolvido para a obtenção do título de Licenciado deverá ter como tema foco a Educação em Biologia ou Ciências e/ou Contextos Educacionais.

CAPÍTULO II DA DEFINIÇÃO

Artigo 4º - O treinamento em pesquisa oferecido aos alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, da UNESP/Câmpus de Ilha Solteira, tem por objetivos:

I- Formar profissional apto para atuar na docência de Ciências e Biologia no ensino fundamental, médio e superior, e em atividades correlatas à docência relativas ao ensino formal e informal, conforme orientação do Diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior - SESu/MEC.

II - Formar profissionais com interesse e aptidão para atuar em pesquisa básica e aplicada, nas diferentes áreas das Ciências Biológicas e em educação, comprometidos com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliação do conhecimento e sua difusão;

III - Desenvolver o senso crítico e uma melhor visão sobre os problemas relacionados com as Ciências Biológicas, para o estabelecimento de relações entre ciência, tecnologia e sociedade, e aplicação da metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas relacionadas com o desenvolvimento de projetos, em diferentes contextos;

(17)

do trabalho em moldes científicos, buscando ampliar os conhecimentos construídos ao longo do curso;

V - Proporcionar o aprendizado em metodologia científica, por meio da obtenção, análise e interpretação de dados;

Artigo 5º - O treinamento em pesquisa será realizado pelo desenvolvimento de projeto de investigação científica ou Revisão Bibliográfica, que consistirá de trabalho original ou não, desenvolvido com metodologia de caráter experimental, cujos dados serão analisados de acordo com a área na qual o trabalho se insere, e discutidos, fornecendo as conclusões finais.

Artigo 6º - O TCC será julgado por Banca Examinadora e, se aprovado, resultará em 6 créditos na defesa.

CAPÍTULO III

DA COORDENAÇÃO DO TRABALHO

Artigo 7º - A coordenação do TCC, do curso de Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, será exercida pelo Conselho de Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UNESP/Campus de Ilha Solteira, no que se refere ao cumprimento das normas aprovadas.

CAPÍTULO IV DA ORIENTAÇÃO

Artigo 8°- A todo aluno do curso de Ciências Biológicas será garantida a orientação para o desenvolvimento de seu TCC, modalidade Licenciatura.

Artigo 9º - Cabe ao orientador: a) acompanhar o aluno durante todas as etapas de desenvolvimento do TCC, desde a elaboração do projeto, execução e redação, até a entrega da versão final; b) orientar o aluno quanto à entrega de documentos e cumprimento de prazos estipulados e, c) comunicar ao Conselho de Curso eventuais problemas relacionados à frequência do aluno às atividades de orientação e ao seu desempenho na elaboração do TCC, se assim julgar necessário.

Artigo 10 - A Orientação de que trata o artigo anterior será exercida por Docentes ou Pesquisadores da UNESP/Campus de Ilha Solteira. Este deverá ser portador do título mínimo de Doutor.

§ 1º - O Orientador poderá ser auxiliado por um Co-Orientador, que poderá pertencer ao quadro de docentes da UNESP/Campus de Ilha Solteira ou ser profissional de outras Instituições, ou um Doutorando, ou um Pós-Doutorando ou um Jovem Pesquisador, convidado pelo Orientador e aceito pelo Conselho de Curso.

Artigo 11 - O desenvolvimento do TCC, para a modalidade Licenciatura, deverá durar, no mínimo 04 meses e no máximo 12 meses, a partir da data de protocolo, na Seção Técnica de Comunicações.

§ 1º- Em decorrência ao estabelecido no caput deste artigo, os alunos poderão iniciar o desenvolvimento do TCC, após 60% de créditos do curso concluídos.

(18)

§ 2º- Os alunos deverão defender o seu TCC, no período em que tiverem cursando a disciplina “Projetos Especiais em Educação” ou após terem finalizado a mesma.

§ 3º- Os alunos do curso de Ciências Biológicas que optarem por cursar uma segunda modalidade (Bacharelado), deverão desenvolver um TCC para cada modalidade.

CAPÍTULO IV DOS PROCEDIMENTOS

Artigo 12 - Anualmente será elaborado pelo Conselho de Curso, e divulgado no Calendário Escolar da UNESP/Câmpus de Ilha Solteira, o prazo máximo para a conclusão do TCC, para os alunos concluintes.

Artigo 13 - Caberá ao orientador providenciar as condições materiais para o desenvolvimento do trabalho. Tais condições envolvem a utilização de área física, material de consumo, equipamentos, mão de obra necessária e outros. Quando se fizer necessário, anexar parecer do Comitê de Ética.

Artigo 14 - O aluno, junto com seu orientador, deverá preencher os formulários (de Inscrição e do Plano de Pesquisa - Anexos I e II) a serem protocolados na Seção Técnica de Comunicações.

§ 1º - Na inscrição estabelecida no caput deste artigo, o aluno deverá manter uma cópia do protocolo consigo. O material protocolado será encaminhado, pela Seção Técnica de Comunicações, para o Conselho do Departamento no qual o orientador esteja lotado.

CAPÍTULO V

DA CONDUÇÃO DO TRABALHO

Artigo 15 - A execução do TCC deverá, dentro dos limites estabelecidos pelas circunstâncias, ater-se ao Plano de Pesquisa proposto.

Artigo 16 - O aluno inscrito para o TCC deverá desenvolver integralmente o Plano de Pesquisa, submetendo-se às normas funcionais das escolas ou outros setores em que se desenvolverão suas atividades.

Artigo 17 - No caso da elaboração de um novo Plano de Pesquisa com o mesmo orientador ou outro do mesmo Departamento, deverá o aluno encaminhar as modificações do plano para ser aprovada pelo Conselho Departamental no qual o orientador esta lotado.

Artigo 18 - Caso o novo Plano de Pesquisa envolva a orientação de docente de outro Departamento, deverá ser anexada manifestação do Conselho Departamental referente ao plano original, deferindo seu cancelamento e novo protocolo deve ser aberto e submetido ao outro departamento.

Artigo 19 - Se, por algum motivo, o orientador vier a se afastar ou se desfizer de seu vínculo empregatício caberá ao aluno indicar o substituto, comunicando o Conselho de Curso. Em caso de aprovação, se o novo orientador for de outro departamento, o Conselho Departamental referente ao plano original deverá ser avisado para deferir o cancelamento e

(19)

Artigo 20 - Tanto o orientador quanto o orientado têm direito de desistir do trabalho, em qualquer momento.

§ Único – O pedido de desistência deverá ser enviado, com exposição de motivos, ao Conselho de Curso, o qual se reserva o direito de aceitá-lo ou não e, em caso de aprovação, deverá comunicar ao Conselho Departamental.

CAPÍTULO VI

DA APRESENTAÇÃO, JULGAMENTO E ENTREGA DO TRABALHO

Artigo 21 - A apresentação do TCC realizado na UNESP/Câmpus de Ilha Solteira ocorrerá nas formas escrita, com apresentação textual da pesquisa desenvolvida, de acordo com o proposto nesse regulamento, ou ainda na forma de um artigo. Haverá exposição oral do trabalho e arguição pela Banca Examinadora.

§ 1º - A apresentação do trabalho na forma de artigo é opcional e juntamente com o trabalho deverão ser anexadas as normas da revista, que se busca a publicação.

§ 2º - A apresentação pública do trabalho de TCC deverá ser de no mínimo 20 (vinte) minutos e máximo de 40 (quarenta) minutos. Após um intervalo de 5 (cinco) minutos, haverá a arguição do Trabalho pelos examinadores. O tempo de arguição, será de até 15 (quinze) minutos para cada examinador, e até 15 (quinze) minutos o tempo para a resposta do(a) aluno(a) a cada examinador ou no caso de se optar pelo diálogo, o tempo conjunto entre examinador e aluno(a) será de no máximo 30 (trinta) minutos.

Artigo 22 – Antes da data da defesa do TCC ser marcada, o orientador deverá, por meio de um ofício, encaminhar os nomes dos membros da banca (02 titulares e 01 suplente) para ser aprovado pelo Departamento no qual o orientador está lotado (Anexo III). A partir deste momento, a data e horário de defesa devem ser escolhidos, de comum acordo com os membros da banca e comunicado ao Departamento. A defesa deve ocorrer no prazo hábil para cumprir o estipulado pelo Calendário Escolar da UNESP/Campus de Ilha Solteira. O TCC, redigido na forma final e encadernado com espiral, será entregue, pessoalmente, aos membros da banca, pelo aluno.

§ 1º - Deverá ser entregue uma cópia para cada membro (titulares e suplente) da Banca Examinadora, necessárias para o julgamento.

§ 2º - Os membros da Banca Examinadora deverão ter título mínimo de Mestre e a presidência da banca caberá ao Orientador e, na sua ausência, ao Co-orientador. Poderá ser permitido, na banca, membro sem a titulação mínima de Mestre, desde que esteja vinculado à Rede de Ensino Municipal, Estadual ou Privada.

§ 3º - É vedada a participação simultânea do Orientador e Co-orientador na Banca Examinadora.

§ 4º - Os membros da Banca Examinadora do TCC de que se trata o caput deste artigo receberão certificado de participação expedido pelo Departamento (Anexo IV).

Artigo 23 – No julgamento do TCC, a Banca Examinadora deverá avaliar a apresentação oral, escrita e a defesa do trabalho durante a arguição. O conceito final será APROVADO ou REPROVADO.

§ 1º - No caso de reprovação, o aluno, em comum acordo com seu orientador, deverá fazer as correções indicadas pela Banca e marcar data para a nova defesa. Esta deverá ser realizada até o final do semestre subsequente.

(20)

§ 2º - O orientador deverá encaminhar um ofício ao Departamento sugerindo uma nova banca, seguindo as instruções do Artigo 22.

Artigo 24 - Caso haja alteração do título do Trabalho durante o julgamento, o orientador deverá comunicar pessoalmente o Departamento. Este deverá encaminhar ao Conselho de Curso a Ata de Defesa do TCC, com o resultado do julgamento atribuído pela banca Examinadora (Anexo V), juntamente com o CD contento uma cópia do TCC, em formato pdf e a autorização para divulgação no banco de TCC da UNESP, base Capelo (Anexo VI). Artigo 25 - O arquivo digital do TCC, na forma definitiva, obedecendo às normas estabelecidas neste Regulamento, com as correções efetuadas, deverão ser encaminhadas ao Departamento, dentro do prazo estabelecido pelo calendário escolar.

Parágrafo Único – A cópia deverá conter: - Capa padronizada (Anexo VII);

- Página de rosto (Anexo VIII);

- Ficha catalográfica, no verso da página de rosto, elaborada pela Seção de Aquisição e Tratamento da Informação, do Serviço de Biblioteca e Documentação, da UNESP/Câmpus de Ilha Solteira.

Artigo 26 - O Conselho de Curso examinará a documentação sob o aspecto formal e, estando satisfeitas as exigências, transferirá para o Sistema Acadêmico o conceito final da defesa atribuído pela Banca Examinadora. O mesmo encaminhará à Seção Técnica de Graduação, o Expediente do Aluno e a cópia do TCC em CD.

Artigo 27 – O Orientador e o Co-orientador ou Professor responsável receberão o Certificado, expedido pelo Conselho de Curso, referente à orientação ou Co-orientação do TCC desenvolvido.

CAPÍTULO VII

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 28 - Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho de Curso de Graduação em Ciências Biológicas.

Artigo 29 - O presente regulamento poderá ser modificado ou emendado pelo Conselho de Curso de Graduação em Ciências Biológicas, mediante manifestação da Congregação da UNESP/Câmpus de Ilha Solteira.

(21)

ANEXO I (MODELO)

FORMULÁRIO DE ENTREGA DO PLANO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O (A) Aluno(a): _______________________________________________________ código de matrícula: _________________________, regularmente matriculado(a) no Curso de Ciências Biológicas, modalidade _______________________, solicita de V.Sª inscrição do plano de trabalho de conclusão de curso intitulado: _____________________ ________________________________________________________________________, sob a orientação do(a) Prof.(ª) Dr.(ª):___________________________________________ do Departamento: __________________________________________________________ Unidade: _________________________________________________________________ Instituição: _______________________________________________________________ Endereço e telefone: ________________________________________________________ e co-orientação do(a) Prof.(ª) Dr.(ª): ___________________________________________ do Departamento: __________________________________________________________ Unidade: _________________________________________________________________ Instituição: _______________________________________________________________ Endereço e telefone: ________________________________________________________ Ilha Solteira-SP, _____ de _________________________ de 20____. __________________________________________

Assinatura (nome do(a) Aluno(a))

Ciente e de Acordo: _______________________________________ Orientador (nome do Orientador)

(22)

ANEXO II (MODELO)

PLANO DE PESQUISA (PROJETO + CRONOGRAMA)

PLANO DE PESQUISA (cerca de 5 páginas)

Nome do(a) Aluno(a): __________________________________________________ Registro Acadêmico: _______________________________________________________ Orientador(a): _____________________________________________________________ Co-Orientador(a): __________________________________________________________ TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO OBJETIVOS MATERIAL E MÉTODOS CRONOGRAMA DE ATIVIDADES REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Local, data e assinatura do(a) aluno(a): Local, data e assinatura do(a) Orientador(a):

Este Plano de Trabalho foi aprovado em reunião do Conselho do Departamento de _____________________________________________________________, da (Unidade) _______________________________________, (Instituição) ______________________ ___________________________________, em ____/___/______.

(23)

ANEXO III (MODELO) Banca

Ilha Solteira-SP, ___ de _____________ de _____. Prezado Professor(a)

Conforme aprovado no Conselho do Departamento de, vimos convidá-lo para compor a Banca Examinadora do trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Ciências

Biológicas do(a) Acadêmico(a) NOME DO(A) ACADÊMICO(A), intitulado “Titulo do trabalho”.

A Comissão Examinadora será composta pelos seguintes membros: 1. NOME DO 1º EXAMINADOR (Orientador-Presidente)

- nome do departamento em que está alocado 2. NOME DO 2º EXAMINADOR

- nome do departamento em que está alocado 3. NOME DO 3º EXAMINADOR

- nome do departamento em que está alocado

Atenciosamente,

Nome do chefe

Chefe do Departamento de XXX

Ilustríssimo Senhor(a)

Nome do membro convidado

(24)

ANEXO IV (MODELO)

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO COMO EXAMINADOR

A T E S T A D O

ATESTO, para os devidos fins, que

nome do orientador (Orientador- Presidente) nome do 2º examinador (2º Examinador) nome do 3º examinador (3º Examinador) participaram, como membros titulares, da banca examinadora do Trabalho de Graduação da aluno

nome do(a) acadêmico(a), intitulado:

“Título do trabalho”,

em ___/___/_____, na UNESP, Faculdade de Engenharia, Câmpus de Ilha Solteira.

Ilha Solteira-SP, ____de _____________ de _____.

Nome do Chefe

(25)

ANEXO V (MODELO)

ATA DE DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TÍTULO DO TRABALHO

NOME DO(A) ALUNO(A)

REGULAMENTO SOBRE A AVALIAÇÃO:

ARTIGO 25° - § 2º A apresentação pública do trabalho de TCC deverá ser de no mínimo 20 (vinte) minutos e máximo de 40 (quarenta) minutos. Após um intervalo de 5 (cinco) minutos, haverá a arguição do Trabalho pelos examinadores. O tempo de arguição, será de até 15 (quinze) minutos para cada examinador, e até 15 (quinze) minutos o tempo para a resposta do(a) acadêmico(a) a cada examinador ou no caso de se optar pelo diálogo, o tempo conjunto entre examinador e acadêmico(a) será de no máximo 30 (trinta) minutos.

ARTIGO 24° - No julgamento do TCC, a banca examinadora deverá avaliar a apresentação oral, escrita e a defesa do trabalho durante a arguição. O conceito final será APROVADO ou REPROVADO. COMISSÃO EXAMINADORA 1o EXAMINADOR (Orientador-Presidente) Nome: ..._____________________________________ 2o EXAMINADOR Nome: ..._____________________________________ 3o EXAMINADOR Nome: ..._____________________________________ CONCEITO APROVADO REPROVADO Ilha Solteira-SP, ____ de ________________ de _____.

(26)

ANEXO VI (MODELO) Autorização CAPELO

(27)

ANEXO VII (MODELO) : CAPA PADRONIZADA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA

CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA

TÍTULO

Nome do aluno(a)

Ilha Solteira - SP Mês, ano

(28)

ANEXO VIII (MODELO): PÁGINA DE ROSTO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA

CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA

TÍTULO

Nome do aluno(a) Nome do orientador Nome do Co-orientador

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Engenharia, Câmpus de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, como parte das exigências para obtenção do título de Licenciado em Ciências Biológicas.

(29)

Referências

Documentos relacionados

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

No experimento 2, os resultados antes da aplicação sequencial (B) não foram eficientes no controle do capim-amargoso, entretanto aos 35 dias após aplicação B, os tratamentos

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Após finalizar o cadastro do último usuário, passe o cartão ENROLL DUAS VEZES para sair do modo de cadastramento.. Passe o Cartão Enroll DUAS VEZES para finalizar o

Por- tanto, falar de heresias também nos remete a pensar sobre as transformações que ocorri- am na sociedade medieval no Ocidente cristão nesse período, e as estratégias

c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência

Segundo Terra (2011), a internet tem se tornado um meio significativo para elas se mostrarem transparentes, podendo fazer divulgação e também construir sua