• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL – CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

RAFAEL DOS SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Relatório de Estágio Curricular Obrigatório apresentado como requisito parcial à obtenção do título de (Engenheiro Civil / Bacharel) em (Engenheiro Civil), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão.

Orientador: Prof. Dr. Helton Rogério Mazzer

Autorizo o encaminhamento para avaliação,

Assinatura do prof. Orientador

(2)

2013 RESUMO

O presente relatório de estágio descreve a experiência de trabalho em uma empresa nacional de engenharia civil, que presta serviços na área de projetos e execução de obras civis com ênfase em obras residenciais nos mais diversos padrões e tamanho de concreto armado. No caso especifico deste trabalho serão abordadas questões sobre concepção de projetos arquitetônicos, pré-dimensionamento, dimensionamento e detalhamento de projetos complementares.

(3)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...4 

1.1 DESCRIÇÃO DA UCE (UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO) ...4 

1.2 OBJETIVOS DO ESTÁGIO E RESUMO DAS ATIVIDADES ...4 

2 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO ...5 

2.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ...5 

2.2 PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS ...9 

2.3 RELAÇÃO DO ESTÁGIO COM AS DISCIPLINAS DO CURSO ...9 

3 CONCLUSÕES………10 

3.1 APRENDIZADO PRÁTICO………10 

3.2 RELACIONAMENTO PROFISSIONAL………10 

3.3 SUGESTÕES PARA A UNIVERSIDADE……….10 

(4)

1 INTRODUÇÃO

1.1 DESCRIÇÃO DA UCE (UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO)

O estagio foi realizado no escritório de engenharia Mariot, que atua na área de projetos nas mais diversas áreas, sendo uma das empresas mais conhecidas na região de Campo Mourão que atua nesta área. Localiza-se na avenida comendador Norberto Marcondes, numero 2095, bairro centro, Campo Mourão, Paraná.

1.2 OBJETIVOS DO ESTÁGIO E RESUMO DAS ATIVIDADES

No presente relatório será descrito a experiência de trabalhar com projetos com enfa-se em construções de concreto armado, abrangendo toda a área de concepção, pré-dimensionamento, dimensionamento e detalhamento. Não só da parte estrutural como também dos demais projetos complementares.

(5)

5

2 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

2.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Primeiramente era feito um croqui nas formas do pedido cliente, e após uma planta no AutoCAD e apresentado novamente ao cliente e se necessário se fazia uma maquete eletrônica do projeto arquitetônico. Aprovando o cliente já não se modificava mais o projeto arquitetônico, Logo isto se o mesmo já não tive-se em mãos o projeto arquitetônico feito por um arquiteto.

Figura 1 - Maquete Eletrônica da Fachada

Após a conclusão do projeto arquitetônico, baseado no mesmo era feito um croqui dos projetos complementares e então analisado as interferências e os outros problemas devido a não compatibilização de projetos, também que esta primeira compatibilização era feita sempre por aproximadamente três funcionários com experiência na área, se necessário os mesmos eram novamente compatibilizado, mas com aplicação de ferramentas CAD 3D.

(6)

Figura 2 – Compatibilização 3D

Os projetos complementares eram feitos no software AutoCAD ou nos softwares hydros, lumine e Eberick, tanto a parte de dimensionamento quanto detalhamento já o pré-dimensionamento era feito de forma manual baseado em informações de croquis.

Na concepção dos projetos eram colocadas algumas diretrizes iniciais para um pré-dimensionamento que foram seguidas por todo a concepção dos projetos que será descrito logo mais abaixo.

No que diz respeito aos projetos estruturais:

 No projeto estrutural eram utilizados pilares retangular e em “L” ao invés de pilares que deixe algum dente na parede, devido a questões estéticas.  Não se colocava nenhum pilar que morre-se ou nasce-se no pavimento

intermediário, por questão de padronização do projeto estrutural.  As dimensões de todos os pilares eram as mesmas para o primeiro e

(7)

7

Figura 3 - Projeto Estrutural 3D.

No que diz respeito aos projetos Hidráulicos:

 No projeto hidráulico coloca-se o menor numero de saídas da caixa da agua devido a manutenção na borracha da flange.

 Coloca-se a caixa da de água na laje de forma que o centro da mesma fique alinhado com um pilar, para diminuir os esforços em vigas.

 Coloca-se uma prumada de água por banheiro para diminuir a aglomeração de colunas nas paredes.

No que diz respeito aos projetos de esgotos:

 No projeto de esgoto foi se colocado o tubo de ventilação na parede

perpendicular a da prumada, devido a aglomeração de colunas na mesma, não só do projeto hidráulico mas como as dos demais.

 Tentou-se colocar os tubos de esgoto horizontal sempre em diagonal, por questão de economia, como também o menor numero de ligação pelo mesmo motivo.

(8)

Figura 8 - Instalação de Esgoto do BWC

No que diz respeito aos projetos elétricos:

 No projeto elétrico tenta-se passar no maximo seis eletrodutos por caixa de passagem por questões construtivas.

 É permitido atravessar o eletroduto por dentro da parede, por questão de economia.

 É colocada a caixa de distribuição no corredor por questões estéticas.

 São padronizadas as bitolas do eletrodutos interno por questão de economia.

É interessante citar que não havia nenhum software para fazer o orçamento dos projetos, mas já estava sendo estudado a aquisição de um desde o inicio do período de estagio, logo era cedido para os clientes os quantitativos emitidos pelos softwares.

(9)

9

2.2 PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS

Não houve problemas encontrados para a realização do estagio, o escritório continha infra-estrutura e todas as ferramentas necessárias para as elaborações dos projetos como também livros para orientação e profissionais com experiência para auxiliar quando necessário.

2.3 RELAÇÃO DO ESTÁGIO COM AS DISCIPLINAS DO CURSO

Quanto a relação entre as atividades realizadas no estagio e as matérias cursadas, pode-se aplicar os conceitos aprendidos na matéria de instalações hidráulicas prediais nos projetos hidráulicos e esgoto concebidos, conceitos da matéria resistência dos materiais 1 e 2, mecânica 1, teoria das estruturas 1 e 2 e concreto armado 1 e 2 no que diz respeito a dimensionamento de estruturas de concreto armado. Já referente os projetos elétricos concebidos, foram aplicados conceitos adquiridos na matéria de Instalações elétricas prediais, e para concepção de projetos arquitetônico as matérias expressão gráfica e projeto de edifícios.

(10)

3 CONCLUSÕES

3.1 APRENDIZADO PRÁTICO

A intensa participação no escritório de projetos torna possível uma melhor compreensão dos sistemas de concepção de projetos e compatibilização dos mesmos, trazendo um grande beneficio para a formação técnica do profissional. Esta experiência permite entrelaçar o que tem sido aprendizado em sala de aula, com as questões do cotidiano na área de concepção de projeto.

3.2 RELACIONAMENTO PROFISSIONAL

È interessante citar que constantemente havia em torno de cinco funcionários no escritório, dois engenheiros e três estagiários, logo foi uma experiência interessante pois cada funcionário da área colocava seu ponto de vista na concepção do projeto nas diversas etapas. Tambem interessante citar que os engenheiros e os estagiários se formarão em instituições diferentes, assim tendo diferentes técnicas na concepção dos projetos, podendo agregar mais conhecimento aos funcionários da empresa e principalmente para o estagiário.

3.3 SUGESTÕES PARA A UNIVERSIDADE

No estagio foi-se enfatizado muito o trabalho com compatibilização de projetos, técnica esta em que teve pouca ênfase ao decorrer do curso, tanto de forma pratica e teórica.

(11)

11

3.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Interessante citar que para boa concepção de um projeto é preciso ter um bom conhecimento da parte teórica, programacional, executiva e questões envolvendo custo de obra. Sendo interessante que o engenheiro tenha tais conhecimentos tanto para concepção dos projetos arquitetônicos como dos complementares, para que os projetos possam ser concebidos de forma mais compatíveis entre si.

(12)

Referências

Documentos relacionados

tangente do perfil de entrada da pá do rotor e, no ponto 4, a tangente do perfil de entrada da pá direcionadora não coincide com a tangente da trajetória

Diversos são os segmentos de mercado onde se faz necessário o uso das estruturas metálicas parafusadas, estas executadas em diversos tipos de instalações para

Assim, parece que Descartes se torna cada vez mais consciente da presença e do lugar essencial na liberdade desse poder de escolha entre duas alternativas (um poder que outros,

Segundo XRD, em todos os nanocompósitos houve intercalação em 2θ=2,70°, e de acordo com as imagens de transmissão o nanocompósito com 5% de PPMA apresentou a melhor distribuição

De acordo com o CPC 38, os ativos financeiros são classificados como disponíveis para venda quando, no julgamento da Administração, eles podem ser vendidos em resposta ou

As demonstrações financeiras consolidadas foram preparadas considerando o custo histórico como base de valor e ajustadas para refletir a avaliação dos ativos

As demonstrações financeiras consolidadas foram preparadas considerando o custo histórico como base de valor e ajustadas para refletir a avaliação dos ativos

Este adesivo indica alguns cuidados ao utilizar o equipamento: -Não exceder a capacidade máxima de uso de 150kg para RTE; -Não exceder a capacidade máxima de uso de 180kg para