• Nenhum resultado encontrado

ptisp SERVIÇOS DE INTERNET. manual da marca. versão 1.0

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ptisp SERVIÇOS DE INTERNET. manual da marca. versão 1.0"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

manual da marca

versão 1.0

pt

isp

(2)

Este documento pretende fornecer informação detalhada para a utilização correta da marca, especificações e exemplos de aplicações sobre como a identidade da marca PTisp se implementa.

É indispensável a colaboração de todos no cumprimento e aplicação destas normas, de modo a assegurar uma identidade visual coerente e uniforme.

1.1. símbolo 1.2. logotipo 1. a marca 2. identidade 2.1. versões 2.2. áreas de proteção 2.3. dimensão mínima 2.4. proteção da marca 2.5. aplicações sobre fundos

3. cor 3.1. paleta principal 3.2. paleta secundária 4. tipografia 4.1. família tipográfica 4.2. fonte 4.3. fonte e aplicação 4.4. maiúsculas mínúsculas 4.5. assinatura 5. aplicações glossário ficha técnica 5.1. vestuário 5.2. objetos 5.3. arte final

(3)

a marca

1.

As marcas de sucesso gerem a sua imagem de forma eficaz através de um conhecimento profundo sobre os seus valores e o caráter que estes veiculam. Na diferença econtramos a distinção por apresentar soluções adaptadas a todos os investimentos ligados aos serviços de internet. Atentos ao progresso das técnicas e estando na vanguarda das ofertas que disponibilizamos, apresentamos quase a totalidade dos servços de internet que você possa desejar.

Na essencia da PTisp estão três valores principais: Inovação, Escalabilidade e Compromiso. Estas caracteristicas ajudam a dar forma à marca e orienta-nos na forma de comunicar.

(4)

símbolo

boomerang

1.1.

Enquanto empresa dinâmica, na vanguarda do setor dos serviços de internet, a PTisp é possuidor de um símbolo igualmente ágil, como principal representação visual da marca.

A PTisp adotou o símbolo de um boomerang como expressão da marca.

(5)

1.2.

logotipo

assinatura

O logotipo é constituido pelo símbolo, o nome e a assinatura numa relação fixa, como aqui se exemplifica.

A símbolo consiste no “boomerang”, o nome e a assinatura são constituídos por um grupo de letras da mesma família, formando respectivamente as palavras “PTisp” e “Serviços de Internet”.

Para garantir a consistência visual, o logotipo não deverá nunca ser redesenhado ou de alguma forma modificado. O logotipo terá de ser sempre reproduzido a partir da arte final original.

nome logotipo

símbolo

pt

isp

(6)

2.

identidade

Este capítulo define um conjunto de regras e recomendações que garantem a correta implementação dos elementos básicos da marca. Conhecer a marca é o ponto de partida para a correta aplicação e entendimeto do espírito e da integridade da PTisp.

(7)

versões

Sempre que possível, é recomendado a utilização do logotipo PTisp na sua versão principal policromática. No entanto, algumas técnicas de reprodução ou aplicações podem requerer outras versões da marca.

Para reforçar o peso e a visibilidade da marca PTisp, deve ser aplicada, sempre que possível, a versão a cores.

Na impossibilidade de reproduzir o logotipo a cores, existem as versões a preto e branco e de alto contraste. Estas versões devem ser aplicadas quando existam limitações no uso de cor, ou quando a técnica de reprodução o exija, salvaguardando sempre a melhor leitura do logotipo.

Nota: as versões monocromáticas do logotipo PTisp devem ser sempre utilizadas em fundo preto ou branco, e nunca em fundos de cor.

Policromática PRINCIPAL positivo/negativo Preto e branco SECUNDÁRIA positivo/negativo Alto contraste EXCEÇÃO positivo/negativo 2.1.

(8)

O ‘ X ’ representa a altura do nome PTisp, do topo do “i” à base do “p”.

Esta unidade de medida é utilizada para determinar a área de proteção da marca.

área de

proteção

logotipo exemplo 1

logotipo exemplo 2

logotipo com descritivo

O logotipo PTisp necessita de espaço generoso para aumentar a sua visibilidade e tonificar a sua credibilidade.

Para preservar a boa leitura do logotipo PTisp foi definida uma àrea de segurança à sua volta. Esta área tem como referência a medida “X”, que corresponde à altura do nome “PTisp”.

O espaço livre mínimo ilustrado aplica-se a todas as versões da marca e destina-se a proteger o logotipo de qualquer outro elemento que esteja próximo e possa impedir ou influenciar a sua boa leitura e visibilidade.

x x x x x x x x x x x x x x x x x x 2.2.

(9)

dimensões para impressão

dimensões para suporte digital

Nota : a dimensão mínima em píxeis da altura do nome é de 15px. Ajustar o logotipo com esta referência.

dimensão mínima para aplicação do logotipo. Em aplicações de dimensão inferior utilizar apenas o nome.

dimensão

mínima

A altura (H) do logotipo PTisp é utilizada como referencia de dimensão em impressão ou numa aplicação digital.

A dimensão mínima do logotipo em impressão é definida pela altura de 8mm do nome PTisp. Para dimensões inferiores, a forma principal do logotipo é substituida pelo nome PTisp apenas. A altura mínima do nome é de 4mm.

Numa aplicação digital, o nome nunca pode ter uma altura inferior a 15px, esteja integrado no símbolo ou aplicado isoladamente.

H 12 mm H 10 mm H 8 mm H 6 mm H 15 px H 4 mm 2.3.

(10)

não é permitido alterar as cores do logotipo.

proteção

da marca

O logotipo PTisp é o primeiro ponto de contacto da marca com as pessoas, parceiros e clientes. Procuramos por isso, manter uma abordagem coerente e consistente na representação e aplicação da nossa imagem. Para além, de ser necessário respeitar as orientações dadas nas páginas anteriores, apresentamos diversos exemplos de aplicações não permitidas do logotipo PTisp.

não é permitido substituir o tipo de fonte.

não é permitido redimensionar/mudar a posição dos elementos pertencentes ao logotipo.

não é permitido utilizar o nome isoladamente em dimensões superiores a 6mm. não é permitido rodar ou utilizar a logotipo na vertical.

não é permitido utilizar o logotipo como elemento integrante de um texto. marca registada da... não é permitido apagar elementos que integram o logotipo. não é permitido aplicar efeitos nas cores do nome, como por exemplo degrady. 2.4.

(11)

não é permitido utilizar o nome com ou como outline.

proteção

da marca

É muito importante que a marca PTisp mantenha a sua integridade em qualquer suporte utilizado.

Por isso, representam-se nesta como na página anterior alguns alertas para as incorrecções mais frequentes. Este enunciado não pretende abranger todas as possibilidades de má utilização.

não é permitido usar o logotipo em versão monocromática a preto e branco sobre fundos de cor. não é permitido aplicar molduras ao logotipo. não é permitido aplicar o logotipo sobre fundo de cor semelhante. não é permitido colocar o logotipo sobre fundos com texturas. não é permitido utilizar sombreados para dar realce ao logotipo.

(12)

versão principal do logotipo policromático sobre fundo em planos claros. versão secundária do logotipo policromático sobre fundo em planos escuros.

aplicação sobre fundos

A grelha a cima apresenta os tons claros e escuros dos fundos onde é permitido aplicar a versão principal do logotipo PTisp. O princípio básico será manter a integridade cromática em situações com o máximo contraste possível.

Em situações excepcionais, quando não for possível aplicar o logotipo PTisp nas versões anteriores indicadas devem ser respeitadas as regras aqui definidas. O logotipo quando aplicado em fundos com estes tons, deve ser representado como mostra a grelha a cima.

(13)

zona proibida fundo escuro fundo claro

aplicação sobre fundos

Num fundo fotográfico, como a imagem a cima exemplifica, também deve ser mantida a integridade cromática com o máximo contraste possível. As áreas com fundos quentes que possam causar má perceção do logotipo ou impedir a sua legibilidade, devem ser evitadas. Reproduzir o logotipo sobre fundos que não sejam lisos, a sua colocação deve recair sobre as áreas da imagem que possibilitem uma boa leitura, utilizando a versão preto e branco do logotipo caso necessário.

(14)

cor

A paleta de cor PTisp é um elemento importante e expressivo do sistema de identidade. O azul é cor de eleição, reflete a frescura e suavidade para uma imagem limpa e sempre renovada.

A reprodução do logotipo PTisp deve seguir, sem excepção, as indicações apresentadas a seguir.

(15)

paleta principal

A paleta de cor principal deriva do logotipo PTisp. As seguintes matizes foram cuidadosamente selecionadas de modo a manter a integridade da marca.

A reprodução do logotipo PTisp a cores deve seguir, sem excepção, as indicações apresentadas. Sempre que possível deve ser utilizado sobre fundo branco de modo a garantir a sua máxima legibilidade.

PANTONE (PMS)

solid coated 3035 C

cor utilizado no “pt” do nome no logotipo

cor utilizado no “isp” do nome no logotipo

cor utilizado na assinatura no logotipo

cor degrady utilizado no símbolo no logotipo 3,93 85,96 Cores CMYK C:100% M:17% Y:0% K:51% Cores RGB | Hexachrome R:0 G:89 B:132 | # 005984 PANTONE (PMS) solid coated 298 C Cores CMYK C:69% M:7% Y:0% K:0% Cores RGB | Hexachrome R:19 G:181 B:234 | # 13B5EA PANTONE (PMS) solid coated 308 C Cores CMYK C:100% M:5% Y:0% K:47% Cores RGB | Hexachrome R:0 G:104 B:146 | # 006892 3.1.

(16)

paleta secundária

A paleta de cor secundária deriva do logotipo PTisp. As seguintes matizes foram cuidadosamente selecionadas de modo a manter a integridade da marca.

A reprodução do logotipo PTisp a preto e branco deve seguir, sem excepção, as indicações apresentadas. Sempre que possível deve ser utilizado sobre fundo branco de modo a garantir a sua máxima legibilidade.

Cores PANTONE solid coated black C

cor utilizado no “pt” do nome no logotipo

cor utilizado no “isp” do nome no logotipo

cor utilizado na assinatura no logotipo

azul degrady utilizado no símbolo no logotipo 3,93 85,96 Cores CMYK C:0% M:13% Y:49% K:93 % Cores RGB | Hexachrome R:38 G:28 B:2 | # 261C02 Cores PANTONE solid coated 421 C Cores CMYK C:69% M:7% Y:0% K:0% Cores RGB | Hexachrome R:19 G:181 B:234 | # 13B5EA Cores PANTONE solid coated 425 C Cores CMYK C:100% M:5% Y:0% K:47% Cores RGB | Hexachrome R:0 G:104 B:146 | # 006892 3.2.

(17)

tipografia

O tipo de letra que utilizamos na nossa comunicação é distinta e inovadora quanto a própria PTisp.

A sua correta utilização são extremamente importantes para uma representação consistente da marca PTisp.

(18)

família

tipográfica

A tipografia oficial faz parte da identidade, e deve ser sempre respeitada para que todo o material de comunicação seja coerente. Na comunicação externa - publicidade, publicações, entre outros - utilizar a tipografia aqui representada.

A fonte utilizada no logotipo PTisp é a “Flama”. Esta segue os prencípios de singularidade, simplicidade e modernidade, para além de ter uma boa legibilidade e suportar bem reduções. Deve ser utilizada em todos os suportes que integrem o logo PTisp.

afg

319

@*

AFG

(19)

FLAMA LIGHT REGULAR

fonte

Criada em 2001, a marca PTisp, nasceu pela mão da Empresa Almouroltec, Lda para identificar a actividade da empresa.

abc ABC 123

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

&#€$¢£ƒ¥0123456789¹²³

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

§¶†‡*%‰\/⁄ªªº№®©™¿?¡!.,:;•

@{}[]()—–-·‹«»›¦|_…„‚‘’“‘“”

ΣΠ¤−+×÷=^<>~¬ℓ°

fffiffiflffl_`@?>=<;:

àáâãäåāăąææçćĉċčďđèéêëẽēĕėęěĝğġģĥħìíîïıĩīĭįĵķ

łĺļľñńņňòóôõöōŏőøoeoeŕŗřšśŝşšșßţťŧùúûüũūŭůűų

ŵẁẃẅýỳÿyžðþ

ÀÁÂÃÄÅĂĄÆÆÇĆĈĊČĎÐÈÉÊËẼĒĔĖĘĚĜĞĠĢĤĦÌ

ÍÎÏĪĬĮİĴĶŁĹĻĽĿÑŃŅŇÒÓÔÕÖŌŎŐØOEŔŖŘŠŚŜŞȘŢŤ

ŦÙÚÛÜŨŪŬŮŰŲŴẀẂẄÝỲŸYŽÐÞ

FLAMA LIGHT ITALIC

abc ABC 123

FLAMA BLACK REGULAR

abc ABC 123

FLAMA BLACK ITALIC

abc ABC 123

FLAMA BOOK REGULAR

abc ABC 123

FLAMA BOOK ITALIC

Flama light regular

Criada em 2001, a marca PTisp, nasceu pela mão da Empresa Almouroltec, Lda para identificar a actividade da empresa.

Flama book regular

Criada em 2001, a marca PTisp, nasceu pela mão da Empresa Almouroltec, Lda para identificar a actividade da empresa.

Flama book italic

Criada em 2001, a marca PTisp, nasceu pela mão da Empresa Almouroltec, Lda para identificar a actividade da empresa.

Flama light italic

Criada em 2001, a marca PTisp, nasceu pela mão da Empresa Almouroltec, Lda para identificar a actividade da empresa.

Flama black regular

Criada em 2001, a marca PTisp, nasceu pela mão da Empresa Almouroltec, Lda para identificar a actividade da empresa.

Flama black italic

abc ABC 123

(20)

Selecionada a pensar na utilização como tipo de letra robusto, e como tal poderá ser utilizada em título, texto regular ou em legendas. A PTisp recomenda para texto regular 9 pontos no corpo de letra, com 15 pontos de entrelinha.

Texto

Apesar da PTisp poder ser utilizada em maiúsculas para legendas de pequena dimensão, como previamente referido, recomendamos a utilização de minúsculas na maior parte das aplicações tipográficas. Texto em Maiúsculas

Apesar de diferentes aplicações requerer diferentes estruturas tipográficas na espessura, normalmente quanto maior a espessura, mais “amigável” e próxima será percecionada. Espessuras mais finas transmitem um tom mais refinado. Espessura

Nota: Quanto mais fina a espessura da letra, menor a sua legibilidade em corpo reduzido. Por este motivo não é recomendada a utilização da espessura Flama “light” abaixo dos 25 pontos no caso de títulos

A fonte Flama é extremamente legível e pode suportar um corpo de letra reduzido. Por essa razão pode ser utilizada em legendas, tanto em maiúsculas como em minúsculas. A fonte não deve ser utilizada com menos de 6 pontos.

Legendas Texto em Maiúsculas

Apesar da fonte Flama poder ser utilizada em maiúsculas para legendas de pequena dimensão, como

previamente referido, recomendamos a utilização de minúsculas na maior parte das aplicações tipográficas.

fonte e

aplicação

Mantemo-nos atentos ao progresso

das técnicas e sendo vanguardistas

nas ofertas que disponibilizamos,

Mantemo-nos atentos ao progresso das

técnicas e sendo vanguardistas nas ofertas

que disponibilizamos, apresentamos quase

Mantemo-nos atentos ao progresso das técnicas e sendo vanguardistas nas ofertas que disponibilizamos, apresentamos quase a totalidade dos Serviços de Internet Mantemo-nos atentos ao progresso das técnicas e sendo vanguardistas nas ofertas que disponibilizamos, apresentamos quase a totalidade dos Serviços de Internet que um cliente possa procurar. Distinguimo-nos por apresentar soluções adaptadas a

Mantemo-nos atentos ao progresso das técnicas e sendo vanguardistas nas ofertas que disponibilizamos, apresentamos quase a totalidade dos Serviços de Internet que um cliente possa procurar. Distinguimo-nos por apresentar soluções adaptadas a todos os investimentos, mas sempre inovadoras, escaláveis e comprometidas num Suporte ao Cliente 24/7. Por email, 21pt 17pt 13pt 9pt 6pt 4.3.

(21)

Nota: Em caso algum a designação PTisp deve ser

alterada ou reproduzida de outra forma que não a representada nesta e outras páginas atrás descritas.

Título e subtítulos em minúsculas ou maiúsculas/minúsculas

num título ou subtítulo em

minúsculas, a designação PTisp

deve estar em maiúsculas e

minúsculas como representada.

Título e subtítulos em maiúsculas.

NUM TÍTULO OU SUBTÍTULO EM

MAIÚSCULAS, A DESIGNAÇÃO PTisp

DEVE ESTAR EM MAIÚSCULAS E

MINÚSCULAS COMO REPRESENTADA.

Texto regular.

Em texto regular, a designação PTisp deve ser composta em maiúsculas e minúculas.

maiúsculas

minúsculas

A tipografia oficial faz parte da identidade, e deve ser sempre respeitada para que todo o material de comunicação seja coerente. Na comunicação externa - publicidade, publicações, entre outros - utilizar a tipografia aqui representada.

A fonte utilizada no logotipo PTisp é a “Flama”. Esta segue os prencípios de singularidade, simplicidade e modernidade, para além de ter uma boa legibilidade e suportar bem reduções. Deve ser utilizada em todos os suportes que integrem o logo PTisp.

(22)

pt

isp

SERVIÇOS DE INTERNET

pt

isp

SERVIÇOS DE INTERNET

pt

isp

INTERNET SERVICES

pt

isp

Nota: a assinatura foi cuidadosamente construída e refinada, não a altere ou recrie de modo algum. Não a componha em texto, utilize sempre a respetiva arte-final. PT

EN

assinatura

Adicionalmente ao logotipo, existe uma assinatura que reforça de forma explícita a área a que está associada a nossa marca - Serviços de Internet. Esta assinatura é representante da marca e só pode ser exibida na “forma fixa” ao logotipo PTisp e nunca separadamente.

No entanto, existe total liberdade de representar ou não a assinatura no logotipo PTisp.

(23)

aplicações

Tal como mencionado anteriormente, existem múltiplos suportes para aplicação da identidade PTisp. Neste capítulo apresentamos um

conjunto de exemplos desses suportes.

Em sintonia com a nossa preocupação ambiental, a PTisp recomenda fortemente a utilização de materiais, produtos e métodos de produção amigos do ambiente, na seleção e criação de aplicações da identidade da marca como as que aqui se apresentam.

(24)

ptisp

vestuário

A roupa ajustam-se bem à estética divertida e alegre da marca PTisp. Itens como estes podem envolver padrões ou imagens mais complexas. Mas no caso de objetos ou acessórios mais pequenos será melhor utilizar apenas o logotipo simples PTisp.

Em casos como estes, as técnicas de reprodução devem determinar o tipo de elementos da marca mais ajustados.

Frente costas Frente costas

(25)

Wherever internet can take you Estrada Nacional 3, 2250-028 Constância Portugal f. p. m. +351 249 739 099

CTO

chief technical officer

+351

249 739 154

luis@ptisp.com Luís Inver

no +351 918 706 080 w. www .ptisp.com

objetos

Seja numa caneca ou na criação de um porta-chaves promocional, deve procurar articular, de forma clara e inteligente, o logotipo PTisp. Ou há uma forma criativa de explorar o dinamismo do logotipo, ou o caminho é manter a simplicidade.

Lembre-se de utilizar o logotipo, cor, tipografia, respeitando sempre as suas regras.

(26)

arte final

Para implementar as orientações e especificações incluídas neste documento, devem ser utilizados os materiais corretos. A utilização da arte final original bem como as cores conforme especificado neste documento, é fundamental para assegurar o sucesso e a consistência da identidade PTisp.

No sentido de assegurar a consistência visual da marca PTisp, o logotipo deve ser sempre reproduzido a partir da arte final original, e não deve ser alterada em qualquer circunstância.

É indispensável a colaboração de todos, na correta aplicação e entendimento da marca PTisp. Em caso de situações que não estejam aqui expressas, é aconselhável contactar o departamento responsável pela definição dos parâmetros do

comportamento da marca PTisp.

Para fazer download do logotipo PTisp, consulte o site www.ptisp.pt

(27)

Apresentamos um glossário de termos com as respetivas definições, para ser utilizado como referência na consulta deste manual.

glossário

Para questões adicionais referentes à utilização do manual da marca PTisp e/ou sobre a sua identidade, contactar a PTisp empresa ou info@ptisp.pt

RELAÇÃO FIXA:uma relação fixa que se estabelece entre elementos

gráficos que não podem ser separados (ex. logotipo e assinatura).

LOGOTIPO: representação visual ou representação gráfica da marca

composta pelo símbolo, nome e assinatura.

NOME:expressão tipográfica ‘PTisp’ no centro do logotipo.

PMS:sigla do ‘Pantone Matching System’, sistema internacional de cor.

Para a paleta de cor PTisp, fornece uma referência universal da

especificação de cada cor que a compõe, independentemente de como, quem, e onde a aplicação da marca seja reproduzida.

TIPOGRAFIA:neste contexto, ‘tipografia’ é equivalente a família

(28)

ficha

técnica

TÍTULO: Manual da Marca PTisp EDIÇÃO: 1.0 | Maio 2012

PROPRIEDADE: PTisp é uma marca registada da AlmourolTec, Lda

MORADA: Estrada Nacional Nº 3 - 9-C2250-028 Constância TEL: 707 200 933 | Segunda a Sexta, dias úteis das 9:00h - 22:00h FAX: +351 249 739 154

INFO: info@ptisp.pt | Informações Gerais WEB: www.ptisp.pt

Referências

Documentos relacionados

CONCENTRAÇÃO E FORMAS DE POTÁSSIO NA SOLUÇÃO DO SOLO, XILEMA E FLOEMA DAS PLANTAS.. ABSORÇÃO

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

A isonomia formal consiste na regra geral em que todos são iguais perante a lei, o que é importante porque garante o acesso isonômico ao judiciário, mas não é somente esse lado

Considerando, pois, que, no caso em questão, não existem provas no sentido de que a despedida do reclamante tenha decorrido de discriminação em virtude da depressão que

Organize seus objetos e doe para entidades assistenciais aquilo que não está mais sendo utilizado.. Reciclar pneus é lei

 Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo percebendo como recurso valioso para a

No âmbito geral, os resultados apontam as seguintes constatações: (i) Muitas exigências previstas em norma não são atendidas; (ii) O principal ponto a se levar

72 Figura 4.32: Comparação entre a saída real e a saída calculada pela rede para todos os ensaios no treinamento, para o Modelo Neural 4b.. 75 Figura 4.35: Comparação entre