• Nenhum resultado encontrado

Comunicação técnica 40 - Introdução à programação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comunicação técnica 40 - Introdução à programação"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CÂMPUS CANOINHAS

MATRIZ CURRICULAR

Semestre 1 – Carga horária total: 400h

Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito

Arquitetura e organização

de computadores

80

-Comunicação técnica

40

-Introdução à

programação

40

-Introdução à computação

80

-Matemática aplicada I

80

-Informática, ética e

sociedade

40

-Fundamentos de

sistemas de informação

40

-Semestre 2 – Carga horária total: 400h

Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito

Inglês instrumental

40

-Programação estruturada

80

-Engenharia de software

80

-Banco de dados I

80

-Interface

humano-computador

40

-Matemática

(2)

Semestre 3 – Carga horária total: 400h

Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito

Redes de computadores

80

-Programação orientada a

objetos I

80

Programação

estruturada

Análise de sistemas

80

-Banco de dados II

80

Banco de dados I

Estrutura de dados I

80

Programação

estruturada

Semestre 4 – Carga horária total: 400h

Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito

Programação orientada a

objetos II

80

Programação

orientada a

objetos I

Metodologia da pesquisa

40

-Sistemas operacionais

80

-Administração geral

80

-Programação para

Internet I

80

Programação

estruturada

(3)

Programação para

Internet II

80

Programação

para Internet I

Teste de software

40

-Laboratório de

programação: Padrões de

projetos de software

40

Programação

orientada a

objetos II

Optativa

80

-Empreendedorismo

80

-Trabalho de conclusão de

curso I

80

Arquitetura e

organização de

computadores,

Introdução à

programação,

Matemática

aplicada II,

Estrutura de

dados I,

Programação

orientada a

objetos II e

Sistemas

operacionais

(4)

Semestre 6 – Carga horária total: 400h

Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito

Programação concorrente

e sistemas distribuídos

80

Programação

orientada a

objetos II e

Sistemas

operacionais

Trabalho de conclusão de

curso II

160

Trabalho de

conclusão de

curso I

Segurança da informação

40

-Gestão em tecnologia da

Informação

40

-Administração de

servidores e serviços

80

-Optativas

Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito

Programação para

dispositivos móveis

80

Programação

orientada a

objetos II

Estrutura de dados II

80

Estrutura de

dados I

(5)

Evolução e desempenho do computador; Conceitos básicos da arquitetura de computadores; Tipo de dados; Conjunto de instruções; Funcionamento da CPU (registradores, memórias, barramento interno e externo); Organização da memória (Memória cache, Memória Interna e Memória externa); Entrada/Saída; Tratamento de interrupções; Arquiteturas (bitslice, RISC, CISC); Sistemas de Numeração; Portas lógicas;

Unidade Curricular Comunicação técnica:

Variedades linguísticas; Língua: unidade e variedade; Linguagem falada e linguagem escrita / Níveis de discurso; Gêneros textuais / discursivos; O texto; Considerações sobre texto/ elementos estruturais do texto; Leitura textual: abordagens e perspectivas; Relações Intertextuais; Elementos da textualidade: Coesão e coerência; Argumentação: estratégias argumentativas; operadores argumentativos; O texto técnico-científico; Leitura e Produção textual; Textos argumentativos; Produção técnico-científica; O gênero acadêmico: Fichamento, Resumo, Resenha, Artigo científico, Relatório; O gênero oficial e comercial: Ofício, Memorando, Requerimento, Carta, Curriculum Vitae, Correio eletrônico (e-mail); Retórica da Argumentação; Aspectos da Oralidade.

Unidade Curricular Introdução à programação:

Lógica de programação; Problema, solução e resultado; Definição de Algoritmo e Pseudocódigo; Dos algoritmos cotidianos aos algoritmos computacionais: formalização; Conceitos gerais de variáveis, constantes e tipos; Teste de mesa; Estruturas de controle; Tipos de dados estruturados: registros, vetores e matrizes; Projeto de programas informáticos utilizando Algoritmos e Pseudocódigo.

Unidade Curricular Introdução à computação:

Fundamentos de Informática; Computador e Periféricos; Fundamentos de Sistemas Operacionais; Aplicativos de automação de escritório (processador de texto, planilha eletrônica e ferramentas de apresentação); Conceitos básicos de Internet e redes, Conceitos de Banco de Dados e Ambientes de Programação.

Unidade Curricular Matemática aplicada I:

Álgebra elementar. Lógica proposicional. Teoria dos conjuntos. Funções. Definição de função. Funções elementares (afim, quadrática, exponencial, logarítmica e trigonométrica);

(6)

Unidade Curricular Informática, Ética e Sociedade:

Tecnologia, Sociedade e transformação histórica. A evolução da organização social. A tecnologia na sociedade e nas pessoas. A revolução da tecnologia da informação. A relação homem x trabalho. Ética e cidadania. Ética profissional, mundo do trabalho e profissão. Identidade profissional e socialização. Regulamentação da Profissão. Legislação, leis, crimes, privacidade, vírus, hacking, uso da internet, direitos autorais. Impactos da tecnologia e da informatização na sociedade atual. História e Cultura Afro- brasileira e Indígena. Educação Ambiental.

Unidade Curricular Fundamentos de sistemas de informação:

Conceitos de Tecnologia da Informação; Sistemas de Informação; Sistemas de Informação nas empresas; Sistemas de informações Empresariais; Sistemas de Informações Gerenciais, Sistemas de Suporte à Decisão; Mercado de Trabalho.

Unidade Curricular Inglês instrumental:

Abordagem Instrumental de leitura; Leitura e interpretação de textos da informática em Língua Inglesa; Reconhecimento de Gêneros Textuais - Marcadores Discursivos; Identificação de Recursos Tipográficos; Estratégias de Leitura; Estudo Linguístico; Reconhecimento de classes gramaticais; Referência Pronominal e Contextual; Cognatos e Falsos Cognatos; Tempos Verbais; Funções Modais; Estruturas de sentenças; Termos Técnicos Característicos; Estudo de vocabulário técnico relativo à área de informática; Utilização de dicionário e manuais técnicos.

Unidade Curricular Programação estruturada:

Conceitos Gerais de Linguagens de Programação: Valores e Tipos; Variáveis e Comandos; Associações e Escopo; Mecanismos de Passagens de Parâmetros e retorno de funções; Interpretar algoritmos para a construção de programas; Alocação dinâmica de memória e ponteiros. Manipulação de arquivos. Simulações e testes;

Unidade Curricular Engenharia de software:

Introdução a engenharia do software; Modelos de Processo; Engenharia de requisitos; Levantamento de requisitos; Validações de requisitos; Conceitos de Gerenciamento de Projeto; Métricas de Processo e Projeto; Estimativas de Projeto de Software; Cronograma de Projeto; Gestão de Risco; Manutenção e Reengenharia.

Unidade Curricular Banco de dados I:

Conceitos de Banco de Dados: SGBD, estrutura geral; componentes; benefícios. Modelos de dados; Modelo entidade relacional (entidade, atributos simples, compostos

(7)

Unidade Curricular Matemática aplicada II:

Sistemas Lineares – Matrizes. Introdução ao estudo de vetores. Espaços e subespaços vetoriais. Base e dimensão. Transformações lineares. Estatística: Coleta de dados. População e amostra. Técnicas de amostragem. Apresentação dos dados: gráficos e tabelas. Distribuição de frequências. Medidas de posição. Medidas de dispersão. Medidas de assimetria e curtose.

Unidade Curricular Redes de computadores:

Histórico e evolução das redes de computadores; Conceitos básicos de comunicação de dados; Conceitos básicos de redes de computadores; Redes estruturadas; Topologia; Modelo de referência OSI; Ligações ponto a ponto e multiponto; Hardwares de redes; Confiabilidade e segurança de redes; Gerenciamento e manutenção; Avaliação de desempenho.

Unidade Curricular Programação orientada a objetos I:

Paradigma de programação orientada a objetos (Classes, Qualificadores, Atributos, Métodos, Encapsulamento, Herança, Construtores, Destrutores, Objetos, Pacotes); Linguagem de programação orientada a objetos; Biblioteca para desenvolvimento de interface gráfica; Controle de eventos.

Unidade Curricular Análise de sistemas:

Metodologias para desenvolvimento de software; Linguagem de Modelagem Unificada (UML).

Unidade Curricular Banco de dados II:

Arquitetura de banco de dados; Linguagem de manipulação de Dados, Linguagem de Controle de Dados, Linguagem de Transação de Dados. Índices. Junções de tabelas. Criação de consultas agregadas. Utilização de Sub-consultas Criação e utilização de Visões, procedimentos armazenados e gatilhos. Administração de banco de dados.

Unidade Curricular Estrutura de dados I:

Estruturas de dados estáticas; Algoritmos de ordenação de dados; Algoritmos de busca de dados; Alocação dinâmica de memória; Listas lineares e suas generalizações; Introdução a complexidade de algoritmos;

(8)

Unidade Curricular Programação orientada a objetos II:

Polimorfismo; Classes abstratas; Interfaces; Associação, agregação e composição de classes; Coleções; Tratamento de Exceções.

Unidade Curricular Metodologia da pesquisa:

Introdução: O que é pesquisa. Ciência e Tecnologia. Pesquisa Científica x Pesquisa Tecnológica. O que é metodologia. Metodologia de pesquisa. Níveis de exigência de um trabalho de conclusão de curso. Como um trabalho de pesquisa é avaliado. Características necessárias para um pesquisador. Comunicação Científica A Computação e as Classificações das Ciências: Classificações das Ciências: Ciências Formais e Empíricas; Ciências Puras e Aplicadas; Ciências Exatas e Inexatas; Ciências Duras e Moles; Outras Classificações. Estilos de Pesquisa Correntes em Computação; O Trabalho de Pesquisa: Visão Geral do Trabalho de Pesquisa; Definição do Tema; Pesquisa Bibliográfica; Leitura Crítica; Formulação do Problema; Definição de Objetivos e Hipóteses; Justificativa; Definição do Método de Pesquisa; Estratégias de Pesquisa, Análise de Dados; Redação e Apresentação de um Trabalho de Pesquisa: Redação de Trabalho de Conclusão de Curso; Plágio; Redação de Artigos Científicos; Apresentação de Trabalho de Pesquisa.

Unidade Curricular Sistemas operacionais:

Introdução ao estudo de Sistemas Operacionais; Tipos de sistemas operacionais e sua evolução histórica, chamadas do sistema operacional; Processos e Thread suas características, funcionamento e comportamento; Comunicação entre processos (IPC), Gerenciamento de recursos de hardware de processador e memória; Sistemas de arquivos; Gerenciamento dos dispositivos de Entrada e Saída; Virtualização; Sistemas operacionais para dispositivos moveis.

Unidade Curricular Administração geral:

Introdução à administração. Práticas administrativas aplicadas às empresas de informática na área de pessoas, finanças, vendas, marketing e serviços. Pessoas: processos de seleção, contratação e treinamento, liderança, comunicação e motivação. Finanças: Noções de micro e macro economia, sistemas financeiros, tipos de financiamentos e aplicações, fluxo de caixa, gestão de contas, ponto de equilíbrio e controles. Marketing: Fundamentos, segmentação de mercado, visão geral do composto de marketing. Pesquisa de mercado: Marketing para produtos/serviços. Vendas: previsão, conceitos e técnicas. Serviços: prestação de serviços.

Unidade Curricular Programação para Internet I:

(9)

e os objetivos da gerência de projetos. Abertura e definição do escopo de um projeto. Planejamento, execução, acompanhamento e controle de um projeto. Revisão e avaliação de um projeto. Fechamento de um projeto. Metodologias, técnicas e ferramentas da gerência de projetos. Modelo de gerenciamento de projetos.

Unidade Curricular Programação para Internet II:

Boas praticas de programação, segurança; Utilização de frameworks, bibliotecas; Integração de aplicações WEB entre plataformas heterogenias;

Unidade Curricular Teste de software:

Conceito e histórico de qualidade de software. Técnicas para garantir a qualidade. Teste de software caixa branca/caixa preta. Testes Unitários. Testes sistêmicos e de Integração. Testes em metodologias ágeis.

Unidade Curricular Laboratório de programação: Padrões de projetos de software:

Conceitos preliminares sobre padrões de projeto (design patterns); Prática em desenvolvimento de software empregando padrões de projeto.

Unidade Curricular Empreendedorismo:

Empreendedorismo: conceito, desenvolvendo o perfil empreendedor. Geração de ideias, oportunidades e negócio Avaliação da viabilidade da oportunidade. Ferramentas de análise de oportunidades e viabilidade econômica de negócio. Ferramentas para organização, administração, controle e avaliação de negócio. Verificação de riscos na área. Plano de negócios: conceito, estrutura, implementação.

Unidade Curricular Trabalho de conclusão de curso (TCC) I:

Técnicas de elaboração de trabalhos científicos; Normas para escrita do trabalho; Descrever problemas/soluções no âmbito teórico/conceitual com ajuda do professor orientador;

Unidade Curricular Programação concorrente e sistemas distribuídos:

Conceitos sobre processo; Linhas de execuções em processo; Threads; Sincronização e comunicação entre threads; Conceitos sobre sistemas distribuídos; Modelo cliente/servidor; Sockets;

(10)

Unidade Curricular Segurança da informação:

Ameaças, riscos, vulnerabilidades, falha, desastres. Controle de acesso lógico e físico. Projeto de segurança da informação nas instituições. Leis, normas e padrões de segurança. Análise de riscos. Criptografia simétrica e assimétrica. Boas práticas em segurança da informação. Plano de segurança da informação.

Unidade Curricular Gestão em tecnologia da informação:

Alinhamento estratégico em TIC; Segurança da Informação; Boas práticas na gestão de T.IC, Governança em T.IC; Normas Técnicas, Legislação de TIC.

Unidade Curricular Administração de servidores e serviços:

Planejar e instalar sistema operacional para servidor; Instalar e configurar servidor DHCP, domínio, diretório distribuído, arquivo, WEB, impressão, firewall e de acesso remotos.

Unidade Curricular Programação para dispositivos móveis:

Fundamentos da computação móvel. Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. Sistema Operacional para dispositivos móveis. Ambiente de desenvolvimento. Armazenamento de dados persistentes. Acesso aos periféricos.

Unidade Curricular Estrutura de dados II:

Estruturas de dados grafo, árvore; Representação gráfica de grafos; Algoritmos em grafo;

Unidade Curricular Libras:

Apresentação pessoal: uso do alfabeto manual e sinal pessoal. Origem da Libras. Comunicação entre surdos e ouvintes. Classificadores de formas e adjetivos. Estrutura básica da Libras: Parâmetros Linguísticos principais. Pronomes pessoais, possessivos, interrogativos e as expressões não manuais. Pré-conceitos em relação as Culturas e identidades surdas. Tipos de numeração na língua de sinais. Linguagem de Sinais X Língua de Sinais. Referência espacial na Língua de Sinais. Usando o Dicionário de Libras: variações linguísticas. Estudo de vocabulários.

Referências

Documentos relacionados

Caso discordem, por favor deixem as vossas questões para o período de dúvidas, que não será gravado.... Funções com listas

 Bootstrap disponibiliza uma série de recursos, estilos e templates para tornar o desenvolvimento Web mais rápido e mais fácil;..  Bootstrap fornece recursos que facilitam

O bloco do ciclo for é definido pela indentação I i.e., número de espaços à esquerda da linha.!. Please come to

Captura de Exceções As exceções lançadas durante a execução das instruções de um método podem ser capturadas pelo próprio programa, ou, em último caso, pelo ambiente de

 Programas Java consistem em partes chamadas classes.  Classes consistem em partes

Para criar um projeto Java Web, você precisará abrir um terminal de comando (caso seja Linux) ou um prompt de comando (caso seja Microsoft Windows). Pelo terminal de comando, acesse

Uma linguagem de programação define as palavras e símbolos que se pode usar para escrever um programa Uma linguagem de programação emprega um conjunto de regras (sintaxe) que

Permitem inspecionar linha por linha do programa Permitem inspecionar linha por linha do programa Outra forma, freqüentemente utilizada, é comentar partes do código para