• Nenhum resultado encontrado

AUTOMAÇÃO AKNA TREINAMENTOS AKTR AKNATR. Todos os direitos reservados. Modulo CC 1/19

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AUTOMAÇÃO AKNA TREINAMENTOS AKTR AKNATR. Todos os direitos reservados. Modulo CC 1/19"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

AUTOMAÇÃO

AKNA TREINAMENTOS

(2)

Sumário

Automação

O que é? ... 3

Para que serve? ... 3

Criando a automação ... 3

Trabalhando com o componente “E-mail” ... 7

Trabalhando com o componente “Abertura” e “Aguardar” ... 8

Trabalhando com o evento “Clique” ... 10

Finalizando a Automação ... 12

Configurando o Remetente... 12

Automações Cadastradas... 14

(3)

O que é?

A automação é uma régua de relacionamento inteligente. Com ela, programam-se ações automáticas e inteligentes a partir do comportamento do contato, tudo com periodicidade definida por você.

Para que serve?

Com a automação, você cria réguas de relacionamento com o seu cliente. Que tal enviar inicialmente um e-mail de boas-vindas com alguns produtos e conforme os contatos clicarem nos links, receberem e-mails com informações exclusivas dos produtos pelos quais demonstrarem interesse.

Criando a automação

1. No menu lateral esquerdo, clique no ícone “Automação” e selecione a opção “Criar uma nova automação”.

No lado esquerdo da tela (A) estão todos os “Componentes” para compor a automação e, no lado direito da tela (B), você cria o fluxo desejado arrastando os componentes de um lado para o outro.

(4)

Entenda cada componente:

Este componente é utilizado para inserir a mensagem que será enviada no início da automação ou de acordo com a interação dos contatos (abertura ou clique).

Este componente é utilizado para definir a periodicidade que as ações serão enviadas. Esta periodicidade pode ser definida em minuto, hora, dia e mês.

Este componente é utilizado para inserir a mensagem de SMS a ser enviada. Também pode ser utilizado no início da automação, no lugar do componente “E-mail”.

Esta ação é utilizada obrigatoriamente para finalizar o fluxo da automação.

Este evento compõe a régua de relacionamento a partir da abertura (comportamento do contato) do e-mail.

Este evento compõe a régua de relacionamento a partir da não abertura (comportamento do contato) do e-mail.

Este evento compõe a régua de relacionamento a partir da resposta do contato a uma mensagem de SMS. Nas configurações do evento, se for marcada a caixa de seleção “Qualquer Resposta”, a ação subsequente será executada independentemente da resposta recebida. Caso contrário, podem ser utilizadas respostas condicionais predefinidas por meio do botão “Adicionar respostas” (apenas uma resposta por linha).

Este evento compõe a régua de relacionamento a partir do clique (comportamento do contato) em um ou mais links do e-mail.

(5)
(6)

3. Em seguida, insira o componente “Clique” arrastando-o até o componente “E-mail”.

4. Agora, arraste os componentes para montar o fluxo conforme sua estratégia. Veja abaixo um exemplo do fluxo que criamos:

Perceba que, no fluxo desenhado acima, utilizamos também o componente “Aguardar”. Este componente é importante para não “estressar” a base com muitos envios simultâneos. Com ele, é possível definir um intervalo de tempo entre uma mensagem e outra, que pode ser de minutos, horas, dias ou meses.

(7)

Trabalhando com o componente “E-mail”

Para definir as mensagens clique sobre o componente “E-mail” em destaque. Insira um “Assunto” (A) e escolha a “Mensagem” (B). Clique no ícone para ver todas as mensagens cadastradas para seleção.

Ao clicar sobre o ícone , é possível ver como a mensagem será exibida em acessos por desktop e dispositivos móveis.

Clique no botão X para fechar.

Se a mensagem for editada após ser incluída na automação, o seguinte pop-up será exibido para confirmar a propagação das alterações realizadas na edição:

A B

(8)

Trabalhando com os componentes “Abertura” e “Aguardar”

Quando o contato abrir o e-mail, a ferramenta aguardará duas horas e enviará outro e-mail com um conteúdo parecido ao anterior a fim de despertar a atenção do contato. Para que isso seja feito, clique no componente “Aguardar” e arraste-o sobre o ícone “Abertura”, em destaque na imagem abaixo. Em seguida, clique no ícone da ação “Aguardar”, que se encontra no fluxo para definir o prazo no qual o próximo e-mail deverá ser enviado.

Selecione a “Unidade de tempo” desejada. Em nosso exemplo, utilizamos a unidade “Hora”.

Selecionada a “Unidade de tempo”, movimente a régua para definir depois de quantos tempo o próximo e-mail deverá ser enviado.

(9)
(10)

Segue abaixo a mensagem que será enviada após 2 horas da abertura da mensagem principal.

Trabalhando com o evento “Clique”

Clicando sobre o componente “Clique” (1), são exibidos os links presentes na mensagem principal (2). Marque o campo de seleção de um ou mais links para que, quando o contato clicar sobre ele(s), receba um e-mail previamente definido por você.

Ao trabalhar com o componente “Clique”, também utilizamos o componente “Aguardar” para definir um tempo para o envio do próximo e-mail de acordo com o link que o contato clicar.

1 2

(11)

Veja o e-mail que ele receberá após o clique.

A automação nos permite misturar dois produtos da Akna: E-mail Marketing e SMS.

Observe que em nosso fluxo de exemplo, caso o contato não abra a mensagem em até cinco dias, será enviado um SMS.

IMPORTANTE: você só poderá utilizar o componente SMS se tiver contratado este

(12)

Finalizando a Automação

Para finalizar a automação, é obrigatório “terminar” o fluxo. Para isto, arraste o componente “Término” ao final de cada caminho do fluxo.

Veja como ficou o nosso fluxo de exemplo:

Este é apenas um exemplo. Você pode criar o fluxo conforme a sua estratégia, utilizando mais ou menos caminhos e componentes.

Configurando o Remetente

É necessário configurar o remetente e a data de encerramento para que os disparos aconteçam. 1. Clique no botão “Configurações” e escolha a opção “Remetente”.

2. Preencha os dados abaixo com o remetente que é normalmente utilizado em suas ações. Se você tiver o produto SMS habilitado em sua conta, também será possível escolher esse remetente.

(13)

Definido o remetente, defina agora o encerramento do fluxo.

3. Clique no botão “Configurações” e escolha a opção “Encerramento”.

Há duas opções disponíveis para escolha:

A. Indeterminado: nesse caso, o fluxo não será encerrado automaticamente e precisará ser encerrado por manualmente quando for necessário.

B. Data: o fluxo estará ativo até a data definida. Caso um contato abra a mensagem ou clique em links após essa data, ele não receberá os envios.

4. Atribua um nome ao fluxo e clique em “Salvar”. A

(14)

Automações Cadastradas

Uma vez salva, a automação fica armazenada em “Automações cadastradas”.

Você também pode acessar as automações cadastradas clicando em “Menu”, “Automação” e “Automações cadastradas”.

ATENÇÃO: você pode clicar diretamente em “Ativar” ao invés de “Salvar” para já iniciar o

fluxo, mas é indicado uma prévia e detalhada verificação, pois ao ativar fluxo, ele não pode ser alterado.

(15)

Na coluna “Título” (1), são exibidas todas as automações cadastradas; na coluna “Status” (2), a situação da automação; e, na coluna “Data de atualização” (3), a data e / ou horário da última atualização.

As automações podem ter os seguintes status:

STATUS DEFINIÇÃO

Edição Automação disponível para alterações.

Ativo Automação em andamento, podendo incluir listas, mas não alterações.

Pausado Automação pausada, sem a possibilidade de inclusão de listas ou alterações, podendo ser ativada. Encerrado Automação encerrada, sem a possibilidade de ativação, inclusão de listas e / ou alterações.

Você pode “Editar” uma automação selecionando no botão em destaque. Clicando no ícone , é possível optar por “Duplicar” a automação para utilizá-la como referência na criação de um novo fluxo ou clicar em “Excluir” para removê-la da ferramenta.

1. Clique em “Editar” para retornarmos ao fluxo.

Enquanto a automação está com o status de “Edição”, você pode incluir novos componentes e excluir os componentes inseridos ou todo o fluxo.

Dica: utilize o campo de busca para localizar uma automação já criada. Para isto,

preencha o campo em destaque e clique no ícone .

(16)

2. Se o fluxo já estiver pronto para uso, ative a automação clicando em “Ativar”

(17)

4. Selecione uma ou mais listas por meio de seu respectivo campo de seleção e clique em no botão “Importar”.

Após importar a lista, o fluxo iniciará o envio.

Para pausar uma automação, clique no botão “Pausar” (7). Para ativá-la novamente, clique no botão “Ativar” (8).

Se desejar encerrar uma automação, clique no botão “Encerrar”, independentemente de seu status estar “Ativo” ou “Pausado”.

Estatísticas da Automação

Conforme o fluxo acontece, a guia “Resumo” é alimentada com os seus principais dados - “Total de contatos”, “Aberturas”, “Cliques”, “Pedidos de remoção” e a quantidade de contatos que tiveram “Caminhos Concluídos” da automação.

7 8

(18)

Clique no botão para atualizar os dados manualmente.

Ao lado de cada componente “E-mail”, são exibidos os detalhes do envio: “Contatos”, “Aberturas”, “Cliques”, “Pedidos de remoção” e queixas de “Spam”.

Ao clicar sobre o ícone , localizado ao lado de um componente “E-mail”, você pode visualizar (1) a mensagem e ter acesso às estatísticas (2) completas do envio.

1. Visualizar:

1 2

(19)

2. Estatísticas - Uma nova guia é aberta em seu navegador com as estatísticas do componente e-mail em questão.

Referências

Documentos relacionados

titular ou seu suplente Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e. Educação

(...) o controle da convencionalidade em sede internacional seria um mecanismo processual que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teria para averiguar se o direito

Além da informação por porção, o modelo também traz a informação por 100 gramas na tabela nutricional, o que permite que o consumidor compare alimentos de uma mesma categoria e

Você pode usar consultas para gerar relatórios financeiros ( Como Trabalhar com Relatórios Financeiros do Oracle Profitability and Cost Management Cloud ).. Você também pode

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Modeladora  –   Equipamento profissional para indústria alimentícia destinado à. modelar massas pela sua passagem entre