• Nenhum resultado encontrado

MANUAL SOFTWARE GW - TISS Autorização e Digitação de Consultas e Guias de SP/SADT MANUAL GW TISS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL SOFTWARE GW - TISS Autorização e Digitação de Consultas e Guias de SP/SADT MANUAL GW TISS"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

MANUAL GW – TISS 3.02 0

0

MANUAL SOFTWARE GW - TISS 3.02

Autorização e Digitação de Consultas e Guias de

SP/SADT

(2)

Sumário

1 – AUTORIZANDO UMA CONSULTA ON-LINE ... 2

2 – AUTORIZANDO UM SP/SADT ON-LINE ... 5

3 – CANCELANDO UMA TRANSAÇÃO ONLINE ... 9

4 – DIGITANDO UMA GUIA DE CONSULTA ... 10

5 – DIGITANDO UMA GUIA DE SP/SADT ... 12

6 – GERANDO O PROTOCOLO DE IMPORTAÇÃO... 16

7 – DESBLOQUEANDO POP-UPS ... 19

8 – CONSULTANDO UMA AUTORIZAÇÃO ... 20

(3)

MANUAL GW – TISS 3.02 2

2

1 – AUTORIZANDO UMA CONSULTA ON-LINE

Para se realizar uma autorização on-line de uma Consulta em Consultório, basta clicar no botão

e o sistema abrirá uma nova tela com a aba “Nova Solicitação” e exibirá as opções disponíveis para autorização. Escolher a opção “Autorização de Guia de Consulta Médica” e será exibida a tela conforme mostrado abaixo.

Quando o sistema exibir a tela, conforme mostrado acima é necessário passar o cartão no leitor magnético e será exibida a próxima tela.

Na tela acima, deverá ser preenchido o campo “Prestador Contratado”, indicado por uma seta vermelha. Os demais campos serão preenchidos automaticamente pelo sistema. Feito o preenchimento acima, clicar no botão . Neste momento o sistema enviará os dados para a Unimed e fará a verificação de elegibilidade, ou seja, irá verificar se o cliente existe na base de dados da Unimed e se está apto a ter atendimento. Estando tudo OK serão exibidos na tela de observação os dados do cliente. Logo após visualização da tela, clicar no X e fechá-la.

OBS: No momento da elegibilidade o sistema não verifica cobertura contratual.

(4)

MANUAL GW – TISS 3.02 3

Na tela acima, os campos indicados pela seta vermelha deverão ser preenchidos. No campo Número Guia Prestador o GW preencherá automaticamente quando retornada a resposta da transação. O campo “Serviço Solicitado” deverá ser preenchido com o código da consulta em consultório (1.01.01.01-2).

Preenchido o campo, clicar no botão .

O GW irá enviar a transação para o servidor da Unimed e retornará uma resposta, conforme exibido abaixo.

É necessário que fiquem atentos às mensagens de resposta do GW. Todas as transações terão uma senha, mas nem sempre a transação será autorizada. Observar o cabeçalho das respostas do GW.

Na imagem acima sinalizamos os campos que deverão ser observados. A transação de exemplo foi Negada e mesmo assim foi gerado número de autorização, ou seja, a geração do número de autorização não garante que a solicitação foi liberada.

(5)

MANUAL GW – TISS 3.02 4

OBS: As consultas em consultório autorizadas on-line não precisam de preenchimento de guia e consequentemente não precisam ser enviadas à Unimed, basta realizar apenas o preenchimento da Lista Presencial.

Para realização de uma nova autorização de Consulta, basta clicar no botão localizado à direita inferior da tela do GW e depois clicar na opção Autorização de Guia de Consulta Médica e seguir os mesmos passos demonstrados acima.

(6)

MANUAL GW – TISS 3.02 5

2 – AUTORIZANDO UM SP/SADT ON-LINE

Para se realizar uma autorização on-line de um SP/SADT, basta clicar no botão e o sistema abrirá uma nova tela com a aba “Nova Solicitação” e exibirá as opções disponíveis para autorização. Escolher a opção “Autorização para Guia SADT” e será exibida a tela conforme mostrado abaixo.

Quando o sistema exibir a tela, conforme mostrado acima é necessário passar o cartão no leitor de cartão magnético e será exibida a próxima tela.

Na tela acima, deverá ser preenchido o campo “Prestador Contratado”, indicado por uma seta vermelha. Os demais campos serão preenchidos automaticamente pelo sistema. Feito o preenchimento acima, clicar no botão . Neste momento o sistema enviará os dados para a Unimed e fará a verificação de elegibilidade, ou seja, irá verificar se o cliente existe na base de dados da Unimed e se está apto a ter atendimento. Estando tudo OK serão exibidos na tela de observação os dados do cliente. Logo após visualização da tela, clicar no X e fechá-la.

OBS: No momento da elegibilidade o sistema não verifica cobertura contratual.

(7)

MANUAL GW – TISS 3.02 6

Na tela acima, os campos destacados em vermelho são de preenchimento obrigatóri0, o Prestador Solicitante, ou seja, qual foi o médico que requisitou (pediu) o procedimento. Basta digitar o código do médico e dar ENTER, ou digitar o nome do médico na opção do nome e o GW trará a seguinte tela com o nome de todos os cooperados, equivalentes ao nome inserido no campo de pesquisa.

Clicar no médico que for correto e clicar em .

OBS: Caso o nome do médico não conste na relação exibida, escolher o MÉDICO NÃO COOPERADO, com o código 14511000001. Este código só deve ser utilizado se o médico que solicitou o procedimento não for mesmo um cooperado da Unimed Sete Lagoas.

Bom, feito todo o processo citado acima, vamos para a segunda parte de preenchimento para autorizar um SADT on-line. Clicar na opção , localizado à esquerda da tela do GW.

(8)

MANUAL GW – TISS 3.02 7

É na tela acima que vamos relacionar todos os procedimentos a serem autorizados. Para isso, clicar no

botão e o GW vai abrir a seguinte tela.

Na tela acima, deve-se digitar o código dos procedimentos a serem autorizados, escolher a quantidade e clicar em . À medida que os procedimentos vão sendo escolhidos, o GW já vai relacionando na tela anterior. Caso não saibam o código(s) do(s) procedimento(s), basta clicar no quadro à frente da opção do código, digitar o nome do procedimento e o GW irá relacionar todos os procedimentos com o nome parecido com o que foi digitado. Inseridos todos os procedimentos, clicar no X para fechar a tela

e clicar no botão .

(9)

MANUAL GW – TISS 3.02 8

Observar conforme mostrado abaixo se a transação foi autorizada.

Observadas as respostas exibidas pelo GW, finaliza-se o processo de autorização online de um SADT. OBS. Para os procedimentos inerentes à consulta, não é necessário o preenchimento da guia, nem consequentemente o envio à Unimed. Para os demais procedimentos autorizados online, faz-se necessário informar na guia física, no campo senha de autorizado da Autorização retornada pelo GW.

(10)

MANUAL GW – TISS 3.02 9

3 – CANCELANDO UMA TRANSAÇÃO ONLINE

Para cancelarmos uma autorização feita online, temos duas opções. Uma é clicar no botão , exibido na tela de resposta da transação do GW. A outra opção é clicar em Nova Solicitação e na opção “Cancelamento de Guia”.

Em ambas as opções o GW exibirá a seguinte tela.

Para cancelamento deve-se informar o código do Prestador, clicar em e o GW abrirá a opção para se digitar o número da guia que se deseja cancelar.

Digitar o número das guias e clicar . Pronto, o GW retornará uma mensagem de transação cancelada.

(11)

MANUAL GW – TISS 3.02 10

4 – DIGITANDO UMA GUIA DE CONSULTA

Na tela inicial do GW, clicar no botão e o GW vai abrir a seguinte tela.

Do lado direito inferior da tela tem um botão , clicar neste botão e o GW irá exibir as opções de digitação de guia, escolher a opção “Digita Guia Consulta Médica”. Abaixo está a tela que será exibida.

Na tela acima, deverão ser preenchidos os campos “Nº da Guia Atribuído pela Operadora (Número da Guia), Nº Guia no Prestador, “Número do Cliente”, “Nome do Cliente”, “Validade do Cartão do Beneficiário” e “Executante da Guia (Clínica, Hospital, etc.)”. Uma das novidades desta guia é a opção “Atendimento a RN (Recém Nascido), identificado com uma seta vermelha. Está opção deve ser marcar quando o atendimento for prestado a um RN. Preenchidos os campos destacados, temos duas opções de gravar a guia. Uma é clicando em qualquer uma das opções na lateral esquerda da tela e a outra e clicando em Rascunho e Gravar como Rascunho. Realizando a gravação da guia, vamos digitar a

(12)

MANUAL GW – TISS 3.02 11

segunda parte de informações da guia de consulta que é na opção Atendimento, situado na lateral esquerda da tela.

Na opção de atendimento os campos obrigatórios de preenchimento são: “Indicação de Acidente”, “Data de Atendimento”, “Código do Procedimento Realizado”, “Tipo de Consulta”.

OBS I: Caso o atendimento não tenha nenhuma relação com acidente, deve-se escolher a opção “Não Acidente”.

Digitadas as informações, clicar em qualquer uma das opções da lateral esquerda da tela ou na opção Rascunho, Gravar como Rascunho.

OBS: Após feito todo o processo de digitação, aconselhamos realizar a crítica da guia. Ir na opção Guia no canto superior esquerdo do GW e depois em Criticar Guia. Não apresentando nenhum erro, a guia já está pronta para ser enviada para a Auditoria ou Importada. Tendo algum erro, o GW vai mostrar qual campo está com preenchimento incorreto ou faltando informação.

As guias referentes a cada remessa devem ser digitadas no GW e Gerar a Importação das guias na data de envio de cada remessa, conforme previsto pelo calendário.

OBS II: Deve ser realizada uma importação para cada médico, para que o protocolo seja um comprovante do envio da produção de cada um e fique fácil sua conferência e identificação.

OBS III: Caso não tenha um sistema que crie pra você o Nº Guia no Prestador, pode ser preenchido neste campo a mesma informação inserida no campo Nº da Guia Atribuído pela Operadora (Número da Guia).

(13)

MANUAL GW – TISS 3.02 12

5 – DIGITANDO UMA GUIA DE SP/SADT

Na tela inicial do GW, clicar no botão e o GW vai abrir a seguinte tela.

Do lado direito inferior da tela tem um botão , clicar neste botão e o GW irá exibir as opções de digitação de guia, escolher a opção “Guia SP / SADT”. Abaixo está a tela que será exibida.

Na tela acima, deverão ser preenchidos os campos “Número da Autorização”, caso o procedimento esteja autorizado previamente pela Unimed, “Nº da Guia Atribuído pela Operadora (Número da Guia)”, “Nº Guia no Prestador”, “Número do Cliente”, “Nome do Cliente”, “Validade do Cartão do Beneficiário”, “Uma das novidades desta guia é a opção “Atendimento a RN (Recém Nascido), identificado com uma seta vermelha. Está opção deve ser marcar quando o atendimento for prestado a um RN”, “Solicitante da Guia” e “Executante da Guia (Clínica, Hospital, etc)”.

Feita a digitação da guia, clicar em qualquer uma das opções da lateral esquerda da tela para gravar os dados ou ir na opção Rascunho e Gravar como Rascunho. Digitada essa primeira etapa, vamos acessar a opção Atendimento e aparecerá a seguinte tela, conforme mostrado abaixo.

(14)

MANUAL GW – TISS 3.02 13

Nesta tela, os campos que deverão ser preenchidos são “Caráter de Atendimento”, “Indicador de

Acidente” e “Tipo de Atendimento”.

OBS: Caso o Tipo de Atendimento seja Pequena Cirurgia, Quimioterapia, Radioterapia, Terapias ou TRS – Terapia Renal Substitutiva, o preenchido do campo Indicação Clínica se torna obrigatório.

Para a digitação dos exames, clicar na opção Todos Serviços Realizados, será exibida a seguinte tela, conforme mostrado abaixo.

(15)

MANUAL GW – TISS 3.02 14

Clicar em e o GW abrirá a tela para lançamento dos exames.

Nesta tela deve-se digitar a “Data/Hora Utilização”, “Serviço”, “Quantidade”. A cada exame digitado, clicar em para que o GW registre os exames. Uma vez digitados todos os exames, basta clicar no X para fechar a tela e verificar que todos os exames digitados já constam no GW. Para gravar os exames inseridos, basta clicar em uma das opções na lateral esquerda do GW ou em Rascunho, Gravar Rascunho. A digitação dos itens de Taxas, Materiais, Materiais OPMS,

Medicamentos e Pacotes seguem a mesma lógica para digitação dos serviços.

Uma alteração com a versão 3.02 da TISS é que o valor de cada item de Taxas, Materiais, Materiais

OPMS, Medicamentos e Pacotes deverão ser digitados.

OBS: Depois de feito todo o processo de digitação, aconselhamos realizar a crítica da guia. Ir na opção Guia no canto superior esquerdo do GW e depois em Criticar Guia. Não apresentando nenhum erro, a guia já está pronta para ser enviada para a Auditoria ou Importada. Tendo algum erro, o GW vai mostrar qual campo está com preenchimento incorreto ou faltando informação.

As guias referentes a cada remessa devem ser digitadas no topázio e Gerar a Importação das guias na data de envio de cada remessa, conforme previsto pelo calendário.

(16)

MANUAL GW – TISS 3.02 15 OBS II: Deve ser realizada uma importação para cada médico, para que o protocolo seja um comprovante do envio da produção de cada um e fique fácil sua conferência e identificação.

OBS III: Caso não tenha um sistema que crie pra você o Nº Guia no Prestador, pode ser preenchido neste campo a mesma informação inserida no campo Nº da Guia Atribuído pela Operadora (Número da Guia).

(17)

MANUAL GW – TISS 3.02 16

6 – GERANDO O PROTOCOLO DE IMPORTAÇÃO

Para fazer o envio das contas digita para a Unimed, acessar a opção utilizando os filtros do GW, selecionar todas as contas a serem enviadas para a Unimed. Para selecionar as contas, basta clicar no ícone e o GW vai trazer todas as contas que foram digitas. Selecione todas elas, clicando na 1ª conta, apertando e segurando a tecla Shift do teclado e clicando a última conta.

Após isso, clicar no botão e o GW vai solicitar a confirmação do envio das contas

. Clicando em sim, o GW vai direcioná-los para a tela de importação de guias.

Quando a coluna “Guias Processadas” estiver com a barra , quer dizer

que nem todas as contas foram importadas, que podem ser algumas ou todas. Quando todas as

contas forem importadas a barra ficará verde .

Para se verificar a importação, basta clicar 2 vezes na importação que se quer avaliar e o GW vai abrir a tela abaixo.

(18)

MANUAL GW – TISS 3.02 17

Nesta tela, o GW vai exibir quais foram as guias importadas e quais são as guias não importadas. As guias importadas são enviadas para a Auditoria, as guias não importadas permanecem na digitação para correção e futura importação.

Nesta mesma tela, clicar no botão para realizar a impressão do Protocolo de Importação, que deverá sem enviado à Unimed, juntamente com as guias que foram importadas com sucesso.

(19)

MANUAL GW – TISS 3.02 18

Esse protocolo deverá ser enviado à Unimed, impresso em duas vias para autenticação do envio das contas.

(20)

MANUAL GW – TISS 3.02 19

7 – DESBLOQUEANDO POP-UPS

Em alguns casos, os navegadores quando atualizados ativam um “Bloqueador de Pop-Ups”. Esse bloqueador impede a exibição do Protocolo. Para quem utiliza o Google Chrome, seguir os passos da tela abaixo.

Clica na opção indicada por uma seta vermelha e seu navegador exibirá a seguinte tela abaixo.

Clicar na opção “Sempre mostrar pop-ups de 187.62.207.14” e logo após clicar em . A partir da realização deste procedimento o navegador sempre permitirá a exibição dos relatórios.

Para quem utiliza o Internet Explore, seguir os passos citados abaixo. No Menu do seu navegador, clica na opção:

(21)

MANUAL GW – TISS 3.02 20

8 – CONSULTANDO UMA AUTORIZAÇÃO

A versão TISS 3.02 do GW vem com uma nova funcionalidade que é a consulta de autorização. Para utilizar este recurso, basta acessa a tela de digitação ou auditoria, conforme demonstrado abaixo.

No campo Nº Autorização basta inserir o número da autorização que se

quer consultar e clica na lupa . O GW irá exibir a tela, conforme mostrado abaixo.

Clicar no número da autorização e depois no botão . O GW exibirá os dados da

(22)

MANUAL GW – TISS 3.02 21

Pronto, acima estão todos os dados da autorização disponíveis para consulta. Basta navegar nas opções para visualizar o conteúdo.

(23)

MANUAL GW – TISS 3.02 22

9 – INFORMAÇÕES GERAIS

Segue abaixo algumas informações e contatos para suporte. Suporte de 1º Nível

Telefones: 2106-1901, 2106-1902, 2106-1903, 2106-1904, 2106-1906

O suporte de primeiro nível é o suporte em relação a dúvidas de utilização do software. Será o suporte de 1º nível é quem vai direcionar a ligação para outros níveis de suporte.

O GW pode ser acessado de duas formas:

Através do Site da Unimed Sete Lagoas – www.unimedsetelagoas.coop.br, clicando na opção Autorizador

– Faturamento, pelo link: http://187.62.207.14:8080/gw ou pelo link

http://autorizador.unimedsetelagoas.coop.br - Para acesso através deste link, sugerimos gravá-lo nos

Favoritos do navegador para facilitar o acesso. O GW funciona com qualquer tipo de navegador.

OBS: Caso queiram baixar o manual completo do GW, basta clicar no botão opções e depois em ajuda a baixar o manual completo.

Referências

Documentos relacionados

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

O trabalho teve como objetivo avaliar se riqueza e di- versidade da fauna associada ao guano de morcegos hematófagos eram afetadas pela área e forma das manchas dos depósitos, pelo pH

Mas ele é ( verbo ser, no Presente do Indicativo ) apenas um gato e não tinha tido ( verbo ter, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples do Indicativo ) tempo de aprender (

Quando os dados são analisados categorizando as respostas por tempo de trabalho no SERPRO, é possível observar que os respondentes com menor tempo de trabalho concordam menos que

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

Adiante, o Senhor Presidente solicitou aos senhores Suplentes de Vereador os Senhores Ernei Antônio Trierveiller e Mário Sebastião Lohn para adentrar no Plenário e

 Local da prova objetiva seletiva para o mestrado e prova subjetiva seletiva para o doutorado em Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, Departamento de

A nova norma ISO 9000 exige o acompanhamento da medição da satisfação do cliente, sustentando que suas necessidades e expectativas estão sempre se alterando, o que induz a melhoria