• Nenhum resultado encontrado

Telepresença Embratel

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Telepresença Embratel"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

I D C V E N D O R S P O T L I G H T

Telepresença Embratel

Outubro, 2014

Por João Paulo Bruder, Coordenador de Telecomunicações, IDC Brasil

Patrocinado pela Embratel

A busca por eficiência operacional é objetivo comum de todas as empresas, visando benefícios específicos que se traduzem em vantagens competitivas.

Investimento em soluções de Telepresença é uma das opções, cujos benefícios são a agilidade na realização de reuniões e a redução de custo.

Este documento tem como objetivo apresentar um panorama sobre a adoção e o uso de soluções de Telepresença e a abordagem da Embratel sobre esse serviço.

INTRODUÇÃO

Ferramentas como telefone e e-mail são absolutamente válidas para a comunicação corporativa, e essas tecnologias, indubitavelmente, colaboram para a tomada de decisões e facilitam o relacionamento entre as partes envolvidas, mas oferecem poucos elementos contextuais: elas não conseguem substituir a interação pessoal.

Já com as soluções avançadas de vídeo conferência e telepresença a situação é diferente: muito mais elaboradas, elas conseguem sim contextualizar perfeitamente a situação e o "clima" de uma reunião "ao vivo", sendo de fato uma alternativa às reuniões presenciais.

A evolução tecnológica pela qual passaram os sistemas de vídeo conferência e telepresença é fantástica: são totalmente integráveis com as soluções de comunicação e colaboração da empresa, como e-mail e instant messaging, com segurança em todos os elementos, e inclusive já prevendo o uso de mobilidade, possibilitando, por exemplo, a realização de reuniões em tablets.

Atualmente, o vídeo não se restringe a duas pessoas conversando em suas salas, vendo a imagem uma da outra; ele evoluiu para uma plataforma eficiente de comunicação entre muitas partes, utilizando os recursos disponíveis de cada colaborador, que podem variar desde um notebook com câmera, uma sala de reuniões de médio porte ou mesmo uma sala imersiva.

Um efeito colateral positivo das soluções de vídeo conferência e telepresença é a sustentabilidade, pois reduzem a emissão de CO2 no ambiente, pela redução da utilização de veículos automores. Em linha com a evolução tecnológica, evoluíram também as vendas dessas soluções. Apresentamos a seguir a receita total com soluções de vídeo conferência e telepresença.

(2)

FIGURA 01

Receita com sistemas de vídeo conferência e telepresença, América Latina

Fonte: IDC WW Enterprise Videoconferencing and Telepresence Qview

O gráfico acima mostra a evolução da receita total dos fabricantes de equipamentos, independentemente dos sistemas serem usados on premisses ou como soluções hosteadas.

Em 2013, o mercado na América Latina alcançou U$109 milhões, um crescimento médio de 17,6% nos quatro últimos anos. Tipicamente, o Brasil representa aproximadamente metade desses valores, de maneira que podemos estimar com confortável margem de segurança que em 2013 o tamanho do mercado brasileiro de soluções de vídeo conferência e telepresença é de aproximadamente U$55 milhões.

O ano de 2013 foi marcado por dificuldades macroeconômicas, incluindo os cortes de orçamento nos EUA e a recessão do bloco europeu, os quais produziram reflexos tanto no Brasil como nos demais países da América Latina. Estimamos que em 2014 o mercado volte a apresentar crescimento positivo.

BENEFÍCIOS

O principal benefício trazido pelas soluções de vídeo conferência e telepresença é evitar deslocamentos, o que se traduz na facilitação imediata da realização de reuniões.

Dessa forma, os aceleradores de sua adoção estão intimamente relacionados à efetiva realização dessas reuniões, ou seja:

 Aumento da agilidade

 Decisões mais rápidas

 Menor tempo de reação às mudanças no ambiente competitivo

 Maior colaboração entre os funcionários

 Maior produtividade

 Melhores processos de negócios U$ 0.0 U$ 20.0 U$ 40.0 U$ 60.0 U$ 80.0 U$ 100.0 U$ 120.0 2009 2010 2011 2012 2013 M ill io n s

(3)

 Redução dos custos

 Redução das horas perdidas em deslocamento

 Diminuição de custos logísticos

 Diminuição de custos com passagens, hotéis, etc.

Historicamente

,

redução de custo é o principal motivador para a adoção de soluções de vídeo conferência e telepresença, devido ao eficiente motivo que essa abordagem provê uma análise de ROI relativamente simples, de maneira que sugerimos que esse elemento seja obviamente levado em consideração, mas que também o sejam os seguintes elementos alavancadores de negócios:

 Maior produtividade

Em ambientes onde decisões devem ser tomadas rapidamente, a facilidade de gerar reuniões virtuais elimina barreiras comuns ao atraso da realização dos encontros. Destacamos a possibilidade da participação de usuários remotos, via tablets ou smartphones (com vídeo) ou somente voz.

 Alta confiabilidade

Soluções profissionais garantem reuniões com alta definição de imagem e áudio - praticamente todas as reuniões se beneficiam da disponibilidade de alta definição, especialmente as que envolvem pessoas agrupadas em salas, em pelo menos uma das pontas.

 Contextualização avançada

Soluções geridas facilitam a comunicação por permitir a fluidez de elementos visuais avançados, por exemplo, focando a pessoa que está falando, transmitindo seus gestos e expressões faciais, como movimentos rápidos de mãos ou piscar de olhos. O áudio em alta qualidade capta discussões como discussões, ao invés de alguém falando mais alto e sem entonação;

 Colaboração com documentos

Permite o compartilhamento da tela dos participantes e de documentos relacionados à conversa em pauta, facilitando a organização dos arquivos em discussão, desde as tarefas mais simples como elaboração de atas, até colaborações mais complexas como em plantas de engenharia, exames de imagens e balancetes, entre muitos outros exemplos possíveis. A imagem pode ser alternada entre o vídeo e os documentos, ou mostradas simultaneamente, à preferência do usuário. Caso o sistema conte com mais de uma tela, é possível mostrar os documentos em uma e a imagem em outra;

(4)

EMBRATEL

A Embratel é uma das maiores operadoras de telecomunicações do Brasil, faz parte do grupo América Móvil, oferecendo serviços de voz, dados, internet, TV por assinatura, vídeo conferência, telepresença, soluções via satélite, além de soluções de valor adicionado de TI e de telecomunicações. Conta com mais de 55 mil KM de cabos de fibra óptica, 1 milhão de KM de rotas e 16 mil KM de rotas de rádio.

Os pontos fortes da oferta de Telepresença da Embratel são:

 Modelo OPEX

Existem muitas vantagens na contratação do serviço de vídeo conferência e telepresença ao invés da compra & gerenciamento da solução on-premisses: além é claro de não precisar fazer investimento em hardware, o cliente não precisa mais se preocupar com atualização tecnológica, gestão do ambiente, treinamento e capacitação de pessoal;

 Garantia de Performance

A solução é composta por elementos de hardware, software e serviços, e na integração desses três elementos está a garantia de performance dos sistemas de vídeo conferência e telepresença da Embratel

 São instalados dois novos links de dados em cada localidade, chegando por vias distintas, o que garante a alta disponibilidade do meio físico de transmissão;

 É instalado um roteador exclusivo para essa finalidade, que se conecta diretamente aos equipamentos de vídeo conferência e telepresença - um efeito colateral positivo dessa abordagem é que não causa absolutamente nenhum impacto na rede do cliente, já que o tráfego oriundo dos sistemas de vídeo conferência e telepresença é escoado por essa nova infraestrutura;

 Ambos os links contam com sistema de gerenciamento profissional, executado pela própria Embratel, contemplando inclusive ações preventivas;

 Possibilidade de interconexão

Toda solução implantada pela Embratel é desenhada sob medida, permitindo segurança completa de conexão com outras empresas, por exemplo, com fornecedores ou parceiros comerciais, mesmo com equipamentos de fabricantes diferentes, uma vez que o sistema se utiliza de uma regra de formatação universal. As empresas de origem e destino podem inclusive estar em países distintos, pois a formatação é a mesma.

(5)

 Especificações das salas sob medida

A configuração da solução é desenhada de forma consultiva, o projeto é adequado para atender necessidades distintas. No que tange ao tamanho das salas, por exemplo, podem ser:

 Salas pequenas podem receber kit com câmera, codec e microfones, aproveitando tela existente. Existe a opção com tela inclusa, de diversos tamanhos.

 Salas de reuniões grandes podem contar com uma ou duas telas de grande resolução. Na opção com duas telas normalmente usa-se uma para mostrar a outra sala e a outra para compartilhamento de documentos. Sugere-se mobiliário igual.

 Salas Imersivas já contam com volumetria específica, três telas de grande resolução (1080p), mobiliário igual em ambas as pontas, cadeiras iguais e paredes pintadas na mesma cor, dispostos de maneira que a imagem da pessoa no vídeo fica no mesmo tamanho e distancia que estaria como se a pessoa estivesse na mesma sala.

 Auditórios dispõem de várias configurações, conforme a demanda do cliente.

 Solução totalmente integrada

A Embratel integra todos os elementos necessários à adequada utilização da solução, contemplando hardware específico, serviços de conectividade, gerenciamento e segurança.

 Retorno sobre o Investimento

A economia gerada com a eliminação de apenas uma viagem interestadual já é suficiente para ressarcir o custo mensal da solução, que pode ser usada diversas vezes ao dia, todos os dias.

 Abundância de exemplos de aplicações

Soluções de vídeo conferência e telepresença estão historicamente associadas ao mundo corporativo, entretanto existem muitos outros exemplos de aplicações de negócios que podem se beneficiar, por exemplo o setor educacional & de treinamentos à distância, serviços de campo & manutenção em sites distantes, setor de saúde, sistema prisional, entre muitos outros.

Atenta à evolução tecnológica nos sistemas de telecomunicações, a Embratel vem investindo cada vez mais no desenvolvimento de ofertas de maior valor agregado para seus clientes, e vídeo conferência e telepresença são bons exemplos desse intuito.

 Desafios

Acreditamos que o principal desafio para a Embratel seja dialogar com ambas as áreas envolvidas, já que tipicamente as áreas de negócios têm a maior propensão de compra deste serviço, enquanto as áreas de TI necessitam ser sensibilizadas das vantagens da contratação de um provedor de serviço com todos os componentes da solução já integrados, em especial destacamos a redução do tempo de implementação da solução e a eliminação da responsabilidade de interação com diferentes fabricantes e consequente integração de diferentes tecnologias.

(6)

CONCLUSÃO

IDC acredita que o mercado de vídeo conferência e telepresença crescerá significativamente nos próximos anos, com cada vez mais empresas adotando essa solução em busca da eficiência operacional por ela propiciada.

A Embratel está bem posicionada para ajudar as empresas nessa busca, tanto do ponto de vista de prover a infraestrutura de comunicação em si (historicamente, o core da empresa) como na elaboração e implantação de projetos de colaboração, que contam com vídeo conferência e telepresença como um de seus elementos.

A oferta integrada, com segurança, garantia de performance, e no modelo OPEX são elementos diferenciadores no mercado.

Sobre a IDC

IDC é a empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação, telecomunicações e mercados de consumo em massa de tecnologia. Analisa e prediz as tendências tecnológicas para que os profissionais, investidores e executivos possam tomar decisões de compra e negócios nestes setores.

Mais de 1.000 analistas em 110 países proveem conhecimento local, regional e global dos mercados tecnológicos em hardware, software, serviços, telecomunicações, segmentos verticais e investimentos em TI. Nos últimos 50 anos, IDC tem fornecido informações estratégias aos seus clientes para ajudá-los a alcançar seus objetivos com êxito. Na América Latina, está presente com escritórios locais na Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, México, Peru e Venezuela.

Saiba mais sobre a IDC visitando o site: br.idclatin.com IDC Brasil

Av. Eng. Luis Carlos Berrini, 1645 – 8o andar Brooklin Novo, São Paulo, SP, Brasil +55-11-5508-3400

Twitter: @IDCLatin br.idclatin.com www.idc.com

Copyright Notice

Esta publicação foi produzida por IDC Integrated Marketing Programs da América Latina. Os resultados da opinião, análise e investigação apresentados neste documento foram obtidos de pesquisas e análise independentes conduzidos e publicados anteriormente pela IDC, a não ser patrocinado por um provedor especificado em particular. IDC Integrated Marketing Programs da América Latina põe à disposição o conteúdo da IDC em uma ampla variedade de formatos para distribuição por diversas empresas. Ter a licença para distribuir o conteúdo da IDC não implica a adesão do licenciado ou sua opinião.

Copyright © 2014 IDC. Proibida a reprodução total ou parcial por qualquer meio ou forma, sem a autorização expressa e escrita do seu titular.

Referências

Documentos relacionados

Vários trabalhos têm demonstrado que a mortali- dade por síndrome ascítica é maior nos machos do que nas fêmeas, acreditando-se que este fato esteja relacionado com a maior

obtidas em cada base, também são registradas, elas são utilizadas para dar volume ao sistema subterrâneo.. Trabalhos sobre levantamentos topográficos em cavernas [1,2] discutem

• “…Se puder verificar equipes incompletas no início da próxima aula seria uma mão

• Scenarios should verify that desired traces can be observed by testing the application.. Create interface when little functionality

Rule of Least Surprise: In interface design, always do the least surprising thing.. Rule of Silence: When a program has nothing surprising to say, it should

Scenario: export multiple members link not enabled when there are no member selected Given I am at the member list page. And the system has no

Na região de temperatura de medida este parâmetro é aproximadamente constante e independente da temperatura (figura 6). A partir dos parâmetros intragranulares pode- se estimar,

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das