• Nenhum resultado encontrado

Centro Social Comunitário Tia Angelina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Centro Social Comunitário Tia Angelina"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF. RELATÓRIO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

M a r ç o d e 2 0 1 8 C o o r d e n a ç ã o P e d a g ó g i c a - E s t r u t u r a l

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

(2)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

ELABORADO

Elkin Páez Chingal Pedagogo

CONTATOS

(61)3465-4696

CRECHETIANGELINA@YAHOO.COM.BR

(3)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF. SUMÁRIO

1. JUSTIFICATIVA

2. PÚBLICO ALVO

3. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

4. DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES/ EQUIPE PEDAGÓGICA E NÚCLEOS

5. RESULTADOS ESPERADOS

(4)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

JUSTIFICATIVA

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos / Tia Nair tem como foco principal fortalecer a convivência e os vínculos familiares, potencializando a família e a comunidade por meio de atividades coletivas, centrados em brincadeiras educativas; a acolhida e o acesso a dinâmicas e jogos que desenvolvam a vivência com o próximo e o respeito mútuo.

Procuramos por meio de rodas de conversas e atividades lúdicas trazer ações e pensamentos de combate à exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocadas pelas diferenças das classes sociais, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. Entender que as oportunidades precisam ser iguais para o acesso a bens e serviços a todos.

As atividades planejadas correspondentes ao período de 16 de Fevereiro a 15 de Março de 2018 abordaram os eixos temáticos de Convívio e Participação Social, através das temáticas de Carnaval / Tradições Culturais Brasileiras; Aniversário da Cidade da Estrutural DF, Comemoração do Mês Internacional da Mulher e começo da celebração e reflexão sobre o dia Internacional da Água.

Todas as atividades programadas foram desenvolvidas, acrescentando ações oferecidas por parceiros que enriqueceram nosso trabalho com as crianças e adolescentes atendidos; realizamos passeio ao Parque Acqua Cerrado em Planaltina DF; contamos com o voluntariado de uma estudante da UNB quem começou a dar aulas de inglês para os socioeducandos; participação do Projeto Brasil Sorriso com o desenvolvimento de palestras de saúde bucal; apoio e parceria com grafiteiros que estão participando na mudança de imagem do nosso espaço e proximamente na comunidade de Santa Luzia na Estrutural. O Serviço de Convivência Tia Nair se inseriu as ações da Rede da Estrutural na comemoração do dia Internacional da Mulher, assim como a participação na promoção de ações que possam ajudar ao desenvolvimento da comunidade. Tivemos visitas importantes do Conselho Tutelar, CRAS, COSE, Polícia Militar, doações de alimentos por parte Universidade Católica de Brasília e parceria com o Instituto Pierre Bourdieu e Instituto Superior de Educação, programas que oferecem cursos técnicos, de graduação e pós graduação.

Contamos com o apoio do CRAS para matricular a grande demanda de população da comunidade de Santa Luzia para terem acesso ao SCFV Tia Nair, pela sua proximidade e oportunidade de contar com atividades para seus filhos.

Novamente surpreende a criatividade das crianças e adolescentes com o desfile de moda e jornada da beleza; o desenvolvimento dos atendidos através do intercâmbio de aprendizados que se consegue no

(5)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

convívio do dia a dia, a resolução de conflitos, o compromisso das famílias e sua participação na reunião, a dedicação da equipe e da comunidade da Estrutural na aceitação do nosso Serviço de Convivência e apoio dado a nossas campanhas como arrecadação chinelos entre outros.

2. PÚBLICO ALVO

Crianças e adolescentes com idades compreendidas entre 06 a 17 anos e suas famílias residentes na comunidade da Estrutural.

3. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

Objetivo Geral:

Promover nas crianças e adolescentes os valores da inclusão, da igualdade de oportunidades, respeito pela diferença, reconhecimento das capacidades, aproveitamento do tempo livre, assim como a compreensão e valorização das celebrações tradicionais brasileiras como o Carnaval, a importância e valor histórico das comemorações do dia da Mulher, do aniversário da Estrutural e reflexão sobre o dia Internacional da Água; dentro dos eixos formativos de Convívio e Participação Social, resgatando os valores, princípios culturais, cognitivos, lúdicos entre outros, importantes no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Objetivos Específicos:

• Conhecer a origem do carnaval como tradição cultural brasileira resultado e manifestação da mistura de raças, ritmos a importância e valor desta tradição na cultura do seu povo, no Brasil e no Mundo;

• Apresentar os cuidados que devemos ter no carnaval;

• Preparar atividades para comemoração do aniversário da Estrutural;

• Proporcionar que nossos atendidos mostrem sua visão sobre a cidade onde moram;

• Conscientizar os direitos e deveres da mulher em sociedade, afim de que se torna cada vez mais a frente lutando pelo seu papel e sintam o prazer de serem homenageadas;

• Falar sobre os Direitos e Deveres da Mulher;

• Participar das atividades de preparação da Rede da Estrutural para comemoração do mês internacional da Mulher;

(6)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

• Conscientizar os atendidos da importância e valorização da profissão mãe, assim como as diversas conquistas em todas as áreas profissionais tradicionalmente masculinas;

• Conscientizar sobre a valorização da mulher por suas conquista ao longo dos anos; • Refletir sobre o que ainda falta para mulher alcançar a igualdade na sociedade; • Abordar a lei da Maria da Penha;

• Conscientizar do cuidado com as águas.

4. DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES/ EQUIPE PEDAGÓGICA E NÚCLEOS

As atividades do nosso planejamento abrangeram o período de 16 de Fevereiro a 15 de Março abordando os Eixos de CONVÍVIO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL, inseridos nas atividades lúdicas, de reflexão e de planejamento.

A jornada de atendimento foi normalizada em suas duas jornadas, uma vez que as atividades escolares foram retomadas. Os núcleos de atendimento tiveram mudanças, o núcleo azul continua atendendo crianças de 6 a 8 anos, o núcleo amarelo passou a atender adolescentes de 12 a 14 anos, núcleos roxo e verde continuam atendendo crianças de 9 a 11 anos, núcleo vermelho passou a atender adolescentes de 12 a 14 anos e o núcleo laranja passou a atender adolescentes de 15 a 17 anos. O aumento e procura pelo serviço aumentou nas idades de 12 a 17 anos e diminuiu nas crianças de 6 a 8 anos.

As atividades do dia a dia do SCFV Tia Nair – Estrutural compreendem as seguintes atividades fixas: Acolhimento: Estado de ânimo, dinâmicas de integração, regras e acordos, objetivo do dia, compromissos, lanche.

Roda de Conversa: Abordagem Eixos do Planejamento mensal. Avaliação do dia, informações gerais e Lanche.

E como atividades flexíveis e em rodizio:

Oficina Formativa e Ocupacional ou Profissionalizante: Artes; Criatividade, Futsal, Preparação para o trabalho, teatro, dança, informática, grafite, comunicação, informática.

Atividades de Acompanhamento Escolar. Gincanas de conhecimento, oficina de leitura e da palavra, redação, poesia, matemática lúdica, história, geografia, ciências, etc.

Atividades Esportivas.

Atividades Lúdicas e de recreação.

Cuidado do Espaço: Decoração, Murais, etc: Neste caso a preparação do desfile a atividades de grafite. Visita a biblioteca e aproveitamento de espaços da comunidade.

(7)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES E REGISTROS FOTOGRÁFICOS EIXOS CONVÍVIO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

16/02 a 15/03/2018

 REUNIÕES DE PLANEJAMENTO

Aconteceram duas reuniões do setor pedagógico em função da reestruturação dos núcleos, planejamento de atividades, assim como uma reunião geral para alinhar procedimentos que precisaram ser abordados para retomar a organização e cumprimento das regras no novo espaço, definição de papeis e hierarquias, horários, assim como diversos esclarecimentos administrativos e pedagógicos para melhorar nosso atendimento. Participamos de uma reunião com os coordenadores e diretores dos polos de atendimento do Centro Social Comunitário Tia Angelina para alinhar o planejamento e cronograma anual de atividades, assim como de gestão.

 REUNIÕES DE PARTICIPAÇÃO DA REDE SOCIAL DA ESTRUTURAL

Participamos de várias reuniões promovidas pela Rede Social da Estrutural, algumas para organização da pauta da reunião com toda a rede; reuniões da comissão para realização das atividades e comemorações

(8)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

do mês internacional da mulher; e finalmente a reunião com toda a Rede da Estrutural. Foi necessário reforçar o respeito pelo trabalho de todas as instituições e evitar as divisões promovidas por ciúmes ou intrigas que ao final sempre terminam prejudicando a comunidade da Estrutural.

16/02 a 15/03/2018

 ACOLHIMENTO CRIANÇAS

O Acolhimento das crianças se realiza todos os dias como a primeira atividade da jornada. Nela se fazem as orientações e observações sobre as regras, planejamento e o cotidiano, se realizam dinâmicas, meditação, brincadeiras e reflexões antes do café da manhã ou lanche da tarde, entre as 7h30min às 8h00min. Aproveita-se para fazer observações de prevenção em diversas áreas, reconhecimento positivo de ações e aspectos a serem melhorados na convivência.

16/02 Acolhimento geral passeio

(9)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

(10)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

 RODAS DE CONVERSA E DE AUTO AVALIAÇÃO.

Posterior ao lanche e acolhimento, se realiza a roda de conversa pela manhã das 8h:15 a 8h:45 e avaliação das 10h:45 a 11h:00. A tarde das 14h a 14h:30 e avaliação de 16h:45 a 17h.

Através das rodas de conversa e processos de auto avaliação em cada núcleo as crianças e adolescentes desenvolvem a autonomia e se tornam capazes de refletir sobre suas próprias ações em prol da autodisciplina essencial para o convívio em sociedade. Neste período as temáticas trabalhadas foram as tradicionais brasileiras como o Carnaval, a importância e valor histórico das comemorações do dia da mulher, do aniversário da Cidade Estrutural e reflexão sobre o dia Internacional da Água.

Fotos da semana 16/02 a 24/02/2018

Tradições culturais brasileiras: Carnaval: Rodas de conversa através da expressão artística e colorida

do que representa o Carnaval, como manifestação de cor e alegria, porém também de protesto, de conhecimento da atualidade.

(11)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF. Aniversário da Estrutural: Visão e conhecimento da cidade onde moram.

(12)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

(13)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF. Fotos semana 27/02 a 9/03

Preparação e Reflexões Comemorações mês internacional da Mulher

(14)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF. Fotos semana 13/03 a 15/03

Preparações Reflexões dia Internacional da água

- Filme Mad Max como os adolescentes de 12 a 14 anos

(15)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

 COMEMORAÇÕES MÊS INTERNACIONAL DA MULHER DIA DA BELEZA E

DESFILE DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fotos 08/03/2018

(16)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

(17)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

 PASSEIO PARQUE ACQUA CERRADO PLANALTINA

16/02/2018

(18)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

(19)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

 OFICINAS FORMATIVAS

Fotos 16/02 a 15/03/2018

(20)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

(21)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

 ACOMPANHAMENTO ESCOLAR E BIBLIOTECA

(22)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

(23)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

 ATIVIDADES LÚDICAS, ESPORTIVAS E DE LAZER

Fotos 16/02 a 15/03/2018

(24)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

 REUNIÃO COM AS FAMÍLIAS

(25)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

 INTERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL E COMUNITÁRIA

Fotos 16/02 a 15/03/2018 Parcerias e Visitas

Conselho Tutelar, Instituto Superior de Educação Programus, Instituto de Educação Pierre Bourdieu, Universidade Católica de Brasília.

(26)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

Participação dia da Gestão dos Projetos Sociais

(27)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

Aulas de Inglês por parte de Iara estudante da UNb 12/03/2018

(28)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

Mutirão matriculas com CRAS

24/02/2018

(29)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

Participação Celebração Aniversário da Estrutural

Celebração dia Internacional da Mulher Rede da Estrutural:

Palestra Superando Violências – Auditório CREAS / Estrutural DF e SCFV TIA NAIR

(30)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

(31)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

 DECORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS

Grafite solidário

Promovido pelo educador Carlos “Astro”, reconhecido por seu trabalho e experiência de vida no grafite; Astro fez convite especial a artistas de Brasília para decorar esta vez tanto o exterior como o interior do Serviço de Convivência Tia Nair.

(32)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

(33)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF.

6. RESULTADOS ESPERADOS

Os resultados esperados corresponderam ao que foi previsto nos planejamentos pedagógicos elaborados para cada núcleo. Como os planejamentos são flexíveis, algumas atividades foram acrescentadas no decorrer do mês.

Os resultados superaram as expectativas visíveis na participação das crianças e adolescentes, no comprometimento da equipe e avaliação positiva realizada em reunião com a equipe pedagógica.

(34)

QUADRA 04 CONJUNTO “E” LOTE 04, VARJÃO, CEP 71.540-400, BRASÍLIA – DF. 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A ética profissional, pontualidade, compromisso e espirito de equipe continuam a serem valores trabalhados e onde podemos ver melhoramentos consideráveis na equipe pedagógica. A equipe vem a cada dia buscando integração, confiança, disposição, motivação e acima de tudo amor e solidariedade para com o outro.

Brasília – DF, 15 de Março de 2018.

___________________________________________ Elkin Páez Chingal

Referências

Documentos relacionados

Porém, apresentaram menor quantidade de tempo em alta intensidade em pé e no solo (DEL VECCHIO et al., 2015). Os resultados indicaram um efeito significativo ao comparar

Em seguida, a equipe de apoio passou para análise da proposta da empresa Comércio de Materiais Médicos Hospitalares Macrosul Ltda para o item 19 ESFIGMOMANÔMETRO ANEROIDE ADULTO

O monopólio da mídia se dá ao domínio quase absoluto do campo social da comunicação por parte das grandes empresas produtoras de informação e entretenimento

20 o Coordenador Geral do Pensamento Nacional das Bases Empresariais ou representante especialmente credenciado. No caso de ausência sem justificação por motivo relevante, a

Na tabela 1, verifica-se que a produtividade de grãos foi influenciada pelo fator cultivar, sendo que a cultivar BRS Pajeú proporcionou maior produtividade de grãos

Trabalhos Técnicos 3 apresentações Trabalhos Técnicos 3 apresentações Trabalhos Técnicos 2 apresentações Trabalhos Técnicos 2 apresentações Trabalhos Técnicos 2

A despeito das contribuições que o programa PIBID teve para esses alunos, talvez fosse ainda mais produtivo se suas aulas na universidade pudessem ser orientadas de acordo com

Permite que o usuário movimente a janela para um outro local da tela, ou seja, o usuário posiciona o mouse sobre a Barra de Título, pressiona e segura o botão esquerdo do mouse