• Nenhum resultado encontrado

VII SEMANA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DO CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL I SEMANA DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL REGIONAL TIBÉRIO NUNES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VII SEMANA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DO CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL I SEMANA DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL REGIONAL TIBÉRIO NUNES"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

______________________________________________________________________ VII SEMANA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

DO CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL

I SEMANA DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL REGIONAL TIBÉRIO NUNES

EDITAL Nº 02, DE 24 DE ABRIL DE 2017 EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

A Comissão Científica do VII SEMANA DE ENFERMAGEM da Universidade Federal do Piauí do Campus Amílcar Ferreira Sobral e da I SEMANA DE ENFERMAGEM do Hospital Regional Tibério Nunes, na pessoa do Prof. Dr. José Wicto Pereira Borges, coordenador de Enfermagem do campus, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital de Nº 02/2017, que dispõe sobre a seleção de trabalhos científicos para apresentação na semana de enfermagem supracitado, que ocorrerá no período de 16 a 19 de maio de 2017, no Campus da Universidade Federal do Piauí- Floriano/PI.

1. DA SUBMISSÃO

a) O prazo para submissão de trabalhos se encerra às 23h 59 min do dia 10 de maio de 2017.

b) Os trabalhos serão avaliados, e classificados como aceito, aceito com restrições, ou

não aceito. O autor receberá o parecer com a avaliação final do trabalho por e-mail até o

dia 11 de maio de 2017. Os trabalhos aceitos com restrições serão encaminhados aos respectivos autores para que possam ser corrigidos eventuais erros ou de outras naturezas apontadas pela comissão científica. O autor terá prazo de até 02 dias úteis para reencaminhar o resumo corrigido.

c) É necessário que o autor principal (relator) esteja inscrito no evento, e caso ele não possa estar presente, um dos co-autores, também inscrito no evento poderá apresentar o trabalho.

(2)

d) Cada resumo deverá ser submetido uma única vez e após o envio do trabalho o autor obrigatoriamente receberá um e-mail de "Confirmação da Submissão". Caso não receba o e-mail, verifique se o envio do trabalho foi enviado para o e-mail corretamente. Caso novamente envie e não receba o e-mail de confirmação, entre em contato com a organização do evento pelo contato semanadeenfermagemoficial@gmail.com. informando o ocorrido (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).

e) Cada participante poderá submeter até dois (02) resumos como 1º autor e não há limites para trabalhos em coautoria.

f) Os trabalhos deverão ser compostos por, no máximo, um (01) autor e mais seis (06) co-autores, sendo um (01) obrigatoriamente o orientador.

g) A lista final de trabalhos aprovados, com datas e horários de apresentação, será divulgada até 12 de maio de 2017 no site oficial do evento (https://www.doity.com.br/vii-semana-de-enfermagem-ufpi-cafs), como também no mural da coordenação de enfermagem, bem como em outros locais pertinentes nas dependências do campus e, após publicação da lista não será permitida a edição dos resumos aprovados. Também será proibida a adição ou retirada de nomes de autores do trabalho.

h) O número de trabalhos aprovados será definido de acordo com os critérios da Comissão Científica e segundo a adequação ao tempo e aos espaços disponíveis para a realização do congresso.

2. NORMAS PARA CONFECÇÃO DO RESUMO SIMPLES

2.1. O resumo deverá ser categorizado de acordo com uma das áreas temáticas abaixo: 2.1.1. Cuidados de Enfermagem à Saúde do Adulto e do Idoso

2.1.2. Cuidados de Enfermagem em Saúde Coletiva

2.1.3. Cuidados de Enfermagem à Saúde da Criança e do Adolescente 2.1.4. Cuidados de Enfermagem à Saúde do Homem

2.1.5. Cuidados de Enfermagem em Saúde Mental 2.1.6. Cuidados de Enfermagem à Saúde da Mulher 2.1.7. Enfermagem e a Segurança do Paciente 2.1.8.História da Enfermagem

2.1.9. Prática assistencial, ensino e pesquisa em Enfermagem e Saúde 2.1.10. Outras áreas temáticas

(3)

2.2. Há apenas duas (02) modalidades de apresentação*: a) Pôster Simples (banner impresso)

b) Comunicação Oral (apresentação em slides nos “Formatos *.PPT, *.PPTX), para a apresentação do resumo simples.

*À Comissão Científica, entretanto, reservar-se-á o direito de alterar a forma de apresentação do trabalho conforme solicitação dos avaliadores.

2.3. Há apenas duas (02) categoria para premiação de trabalhos no congresso: a) Apresentação em Pôster Simples;

b) Apresentação Oral;

2.4. Poderão ser enviados trabalhos do tipo:

Pesquisas Científicas, Estudos de Caso, Trabalhos de Iniciação Científica, Projetos de Extensão, Revisões e Relatos de Experiência.

2.5. FORMATO DO RESUMO (modelo – ANEXO I)

a) O texto deverá ser redigido em português, respeitando a nomenclatura técnico-científica;

b). Os resumos simples enviados devem conter de 250 a 500 palavras (não incluídos o título, os nomes dos autores, as afiliações, modalidade de apresentação, e-mail, categoria e nem as palavras-chave; somente o corpo do texto);

c) Os resumos devem ser editados em fonte “Times New Roman”, tamanho 12, espaçamento simples, com as margens justificadas em 2 cm e página configurada em formato A4. Não serão aceitos arquivos em PDF, apenas .doc ou .docx;

d) O TÍTULO do trabalho deve ser centralizado, em negrito e letras maiúsculas (exceto os nomes científicos), podendo estender-se por até duas linhas, não ultrapassando 100 caracteres (sem espaço);

e) Após o título, deverá aparecer os nomes completos do autor e dos co-autores. A ordem de envio dos nomes dos co-autores será a mesma emitida no certificado. Os nomes deverão ser numerados e logo abaixo deverão estar as instituições às quais pertencem. (OBS: Caso não possua vínculo institucional ignorar o preenchimento). f) Logo abaixo das afiliações deverão vir alinhados à esquerda: a modalidade de apresentação, o e-mail do autor e a categoria de premiação.

(4)

g) O corpo do resumo deverá ser conciso, digitado de forma contínua, sem parágrafos e se devem utilizar os seguintes tópicos: INTRODUÇÃO, OBJETIVO, MÉTODOS, RESULTADOS e CONCLUSÃO (OU CONSIDERAÇÕES FINAIS).

h) Após o resumo, deverão ser incluídas no máximo de três palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. As palavras-chave deverá ser selecionada segundo os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) <http://decs.bvs.br/>.

i) Não inclua gráficos, figuras e nem citações bibliográficas no resumo. Pois a análise somente será considerada a parte textual do resumo. O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente por extenso no texto do resumo.

j) A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) e as informações contidas no resumo são de inteira responsabilidade do autor.

k) A responsabilidade de submissão dos trabalhos científicos ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) cabe único e exclusivamente aos autores dos resumos. A comissão científica fica isenta de qualquer intercorrência relacionada a esse processo.

3. DA SELEÇÃO

3.1. Não serão aceitos os trabalhos que não obedecerem às normas gramaticais ou que não estiverem dentro das normas estabelecidas no edital;

3.2. A comissão científica do evento será responsável pela avaliação dos trabalhos, de acordo com os seguintes critérios:

a) Título: adequação ao conteúdo do resumo;

b) Introdução: Qualidade e adequação ao objetivo do trabalho; c) Objetivo: Clareza e pertinência a execução;

d) Métodos: Adequação e qualidade;

e) Resultados: Clareza, consistência, análise dos dados e alcance aos objetivos;

f) Conclusão ou Considerações finais: Coerência em função dos objetivos e resultados apresentados;

g) Originalidade do trabalho;

h) Qualidade da redação: Ortografia e gramática; i) Organização do texto: Clareza e objetividade.

3.3. Os trabalhos aprovados serão divulgados através do site oficial do evento

(5)

local de apresentação, e todos os resumos que forem devidamente apresentados serão publicados em Anais.

4. DAS APRESENTAÇÕES 4.1. PÔSTER SIMPLES

a) O horário e local da exposição serão informados após a divulgação dos trabalhos aprovados no site oficial e mural de enfermagem do campus.

b) O apresentador do pôster deverá permanecer durante o período determinado para visitação de pôsteres, a fim de responder a dúvidas e questionamentos dos participantes. Durante este período será feita a conferência para a emissão do certificado de apresentação do trabalho.

c) O apresentador do pôster obrigatoriamente deverá estar inscrito no congresso e poderá ser o autor ou um dos co-autores do trabalho.

e) O apresentador deverá comparecer ao local de exposição com pelo menos 30 minutos de antecedência. Deverá assinar a frequência, e estar usando o crachá de identificação para melhor organização da apresentação.

f) A afixação e remoção dos pôsteres serão de responsabilidade dos apresentadores do trabalho sob a orientação e de acordo com os horários autorizados pelos organizadores do evento. A comissão organizadora não se responsabiliza por danos ou desaparecimento ou qualquer outro imprevisto que venha a ocorrer com os pôsteres ou outros materiais.

g) A fabricação dos pôsteres é de responsabilidade dos autores do trabalho, e deve ser em forma retangular de 90 cm de largura por 120 cm de altura, em material, cores e estilos segundo as normas de confecção do banner (modelo disponibilizado no site), com letras legíveis.

h) O título deverá ser exatamente o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas. Abaixo do título e com letras menores devem vir os nomes dos autores e das instituições envolvidas.

i) O corpo do trabalho deverá conter os mesmos tópicos utilizados no processo de submissão. Estas marcas devem estar legíveis e destacadas. Exemplo: "INTRODUÇÃO:" e "OBJETIVO:";

j) O pôster deverá apresentar clareza e poderá ser ilustrado com: figuras, fotos, tabelas ou com outros recursos gráficos possíveis de acordo com o desejo dos relatores;

(6)

l) A apresentação dos trabalhos aprovados na categoria banner, para o avaliador, será de, no máximo, cinco (05) minutos, seguida de um período de 5 minutos para eventuais questionamentos. Exceder esse tempo implicará na interrupção da apresentação.

4.2. COMUNICAÇÃO ORAL

a) O apresentador do trabalho obrigatoriamente deverá estar inscrito na VII Semana de Enfermagem CAFS/UFPI.

b) O apresentador deverá estar presente no local de apresentação com, no mínimo, 30 minutos de antecedência para o início previsto da sessão em que ocorrerá sua apresentação. Deverá assinar a frequência e entregar o material a comissão científica em dispositivo de armazenamento com saída USB.

c) A apresentação deverá ser feita sob forma de exibição de slides digitais, através de arquivo de extensão *.PPT, *.PPTX - Outros formatos serão aceitos somente se o apresentador se responsabilizar pela apresentação.

d) O primeiro slide deve conter o título, nome completo dos autores, bem como instituições envolvidas.

e) A apresentação dos trabalhos aprovados na categoria oral será realizada em forma de exposição oral com duração de, no máximo, 10 minutos, seguida de um período de 5 minutos para eventuais questionamentos e serão avaliados por uma banca de avaliadores. Exceder esse tempo implicará na interrupção da apresentação.

5. DO JULGAMENTO DOS TRABALHOS ORAIS

5.1. O julgamento da apresentação dos trabalhos nas modalidades é de inteira responsabilidade dos avaliadores, segundo os critérios abaixo:

a) Postura/Comportamento durante a apresentação.

b) Objetividade e domínio na apresentação dos resultados. c) Uso adequado do tempo.

d) Capacidade de expressão oral. e) Organização do conteúdo.

f) Relação do resumo escrito com a apresentação oral. g) Formatação.

h) Qualidade estética. i) Aspectos gráficos gerais.

(7)

j) Linguagem adequada.

k) Conhecimento teórico e prático.

5.2. O julgamento será realizado em fichas padronizadas, com pontuação para cada um dos itens de avaliação da apresentação.

5.3. Não serão reveladas as pontuações obtidas pelos trabalhos no momento da apresentação, bem como não serão identificados seus avaliadores

6. DA CERTIFICAÇÃO

6.1. Os certificados de todos os trabalhos devidamente apresentados no evento estarão disponíveis no site do evento. O autor e os co-autores poderão baixar os arquivos, individualmente, após o término do evento. O link também será enviado por e-mail. 6.2. Na ausência de apresentação do trabalho para o avaliador, NÃO será emitido o certificado de apresentação e o trabalho não constará nos Anais do evento.

7. DA PREMIAÇÃO

7.1. Os melhores trabalhos em cada modalidade de apresentação (Oral/Pôster) serão divulgados na cerimônia de encerramento do evento e receberão premiação e certificados de menção honrosa comprovando a respectiva colocação.

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

8.1. As comissões Organizadora e Científica são incontestavelmente soberanas nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos ou manifestações de qualquer espécie neste processo.

8.2. Os componentes da Comissão Organizadora e da Equipe de Monitores poderão ser autores ou coautores de trabalhos e também poderão concorrer às premiações.

(8)

ANEXO I: MODELO DE RESUMO VII SEMANA DE ENFERMAGEM UFPI-CAFS E I SEMANA DE ENFERMAGEM HRTN

TESTE DE VÔO COMO CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE Trichospilus diatraeae

Carlos Henrique de ALMEIDA1 Giovanna de Oliveira Libório DOURADO2 1

Universidade Federal do Ceará-UFC 2

Universidade Federal do Piauí-UFPI

Área temática: 2.1.10. Outras áreas temáticas Categoria de apresentação: Banner

E-mail: Henrique_carlos@gmail.com

INTRODUÇÃO: A capacidade de voar e caminhar são características importantes para o desempenho do inimigo natural, pois estão relacionadas com o forrageamento e a dispersão no campo. Entretanto, esses atributos podem se modificar ao longo do processo de multiplicação no laboratório, devendo ser monitorados. OBJETIVO: avaliar a qualidade da população do parasitoide pupal Trichospilus diatraeae, em laboratório, utilizando-se como critério de avaliação o teste de voo denominado modelo ESALQ com algumas adaptações. MÉTODOS: Dez pupas de D. saccharalis foram individualizadas em tubos de ensaios, sendo que cinco delas foram expostas ao parasitismo de três fêmeas de T. diatraeae, e as demais pupas foram expostas a cinco fêmeas do respectivo parasitoide por 24 horas. As pupas parasitadas, prestes à emergência, foram acondicionadas no fundo de um tubo de ensaio fixado no centro da unidade-teste e esses foram colocados sobre uma bancada de madeira, diretamente abaixo da fonte de luz. Após o início da emergência dos parasitoides, as unidades-teste foram mantidas durante três dias sob a incidência da luz. Após esse período, os tubos foram levados ao refrigerador e os insetos foram congelados, para se proceder às avaliações. RESULTADOS: Quando expostos ao parasitismo de três fêmeas de T.

diatraeae, a porcentagem de parasitoides encontrados na tampa (voadores) foi de 79%,

no anel (caminhadores) de 7% e de 14% no fundo (não voadores). Já quando expostos ao parasitismo de cinco fêmeas essa porcentagem foi de 74%, 18% e 7% de indivíduos encontrados na tampa, no anel e no fundo, respectivamente. CONCLUSÃO: O teste de voo mostrou-se uma técnica adequada para determinação da qualidade de populações de T. diatraeae.

Referências

Documentos relacionados

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

RESUMO: Este artigo retrata a trajetória do desenvolvimento da estrutura arquivística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde a sua primeira unidade de refe-

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Semana de Enfermagem ; promoção e realização Grupo de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande

Ancorado em tais argumentos, é patente que o Estatuto das Cidades, na condição de diploma que encontra no Texto Constitucional seu pilar de sustentação maior,

792 do CC dispõe que: &#34;Na falta de indicação da pessoa ou beneficiário, ou se por qualquer motivo não prevalecer a que for feita, o capital segurado será pago por metade

I. Proposta de um terço dos membros da Câmara dos Deputados. Proposta de dois terços dos membros do Senado Federal. Proposta de dois terços dos membros da Câmara dos Deputados.